Entrevista, Fábio Irigoite, Lindóia Shopping - Imprevisibilidade, reinvenção e internet marcaram o ano do varejo em época de pandemia

ENTREVISTA
Fábio Irigoite, gerente Geral do Lindóia Shopping, Porto Alegre 

- A foto está disponibilizada no Google. Irigoite comemora um dos gols do time do seu coração - e do coração do editor.

Se você pudesse destacar três grandes fenômenos que atingiram o varejo brasileiro, neste ano de pandemia, o que você diria ?
Imprevisibilidade, reinvenção e o uso maciço da internet para o bem e para o mal.

Vamos ao primeiro deles, a imprevisibilidade.
Os primeiros trinta dias foram de intensas ações (muito mais por sentimento do que por algo pensado/planejado) tentando minimizar os efeitos das restrições impostas na economia. Ninguém estava preparado e os governos foram os que mais criaram problemas por não saberem do que se tratava.

E a reinvenção ?
Eu diria realinhamento. As grandes redes varejistas foram mais rápidas e eficazes. 

Por último, a internet.
Isso foi determinante para uma verdadeira guerra paralela ao combate ao vírus por conta de uma guerra de desinformação, politização e incompreensão  especialmente das autoridades dos governos que deveriam ser responsáveis pela condução das políticas públicas de enfretamento da pandemia mas preferiam adotar medidas e ações que visavam apenas atender um lado da questão, o do seu próprio interesse.

Brigada usa bombas e armas não-letais sobre a população de Imbé. Foi nesta madrugada.

A Brigada Militar usou bombas de gás e até balas de borracha sobre a população do município de Imbé, RS, que nesta madrugada promovia festa na beira da praia.

A Brigada disse que ninguém se feriu, mas há controvérsia.

A Guarda Municipal ajudou.

O coronel Marcel Nery disse ao jornal Zero Hora que a Brigada tem sido usada de modo recorrente:

- Estamos trabalhando bastante nessas ocorrências. Em alguns casos, conseguimos prevenir, já em outros é preciso agir para dispersar.

O jornal aplaudiu a ação da polícia.

Vereador da "bancada negra" da Câmara de Vereadores de Porto Alegre rejeita "racista" Hino Riograndense

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo disponibilizado pelo vereador do Psol, que passa a integrar a bancada dos perfeitos idiotas latinoamericanos.

O vereador Matheus Gomes, da bancada do PSOL de Porto Alegre, que é negro, buscou uma interpretação equivocada da história humana, tudo para reagir a um pito que levou da vereadora Comandante Nádia, durante a posse, nesta sexta-feira.

O vereador e seus colegas do Psol, acham que existe conteúdo racista do Hino do Rio Grande do Sul.

Matheus e seus colegas de bancada não se levantaram durante a execução do hino, que revoltou Nádia. O vereador pediu uma questão de ordem e afirmou:

- Nós, como bancada negra, pela primeira vez na história da Câmara de Vereadores, talvez a maioria daqui que já exerceram outros mandatos não estejam acostumados com a nossa presença, não temos obrigação nenhuma de cantar um verso que diz: ‘povo que não tem virtude acaba por ser escravo.

Como se sabe, não existem "bancadas negras" e "bancadas brancas", porque a Câmara de Vereadores de Porto Alegre não é nenhum legislativo nazista, no qual, aliás, só existiram "bancadas brancas".

Matheus Gomes, além disto, pode conhecer muito de cabeleira rastafari, mas não conhece a história, porque escravos não foram apenas negros ao longo da história. O editor recomenda que ele leia Wikipedia, que traz um texto de poucas linhas e é fácil de tender até mesmo por parte de um vereador negro, de corte comunista, do Psol.

Artigo, Luiz Felipe Simões, Estadão - China X EUA: Saiba o que há por trás da guerra do 5G com a Huawei

“A República Popular da China (RPC) está explorando cada vez mais o capital dos Estados Unidos para obter recursos e permitir o desenvolvimento e a modernização de seus aparatos militares, de inteligência e outros de segurança”. São essas as palavras que o presidente norte americano Donald Trump utilizou para justificar uma ordem executiva que proíbe americanos de investirem em 31 empresas chinesas. Dentre elas, Huawei, China Telecom e Hikvision.

A decisão, que entrará em vigor em janeiro, acirra ainda mais a guerra que começou entre as duas maiores potências do mundo desde que a tecnologia do5G foi anunciada. A batalha travada entre China e Estados Unidos teve início primeiro com as redes e depois se estendeu para os aparelhos da Huawei. Hoje em dia, os smartphones da fabricante chinesa estão impedidos de utilizar o sistema operacional Android e, agora possuem o seu próprio, chamado HarmonyOS.

(...)

Além dos fatores econômicos, há também os fatores geopolíticos. Informações encontradas nos documentos da NSA (Agência Nacional de Segurança) dos EUA vazados Edward Snowden em 2013 oferecem algumas pistas sobre isso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Entrevista, Sergio Galbinski, presidente da AGV - Para o varejo do RS, analisar 2020 está mais para gangorra do que para balanço:

ENTREVISTA
Sérgio Galbinski, presidente da Associação Gaúcha do Varejo

Quais os ramos que tiveram melhor e pior desempenho no varejo do RS ?
Enquanto vestuário e calçados tiveram redução forte, materiais de construção, móveis e eletrodomésticos tiveram alta. Tudo pela mesma razão, as pessoas ficaram mais em casa por causa da pandemia. Houve ainda falta de alguns insumos, o que ocasionou atrasos na produção e na oferta. 

O que mudou para comerciantes e consumidores em 2020 ?
As lojas físicas venderam menos e as vendas digitais em alta. A forma de consumo mudou, assim como de relacionamento entre vendedor e consumidor. Tivemos uma aceleração digital e diferentes formas de contato, o que deve permanecer mesmo depois da pandemia. 

É verdade que as vendas de Natal foram muito inferiores em 2020 ?

As vendas do Natal registram - 20% a - 30%, com o comércio aberto e com as campanhas de entidades do varejo para diminuir o contágio.

Artigo, Antonio Prata, Folha - WhatsApp, ferramenta do demônio

Se usássemos tambores ou sinais de fumaça, nos entenderíamos melhor

Neste ano, engolfado pelo conluio tenebroso entre confinamento e Bolsonaro, entrei em diversos grupos de zap cujo objetivo é defender e aprimorar a democracia. “Conversas progressistas”, “Esporte pela democracia”, “#estamosjuntos”, “Autores democratas”, “Escola antirracista”, “Corredores antifascistas” e por aí vai. Não houve um único grupo em que não chegássemos, em algum momento, numa batalha campal.

Engraçado (nem um pouco, na verdade) é a semelhança das brigas. Frases como “Gente, vamos respeitar a opinião alheia?”, “Discordar é uma coisa, debochar é outra!”, “Desculpa, não era esse o tom que eu quis dar”, “A gente já não tinha decidido isso, pessoal????!” e invariavelmente: “fulano saiu do grupo”, “sicrano saiu do grupo”, “beltrano saiu do grupo”.

Depois de participar da décima batalha virtual, comecei a desconfiar que o problema não era das pessoas, das causas, do desespero com o governo ou do estresse com a quarentena. A encrenca era a ferramenta. Quando penso, hoje, sobre criar um movimento coletivo via WhatsApp, a imagem que me vem à cabeça é a de servir um almoço, coletivamente, sobre uma esteira rolante.

CLIQUE AQUI para ler tudo.



Almirante da Secretaria de Assuntos Estratégicos cai infectado pelo vírus chinês

O almirante Flávio Rocha, chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Palácio do Planalto e um dos militares mais próximos a Jair Bolsonaro, testou positivo para Covid-19, segundo a Folha de S. Paulo.

O almirante trata-se com hidroxicloroquina e os demais medicamentos do Kit Covid.

O editor tem irmão, cunhadas, nora, filho e amigos que se trataram com o Kit Covid. E todos passam bem.

Melo anuncia criação de Conselhos para ajudá-lo a combater o vírus chinês

Logo depois de reunião que manteve esta manhã com seus secretários, o prefeito Sebastião Melo anunciou que vai criar dois Conselhos Consultivos para ajudá-lo na tomada de decisões sobre o combate ao vírus chinês:

Conselho de Secretários -  Envolvendo as pastas de Saúde, Educação e Transporte Público.

Conselho de Entidades -  Com a participação da sociedade civil, como Cremers, Amrigs, Simers, Sindilojas.

O prefeito disse que vai se reunir com os prefeitos da região metropolitana, quinta-feira, para defender uma bandeira de distanciamento social própria para a Capital. O governador Eduardo Leite já disse que é contra.

Záchia é o único secretário de Sebastião Melo que ainda não assumiu o cargo. Saiba por que razão.

O único secretário municipal do governo Sebastião Melo que não assumiu o cargo é o ex-deputado Luiz Fernando Záchia, indicado para a Mobilidade Urbana.

Záchia aguarda pelo dia 13, quando sairá junto com toda a diretoria da estatal federal gaúcha Ceitec (leia nota a seguir).

Começará dia 13 a liquidação da estatal federal gaúcha Ceitec

 A liquidação da estatal federal gaúcha Ceitec começará oficialmente no dia 13.

No dia 13, Assembleia Geral será realizada para destituir a Diretoria, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal.

No lugar de todos, assumirá o liquidante nomeado pelo ministério da Economia.

Dica do editor - Conheça a árvore gigante da floresta, a Sanaúma

 

Bolsonaro negou audiências para Globo e RBS, mas recebeu Executivos do SBT, Record, Rede TV e CNN Brasil

 Além de JohnnySaad e Allan dos Santos, os executivos que estiveram com Bolsonaro duas vezes ou mais, este ano, foram os seguintes, segundo levantamento publicado hoje pelo site Poder360:

José Roberto Maciel. presidente do SBT: 3
Luiz Cláudio Costa, presidente da Rede Record: 3 vezes.
Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV: 3 vezes;
Marcos Vinícius, CEO da Rede Record: 3 vezes;
Silvio Santos, dono do SBT: 3;
Amilcare Dallevo Jr., presidente da RedeTV: 2;
Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil: 2;
Edir Macedo, dono da Record: 2;
Marcio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão: 2.

O presidente negou audiências para Executivos da Globo e da RBS.

RBS não gostou do foguetório barulhento do final do ano

O jornalista Túlio Milmann, RBS, responsável pela principal página de opinião do jornal Zero Hora, não gostou dos foguetório barulhento da virada do ano em Porto Alegre.

Que nem foi tão grande assim.

Lei estadual renegada proíbe fogos com barulho.

É o mesmo que tentar encontrar sabor em comida sem tempero.

A RBS não se emenda, nem na virada do ano.

A RBS também é contra a cloroquina, contra a libertação dos idosos e grupos de risco, contra livre escolha na hora de se vacinar.

E contra o governo Bolsonaro.

Lewandowski, STF, insurge-se contra o Congresso e o Executivo

 

Idenir Cecchim será o líder do governo Sebastião Melo na Câmara de Vereadores

Eleito vice-presidente da Câmara, ontem, e acertado como próximo presidente, o vereador Idenir Cecchim, MDB, será o líder do governo Sebastião Melo.

Sábado será dia de sol e céu azul durante toda a jornada

Porto Alegre, 10h30min, 24 graus

O sol predominará no Rio Grande do Sul neste sábado.

As temperaturas mínimas rondaram os 12ºC em Caxias do Sul e os 10ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem atingir 34ºC em Uruguaiana e 35ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 17ºC e 30ºC. No Litoral Norte, as mínimas oscilarão em torno de 16ºC em Torres e as máximas chegam a 28ºC em Capão da Canoa.

Artigo, Robert F. Kennedy Júnior - Vacina: a nova satânica ordem mundial

No link a seguir, vai o trabalho "Vacina", tendo como ponto de partida esta análise: “Gostaria de chamar sua atenção com urgência para questões importantes relacionadas à próxima vacina Covid-19. Pela primeira vez na história da vacinação, as chamadas vacinas de mRNA de última geração intervêm diretamente no material genético do paciente e, portanto, alteram o material genético do indivíduo, representando manipulação genética, algo que já existia,  proibida e até então considerada criminosa”.

Esperança de uns, notadamente mal informados, e para desespero de outros, conscientes das restrições crescentes da liberdade a cada nova dose a ser imposta, o fato é que a Vacina está chegando para cumprir o planejamento elaborado pelo Banco Mundial até março de 2025.

Não conseguindo seus intentos até a data fixada, outra ‘pandemia’ já está programada a ‘SPARS Pandemic 2025 -2028’.

CLIQUE AQUI para conhecer.


RS fechou o ano com quase R$ 1 bilhão em pagamentos antecipados do IPVA

Foram 952.622 veículos que tiveram pagamentos de forma antecipada o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 antes da virada do ano. Segundo dados da Receita Estadual.  Isto representou arrecadação bruta de R$ 914,8 milhões até dia 30 de dezembro de 2020. Esse valor é repartido automaticamente, sendo 50% para o Estado e 50% para o município no qual o veículo é emplacado. 

No Rio Grande do Sul são cerca de 3,8 milhões de veículos tributáveis que devem recolher o IPVA 2021.

Em janeiro, ainda há descontos que podem chegar a até 22,4% para o pagamento integral antecipado até o dia 29/1. Quem quitar o tributo neste mês terá 3% de desconto pela antecipação e ainda pode somar as vantagens como os descontos de Bom Motorista (de até 15% para três anos sem infrações de trânsito) e de Bom Cidadão (até 5% para 150 notas fiscais ou mais com CPF).

Ministério da Economia diz que PIB crscerá e3,2% em 2021

O ministério da Economia estima crescimento de 3,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2021. Em nota informativa que divulgou esta semana, o ministério estabelece 11 projetos prioritários para este ano. 

De acordo com o texto, feito pela SPE (Secretaria de Política Econômica), o país tem 3 desafios econômicos em 2021: emprego, crédito e consolidação das contas públicas. 

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota do ministério.

Dica de humor - A verdadeira vacina gaúcha

 

Manuela acha que Bolsonaro é um mau exemplo e defende João Doria

Manuela nunca achou que seu líder inconteste, o ex-presidiário Lula da Silva, seja um mau exemplo para a sociedade brasileira.

“Quando o pior exemplo para a sociedade é o presidente”. A crítica postada no Twitter por Manuela D´Ávila faz referência à cena de Jair Bolsonaro na Praia Grande, em São Paulo, onde interagiu com uma multidão que em coro xingou governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Bolsonaro fez um passeio de lancha nesta sexta-feira 1º e mergulhou em meio a um grupo de apoiadores. O vídeo foi transmitido por meio de uma live em suas redes sociais.. Ele também acena para a multidão que curte o verão no litoral.

CLIQUE AQUI para examinar a postagem da comunista, caso você tenha estômago para isto.

Bolsonaro atira-se nas águas de Santos e confraterniza com o povo. Em coro, o povo xinga João Doria. Veja tudo.

O editor resolveu incluir no seu canal do You Tube as imagens abaixo, que mostram o momento em que o presidente Bolsonaro atira-se nas águas e confraterniza com milhares de banhistas na praia de Santos. Em seguida, o povo começou a xingar o governador João Doria, que neste final de semana foi desobedecido no decreto que baixou, proibindo comparecimento às praias. João Doria reagiu e disse que Bolsonaro incitou o povo contra ele, o que não é verdade, já que o povo é quem incita Bolsonaro contra as arbitrariedades de Doria.

Melo reúne secretariado as 10h. Servidores terão que voltar ao trabalho presencial na segunda-feira.

No primeiro dia de agenda oficial como prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo reunirá o secretariado presencialmente neste sábado, daqui a pouco, as 10h, no Paço Municipal. Na pauta, o novo decreto com medidas de enfrentamento ao vírus chinês e um balanço inicial das finanças do município. 

Ontem, o prefeito mandou que todos os servidores deixem seus home offices e compareçam presencialmente ao trabalho. Novo formado de home office sairá em seguida.

As 15h, Melo seguirá para a comunidade Mario Quintana, na Zona Norte. 

Agenda:

10h - Reunião com o secretariado
Local: Paço Municipal (Praça Montevidéu, s/nº)

15h - Visita à comunidade Mario Quintana
Local: Vila Atenis (Estrada Martim Félix Berta, altura do nº 2090

Comentaristas da Globo já não se entendem sobre distanciamento social

Já há divergência na Rede Globo sobre o distanciamento social. Ontem a noite, na Globonews, os comentaristas Demétrio Magnoli e Gerson Camarotti estranharam-se.

O que disse Magnoli, dirigindo-se ao colega:"Tem milhões de pessoas que foram para as praias populares de São Paulo depois de passarem o ano inteiro se aglomerando porque tinham que se aglomerar para trabalhar nos setores essenciais. Eu quero perguntar para o Camarotti: você diria que ele é execrável depois de passar um ano inteiro se aglomerando nos trens para trabalhar em setores essenciais, porque ele agora se aglomerou na Praia Grande ?"

O que disse Camarotti, em resposta: "Você que está colocando essa palavra, Demétrio", respondeu o jornalista. "Você que tem que responder a essa pergunta. Você tem a recomendação da ciência. E a ciência tem que ser para todos. Lógico que tem que ser para todos, Demétrio."

A réplica de Magnoli foi esta: "Não existe só uma ciência chamada epidemiologia", rebateu Demétrio. "Existe uma outra ciência chamada sociologia e uma outra chamada antropologia."

PM de João Doria usa bomba de gás para dispersar banhistas nas praias de Bertioga, SP

 

Conheça os números de ontem, Estados e Brasil

O Brasil inicia 2021 com pelo menos 195.411 mortes por vírus chinês. É o número de vítimas confirmadas até as 18h30 de ontem, de acordo com o ministério da Saúde. São 462 mortes a mais que o total registrado no dia anterior.

Foram mais 24.605 casos em 24 horas, totalizando 7.700.578 infectados.

Os dados indicam que 6.756.284 pessoas estão recuperadas da doença, e 748.883 permanecem em acompanhamento.

O Brasil perdeu 21.805 vidas em dezembro. O número de vítimas é superior ao registrado em novembro (13.236) e outubro (15.932).

RS volta a ter bandeira preta de altíssimo risco para vírus chinês

O primeiro mapa preliminar do Distanciamento Controlado de 2021 traz, novamente, a classificação de risco altíssimo ao Rio Grande do Sul. No mapa desta 35ª rodada, publicado nesta sexta-feira, a região Covid de Bagé retorna à bandeira preta, depois de duas rodadas em bandeiras mais leves (vermelha e laranja, respectivamente).

O risco altíssimo em Bagé é resultado da combinação entre a piora no número de leitos livres/pacientes infectados com vírus chinês na macrorregião Sul e o fato de a região apresentar bandeira preta no indicador de hospitalizações para cada 100 mil habitantes. 

O governo estadual diz que a situação do Estado perante o coronavírus ainda requer muita atenção.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Cai mais ainda a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre

Aproxima-se dos 85% a taxa de ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre, segundo informações de ontem da secretaria municipal da Saúde.

Ontem ela foi a 86,52%.

Dos 816 leitos disponíveis, 324 estão ocupados por casos confirmados e 16 por casos sob suspeita.

No acumulado dos 10 meses de pandemia, Porto Alegre registra 77.630 caos confirmados e 1.873 óbitos.

CLIQUE AQUI para obter mais dados e gráficos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/