Casos exemplares: Pratini x JBS; Villalonga x RBS

Por trás do agressivo programa de globalização da JBS está o dedo – e a cabeça – do ex-ministro Pratini de Morais. O editor tem conversado com o ex-ministro gaúcho sobre o caso.
. O movimento da JBS, que no RS já tomou conta do Frigorífico Extremo-Sul, é muito parecido com o processo de internacionalização da Telefonica.
. Na década de 90, depois de desestatizada, a Telefônica entregou o comando ao espanhol Juan Villalonga, que comprou todo mundo sem gastar dinheiro. São jogadas quem incluem basicamente trocas e lançamentos de ações.
- No RS, Villalonga protagonizou uma espetacular aliança com a RBS para comprar a CRT. No leilão realizado na Fiergs, Villalonga e Nelson Sirotsky abraçaram-se efusivamente quando foi anunciada a vitória de ambos. As juras de amor eterno duraram pouco, porque na privatização da Telesp, Villalonga, que prometeu à RBS não contrariar a Globo, interessada na Telesp, traiu Nelsinho. A partir daí, o espanhol passou a ser conhecido por um apelido pouco – ou muito - amistoso no RS, dependendo de quem se coloca diante do caso. Ele não está mais na Telefônica.

Justiça derruba Lei Anti-mercados do prefeito do PT de Novo Hamburgo

Não vale mais a chamada Lei dos Mercados, sancionada pelo prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann.

. A lei restringia os horários de funcionamento dos supermercados.

. O prefeito, que é do PT, estava de olho na Idade Média quando promulgou a Lei Anti-mercados.

-
Uma Adin proposta pelo PP acaba de ser aceita liminarmente pelo desembargador Luiz Difini.

CDL de Porto Alegre aprova quebra do duopólio Visa-Mastercard

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Porto Alegre, Vilson Noer, não cabia em si de contentamento nesta quarta-feira, porque quase todas as suas demandas foram atendidas pelo leque de oito iniciativas que o governo anunciou para estimular a competição no mercado de cartões de crédito.

. Visa e Mastercard garantem um duopólio inaceitável no mercado, o que lhes garante o ódio de dez entre dez lojistas brasileiros.

. Há dois anos a CDL abriu guerra contra Mastercard, mas não poupou Visa.

. Acontece que 40% das vendas do comércio varejista ocorrem via cartões de crédito. Donos do mercado, eles impõem seus serviços – até das maquininhas. E cobram caríssimo por tudo. As taxas de administração variam entre 3% a 6% e as antecipações de dinheiro oscilam entre 2% a 5%. Os juros para devedores inadimplentes vão a estratosféricos 12% ao mês.

. A reclamação da CDL, não fica por aí. Ela também quer estabelecer preços diferenciados para o consumidor e quer mercado aberto.

. O governo federal vai quebrar o duopólio, inclusive derrubando a exclusividade de um e outro, que é abusiva. Esta é uma das cinco medidas que valem já. As outras três irão para o Congresso e uma delas é a que defende a CDL de Porto Alegre, a da exclusividade. O uso compartilhado de uma única maquininha e uma câmara de compensações entre as bandeiras também integrarão o projeto de mudanças.

. Os cartões terão um ano e meio para implementar as mudanças.

E-mail:
vilson.noer@cdlpoa.com.br

Zilá terá relatório contra o impeachment em menos de dez dias

Do enviado especial à Comissão Especial do Impeachment, Antonio Calixto:
“Falei com a Zilá (Zilá Breitenbach, relatora da Comissão). Ao contrário do que planta a oposição, a Comissão do Impedimento não precisa se reunir nesta etapa. É mero palanque que eles querem. A reunião com o Westphalen (Pedro Westphalen) foi hoje (quarta-feira) de manhã. Ele cuidará da dinâmica da comissão. Já a deputada se dedicará totalmente ao relatório. Inclusive, usará o fim-de-semana na análise dos autos do MPF e da documentação citada pelo Pavan (Ivar Pavan, o deprimido presidente da Assembléia) no aceite da denúncia. A idéia é concluir esse relatório antres de dez dias. Zilá ressaltou que fará tudo sem preocupação midiática. E acredita que não será necessário solicitar mais documentos”.
- Faça o que fizer Zilá, a menos que peça o impeachment, a oposição terá seu relatório paralelo.

Saiba por que é importante a visão antecipada da Courovisão

Termina nesta quinta-feira a 10ª. Courovisão. O editor falou nesta quarta com Ricardo Michaelsen, presidente da Fenac. Ele promove a Courovisão.
. A mostra de Novo Hamburgo, RS, reúne 140 estandes de fornecedores de insumos (couro, laminados de plástico e enfeites, por exemplo) que definirão o rumo e o ritmo dos fabricantes brasileiros que produzirão os 800 milhões de pares de calçados do ano.
. É uma feira profissional. Ela reúne também fabricante s de máquinas e equipamentos, além de estilistas – estes, os novos donos do pedaço, porque a agregação de valor, novidade da indústria calçadista, define a nova posição brasileira no mercado global.
- O que disse Ricardo Michaelsen: “Nos visitam 7 mil empresários e profissionais brasileiros e estrangeiros. Esta Courovisão é 20% maior. Ela dita o que virá na coleção outono-inverno que será lançada na Couromoda, em janeiro.”

E-mail: ricardo@fenac.com.br Site: www.courovisao.com.br

Gustavo Grisa vem aí com a Agência Futuro

Gustavo Grisa voltará a Porto Alegre na semana que vem. Ele abrirá a Agência Futuro, consultoria focada no desenvolvimento de cidades, regiões e corporações. O escritório toma retoques finais ao lado do Moinhos Shopping.

E-mail:
gustavo.grisa@agenciafuturo.com.br
Site: www.agenciafuturo.com.br

Quadrilha de líderes do PT de Estância Velha vai a julgamento nesta quarta em Ivoti

Sairá nesta quarta, em Ivoti, RS, o julgamento da quadrilha do PT que tentou assassinar o colunista Mauri Martinelli e o vereador João Valdir Godoy. A dupla opunha-se à administração local petista.

. O pistoleiro Alexandre Ribeiro foi contratado pela cafetina Claci Campos da Silva a mando de líderes do PT foi preso. Trata-se do processo 095/2.09.0000179-3.

Eixo do Mal promove showcídio para espinafrar Yeda

O Eixo do Mal não se intimida com o desmonte da urdidura fundamentalista guasca neopetista:

1) Urnas neo-orgânicas são instaladas pelo Cpers para levar Yeda a julgamento intolerante. Uma delas, na Rua da Praia, Porto Alegre, foi entregue às moscas.

2) Neste sábado, o Cpers inova na rota da denunciação caluniosa, porque fará showcídio com artistas locais que se prestam. Um deles é Nei Lisboa. O Cpers não deixou claro se convidará Jeanne Mary Córner para animar os rapazes.

- O povo não é bobo, mesmo que o PT pense que o povo é bobo.

Assembléia chamará Salazar para depor no caso SalazarxPontxBohn Gass

Cabresteado pela Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Fabiano Pereira, do PT, será obrigado a colocar em votação o requerimento que convida o ex-tesoureiro da DS, do PT, Paulo Salazar, para depor na Comissão de Serviço Público da Assembléia do RS.

. O requerimento é do tucano Pedro Pereira. Em duas oportunidades o PT impediu a convocação. A votação sairá nesta quarta, as 9h. A base aliada tem maioria para aprovar o convite.

- Paulo Salazar denuncia os deputados Raul Pont e Bohn Gass por confisco de salários e de uso de diárias frias quando foi funcionário dos dois na Assembléia. O ex-tesoureiro processa ambos na 16ª. Vara Cível. O caso está sob investigação do MPE. Na 4ª. DP, de Canoas, um inquérito examina se existe motivação política no assassinato da testemunha chave de Salazar, no caso o sr. Milton Kruger.

A chapa dos sonhos do PMDB: Fogaça (governador), Zambiasi (vice); Rigotto e Lasier (senadores)

Ao contrário do que supõem jornalistas e dirigentes partidários, o PMDB nem de longe deixou de costurar a chapa dos sonhos com a qual quer disputar as eleições do ano que vem no RS.

. A chapa dos sonhos do PMDB é a seguinte:

Governador - José Fogaça, PMDB
Vice-governador - Sérgio Zambiasi, PTB
1a. vaga de senador - Germano Rigotto, PMDB
2a. vaga de senador - Lasier Martins, PDT

. O PMDB sabe que tem trunfos poderosos - Fogaça e Rigotto - e quer reeditar a aliança vitoriosa que o prefeito comandou em Porto Alegre. Além de entregar duas posições chaves na chapa para o PTB e para o PDT, o PMDB também prometeu apoiar o deputado Vieira da Cunha para prefeito em 2012 (além de entregar a prefeitura, já, para Fortunatti), garantindo apoio a Zambiasi pasra o governo estadual em 2014. A candidatura do jornalista Lasier Martins seria o dado mais surpreendente. Ele não está filiado a nenhum Partido, mas sua ficha de filiação ao PDT já foi assinada. O PMDB espera atrair também o DEM e o PPS, mas sabe que o PP já fechou aliança com Yeda.

Porto Alegre tem uma nova radio: Oi FM 90.3

A Oi chega diferente ao Rio Grande do Sul. A companhia está lançando a Oi FM, uma rádio que carrega o conceito de pluralidade e liberdade e propõe uma mistura cultural e musical. Oficialmente a radio chega no dia 1° de outubro, mas já está sendo sintonizada desde a segunda-feira. A Oi FM (dial 90.3MHz) estreia com profissionais nacionais e intenarcionais e terá uma base no Parcão, de onde a rádio será transmitida até 15 de novembro. Dois programas serão transmitidos ao vivo do local, o “Rádio Café”, às 8h, e o “De Carona”, às 18 h.

. E para comemorar o lançamento, a equipe da rádio criou o “Happy Hour Acústico”, com shows de grandes nomes da cena musical gaúcha. Os eventos vão acontecer aos sábados, nos meses de outubro e novembro, sempre a partir das 17h com entrada franca.

. Saiba mais no site www.oifm.com.br.

TRE obriga Sperotto a permanecer no DEM

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do RS decidiu na tarde desta terça-feira que o deputado estadual José Sperotto não poderá sair do DEM, como desejava.

. A decisão foi por unanimidade.

- O deputado apóia o governo Yeda e o DEM não apóia. As posições são inflexíveis, o que levou Sperotto a procurar seus direitos no TRE. Ele permanecerá no Partido e será candidato à reeleição por ele no ano que vem. Sua vaga está assegurada.

Tarso, 33,6%; Rigotto, 28,2%; Beto, 10%; Yeda, 8,4%

Pesquisa de intenções de votos para governador do RS, Instituto Methodus, tgerça-feira, 29 de setembro:

Com Rigotto, do PMDB
Tarso, PT, 33,6%/ Rigotto, PMDB, 28,2%/ Beto Albuquerque, PSB, 10%/ Yeda, PSDB, 8,4%/ Vieira, PDT, 3,3%/ Pedro Ruas, PSOL, 1,5%/ Paulo Feijó, DEM, 1,1%.

Com Fogaça, do PMDB
Tarso, 35,3%/ Fogaça, 25%/ Beto, 11,3%/ Yeda, 7,9%/ Pedro Ruras, 3,1%/ Vieira, 2,9%/ Paulo Feijó, 1,5%.

- Fogaça, do PMDB, Vieira da Cunha, do PDT, e Paulo Feijó, do DEM, nunca disseram que são candidatos, mas o "mercado" acha que são. Os números de Rigotto, Beto e Yeda, garantem condições de competitividade aos três, mas os índices de Beto são os mais decisivos para a aliança que ele busca dentro da FAG, porque garantem a visibilidade e a consistência que ele procurava. Tarso Genro continua bem na foto, mas nem de longe tem posição garantida sequer para o segundo turno. Yeda, apesar de todo o desgaste político produzido pela oposição, dá mostras de força. Os candidatos do PDT, PSOL e DEM estão totalmente fora da parada. Se jogarem, será apenas para manter posições.

LEIA mais a seguir.

Presidente da Usiminas fala nesta quarta na Fiergs

Marco Antonio Castello, presidente da Usiminas, falará nesta quarta ao meio dia na Fiergs. É convite da Associação do Aço. O papo será sobre a estratégia da usina no mercado de aços planos.

Valente esteve antes de Cairolli na CACB

José Cairolli não é o primeiro gaúcho a presidir a Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

. Antes dele, esteve no Rio o ex-presidente da Federasul, Rogério Valente

Pronasci poderá alavancar R$ 13 mi para Porto Alegre

Caso desembarquem todos os recursos previstos pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania), a prefeitura de Porto Alegre terá mais R$ 13 milhões para gastar na área em 2008 e 2009.

. “Nossas relações de trabalho com o ministro Tarso Genro têm sido muito pro-ativas”, disse ao editor, nesta terça, o secretário de Direitos Humanos e Segurança Urbana do prefeito José Fogaça, o vereador Nereu D’Ávila, do PDT.

. O principal programa do Pronasci é o Território da Paz, lançado em Porto Alegre pelo próprio Lula, que começará pela Praça da Juventude, no Bairro Bom Jesus. O empreendimento custará R$ 1,5 milhão, o EVU já saiu e o projeto entrará na Smov até o final do mês. As obras sairão ainda este asno.

. No âmbito do Território da Paz, que em Porto Alegre começará por quatro bairros bem conflagrados (Bom Jesus, Cruzeiro, Restinga e Lomba), sairão subprogramas também em andamento, como Protejo, Farol, Economia Solidária, Mulheres da Paz e Telecentros.

Pronasci é o PAC de Tarso

O Pronasci é o PAC do Tarso.

Conheça os tempos de TV para Tarso, Rigotto, Fogaça e Yeda

Caso as principais chapas para o governo do RS alinhem-se conforme as nominatas a seguir (governador, vice e senadores, pela ordem), verifique o tempo (cálculo grosseiro) de TV de cada uma:

Cabeça do PT
Tarso Genro/ Zambiasi, PTB/ Paim, PT, e Vieira da Cunha. 5 minutos.

Cabeça do PMDB

Opção 1
Rigotto/ Zambiasi, PTB/ Vieira da Cunha, PDT, e Onyx, DEM. 6 minutos.

Opção 2
Fogaça/ Zambiasi, PTB/ Rigotto, PMDB, e Vieira da Cunha, PDT. 6 minutos.

Cabeça do PSDB
Yeda/ Jerônimo Gorgen, PP/ Nelson Proença, PPS, e Heinz, PP. 6 minutos.

Gerdau lidera ranking de Grandes & Líderes do RS

A revista de negócios Amanhã, de Porto Alegre, apresentou nesta terça-feira ao meio dia o ranking Grandes & Líderes do RS que lista há 19 anos com o apoio da PriceWaterhouse Coopers.

As 10 primeiras (Por Valor Ponderado de Grandeza)

Posição Grupo/Empresa
1 Grupo Gerdau (Indac S/A)
2 Refap S/A - Ref. Alberto Pasqualini
3 Banrisul – Banco do Estado do RS
4 Grupo Randon
5 Sicredi – Consolidado
6 RGE - Rio Grande Energia e Controladas
7 Marcopolo e Controladas
8 Lojas Renner S/A
9 CEEE – Cia. Estadual de Energia Elétrica
10 Yara Brasil Fertilizantes S/A

A chave da sucessão passa por Zambiasi e Vieirinha

Como se percebe, as mãos mais cobiçadas das eleições do ano que vem no RS são as do senador Sérgio Zambiasi e do deputado Vieira da Cunha.

. O que se comenta nas rodas políticas gaúchas é que o senador Zambiasi está nas mãos de Tarso Genro, apontado por dez entre dez fofoqueiros locais como o feiticeiro que enfeixa nas mãos todos os segredos e dossiês do RS. O editor, que leu a íntegra dos autos das Operações Rodin e Solidária, sabe que isto não é verdade.

. De qualquer modo, PT e PMDB estariam dispostos a elevar a pedida de Zambiasi, entregando-lhe a vice e o apoio antecipado para sua candidatura ao governo ou à prefeitura de Porto Alegre.

Vieira da Cunha já tem compromissos com o PMDB

O deputado Vieira da Cunha tem compromissos com o PMDB.

Base aliada elege Westphalen e Breitenbach na Comissão do Impeachment

Nesta terça-feira a base aliada de Yeda demonstrou unidade interna assombrosa, quebrando as pernas da oposição na eleição do presidente e relator do escabroso processo de impeachment movido irresponsavelmente contra a governadora.

. Pedro Westphalen será o presidente e relatora será a deputada Breitenbach.- A base aliada elegeria duas pedras, se fosse o caso

Por que Luciana se cala

Luciana Genro está quieta no seu canto porque não desfruta de imunidade parlamentar para falar mal dos outros.

. Ela está licenciada.

Diaz será candidato de consenso no PSDB do RS

O deputado Cláudio Diaz será ungido presidente do PSDB no final de outubro. O Partido resolveu apresentar chapa única.

Quinta-feira será dia de choro e ranger de dentes para o Eixo do Mal na CPI

A CPI do PT apresentará algumas surpresas nesta quinta-feira. É que falará em primeiro lugar o ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, na qualidade de livre atirador, mas em seguida ele ouvirá o que nunca esperou ouvir de um antecessor (a delegada Stela Maris) e do sucessor (Sérgio Filomena).

. O recheio do bolo correrá por conta do subsecretário da Administração, Genilton Ribeiro, que dirá que Buchmann não passa de um refinado mentiroso.

- Buchmann disse ao MPE, MPF e PF que Ribeiro fez-lhe confidências que Ribeiro nega ter feito. É caso de tira-teima imediato.

Buchmann expõe cruamente suas relações carnais com a RBS

Basta a citação de um nome na CPI do PT ou nos vazamentos das Operações Rodin e Solidária, para que a RBS abra generosos espaços e repercuta o episódio, ouvindo os citados (acusados) para que participem do jogo, mesmo que nada tenha sido provado e nem seja objeto da investigação ou do processo.

. É por isto notável que o jornal Zero Hora não tenha aberto espaço para que os jornalistas Rosane Oliveira, André Machado e Vivian Eichler expliquem melhor o que quis dizer o ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, quando contou aos procuradores do MPE e MPF, como também ao delegado da PF, dia 15 de julho (o video foi exibido na CPI do PT, na íntegra):

- .... Fiquei umas três horas lá (no aquário da jornalista Rosane Oliveira, na redação do jornal), contei tudo e eles ficaram espantados. E a partir dali disseram que tem (ficar no cargo, espionando) que repicar aquela coisa do Detran e começaram a me apoiar. Assim, a partir daí, toda a nota que eu digo para ela (Rosane Oliveira) ela ainda me lê aquilo que vai sair no dia seguinte. Eu fico sabendo antes.

. Dá para imaginar a reação dos dois procuradores e do delegado da Polícia Federal, mas eles incentivaram Sérgio Buchmann a ir em frente. Ele não vacilou, contando mais vantagens:

- Mas o governo, em vez de me elogiar, porque o Detran ficou bem com a mídia, afastou-se de mim.

. O Código de Ética do jornal Zero Hora tem restrições ao tipo de reunião contado por Buchmann. É bem complicado saber em que ponto acabam os limites da atividade jornalística na cobertura de um caro momentoso como o da CPI do PT, mas o mínimo que se espera é que esses limites sejam os mesmos exigidos de terceiros.

. Durante a administração de Sérgio Buchmann, o Breve, a ordem era franquear a copa para a RBS. O editor tentou falar com ele por cinco vezes seguidas e em todas elas foi barrado no baile. O caso do editor foi a regra.

- Claro que Buchmann acabou falando cobras e lagartos da governadora Yeda Crusius, que era o que queriam saber a RBS, os procuradores e a PF, mas isto o próprio Buchmann acabará dizendo que foi apenas uma bravata que ele praticou, porque ao responder à interpelação feita por seu ex-chefe no governo, admitiu que até hoje não sabe se era verdade ou mentira o que contou.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o atrapalhado Buchmann contar a sua história ao MPE, MPF e PF.

Artigo: Obama em Copenhague garante Chicago-2016?

Obama em Copenhague garante Chicago-2016?
Juca Kfouri, site UOL
29 de setembro de 2009


Copenhague, a capital da Dinamarca, é também a capital do esporte mundial até sexta-feira, dia em que de lá sairá a indicação da sede dos Jogos Olímpicos de verão de 2016.
E foi sacudida ontem com a confirmação pela Casa Branca de que Barack Obama lá estará para respaldar a candidatura de Chicago, aparentemente a principal adversária do Rio de Janeiro, pois Madri e Tóquio parecem meio esquecidas.
O Rei Pelé já está na Dinamarca e Lula e Paulo Coelho estão chegando, certamente os três brasileiros mais conhecidos do mundo.
Além de Obama, a delegação americana terá Michael Jordan e Oprah Winfrey, para citar só mais dois nomes também.
É jogo duro.
Os Estados Unidos já sediaram quatro Olimpíadas, em 1904, 1932, 1984 e 1996, uma vez em Saint Louis, duas em Los Angeles e outra em Atlanta.
A América do Sul jamais foi sede olímpica.
Pois é.
Mas você acha que Obama iria até lá se tivesse algum receio de voltar para casa de mãos abanando?
Na candidatura brasileira há quem jure que o homem mais poderoso do mundo só está indo porque sentiu que o Rio está muito forte.
Mas há também quem diga que o marketing carioca está mais forte do que a candidatura propriamente dita, ao contrário do que acontece com Chicago.
Na sexta-feira, ali pela hora do almoço, saberemos quem tem razão.

Bovespa cai R$ 1,787; dólar e vendido a R$ 1,791

A Bolsa de Valores de São Paulo não defende os ganhos do período da manhã e passar a operar em terreno negativo. Por volta das 13h20, o Ibovespa recuava 0,61%, a 60.940 pontos, com giro financeiro em R$ 2,47 bilhões.

. Ja o dólar comercial recuava 0,11%, a R$ 1,791 na venda, depois de cair a R$ 1,787. O Banco Central já atuou no mercado à vista, tomando dólares a R$ 1,789.

IPI reduzido para carro zero termina amanhã

O benefício das alíquotas reduzidas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os produtos de linha branca e automóveis deve ser mantido por mais tempo para não prejudicar a recuperação da economia brasileira. Isso é o que considera a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

. A redução do IPI para carros é válida até amanhã e para a linha branca até outubro.

Pedro Westphalen será o presidente da Comissão Especial do Impeachment

A Comissão Especial que vai analisar o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius terá como presidente o deputado Pedro Westphalen (PP) e como relatora a deputada Zilá Breitenbach (PSDB).

. A Comissão é composta por 29 deputados, sendo 17 da base contra 12 da oposição.

Eleições no RS: Tarso, 33,6%; Rigotto, 28,9%; Beto, 10%; Yeda, 8,4%.

Pesquisa de intenções de votos para governador do RS, Instituto Methodus

Com Rigotto, do PMDB
Tarso, PT, 33,6%/ Rigotto, PMDB, 28,2%¨/ Beto Albuquerque, PSB, 10%/ Yeda, PSDB, 8,4%/ Vieira, PDT, 3,3%/ Pedro Ruas, PSOL, 1,5%/ Paulo Feijó, DEM, 1,1%.

Com Fogaça, do PMDB
Tarso, 35,3%/ Fogaça, 25%/ Beto, 11,3%/ Yeda, 7,9%/ Pedro Ruras, 3,1%/ Vieira, 2,9%/ Paulo Feijó, 1,5%.

- Fogaça, do PMDB, Vieira da Cunha, do PDT, e Paulo Feijó, do DEM, nunca disseram que são candidatos, mas o "mercado" acha que são. Os números de Rigotto, Beto e Yeda, garantem condições de competividade aos três, mas os índices de Beto são os mais decisivos para a aliança que ele busca dentro da FAG, porque garantem a visibilidade e a consistência que ele procurava. Tarso Genro continua bem na foto, mas nem de longe tem posição garantida sequer para o segundo turno. Yeda, apesar de todo o desgaste político produzido pela oposição, dá mostras de força. Os candidatos do PDT, PSOL e DEM estão totalmente fora da parada. Se jogarem, será apenas para manter posições.

Artigo: A crise hondurenha desenhada em 16 fatos. Não se deixe enrolar!

Artigo – site da revista Veja - 29 de setembro de 2009
por Reinaldo Azevedo

Às vezes, é preciso desenhar. Então vamos desenhar. Comecemos com uma questão bastante geral, que vale para Honduras, para o Brasil e para qualquer país: pode-se não gostar da Constituição que existe, mas sempre existirá uma. A questão é saber se ela foi votada num regime autoritário ou democrático; se a legitimidade está de braços com a legalidade. No caso hondurenho, ainda que se possa fazer pouco do texto constitucional e lhe atribuir exotismos - a brasileira está cheia de esquisitices -, foi escrita num regime de liberdades plenas e vinha garantindo a estabilidade do país, com sucessões democráticas, desde 1982. Se tinha tal e qual objetivo, se buscava amarrar o país a esta ou àquela configuração de poder, pouco importa. Também sobre o Texto brasileiro ou americano se podem fazer as mais variadas especulações. O PT se negou a participar do ato puramente formal de homologação da Carta porque considerou que ela buscava alijar os trabalhadores do poder ou qualquer bobagem do gênero. Assim, consolida-se o…

CLIQUE na imagem acima para ver todos os fatos.

Serra diz que não vai responder as baixarias de Ciro

Ao responder às críticas do deputado federal Ciro Gomes (PSB), pré-candidato à Presidência, que disse na última sextafeira considerá-lo “mais feio na alma do que no rosto”, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem que não pretende baixar o nível do debate político no país.

. Também pré-candidato à Presidência, Serra argumentou ter mais o que fazer e que não responderia a Ciro. Disse não acreditar no risco de uma campanha marcada por ataques pessoais na disputa pelo Palácio do Planalto no ano que vem:

— Comigo não tem esse risco porque não entro no (debate de) baixo nível. Tenho mais o que fazer, que é trabalhar para corresponder à expectativa de pessoas que me elegeram governador — disse Serra, durante a inauguração de uma escola técnica na favela de Heliópolis, na capital paulista.

FH rejeita chapa “puro-sangue” do PSDB em 2010

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rejeitou ontem a formação de uma chapa “puro-sangue” do PSDB para disputar a sucessão presidencial em 2010. Os tucanos têm dois pré-candidatos que disputam a indicação, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves. Nos bastidores do partido, há a informação de que Aécio poderia ser vice de Serra, o que o mineiro nega.

— Dentro do PSDB, estamos unidos. Com o DEM, já estamos. Com o PPS, também. Temos, ainda, fragmentos do PMDB. Mas a nós não interessa uma política à base de alianças moral e intelectualmente frouxa, para repetir uma expressão usada por um aliado do presidente Lula — disse Fernando Henrique, que foi a Recife para prestigiar o lançamento do livro “Política das ideias”, do senador Marco Antônio Maciel (DEM-PE), que foi seu vice-presidente.

Justiça terá de trabalhar 8 horas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) baixou resolução obrigando servidores do Judiciário a cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Segundo a regra, os servidores devem trabalhar oito horas diárias, com previsão de uma hora para almoço, ou sete horas seguidas, sem intervalo.

. A intenção do CNJ é reduzir gastos com horas extras. A medida deve atingir principalmente a Justiça Estadual, porque nos tribunais federais a regra já é cumprida.

. A Lei Federal 8.112, que trata dos servidores públicos, estabelece carga horária diária de 6 a 8 horas. Cabe a cada órgão definir o tempo exato da jornada. Alguns estados definiram a jornada em 6 horas, por lei estadual.

Diaz será candidato de união à presidência do PSDB do RS

O PSDB do RS resolveu caminhar unido para a sua convenção estadual do dia 18 e por isto todos os candidatos a presidente retiraram seus nomes para ungir a candidatura do deputado federal Claudio Diaz.

. A informação circulou na noite desta segunda-feira no Leopoldina Juvenil, Porto Alegre, onde os tucanos reuniram tres centenas de empresários para ouvir o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra.

O governo do PT humilha o Brasil em Honduras


OPINIÃO
DO EDITOR

Ao endurecer política e institucionalmente o discurso e as ações interna e externamente, o governo de Honduras demonstra que captou bem três sinais relevantes ocorridos nas últimas 24 horas:

1) A Comunidade Européia mandou seus embaixadores de volta a Tegucigalpa.

2) O governo americano criticou severamente o abrigo do ex-presidente Zelaya na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, depois de ter repelido a tentativa de Lula de envolver o Conselho de Segurança da ONU.

3) As intromissões inaceitáveis produzidas pelo Eixo do Mal (Brasil, Venezuela e Nicaraguá, mais Cuba na moita) foram desmascaradas internacionalmente.

. O Brasil joga um papel de coadjuvante na crise de Honduras, porque se submete ao aventureirismo irresponsável e cretino de Chavez. Este papel subalterno, que não corresponde às tradições da diplomacia brasileira (não intromissão nos assuntos estrangeiros e respeito à autodeterminação dos povos) já produziu um efeito vexatório para o Brasil: levar ultimato de um pequeno e indefeso País centro-americano, sem condições de oferecer uma resposta militar.

. Foi a este tipo de humilhação internacional que nos jogou o governo do PT.

CPI do PT ouvirá quatro depoimentos nesta quinta

A ordem dos depoimentos desta quinta-feira será a seguinte: Sérgio Buchmann (penúltimo presidente do Detran, que fez acusações contra Yeda e outros membros do governo); Genilton Ribeiro, subsecretário da Administração, invocado por Buchmann como a fonte das acusações que fez, mas que ele nega; Stela Maris, também ex-presidente do Detran; e Sérgio Filomena, atual presidente do Detran.
- Logo mais abaixo, você lerá duas análises e informações inéditas sobre o "depoimento" de Buchmann aos MPE, MPF e PF, com links da interpelação de Ribeiro sobre Buchmann e a resposta incrível que este prestou em juízo, além de um video com as imagens e falas do ex-presidente do Detran para os procuradores e o delegado da PF. Buchmann queixou-se da "pressa" com que foi ouvido, informou que seu depoimento foi "reservado" e "sigiloso", admitiu que não tem testemunhas e nem provas das acusações que fez, mas além disto disse que sequer sabe se o que disse era verdade ou mentira. É só ler os links e verificar as inconfiáveis declarações do homem que serviu de fonte primária para a ação movida pelo MPF contra Yeda e mais oito acusados.

A CPI do PT aprovou por 11 votos a zero a convocação das quatro primeiras testemunhas (o ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, o secretário adjunto da Administração, Genílton Ribeiro, o atual presidente do Detran, Sérgio Filomena, e a ex-presidente da autarquia, Estela Maris Simon), acordadas previamente.

. A idéia é ouvir todo mundo nesta quinta-feira.

Déficit zero produziu queda média de 30% nos preços das licitações

Ao colocar em dia os pagamentos dos fornecedores, o governo gaúcho transformou-se num imã irresistível para o comércio e a indústria.. O número de fornecedores, historicamente estacionado em 1.227, pulou para 10 mil.

. O mais notável é que com muito menos dinheiro, foi possível comprar muito mais.. Na Selic, os preços chegaram a despencar 30% na média.

. O editor foi até a secretaria da Saúde e descobriu que o pagamento do passivo de R$ 70 milhões devido aos laboratórios, herança do governo anterior, produziu quedas médias de 23,4% nos preços dos medicamentos de maior impacto comprados pelo Estado.

. Um dos remédios adquiridos pela secretaria da Saúde teve redução de 87% no preço.

- São efeitos do chamado déficit zero. A oposição e o vice-governador Paulo Feijó continuam não acreditando no déficit zero. Como se sabe, existem pessoas que até hoje não acreditam que o homem desembarcou na lua.

Fundo Garantidor de PPPs já está formatado no RS

Já está formatado o Fundo Garantidor das PPPs do RS. O projeto será enviado a qualquer momento à Assembléia.

Primeira PPP gaúcha sai até o final do ano. É a Via Leste.

A primeira PPP gaúcha será a chamada Via Leste. Serão 40 quilômetros entre Cachoeirinha (Porto Alegre) e Sapiranga, correndo pelo lado contrário ao que correrá a Rodovia do Parque. . A PPP acaba de ser formatada pela Odebrecht.

- O custo da Via Leste, que se propõe a desafogar a BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, será de R$ 800 milhões. 1) A Via Leste custará a metade do preço previsto pelo governo do PT para construir a Rodovia do Parque, cujo quilômetro (R$ 42 milhões, contra R$ 20 milhões).2) A PPP pagará a conta e não todos os contribuintes gaúchos ou brasileiros. - A estrada será pedagiada, sim, mas sairá dentro de dois anos e não no dia em que isto for possível.

RS quer royalties que não são seus no pré-sal

Será dia 6 de outubro a reunião que a gauchada fará em Brasília para defender que todo mundo receba royalties sobre o que render o pré-sal.

. A reunião foi acertrada entre o deputado Beto Albuquerque e o secretário gaúcho da Infraestrutura e Logística. Beto é coordenador da bancada gaúcha na Câmara.

- O editor acha que a distribuição generalizada dos royalties é um tormento jurídico, econômico e social. Aos que não estão na área legal de exploração (Estados), cabem distribuições de outra natureza – mas não royalties.

Marfrig pode mesmo estar comprando o grupo Doux

O mercado dá como certa a venda do grupo Doux para o grupo Marfrig.

Estadão apresenta: Open Baladin, Roma; Frangó, SP; Bier Markt, Porto Alegre

O Bier Markt, de Porto Alegre (Castro Alves 442) foi incluído pelo mais importante suplemento de gastronomia de jornal brasileiro, Paladar, do Estadão de sexta-feira, no rol de uma rede internacional de três cervejarias focadas em chopes e cervejas artesanais que mais fazem sucesso no mundo.. A reportagem do jornalista Roberto Fonseca (A catedral romana da cerveja) fala sobre a italiana Open Baladin, que oferece 40 torneiras de chopes artesanais. A lista de Paladar inclui a paulista Frangó, com seis torneiras, e Bier Markt, de Porto Alegre, com oito torneiras.

- Bier Markt, que abriu há dois meses, além de oito torneiras de chope artesanais, oferece outras 42 marcas de cervejas artesanais do mundo todo. A bebida (apenas malte, cevada, lúpulo e água) passa por importante boom nos EUA, Europa e Brasil.

LEIA a reportagem:
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,a-catedral-romana-da-cerveja,3289,0.shtm
Site do Bier Markt: www.biermarkt.com.br Só a noite: 30132300,

Scalzilli abre vagas para trainees

O Escritório Scalzilli, Porto Alegre, abriu vagas no seu Programa de Trainee. Currículos: www.escritorioscalzilli.com.br

Três greves assombram RS nesta segunda: carteiros, bancários e examinadores do Detran

Greves desta segunda-feira
no RS

Correios
Bancários
Examinadores do Detran

Yeda e Genilton abrem processos contra Buchmann, ex-Detran

Estrofe de música brasileira
Você com uma arma na mão é um bicho feroz, sem ela, anda rebolando e até muda de voz.

O ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, respondeu no dia 11 a interpelação feita em juízo pelo seu ex-amigo e ex-colega Genilton Ribeiro, subsecretário estadual da Administração. A resposta protocolada por Brunetti Castilhos Advocacia tem dois pontos centrais:

1) Buchmann reafirma ter ouvido de Genilton acusações contra Yeda, Crusius, Ferst e Vaz Neto.

2) Ele afirma que não tem testemunhas da conversa, não tem provas do que disse e nem sequer sabe se o que disse tem ou não tem fundamento.

. O subsecretário Genilton Ribeiro interpelou Buchmann porque vai processá-lo civil e criminalmente, segundo disse repetidas vezes ao editor neste final de semana.

. Buchmann permaneceu apenas tres meses no Detran. Ele terá que falar na CPI do PT. Genilton quer ser acareado com ele. Além de Genilton, também Yeda Crusius resolveu processar Buchmann. Ela protocolou a ação, assinada pelo advogado Fábio Medina, na terça-feira da semana passada. Na CPI do PT, a deputada Stela Farias divulgou áudio do depoimento de Buchmann na Polícia Federal, onde ele parecia bem mais valente.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da interpelação do subsecretário Ribeiro e a “inocente” resposta oferecida por Buchmann

Saiba como Buchmann foi “surpreendido” pelo MPE, MPF e P

As circunstâncias do depoimento de Buchmann na Polícia Federal são escabrosas. Na resposta à interpelação feita por Ribeiro, ele disse que foi surpreendido pela convocação dos policiais e do MPF no dia 16 de julho, dois dias depois que foi visitado na sua casa por agentes públicos gaúchos que procuravam por seu filho.Ele prestou depoimento “reservado” e “sigiloso”, segundo avisou na ocasião, mas a PF, o MPF ou ele mesmo vazou tudo no dia 23 para a RBS. Apenas uma semana depois, o MPF usou o depoimento sem provas e sem testemunhas como fonte primária e decisiva para ajuizar ação contra Yeda em Santa Maria. No dia 10 de agosto, o MPF, em coletiva, confirmou que fez isto, sim.

. Preste bem atenção como foi a coisa:

1) Eram 14hdo dia 16 de julho quando Buchmann foi ao Ministério Público Estadual para conversar com o procurador Ricardo Hetstrith e este, surpreendemente, avisou que o levaria até a Polícia Federal.

2) As 14h30m, apenas meia hora depois, ele já estava depondo para um dos delegados da Operação Rodin, o delegado Schneider, e com ele estava o procurador do Ministério Público Federal, Enrico Rodrigues de Freitas (Buchmann e Brunetti Castilhos, na ação, sequer se lembravam do sobrenome de Enrico), que comandou o espetáculo midiático do MPF contra Yeda no anúncio do ajuizamento da ação em Santa Maria. Buchmann, na resposta à interpelação, queixou-se de que tudo foi muito rápido, insinuando que falou mais do que devia.

CLIQUE A SEGUIR par ver e ouvir o depoimento de Buchmann à PF, ao MPF e ao MPE:
http://www.youtube.com/watch?v=ofNTrvtR6Dc&feature=player_embedded#t=11

STF acusa vazamentos seletivos na PF comandada por Tarso

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mandou ofício ao ministro Tarso genro com dois vetores diferentes:

1) Protestou contra nove vazamentos seletivos promovidos pela Polícia Federal, em associação ou não com a Polícia Federal, tentando atingi-lo e a juizes, com o objetivo de constrangê-los e submetê-los aos seus objetivos. Mendes citou seu próprio caso.

2) Acusou o governo de tentar criar um Estado policial no Brasil.. Nos últimos tres meses, duas reportagens do jornal Zero Hora foram construídas em cima de vazamentos seletivos dos autos do inquérito da PF sobre a Operação Solidária, tentando criar constrangimentos: 1) sobre a nomeação do coronel Paulo Mendes. 2) sobre a nomeação de um desembargador para o TJ do RS. O jornal não disse como obteve os vazamentos, mas usou-os de modo descontextualizado, forçando defesas em cima de insinuações inconsistentes, colocando-se a serviço do vazador e criando enormes constrangimentos. O objetivo era exatamente este.

. A Operação Solidária investigou desvios de dinheiro público federal nos serviços de distribuição de merenda escolar em Canoas e Sapucaia, mas evitou fazer isto em Gravataí, cuja prefeitura é administrada por companheiros do ministro Tarso Genro. Uma perseguição dura, implacável, com grampos, fotos, videos, foi movida contra o deputado Eliseu Padilha, do PMDB, adversário do ministro no RS, e seus aliados, mas a PF evitou entrar em todos os casos onde possíveis envolvidos eram ligados ao PT. O editor detém e leu todos os autos da Operação Solidária e o material deixa isto transparente.

CLIQUE a seguir para ler o texto completo da denúncia do presidente do STF.http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac441395,0.htm

Nova pesquisa sobre eleições gaúchas sai nesta terça

Nesta terça-feira uma nova pesquisa de intenções de votos para governador poderá determinar as reais chances da Frente Ampla Gaúcha.

. Se o deputado Beto Albuquerque emplacar algo em torno de 10%, superando Yeda, a FAG ganhará consistência e visibilidade para disputar o Piratini.

- A FAG já tem candidato a presidência, no caso o deputado Ciro Gomes, do PSB, que largou com forte adesão popular.

Rio, nova pesquisa do IBPS para presidente:

Serra, 22%/Ciro (PSB) e Heloísa Helena (PSOL), 15%/ Dilma (PT), 11%/ Marina Silva (PV), 10%.

- Dilma caiu para o quarto lugar. Marina rouba votos adoidamente de Dilma Roussef.

TRE decide, terça, se Sperotto pode sair do DEM

A ação interposta pelo deputado estadual José Sperotto, que requer o reconhecimento de justa causa para se desfiliar do DEM, partido pelo qual foi eleito, será julgada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do RS nesta terça-feira, dia 29.

- O deputado é hostilizado pelo Partido há três anos. Ele sairá do DEM e poderá se filiar ao PTB ou ao PSDB, neste último caso elevando a bancada do Partido para nove deputados, o que levará o Partido a deter a segundas maior bancada da Assembléia, junto com o PP e PMDB, atrás apenas do PT, que tem 10. Com 9 deputados, o PSDB poderia, se quisesse, reivindicar a presidência da Assembléia no ano que vem.

EUA: El retorno de Zelaya a Honduras fue "irresponsable"

Clipping - site Laprensa.hn - 28 de setembro de 2009

"El presidente Zelaya debería ejercer liderazgo y pedir a sus seguidores que expresen sus puntos de vista pacíficamente", sugirió el representante alterno ante la OEA.
Actualizado: 11:41am - redaccion@laprensa.hn
Washington, Honduras

El retorno clandestino del presidente depuesto, Manuel Zelaya, a su país fue "irresponsable" y no sirve a los intereses de su pueblo, declaró este lunes el representante alterno estadounidense ante la Organización de Estados Americanos, Lewis Amselem.
"El retorno del presidente Zelaya a Honduras es irresponsable y no sirve ni a los intereses de su pueblo ni a aquellos que buscan el reestablecimiento pacífico del orden democrático en Honduras", dijo Amselem durante un Consejo Permanente de la OEA, reunido en sesión extraordinaria.
"Los que facilitaron el retorno del presidente Zelaya tienen una especial responsabilidad para prevenir la violencia y el bienestar del pueblo hondureño", explicó el diplomático, sin dar más detalles.

CLIQUE na imagem acima para ler a materia completa.

Tarsila abriu processo contra Noblat e O Globo

Nesta segunda-feira o jornalista Ricardo Noblat e o jornal O Globo tomaram dois processos, ambos movidos pela filha da governadora Yeda Crusius, Tarsila Crusius, que resolveu levar ao banco dos réus também o jornalista André Machado, de Zero Hora, mais O Estado de S. Paulo e revista Veja.

. O processo cível diz respeito a exposição de fotos relacionados com o cárcere privado, injúria e ameaças físicas à integridade dos filhos de 8 e 11 anos de Tarsila, agressões realizadas defronte a casa de Yeda, em julho, todas lideradas pela presidente do Cpers.

- Os jornais e jornalistas publicaram fotos dos netos de Yeda, sem preservar a identidade das crianças e, pior, situando-as atrás das grades da casa da governadora, numa posição destinada a passar a imagem de que estavam em cela de prisão comum. As crianças passaram vexames até mesmo dentro da escola que freqüentam. Os jornais e jornalistas processados, demonstram piedade até com adolescentes assassinos, estupradores e ladrões, protegendo-lhes a imagem com tarjas ou manchas sobre o rosto, no caso do filho de Tarsila não tiveram esta preocupação.

Entrevista - Saiba quem é obrigado a trabalhar com e-CNPJ

ENTREVISTA: Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria, Ângelo Mori Machado.

Saiba quem é obrigado a trabalhar com e-CNPJ.

Virá para valer o c-CNPJ ?
É um caminho sem volta. O documento já existe há um ano.

E a pessoa física ?
Também tem e e-CPF.

É obrigatório ?
Só para quem declara lucro real.

Qual é o ganho principal ?
A gestão do tempo. É só pensar nos custos com locomoção e economia de tempo.

Dá para usar no quê ?
O e-CNPJ é indispensável para a execução de uma série de operações via Internet referente aos serviços de governo (e-Gov).

Outros avanços na área abriram caminho para o e-CNPJ ?
Foi, sim. Os casos da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) são dois exempolos ntoáveis.

Quem pode emitir ?
Empresas certificadas pelo Governo Federal, disponíveis no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/). Elas estão Serasa, Certisign e Serpro.

E as garantias anti-fraude?
São totais.

Polícia indicia 9 da Via Campesina

O delegado regional de SantAna do Livramento, Othelo Caiaffo, indiciou nove mulheres ligadas à Via Campesina pela invasão de uma fazenda da Stora Enso em Rosário do Sul. No inquérito remetido à Justiça as militantes dos movimentos ligados à organização foram acusadas de formação de quadrilha, invasão de propriedade, corrupção de menores e desobediência judicial.

. O conflito que deu origem à investigação policial ocorreu no dia 4 de março do ano passado, quando a Brigada Militar despejou cerca de 500 mulheres que haviam ocupado um terreno de quatro hectares da Fazenda Tarumã e arrancado centenas eucaliptos ainda pequenos para protestar contra as plantações que a empresa sueco-finlandesa estava iniciando no sudoeste do Rio Grande do Sul.

Estadão apresenta: Open Baladin, Roma; Frangó, SP; Bier Markt, Porto Alegre

O Bier Markt, de Porto Alegre (Castro Alves 442) foi incluído pelo mais importante suplemento de gastronomia de jornal brasileiro, Paladar, do Estadão de sexta-feira, no rol de uma rede internacional de três cervejarias focadas em chopes e cervejas artesanais que mais fazem sucesso no mundo.

. A reportagem do jornalista Roberto Fonseca (A catedral romana da cerveja) fala sobre a italiana Open Baladin, que oferece 40 torneiras de chopes artesanais. A lista de Paladar inclui a paulista Frangó, com seis torneiras, e Bier Markt, de Porto Alegre, com oito torneiras.

- Bier Markt, que abriu há dois meses, além de oito torneiras de chope artesanais, oferece outras 42 marcas de cervejas artesanais do mundo todo. A bebida (apenas malte, cevada, lúpulo e água) passa por importante boom nos EUA, Europa e Brasil.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Site do Bier Markt: http://www.biermarkt.com.br/
Só a noite: 051-3013.2300.

Esta semana, Assembléia aprova novo Plano de Carreira para o TCE do RS

Há um ano tramita na Assembléia o projeto que trata do Plano de Carreira dos Servidores do TCE do RS. “O projeto é moralizar e acaba com distorções que conduziram a salários astronômicos”, avisou ao editor um dos conselheiros do TCE neste final de semana.

. O plano atual prevê gratificações que dobram o vencimento básico. Um salário de R$ 5.728,00 vai a R$ 10.911,00 por passe de mágica. Com o novo plano alguns servidores podem perder até 2/3 do que ganham.

. É razoável supor que um servidor com alta FG (Função Gratificada) não questione seus superiores, com risco de perdê-la. Isto pode resultar num séquito de bajuladores. É apenas um dos efeitos.

. O cerne do plano é a redução pela metade do valor das FGs e a majoração progressiva de uma gratificação já existente há 4 anos, a GACE, que possui valores fixos e lineares, sobre os quais não incidem vantagens temporais. Ela é de R$ 1.055. A GACE passará em 2012 a R$ 5.278. O inicial de um auditor, hoje de R$ 6.533,00 (5278+1055), vai, em 2012, a R$ 10.556,00 (5278+5278). Tudo em valores brutos. O valor é bem menor do que ganham , por exemplo, os agentes do Tesouro Estadual ou os próprios auditores do TCU (Tribunal de Contas da União), que são os paradigmas bem razoáveis para o caso local.

. O impacto na Folha é compatível com os orçamentos do TCE. Até 2012, ele vai a pouco mais de 20%, de acordo com as projeções constantes do arquivo anexo.

- O editor foi atrás das informações e buscou provas para apresentar ao leitor o verdadeiro cenário do projeto que poderá ser votado esta semana na Assembléia do RS.

CLIQUE AQUI para examinar os dados do Projeto de Lei 254.

Dica de Vida.

Quando você desanimar, ficar com medo ou não souber o que fazer, a história de vida que vai a seguir deixará bem claro que dá para tocar o céu.

CLIQUE AQUI para saber que é você quem domina e determina sua própria vida.

Abuso de poder contra Zé Otávio pode anular processo contra Yeda em Santa Maria

A suspensão do processo a que responde a governadora Yeda Crusius e outros oito réus foi provocada pelo deputado José Otávio Germano, do PP.
. Os advogados de Zé Otávio levantaram exceção de suspeição , arguindo um fundamento potencial explosivo: o deputado Federal não poderia ter sido investigado por procuradores da República na Operação Rodin sem autorização do STF e do procurador-Geral da República.

. E foram.

. O deputado José Otávio Germano foi novamente investigado e grampeado na Operação Solidária.

. Toda a investigação criminal na Rodin, depois emprestada para para ação de improbidade, foi baseada em interceptações telefônicas de conversas de José Otávio com terceiros, onde supostamente haveria conteúdos ilícitos (o Deputado nega esses conteúdos e diz que foram tais conversas descontextualizadas e distorcidas). Os procuradores alegam que estavam apenas interceptando terceiros e casualmente apanhavam o Deputado. Há controvésia.

. A verdeade é que a PF e o MPF estavam investigando o deputado Federal, sem atribuições e sem poderes. Os advogados de Zé Otávio acham que por isto os agentes federais cometeram abuso de autoridade, crime e até improbidade administrativa ao fazê-lo. Na época, o deputado perguntou à juíza Barbisan Fortes se havia algo contra ele na Operação Rodin e ela disse que não, nao havia nada. E agora todas essas interceptações são usadas como "provas", numa mega ação de improbidade administrativa e também para municiar a investigação que tramita no STF.

. Pelo menos dois juristas consultados pelo editor, sem considerar o advogado do deputado do PP, entendem que são provas ilícitas, independentemente do que se diga sobre seu conteúdo ser distorcido ou não.

. A manobra processual do advogado de José Otávio em Santa Maria,k tem fundamento e pode levar à nulidade todas as provas associadas às interceptações que tenham conversas com a voz do Deputado no meio.

- A questão do abuso de poder contra José Otávio é importante para os demais réus, principalmente, porque contamina toda a prova. No tocante à Yeda, é importante também, porque aquece o debate como um todo, e ela corre por fora. E mais, isso vai aquecer o tema da responsabilização dos procuradores, fundamentalmente. Acho até que a Juíza não tem responsabilidade, porque no fim das contas terá sido induzida em erro pelos procuradores. Prevalecerá essa tese.

Zé Otávio avisa: "Não fui atropelado por operação nenhuma"

Zé Otávio avisa: "Não fui atropelado por operação nenhuma."

Com relação a convenção do PP, nenhum reparo, teu observador por preciso. Com relação a mim, errado. Não fui atropelado por operação nenhuma. Tentaram! Na Operação Solidária, incrivelmente desaquecida pela mídia, tive até que obter decisão do STF dela me excluindo. Decisão bem divulgada até. Com relação a Operação Rodin, também nada. Tentaram, e conseguiram me retirar da disputa majoritária ano que vem aqui no Estado. Sou alvo, como tu bem sabes, igual a Governadora e outros líderes políticos não petistas, do mesmo tipo de ação nula e ilegal. O tempo mostrará, por parte de membros no MPF e por razões também sabidas nos acusam. Com relação a minha “força política” a eleição do ano que vem dirá! Mas em encontro político que fiz ha um mês atrás em minha cidade, Cachoeira do Sul, tiveram presentes mais prefeitos do que na Convenção de ontem. Relembrando, lá no meu encontro, na minha reunião foram 56. Se achares conveniente publicar, te agradeço, senão sei que servirá para contribuir com tua formação de juízo. Um abraço, José Otávio Germano.

Artigo - O criacionismo de Marina Silva

CLIPPING
Folha de S. Paulo
Domingo

Marcelo Leite
O criacionismo de Marina
Respostas de Silva não são aceitáveis vindas d e uma ex-ministra de um Estado laico
Não pretendia voltar ao tema da quase candidatura de Marina Silva à Presidência da República pelo PV. Persiste, porém, a questão sobre a defesa do ensino do criacionismo em todas as escolas que teria sido feita pela ex-ministra do Meio Ambiente. Defendeu ou não?A própria Marina Silva nega, como fez no programa "Roda Viva" da última segunda-feira. "Eu nunca defendi o criacionismo", afirmou. Disse mais: "No Brasil não existe, pelo menos que eu conheça, ninguém fazendo esse movimento. Essa é uma transposição artificial de um debate que acontece nos Estados Unidos."Marina Silva nunca escondeu -não é de seu feitio- ser fiel da Assembleia de Deus. Tem duas filhas adventistas. Aceitou convite, ainda ministra, para dar palestras no 3º Simpósio sobre Criacionismo e Mídia, promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, em janeiro de 2008.Para um representante do Estado brasileiro, já seria imprudência tomar parte de evento com tema tão controverso, mas passe. Sua mera realização sugere estar vivo e ativo o movimento que ela nega existir. Além das palestras, Marina Silva também deu entrevista ao blog Éoqhá, feito por jovens adventistas, que transmitia o simpósio em vídeo.Eis o endereço da entrevista:
eoqha.net/criacionismo/111-entrevista-com-a-ministra-do-meio-ambiente-marina-silva. Nada melhor do que ouvir as próprias palavras da ex-petista para formar uma opinião sobre o caso.Em primeiro lugar, é preciso dizer que Marina Silva de fato não defendeu na entrevista o ensino do criacionismo, em pé de igualdade, com o ensino da evolução darwiniana. Não literalmente, nem em todas as escolas.A questão que respondia era sobre o ensino de criacionismo em escolas adventistas, que também ensinariam a evolução, segundo o entrevistador. E, também, se "essa visão diferenciada e plural a respeito da origem da vida" e os "elementos científicos que também podem ser atribuídos ao criacionismo" implicariam demérito para tais estabelecimentos de educação."Ciência se faz pela multiplicidade dos olhares", respondeu a então ministra. "Se você coloca claramente para as pessoas que existe uma outra visão, a visão do evolucionismo, para que as pessoas tenham a liberdade de escolha, do caminho que querem seguir, não vejo nenhum demérito nisso. (...) Errado é se não fôssemos capazes de [dar] uma educação que seja plural, capaz de mostrar os diferentes pontos de vista."Não é uma resposta aceitável, vinda de ministra de um Estado laico. Deveria fazer a distinção, fundamental, entre ensino de ciências e ensino de religião. E outras respostas na entrevista explicitam que Marina Silva não subscreve a separação entre ciência e religião consagrada como base da educação leiga e republicana."No espaço de fé, a ciência tem todo o acolhimento. Gostaria muito que no espaço científico existisse o acolhimento para a fé que a fé dá para a ciência", disse. Não há acolhimento possível da fé pela ciência, se por isso entende-se a admissão de que existam verdades além e acima das corroboradas com observações e medidas.Marina Silva, por fim, confessa-se adepta do design inteligente, a suposta "teoria" importada dos EUA: "Eu acredito que Deus é o criador de todas as coisas e que esse Criador tem um projeto, que as coisas não acontecem por acaso, alhures, que existe um projeto inteligente, da inteligência divina que governa todas as coisas".É a sua fé, e o seu direito, mas não pode ser a sua política.
MARCELO LEITE é autor de "Darwin" (série Folha Explica, Publifolha, 2009) e "Ciência - Use com Cuidado" (Editora da Unicamp, 2008). Blog: Ciência em Dia (
cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br)E-mail: cienciaemdia.folha@uol.com.br

Artigo -Dilma é um precioso fóssil, do tempo do DKW

CLIPPING
O Estado de S. Paulo, sexta, página A2.
Velhos tempos, belos dias
JoãoMellão Neto

Dona Dilma é um precioso fóssil, alerta o jornalista João Mellão Neto no artigo que escreveu para o Estadão nesta sexta-feira, referindo-se às idéias e teses da ministra de Lula, porque as posições que ela defende remontam à época do DKW (Das Kleine Wunder, segundo aprendeu o editor em Joinville, Santa Catarina, onde viveu e trabalhou por alguns anos como faturista e cronista amador do Jornal de Joinville). É que dona Dilma disse o seguinte na Folha de S. Paulo de domingo passado: 1) a presença do Estado na eocnomia tem de aumentar. 2) o patriotismo e o nacionalismo são a mesma coisa. João Mellão Neto diz que tem medo de Dilma porque ela parece fria, determinada, alguém que faria qualquer coisa pela causa. Não é bem assim, porque a ministra é apenas uma tecnoburocrata com viés comunista, mas é obediente ao chefe e não sabe fazer nada que não lhe mandem. Que o digam seus ex e atuais chefes, como Carlos Lamarca, Alceu Collares e Lula.

CLIQUE no endereço a seguir para ler o artigo:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090925/not_imp440645,0.php

Conheça, aqui, o que a mídia não dirá sobre a estranha convenção do PP do RS

Quem esteve na convenção de sábado do Partido Progressista, o PP, a ex-Arena, saiu sem entender nada mais a respeito da política no RS:

1) O deputado Beto Albuquerque apresentou-se como dedicado convencional do PP, porque chegou à reunião as 9h e só saiu quando tudo acabou as 14h.

2) Além do PSB, também PPS (ex-Partidão) e PC do
B (linha albanesa de Enver Hoxa) bateram o ponto (os Partidos de esquerda tiveram que engolir alguns sapos na convenção, como as acusações do deputado Pedro Westphalen à "esquerda burra" da América Latina).

3) A maior aliada do PP no RS, a governadora Yeda Crusius, não esteve na Convenção, que não a apupou, mas também não elogiou.

. O PP tem uma posição pendular em relação às eleições do ano que vem no RS. Ela obedece dois vetores diferentes e contrários: 1) a velha guarda prefere seguir a vocação governista, colocando-se ao lado de Yeda (Celso Bernardi, Otomar Vivian, Francisco Turra e Pedro Westphalen). 2) a guarda underground (Jerônimo Gorgen, Vilson Covatti, Frederico Antunes) prefere a Frente Ampla Gaúcha, portanto a candidatura do deputado Beto Albuquerque, do PSB.


. As alianças dentro da velha guarda e da guarda underground nem sempre são explícitas. Além disto, uma geléia geral majoritária aguarda para dar o bote final, mas preferiria que as coisas se decidissem por si mesmas.

. Inúmeros cardeais do PP no RS foram varridos do mapa e não mandam mais. Estão neste caso nomes como Zé Otávio Germano e Dorneu Macial, atropelados pelas Operações Rodin e Solidária.

- O apoio do PP à Frente Ampla Gaúcha, perfilando-se ao lado de Partidos de esquerda como PDT, PPS, PSB e PCdoB, ajudaria a “limpar” o Partido dos últimos escândalos. No caso da FAG, o deputado Jerônimo Gorgen poderia ser o vice de Beto, costurando uma aliança pela esquerda e pela direita.

* Do enviado especial à Convenção do PP, Antonio Calixto.

Governo gasta mais R$ 211 milhões em Aerolulas

O governo brasileiro aposentou ontem um dos aviões utilizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Embraer 190, adquirido por R$ 87 milhões, substituirá uma das aeronaves Boeing 737-200, em atividade desde a década de 1970.

. A “sucatinha” substituída ontem será vendida pelo governo brasileiro — a outra aeronave será trocada por um novo Embraer 190 no próximo ano. O custo total da compra foi de R$ 211 milhões — e mais da metade do valor já foi entregue à Embraer. A quantia inclui ainda despesas com a manutenção e o suporte técnico dos aparelhos.

TCU manda bloquear R$ 5,2 mi de obra do PAC

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ontem a retenção de R$ 5,2 milhões de uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - do governo federal - para construir 1.290 casas populares em Brasília, numa parceria com o governo do Distrito Federal. A obra foi inaugurada no dia 15 de junho pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador José Roberto Arruda (DEM). Na ocasião, eles entregaram 32 moradias na Vila Estrutural, bairro pobre de Brasília.

. Três meses depois, o TCU identificou sobrepreço de R$ 5,2 milhões, irregularidades na licitação e falhas na execução da obra, avaliada em R$ 72 milhões. O caso foi considerado "grave" pelo ministro Aroldo Cedraz, relator do processo. Segundo ele, houve "inexecução de serviços pactuados ou execução em quantidades inferiores às contratadas". Os valores deverão ser retidos nos pagamentos feitos à empresa Ericstel Construções Ltda, vencedora da concorrência para construir as moradias, de 41 metros quadrados.

. Além de analisar o contrato de todo o projeto, os técnicos visitaram as 32 casas, inauguradas por Dilma e Arruda, e constataram falta de itens previstos e pagos, como soleiras de mármore ou granito, chapiscos e vidros. Segundo a auditoria, não há indicação sobre critérios adotados para preços unitários das 1.290 casas - e por isso teriam ficado "excessivos".

PSDB quer que Serra assuma que já é candidato

A cúpula do PSDB quer que o governador de São Paulo, José Serra, assuma de vez a candidatura presidencial, como parte da estratégia para ver se, depois de vitaminado pelas inserções do partido no rádio e na TV, ele pode recuperar as intenções de voto que já perdeu e superar o teto exibido nas últimas pesquisas. O PSDB tem um volume grande de inserções para exibir em rede nacional e nos Estados a partir de outubro e não quer desperdiçar o palanque disseminando dúvidas.

. Para pressionar Serra a tomar uma decisão, o comando tucano tem defendido a posição de que "mostrar dois candidatos na televisão é o mesmo que não mostrar nenhum". A ideia é, sem esconder líderes nacionais, como o governador Aécio Neves (MG), fazer de Serra o personagem central dos próximos programas. Serra, que já teve 42% das intenções de voto (CNT-Sensus de agosto), apareceu com 35% das intenções na última pesquisa CNI-Ibope, divulgada na terça-feira passada.

Lula abençoa a candidatura de Ciro Gomes

Clipping - Revista Veja - 26 de setembro de 2009

Para o presidente Lula, eleger o sucessor em 2010 é uma obsessão. Ele é dono de índices espetaculares de aprovação, coleciona comendas mundo afora e está convicto de que a história do Brasil será dividida entre os períodos a.L. e d.L. – antes de Lula e depois de Lula. A derrota nas urnas de um herdeiro político não cabe nesse currículo. Há mais de seis meses o presidente está em campanha apresentando nos palanques sua candidata, a ministra Dilma Rousseff. Até agora, porém, a fama de eficiente dela e a popularidade dele não têm se transformado em intenções de voto no volume esperado. O que parecia ser a receita correta para o continuísmo está se mostrando um fracasso na prática. Diante do quadro até agora desfavorável, Lula pôs em andamento um plano alternativo. O governo decidiu dividir as bênçãos da aprovação plebiscitária de Lula entre Dilma e um segundo nome identificado com a atual administração – o deputado Ciro Gomes, do PSB.

Charge do dia

Charge do dia
Change!

Bertolucci é ovacionado presidente do PP do RS

O ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, como previa o editor, foi consagrado com 94,47% dos votos presidente do PP do RS.

. Os cinco outros candidatos retiraram seus nomes para apoiar Bertolucci.

. A Convenção foi prestigiada por representantes de outros partidos. Pelo PPS, esteve presente o secretário geral Sérgio Camps de Moraes, pelo PCdo B o vice-presidente estadual Carlos Fernando Niedesrberg e pelo PSB o presidente estadual Caleb de Oliveira e o deputado Federal Beto Albuquerque PSB.

Saiba como Buchmann foi "surpreendido" pelo MPE, MPF e PF


Estrofe de música brasileira
Você com uma arma na mão é um bicho feroz,
sem ela, anda rebolando e até muda de voz.

O ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, respondeu no dia 11 a interpelação feita em juízo pelo seu ex-amigo e ex-colega Genilton Ribeiro, subsecretário estadual da Administração. A reposta protocolada por ]Brunetti Castilhos Advocacia tem dois pontos centrais:

1) Buchmann reafirma ter ouvido de Genilton acusações contra Yeda, Crusius, Ferst e Vaz Neto.

2) Ele afirma que não tem testemunhas da conversa, não tem provas do que disse e nem sequer sabe se o que disse tem ou não tem fundamento.

. O subsecretário Genilton Ribeiro interpelou Buchmann porque vai processá-lo civil e criminalmente, segundo disse repetidas vezes ao editor neste final de semana.

. Buchmann permaneceu apenas tres meses no Detran. Ele terá que falar na CPI do PT. Genilton quer ser acareado com ele. Além de Genilton, também Yeda Crusius resolveu processar Buchmann. Ela protocolou a ação, assinada pelo advogado Fábio Medina, nesta terça-feira. Esta semana, na CPI do PT, a deputada Stela Farias divulgou áudio do depoimento de Buchmann na Polícia Federal, onde ele parecia bem mais valente.

- As circunstãncias do depoimento de Buchmann na Polícia Federal são surpreendentes. Na resposta à interpelação feita por Ribeiro, ele disse que foi surpreendido pela convocação dos policiais. Preste bem atenção como foi a coisa:1) Eram 14h quando Buchmann foi ao Ministério Público Estadual para conversar com o procurador Ricardo Hetstrith e este, surpreendemente, avisou que o levaria até a Polícia Federal. 2) As 14h30m, ele já estava depondo para um dos delegados da Operação Rodin, o delegado Schneider, e com ele estava o procurador do Ministério Público Federal, Enrico Rodrigues de Freitas (Buchmann e Brunetti Castilhos, na ação, sequer se lembravam do sobrenome de Enrico), que comandou o espetáculo midiático do MPF contra Yeda no anúncio do ajuizamento da ação em Santa Maria. Buchmann, na resposta à interpelação, queixou-se de que tudo foi muito rápido, insinuando que falou mais do que devia.

STF acusa vazamentos seletivos na PF comandada por Tarso.Saiba como isto também ocorre no RS.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mandou ofício ao ministro Tarso genro com dois vetores diferentges:

1) Protestou contra nove vazamentos seletivos promovidos pela Polícia Federal, em associação ou não com a Polícia Federal, tentando atingi-lo e ajuizes, comj o objetivo de constrangê-los e submetê-los aos seus objetivos. Mendes citou seu próprio caso.

2) Acusou o governo de tentar criar um Estado policial no Brasil.

. Nos últimos tres meses, duas reportagens do jornal Zero Hora foram construídas em cima de vazamentos seletivos dos autos do inquérito da PF sobre a Operação Solidária, tentando criar constrangimentos: 1) sobre a nomeação do coronel Paulo Mendes. 2) sobre a nomeação de um desembargador para o TJ do RS. O jornal não disse como obteve os vazamentos, mas usou-os de modo descontextualizado, colocando-se a serviço do vazador e criando enormes constrangimentos. O objetivo era exatamente este.

. A Operação Solidária investigou desvios de dinheiro público federal nos serviços de distribuição de merenda escolar em Canoas e Sapucaia, evitou fazer isto em Gravataí, cuja prefeitura é administrada por companheiros do ministro Tarso Genro. Uma perseguição dura, implacável, com grampos, fotos, videos, foi movida contra o deputado Eliseu Padilha, do PMDB, adversário do ministro no RS, e seus aliados, mas a PF evitou entrar em todos os casos onde possíveis envolvidos eram ligados ao PT. O editor detém e leu todos os autos da Operação Solidária e o material deixa isto transparente.

CLIQUE a seguir para ler o texto completo da denúncia do presidente do STF.
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac441395,0.htm

Há quatro meses, Toffoli disse que gente como ele não merecia estar no STF

Augusto Nunes está fazendo muito bem ao Pais. Dedica-se a investigar o que Toffoli faz e o que diz, e mostra que ele é bem diferente do que diz. Elementar para que saber quem quer ser ministro do Supremo.O Senado não parece muito interessado nisto, já que é o local de “negócios” do Governo.

. Decidido a investigar o advogado que Lula quer ver ministro do STF, o jornalista Augusto Nunes mostra quem e o que está por trás de José Antonio Toffoli, ex-advogado do PT, ex-subchefe para Assuntos Jurídicos de Zé Dirceu e atual advogado Geral da União.

. Este homem não conseguiu sequer aprovação nos concursos de que participou para ocupar uma vaga de juiz. E agora será o chefão de todos os juízes brasileiros. O que dizem disto a Ajuris e a OAB do RS. O editor não viu manifestação alguma das duas entidades, que são bem comativas.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo.

Tarsila processará Noblat e O Globo na segunda-feira. RBS insiste com fotos que ofendem os netinhos de Yeda.

Nesta segunda-feira o jornalista Ricardo Noblat e o jornal O Globo tomarão dois processos, ambos movidos pela filha da governadora Yeda Crusius, Tarsila Crusius, que resolveu levar ao banco dos réus também o jornalista André Machado, de Zero Hora, mais O Estado de S. Paulo e revista Veja.

. O processo cível diz respeito a exposição de fotos relacionados com o cárcere privado, injúria e ameaças físicas à integridade dos filhos de 8 e 11 anos de Tarsila, agressões realizadas defronte a casa de Yeda, em julho, todas lideradas pela presidente do Cpers.

. A condenação poderá resultar em graves prejuízos financeiros para os envolvidos.

- Os jornais e jornalistas publicaram fotos dos netos de Yeda, sem preservar a identidade das crianças e, pior, situando-as atrás das grades da casa da governadora, numa posição destinada a passar a imagem de que estavam em cela de prisão comum. As crianças passaram vexames até mesmo dentro da escola que freqüentam. Os jornais e jornalistas processados, demonstram piedade até com adolescentes assassinos, estupradores e ladrões, protegendo-lhes a imagem com tarjas ou manchas sobre o rosto, no caso do filho de Tarsila não tiveram esta preocupação.O advogado Fábio Medina Osório, que ajuizará a ação contra Noblat e O Globo, pediráreparação e indenização por prejuízos morais irreparáveis. Ele baseará sua ação no Estatudo da Criança e em convenções internacionais de proteção à infância e ao adolescente.

O jornalista André Machado e a RBS não parecem ter se intimidado com a ação cível protocolada por Tarsila em favor dos seus dois filhos ofendidos pelo jornalista e pela RBS, porque as fotos continuam postadas no blog de Machado, conforme endereço a seguir (situação deste sábado, 25 de setembro, 10h37m): http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getPalavra&template=3948.dwt§ion=Blogs&blog=273&coldir=1&busca=1&topo=3951.dwt&uf=1&local=1&pg=1&palavra=Cpers

Bolsa Família - A farsa de Lula, antes e depois de eleito pelo PT


BOM HUMOR do leitor

Frase motivacional para a semana:


Não esmoreça nem desista. Trabalhe duro! Milhões de pessoas que vivem do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de você!

CLIQUE AQUI para examinar as falas de Lula sobre o Bolsa Família. Hoje, presidente, cavalgando o programa assistencialista, ele elogia, mas, antes, como candidato, espinafrava. Esse é "o cara".

Sperotto poderá ir terça para o PSDB, que passaria ao posto de segunda maior bancada na Assembléia

A ação interposta pelo deputado estadual José Sperotto, que requer o reconhecimento de justa causa para se desfiliar do DEM, partido pelo qual foi eleito, será julgada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do RS na próxima terça-feira, dia 29.

. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul realizou, no dia 24 de setembro, uma audiência na qual o parlamentar e seis testemunhas, três de cada parte, foram ouvidos pelo procurador Regional Eleitoral, dr. Vitor Hugo Gomes da Cunha, e pelo relator do processo, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini.

- Sperotto diverge frontalmente do atual comando do DEM no RS. O DEM opõe-se de maneira drástica ao governo de Yeda Crusius, apoiado por Sperotto. O deputado é hostilizado pelo Partido há três anos. Ele sairá do DEM e poderá se filiar ao PSDB, elevando a bancada do Partido para nove deputados, o que levará o Partido a deter a segundas maior bancada da Assembléia, junto com o PP e PMDB, atrás apenas do PT, que tem 10. Com 9 deputados, o PSDB poderia, se quisesse, reivindicar a presidência da Assembléia no ano que vem, porque a vez será do PDT, que tem apenas 6 deputados.No início da atual legislatura, as maiores bancadas, PMDB, PP, PDT e PT, dividiram os quatro anos entre si, mas o cenário mudou completamente em favor do PSDB.

Histeria midiática contra assassinos de cadela indefesa em SC

Vale a pena ouvir o que disse o Prates sobre os dois assassinos (agentes prisionais) que atiraram numa cachorrinha indefesa.
Orgulhosamente, digo que o Prates é meu conterrâneo, nasceu no Rio Grande do Sul!!!
Adilson Milton, Florianópolis, SC. Sábado, 25 de setembro.
Vejam:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=78405&channel=47

O que houve
Acusados de praticar tiro ao alvo em cadela perdem porte de arma em SC
Luiz Nunes
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis


A Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina retirou o porte de arma de dois agentes prisionais acusados de terem praticado tiro ao alvo com uma cadela vira-lata. Eles estão respondendo a uma sindicância e a um inquérito policial. Dependendo do resultado das investigações, os agentes podem até perder o emprego.
Os processos vão indicar se os dois utilizaram munição, armamento e veículo do Estado e se praticaram o crime durante o expediente. Ambos atuam na Penitenciária de São Pedro de Alcântara (32 km de Florianópolis). Os nomes dos agentes não foram divulgados.
O animal vivia nos arredores da unidade prisional e era alimentado por funcionárias. Os próprios colegas denunciaram o caso à administração. Segundo o relato, eles teriam colocado a cadela em um carro oficial e a levado a um local distante, para realizar os disparos. "Isso envergonha, mas sabemos que é um caso isolado", diz o diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap), Hudson Queiroz.
De acordo com Queiroz, é o inquérito civil e a sindicância na secretaria que vão definir qual a punição dos agentes, que pode variar entre advertência e demissão. O relatório do processo administrativo deve ser entregue em 15 dias e o processo na Polícia Civil deve ser concluído em 30 dias. Pela Lei de Crimes Ambientais, se enquadrados, ambos podem ser condenados a prisão entre três meses e um ano e ter que pagar multa.
Apesar das quatro perfurações no corpo em razão dos tiros, a cadela sobreviveu. Depois de passar a noite agonizando, Pituca, como é chamada, foi levada a uma clínica e sofreu cirurgia. "Ela tinha choque hemorrágico, estava debilitada. Foi feita uma transfusão e ela permaneceu quatro horas na mesa de operação", explica o veterinário Marcelo Flicki, apostando na recuperação do animal, que já consegue ficar sobre as quatro patas e se alimenta quase normalmente.
Para ver foto da cachorrinha clicar abaixo:
http://noticias.uol.com.br/album/090925_album.jhtm?abrefoto=27








Clipping - Tarso Genro não visitará Canoas neste final de semana

Tarso Genro não visitará
Canoas neste final de semana

Clipping
Reinaldo Azevedo, www.veja.com.br
Sexta-feira, 25 de setembro

Tarso Genro estava ontem em Cuba. Será que também ele aproveitou para usar o Granma de modo alternativo, como são obrigados a fazer os cubanos, que finalmente descobriram para que servem as palavras de Fidel? Sabemos que Tarso é uma pessoa que tem relações muito íntimas com as letras, como prova este poema:
“Quanto te esperei e quanto sêmeninútil derramei até o momento”
Ah, sim: não tentem me chamar de deselegante. Deselegância é Tarso Genro, em Cuba, pedir que Honduras, vítima de uma tramóia liderada por Lula, Chávez e Daniel Ortega, “respeite a legislação internacional”.

Rede Band bate duro no governo por causa do índice de produtividade

Nesta quarta-feira a noite a Rede Bandeirantes de TV tirou um editorial duríssimo sobre uma declaração muito breve, quase fugidia, pouco divulgada na mídia, na qual o presidente Lula anunciava que irá assinar o decreto que estabelece novos incides de produtividade no campo.

. Lula, boquirroto como nunca, diz o diabo fora do Brasil.

. É exigência do MST, aliado eventual de Lula e do PT.

. O editorial foi lido por Joelmir Bettig.

. A Band avisou o que qualquer pessoa de inteligência razoável e do bem já sabe: 1) a idéia do MST é desorganizar a produção de alimentos para estabelecer o caos. 2) a idéia de Lula é forjar alianças para disputar as eleições do ano que vem, mesmo que isto custe o que custar.

CLIQUE AQUI para ouvir o editorial da Band (o editor gravou tudo e disponibiliza).

Dica - Hoje e sábado, chope e cerveja artesanais no Bier Markt

DICA DE CHOPE E CERVEJA ARTESANAL

42 tipos (esta semana, edição especial de Erdinger) de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães, no Bier Markt, Castro Alves 442, Porto Alegre. Copos ajustados ao chope ou cerveja e chopes sem serpentina, mas a 1 grau nos barris, com injeções de gás carbônico e nitrogênio em régua sob medida harmonizada para cada tipo. Abre as 18 horas. Reservas pelo fone 51-3013.2300. Sextas e sábados a casa lota. www.biermarkt.com.br

Odebrecht entrega modelagem da PPP da Via Leste.

Saiu a primeira das oito modelagens de PPPs que o atual governo gaúcho quer tocar. Trata-se do serviço feito pela Odebrecht para a chamada Via Leste, a RS de 40 quilômetros que ligará Cachoeirinha a Sapiranga.

. A Via Leste correrá pelo lado direito da BR-116, portanto do lado contrário ao da Rodovia do Parque. A idéia, como a Rodovia do Parque, é desafogar a BR no trecho Porto Alegre-Novo Hamburgo.

. Agora o Comitê Gestor examinará a modelagem, que aprovará ou não. Se aprovar, o governo chamará licitação para tocar a obra.

- O governo gaúcho quer demonstrar com a Via Leste duas evidências: 1) a Rodovia do Parque era desnecessária. 2) a Via Leste custará a metade do preço da Rodovia do Parque. 3) A Via Leste não levará dinheiro público. 4) A Via Leste não terá perna de anão, como a Rodovia do Parque, que começou com 22 kms.

GetMax já tem novo B2C para vendas de TI

Já está na Web o portal de compras B2C da GetMax. A GetMax, 15 anos no mercado corporativo de TI, vende computadores, equipamentos e softwares.

. Os carrinhos podem ser carregados ali mesmo e quitados com qualquer cartão ou boleto.

- Um dispositivo chat on line, que permite diálogo imediato com o atendimento em vendas, tipo MSN.

Site: www.getmax.com.br

Máquina pública gaúcha é uma das menos inchadas do Brasil

O RS nem de longe é o Estado mais inchado de servidores públicos. Ele ocupa a 24ª. posição no ranking.

. Sobre o total de 2,5 milhões de empregos com carteira assinada, 416 mil são de servidores públicos. Algo como 16,51% do total.

. A máquina pública menos inchada é a de Santa Catgarina, 12,7%, mas a mais inchada, Tocantins, levanta a taça com 49,97%.

Eis as 7 dicas para ajudar a sua empresa a sair da crise

O editor leu e estudou atentamente as 7 dicas para TI que acaba de formatar a TGT Consult, empresa formada há dez anos por ex-diretores da Gartner (clientes como Nestlé e Vale).

. O material chegou nesta sexta-feira ao e-mail do editor, para disponibilização aos seus 192 mil assinantes.

. A crise global levou as empresas a reduzir gastos, cortar investimentos e usar intensivamente a área de TI para ajuda-la a sair da crise e crescer de novo, o que só ocorrerá, segundo a TGT Consult, com a aplicação das seguintes 7 dicas:

- Buscar o auto-conhecimento para ir adiante;
- Usar o foco em projetos de oportunidade como tática;
- Formar já o War Room (sala de guerra) para recuperação;
- Pensar na infra estrategicamente e usar o Cloud taticamente;
- Elaborar um Plano Estratético de TI, mas excluindo 2009;
- Preparar a Arquitetura e a Segurança para ser ágil e flexível;
- Consolidar o modelo de Sourcing vinculado aos KPIs do negócio.


SAIBA MAIS: www.tgtconsult.com.br

Bom Humor do Leitor - Trabalhe duro ! O Bolsa Família precisa de você.

BOM HUMOR
do leitor

Frase motivacional para a semana
Não esmoreça nem desista.
Trabalhe duro!
Milhões de pessoas
que vivem do Bolsa-Família,
sem trabalhar,
dependem de você!

Trenzinho da alegria ameaça Folha de Pessoal do TCE do RS

Está na ordem do dia desde o dia 9, o projeto de Lei 254/08, que trata do Plano de Carreira para os servidores do TCE do RS.

. A votação poderá sair na semana que vem.

. O Plano tomou um contrabando. Através de gratificação especial, ele aumentará os salários dos servidores em 100%.

. Trata-se de um infame trenzinho da alegria. Ele ameaça a Folha do TCE.

. O editor soube que a esperteza resultou naquilo que no TCE é conhecido como Acordão Farroupilha.

- O assalto aos cofres públicos do RS não parece ter limite.

CLIQUE AQUI para examinar o projeto e os pareceres.

Até Dilma garante volta de Zelaya ao governo na Província de Honduras

Como chefe da Casa Civil, a Dilma estão afeitos os assuntos politicos internos do Brasil e ela não tem nada a ver com politica externa e com assuntos politicos estrangeiros. Mas já fala astuta e matreira em coletiva para a imprensa internacional sobre Honduras como se fosse uma provincia brasileira, para tirar uma casquinha da suposta popularidade de Lula, metendo-se nos assuntos e dizendo que não se negocia com ditadura e falando sobre quebra de Estado de Direito, como se Honduras houvesse quebrado estado de Direito. Ignora a Constituição de Honduras proposital ou inocentemente. Depois diz de fomra discreta que o alcance do Brasil é limitado, mas acaba tendo que reconhecer isto, porque afinal, cabe oas hondurenhos decidir o que querem, apesar da intervenção "bolivariana"..- Livia Leiria, Porto Alegre, RS.

Volta de Zelaya ao poder em Honduras é inegociável, diz Dilma.
Plantão Publicada em 25/09/2009 às 13h03m / BBC


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira que a volta do presidente deposto Manuel Zelaya ao poder em Honduras é inegociável.

"Eu não acredito que a ONU, a OEA, qualquer país latino-americano, os Estados Unidos respondam a isso falando que vão negociar a não-ida do Zelaya para a sua situação de presidente constitucional", disse a ministra.

"Ninguém pode dizer isso, porque seria uma posição, no mínimo, esdrúxula. A gente não negocia certos princípios. Eu não posso dizer que, se a ditadura ficar um pouco menos ditadura, nós aceitamos a ditadura."

A ministra também defendeu o abrigo ao presidente deposto, afirmando que brasileiros se beneficiaram do instrumento no passado, quando países da América Latina "sofreram" com ditaduras e com a quebra do estado de direito.

Dilma Roussef admitiu, porém, que o poder de ação do Brasil na crise é limitado.

"Nós não controlamos o tempo dessa crise política com a qual não temos a menor ligação", disse Dilma. "O que esperamos é que o conflito seja solucionado da forma mais rápida possível, e que o presidente eleito volte para o cargo."

As declarações foram feitas em entrevista coletiva da ministra a correspondentes da imprensa internacional em São Paulo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/