O deputado Luciano Zucco, líder da Oposição na Câmara, saudou a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender os efeitos do decreto presidencial que aumentava o IOF, muito embora ele também tenha suspenso a deliberação do Congresso Nacional que o sustava:
- Num primeiro momento, preserva o que é essencial: o aumento do imposto está suspenso. Ou seja, não haverá elevação da carga tributária para os brasileiros, para os empreendedores, para o setor produtivo. Essa é uma vitória parcial, mas real, da sociedade contra mais uma tentativa do governo de tapar seu rombo fiscal às custas de quem trabalha.
Moraes tomou decisão monocrática, portanto não é definitiva e, segundo o ministro, o mérito vai depender de audiência de conciliação que ele mesmo comandará.
O deputado, no entanto, avisa que a decisão também abre um precedente perigoso e indesejável: transformando o Judiciário em um poder moderador de disputas políticas, interferindo num campo que é, por definição, prerrogativa do Congresso Nacional.
CLIQUE AQUI para ler a nota completa.