CLIQUE AQUI para saber mais sobre este filme.
Estão confirmados os atos públicos para o dia 1o. Em Porto Alegre, comício será no Parcão
A oposição anuncia a convocação de uma ampla mobilização nacional diante da grave crise institucional que o país enfrenta, intensificada pelas denúncias envolvendo integrantes do Supremo Tribunal Federal e por fatos recentes que colocam em xeque a credibilidade da mais alta Corte do país.
Com ato central marcado para a Avenida Paulista, em São Paulo, a mobilização também ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil, alcançando capitais e cidades do interior.
O movimento, denominado “Acorda Brasil”, busca canalizar a indignação popular e reforçar o clamor por transparência, respeito à Constituição e responsabilização das autoridades.
Em Porto Alegre, a manifestação está marcada para o domingo, 1º de março, às 15h, no Parcão.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Crônica de sexta-feira, Vitor Bertini - Bricando de doido
E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com
O autor escreve para este blog todas as sextas-feiras.
Gosto de brincar de doido: escrevo.
Escrevo sobre o que vejo, sobre o que sinto, sobre o que leio, sobre o que contam e sobre o que os doidos pensam.
Há muito tempo que vejo, sinto, leio e ouço sobre Brasília. Diante dos últimos espetáculos, perguntei ao doido o que ele achava:
– Brasília é uma espécie de bordel sem gestão. — Respondeu, desfazendo a cara de bobo.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - O editor checou e mostra como economizar até 24% no seu custo de energia e sem investir um tostão
A empresa Conecta Energia passa a atuar como agente autorizado da VR Energia na Região Sul, ampliando o acesso de residências, condomínios e empresas comerciais a um modelo de geração distribuída que promete redução de até 24% na conta de luz, sem necessidade de investimento, obras ou instalação de equipamentos. A iniciativa fortalece a presença da VR Energia no Rio Grande do Sul e demais estados do Sul, apostando na contratação 100% digital e no consumo de energia renovável com desconto direto na fatura da distribuidora local.
Atualmente, a VR Energia atende mais de 150 empresas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com expansão recente para Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará.
Em 2025, a empresa gerou R$ 53 milhões em economia líquida para seus clientes, o equivalente à redução de aproximadamente 18 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.
Artigo, especial - O povo exausto da elite sem vergonha
Este artigo é do Observatório Brasil Soberano
A"normalidade" tornou-se uma ficção. Enquanto o cidadão rala para garantir o básico, ele observa, com uma mistura de exaustão e náusea, o cheiro da degradação que emana dos centros de poder.
A elite do país — a que circula entre gabinetes, grandes bancos e tribunais — parece ter rompido todos os laços com a realidade das ruas. Onde deveria haver serviço pú blico, há conflito de interesses; onde deveria haver justiça, há o conforto do sigilo.
O caso do Banco Master é um retrato fiel dessa engrenagem. O povo assiste a cifras bilionárias e conexões suspeitas com o topo do Judiciário sendo discutidas como se fossem negócios comuns de balcão. Para o cidadão, o sistema é implacável: um erro no imposto de renda ou um boleto atrasado gera punição imediata. Para os "donos do jogo", no entanto, o que existe é a blindagem das decisões monocráticas ...
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Saiba horários e locais dos desfiles dos blocos de rua do carnaval de Porto Alegre
Continua até a terça-feira, 17, a atuaçõ dos 18 blocos que participam do Carnaval de Rua de Porto Alegre, distribuídos em cinco circuitos nas regiões Norte, Centro, Sul e Leste da cidade. A expectativa é de reunir cerca de 20 mil participantes ao longo dos quatro dias. A prefeitura destinou R$ 500 mil para o evento, por meio de edital público. Todos os circuitos contarão com seguranças e equipe de apoio, banheiros químicos para o público geral e PCDs, além de ambulâncias.
CLIQUE AQUI para verificar a programação.
Este blog bateu, ontem, novo recorde de leitores num único dia de fevereiro. Conheça os números.
A cobertura deste blog de todos os eventos relacionados com a crise de confiança no STF, inclusive opiniões e comentários do editor no seu canal do You Tube, mobiliza leitores de forma exponencial.
Este blog bateu novamente seu recorde de leitores num único dia de fevereiro, alcançando o total de 96.578 visualizações neste sábado. O recorde anterior foi de domingo passado,k com 87.732 visualizações. São dados do Google Analytics, que podem ser acessados sem problema nenhum.
Os números são incomuns para dias de sábado e domingo, especialmente no RS, quando boa parte da população de maior poder aquisitivo, público alvo desta publicação, viaja de férias para as praias, para o interior e para o exterior.
Apenas a título de comparação, embora sejam publicações diferentes no gêneros de mídia de informação jornalística, o maior jornal gaúcho, Zero Hora, segundo o IVC, imprime 42 mil exemplares por dia, o que significa que tem 128 mil leitores (4 leitores por exemplar impresso, segundo aceitação universal). O site GZH, o maior da RBS, segundo também o IVC, tem 120 mil leitores na média diária. O editor lembra que este blog é publicação realizada por um único jornalista e que o Zero Hora e GHZ são publicações
Zucco fala sobre o 16o feminício deste ano no RS. Ele quer leis mais robustas e ação incisiva do governo do RS.
Este vídeo viraliza nas redes sociais desde ontem a noite.
O editor decidiu disponibilizá-lo no seu próprio canal do You Tube.
Nesta tragédia, brigadiano mata a mulher, o amante e se suicida em São Pedro do Sul
Este material é do canal Pod Então (CLIQUE AQUI para conhecer).
Esta tragédia ocorreu na quinta-feira de noite.
A cada três dias uma mulher é assassinada no RS. Foram 16 em 45 dias.
No ano passado, 70 mil mulheres gaúchas que se sentiram ameaçadas, pediram Medidas Protetivas de Urgência, todas elas encaminhadas ao judiciário. São 5,8 mil por mês, 195 por dia ou 8 a cada hora. Na noite de quinta-feira, um brigadiano matou a mulher, o amante e se suicidou em São Pedro Sul.
Com o assassinato de uma mulher, CássiaNascimento, ontem, em Cacequi, o Rio Grande do Sul chegou à marca de 16 feminicídios registrados em apenas 45 dias de 2026. É uma morte a cada 3 dias.
Ela foi morte a tiros pelo ex-companheiro.
Cássia Nascimento tinha acabado de registrar BO na delegacia, pediu e levou medida protetiva na mesma hora.
O assassino chegou a ser intimado, mas fugiu e matou a ex-companheira.
O Rio Grande do Sul abriu o ano de 2026 com redução nos indicadores de criminalidade.
Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o mês de janeiro registrou queda de 14% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), na comparação ao mesmo período de 2025, passando de 137 para 118. Já os homicídios dolosos caíram de 111 para 87, representando um recuo de 22%.
O número de latrocínios não oscilou, permanecendo em dois casos, enquanto os feminicídios subiram de nove para 11. O crime é um dos mais desafiadores para a segurança pública, por ocorrer predominantemente dentro dos lares.
CLIQUE AQUI para saber mais números.
RS terá domingo, segunda e terça de tempo instável no RS, diz MetSul
Neste domingo, segunda e terça, o tempo será instável no RS, mas com bons períodos de sol.
A MetSul espera maior cobertura de nuvens, hoje, ao longo do dia, em várias regiões gaúchas, com chuva no decorrer do dia na maioria das áreas do estado, embora o sol apareça com nuvens em diversas localidades. Neste momento, 8h30min, há sol claro em Porto Alegre, embora com ocorrência de poucas nuvens.
Diz o boletim da MetSul:
Já chove de manhã em parte do estado e em maior número de cidades da tarde da tarde para a noite.
Na segunda-feira (16), embora o sol apareça com nuvens em vários pontos, o centro de baixa pressão vai estar na costa gaúcha e favorecerá instabilidade nos três estados do Sul com chuva, mais da tarde para a noite, em diversos locais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Mantém-se o risco de chuva forte isolada e de temporais bastante localizados. Na terça-feira (17), o dia terá sol e nuvens na maior parte do Sul do Brasil com pancadas isoladas de chuva da tarde para a noite em diferentes pontos dos três estados da região.