Saiba como foi a inusitada intervenção da procuradora Raquel Dodge no curso da votação

A coisa fão tão escrachada na sessão de hoje do STF, que aconteceu alguma coisa inusitada em qualquer julgamento ocorrido neste País, mesmo nas chamadas comarcas dos confins do mundo:

- Quando a presidente Cármen Lúcia já tinha colhido votos sobre a suspensão da sessão e da concessão de tutela antecipada para livrar Lula da cadeia, a ministra parece ter se dado conta de que deveria ouvir a chefe da PGR.

Ora,ouvir o Ministério Público depois de iniciada a votação e vários ministros terem votado ?

Só em Cortes Bolivarianas.

STF decide que Lula é inimputável. A reação precisa acontecer nas ruas, neste domingo.

O VemPraRua precisa saber que Lula já foi salvo. E foi hoje. Neste sentido, precisa IrPraRua, o que já fez antes com sucesso, aliando-se ao MBL, NasRuas e todos os movimentos sociais que defendem o estado democrático de direito, portanto o correto cumprimento da lei, que é o de enfiar ladrões condenados na cadeia, como é o caso de Lula.

E ir rápido para as ruas, enquanto o caldeirão dos indignados ferve nas redes sociais.

Só o povo nas ruas, como aconteceu durante o processo de impeachment de Dilma, é que poderá nos salvar.

Não tem outra alternativa.

O STF acaba de decidir que Lula é inimputável.

É o único brasileiro que pode cometer o crime que bem entender, ser investigado, denunciado, julgado e condenado pelo juiz que for, e mesmo assim não poderá ser preso.

STF interrompe julgamento do habeaa, mas golpeia a si mesmo e o TRF4, proibindo a prisão de Lula, condenado ou não

Arreglados, conchavados, os ministros do STF se disseram cansados ou com compromissos em convescotes fora de Brasília, tudo para justificar o que já estava combinado previamente: livrar a cara de Lula.

A maioria do STF (6 x 5) acaba de decidir que o TRF4 e o juiz Sérgio Moro não poderão mandar prender Lula, mesmo que exista jurisprudência da própria Corte Suprema e da Corte de Porto Alegre, determinando que réu condenado em segunda instância vá para a cadeia. Os 5 que não quiseram arreglar com Lula: Fux, Barroso, Alexandre Moraes, Carmem Lúcia e Fachin. 

O STF viola sua própria jurisprudência e atropela o TRF4 para proteger o chefe da organização criminosa.

O julgamento do habeas corpus de Lula foi interrompido e só será retomado dia 4 de abril, mas até lá o réu condenado não será preso, ainda que tudo transite em julgado no TRF4, que não poderá, portanto, cumprir sua própria Súmula, a 122, que manda prender réus condenados em segundo grau.

Opinião do editor - Habeas para Lula interessa aos líderes do PT, PMDB, PSDB e PP. É o fim da Lava Jato.

Conceder habeas corpus para Lula é o mesmo que livrar a cara para todos os bandidos políticos do PT, PMDB, PSDB, PP e Partidos menos votados.

E livrar a cara de gente como o próprio presidente Michel Temer.

É por isto que o leitor não ouviu, viu ou leu um único deputado ou senador falando sobre o julgamento de hoje no STF.

Estão todos interessados na vitória de Lula, porque ela significa que eles também ficarão impunes para sempre.

É também a vitória sobre a Lava Jato.

Nenhum bandido poderá ser preso a partir de hoje no Brasil.

"Temos que ir às ruas !", conclamam cidadãos feridos pelo conchavo feito entre Lula e a maioria do STF

Às ruas, cidadãos !

Nas redes sociais, a engenheira gaúcha reage ao resultado inicial do julgamento do habeas corpus pedido por Lula:

- É um deboche. 

E conclama:

- Temos que ir às ruas.

O bordão viraliza nas redes sociais e obtém apoio avassalador.

A primeira parte da sessão de hoje do STF é indicador firme do que vai acontecer daqui a pouco, quando for examinado o mérito.

Os sete ministros que estão com o lulopetismo riem, fazem piadas, debocham, tripudiam sobre os interesses contrariados.

Nenhum deles mostrou a sobriedade, competência e profissionalismo que demonstraram os desembargadores Gebran Neto, Laus e Paulsen durante o julgamento de Lula em Porto Alegre.

MPF manda para Sergipe reclamação de Luís Milman contra Lelê Teles

O Ministério Público Federal do RS decidiu mandar para o MPF do Sergipe, a Notícia de Fato (reclamação) do jornalista gaúcho Luís Milman, que quer investigação e ação cível e pública contra Lelê Teles, que no site Brasil 247 publicou o artigo "Quem é judeu ?", no qual ataca a fé jucaica e os judeus.

No artigo, Lelê Teles escreveu:"Jacó, judeu legítimo, é aquele que deu porrada em um anjo... Esse é o nosso Jacó... Grande filho da puta esse Jacó..".

Há mais. 

É crime de racismo praticado na Internet. 

Acontece que Lelê Teles reside em Aracaju, Sergipe, e o MPF acha que é lá que o MPF deve agir, se achar que deve agir.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão do MPF do RS.

Admissão do habeas para Lula foi aceita no STF. Votação do mérito virá em seguida.

Já são 7, maioria, os votos favoráveis à admissibilidade da impetração do habeas corpus em favor de Lula. A votação do mérito, portanto a votação do habeas em si, virá em seguida, depois do voto dos 11 ministros.

Apenas 3 ministros votaram contra: Fux, Barroso e Fachin.

Votaram pela admissibilidade: Alexandre Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Melo e Celso de Mello.

Fala neste momento, 18h11 min, o ministro Celso de Mello.

Manifestantes e produtores rurais cercam a prefeitura petista de Cruz Alta. Em Entre Ijuís, caravana lulopetista toma chuva de ovos.

Bandeiras do PT foram queimadas nas ruas da cidade.

Tratores e máquinas agrícolas ocuparam a frente da prefeitura.

Lula, Dilma e a comitiva de 5 ônibus permaneceram apenas 1 hora em Cruz Alta e viajaram para Palmeira das Missões, mas no trevo de acesso de Entre Ijuís, apesar do forte policiamento da BM e da PRF, a caravana foi atacada com chuva de ovos. 

Manifestantes e produtores rurais acabam de cercar a prefeitura municipal de Cruz Alta, que está sob o comando de prefeito Vilson Roberto, do PT, tudo em protesto contra o réu condenado Lula da Silva, que esta tarde desembarcou na cidade para fazer campanha eleitoral antecipada e na terça-feira  a noite, em Santa Maria, chamou-os de "contumazes caloteiros".

A Brigada negocia a retirada dos manifestantes, que usam a praça frontal e carro de som.

Há tensão na cidade desde as primeiras horas da manhã.

Lula e sua comitiva, inclusive 80 milicianos do MST que fazem sua guarda pretoriana, chegaram no meio da tarde a Cruz Alta, mas foram recebidos por centenas de manifestantes e o boneco Pixuleco (veja nota a seguir).

MPF manda Universidade Federal da Fronteira parar de acolher Lula da Silva

Desta vez, Lula não poderá fazer campanha dentro da universidade pública federal e terá que ir para a avenida Brasil, onde o esperarão manifestantes anti-lulistas. Ontem, Lula esteve no campus da UFFS de São Vicente do Sul. Jaime Giolo, reitor da UFFS, é filiado ao PT.

O Ministério Público Federal abriu procedimento para averiguações relacionados ao ato, investigando possível improbidade administrativa pelo uso de espaço público, no caso o campus da UFFS. O MPF notificou a reitoria para que se abstenha de receber o pessoal da campanha eleitoral antecipada de Lula, conforme estava programado para amanhã.

De outra parte, quatro vereadores de Passo Fundo ingressaram ontem à tarde com uma ação popular na 1ª Vara da Justiça federal, com pedido de liminar, para suspender o ato do ex-presidente Lula no prédio da UFFS, Universidade Federal da Fronteira Sul, em Passo Fundo, nesta sexta-feira. O juiz do caso negou a liminar. 

Na ação Judicial, o documento foi assinado pelos vereadores Roberto Toson (PSD), Mateus Wesp (PSDB), Ronado Rosa (SD), e Renato Tiecher (PSB).

STF abre intervalo de 10 minutos na sessão que julga habeas de Lula

A presidente do STF resolveu abrir um intervalo de 10 minutos, tudo depois das falas do advogado de Lula, José Battochio, que decidiu, arrogantemente, passar lições aos ministros, e também da procuradora Geral da República, Raquel Dodge, que defendeu a imediata prisão de Lula.

Batochio cometeu gafe grosseira ao falar, já que chamou Dodge de Procuradora Geral de Justiça, cargo que ela não ocupa.

A procuradora deixou claro que jurisprudência do STF, do ano passado, autoriza prisões sempre que o réu estiver condenado em segundo grau. Conceder habeas a Lula é violar a lei.

Logo abaixo, o leitor poderá acompanhar ao vivo a transmissão da sessão desta tarde.

OAB comemora fim das doações ocultas em campanhas eleitorais

O STF acaba de proibir em definitivo qualquer tipo de doação oculta aos candidatos a qualquer cargo eletivo.

A ação foi ajuizada pela OAB.

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, mandou dizer ao editor que a"a falta de transparência favorecia uma das mais vorazes facetas da corrupção". E lembrou:

- A decisão de hoje integra um conjunto de avanços na legislação eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa e a proibição das doações de empresas, causas apresentadas pela OAB.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota da OAB.

Artigo, João Derly, deputado Federal da Rede, RS - Vende-se deputado

- O artigo foi publicado no Jornal do Comércio.

Começou a triste temporada de compra e venda de parlamentares em Brasília. Com a "janela de transferências" de partidos aberta, o corre-corre atrás de deputados se acelerou. As ofertas, ao que tudo indica, inflacionaram. Por trás de tudo não há resquício de interesse público ou mesmo de orientação ideológica. O que rege o fenômeno é a busca pelo dinheiro e pelo poder. A lógica é simples: segundo as regras, quanto mais deputados um partido tem no Congresso, maior é a sua fatia no fundo eleitoral e mais extenso o seu tempo de propaganda na TV. Então, seguindo estratégia vil e eleitoreira, um partido pode fazer ofertas aos deputados "insatisfeitos", tirando-os de seus partidos atuais, em troca de recursos para a campanha de outubro. Ou seja, é a fome se unindo com a vontade de comer. Atualmente, um deputado pode valer até R$ 2,5 milhões, dependendo de sua viabilidade eleitoral.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Habeas Corpus para Lula - Julgamento no STF ao vivo.

Troca de dívidas fiscais por precatórios já começou no RS

A troca de precatórios por quitação de tributos estaduais, em vigor a partir de hoje no RS, permitirá que o estoque atual de R$ 12,3 bilhões, despenque rapidamente para apenas R$ 5,3 bilhões.

Será possível trocar até 85% do valor a receber, mas 15% terão que ser pagos em dinheiro. Os 15% poderão render até R$ 1 bilhão para os cofres públicos, também rapidamente.

Abre-se um mercado bilionário para as corretoras gaúchas, onde os interessados poderão encaminhar seus negócios, inclusive comprando precatórios de terceiros.

Existem 57 mil credores, alguns dos quais esperam pelo pagamento há décadas.

EUA isenta Brasil da sobretaxação de 25% sobre os preços do aço

O governo dos EUA confirmou, hoje, informação passada ontem pelo presidente Temer, segundo a qual o Brasil foi isentado da sobretaxação de 25% sobre preço do aço que exporta para os Estados Unidos.

Boneco do Pixuleco foi erguido em Cruz Alta, RS. 150 brigadianos e 80 milicianos do MST protegem Lula.

O boneco foi erguido diante do palco armado para a fala de Lula. Ele veio de São Miguel das Missões, esta madrugada.

Ao lado, forte policiamento da Brigada Militar protege a caravana lulopetista da ira popular. A caravana também conta com a proteção de 80 milicianos do MST. A foto é desta tarde, diante do palco armado para a fala de Lula.

A comitiva de Lula que passou a noite num luxuoso hotel das ruínas de São Miguel das Missões, cumpriu programação tumultuada por manifestantes na parte da manhã e em seguida se deslocou para Cruz Alta, onde chegaria as 12h30min, mas acabou desembarcando as 14h39min, ainda há pouco.

Os 5 ônibus lulopetistas, fortemente escoltados por milicianos do MST (80 deles vêm nos ônibus) e por 150 homens da Brigada, chegaram no trevo da RS-342, onde está instalado um caminhão de som. O palco já foi deslocado para o lado contrário da rodovia, tudo porque manifestantes ocuparam boa parte da área, inclusive com um boneco do Pixuleco.

Lula ficará apenas uma hora na cidade e depois do comício viajará para Palmeira das Missões.

Receita do RS abre operação para apurar sonegação de R$ 500 milhões de indústrias do setor moveleiro

A Receita Estadual do RS abriu esta manhã a Operação Isopterra,cujo objetivo foi apurar sonegação no recolhimento do ICMS por parte de empresas do setor moveleiro.

As investigações concentraram-se em indústrias de Lagoa Vermelha e Sananduva.

A sonegação é calculada em R$ 500 milhões.

A secretaria da Fazenda não quis divulgar nomes.

Multidão já cerca o STF aos gritos de "Lula na cadeia !"

A foto do leitor é deste momento, 14h08 min

Uma multidão de manifestantes já protesta diante do STF contra a tentativa de livrar Lula da prisão. O julgamento do habeas pedido pelo réu condenado sairá no meio da tarde.

A palavra de ordem é "Lula na cadeia !".

Há forte segurança.

Os 11 ministros já chegaram.

A TV Justiça vai transmitir toda a sessão.

Deputado Jerônimo Goergen interpela Lula na Justiça de Porto Alegre

Produtores de soja escracham Lula:
CLIQUE AQUI para ler, também, protesto muito bem fundamentado divulgado hoje pela Associação dos Produtores de Soja do RS. O Brasil é um dos três maiores produtores de soja do mundo e seus produtores são extraordinariamente produtivos.

O deputado Jerônimo Goergen acaba der interpelar o réu condenado Lula da Silva, ajuizando ação própria em Porto Alegre.

O advogado do deputado do PP é Pedro Alfonsin.

Jerônimo Goergen é de família que trabalha no agro e quer ajuizar ações cível e criminal contra Lula, tudo por conta das declarações que fez o ex-presidente em Santa Maria, terça-feira a noite, quando chamou os produtores rurais gaúchos de "contumazes caloteiros".

CLIQUE AQUI para conhecer da interpelação.

São Miguel das Missões acorda Lula aos gritos de "Acorda, ladrão !", "Acorda, sem vergonha !"

O réu condenado Lula da Silva foi recepcionado com bandeiraços em São Miguel das Missões, que visitou esta manhã em sua campanha eleitoral antecipada.

O protesto incluiu cavalarianos.

Os gaúchos das Missões não dão trégua ao lulopetismo.

Lula foi acordado com espoucar de foguetes e gritos fortes de manifestantes madrugadores:

- Acorda, ladrão ! Acorda, sem vergonha !

Tem vídeo.

Artigo, Astor Wartchow - Feitiço do Tempo

- O autor é advogado, RS

Sabe aqueles carros que têm cambio automático, tração nas quatro rodas e 3.0 de potência? Para enfrentar morros, lamaçais, pedregulhos e estradas ruins, com força e velocidade
     
Pois, é assim que vejo a necessidade imediata do Brasil. Chega de políticos e governantes 1.0 e de baixa capacidade de vontade (potência). Mas, se temos certeza sobre a ruindade do “velho”, como julgar e avaliar de antemão o que se diz e espera do “novo”? Diante das nossas habituais práticas irresponsáveis e inconseqüentes, o que significa, objetivamente, se afirmar como “novo”?
      
Marqueteiros, analistas e estrategistas políticos afirmam o “novo” como provável saída e solução das atuais circunstâncias sócio-políticas negativas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Álvaro Dias, Bolsonaro e Amoêdo vão falar na ACI de Novo Hamburgo

A ACI de Novo Hamburgo acaba de fechar as apresentações de três candidatos presidenciais na sua sede:

Abril
Dia 6, Bolsonaro
Dia 10, João Amoêdo, Partido Novo

Maio
Dia 9, Álvaro Dias

A ACI já anunciou publicamente que todos os candidatos são convidados, bastando acertar agenda com a entidade.

Os candidatos falarão no auditório da entidade, mas só terão acesso os associados - um por CNPJ.

TSE cassa mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda

O TSE acaba de cassar o mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, que é do PMDB.

Artigo, Josias de Souza - Gilmar Mendes transformou o STF num botequim

O Supremo Tribunal Federal é uma coisa, um botequim é outra coisa. Num ambiente, os conflitos são dissolvidos em votações que resultam em sentenças. Noutro, as desavenças costumam terminar em pancadaria. Pois nesta quarta-feira, graças ao ministro Gilmar Mendes, a Suprema Corte viveu uma tarde típica dos piores botecos da periferia.

Discutia-se uma ação direta de inconstitucionalidade sobre doações ocultas de campanha. Ao votar, Gilmar alfinetou vários colegas, criticando decisões e opiniões alheias ao processo que estava sendo julgado. Cutucou Edson Fachin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Percival Puggina - Aprende aqui, Lula

Setores carentes da sociedade talvez se sintam mais seguros com alguém que posa de provedor de condições mínimas para sua subsistência, ainda que, em tudo mais, represente permanência na miséria. Setores privilegiados da elite funcional e empresarial brasileira devem a Lula muito dinheiro fácil, ainda que isso represente o caos e prisão ali adiante. Não se confunda, então, o povo brasileiro com Lula e vice-versa. Lula não representa o povo e não representa a elite porque a fruta estragada não significa o cesto e, menos ainda, a feira.

O povo brasileiro, contudo, não é como Lula. Lula não sabe o quanto ganha, nem quem lhe paga as contas. Não sabe o que tem e fornece essas respostas aos magistrados que o interrogam. Seus filhos beneficiaram-se do sobrenome e enriqueceram em negócios que tangenciavam o governo por vários lados. O povo brasileiro, enfim, não é como esses corruptos e corruptores do PT. Nem como os do PSDB, do PMDB, do PP e outros que reinaram nos governos petistas e buscaram proteção no governo Temer. Que a porta de entrada da cadeia lhes seja de serventia.

Como isso foi acontecer? De onde saiu a ideia de que um país pobre possa providenciar fortuna para quem se dedica às tarefas de Estado?

CLIQUE AQUI para ler mais.

No Banrisul, quatro gestoras pedem mais governança, informa Brazil Journal

O blog e newsletter diária Brazil Journal informa hoje que auatro gestoras se uniram para emplacar um conselheiro independente no Banrisul, num momento em que o governo gaúcho tenta monetizar parte de sua fatia no banco em meio a um colapso fiscal.

A gestora gaúcha Zenith Asset Management, a Kapitalo Investimentos, a JGP e a Oceana indicaram Adriano Seabra para o conselho do banco. Seabra é um veterano gestor de recursos. Juntas, as quatro gestoras têm 34,5 milhões de ações PNB do Banrisul (BRSR6), equivalentes a 16,95% do total de PNs e a 8,45% do capital total do banco. O estatuto do Banrisul garante a investidores na ação PN que detenham no mínimo 10% do capital total o direito de eleger um conselheiro.

Leia a reportagem do publisher do BJ, Geraldo Samor:

“A governança no Banrisul é um desastre, é a pior que já vimos numa empresa aberta,” diz Rafael Morsch, sócio da Zenith, que está liderando o ativismo. A Zenith administra R$ 280 milhões e é dona de 2% das PNBs do Banrisul, que é a maior posição do seu fundo.

Na AGO de abril do ano passado, os acionistas elegeram nove membros do conselho, dos quais quatro acabaram rejeitados pelo BC em dezembro. O BC rejeitou três nomes indicados pelo Estado — três secretários de Estado — apontando que eles violariam a Lei das Estatais, que veda secretários do Estado em conselhos de estatais. Mateus Bandeira, indicado pelos preferencialistas e hoje pré-candidato ao Governo do Estado, também foi rejeitado por já ser conselheiro do Banco Pan; o estatuto.

CLIQUE AQUI para entender melhor o que acontece.

Na defesa de Lula, PT injuria os gaúchos: "São gigolôs de vaca !"

O site da direção nacional do PT repete o discurso de Lula contra os homens do agro gaúcho, que chamou de caloteiros, mas vai mais adiante. O que diz o site, reproduzindo um artigo de Cristóvão Feil:

- Os gaúchos são gigolôs de vaca.

O PT está furioso com as imagens do cavaleiro bageense que esmaga uma bandeira do Partido a pataços de cavalo e a do manifestante gaúcho que dá de relho num lulopetista, Santa Maria.

O PT não se vexa sequer de replicar notícia de jornal, no qual é publicada entrevista do general João Figueiredo, página quatro da "Folha de S. Paulo" no dia 06 de abril de 1978 (veja ao lado) uma quinta-feira, na qual ilustrou o que o futuro presidente da ditadura pensava sobre os pecuaristas do Rio Grande do Sul.

CLIQUE AQUI para examinar melhor o site do PT.

Armínio Fraga critica compra da XP por parte do Itaú

O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse hoje ao jornal Valor que o Cade deveria ter vetado a compra da XP pelo Banco Itaú.

Índice de confiança do empresário industrial ficou estável em março, diz CNI


O Índice da Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou praticamente estável em março, atingindo 59,0 pontos ante os 58,8 registrados em fevereiro, segundo os dados divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse avanço foi explicado tanto pelo componente de condições atuais como pelo de expectativas. 

O indicador está acima do nível neutro (50 pontos) e de sua média histórica (54,2 pontos), reforçando a expectativa de recuperação da indústria, ainda que gradual.

Dallagnol lembra que Palocci, preso, tem pedido de habeas anterior ao de Lula, solto

O ex-ministro Antonio Palocci entrou há muito mais tempo do que Lula num pedido de habeas corpus.

É o que lembra o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Força-Tarefa da Lava Jato.

No post ao lado, no seu Facebook, é exatamente isto que diz o procurador.

Lembra Deltan:

- No STF, HC de Lula, solto, passa na frente de HC de Palocci, preso. A regra é casos de réus presos terem prioridade.

Palocci está exatamente no mesmo caso de Lula, só que está preso e Lula está solto.

O STF usa da loteria para tratar casos iguais.

Ou de clara motivação política e ideológica para beneficiar Lula.

Lula poderá sair livre, leve e solto no julgamento de hoje do STF, diz Helena Chagas

Nenhum dos jornalões que cobrem muito de perto as atividades do STF atreve-se a apostar no resultado da votação do habeas corpus preventivo pedido pelo réu condenado Lula da Silva.

A jornalista Helena Chagas, que foi chefe de imprensa de Dilma, aposta num resultado igual a 6 x 5 em favor de Lula, votando com o réu condenado os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. CLIQUE AQUI para ler análise da jornalista lulopetista.

Caso os ministros afinados neste momento com Lula, percebam possibilidade de derrota, a tendência de um deles é pedir vistas e interromper o julgamento.

Quinta-feira será dia de temperatura muito amena e tempo bom no RS


Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

De acordo com a MetSul Meteorologia, um forte resfriamento atingiu o RS durante a madrugada, com temperaturas mínimas baixas na maioria das cidades. Ao amanhecer, 7h7min, os termômetros marcaram 15 graus em Porto Alegre.

O Estado estará sob influência de uma massa de ar seco que proporciona uma quinta-feira ensolarada. 

Apesar da presença de nuvens, várias regiões tendem a receberem períodos de céu claro. Porto Alegre terá um dia ensolarado e tempo bom com marcas entre 13°C e 28°C.

Conheça a programação da campanha eleitoral de Lula no RS, hoje e amanhã. MPF é acionado em Passo Fundo sobre o uso de universidades públicas federais.

Hoje, o roteiro será na região das Missões. Na sexta-feira, ele estará em Ronda Alta e Passo Fundo, encerrando a campanha eleitoral antecipada em São Leopoldo, à noite.O primeiro compromisso da caravana na sexta-feira, será em Ronda Alta, às 9h, na propriedade rural, Capitel Santo Antônio, da família Pasquetti. Lula esteve na mesma área em 2012. Ao lado, capa do jornal O Nacional, edição de hoje.

Quatro vereadores de Passo Fundo ingressaram com uma petição, no Ministério Público Federal, pedindo averiguações relacionados ao ato marcado para esta sexta-feira, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
No documento, assinado pelos vereadores Roberto Toson (PSD), Mateus Wesp (PSDB), Ronado Rosa (SD), e Renato Tiecher (PSB), eles levantam a hipótese de que o evento pode se configurar em ato de improbidade administrativa, em razão do uso indevido do espaço da Universidade, para fins políticos-partidário. 

 E-mails teriam sido encaminhados aos alunos, por alguns integrantes da direção, solicitando para quem fosse contrário ao ato que não se manifestasse'.

O MPF oficiou ao reitor da UFFS, para prestar esclarecimentos sobre o evento.

A única atividade será no Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ontem, no campus da UFFS de São Vicente do Sul, o uso das instalações também resultou em protestos. Veja o vídeo:

Folha diz que 80 milicianos do MST fazem a segurança de Lula no RS

A Folha de S. Paulo confirmou a informação que o editor passa a seus leitores desde segunda-feira, segundo as quais um ônibus com milicianos do MST faz a segurança da caravana de Lula nos seus deslocamentos no RS. A repórter Catia Seabra contou, ontem, que viu um ônibus com 80 homens do Exército do Stédile. O editor publicou vídeos, ontem, com imagens da ação.Como os dois trevos de acesso estavam cercados, a comitiva passou por dois assentamentos do MST, numa estrada de terra.

A visita a São Borja enfrentou protestos até da família Vargas, que não queria que Lula fosse ao Mausoléu de Getúlio na Praça XV, mas ele acabou cumprindo esta parte da programação. Foi a única coisa que fez na cidade, sempre cercado por seguranças do MST. A visita ao Memorial João Goulart foi suspensa.

Em seguida a visita foi cancelada e a comitiva lulopetista foi embora.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre isto e examinar 13 fotos da Folha, inclusive dos milicianos do MST protegendo a caravana.

Incêndio de proporção atinge Penitenciária de Osório, RS

A Penitenciária de Osório, RS, enfrenta, neste momento, incêndio de grandes proporções.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/