Artigo, Antonio Prata, Folha - WhatsApp, ferramenta do demônio

Se usássemos tambores ou sinais de fumaça, nos entenderíamos melhor

Neste ano, engolfado pelo conluio tenebroso entre confinamento e Bolsonaro, entrei em diversos grupos de zap cujo objetivo é defender e aprimorar a democracia. “Conversas progressistas”, “Esporte pela democracia”, “#estamosjuntos”, “Autores democratas”, “Escola antirracista”, “Corredores antifascistas” e por aí vai. Não houve um único grupo em que não chegássemos, em algum momento, numa batalha campal.

Engraçado (nem um pouco, na verdade) é a semelhança das brigas. Frases como “Gente, vamos respeitar a opinião alheia?”, “Discordar é uma coisa, debochar é outra!”, “Desculpa, não era esse o tom que eu quis dar”, “A gente já não tinha decidido isso, pessoal????!” e invariavelmente: “fulano saiu do grupo”, “sicrano saiu do grupo”, “beltrano saiu do grupo”.

Depois de participar da décima batalha virtual, comecei a desconfiar que o problema não era das pessoas, das causas, do desespero com o governo ou do estresse com a quarentena. A encrenca era a ferramenta. Quando penso, hoje, sobre criar um movimento coletivo via WhatsApp, a imagem que me vem à cabeça é a de servir um almoço, coletivamente, sobre uma esteira rolante.

CLIQUE AQUI para ler tudo.



32 comentários:

Anônimo disse...

A esquerdalha adora a ultima linha desse texto de esquerdopata.

Anônimo disse...

Bolsonaro considerado o Governo mais corrupto da atualidade.

Anônimo disse...

bozo corrupto

Anônimo disse...

bozo corrupto

Anônimo disse...

bozo corrupto

Anônimo disse...

SABENDO SER O TONINHO SILBER, JÁ DÁ PARA SABER QUE É COMUNA E GLOBALISTA.

Anônimo disse...

Como o WhatsApp alavancou a campanha de Jair Bolsonaro:

Multiplicação de grupos criados tanto pela equipe oficial quanto por eleitores espalha propaganda do candidato, ataques ao PT e fake news

16/10/2018 - NSC

Principal arma da campanha de Jair Bolsonaro (PSL), o WhatsApp tem municiado uma bem-sucedida máquina online que sustenta a candidatura do militar reformado no mundo offline. Com apenas nove segundos de TV, o líder nas pesquisas conseguiu arrematar 49,2 milhões de votos no primeiro turno, inverter a lógica tradicional das disputas eleitorais e criar a sua própria narrativa política a partir de um aplicativo de celular.

Militante digital bem antes de entrar na corrida ao Palácio do Planalto, Bolsonaro conta com uma rede virtual tão poderosa quanto barata. Liderada pelos seus filhos, pensada por uma empresa especializada e disseminada pelos apoiadores, a estratégia alimenta a internet com informações sobre a campanha e, claro, muito antipetismo. Além da propaganda, pelo baixo controle ainda característico do meio digital, as redes acabam recebendo de tudo – de dados fidedignos e críticas à imprensa até dúvidas infundadas sobre as urnas eletrônicas e mentiras camufladas de notícias.

Vereador do Rio, o filho Carlos Bolsonaro (PSC) sempre foi o principal responsável pelos vídeos de edição simples e linguagem coloquial do pai. Durante a campanha, ganhou reforço: uma empresa de inteligência digital com sede em seis cidades do país que distribui conteúdo para cerca de 1,5 mil grupos de WhatsApp. A partir do primeiro envio, os materiais são compartilhados de maneira espontânea entre os apoiadores, estimulados a compartilhá-los.

Apesar do plano coordenado, o sucesso está relacionado ao voluntarismo de simpatizantes do deputado federal espalhados pelo país. Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) Márcio Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto “Monitor do debate político no meio digital”, as regras do aplicativo sinalizam o componente orgânico da campanha online – por limitar em 256 o número de participantes por “fórum”, o WhatsApp depende do engajamento de seus usuários para que as mensagens circulem.

– É uma dinâmica muito diferente da TV, na qual, em uma tacada só, quem conseguiu apoio dos partidos de centro ficou com a maior parte do tempo. Nas redes sociais, esse movimento é orgânico. Não está claro o quanto há de coordenação. Aparentemente, estamos vendo um processo de baixo para cima: as pessoas se convenceram de defender Bolsonaro e estão voluntariamente fazendo propaganda para ele – analisa Ribeiro.

De início, a estratégia “oficial” do time digital consistiu na criação de grupos de WhatsApp por Estado. Dali, passaram a distribuir conteúdos diários aos apoiadores, vorazes compartilhadores de imagens, vídeos e memes de Bolsonaro. Ao que tudo indica, o limite de integrantes imposto pela ferramenta fez multiplicarem-se os grupos de WhatsApp.

Nem mesmo a campanha do capitão pode precisar quantos existem: pela criptografia, o aplicativo tem monitoramento complexo e controle dificultado. Uma integrante da campanha da candidata a senadora Carmen Flores (PSL), palanque de primeira hora de Bolsonaro no Rio Grande do Sul, por exemplo, calcula que existam 50 grupos ativos somente na Região Metropolitana. Mas a própria apoiadora considera a estimativa acanhada....

Anônimo disse...

Pelos títulos dos grupos "pogressistas" dá pra se deduzir que sejam grupos de analfabetos funcionais, bem ao estilo de educados pela escola paulofreiriana. Tem que ter muita coragem para entrar num grupo destes. Mas também tem um lado que parece ser bom: se há tanta discordância é sinal de que, pelo menos alguns, estão abrindo os olhos.

Anônimo disse...

Por que os brasileiros deveriam ter medo do gabinete do ódio:

O presidente Jair Bolsonaro e seus aliados têm espalhado o ódio online contra as instituições que protegem a democracia. Agora, essa cólera está transbordando para as ruas.

Patrícia Campos Mello

Aug. 4, 2020 - The New York Time

SÃO PAULO — Em 13 de junho, integrantes do “300 do Brasil”, uma milícia de extrema direita formada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, atiraram fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília, simulando um bombardeio. “Se preparem, Supremo dos bandidos…bando de bandidos, vocês estão levando o país para o caos, para o comunismo”, disse um dos líderes, que transmitiu o protesto ao vivo em um vídeo. “Acabou, porra”, disse um dos manifestantes, ecoando as palavras usadas por Bolsonaro ao condenar a investigação do Supremo contra alguns dos apoiadores do presidente, envolvidos em campanhas de desinformação e ameaças contra os ministros do STF.

De onde veio esse ódio contra o mais alto tribunal do Brasil?

Durante os meses que antecederam o incidente com os fogos, milhares de contas nas redes sociais, muitas delas falsas, ligadas a apoiadores de Bolsonaro ou a blogueiros de extrema direita, vinham postando obscenidades e ameaças contra os ministros do Supremo. Alguns apoiadores do presidente até falaram em matar e esquartejar ministros e seus familiares. Era só uma questão de tempo até essa animosidade transbordar para as ruas.

Esse ambiente tóxico tem sido estimulado pelo que os brasileiros chamam de “gabinete do ódio”. Trata-se de um gabinete de assessores de Bolsonaro, que apoiam uma rede de blogs bolsonaristas e perfis em redes sociais que espalham desinformação e ataques contra jornalistas, políticos, artistas e veículos de imprensa críticos ao presidente. O gabinete do ódio não é oficial, nem tem um orçamento específico, mas é bancado com dinheiro público. Não está claro quantas pessoas trabalham na operação, e nem se sabe quem são todos os envolvidos. Na realidade, Bolsonaro e seus aliados negam que exista um gabinete do ódio. Mas o fato é que as sementes do ódio e do sectarismo que vêm sendo espalhadas são uma ameaça à nossa democracia.

Anônimo disse...


Ex-aliados de Bolsonaro mostram como funciona o Gabinete ...congressoemfoco.uol.com.br › Governo
Ex-aliados de Bolsonaro mostram como funciona o Gabinete do Ódio. Por Flávia Said Em 28 maio, 2020 - 14:08 Última Atualização 29 maio, 2020 - 15:01.

Anônimo disse...


PF reforça ligação de 'gabinete do ódio' do Planalto com ...www1.folha.uol.com.br › poder › 2020/12 › pf-reforca...
4 de dez. de 2020 — Responsáveis por canais de YouTube que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram ouvidos pela PF no inquéritos dos atos ...

Anônimo disse...


Bolsonaro deve manter assessores do 'gabinete do ódio'www.correiobraziliense.com.br › interna_politica,871727
13 de jul. de 2020 — Na semana passada, o Facebook derrubou uma rede de 73 contas e perfis ligados a integrantes do gabinete do presidente, a seus filhos, ...

Anônimo disse...


O que é o gabinete do ódio, que virou alvo da CPMI das fake ...www.gazetadopovo.com.br › República
6 de dez. de 2019 — "Gabinete do ódio" é como internamente integrantes do governo ... do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), filho "02" do presidente.

Anônimo disse...


Moro fala em ligação de Carlos Bolsonaro com gabinete do ódiowww.diariodepernambuco.com.br › politica › 2020/11
27 de nov. de 2020 — O próprio Alexandre de Moraes já citou o gabinete do ódio no inquérito das fake news, que investiga informações falsas e ataques contra os ...

Anônimo disse...


WhatsApp confirma ação de empresas em disparo de ...politica.estadao.com.br › blogs › estadao-verifica › wha...
8 de out. de 2019 — Gerente de políticas públicas e eleições globais afirmou, em evento ... WhatsApp confirma ação de empresas em disparo de mensagens durante eleições ... da eleição presidencial contra Bolsonaro em 2018, foi multado pelo ... de envio em massa ou automatizado de conteúdo durante o período eleitoral” ..

Anônimo disse...


Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp ...www1.folha.uol.com.br › poder › 2018/10 › empresari...
18 de out. de 2018 — Empresas estão comprando pacotes de disparos em massa de mensagens ... Bolsonaro e Haddad disputam segundo turno das eleições ...

Anônimo disse...

Empresas contrataram disparos pró-Bolsonaro no WhatsApp ...www1.folha.uol.com.br › poder › 2019/06 › empresas-...
18 de jun. de 2019 — Informação aparece em gravações obtidas pela Folha; dono de agência negou ... para fazer, pelo WhatsApp, disparos em massa de mensagens políticas a favor do ... Acompanhe notícias sobre as eleições em todo o país ...

Anônimo disse...


TSE requer linhas de Whatsapp que deram disparos em ...exame.com › brasil › tse-requer-linhas-de-whatsapp-qu...
11 de out. de 2019 — Empresa admitiu que teria havido disparo em massa nas eleições; mensagens ... em ações de disparo em massa na plataforma Whatsapp nas eleições de 2018, ... Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro negou a prática.

Anônimo disse...


“Eram campanhas para Bolsonaro”, diz agência sobre ...www.tecmundo.com.br › seguranca › 142730-campan...
18 de jun. de 2019 — ... fazer disparos em massa pelo WhatsApp durante as últimas eleições ... software para mandar mensagens em massa a favor de Bolsonaro.

Anônimo disse...


WhatsApp admite envio ilegal de mensagens durante as ...olhardigital.com.br › 2019/10/08 › noticias › whatsapp...
8 de out. de 2019 — A reportagem constatou que a forma como o disparo de mensagens foi feita ... gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp, admitiu pela ... do então candidato Jair Bolsonaro (PSL) pagaram o disparo de ... O uso de softwares para o envio em massa de mensagens é vedado pelo TSE.

Anônimo disse...

Contato individual de amigos e parentes (que já é dificil dependendo do interlocutor). Grupos jamais. Never!

Anônimo disse...

NÃO É A COISA ESTÚPIDO! É O QUE SE FAZ COM ELA!
==================================================

HMMMMMMMM JÁ VI ESSE RACIOCINIO FALSO ANTES!

UMA FACA É UMA FERRAMENTA MÁ? DEPENDE SERVE PARA CORTAR ALIMENTO E PARA MATAR.

ASSIM TUDO, UM REVÓLVER SERVE PARA DEFESA E ATAQUE,AUTOMOVEL SERVE PARA MATAR E NÃO É ALGO RUIM OU BOM. É O QUE SE FAZ COM AS COISAS QUE É BOM OU RUIM.

O WHATS É UMA FERRAMENTA DE TELECOMUNICAR, NUNCA ANTES OS HUMANOS TIVERAM ALGO PARECIDO.UMA FERRAMENTA NOVA E NÃO É USADA SÓ PARA BOBAGENS,MAS PARA NEGÓCIOS, TRABALHOS PROFISSIONAIS INFINIDADES DE USOS, BONS E RUINS.

PEGA UMA FACA E SAI FAZENDO MAU USO DELA,PROBLEMA É O MAU USO.

VER SÓ USO RUIM É TER VISÃO CURTA,MIOPE.

OS USOS CITADOS DE DISCÓRDIA,CONFUSÃO,BRIGAS,EXEMPLIFICADOS SE DEVE A MAU USO.

NÃO SE DEVE USAR PARA DISCUTIR ASSUNTOS QUE DEPENDAM DE CONCEITUAÇÃO, COMEÇO MEIO E FIM,OU VIRA UM "SAMBA DO CRIOLO DOIDO"

MISTURA PESSOAS DE NIVEIS DE INSTRUÇÃO,EDUCAÇÃO E CULTURA DIFERENTES, UNS MAIS CULTOE E OUTROS AINDA SEMIALFABETIZADOS,ISSO NEM PESSOALMENTE É POSSÍVEL.

SEM FALAR FUTEBOL,POLITICA OU RELIGIÃO, POIS PESSOALMENTE, SEM O WHATS ATÉ SE MATAM.

RUIM OU BOA, NÃO É A COISA E SIM O USO QUE SE FAZ DA COISA!

QUEM PERCEBE CAI FORA OU NEM ENTRA.

OS IGUAIS SE ACHAM,CADA UM NO SEU NIVEL.

A FERRAMENTA É ÓTIMA,UTIL,NECESSÁRIA,

Anônimo disse...

NÃO É A COISA ESTÚPIDO! É O QUE SE FAZ COM ELA!
==================================================

HMMMMMMMM JÁ VI ESSE RACIOCINIO FALSO ANTES!

UMA FACA É UMA FERRAMENTA MÁ? DEPENDE SERVE PARA CORTAR ALIMENTO E PARA MATAR.

ASSIM TUDO, UM REVÓLVER SERVE PARA DEFESA E ATAQUE,AUTOMOVEL SERVE PARA MATAR E NÃO É ALGO RUIM OU BOM. É O QUE SE FAZ COM AS COISAS QUE É BOM OU RUIM.

O WHATS É UMA FERRAMENTA DE TELECOMUNICAR, NUNCA ANTES OS HUMANOS TIVERAM ALGO PARECIDO.UMA FERRAMENTA NOVA E NÃO É USADA SÓ PARA BOBAGENS,MAS PARA NEGÓCIOS, TRABALHOS PROFISSIONAIS INFINIDADES DE USOS, BONS E RUINS.

PEGA UMA FACA E SAI FAZENDO MAU USO DELA,PROBLEMA É O MAU USO.

VER SÓ USO RUIM É TER VISÃO CURTA,MIOPE.

OS USOS CITADOS DE DISCÓRDIA,CONFUSÃO,BRIGAS,EXEMPLIFICADOS SE DEVE A MAU USO.

NÃO SE DEVE USAR PARA DISCUTIR ASSUNTOS QUE DEPENDAM DE CONCEITUAÇÃO, COMEÇO MEIO E FIM,OU VIRA UM "SAMBA DO CRIOLO DOIDO"

MISTURA PESSOAS DE NIVEIS DE INSTRUÇÃO,EDUCAÇÃO E CULTURA DIFERENTES, UNS MAIS CULTOE E OUTROS AINDA SEMIALFABETIZADOS,ISSO NEM PESSOALMENTE É POSSÍVEL.

SEM FALAR FUTEBOL,POLITICA OU RELIGIÃO, POIS PESSOALMENTE, SEM O WHATS ATÉ SE MATAM.

RUIM OU BOA, NÃO É A COISA E SIM O USO QUE SE FAZ DA COISA!

QUEM PERCEBE CAI FORA OU NEM ENTRA.

OS IGUAIS SE ACHAM,CADA UM NO SEU NIVEL.

A FERRAMENTA É ÓTIMA,UTIL,NECESSÁRIA,

Anônimo disse...

Esse está com saudade de quando ditava regras pela imprensa oficial sem nenhum contraditório. Aceita que todo mundo tem voz agora, vai doer menos.

Anônimo disse...

O problema não é a ferramenta o problema são as pessoas. É o mesmo debate para a liberação das armas,os contra consideram que o problema é a arma quando o problema é de quem possui a arma, normalmente os perfis criminosos já estão com suas armas de maneira ilegal, os que querem possuir uma arma de forma legal são os que saberão utiliza-las para defesa pessoal, de familiares ou de vizinhos.Veja o caso do marido da Juíza que a matou com facadas?Será que a culpa é da faca ?

Anônimo disse...

Esse Antônio Prata é mais um daqueles socialistas almofadinhas de iPhone!

José Corrêa disse...

O tal collunizta e o #gaadoPTba, eskerdeba e isenteba que o lê estão dillsisperados!!!

Afinal, elles perderam o controle da narrativa!!!

Chooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolem mais!!!

Anônimo disse...

O pior, é que além dele vir com essa ladainha (texto); ainda trouxe um (único) comentarista, que fez vários disparos em massa, com a mesma linha de ladainha.

Veja como esse negocio de: "ferramenta do diabo"; "disparos massa"; "fack News"; não passa de ladainha.

Pois, após esse texto cheio de falácia, e um comentarista, fazer vários disparos em massa de mentiras; NÃO enganou ninguém.

Anônimo disse...

Realmente o Watzapp é uma ferramenta do "demônio" por isso elegeu o minto se elegeu disparando Watzapp em massa.....

Roberto F disse...

Se dependesse desse Antônio aí, o WhatsApp só existiria para eles. Só eles sabem usar. Vai se catar. Típico de socialistas. Agora que perderam o monopólio da narrativa dos fatos fica reclamando... Aceita que dói menos.

Anônimo disse...


Funciona melhor que o gabinete do Palocci ...

Pode ter ódio mas não tem roubo da Petrobras

Anônimo disse...

Jornalistas esquerdistas como o Antônio Prata lamentam ter perdido o monopólio da opinião pública. Novas tecnologias balançam o poder eheh

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/