Artigo, Samuel Pessôa, Folha- Gasto público se autofinancia ?


- Título original: "Qual é mesmo a divergência ?"

Moto-perpétuo é a crença de que o gasto público se autofinancia

Eu e Marcos Lisboa temos travado interessante debate com Nelson Barbosa sobre a economia do moto-perpétuo.

Moto-perpétuo é a crença de alguns economistas heterodoxos brasileiros de que o gasto público se autofinancia: o crescimento promovido pelo impulso fiscal mais do que compensa o efeito do gasto sobre o endividamento. No frigir dos ovos, a dívida como proporção da economia se reduz.

Exemplo de crença no moto-perpétuo encontra-se no texto "O papel do BNDES na alocação de recursos: avaliação do custo fiscal do empréstimo de R$ 100 bilhões concedido pela União em 2009", de Thiago Rabelo Pereira e Adriano Nascimento Simões, publicado na revista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em junho de 2010.

Os autores sustentam que o impacto dos empréstimos do BNDES sobre o crescimento e a receita de impostos mais do que compensa o custo fiscal das ações do banco. Temos a versão BNDES do moto-perpétuo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Alcebíades Crawford - Rosinha de Luxemburgo vai a Curitiba

Queridos. Beijinhos vermelhos a todos. Estou indo para Coritiba (escrevo como o time, pois na nomenclatura oficial, a primeira sílaba me faz lembrar loucuras do passado). Vou visitar o meu mandelinha, meu ghandizinho, que encontrei a última vez na casa do Emilio Odebrecht, tomando Petrus. Que finesse, não levantava aquele dedinho como as pessoas vulgares; depois me contaram que ele não tem o dedo por causa de uma aposentadoria, mas isso deve ser invenção do Bolsonaro, aquele milico ciumento.

Eu o conheci numa das festas do Baby Monteiro Aranha quando era acionista da Volks e curtia os sindicalistas de resultado. O Lulinha acertava as greves, negociava o percentual, dizia que teria que manter um tempo parado, para parecer que não estavam de acordo, enquanto as montadoras iam ao governo pedir alguma vantagem fiscal, depois – como já acertado antes – a greve terminava. Não era um pelego qualquer, mas um vison refinado.

Temos muito em comum, ambos somos esquerda fake e adoramos os poderosos; ele agradava fazendo um tipo naif, que enganava os debaixo a serviço dos de cima. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Norton Soares é o novo presidente da Juventude do PMDB do RS

Com 80% de aprovação, 177 votos válidos, a chapa 1, intitulada "Juventude em Movimento “, venceu a disputa da 24ª Convenção Estadual da Juventude. O novo presidente do núcleo é Norton Soares, vereador de Restinga Seca. A chapa 2, "Renovar é preciso", liderada por Alan Vieira, vereador de Gravataí, fez 44 votos.

Ao todo 221 convencionais votaram. A 24ª Convenção Estadual da Juventude do PMDBRS aconteceu na Câmara de vereadores de Porto Alegre, na manhã de sábado,21.

Estes seis políticos gaúchos perderão o foro privilegiado, caso percam seus mandatos

A BBC Brasil listou estes políticos gaúchos que perderão o foro privilegiado e portanto não terão mais a proteção do STF para escapar de processos derivados da Lava Jato:

José Otávio Germano (PP-RS)
Marco Maia (PT-RS)
Maria do Rosário (PT-RS)
Ônyx Lorenzoni (DEM-RS)
Yeda Crusius (PSDB-RS)
Ministro Eliseu Padilha

No total, 48 políticos brasileiros com foro privilegiado estão na mesma condição.

Vacinação pública gratuita contra gripe começará nesta segunda-feira

A campanha nacional da vacinação em todos os postos públicos de saúde do Brasil. É grátis.

Só serão atendidos indivíduos do grupo prioritário, no caso idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Jornalista Madeleine Lackso delata Joaquim Barbosa: "Ele bate em mulher !"

A jornalista disse que Joaquim Barbosa bateu na ex-mulher. E avisou: “A minha opinião sobre gente que bate em mulher é: pode se recuperar e conviver em sociedade depois do tratamento? Pode. Mas ser Presidente do Brasil, não pode”.

Era inevitável que depois do anúncio da filiação ao PSB e a boa pontuação nas pesquisas Datafolha e Poder360, o ex-ministro Joaquim Barbosa passasse a virar alvo de denúncias de todo tipo.

A mais recente é a delação da jornalista Madeleine Lackso, ex-blog O Antagonista, que conviveu com o ministro quando assumiu a Coordenadoria de Rádio do STF. O que ela disse em gravação que o leitor poderá examinar no link a seguir:

- Eu convivi com ele durante dois anos. Joaquim Barbosa é daquele: ‘Jesus te ama porque não convive com você’.  Ele era autoritário com os demais colegas e era uma vergonha como ele agia com os funcionários“.

Sebastião Mello anuncia candidatura à Assembléia do RS

O ex-vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, anunciou neste domingo que será candidato a deputado estadual.

Mello é do PMDB do RS.

Carlos Maurício Ardissone, Estado - A ditadura esquerdista que prevalece nas universidades do Brasil

- O título original é "A ditadura na academia e o golpe de 2018”.

O aliciamento ideológico é feito diariamente em grande parte das escolas e universidades do Brasil.

É bastante duro, para não dizer impossível, ser ao mesmo tempo liberal e professor de Ciências Sociais no Brasil. Vida inglória a do professor que leciona num curso de humanidades e ousa proclamar-se publicamente “de direita”. O professor de Ciência Sociais que ousa questionar a cartilha marxista-gramsciana predominante e se recusa a se comportar como um intelectual orgânico em sala de aula enfrenta duras penas: é tachado de reacionário por muitos colegas, torna-se alvo de risadinhas e fofocas na sala de professores e frequentemente é punido com a perda de disciplinas e prejudicado em bancas de seleção para muitas universidades públicas por não integrar nenhuma das panelinhas ideológico-partidário-sindicais que dominam os corpos docentes nessas instituições.

Digo isso por experiência própria.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Air France cancelará 25% dos vôos a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, 25% dos vôos da Air France serão cancelados em todo o mundo.

A aérea está em estado de greve.

Deputado lulopetista Wadih Damous diz sem papas na língua:"Gilmar é nosso aliado !"

No vídeo que vai no link a seguir, o irascível deputado lulopetista carioca Wadih Damous diz com todas as letras o seguinte:

- O Gilmar (ministro Gilmar Mendes, STF) é nosso aliado.

Ou seja, o ministro do STF é aliado do lulopetismo e de tudo o que não presta na política brasileira.

O vídeo é esclarecedor.

Diz o deputado do PT, ao falar sobre "denúncias" do doleiro, escroque e advogado Tacla Durán, que os lulopetistas usam para demonizara Sérgio Moro:

- Eu (es)tive ontem com o Gilmar. Nós fomos lá levar as denúncias do Tacla Durán pra ele. Quem vai botar a boca no trombone para apurar as denúncias? É o Gilmar Mendes. Então, assim, nós temos que aprender a perceber o jogo do xadrez e a fazer política. O Gilmar hoje é nosso aliado, amanhã volta a ser o nosso inimigo, mas hoje ele é nosso aliado. E nós somos aliados dele.

CLIQUE AQUI para ver.

Estes artistas tiraram manifesto para dizer que corrupção de Lula não é corrupção

Estes são os artistas e intelectuais mais conhecidos entre os 100 que assinaram manifesto em favor da libertação de Lula, alegando que corrupção no caso do corrupto petista não é corrupção, já que ele é preso político:

- Silvia Buarque, Andrea Beltrão, Bete Mendes e também cineastas como Luiz Carlos Barreto, Toni Venturi, Beto Brant, Claudio Assis, Walter Lima Jr e Laís Bodanzky.

O editor não conseguiu saber por que razão não assinaram, também, os gaúchos Luiz Fernando Veríssimo e Jorge Furtado.

Nelson Jobim ataca novamente a presidente do STF, Cármen Lúcia, na defesa das empreiteiras e do lulopetismo


Jobim faz parte do grupo que defende o bem-estar de Lula e das empreiteiras corruptas da Lava Jato.

Alinhado com Lula, de quem foi ministro, o advogado e banqueiroNelson Jobim, resolveu atacar a presidente do STF, Cármen Lúcia, que não quer colocar em pauta o julgamento da ADC que trata da mudança da jurisprudência que autoriza prisão de réus condenados em segunda instância.

O que disse Jobim, que foi cotado para substituir o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos na coordenação dos advogados que canhestramente defendem Lula e que perderam todas até agora:

- A presidente não é dono da pauta, que é uma necessidade da instituição e não da vontade da presidente.

Nelson Jobim também assumiu a defesa das empreiteiras que roubaram a Petrobrás, conforme esta reportagem de O Globo (CLIQUE AQUI para ler).

Portugueses cultivam turismofobia e repelem turistas brasileiros

A torre de Belém, um dos símbolos da decrépita Lisboa.

Os portugueses recrudesceram e voltaram a cultivar a turismofobia.

Os portugueses são maus hospedeiros, via de regra mal educados, grosseiros e inimigos de quem vem de fora, sobretudo do Brasil, de quem cultivam inveja, rancor e malquerença.

Foi o que o editor constatou nas viagens que fez a Portugal.

E que agora são confirmadas em reportagens internacionais.

Senador levará Gleisi ao Conselho de Ética por fala na Al-Jazira

O senador José Medeiros, Podemos, anunciou que irá ao Conselho de Ética contra Gleisi Hoffman, tudo por conta do apelo que ela fez aos "irmãos árabes", com os quais quer libertar o réu condenado por corrupção Lula da Silva.

Ana Amélia foi quem mais irritou os petistas ao criticar a fala da senadora à Al-Jazira, mas a gaúcha deu o troco devido.

A fala de Gleisi é interpretada como apelo aos terroristas islâmicos.

Dica de série - Westworld, segunda temporada

Começa neste domingo a segunda temporada de Westworld.

O editor recomenda.

Gustavo Grisa, o guru do presidenciável Álvaro Dias

O economista gaúcho Gustavo Grisa, foi apresentado na edição de hoje do jornal Zero Hora como o principal guru do presidenciável Álvaro Dias.

O senador deverá vir esta semana ao RS. Ele tem apresentação programada para a ACI de Novo Hamburgo.

Na pesquisa de intenções de votos divulgada ontem pelo Poder360, Dias está com 6%, praticamente empatado com Fernando Haddad, PT, 7%,  Ciro Gomes e Marina Silva, cada um com 8%, portanto tecnicamente em 3o lugar, atrás de Joaquim Barbosa e Bolsonaro.

Dilma usa dilmês novamente, desta vez na Universidade de San Diego


Rolam desde quinta-feira nas redes sociais (o editor recebeu várias cópias do filmete) a fala enrolada feita por Dilma Roussef na Universidade Estadual de San Diego, EUA.

Não é brincadeira, mas Dilma volta a falar dilmês de modo desbragado. Ela resolveu ensinar como funciona no Brasil o que batizou de Justiça do Inimigo: 

- É quando você usa a lei e os processos legais para não destruir fisicamente, mas destruir civil e cidadamente uma pessoa.

 Além de não explicar o que é Justiça do Inimigo, a ex-presidente conseguiu assassinar a língua portuguesa com a invenção de duas palavras que nenhum dicionário registra: cidadamente e cidadanamente.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo postado por Augusto Nunes, Veja.

15 dos 20 presidenciáveis estão enrolados com a Justiça, diz a Folha

Ciro Gomes, Lula, Bolsonaro, Michel Temer, Fernando Collor, Rodrigo Maia, Geraldo Alckmin, Jacques Wagner, Guilherme Boulos e Fernando Haddad, são dez dos 15  políticos que de uma ou de outra forma estão enrolados com investigações, segundo a Folha de hoje.

No total, o jornal analisou o perfil de 20 pretendentes ao trono de Brasília.

Flávio Rocha desiste de Duda, que queria R$ 10 milhões para fazer a campanha do candidato do PRB

Flávio Rocha, dono dos grupos Guararapes e Riachuelo, que esteve há poucos dias em Porto Alegre, candidato do PRB ao Planalto, anunciou neste final de semana que desistiu da ideia de contratar Duda Mendonça.

O marqueteiro ia cobrar R$ 10 millhões para fazer a campanha.

Flávio Rocha tem patrimônio de R$ 1,3 bilhão, mas é mão fechada.

Pelo visto, não foi a conturbada história de Duda que alarmou o candidato do PRB.

Feira da Colônia e Feito em Gramado prosseguem neste domingo

Neste domingo, prosseguem a Festa da Colônia, com direito a bandinha e baile, em Gramado.

Sai tudo na Expogramado.

No mesmo local, também é apresentada a feira Feito em Gramado.

O ingresso e o estacionamento são gratuitos.

A prefeitura espera a visita de 50 mil pessoas até o dia 6 de maio, data do encerramento dos eventos.

Já foi sepultado o cineasta Nelson Pereira dos Santos

Foi sepultado, ontem, no cemitério do Botafogo, Rio, o cineasta paulista Nelson Pereira dos Santos, 89 anos. Ele foi diagnosticado com câncer no início desta semana e morreu sábado.

Nelson, membro da Academia Brasileira de Letras, foi com Glauber Rocha um dos principais pais do cinema novo brasileiro. É dele o filme "Vidas Secas", baseado no livro de Graciliano Ramos.

Bandidos atacam a esmo, matam um e ferem três na Bonja, Porto Alegre

Três carros abarrotados de criminosos passaram atirando a esmo contra os moradores, ontem a noite, 22h, ao longo da rua Pio X, no bairro Bom Jesus, o Bonja, e acabaram matando uma mulher e ferindo seis homens.

Os carros eram um Sieno, um Clio e um Peugeot.

A mulher assassinada é Luciana Cristina Rosa de Araújo, de 46 anos. De acordo com o delegado, ela estava na frente da própria casa com o neto no colo quando foi baleada. 

Outros seis homens foram atingidos. 

Este não será o inverno mais frio do século, diz a MetSul

A MetSul Meteorologia desmentiu, neste sábado, a notícia de que este será o inverno mais frio do século.

Domingo será dia de sol, nuvens e temperatura alta no RS

Porto Alegre, 8h30min, 20 graus

Este domingo será de sol, nuvens e calor no Rio Grande do Sul, diz a MetSul Meteorologia.

Devido à presença de uma massa de ar quente e úmida, mais tarde haverá pancadas de chuvas isoladas e fortes em diferentes regiões do Estado.

O sol deve aparecer ao longo do dia entre nuvens. 

As temperaturas máximas devem superar os 30ºC em muitas cidades gaúchas neste domingo. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/