Hoje começou o início do fim da pandemia no Brasil

 

Shopping Moinhos de Vento, Porto Alegre, vem aí com Coliseu, 5àsec, Cia. Marítima, Valisere e Ellus

O Moinhos Shopping, Porto Alegre, o preferido do editor, abre duas novas lojas este mês:

- Uma loja da Coliseu, rede gaúcha de joalheria que possui linha de joias de criação própria e que oferece  relógios e óculos de sol das marcas mais importantes do mercado. A parceria da Coliseu com a AIRAZ Administradora inclui pontos de venda no Bourbon Wallig e Bourbon Ipiranga, em Porto Alegre, e no Bourbon Novo Hamburgo. 

 Até o final do mês, uma unidade da lavanderia francesa 5àsec, que está no Brasil desde 1995 e já conta com mais de 400 pontos pelo país. 

Ainda no primeiro semestre de 2021, o shopping irá reforçar o seu mix de moda com o empreendimento da Cia Marítima, especializada em beachwear com lojas no Brasil, EUA e Portugal; Valisere, marca de lingerie criada na França em 1913 e uma das mais renomadas do setor no mundo, e a Ellus, focada em jeans, moda feminina e masculina, acessórios e calçados.


Santa Casa de Porto Alegre reelege o provedor Alfredo Englert

Em uma inédita eleição on line em seus 217 anos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre reconduziu o atual Provedor, Alfredo Guilherme Englert, para mais um mandato (2021-2023) à frente da tradicional instituição. 

Dica do editor - Instituto do Cérebro do RS já faz Teste PCR Fast para Covid-19 com resultados em apenas 4 horas

 O Instituto do Cérebro da PUC do RS, que fica dentro do complexo do Hospital São Lucas, Porto Alegre, passou a oferecer Teste PCR Fast para Covid-19, com resultados em apenas 4 horas. Vai das 7h até as 17h. Não é preciso agendar e o atendimento é por ordem de chegada. O material é coletado do nariz e da garganta do paciente e é realizado com pessoas com ou sem sintomas. Não são aceitos planos de saúde e o valor do teste é de R$ 450,00.

Informes pelo fone 3320.5959.

27 governadores pedem que Anvisa libere o uso imediato da vacina da Pfizer

 Os 27 governadores do Brasil, decidiram protocolar, ainda hoje, junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido de validação emergencial da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Pfizer e pela  BioNTech, imunizante já aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos.

O governador Eduardo Leite é um dos signatários.

Butantan começa a fabricar CoronaVac e pede autorização da Anvisa para uso imediato

O Instituto Butantan começou a fabricar em larga escala a vacina chinesa CoronaVac. 1 milhão de doses diárias sairão das linhas de produção.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria.

Hoje, também, o Butatan avisou que pedirá registro provisório par uso emergencial imediato da vacina.

Jogador Luiz Adriano, Palmeiras, compra casa no condomínio mais luxuoso de Gramado, o Aspen

Marcelo, Luiz Adriano e o diretor da PRG.

O jogador Luiz Adriano, 33 anos, craque do Palmeiras (SP) acaba de investir em Gramado. Ele adquiriu uma casa no condomínio mais luxuoso e privado de Gramado, o Aspen Mountain.Os valores do negócio não foram divulgados.  A negociação foi feita com a Construtora PRG.

 O negócio saiu pelas mãos do executivo Marcelo Albert, que assessora alguns jogadores na tomada das melhores decisões para os investimentos em Gramado e Canela. Através desta parceria já fecharam negócios para investimentos em imóveis em Gramado e Canela jogadores como Víctor Cuesta (Internacional), Arthur (Juventus da Itália), Everton Cebolinha (Benfica de Portugal), Rafael Sóbis (Ceará), entre outros.

O Aspen Mountain é considerado um bairro de luxo que mescla casas imponentes e paisagens de tirar o fôlego.

Gramado é um case de sucesso no mercado imobiliário.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Hoje, apenas um acesso poderá ser usado na nova ponte do Guaíba. Outros dois serão liberados no domingo.

A partir de hoje e de modo gradativo, apenas três acessos estão liberados na ponte que Bolsonaro inaugurou hoje em Porto Alegre. 

Hoje
As 16h, liberação do tráfego para quem trafega pela freeway em direção ao sul.

Domingo
Os motoristas que vêm de Guaíba poderão acessar a freeway e rumar para o centro de Porto Alegre ou para o Litoral a partir de domingo.

São mentirosas as notícia sobre interdição das praias catarinenses até o fim de janeiro

São mentirosas as informações de que o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, baixou decretol proibindo o acesso às praias até o final de janeiro.

Clicando na imagem da notícia que circula nas redes sociais, aparece em muitos casos a figura de Tirica.

"Não é verdade", disse ao editor, ainda há pouco, o corretor de imóveis Marcelo Godoy, que ditou:

- As pessoas estão nas praias. Ontem mesmo, fiz um vídeo das praias de Florianópolis. Fiz isto para tranquilizar meus clientes do RS.

É isto.



Examine os números reais da pandemia em Santa Catarina

 A taxa de ocupação de leitos de UTIs em Santa Catarina fechou, dia 8, último dia com informações disponíveis (veja link a seguir), com número igual a 88,3%.

A taxa é parecida com a do RS.

Santa Catarina tem 8,56 milhões de habitantes e registra desde o início da pandemia o total de 411.631 casos confirmados de vírus chinês, com 4.132 óbitos até agora.

Rio Grande do Sul, 11,5 milhões de habitantes, registra desde o início da pandemia o total de 359.544 casos confirmados e 7.388 óbitos.

Como se percebe, o RS, com muito mais habitantes, registra menos casos confirmados, mas apresenta um acumulado muito superior de óbitos. 

CLIQUE AQUI para verificar dados de todos os Estados. Examine números de mortes por milhão e verifique a boa posição do RS e de SC no conjunto nacional.

CLIQUE AQUI para verificar todos os dados de Santa Catarina.


Bolsonaro acaba de liberar mais 27kms duplicados da BR-116, RS

 

Empregados e ex-empregados criam Fundo de Investimentos para comprar os Correios

Já está em plena atividade a Associação Brasileira de Prospecção de Investimentos, entidade que recebeu o nome fantasia de “Unitiza”, formada em sua grande maioria por funcionários e ex-funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e que tem como principal objetivo criar oportunidades de investimento e empreendimento, proporcionando independência financeira a seus associados. Nesse momento, o foco principal da nova associação é participar da compra da ECT, caso sua privatização seja realizada pelo Governo Federal.

 A Unitiza está em processo de ampliação de seu quadro de associados e criar um Fundo de Investimentos para comprar a empresa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ministro da Saúde admite uso imediato das vacinas contra o vírus chinês

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) disse, esta manhã, que o registro definitivo de vacinas no Brasil poderá ser feito já em dezembro caso agências internacionais, como a FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos, aprovem o uso de algum dos imunizantes em análise.  A FDA acaba de aprovar o uso emergencial da vacina da Pfizer e a imunização poderá começar neste final de semana nos EUA (leia nota a seguir).

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o ministro fez referência à Lei 14.006, de 2020, que permite à Anvisa autorizar, em até 72 horas, a importação e a distribuição de medicamentos e equipamentos contra o vírus chinês já liberados para uso no exterior.

A Anvisa faz reunião extraordinária e autoriza uso emergencial de vacinas contra o vírus chinês

 Em reunião extraordinária, a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu, por unanimidade, ainda há pouco, autorizar temporariamente o uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra o vírus chinês. A decisão “dispensa de análise de impacto regulatório e de consulta pública por alto grau de urgência e gravidade”. A medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido de emergência. A diretora disse que a Anvisa ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial e nem pedido de registro de vacinas. Veja como foi a linha de argumentação da diretoria. A decisão foi unânime.

 Os EUA poderão iniciar vacinação em massa neste final de semana.

O FDA acaba de aprovar o uso experimental da vacina da Pfizer.

Ministério da Saúde confirma 1o caso de reinfecção do Brasil. Doente é de Natal, RN.

 O ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 10, que confirma a existência do primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil. O caso, de acordo com a assessoria da pasta, é de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que reside em Natal, no Rio Grande do Norte. Ela teve a doença em junho, se curou, e teve resultado positivo novamente em outubro - 116 dias depois do primeiro diagnóstico. "As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas", trouxe o comunicado.

A pasta explicou que na quarta-feira a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério recebeu relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que é um Laboratório de Referência Nacional para a Covid-19 no Brasil, - contendo os resultados 

Recomendado - Este kit de final de ano da Villa Bari, Porto Alegre, pode ser entregue na sua casa ou escritório

O Villa Bari, Vila Nova, zona rural de Porto Alegre, lançou este kit de final de ano. Você compra através do site que está ao pé desta nota. A entrega é feita na sua casa. Se vocês for de Porto Alegre, pode retirar o kit na própria vinícola.Villa Bari, vinícola que fica na Vila Nova, Porto Alegre,  produziu um kit para as festas de fim de ano.

Saiba o que contém o kit:

O kit inclui 2 garrafas de Espumante Nature GranRose 2019 (edição de apenas 76 garrafas, lançadas agora no mercado ) 1 garrafa de Merlot 2013, 1 garrafa de Doppio Cabernet 2013, 1 garrafa de GranRosso 2008 e 1 garrafa de Rosso in Legno 2008,.

Tudo por R$ 400,00, podendo ser retirado na vinícola sem custos extras. 

CLIQUE AQUI para saber o endereço e saber muito mais sobre a Villa Bari, cujo empreendedor é o gaúcho Luiz Barichello, toca também a Villa Triturris, Florença, Itália, e a Villa Allegro, Mendoza, Argentina.

E-mail: CLIQUE AQUI para falar com a vinícola.

A seguir, vídeo sobre a vinícola Villa Bari.

Protótipo espacial da SpaceX explode após lançamento

 

Polícia Federal desfecha operação contra fraudes no auxilio emergencial no RS e mais 13 Estados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a operação segunda parcela, com o objetivo de combater fraudes ao auxílio emergencial, concedido pelo governo federal durante a pandemia.

É a maior operação já realizada para reprimir fraudes ao benefício. São cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, 7 mandados de prisão e 13 mandados de sequestro de bens.

Foi determinado o bloqueio de valores de até R$ 650 mil, em diversas contas que receberam benefícios fraudados. As ações estão ocorrendo em 14 Estados. Eis a lista:

São Paulo; Rio de Janeiro; Paraíba; Espírito Santo; Bahia; Santa Catarina; Tocantins; Paraná; Goiás; Minas Gerais; Rio Grande do Sul; Maranhão; Piauí; Mato Grosso do Sul.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Vendas do comércio cresceram 0,9% em outubro. É o sexto mês seguido de alta.

 As vendas do comércio subiram 0,9% em outubro na comparação com setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o sexto mês seguido de alta.

Os dados foram divulgados hoje.

O volume de vendas no varejo manteve a trajetória de crescimento iniciada em maio de 2020, após dois meses de queda por conta da pandemia. Parte do mercado esperava uma diminuição no ritmo de vendas em comparação com setembro, quando cresceu 0,5% (revisado). O resultado mostrou que o varejo acelerou em outubro.

O índice de base-fixa com ajuste sazonal do setor indica a retomada do setor em “V”.

O varejo cresceu 0,9% no acumulado do ano. Em 12 meses, teve alta de 1,3%.

CLIQUE AQUI para examinar o relatório do IBGE.



Morreu Joseph Safra, 82 anos, dono do Banco Safra

 Morreu Joseph Safra, 82 anos, um dos Irmãos Safra, fundadores do Banco Safra.

Bolsa sobe e chega perto dos 14 mil pontos. Dólar desaba e pode cair abaixo dos R$ 5,00.

 A Bolsa voltou a subir nesta manhã de quinta-feira. O dólar cai forte.

10h51min

Bolsa, +0,70%, 113.795 pontos
Dólar, -1,53%, R$ 5,0945 para a venda

O caso desta professora lulopetista de Caxias do Sul é de embrulhar o estômago, diz Diego Casagrande

O jornalista Diego Casagrande reproduz e comenta postagens feitas pela professora Monique Emer, ativista lulopetista de Caxias do Sul, que foi ativa na campanha eleitoral do deputado Pepe Vargas, PT.A professora faz comentários devastadoramente cruéis sobre o vírus chinês, injuria, calunia e difama o presidente Bolsonaro. Ela integra o serviço público municipal. A prefeitura tirou nota dizendo que tomará providências.  O vídeo viraliza nas redes sociais. O jornalista diz que o radicalismo da professora ("Muito ódio distribuído nas redes", diz Diego) é inédito. O caso é de Polícia. 

Fiergs acha que economia brasileira crescerá 3,2% no ano que vem. A gaúcha poderá avançar 4%.

Projeções da Fiergs, RS:

2020
PIB - Queda de  4% no PIB brasileiro e de 6,8% no gaúcho.

2021
PIB - Alta de 3,2% no PIB brasileiro e de 4% no gaúcho.

CLIQUE AQUI para entender como é que a Fiergs chegou a estes números.

Análise - Copom mantém taxa básica de juros e monitora de perto a alta da inflação

Esta análise sobre a reunião de ontem do Copom, que resultou na manutenção da taxa básica de juros em 2%, é dos economistas do Bradesco. Vale a pena examinar:

Ajustando o tom da sua avaliação para a inflação, comunicado do Copom tende a ancorar melhor as expectativas dos agentes. Conforme esperado, o BC manteve a taxa Selic inalterada em 2,00% a.a., por unanimidade. No cenário global, o comunicado divulgado reconheceu avanços nos testes com vacinas, por um lado, mas apontou a percepção de que os estímulos monetários deverão ter “longa duração”, o que é favorável para os emergentes. No cenário doméstico, a avaliação prevalecente continua sendo a de recuperação econômica, ainda que desigual entre os setores, nos próximos meses, mas com incerteza “acima do usual” para o período posterior ao fim dos auxílios emergenciais. O BC reconhece que as últimas leituras de inflação ficaram acima do esperado, mas continua avaliando que os choques atuais são temporários. Contudo, o colegiado afirma que segue monitorando os preços com “atenção”, em particular os núcleos. Os modelos do BC apontam projeções mais elevadas para o IPCA de 2020 a 2022, mas ainda alinhadas com as trajetórias das metas de inflação. 

EUA autorizarão uso emergencial da vacina da Pfizer no decorrer desta quinta-feira

 A FDA (Federal Drug Administration), a Anvisa dos EUA, autorizará, esta tarde, o uso emergencial da vacina da Pfizer.

A vacinação começará no mês que vem.

Ex-deputado petista Estilac Xavier assumiu novo mandato na presidência do TCE do RS

O ex-deputado do PT, Estilac Xavier, foi reconduzido ao cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado do RS.

Sairá amanhã o seminário "Vozes da Cidade", que mostrará o perfil da nova administração de Porto Alegre

 Será amanhã, 8h30min, no Auditório Araújo Viana, o seminário "Vozes do Brasil", promovido pelo prefeito eleito Sebastião Melo, tudo para ouvir os relatórios das 23 comissões temáticas que se reuniram durante a semana.

Só depois disto é que a transição propriamente dita começará, já que a partir deste final de semana os nomes dos secretários serão definidos.

A partir do seminário de amanhã, a reforma administrativa pretendida pelo novo prefeito poderá ser finalmente desenhada. O projeto será enviado no início do ano para a Câmara de vereadores.

Daqui a pouco, 10h, Bolsonaro inaugura a nova ponte do Guaíba, Porto Alegre. Ela custou quase R$ 1 bilhão.

 

Artigo, Renato Sant'Ana - Insanas instituições

O jornal Zero Hora publicou a posição dos parlamentares gaúchos acerca da reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara,  levada a debate no STF. E, talvez sem querer, acabou tirando a máscara de alguns.

É preciso salientar com ênfase que a Constituição Federal (CF) proíbe expressamente a reeleição que estava sendo armada.

A regra está no art. 57, § 4º, que determina a eleição dos presidentes no primeiro dia da legislatura (no caso atual, foi em 01/02/2019); e que é taxativo ao fixar "mandato de 2 (dois) anos" para as Mesas do Senado e da Câmara e, frise-se, ao proibir "a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente" (que será em 01/02/2021).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ultra e Casan formalizam, hoje, propostas de compra da Refap

 Ultra, dona da Ipiranga, e Casan, formalizam, hoje, suas propostas de compra da Refap, Canoas, RS.

Registros civis demonstram que este ano, apesar da pandemia, menos gente morreu no RS

O número de mortes no RS já é muito menor do que o do ano passado no RS.

E apesar da pandemia deste ano.

Basta examinar a tabela ao lado, baseada nos registros civis do Estado.

A tabela ao lado viraliza nas redes sociais.

O editor conferiu os números.

Nos últimos quatro anos, estes foram os totais de óbitos por todos os tipos de doenças e razões no RS:

2017 - 65,4 mil
2018 - 81,1 mil
2019 - 90 mil
2020 - 85,7 mil

Bolsonaro chega ao RS para entregar nova ponte do Guaíba e novo trecho duplicado da BR-116

O presidente Bolsonaro desembarcou as 9h30min em Porto Alegre para um programa de inauguração de obras:

Nova ponte do Guaíba - Com 95% das obras prontas e R$ 760 milhões investidos, a nova ponte do Guaíba será entregue ao tráfego. São 12,3 quilômetros. 50 mil veículos usarão diariamente a via, sendo 7,3 quilômetros de obras de arte. A obra começou em 2014 e deveria ter sido concluída em 2017, mas foi Bolsonaro quem retomou a construção, concluindo-a.

BR-116 - Novo trecho da duplicação da BR-116 será entregue, sentido interior-capital. O ato sairá no quilômetro 300, Barra do Ribeiro. 

Ao desembarcar, Bolsonaro tirou fotos (ao lado, acima) e seguiu para a ponte na companhia do governador Eduardo Leite.


Gol e Azul anunciam que transportarão grátis as vacinas contra o vírus chinês

 A Gol e a Azul avisaram que transportarão de graça qualquer quantidade de vacina contra o vírus chinês.

Não se deixe enganar, porque não aumentaram as internações em leitos de UTIs de Porto Alegre

Os jornais de hoje informam que a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre ultrapassou a barreira dos 90% (93,99%), o que é uma surpresa completa para o editor, porque a taxa do dia anterior, disponível nos registros da secretaria municipal da Saúde, foi de 85,73%, número que gira no entorno dos 85%, índice que se mantém há mais de dois meses.

Hoje, a SMS não atualizou seus números.

Sobre isto, o editor registra dois fatos:

1) A ocupação tem a ver com todos os tipos de doenças e não apenas com vírus chinês

2) O número de leitos disponíveis, conforme as notícias de hoje, é de 779, portanto 27 a menos do que os totais de todos os dias anteriores, algo totalmente inexplicável, o que evidentemente altera completamente a base de cálculo.

Números de infectados por vírus chinês e internados em leitos de UTIs:

Anteontem - 318
Ontem - 319, portanto um a mais.

Isto demonstra que a taxa alarmante de 93,99% só atingiu este número porque a base de cálculo, portanto o número de leitos de UTIs, despencou de modo dramático e sem razão aparente alguma.


Taxa básica de juros anual fica em 2%, decidiu o Copom

 O Copom manteve em 2% a taxa básica de juros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/