19 regiões permanecem no vermelho no RS

Na 30ª rodada, o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado terá, a partir desta terça-feira , 19 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). É a primeira vez, em 30 rodadas, que o mapa definitivo tem um número tão alto de bandeiras vermelhas. Apenas dois dos 11 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais foram acatados pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira. As regiões de Cachoeira do Sul e Guaíba, portanto, permanecem em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

A equipe técnica rejeitou os pedidos das regiões de Capão da Canoa, Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Porto Alegre e Bagé. As demais regiões não contestaram a classificação do mapa preliminar.

CLIQUE AQUI para ver o mapa definitivo.

Governo gaúcho suspende cogestão com municípios e festas de fim de ano

A foto é de Itamar Aguiar, Piratini.


Diante do aumento do número de casos de Covid-19 em todas as regiões do Rio Grande do Sul e devido à proximidade das festas de fim do ano, o governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (30/11), mudanças no modelo do Distanciamento Controlado para enfrentamento à pandemia. Um decreto será publicado entre a noite desta segunda-feira e a terça-feira (1°/12).

Entre as ações, estão a suspensão temporária do sistema de cogestão, alterações em protocolos de bandeira vermelha (risco epidemiológico alto), suspensão de eventos e festas de fim de ano, inclusive condomínios, incentivo à restrição de reuniões privadas e familiares, com limite de até 10 pessoas, além do reforço na campanha de comunicação para conscientizar a população e ampliação da fiscalização dos protocolos. (Veja detalhes das mudanças ao final do texto.)

Antes de fazer o anúncio em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite reuniu-se com o Gabinete de Crise, pela manhã e, por videoconferência, à tarde, com a diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e representantes das 27 associações regionais. 

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Saiba por que chegou a hora de uma CPI do Ibope e do Datafolha

STF quer declarar inconstitucional a atual Constituição, denuncia Augusto Nunes

 

Eduardo Leite vai anunciar recrudescimento de severas restrições no RS

Eduardo Leite esteve reunido com a Famurs, entidade que representa os prefeitos e que terão que cumprir as novas ordens. Ele ofereceu ajuda da Brigada Militar para convencer recalcitrantes.

O governador Eduardo Leite anunciou que vai recrudescer, devendo anunciar medidas severas de restrições às atividades econômicas e humanas em todo o RS.

Eventos que exigem pessoas de pé, serão proibidos, festas de final de ano terão que ser canceladas e atividades comerciais só funcionarão em horários reduzidos.

O anúncio poderá sair ainda hoje.

O RS todo foi colocado sob bandeira vermelha.

Melo está reunido com Marchezan. Na quarta-feira viajará a Brasília para falar com Bolsonaro.

O prefeito eleito Sebastião Melo ainda está reunido com o prefeito Marchezan Júnior, 16h23min, tratando do processo de transição.

Falta apenas um mês para a posse.

Sebastião Melo já tem confirmados outros dois encontros:

- Amanhã, com Eduardo Leite.
- Quarta-feira, com o presidente Bolsonaro

Marchezan Júnior anunciou neutralidade no segundo turno, depois de obter 21% dos votos, o que o colocou em terceiro lugar. 

Ele não criou dificuldade para que seu Partido, o PSDB, no entanto, decidissem apoiar Melo, evitando o mal maior, no caso a eleição da comunista Manuela D'Ávila.

Os 21% dos votos dados a Marchezan, ou pelo menos boa parte deles, migraram para Melo.

Marchezan Júnior manda contratar 140 professores temporários

 A Prefeitura de Porto Alegre chama 140 professores temporários em caráter emergencial para a rede municipal de ensino. Os docentes aprovados no processo seletivo 01/2019 atuarão no atendimento das 800 horas previstas do ano letivo. 

As informações estão publicadas no Diário Oficial (Dopa) desta segunda-feira, 30.

Os contratados atuarão nas áreas de Anos Iniciais (58 professores), Educação Infantil (22), Educação Física (10), Artes (5), Língua Inglesa (3), Matemática (6), Língua Portuguesa (14), História (11), Ciências Físicas, Químicas e Biológicas (7) e Geografia (4)

Dica do editor - Hospital Moinhos inicia estudo inédito sobre comportamento gaúcho no caso das infecções sexualmente transmissíveis

O editor ficou sabendo, esta tarde, que um estudo pioneiro e coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento vai percorrer 56 municípios do Rio Grande do Sul para mapear o comportamento, as práticas e os cuidados que a população gaúcha mantém em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio do Projeto Atitude. Além de responder a questionamentos, os participantes serão testados para HIV, sífilis e hepatites B e C. O principal objetivo é identificar os motivos pelos quais o RS aparece em primeiro lugar nos casos de HIV e outras ISTs no país. É a primeira vez que uma pesquisa desse tipo acontece no Brasil.

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes.

Um dia depois das eleições, João Doria coloca São Paulo sob severas restrições

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta segundas-feira a ampliação das medidas restritivas no Estado para tentar frear a disseminação do coronavírus. O anúncio ocorre no dia seguinte ao 2º turno das eleições municipais, que renovaram a dominância do PSDB no Estado, principalmente com a reeleição de Bruno Covas na capital.

A nova configuração do chamado Plano São Paulo coloca todas as 17 regiões na fase amarela, que limita a 40% a ocupação permitida em estabelecimentos de todos os setores, restringe a 10 horas diárias o horário de funcionamento dos estabelecimentos (que devem obrigatoriamente fechar até 22h), e proíbe a realização de eventos com público em pé.

Em Fortaleza, os "erros" do Ibope foram pavorosos, muito pior do que os de Porto Alegre, sempre beneficiando a esquerda

Não foi só em Porto Alegre que o Ibope "errou" feio, permitindo que seus números "errados" fossem manipulados por um dos candidatos e pela mídia amiga, produzindo prejuízo político e eleitoral claro do outro.

O Ibope pediu desculpas a Porto Alegre, mas fez coisas ainda mais pavorosas em Fortaleza, onde apostou do começo ao fim numa diferença descomunal no candidato declarado de Bolsonaro.

Em Fortaleza, na véspera do pleito, na noite do último sábado, o Ibope trazia uma liderança de José Sarto (PDT), candidato dos irmãos Gomes, sobre Capitão Wagner (PROS) muito superior à que se verificou na realidade. No levantamento, o pedetista vencia por 61% a 39% dos votos válidos; na urna, o resultado final foi muito mais apertado (51,69% a 48,31%).

O senador Eduardo Girão (Pros), que coordenou a campanha de Wagner, lamentou:

- É muito triste. É um negócio que virou piada. A gente tem que acabar com isso, o Congresso tem que fazer alguma coisa em relação a essas divulgações de pesquisas, principalmente na véspera. Virou um negócio, uma manipulação pura.

Dica do editor - Este workshop do Sebrae do RS ensinará transformação digital na prática. É amanhã. Saiba como participar.

Esclarecer o que é a Transformação Digital, como pode ser aplicada aos pequenos negócios, além de apresentar as iniciativas de plataformas digitais do Sebrae RS como Unio, Nexo e Sua Loja. Isso e muito mais é o que pretende o “Workshop Transformação Digital na prática para os Pequenos Negócios”. O evento acontecerá no dia 01 de dezembro, às 18h30m e tem como palestrante o empresário e Head de Transformação Digital na 4all Tecnologia Guga Schifino.

CLIQUE AQUI para saber muito mais e também como se inscrever para participar. Será amanhã.

Opinião do editor - Entenda por que razão a comunista Manuela D'Ávila fala tanto em esperança

No comício de resistência à ordem de prisão, Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Lula disse que Manuela e Boulos seriam seus herdeiros. É a típica herança maldita.


A comunista Manuela D'Ávila sabe do que fala quando incentiva seus camaradas, companheiros, ativistas e eleitores e não perderem a esperança.

Manuela, afinal de contas, já disputou três vezes o cargo de prefeito de Porto Alegre.

E perdeu todas as vezes.

Manuela, afinal de contas, vive de esperanças, porque a esperança é a última que morre.

Luiz Carlos Prestes, fundador do PCB, de onde se ramificou a dissidência maioísta do PCdoB de Manuela, era conhecido como "O Cavaleiro da Esperança", título da trilogia escrita, depois renegada e proscrita por Jorge Amado.

Ele morreu cheio de esperanças que nunca realizou.

Elas morreram com ele.


Ibope pede desculpas por erro crasso em Porto Alegre, mas não tem desculpa

 A CEO do Ibope, Márcia Cavallari, falando esta manhã para a Rádio Gaúcha, pediu desculpas aos porto-alegrenses:

- A gente não teve um bom desempenho na última pesquisa. Inclusive, pedimos desculpas aos porto-alegrenses.

A Rádio Gaúcha e toda a RBS, grupo ao qual pertence, não pediu desculpas, porque seus comunicadores passaram todos os dias cruciais de sábado e de domingo repassando o crasso erro, dando como certa a vitória de Manuela, o que mobilizou os comunistas de maneira extraordinária e alarmou significativamente os apoiadores de Sebastião Melo.

O "erro" do Ibope e da RBS induziram eleitores a votar em Manuela.

Não tem desculpa.

Em Porto Alegre, o Ibope da véspera do segundo turno anunciou51% dos votos válidos a Manuela D’Ávila (PC do B) e 49% a Sebastião Melo (MDB). Na votação, Melo ficou nove pontos à frente (54,63% x 45,37%) –diferença, além de favorável ao emedebista, bem superior à margem de erro de três pontos.

Bolsonaro e Fernández (Argentina) fazem primeira reunião bilateral

O presidente Jair Bolsonaro teve nesta segunda-feira a primeira reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. 

A conversa foi por videoconferência.

Foi a primeira agenda bilateral entre os dois chefes de estado. Ambos já participaram de encontros com outros presidentes, como as reuniões de cúpula do Mercosul.

A reunião ocorreu no “Dia da Amizade” ente os dois países, celebrado em 30 de novembro. Em 2020, comemora-se o 35º aniversário da reunião entre os presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina), realizada em 1985 em Foz do Iguaçu, que lançou as bases para a criação do Mercosul.

Bolsonaro transfere R$ 755 milhões para a segurança pública do Estados. RS receberá R$ 30,4 milhões.

O governo Bolsonaro transfere, a partir de hoje, o valo de R$ 755 milhões para as áreas de segurança pública dos governos estaduais, completando com isto o valor de R$ 1,2 bilhão transferidos este ano.

O RS, desta vez, receberá R$ 30,4 milhões.

São os maiores valores já repassados até hoje pelo governo federal.

O dinheiro é do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Bolsonaro explode com indignação contra governadores e prefeitos que insistem em não administrar tratamentos precoces

O presidente aparece indignado nesta manifestação sobre a negativa inaceitável de governadores e prefeitos que não querem incentivar o tratamento precoce e tampouco alcançar os medicamentos para isto, o que acaba inundando os hospitais de doentes mais graves, engordando as estatísticas de óbitos e provocando restrições severas às atividades econômicas e humanas. O editor tem exemplos variados entre amigos e familiares que se submeteram a tratamentos precoces e até profiláticos, usando o Kit Covid, curando-se em casa e evitando os leitos hospitalares.

Dica do editor - Direita próxima a Bolsonaro e centro direita venceram, escreve Aldo Fornazieri no Brasil247

O leitor deste blog pode não gostar, mas o artigo a seguir representa a análise de um intelectual de esquerda mais sensato e pode refletir o que muitos representantes desta fração ideológica perceberam sobre o que aconteceu ontem. O editor leu e recomenda uma leitura crítica:

As esquerdas saíram derrotadas das eleições municipais de 2020, mesmo com o crescimento do PSOL e o bom desempenho de Boulos no segundo turno em São Paulo. Não se pode torcer números para mascarar derrotas. Em termos efetivos, é preciso contar o número e a importância das prefeituras conquistadas e perdidas. Prefeituras constituem poder real por quatro anos. Votos de derrotados não são ativos estocáveis para eleições seguintes. Então, vitória é vitória e derrota é derrota. Para além disso, é pós-verdade. A análise precisa ser realista, por dolorida que possa ser. Mascarar derrotas consiste em persistir no erro e não corrigir rumos. 

O PSOL obteve uma importante vitória em Belém, mas venceu em poucas prefeituras e também não elegeu grande número de vereadores. O PCdoB, além de não vencer em Porto Alegre, teve o grupo de Flávio Dino derrotado em São Luís. O PT foi o partido que mais perdeu – 71 prefeituras em relação a 2016. Foi pior mesmo do que aquele ano, quando o partido estava no foco da Lava Jato e do impeachment. Agora não venceu em nenhuma capital.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Assembleia do RS só conseguiu eleger dois dos seus deputados estaduais

 Os únicos dois deputados estaduais eleitos prefeitos no RS foram os de Rio Grande e Porto Alegre, respectivamente Fábio Branco e Sebastião Melo.

Ambos são do MDB.

Saiba quem foram os 10 deputados federais eleitos prefeitos

Estes foram os 10 deputados federais eleitos prefeitos:

 — João Campos (PSB), prefeito de Recife;
— Edmilson Rodrigues (Psol), prefeito de Belém;
— Eduardo Braide (Podemos), prefeito de São Luís;
— JHC (PSB), prefeito de Maceió;
— Alexandre Serfiotis (PSD), prefeito de Porto Real (RJ);
— Roberto Pessoa (PSDB), prefeito de Maracanaú (CE);
— Sérgio Vidigal (PDT), prefeito de Serra (ES);
— Margarida Salomão (PT), prefeita de Juiz de Fora (MG);
— Wladimir Garotinho (PSD), prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ);
— Juninho do Pneu (DEM), vice-prefeito de Nova Iguaçu (RJ).

Primeira. parcela do 13o poderá vencer nesta sexta-feira

 O prazo para pagamento da primeira parcela do 13o salário vencerá nesta sexta-feira.

PT diz que seu ex-aliado PSB adotou métodos da extrema direita em Recife

A deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, em sua mais dura declaração sobre o PSB de Pernambuco, onde o PT travou seu embate mais renhido no segundo turno das eleições municipais deste domingo, atacou duramente o Partido Socialista Brasileiro, seu antigo companheiro de aventuras:

- O PSB adotou métodos de extrema direita para derrotar a candidata petista Marília Arraes.

O PT ficou fora das eleições em 11 das 15 cidades no segundo turno. Apesar disto, Gleisi não concorda que o PT fracassou na eleição. Ela afirma que a legenda se recolocou em disputas relevantes e foi à final em mais municípios neste ano do que no pleito passado. Para ela, ainda há efeito da onda anti-PT, com ataques que agora foram usados até por antigos aliados, informa o Painel da Folha de S.Paulo. 

Por sua vez, o líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PT-PR), disse que a esquerda sai vitaminada, com vitórias como em Maceió (PSB), Recife (PSB), Fortaleza (PDT) e Belém (PSOL), mostrando-se capaz de competir com Bolsonaro em 2022, desde que unida.

Bom resultado das eleições anima o mercado e Bolsa sobe no Brasil

 A Bolsa abriu em alta, refletindo o bom humor do mercado em relação aos resultados eleitorais de ontem, que foram de corte politicamente mais conservador.

10h38min

Bolsa, +0,32%, 110.575 pontos
Dólar comercial, -0,17%, R$ 5,3255 para a venda

Mercado aposta em expansão do PIB de serviços para este ano, mas tração das expectativas já é menor

Percepções sobre a situação atual continuam apontando para expansão do PIB de serviços neste fim de ano, mas perda de tração das expectativas se manifesta em todos os segmentos. 

O resultado final do Índice de Confiança de Serviços, divulgado hoje pela FGV, apontou para recuo de 2,1 pontos em novembro, para 85,4 pontos. 

A queda foi influenciada pelo componente de expectativas, que caiu pelo segundo mês, enquanto o de situação atual avançou, em ritmo mais fraco do que em outubro.

Mercado continuou melhorando projeções de PIB

E aumentando as de inflação para 2020. 

Segundo o relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, o mercado espera contração de 4,50% para o PIB deste ano (ante 4,55% na leitura anterior) e elevou a expectativa para o ano que vem, de um crescimento de 3,40% para outro de 3,45%. 

Inflação - Em relação ao IPCA, a mediana das projeções para 2020 passou de 3,45% para 3,54%, enquanto para 2021, foi revisada de 3,40% para 3,47%. 

Câmbio - Para a taxa de câmbio, a mediana das expectativas para o final deste ano oscilou de R$/US$ 5,38 para R$/US$ 5,36 e, para o ano que vem, permaneceu em R$/US$ 5,20. 

Juros - Por fim, a mediana das projeções para a taxa Selic permaneceu em 2,0% para o final de 2020 e, para o final de 2021, foi mantida em 3,0%.

Lula saiu da cadeia, mas não das cabeças dos pesquisadores do Ibope e dos jornalistas da RBS

Lula saiu da cadeia, mas não saiu dos corações e mentes dos pesquisadores do Ibope e dos jornalistas da RBS.

Sérgio Moro assume cargo de sócio-diretor da empresa americana de consultoria Alvarez & Marsal

Moro começará a trabalhar amanhã, dia 1o de dezembro.

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Justiça) assume, a partir de 1º de dezembro, o cargo de sócio-diretor da empresa norte-americana de consultoria Alvarez & Marsal. 

Ele fará parte da área de “Disputas e Investigações” em nível global.

Apesar de continuar morando em Curitiba, Moro responderá à direção da companhia em São Paulo. 

O ex-juiz vai atuar no desenvolvimento de políticas antifraude e corrupção, governanças de integridade e conformidade e políticas de compliance.

CLIQUE AQUI para ler o comunicado da empresa.

Opinião do editor - A quem servem Ibope, Datafolha e RBS, manipulando corações e mentes como fizeram ?

 O deputado Alceu Moreira, presidente do MDB do RS, perguntou a quem serve o Ibope, que manipulou vergonhosamente as pesquisas que fez no RS.

Serve à esquerdalha corrupta ou não do PT e dos seus aliados do PCdoB e do Psol.

É evidente.

O mesmo raciocínio aplica-se ao Datafolha e à RBS.

No sábado, Ibope informou que Manuela venceria por 51% a 49%, mas no dia seguinte ela perdeu por 54% x 45%, uma diferença imensa de 9%. 

Não é pouco.

Está muito acima da margem de erro.

Presidente gaúcho do MDB pergunta: "A quem serve o Ibope no RS, manipulando votos do jeito que fez ?"

O presidente estadual do MDB, deputado federal Alceu Moreira, escreveu no Twitter:

- A quem serve o Ibope no Rio Grande do Sul? Para quem trabalha manipulando dados na véspera eleição após eleição?

O Ibope deu 51% dos votos válidos a Manuela e 49% a Melo. Na votação, Melo ficou nove pontos à frente (54,63% x 45,37%) –diferença, além de favorável ao emedebista, bem superior à margem de erro de três pontos.

No primeiro turno, aliás, o Ibope da véspera dava Manuela liderando com 40% dos votos válidos — ela acabou com 28,99%, em segundo lugar, com 11 pontos a menos, portanto.

Busato assumirá, hoje, a secretaria da Fazenda de Porto Alegre

O economista e auditor fiscal Leonardo Busato, assumirá, hoje, a secretaria municipal da Fazenda de Porto Alegre.

Ele já ocupou o cargo, mas se afastou durante o período mais crítico da pandemia para cuidar da família.

Leonardo Busato, que é filho do ex-deputado e ex-secretário Cesar Busato e da ex-vereadora Clênia Maranhão, foi chamado pelo prefeito para fechar com ele as contas da atual gestão.

Pardais voltaram a multar em Porto Alegre. Saiba onde eles funcionam.

 23 pardais voltaram a multar a zero hora de hoje em Porto Alegre.

Eles estão nos seguintes locais:

Avenida Bento Gonçalves, 7 pardais.
Avenidas Assis Brasil e João de Oliveira Remião, 4 em cada uma.
Avenidas Diário de Notícias e Castelo Brancos,  2 em cada um.
Avenidas Sertório, Protásio Alves, Padre Cacique e Nonoai, um em cada um

Búrigo e Patrícia Alba serão efetivados como deputados estaduais no RS

A partir do dia 1o de janeiro, a bancada do MDB na Assembleia do RS poderá confirmar a presença fixa dos seus três primeiros suplentes.

Saem: Fábio Branco e Sebastião Melo, eleitos prefeitos de Rio Grande e Porto Alegre.
Está de licença: Juvir Costella, secretário dos Transportes.

Os suplentes que viram deputados efetivos: Carlos Búrigo e Patrícia Alba. A Comandante Nádia substituirá Costella. Patrícia é esposa do prefeito Marco Alba, Gravataí. O caso da Comandante Nádia é um pouco mais complicado, porque ela saiu do MDB e ingressou no DEM, pelo qual se reelegeu vereadora em Porto Alegre. Se assumir como deputado, poderá ser impugnada por infidelidade partidária, levantada pelo suplente seguinte, Bento Fantinel. Além disto, perderá o cargo se Costella reassumir.

Sebastião Melo começará a transição esta tarde ao visitar Marchezan. Amanhã ele irá ao Piratini e na quarta-feira visitará Bolsonaro.

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, iniciará a transição esta tarde, quando será recebido pelo prefeito Marchezan Júnior.

Amanhã será a vez de visita ao governador Eduardo Leite.

Na quarta-feira, caso o presidente Jair Bolsonaro confirme a agenda, ele será recebido no Palácio do Planalto.

Eleitores punem severamente o PT: o Partido perdeu em todas as Capitais

O Partido dos Trabalhadores não elegeu ninguém em uma capital pela 1ª vez desde a redemocratização. As apostas do 2º turno eram: Marília Arraes, em Recife (PE); e João Coser, em Vitória (ES). Perdeu nas duas. 

Neste ano, 57 municípios tiveram 2º turno. O partido tinha 15 nomes na 2ª rodada de votação.

32,76% dos eleitores de Porto Alegre não se emocionaram com apelos para que fossem votar no segundo turno

Resolveu muito pouco a campanha para que os eleitores fossem votar no segundo turno das eleições de Porto Alegre, mas desta vez a Capital do RS foi a Capital onde a abstenção foi menor do que no primeiro turno, segundo o TSE.

Veja os números:

1o turno - 358.217 eleitores não votaram ou 33,08% do total
2o turno - 354.692 eleitores não votaram ou 32,76% dos votos

No 2o turno das eleições de 2016, a abstenção foi de apenas 25,26%

O número dos que não votaram foi maior dos que votaram em Manuela. Somans a brancos e nulos, somam mais do que os que votaram no vencedor.

Estes são os 57 prefeitos eleitos ontem no Brasil

A direita e a centro-direita impuseram fragorosas derrotas aos candidatos da esquerda lulopetista e seus aliados do PCdoB e do Psol, o que é um sinal muito positivo para o governo Bolsonaro, ainda que muitos vitoriosos sejam do PSDB.

CLIQUE AQUI para conhecer a lista dos 57 prefeitos eleitos e seus Partidos.

MDB vence amplamente em Porto Alegre. PSDB venceu em 3 dos 5 municípios gaúchos em disputa.

Os candidatos lulopetistas e seus aliados comunistas foram derrotados de cabo a rabo no RS. O eleitor puniu severamente quem ainda se submete ao PT e à liderança do ex-presidiário Lula da Silva.

Veja os resultados nos cinco municípios gaúchos onde ocorreram disputas:

Porto Alegre - Sebastião Melo, MDB, 54,03%; Manuela, PCdoB, 45,37%
Caxias do Sul - Adiló Didomenico, PSDB, 40,45%; Pepe Vargas, PT, 40,43%
Pelotas - Paula Mascarenhas, PSDB, 68,.70%; Ivan Duarte, PT, 31,30%
Canoas - Jairo Jorge, PSD, 57,29%; Luiz Carlos Busato, PTB, 46,94%
Santa Maria - Jorge Pozzobom, PSDB, 53,06%; Sérgio Cechin, PP, 42,79%

"O campeão chegou !", gritam os eleitores na chegada de Sebastião Melo ao comitê central de sua campanha em Porto Alegre

Este é o momento em que o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, chega ao comitê central da sua campanha, tudo para conceder coletiva de imprensa. Ele é saudado com entusiasmo pelos seus companheiros de jornada política e eleitoral, ao cântico de "O campeão chegou". O vídeo foi enviado por leitor deste blog, ontem a noite.

Conheça os dados de hoje sobre casos confirmados e óbitos por coronavírus

O Brasil contabilizava pelo menos 172.833 mortes pelo novo coronavírus até as 17h30 deste domingo no acumulado de 9 meses. São 272 vítimas a mais que no dia anterior.

O país também confirmou mais 24.468 casos no período, totalizando 6.314.740. 

Os dados são do ministério da Saúde.

Acre, Amapá e Roraima não registraram novas mortes neste domingo. 

A Bahia ultrapassou os 400 mil casos da doença. 

O RS tem 320 mil casos.

CLIQUE AQUI para examinar números de todos os Estados, além de gráficos.

Marchezan Júnior manda pagar antecipadamente o 13o. Hoje, pagará toda a Folha de novembro.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior acaba de anunciar que antecipará o pagamento do 13o para todo o funcionalismo.

O pagamento sairá no dia 14.

Hoje, segundo o prefeito, serão pagos os salários integrais do mês de novembro.

Disse Marchezan Júnior que os pagamentos em dia e até antecipados da Folha resultam das reformas estruturais, do ajuste de contas e do corte de gastos implementado na administração municipal nos últimos quatro anos. Desta forma, a prefeitura ainda estimula a economia para as festas de Natal diante da pandemia do novo coronavíru

Taxa de ocupação de leitos de UTIs cai abaixo dos 90% em Porto Alegre

 A taxa de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre parou de subir neste final de semana e registrou pequena redução, caindo abaixo dos 90%.

A secretaria municipal da Saúde informou que a taxa é, agora, de 88,01% para todos os tipos de doenças.

O número de pacientes infectados por vírus chinês e que ocupam leitos de UTIs continua no entorno dos 300: 260 casos confirmados e 18 sob suspeita.

CLIQUE AQUI para verificar tabelas e gráficos.

A partir de hoje, novas restrições às atividades humanas estão em vigor em Porto Alegre, como proibição de qualquer tipo de evento social.

CLIQUE AQUI para conhecer as novas restrições.

Atriz Nicette Bruno foi infectada pelo vírus chinês

 A atriz Nicette Bruno caiu infectada pelo vírus chinês.

Sol, nuvens, chuvas esparsas e temperatura amena marcarão o dia no RS

Porto Alegre, 8h, 22o

Hoje será dia de sol, nuvens e chuvas no RS.  

A temperatura não subirá muito e será levemente menos do que no domingo, mas a sensação de tempo abafado permanecerá.

As temperaturas mínimas foram dos 15ºC em São José dos Ausentes aos 18ºC em Bagé. As máximas, por sua vez, poderão chegar a 28º em Livramento. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 21ºC e 27ºC.

Joe Biden, 78 anos, quebra o pé e terá que usar bota ortopédica

O presidente eleito Joe Biden quebrou o pé, sábado, quando brincava com seu cachorro.

Ele terá que usar bota ortopédica durante quatro semanas.

Joe Biden tem 78 anos e será o presidente mais velho a assumir o cargo nos EUA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/