Wianey foi demitido pela RBS depois de chamar Paulo Santana de FDP

A RBS demitiu hoje um dos seus mais antigos empregados, o jornalista Wianey Carlet, que no sábado resolveu espinafrar o colunista Paulo Santana, morto há duas semanas.

No programa Super Sábado da  Rádio Gaúcha, com o microfone plugado, Wianey disparou:

- Paulo Santana foi um filho da puta.

A RBS não aceita palavrões.

Foi a segunda vez que um colega de Santana chamou-o de filho da puta.

O episódio ao vivo e in vivo anterior,ocorreu no dia 10 de novembro de 2014 e o caso acabou na demissão do ofensor, Kenny Braga. A troca de ‘elogios’, nacionalmente repercutido, ocorreu em um dos programas de debates esportivos mais tradicionais do RS, o Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Kenny foi demitido e Santana foi suspenso.

Também o jornalista David Coimbra brigou com Santana em plena Gaúcha.

Paulo Santana foi sempre apadrinhado pelos Sirotsky, aos quais serviu caninamente enquanto era vivo.

CLIQUE AQUI para ouvir o palavrão disparado por Wianey.
CLIQUE AQUI para ouvir a discussão entre Kenny Braga e Santana.

Odebrecht e JBS são os dois maiores corruptores da história do Brasil.

Dólar fecha o dia, a R$ 3,118; Ibovespa em alta de 0,65%

O dólar comercial fechou esta segunda-feira em queda de 0,52%, cotado a R$ 3,118 na venda. Essa é a segunda baixa seguida da moeda norte-americana, que havia caído 0,68% na sexta-feira, e o menor valor desde 16 de maio.

Já o  índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em alta de 0,65%, aos 65.920,36 pontos.

Trump congela bens de Maduro: "Ele é um ditador que despreza a vontade do podo venezuelano"

O governo dos EUA anunciou nesta segunda-feira o congelamento de todos os bens do tiranete venezuelano, Nicolás Maduro, que estejam em jurisdição americana.

Além disso, proibiu cidadãos e empresas americanas de fazerem negócio com o líder venezuelano, a quem chamou de "ditador".

A medida é anunciada um dia após a realização da votação de uma Assembleia Nacional Constituinte no país sul-americano, uma votação marcada pela violência _com dez mortes registradas_ e pela alta abstenção, 88%, segundo a oposição.

"As eleições ilegítimas de ontem confirmam que Maduro é um ditado que despreza a vontade do podo venezuelano", disse nota do secretário de Tesouro, Steven Mnuchin. "Ao sancionar Maduro, os EUA deixam claro nossa oposição às políticas desse regime e nosso apoio ao povo da Venezuela, que quer o retorno de seu país à democracia."

Leia, aqui, a íntegra do recurso do MPF contra Lula. É o caso do triplex.

O MPF do Paraná protocolou seu recurso contra aquilo que considera pouco tempo de punição para Lula.

CLIQUE AQUI para ler o recurso.

Os procuradores querem aumento da pena de Lula e condenação do valete do petista, Paulo Okamoto.

Vivo e Oi tem a maior quantidade de “Cell Sites” do RS

As operadoras Vivo e Oi tem atualmente, segundo dados da Anatel, a maior quantidade de Estações Radio Base (ERBs) no Estado. As ERBs ou “Cell Site”, são equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica, ou mais precisamente a Central de Comutação e Controle.

A Vivo conta com 1.542 ERBs no Estado, a Oi com 1.306, a TIM com 1.269 e em último a Claro, com 1.173.

Em Porto Alegre, a TIM lidera o número de ERBs com 266, seguido da Vivo com 258, da Oi com 230 e da Claro, novamente em último lugar, com apenas 194 estações.

Comparativo:
ERBs em Porto Alegre: 1.012
ERBs em Curitiba: 1.235

- Nos últimos anos, Porto Alegre acompanhou o crescimento vertiginoso das comunicações pessoais, por meio do uso de aparelhos celulares e, conseqüentemente, a implantação de ERBs. A Lei 11.685, sancionada em 30 de setembro de 2014, mantém a restrição aos níveis de emissão das ondas eletromagnéticas em 10% dos índices permitidos pela lei federal para locais críticos como escolas, creches, hospitais e clínicas médicas. De acordo com as novas regras, a medição das emissões deve ocorrer a cada seis meses pelas operadoras e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), responsável pela fiscalização.

Libertada dos ladrões que a saquearam, Petrobrás bate recorde de produção de petróleo

A Petrobrás deixou de ser dos ladrões que a saquearam.

Libertada dos saqueadores do PT e seus aliados por obra e graça de Sérgio Moro e Rodrigo Janot nas áreas da Justiça Federal e MPF, e por Pedro Parente, o presidente nomeado por Michel Temer, a Petrobrás  emplacou novo recorde na produção de petróleo no Brasil, que cresceu 0,8% em junho ante maio para 2,675 milhões de barris por dia (bpd), impulsionada pelo desenvolvimento de áreas do pré-sal, cuja extração ultrapassou o pós-sal pela primeira vez, apesar do desmonte promovido por funcionários graduados, diretores larápios nomeados pelo PT e seus aliados, e pelos governos criminosos de Lula e Dilma Roussef. 

O Campo de Lula foi um dos que mais influenciaram no resultado de junho.

Na comparação com junho de 2016, a produção de petróleo no Brasil cresceu 4,5% no mês passado, segundo a ANP.

Governo gaúcho não vai pagar parcela da dívida com a União

O Governo do RS ingressou no Superior Tribunal Federal (STF) com novo pedido de liminar para cancelar a necessidade de pagamento da dívida com a União. 

O Piratini ainda anunciou nesta segunda-feira que não irá fazer o pagamento da parcela relativa ao mês de julho para poder quitar a folha dos servidores.

O anúncio do governo do Estado foi feito via Facebook nesta tarde pelo chefe da Casa Civil, Fabio Branco, e o secretário de Planejamento, Carlos Búrigo. Eles justificaram a decisão pelo “agravamento” da situação financeira do estado.

Protestos na Venezuela deixaram 121 mortos e 1,9 mil feridos

O procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, informou nesta segunda-feira que 121 pessoas morreram e outras 1.958 ficaram feridas desde 1º de abril, quando no país começou uma onda de protestos contra o governo do tiranete Nicolas Maduro.

"Nos últimos quatro meses temos um saldo lamentável, 121 pessoas mortas, 121 venezuelanos que perderam a vida. Outros 1.958 feridos, de todos os tipos: em estado grave, gravíssimo", acrescentou a titular do Ministério Público.

Destas 121 pessoas, Ortega afirmou que 10 morreram ontem, quando foram realizadas as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, promovidas pelo chavismo governante e cujos resultados a procuradora disse hoje não reconhecer.

Artigo, Marcelo Aiquel - A cegueira dos fanáticos

- Marcelo Aiquel é advogado, RS.

É simplesmente assombrosa a hipocrisia dos “mortadelas” com relação aos fatos recentes do nosso país.
         
Eles (os “mortadelas”) seguem fielmente os passos do conhecido Decálogo de Lênin, onde o falecido ditador comunista quis ensinar como se prepara uma revolução para a tomada do poder. Lição copiada e imitada aqui na América Latrina, pelos líderes bolivarianos.
         
No Brasil, sob a batuta do mestre guerrilheiro José Dirceu, tentou-se implantar tais regras e, se não houve sucesso, o crédito é todo da direita. A mesma direita que eles (os “mortadelas”) adoram apelidar de coxinha, entre outros adjetivos menos usados.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Tesoureiro de Aécio faz delação premiada e conta tudo para Janot

Tesoureiro informal de Aécio Neves (PSDB-MG), o empresário Oswaldo Borges da Costa Filho, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), fechou um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira.

Se resolver contar tudo o que sabe sobre a cúpula tucana, Oswaldinho, como é conhecido, ajudará a clarificar o cartel de empreiteiras que atuaram em Minas Gerais durante o governo de Aécio. 

Oswaldinho é suspeito de ter participado de corrupção nas obras da Cidade Administrativa (foto ao lado) e de ter ajudado a formar caixa dois para o PSDB.

Dica de restaurantes - Os 15 melhores lugares para comer em Gramado e Canela

Se você acha que Gramado e Canela possuem poucas alternativas de boa gastronomia, o editor recomenda consultar este serviço sobre os 10 melhores locais para comer nas cidades-gêmeas. O material é dos Destemperados, que entre outras ações, publica caderno semanal no jornal Zero Hora.

Em Gramado, o editor recomenda cinco casas, as únicas que frequenta: Cantina Nono Mio, La Pastasciuta, Café Colonial Bela Vista, Casa da Montanha e Ritta Hoppner (aos sábados,para almoço).

CLIQUE AQUI para seguir o roteiro.

MPF quer aumentar a pena de Lula no caso do Triplex

Doze procuradores do MPF solicitaram na sexta-feira, ao juiz Sergio Moro, o aumento da pena proferida por meio de sentença, em 12 de julho, ao ex-presidente Lula.

O argumento foi de que “em vez de buscar apoio político por intermédio do alinhamento ideológico, Lula comandou a formação de um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados a comprar apoio parlamentar de outros políticos e partidos, enriquecer ilicitamente os envolvidos e financiar caras campanhas eleitorais do PT em prol de uma permanência no poder assentada em recursos públicos desviados."

"Importante frisar que a distribuição de cargos para arrecadação de propina não teve por propósito único garantir a governabilidade, mas objetivou também a perpetuação no poder do próprio partido do então Presidente da República (com a majoritária distribuição de cargos), e o enriquecimento espúrio de vários agentes públicos envolvidos (tanto que expressiva porcentagem da propina foi direcionada a funcionários públicos e agentes políticos)", escreveram em trecho do documento, segundo informações do site Diário do Poder.

Maduro suspende imunidade de parlamentares opositores

Após a eleição de um Assembleia Nacional Constituinte com 545 integrantes no domingo, o tiranete da Venezuela afirmou que vai suspender a imunidade de parlamentares opositores para submetê-los à Justiça.

O chefe de Estado não especificou os motivos para implementar a medida, ainda que tenha acusado os opositores de tentar exercer um "golpe parlamentar" e de incitar a violência nos protestos, que deixaram 125 mortos nos últimos quatro meses diante da repressão do governo.

Oposição admite não ter os 342 votos para aceitar denúncia contra Temer

O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) fez um apelo para que os colegas da oposição não marquem presença na sessão da próxima quarta-feira, para inviabilizar a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Em um vídeo distribuído pelo WhatsApp, o deputado admite que a oposição não tem os 342 votos necessários para aprovar o seguimento da denúncia e que, por isso, a melhor estratégia é não registrar presença em plenário.


"Nós não devemos marcar presença, porque na hora que a gente não marca a presença, não vai dar quórum, e aí não vota, fica para a próxima semana, a gente não dá quórum de novo, e assim por diante", disse.

Artigo, Estadão, Ives Gandra da Silva Martins - A ditadura dos burocratas

Ser do governo é tornar-se superior aos comuns e sofridos cidadãos deste país

A máquina estatal brasileira é gigantesca. Uma federação é sempre mais onerosa para os cidadãos que o Estado unitário, por necessitar, na autonomia dos entes federados, uma escala intermediária de poder, que são os Estados, províncias, cantões ou unidades semelhantes. O custo maior da federação deveria ser compensado por uma maior eficiência administrativa. No Brasil, esse custo é consideravelmente superior ao da maioria das federações, pois os municípios, desde 1988, são entidades federativas, com plena autonomia administrativa, política e financeira.

Infelizmente, a eficiência pretendida – o princípio da eficiência é um dos cinco princípios fundamentais da administração pública plasmados no artigo 37 da Lei Suprema – não existe na esclerosada, amorfa e aparelhada máquina administrativa da maior parte das entidades federativas, incluída a União Federal, em que a autonomia financeira dos Poderes Judiciário e Legislativo e do Ministério Público mais a adiposidade do Poder Executivo tornam a carga tributária brasileira insuficiente, apesar de elevadíssima, para pagar o custo burocrático e político do Brasil.

Com efeito, segundo a carga tributária medida pela OCDE em 2014, o Chile ostentava 19,8% do PIB; a Coreia do Sul, 24,6%; os EUA, 26%; a Suíça, 26,8%; o Canadá, 30,8%; Israel, 31%; e o Brasil, 32,6% – sem contar as penalidades, que nas execuções fiscais, nos “refis” e parcelamentos variados a elevam consideravelmente, por força das multas acopladas aos tributos no País.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Cheques devolvidos atingem o menor nível desde setembro de 2014

O número de cheques devolvidos (segunda apresentação por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados, atingiu 1,83% em junho, registrando redução significativa em relação a junho de 2016 (-0,28 ponto percentual).

Com isso, o percentual atinge o menor nível desde setembro de 2014, quando foi de 1,80%.


Os dados foram divulgados hoje, em São Paulo, pela Boa Vista Serviços, empresa de informações de crédito. 

Maioria do setor atacadista espera crescimento real em 2017

A maioria dos participantes do comércio atacadista projeta crescimento em 2017 acima da inflação em termos reais, aponta pesquisa realizada pela Serasa Experian. 

Conforme o levantamento, 29% avaliam que o desempenho do negócio deve ser até 5% superior em relação à inflação. Outros 25% projetam crescimento real entre 5% e 10%, enquanto 13% esperam registrar ganhos reais acima de 10% no ano. 

Por outro lado, 26% dos empresários consultados esperam que o resultado acompanhe a inflação, com crescimento real de 0%, e os demais 6% esperam queda real.

Jucá manda Requião ir embora para o PT

Os dois senadores do PMDB estranharam-se. Jucá disse que Requião é um vira-latas.


O líder do governo no Senado e presidente nacionasl do PMDB, Romero Jucá, hoje, em recado para o senador Roberto Requião:

- Vá embora, Requião.

E disse para onde quer que vá o senador do Paraná:

-Vá para junto dos seus amigos do PT.

Novo presidente da Fundação Dom Cabral falará nesta quarta-feira na Federasul

O novo presidente da Fundação Dom Cabral, Minas, Antonio Batista da Silva Júnior, falará nesta quarta-feira no Tá na Mesa da Federasul.

Licitação para concessão da freeway só sairá no segundo semestre do ano que vem

A Concepa administrará a freeway por mais um ano, sem licitação.

A licitação para a concessão da freeway Porto Alegre-Osório só sairá no ano que vem, provavelmente no segundo semestre.

É o que informa o ministério dos Transportes.

A freeway será incluída no bloco intitulado Rodovia de Integração do Sul.

PT quer Dilma na disputa pelo Senado, mas pelo Piauí

Dilma Roussef pensa candidatar-se ao Senado, mas pelo Piauí. Ela foi convidada pelo governador e pelo PT para participar da disputa.

Dilma terá que se decidir até 2 de outubro, prazo fatal para transferir seu título, que é de Porto Alegre.

Banco Central bloqueou R$ 3,4 milhões de Bendine, ex-presidente da Petrobrás

 R$ 3.417.270,55 em contas de Aldemir Bendine, preso na Operação Cobra, foram bloqueados pelo Banco Central, cumprindo ordens do juiz Sérgio Moro.

O valor corresponde a propinas que Bendine teria cobrado da Odebrecht tão logo assumiu a presidência da Petrobrás, para onde teria ido por ordem de Dilma Roussef, com a missão de acabar com as propinas cobradas pela organização criminosa liderada pelo PT.

Assembléia do RS retoma trabalhos amanhã. 52 matérias estão aptas para a votação.

CLIQUE AQUI para conhecer o inteiro teor de cada uma das 52 matérias.

Cinquenta e duas matérias estão aptas para irem a votação na sessão plenária desta terça-feira, a primeira após o recesso parlamentar. 

Entre as matérias apta para a votação, constam cinco propostas de emenda à Constituição (PECs), duas das quais já aprovadas em primeiro turno (PECs 242/2015 e 261/2016), e dois requerimentos para a criação de comissões especiais.


A definição de quais matérias comporão de fato a Ordem do Dia da sessão será tomada antes da sessão, na terça pela manhã, em reunião de Líderes, na sala da presidência.

Justiça gaúcha manda soltar 80 dos 107 presos pela Operação Clivium

Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do RS determinaram a soltura de mais de 80 dos 107 presos pelos policiais ao longo da investigação de uma das ações da Polícia Civil gaúcha, que resultou em maior número de presos, a Operação Clivium, que começou em 2014 e culminou com mais de uma centena de suspeitos detidos, em 2015.


A Operação Clivium desarticulou um grupo que atuava em Gravataí, ligado a uma das maiores facções criminais gaúchas. 

Os presos foram para a cadeia por tráfico de drogas, roubos, sequestro de adversários, tortura e homicídios, em Gravataí e Porto Alegre

Invasões e ocupações apadrinhadas por Psol, PCdoB e PT assustam hotéis de Porto Alegre

Depois que ativistas alinhados com Psol, PT e PCdoB invadiram e ocuparam o Hotel Açores, centro histórico de Porto Alegre, os hotéis Plaza, Master e Alfred mandaram instalar grades de ferros e tapumes nas portas e janelas.

A ordem judicial de despejo não foi cumprida.

Os hotéis ainda não pensaram em instalar ninhos de metralhadora para impedir que os Lanceiros Negros invadam e ocupem seus negócios.

Operadora mexicana Claro despenca no Sul

A operadora de telefonia móvel Claro foi a companhia com a maior queda em acessos moveis no mês de junho, na Região Sul, segundo dados divulgados na semana passada pela Anatel.

A companhia mexicana caiu 0,4% de maio para junho, perdendo 27 mil clientes na Região. No comparativo dos últimos 12 meses, a companhia já teve queda de 5,8%, perdendo mais de meio milhão de clientes no Sul.

A TIM também teve resultado negativo em junho, com perda de 44 mil clientes (- 0,3%).

Já a Oi e a Vivo tiveram alta de 0,5% (+20 mil) e 0,1% (+ 10 mil) respectivamente.

- A Claro Telecom, controlada pela mexicana América Móvil, registrou prejuízo líquido de R$ 473,2 milhões no segundo trimestre de 2017, uma piora de 43% em relação às perdas de R$ 231,6 milhões apuradas no mesmo período do ano passado.

Artigo, Andrei Roman, El País - O apoio ao golpe de Nicolás Maduro é a página mais vergonhosa da história do PT

Andrei Roman é doutorando em ciência política, cofundador da plataforma de transparência Atlas Político, e cofundador do Catalyst News.


A foto ao lado é de Lula Marques, mas o texto é de Andrei Roman para a edição brasileira do El País. Leia tudo:

Desde o impeachment da Dilma Rousseff, o PT vem reafirmando sistematicamente o discurso do golpe. Confesso que é um discurso que até ontem não tinha levantado em mim uma forte emoção. Concordei desde o começo em aceitar o termo como uma figura de estilo: ao final das contas, Dilma caiu “apunhalada” nas costas por antigos aliados, os crimes imputados a ela sendo somente um pretexto para tirá-la do cargo. Do mesmo jeito que alguém pode usar a palavra “apunhalar,” é então possível falar em um golpe. Mas preferi fazer abstração do argumento mais audacioso que o impeachment causou uma quebra no processo democrático. Apesar do combate legítimo em torno da constitucionalidade do processo, construído com inteligência e elegância por José Eduardo Cardozo, o impeachment da Dilma não nos levou para a instauração de uma ditadura. Os votos que levaram a atual configuração do Congresso, por mais corrupto e imoral que ele provou-se ser, não vieram de extraterrestres. Há portanto um óbvio exagero na insistência no discurso do golpe. 

Considerei desde o começo que é um daqueles exageros naturais no combate ideológico e fiz questão de não me meter neste debate em público ou em privado. Acreditei que, ao agir dessa forma, o PT está exercitando o seu papel legítimo, como o partido de maior expressão popular da história brasileira, de articular um discurso, sempre bem-vindo, na defesa da democracia.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Marcelo Aiquel- A cegueira dos fanáticos

É simplesmente assombrosa a hipocrisia dos “mortadelas” com relação aos fatos recentes do nosso país.
        
Eles (os “mortadelas”) seguem fielmente os passos do conhecido Decálogo de Lenin, onde o falecido ditador comunista quis ensinar como se prepara uma revolução para a tomada do poder. Lição copiada e imitada aqui na América Latina, pelos líderes bolivarianos.
        
No Brasil, sob a batuta do mestre guerrilheiro José Dirceu, tentou-se implantar tais regras e, se não houve sucesso, o crédito é todo da direita. A mesma direita que eles (os “mortadelas”) adoram apelidar de coxinha, entre outros adjetivos menos usados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Apenas 4% acham ótimo (1%) e bom (4%) o governo Temer, diz Ibope Inteligência

O editor teve acesso ao amplo material de pesquisa de opinião pública produzido pelo Ibope Inteligência, que demonstra que 70% da população brasileira consideram ruim (16%) ou péssimo (54%) o governo Temer.

Ótimo, 1%
Bom, 4%
Regular, 21%
Ruim, 16%
Péssimo, 54%
Não sabe, 2%

CLIQUE AQUI para conhecer em detalhes o inteiro teor da pesquisa, que apresenta números sobre outros itens.

Crsce número de brasileiros que querem intervenção militar

O que mais chama a atenção nos resultados da pesquisa de opinião pública que Paraná Pesquisas mandou há pouco ao editor, é o alto número dos que querem intervenção militar.

É a segunda opção dos brasileiros:15,2%.

Há um ano, esta alternativa maltinha 4% das respostas.

Os homens, mais ricos e menos escolarizados, são os que mais querem a volta dos militares

64,2% querem saída de Temer e eleição direta, mas 15,2% desejam intervenção militar

A mais nova pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, cujos resultados acabam de ser entregues ao editor, demonstra que 64,2% da população brasileira quer o afastamento imediato de Temer e a realização de eleições.

Chama a atenção o alto número de brasileiros que querem intervenção militar: 15,6%

Não sabe/ não opinou 2,9%
Nenhuma dessas opções 4,9%
O afastamento do Michel Temer, com eleições Diretas 64,2%
Intervenção Militar 15,6%
A permanência de Michel Temer como Presidente 6,9%

O afastamento do Michel Temer, com Rodrigo Maia como Presidente 5,6%

Análise - Taxa de desemprego cai em junho com o avanço da ocupação informal

Esta análise é dos economistas do Bradesco e foi enviada há pouco ao editor.

Os dados da Pnad Contínua referentes a junho apontaram para continuidade do processo de ajuste do mercado de trabalho. A taxa de desemprego caiu, impulsionada pelo crescimento do emprego por conta própria e do emprego informal. A ocupação formal, no entanto, caiu novamente no mês em linha com o indicado pelos dados do Caged. A taxa de desemprego foi de 13,0 % nos três meses encerrados em junho, segundo os dados da PNAD Contínua divulgados hoje pelo IBGE. Descontada a sazonalidade, a taxa recuou 0,2 p.p. ante a leitura anterior. Na comparação inter-anual, contudo, houve elevação de 1,7 pontos percentuais. A população ocupada reduziu seu ritmo de queda, ao recuar 0,6% na comparação inter-anual, ante retração de 1,3% verificada em abril. Em relação ao mês anterior, a ocupação cresceu 0,4% ante alta de 0,2% no mês anterior. A População Economicamente Ativa (PEA) cresceu 0,2%, depois de ter subido 0,1% na leitura anterior. Na comparação inter-anual, o crescimento da PEA passou de 1,1% para 1,3%. A intensificação da queda do emprego formal foi compensada pelo crescimento do emprego por conta própria. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Clovis Rossi, Folha - Venezuela: uma ditadura bem ali na esquina

A Venezuela deu neste domingo o passo final para a instalação de uma ditadura.

Foi "despacito", para citar um sucesso mundial. Hugo Chávez foi comendo a democracia pelas bordas, pouco a pouco, mas preservou ao menos o centro do prato, na forma de eleições razoavelmente livres.

Sabia que podia ganhá-las porque a bonança petrolífera lhe assegurava recursos para programas sociais que fizeram com que os pobres, pela primeira vez na história venezuelana, sentissem a presença do Estado. Na década passada, que foi a década chavista, entrou nos cofres públicos a impressionante soma de US$ 1 trilhão, o que equivale a quase 2/3 do PIB brasileiro atual.

É verdade que parte importante desse dinheiro foi desviada pela corrupção, mas a maior parte foi mesmo para programas sociais –o suficiente para que ainda hoje, em meio a uma devastadora crise, 53% dos venezuelanos tenham opinião favorável de Chávez, segundo o respeitado instituto Datanalisis.

Quando o maná do petróleo secou, foi ruindo toda a construção dita bolivariana, para o que contribuiu enormemente a escolha por Chávez de um total incompetente para substituí-lo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

O BNDES, acumpliciado com Guido, Lula e Dilma, irrigou farto duto de propinas para o PT

A conta "Lula" movimentou R$ 162,3 milhões, contra R$ 185,5 milhões da conta "Dilma".

A reportagem de capa da revista Época desta semana ("As provas da JBS") inflou o processo de instalação da CPI do BNDES.

As provas examinadas pela revista comprovam que a JBS transformava em propina, sistematicamente, 4% de cada contrato de financiamento que conseguia no BNDES, tudo combinado com a liderança do PT.

O próprio Joesley Batista foi na semana passada para Nova Iorque, onde buscou extratos das contas corrente "Lula"e "Dilma", dinheiro de propinas que abasteceu, entre outras coisas, a campanha da "presidenta" em 2014, no valor de US$ 150 milhões. O dinheiro saía das offshores criadas pelo J.P.Morgan em 2009 e 2010, a Fromentera e a Mustique. Os extratos já estão com a PGR.

Escreve Época (página 44):

- Guido fazia os pedidos de pagamentos, Joesley mandava liberar o dinheiro e debitar o valor correspondente das contas. Sofisticado, eficiente e imoral.

Guido, no caso, era Guido Mantega, ministro do Planejamento de Lula e ministro da Fazenda de Dilma Roussef.

Oposição da Venezuela convoca marchas contra Constituinte

O governo diz que 41,53% votaram ontem, mas a oposição, que hoje voltará às ruas, fala em 12,4%. União Européia, Estados Unidos e Brasil criticam o golpe iniciado pelo governo da Venezuela.

CLIQUE AQUI para ler artigo da revista The Economist, "A agonia da Venezuela".

Mercado aposta em inflação do IPCA pouco mais alta (3,40%) em 2017

A projeção para a inflação deste ano foi novamente revista para cima, segundo as estimativas coletadas até o dia 28 de julho e divulgadas há pouco pelo Relatório Focus do Banco Central. 

Inflação - As expectativas para o IPCA subiram de uma alta de 3,33% para outra de 3,40% para 2017 e permaneceram em 4,20% para 2018. 
Juros - A mediana da taxa Selic ficou estável em 8,00% para o final de 2017 e recuou de 8,0% para 7,75% no final de 2018. 
PIB - Já a mediana das projeções para o crescimento do PIB ficou inalterada em 0,34% para este ano e em 2,00% para o ano que vem. 
Câmbio - Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio ficou em US$/R$ 3,30 para o final deste ano e em R$/US$ 3,43 para o final de 2018.

Fuga de brasileiros para Portugal diminuiu em 2016

Em 2016, pelo sexto ano consecutivo, houve um decréscimo no número de cidadãos do Brasil autorizados a viver em Portugal. Embora os brasileiros continuem sendo, com folga, a maior comunidade estrangeira no país -20,4% do total-, nossa participação vem diminuindo. De 2010, recorde histórico, até 2016, há 38.111 brasileiros menos residindo em Portugal -uma redução de 31,9% no período. No ano passado, 81.251 brasileiros viviam em Portugal, E,2010, o número chegou a 119.363.

Leia esta reportagem da Folha que o editor copidescou:

Autoridades portuguesas e brasileiras concordam que o perfil do imigrante vem mudando, e há, entre os que chegam, cada vez mais profissionais qualificados.

A procura de brasileiros por imóveis no país é um bom indicativo deste fenômeno.

Dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal indicam que, em setembro, os brasileiros superaram os chineses e tornaram-se a terceira nacionalidade que mais compra imóveis no país.

No fim de 2015, Portugal já era o terceiro país onde os brasileiros mais investiram em imóveis.

A sensação de que brasileiros endinheirados invadem o país já ecoa na mídia lusa. A revista "Sábado" publicou neste mês longa reportagem de capa intitulada "O luxo dos brasileiros em Portugal".

Artigo, Bernardo Mello Franco, Folha - A oposição indecisa

A um dia da votação que definirá o futuro de Michel Temer, os deputados de oposição ainda batem cabeça. Não há consenso sobre a estratégia a ser adotada na quarta-feira. O governo aposta na divisão dos adversários para enterrar a denúncia contra Temer.

O presidente da Câmara não iniciará a votação enquanto não houver a presença de dois terços dos deputados. Partidos como PSOL e Rede só querem entrar no plenário se os governistas comparecerem em peso. A ala majoritária do PT prefere marcar o ponto logo no início da sessão.

"A oposição não pode fazer o jogo do governo", diz o líder da Rede, Alessandro Molon. Ele afirma que uma sessão com quorum baixo só interessa a Temer, já que as ausências contarão a favor do presidente.

(...)

Apesar do favoritismo, o Planalto está preocupado com as traições nos partidos aliados. Por isso, o governo determinou que 12 ministros se licenciem para voltar à Câmara e votar a favor do chefe. "Foi uma demonstração clara de insegurança", diz Júlio Delgado, do PSB.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Retorno às aulas começou hoje no RS

A manhã desta segunda-feira marca o retorno das aulas em escolas públicas e privadas do RS.

Termina nesta segunda-feira o prazo para sacar FGTS de contas inativas

Os casos específicos, como o de presos e pessoas com doenças graves, serão atendidos até o final do ano que vem.

PSB decide por candidatura própria no RS

O PSB gaúcho decidiu ontem que terá candidato próprio ao governo estadual.Reunidos na Assembléia, os socialistas também resolveram:

- Exigir a expulsão dos deputados que votarem a favor da reforma da previdência.
- Apoiar a reeleição do atual presidente Carlos Siqueira.
- Votar contra a criação do Distritão.

Mudanças no transporte coletivo de Porto Alegre serão amplas

As mudanças em curso na área de transporte coletivo de Porto Alegre, não se limitarão às decisões sobre passagens de ônibus (leia nota a seguir).

O sistema atual de distribuição de linhas de ônibus, a malha viária existente e os meios de operações e de transporte dão mostras de fadiga extrema.

As mudanças chegam em boa hora.

Protesto de líder de Marchezan Júnior cria problemas para prefeitura na Câmara

O prefeito Marchezan Júnior começa a semana com sérios problemas na sua base de apoio na Câmara de Vereadores, porque seu líder, Claudio Janta, SDD, que é também o líder da Força Sindical no Estado, resolveu protestar publicamente contra as mudanças em curso na área do transporte público de passageiros.

Em mensagem por WhatsApp ao editor, Claudio Janta avisou:

-Estamos tirando direitos da população.

No Whats, o vereador disse que falava como parlamentar e não como líder do governo, coisa que não existe.

Conheça as mudanças em curso.

CLIQUE AQUI para saber mais.

RS terá dia de sol, céu azul e temperaturas de até 30 graus

Porto Alegre, 8h30min, 14 graus

O último dia de julho começou com muito sol e nuvens no Rio Grande do Sul. A massa de ar seco e quente que sustenta o tempo firme e quente nas regiões gaúchas, continuará proporcionando uma temperatura elevada para esta segunda-feira.

O dia começou frio e terá marcas amenas. 

Durante a tarde, muitos municípios terão sensação de abafamento e as máximas podem chegar perto dos 30°C. 

Porto Alegre repetirá a temperatura registrada nos últimos dias. Nesta segunda-feira, a Capital terá marcas entre 13°C e 29°C.

RS gasta quase quatro vezes mais com aposentadorias e pensões do que gasta com educação. É a pior relação do Brasil.

O RS foi disparado o Estado que gastou mais com aposentadorias e pensões do que com educação,conforme comparativo que fez neste domingo o jornal Folha de S. Paulo:

- Para cada R$ 100,00 gastos com educação, o governo gaúcho gastou R$ 346,7 com aposentados e pensionistas.

E o viés é de muito maior alta.

No ano passado, o governo gaúcho gastou R$ 3,97 milhões com educação e R$ 13,7 bilhões com previdência.

Em seguida vem o Rio, com R$ 266,1 para cada R$ 100,00 gastos em educação.

No Sul, o Paraná é o de melhor solução: R$ 86,00 por cada R$ 100,00.

Dilma defenderá a "honra" de Lula no exterior

A coluna Painel de hoje informa que Dilma Roussef foi destacada pelo PT para defender a honra de Lula no exterior.

Resta saber quem defenderá a honra de Dilma.

Pais interferem em escolas que abordam questão de gênero nos livros e vetam conteúdo

A reportagem a seguir é dos jornalistas Renata Marizx e Eduardo Barretto. Leia. Está em O Globo:

Tema de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e de projetos no Congresso Nacional, a chamada “ideologia de gênero” vem sendo apontada nas escolas por pais incomodados com o material didático trabalhado em sala de aula. As reclamações se multiplicam pelo país e resultam muitas vezes na substituição de livros, dividindo a comunidade escolar. No centro do debate, a linha tênue entre o direito da família de acompanhar de perto a educação dos filhos e a ingerência preconceituosa no processo coletivo de aprendizagem.

Um caso recente no Colégio Ipê, escola da rede privada que atende alunos da educação infantil até o 9º ano em Brasília, expõe a complexidade da situação. Após queixas em relação ao livro “Lá vem história: contos do folclore mundial”, uma turma do 2º ano do ensino fundamental ficou dividida. Pouco mais da metade dos pais (18 em relação às 32 crianças da classe) trocou a obra que havia sido indicada pela escola como material de apoio às aulas de literatura para o segundo semestre deste ano. Alguns contos do capítulo “Para sentir uma pontinha de medo” foram considerados pesados demais para os alunos, mas a história que de fato causou discórdia se chama “Maria Gomes e os cavalinhos mágicos”.

No conto, a protagonista é abandonada pelo pai viúvo sem condições financeiras de sustentar a filha. Disfarçada de homem por ordem de uma voz que passou a ajudá-la, Maria Gomes consegue emprego no jardim de um palácio. Até que “mesmo pensando que Maria fosse um jovem, o filho do rei se apaixonou por ela. Preocupado, o príncipe dizia à mãe: Minha mãe do coração, os olhos de Gomes matam. São de mulher, sim. Não são de homem, não”. Por fim, ele descobre que Maria é mulher, declara seu amor e vivem felizes para sempre.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

"Maconha na adolescência é uma fábrica de losers",diz o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos

Esta reportagem e a entrevista assinada pela jornalista Larissa Roso, explica em três contundentes páginas, o que pensa o especialista em dependência química com mais de 40 anos de carreira, o médico ressalta que a intervenção precoce é fundamental. Apesar de árduo, o desafio da recuperação, se encarado no início do problema, apresenta chances "fantásticas" de êxito.

Está tudo em três páginas do excelente caderno doc de Zero Hora deste final de semana. Não é sempre que o caderno apresenta a qualidade do material destes sábado e domingo.

Leia tudo:

A dependência química é uma doença democrática, define o psiquiatra e psicanalista Sérgio de Paula Ramos, 67 anos. Atinge, na mesma medida, as classes alta, média e baixa. No país, 12% da população têm transtorno por uso de álcool; de 4% a 5%, por consumo de outras drogas; e dependentes de tabaco somam 13% dos brasileiros. É o grande problema de saúde pública deste século, segundo o médico, uma das mais destacadas autoridades no tema.

– E, com a legalização da maconha, tende a piorar o quadro. Os pais não estão mais entrando naquela de "meu filho me disse que a maconha que eu achei na mochila é do amigo dele, e eu acredito no meu filho". Eles já sabem que a maconha é do filho – exemplifica. – Maconha na adolescência é uma fábrica de losers. Tirar a cabeça da areia e enxergar a realidade é uma conduta que muda o futuro. Não dá para conviver com droga sem prejuízo. Droga nenhuma, em nenhuma dose, faz bem para a saúde. A partir de certa dose, dependendo da idade, começa a fazer mal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Procuradora-geral da Venezuela diz que Odebrecht levou US$ 30 bi por obras inacabadas

A procuradora-geral da Venezuela, a chavista-histórica Luisa Ortega Díaz, hoje rompida com Maduro, afirma que a Odebrecht recebeu US$ 30 bilhões por obras inacabadas em seu país.

O ditador Nicolás Maduro não admite investigações sobre o sistema de corrupção montado pela empreiteira no País.

Para a procuradora-geral, há fortes indícios de "superfaturamento e desvio de recursos":

- Se todos os contratos foram pagos, por que as obras não foram concluídas? A maioria está totalmente parada.

Quem levou a Odebrecht para a Venezuela foi Lula, na época de Hugo Chaves.

Bolsonaro anuncia ida para o PEN

O deputado Jair Bolsonaro confirmou hoje ao blog O Antagonista que resolveu filiar-se ao PEN para disputar a presidência.

O PEN vai mudar de nome. É possível que vire Prona, o Partidi pelo qual Enéas carneiro disputou a presidência.

Quatro cidadãos gaúchos foram abatidos como gado, esta manhã, em Porto Alegre

O editor foi obrigado a engolir tudo o que escreveu no início desta manhã, quando afirmou que a presença maciça de brigadianos no policiamento ostensivo evitou chacinas neste final de semana de Porto Alegre.

Acontece que quatro pessoas foram mortas a tiros na manhã deste domingo em dois episódios de violência registrados na Zona Sul de Porto Alegre.

Em um dos crimes, três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, foram baleadas em uma casa na Alameda 5 da Rua Dona Luísa, no bairro Nonoai, nas imediações da Rua Orfanotrófio.
A mulher foi identificada como Indiara Silva Leal, de 28 anos, e um dos homens, como Denilson Neves Monteiro, de 16 anos. O terceiro homem não foi identificado. 

Apenas duas horas depois do triplo homicídio, a polícia recebeu a informação de que uma quarta pessoa havia sido morta a tiros no Beco do Rio Tejo, perto da Rua Erechim, a cerca de 1,5 km do primeiro caso. A vítima foi identificada como Ivan Ferraz da Silva, de 49 anos.

Luciana Genro diz que PT finge querer derrubar Michel Temer

A ex-deputada Luciana Genro, candidata do PSOL ao Planalto nas eleições de 2014, acusa Lula e o PT de fingirem interesse na queda de Michel Temer.

A líderpsólica  afirma que o ex-presidente e seu partido preferem prolongar o desgaste do presidente até as eleições de 2018:

- O PT não tem interesse em derrubar Temer agora. Eles querem deixar o governo sangrar e fazer os ajustes para quem assumir depois.

Temer reúne "gabinete de guerra", esta tarde, para enfrentar votação na Câmara

O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi, disse ontem ao editor que o presidente Michel Temer reunirá seu "gabinete de guerra", esta tarde, 14h, para afivelar as cartadas finais de defesa, tudo no caso da votação programada para a Câmara.

O governo contabiliza maioria para impedir a aceitação do pedido de abertura de processo contra o presidente, mas quer mais de 300 votos para dar demonstração cabal de força parlamentar a política.

Artigo, Marcelo Aiquel - Há males que vem para o bem

Ao lado, Dilma ao lado do seu pupilo, quando tirou-o do BB para "salvar" a Petrobrás.

-  O autor deste artigo, Marcelo Aiquel, é advogado, RS.

Diz o conhecido – e muito utilizado – provérbio: Há males que vem para o bem. Quem nunca o escutou, partindo – principalmente – de pessoas mais experientes querendo consolar alguém?
         
Pois, pensando nesta lição, transformada em “dito popular”, que resolvi escrever este texto, recordando das regras contidas no velho ditado, especialmente em duas situações bem diversas.
         
A primeira delas vem lá dos anos 90 e trata sobre um jogador de futebol, o italiano PAOLO MALDINI, considerado como o maior e melhor zagueiro do mundo pela FIFA. Ele é o exemplo perfeito do provérbio, em que o MAL(DINI, no caso) andou de mãos dadas com o BEM.
         
Porém, encontramos aqui no Brasil durante a “dinastia do PT”, a quebra deste paradigma, quando ocorreu o inverso, ou seja, um BEM que veio para causar o MAL. Eu me refiro ao “empresário” ALDEMIR BENDINE, mais um dos inúmeros factoides criado pelos governos inesquecíveis (no mau sentido, por óbvio) do PT/PMDB.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Policiamento ostensivo e maciço da Brigada reduz quase a zero o abate de gaúchos neste final de semana

As exceções foram as de um homem assassinado em Viamão e de um bandido abatido em São Leopoldo.

O reforço de 398 novos PMs  nas ruas em Porto Alegre e a maior presença da Brigada Militar, reduziram a zero os tradicionais fins de semana sangrentos no Estado. Um edital de novo concurso voltado à segurança pública deve ser lançado nos próximos 45 dias. A promessa do governo é que sejam abertas mais 4,3 mil vagas para a Brigada Militar, e a expectativa da corporação é de que até o fim do primeiro semestre de 2018 esse contingente passe a atuar e ajude a diminuir o déficit de aproximadamente 50% de efetivo (o previsto é 37 mil policiais).

A promessa de reforço nas patrulhas foi feita pelo governo estadual na sexta-feira, dia em que se concretizou uma das mais importantes ações contra o crime organizado já feitas pelas autoridades gaúchas: a remoção de 27 líderes de facções criminais para outros Estados.

Do PT ao PSOL, esquerda do Brasil poupa Maduro de críticas e apoia Constituinte

Reprimida e contabilizando 100 mortos nas suas fileiras, todos assassinados pelos esbirros de Maduro, a oposição não reconhece o governo bolivariano.

Apesar da escalada da violência em Caracas, partidos defendem que nova Carta é "via democrática"
Manifesto de intelectuais de esquerda inclui brasileiros e critica "cegueira ideológica" de apoiadores, conta a repórter Marina Rossi na edição brasileira do espanhol ElPaís.

Leia tudo:

Enquanto a Venezuela vive uma escalada das tensões sociais que já ultrapassa 100 dias, parte consistente da esquerda brasileira poupa o presidente Nicolás Maduro das críticas e apoia a controversa eleição para integrantes de Assembleia Nacional Constituinte, convocada para este domingo. Representantes e lideranças de diferentes partidos ouvidos por EL PAÍS e um especialista em relações internacionais apresentaram se alinham ao Governo chavista. Os que aceitaram falar com a reportagem – alguns preferiram se omitir sobre o tema – defendem o bolivarianismo, evitam criticar Maduro e acham pertinente a convocação da Constituinte agora, como uma tentativa de se restabelecer a ordem.

Embora defendam a convocação das eleições como uma “via democrática” para a remediação da crise, ninguém se aprofundou nas opiniões sobre a Constituinte em si. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Petroleiros ignoram roubalheira e acusam a Lava Jato pelos problemas da Petrobrás

A FUP não admite que a política econômica errática de Dilma conduziu a economia à pior recessão da história e ao desemprego de 12 milhões de trabalhadores.

A Federação Única dos Petroleiros, que é alinhadíssima com o lulopetismo e calou diante dos desmandos criminosos que arrombaram os cofres da Petrobrás, inclusive por parte de petroleiros de grosso calibre, presta hoje outro serviço ao PT, mas também a Lula e a Dilma Roussef.

Fazendo coro ao que dizem há mais tempo políticos e economistas lulopetistas, a FUP disse ontem que o impacto da Operação Lava Jato e das políticas do governo Michel Temer na economia do país e no crescimento do desemprego é brutal:

- Quando a Lava Jato foi deflagrada, em março de 2014, o IBGE apontava taxa de desemprego no Brasil de 7,1% no trimestre encerrado naquele mês.Hoje, a taxa no período encerrado em junho chega a 13%, com 13,5 milhões de pessoas sem empregos.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Outro bilionário, a viúva de Steve Jobs (Apple) compra operações de mídia nos EUA

O site e newsletter do Brazil Journal, editado pelo publisher Geraldo Samor, informa neste domingo que Laurene Powell Jobs comprou a revista The Atlantic, numa transação que o The Wall Street Journal resumiu como ‘mais um bilionário investindo em jornalismo’. A viúva de Steve Jobs — que no ano passado vendeu metade de suas ações da Disney — fez a aquisição por meio da Emerson Collective, sua organização filantrópica.

Saiba mais:

A lista de bilionários que compraram ativos de mídia nos últimos anos inclui Jeff Bezos, que comprou o The Washington Post em 2013; Chris Hughes, um co-fundador do Facebook que comprou a New Republic em 2012; e o fundador da EBay, Pierre Omidyar, que criou a First Look Media, que publica o site The Intercept. (Warren Buffett também comprou o jornal Omaha World-Herald, mas o fez por meio da Berkshire.).

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Brasil coloca-se contra Constituinte e teme banho de sangue na Venezuela

Foram cem mortos em quatro meses de protestos contra Maduro

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, voltou a atacar o governo ditatorial de Nicolás Maduro e a convocação da Constituinte. Ele disse à Folha que a solução para a crise na Venezuela "é a negociação":

- Há um equilíbrio extremamente instável. Há uma oposição com grande apoio popular e existe o chavismo, que tem como protagonista um homem que perdeu o limite, que é o [Nicolás] Maduro. Debaixo disso, há uma economia desorganizada, desabastecimento, insegurança. Uma situação que não pode perdurar.

Para Nunes, a negociação deve ser concluída "antes do banho de sangue":

- Maduro aponta para uma saída revolucionária, de ruptura da ordem democrática, inviável. A tendência é que a democracia prevaleça. Fora isso, há o quê? Guerra civil, a vitória de um e a derrota de outro."

Constituinte castrada e submissa ao ditador Maduro será eleita hoje na Venezuela

Mesmo com a firme rejeição da oposição, as urnas para a escolha dos membros de uma Assembleia Constituinte convocada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, abriram neste domingo às 6h locais (7h de Brasília). O presidente foi o primeiro a votar em um centro eleitoral da zona oeste de Caracas. 

O pleito definirá os 545 integrantes da Assembleia. 

Trata-se de um golpe destinado a esvaziar o parlamento atual,do,minado pela oposição.

O dia de votação é marcado por um ambiente de tensão, depois que a oposição, que não apresentou candidatos para a eleição, anunciou protestos em todo país contra a iniciativa.

Sirotiskys venderam a RBS de SC para os bilionários Carlos Sanchexz e Lírio Parisotto

No Brasil, no ano passado, o grupo RBS também entrou na dança da venda de jornais para bilionários.

O grupo de Zero Hora vendeu suas operações de jornais, rádios e TV em Santa Catarina aos empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, controlador da empresa farmacêutica EMS. Parisotto deixou a sociedade meses depois.

Caminhoneiros querem parar o Brasil na terça-feira

O Movimento dos Transportadores de Grãos e Derivados (MTG), de Mato Grosso, convocaram uma paralisação nacional de caminhoneiros para a próxima terça-feira, conforme o editor informou na sexta-feira.

O protesto, que prevê trancar o trânsito de cidades e rodovias pelo Brasil, ocorre devido ao aumento de impostos sobre combustíveis, anunciado pelo governo de Michel Temer na semana passada.

RS não vai parar seus caminhões na terça-feira

Em 2013 e 2015 eles pararam o Brasil.

Os caminhoneiros do Rio Grande do Sul não vão parar nesta terça-feira, que também não tem adesão nacional,ao contrário do que ocorreu em 2013 e 2015, durante o governo Dilma.

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) não estão chamando a categoria para aderir à manifestação, mas dizem respeitar a decisão de quem paralisar. No entanto, as entidades são contrárias a bloqueios de rodovias.

O presidente da MUBC, Nélio Botelho, defende que diferentemente do que ocorreu em 2013 e em fevereiro de 2015, quando o movimento liderou greves realizadas e pleiteava o subsídio no óleo diesel e aprovação da nova “Lei dos Caminhoneiros” durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, neste momento, bloquear rodovias coloca a população contra a mobilização. Além disso, diz ele que em até 60 dias será realizada uma reunião no Rio de Janeiro, reunindo participantes do movimento, para debater a possibilidade de uma greve mantendo os caminhoneiros parados em casa.

RS tem domingo de sol, céu azul e temperatura de verão

Porto Alegre, 8h30min, 16 graus

O RS amanheceu novamente com sol, céu azul e temperatura muito acima da média, com ar mais seco em décadas para esta época do ano.  Este é o segundo domingo seguido de tempo ensolarado no Rio Grande do Sul, com marcas elevadas nos termômetros no período da tarde. 

O tempo fica firme em todas as regiões, mas algumas áreas devem ter nuvens altas acompanhando o sol, conforme a MetSul Meteorologia.


Em Porto Alegre, o domingo de sol terá temperaturas entre 7°C e 26°C.

Pai do líder trabalhista Mauro Zacher está sendo velado no São Miguel e Almas

O corpo de Flávio Geraldo Zacher, pai do vereador e mais importante líder do PDT em Porto Alegre, Mauro Zacher, está sendo velado desde a madrugada  na Capela B do Cemitério São Miguel e Almas.

O sepultamento foi agendado para as 16h30min no cemitério São João.

General Villas Boas, comandante do Exército - Saída da Crise deve vir da eleição de 2018

O Comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas, afirmou para a Folha de S. Paulo de hoje  que a saída para a crise do país "está nas mãos dos cidadãos brasileiros", que poderão, "nas eleições de 2018, sinalizar o rumo a ser seguido".

A entrevista foi concedida ao repórter JoséVitor. Leia tudo:

Folha - Pesquisa Datafolha recente mostrou que as Forçasr Amadas são a instituição do país em que a população mais confia hoje, enquanto a Presidência, o Congresso e os partidos são as instituições menos confiáveis. Como interpreta esses dados?
Eduardo Villas Bôas - Esses números nos impõem uma imensa responsabilidade. As Forças Armadas, que constituem um corte vertical da sociedade e possuem representantes de todo o espectro social, são reconhecidas por serem uma reserva de valores, como integridade, ética, honestidade, patriotismo e desprendimento.

Há quem compare a crise atual com aquela vivida em 1964. É possível fazer essa analogia?
Comparações podem ser feitas, mas o Brasil é, hoje, um país muito mais complexo e sofisticado. Naquela época, havia uma situação de confronto característica da Guerra Fria, com a ação de ideologias externas, que fomentaram ameaças à hierarquia e à disciplina nas Forças Armadas, aspectos que não estão presentes nos dias atuais.

CLIQUE AQUI para ler tudo no blog DefesaNet, Porto Alegre.

Marchezan dança despacito e provoca Manuela D'Ávila no Facebook: “Teu amigo Nicolás Maduro não chega nem aos pés de mim !"

tO prefeito de Porto Alegre, Marchezan Jr, postou no Facebook, hpoje, sábado, um vídeo dançando o “despacito”, musica latina que é sucesso do momento nas rádios. Em reação a vários posts negativos, como da deputada comunista Manuela D´Avila, que criticavam Marchezan (95% dos posts do mesmo vídeo foram positivos e de apoio ao prefeito), ele resolveu debochar da líder do PCdoB.

Agora, Marchezan postou no Facebook o vídeo de lançamento de uma campanha do tiranete Nicolas Maduro na Venezuela, onde ele e seus seguidores tentam dançar"Despacito", sem a mínima  graça e com desenvoltura zero.

Veja abaixo os dois vídeo e compare se o prefeito tem razão de tirar sarro dos comunistas e seus tiranetes latinos.  O novo vídeo de Marchezan foi gravado hoje de manhã na Vila Bom Jesus, durante o projeto Prefeitura nos Bairros, que reuniu milhares de moradores da Bonja.

CLIQUE AQUI para ver.
CLIQUE AQUI para ver mais.

Joesley vai a Nova Iorque buscar extratos das contas de propina de Lula e Dilma

A coluna Radar, /veja de hoje, revela que Joesley Batista viajou para Nova Iorque com o objetivo de buscar extratos das contas de propinas intituladas Lula e Dilma.

O termo de colaboração 1 do empresário Joesley Batista, do Grupo JBS, descreve o fluxo de duas ‘contas-correntes’ de propina no exterior, cujos beneficiários seriam os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O empresário informou à Procuradoria-Geral da República que o saldo das duas contas bateu em US$ 150 milhões em 2014. Ele disse que o ex-ministro Guido Mantega (Fazenda/Governos Lula e Dilma) operava as contas.

Inicialmente se pensou que a conta estava em nome de empresas offshores em banco na Suíça, mas agora sabe-se que elas estão em Nova Iorque.

Joesley usava bancos nos Estados Unidos.

Iberia e Air France também cancelam voos para Caracas

Depois da Avianca, também Iberia e Air France cancelam, voos para Caracas

Temer grava três vídeos para se comunicar nas redes sociais

O presidente Michel Temer recorreu às redes sociais nos dias que antecedem a votação, no plenário da Câmara, da denúncia por corrupção passiva. Nos últimos dois dias, Temer já publicou três vídeos na internet para destacar pontos que ele avalia como positivos de seu governo.

Em um esforço para tentar reverter a baixa popularidade (Ibope e Paraná Pesquisas demonstram que abaixa popularidade aproxima-se dos 105%) e atrair mais votos na Câmara, Michel Temer disparou três vídeos na web em menos de 24 horas.

A comunicação do governo decidiu fatiar em vários vídeos a fala do presidente, que, em todas as gravações, usa a mesma roupa – um suéter azul claro sobre uma camisa azul e branca xadrez – em um mesmo cenário, que tem as bandeiras do Brasil e da República ao fundo.


O mais recente vídeo de Temer – publicado na manhã deste sábado no Twitter e no Facebook – é um pronunciamento, em tom de propaganda de governo, no qual o presidente enaltece a queda da inflação e dos juros e destaca o crescimento da produção industrial.

Taxa de desemprego poderá despencar de 13,7% para 11% até o final do ano

O governo acha que a queda de 0,7% na taxa de desemprego ocorreu antes do esperado e por isto aposta em redução muito maior até o final do ano.

A aposta é queda dos 13,7% de junho para alguma coisa como 11%.

GLP para indústria e comércio subiram 8% neste sábado

Os preços do gás usado pelas indústrias e pelo comércio acabam de subir 8%.

Osmar Terra comanda a ação social do governo federal no Rio

A maciça presença de 10 mil homens das polícias e das forças militares no Rio de Janeiro é apenas a parte mais visível do apoio federal à área da segurança pública no Estado.

A força-tarefa formada pelos ministros Raul Jungmann, Sérgio Etchegoyen e Osmar Terra, também tem forte viés, focado em saúde, educação e assistência social, estes três pontos a cargo do ministro gaúcho.

Governo acha que poderá contar com o apoio de 310 deputados na quarta-feira

O deputado Darcisio Perondi disse esta manhã ao editor que o governo já conta com 280 deputados para rejeitar o pedido de abertura de processo contra Miguel Temer.

É muito voto.

A Câmara tem 513 deputados e só com 2/3 dos votos o pedido do STF pode ser aceito.

O governo ainda trabalha 60 deputados indecisos e acha que poderá conquistar a metade deles.

Se fizer isto, terá 310 votos, o que representará volume aplastante e capaz de robustecer de vez a maioria de Temer no Congresso.

PMDB pensa afastar Fogaça na próxima quarta-feira

Os secretários do Desenvolvimento Econômico e da Fazenda do governo Sartori, Márcio Biolchi e Giovani Feltes, além do ministro Osmar Terra, poderão reassumir suas cadeiras na Câmara dos Deputados. A ideia é deslocar o primeiro suplente, José Fogaça, que votará contra Temer na quarta-feira, mas para isto será preciso afastar também os 2o e 3o suplentes.

Os 2o e 3o suplentes do PMDB são deputados fiéis, mas estão na linha de sucessão.

É que o PMDB quer garantir votos para Temer na quarta-feira.

Análise, Sundar Pichai, Folha - Construir o futuro da internet

Durante anos, o escritor e empreendedor nigeriano Okechukwu Ofili frustrou-se com a demora da indústria editorial para publicar livros novos -o que gerava, para desânimo dos escritores, uma longa fila de trabalhos inéditos. Ofili, então, inspirou-se nos mototáxis “okadas” da Nigéria e criou o Okadabooks, um aplicativo que permite publicar livros digitais para smartphones. Hoje, por meio desse mecanismo, os nigerianos têm acesso a 10 mil títulos, muitos deles mais baratos que uma corrida de mototáxi.

Assim como muitos empreendedores, Ofili encontrou uma solução para um problema antigo aproveitando a revolução dos smartphones, que está transformando o mundo. Trata-se de mais um exemplo do uso da tecnologia para vencer desafios locais.


Essa tendência mundial está redefinindo a internet. “Build for billions”, ou “Criar para bilhões”, significa conceber uma nova tecnologia, desde o início do processo, para um público global.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PSB de Porto Alegre escolhe novo presidente neste sábado. Há disputa.

O PSB de Porto Alegre está reunido desde o início da manhã. A disputa é entre o atual presidente, Antônio Elisandro de Oliveira,, apoiado por Beto Albuquerque, e o vereador Airto Ferronato, apoiado pelos deputados Elton Weber, Heitor Schuch e José Stédile.

Paraná Pesquisas mostra Lula na liderança (26,1%) seguido de Bolsonaro (20,8%)

Nos levantamentos de primeiro turno, realizados pela Paraná Pesquisas para a revsita Istoé de hoje, Lula lidera com 26,1% no cenário em que o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin. Em segundo lugar, aparece Bolsonaro com 20,8%, Joaquim Barbosa 9,8%, Alckmin 7,3%, Marina Silva 7%, Ciro Gomes 4,5% e Álvaro Dias 4,1%. Quando o candidato tucano é João Doria, o petista toma a dianteira com 25,8%, seguido por Bolsonaro com 18,7%, Doria 12,3%, Joaquim Barbosa 8,7%, Marina Silva 7,1%, Ciro 4,5% e Álvaro Dias 3,5%.

Ainda estão rolando os dados.

Acompanhe os números:

Não sabe 3,9%
Nenhum 15,7%
Lula 25,8%
Jair Bolsonaro 18,7%
João Doria 12,3%
Joaquim Barbosa 8,7%
Marina Silva 7,1%
Ciro Gomes 4,5%

Alvaro Dias 3,5%

Lula é o campeão da rejeição eleitoral no Brasil, diz Istoé

Segundo pesquisa revelada neste sábado pela revista Istoé, segundo o instituto Paraná Pesquisas, Lula é o  candidato mais reprovado pela população com 55,8%, o que inviabilizaria uma vitória num segundo turno em 2018. A não ser que os adversários sejam Alckmin e Bolsonaro, com rejeição de 54,1% e 53,9%. Neste caso, a eleição estaria em aberto

Veja os números de rejeição:

Lula, 55,8%
Alckmin, 54,1%
Bolsonaro, 53,9%
Ciro Gomes, 50,2%
Marina, 46,3%
Joaquim Barbosa, 42,3%
João Doruia, 42,2%

O instituto Paraná Pesquisas não se limitou a medir o grau de aversão aos candidatos. Para tentar identificar quem potencialmente pode vir a encarnar o anti-Lula, aquele com mais condições de derrotá-lo, o levantamento fez a simulação de “Lula contra todos” individualmente. Neste cenário, os mais bem sucedidos foram Jair Bolsonaro e João Doria, com 32,3% e 32,2% respectivamente – situação de empate técnico. Em seguida apareceram Joaquim Barbosa (31,1%), Marina Silva (29%) e Alckmin (26,9%).  

Entrevista, Ingrid Nedel Spohr - Conheça as cautelas na hora de vender ou comprar imóvel

Vamos falar de quem vende um imóvel, porque aparentemente ele não precisa ter muita preocupação em relação a cautelas na hora de vender. É só vender ?
Sem pressa. A pressa pode conduzir a um mau negócio.

Que tipo de cautela ?
As certidões devem ser concedidas pelo vendedor, evidente, embora também o comprador possa ter de alcançá-las.  O caso é mais sério quando o comprador dá algo de entrada.

O que a certidão precisa revelar ?
Se o imóvel e o próprio vendedor não estão sujeitos a algum gravame ou demanda judicial que possa impedir a venda, sobretudo se este gravame ou demanda tenha valor superior ao do bem adquirível.

Quando a situação é realmente mais perigosa para quem vende ou compra ?
Quando há execução em andamento. Neste caso, vale a advertência anterior: veja se o valor executado é superior ou inferior ao bem em negociação.


E-mail: ingrid@scaadvocacia.com.br

Depoimento - Os ladrões me sequestraram, roubaram e ainda mandaram que eu tivesse cuidado com os assaltos

O editor recebeu esta mensagem por WhatsApp

Amigos,
Ontem fui visitar meu irmão na Tristeza, Porto Alegre, e ao chegar em frente ao edifício dele, fui sequestrado por dois bandidos armados que imediatamente entraram no carro e me fizeram rodar até que me limparam de dois celulares iPhone, minha carteira com dinheiro e cartões de crédito. Depois de algum tempo, levaram-me para uma rua escura (e aí, achei que iam me "apagar"...) mas me fizeram descer, dizendo que eu tivesse cuidado com os assaltantes. Eles sumiram com o carro.

Foi uma experiência muito pouco agradável. Agora é só agradecer a Deus por estar vivo, sem nenhum ferimento físico (o psicológico ainda não sei como tratar).

Roberto Serra
Porto Alegre

Roberto é amigo do editor e já tinha sido assaltado, espancado e roubado por ladrões, dentro de casa.

PGR já tem os extratos das contas de US$ 150 milhões da propina usada para campanha de Dilma em 2014

Entre as provas reveladas hoje pela revista Época (leia a seguir) estão os famosos extratos das duas contas mantidas por Joesley nos Estados Unidos – e não na Suíça – com saldo de propina no BNDES, por combinação com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

São aquelas contas cujo saldo, cerca de US$ 150 milhões, serviu para financiar a campanha de Dilma em 2014 – e também dos partidos que toparam, por valores altíssimos, aliar-se a ela.

Dilma e Guido Mantega são os próximos alvos do caso JBS, que ainda se encontra no âmbito de Janot e STF, mas nenhum dos dois possui foro privilegiado. As investigações sobre Mantega deverão ser transferidas para SP e as de Dilma para Porto Alegre. 

Eis as provas da JBS contra Temer, Lula, Dilma, Aécio, Serra, Kassab, Bruno Araújo e Jader Barbalho

A revista Época de hoje publica exclusiva reportagem de capa, na qual demonstra que assim que a delação da JBS veio a público, em maio, ficam vispíveis provas apresentadas foram largamente ignoradas. Agora, a um mês do prazo estipulado para entregar à Procuradoria-Geral da República todas as evidências necessárias, os delatores e a JBS já dispõem de um novo e formidável conjunto de documentos. Temer, Lula e Dilma são os mais atingidos.

 Nas últimas semanas, ÉPOCA teve acesso, com exclusividade, a esses papéis inéditos – milhares deles. Há planilhões de propina que perfazem quase dez anos de campanhas – da eleição municipal de 2006 à eleição presidencial de 2014. Há comprovantes bancários. Há notas fiscais frias. Há contratos fraudulentos. Há, ainda, depósitos em contas secretas no exterior.

Da primeira parte dessa investigação, que ÉPOCA publica agora, emergem provas consistentes dos famosos extratos das duas contas mantidas por Joesley nos Estados Unidos – e não na Suíça – com saldo de propina no BNDES, por combinação com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. São aquelas contas cujo saldo, cerca de US$ 150 milhões, serviu para financiar a campanha de Dilma em 2014 – e também dos partidos que toparam, por valores altíssimos, aliar-se a ela.

Surgem com especial força, no entanto, casos inéditos, como a propina de US$ 1 milhão paga a Antonio Palocci, em 2010, por meio de uma conta nos Estados Unidos. Ou os pagamentos em dinheiro vivo ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, entre outros parlamentares; e a ministros do governo Temer, como Bruno Araújo, Gilberto Kassab, Helder Barbalho e Marcos Pereira. 

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/