Dica do editor - Veja este vídeo: Lula e Dilma numa relação indelicada

Homenagem ao pai do presidente nacional da OAB fracassou em Porto Alegre

Foi um fiasco a homenagem prestada ontem por líderes pouco expressivos do Psol, PT e PSTU à memória do pai do presidente nacional da OAB, Fernando Santa Cruz, morto em 1974 por conta da sua atividade armada contra o regime militar. Ele era do movimento comunista Ação Popular, a AP.

O ato saiu no Memorial Luiz Carlos Prestes, Porto Alegre, por iniciativa do ex-deputado do Psol, Pedro Ruas.

O filho de Fernando, que é presidente nacional da OAB, não compareceu, como também não compareceram o ex-governador Tarso Genro e a ex-presidente Dilma Roussef, que foram igualmente convidados.

Dica do editor - Saiba como será a versão do Android que será lançada este mês

Uma versão do Android deve ser anunciada em setembro.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Artigo, Nizan Guanaes, Folha - Algo de novo no ar


- Esta leitura acaba de ser recomendada ao editor pelo CEO do shopping Total, Porto Alegre, Eduardo Oltramari.

No seriado russo Better Than Us, muito do que Nizan prevê para o futuro próximo, aparece de corpo inteiro. A primeira temporada está na Netflix, o editor viu tudo e recomenda.

‘Há algo de novo no céu da Califórnia. E não é apenas o cheiro da maconha legalizada. Tampouco o peso inquestionável da tecnologia. A revolução é na forma de pensar, multiplicada
por mil pela tecnologia. A tecnologia hoje é barata e acessível. Por que tantas organizações e indivíduos vão ficar para trás? Mindset, como bem mostra Carol Dweck no seu livro “Mindset, A Nova Psicologia do Sucesso”, recomendado por Bill Gates no seu Gates Notes.

Passei a semana passada na Califórnia, e nesta década de sete dias me informei de maneira exponencial. Fui ao Singularity e depois a evento sobre o futuro em Stanford. Ambas as programações começavam às 7h da manhã e iam até a noite. Chego ao aeroporto de Los Angeles exausto e pleno.

Nunca na história da humanidade houve tanto avanço. E isso não é estória com E, é história com H. As pessoas das futuras gerações viverão muito mais que 120 anos, o ser humano chegará a outros planetas, órgãos humanos serão substituídos por novos modelos, carros serão autônomos, robôs brotarão por toda parte criando coisas incríveis e problemas inomináveis.

CLIQUE AQUI para ler muito mais. 

Morreu ex-governador paulista Alberto Goldmann, 81 anos

Morreu hoje o ex-vice-governador e ex-governador tucano de SP, Alberto Goldmann.

Ele tinha 81 anos.

Goldmann morreu durante cirurgia no cérebro.

Bolsonaro vê jogo Palmeiras x Flamengo na casa de Silvio Santos

Bolsonaro, que está em SP para exames médicos, assiste, neste momento, ao jogo entre Palmeiras e Flamengo.

Tudo na casa do dono do SBT, Sílvio Santos.

Artigo, Josias de Souza, UOL - Moro disse que houve 'generosidade' com a defesa de Bendine, não cerceamento

Na sentença em que condenou Aldemir Bendine por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em março de 2018, o então juiz Sergio Moro ironizou as queixas dos advogados do réu. "A alegação da defesa de que foi cerceada não reflete a realidade do processo, antes tendo ela e seu cliente sido tratada com generosidade." Moro relatou que marcara o interrogatório de Bendine para 22 de novembro de 2017. 

"Na ocasião, Aldemir Bendine, orientado por seu defensor, preferiu ficar em silêncio", recordou o então magistrado. De repente, a defesa de Bendine pediu o agendamento de nova inquirição. O réu queria falar. Embora já estivesse fora do prazo previsto no Código de Processo Penal para o interrogatório,  Moro decidiu atender ao pedido. Escreveu: 

- Este Juízo, a bem da ampla defesa, deferiu, nos termos da decisão de 19/12/2017, novo interrogatório, que foi realizado em 16/01/2018.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Sem seguidores, MBL desistiu de virar Partido

Abandonado pela maioria dos seguidores, o MBL desistiu de virar Partido.

No RS, as principais lideranças do MBL decidiram abandonar o projeto, tudo depois que seu líder, Kim Kataguiri, passou a atacar severamente o governo Bolsonaro.

Um dos casos mais emblemáticos da deserção é o da advogada Paula Cassol, que tem protagonizado papel de destaque em todas as manifestações de rua que ocorrem de 2015 para cá.

Dica do editor - Saiba como se sentem pessoas com intolerância a sons do dia a dia


Como se sentem as pessoas que têm intolerância a sons do cotidiano.

CLIQUE AQUI para saber.

Rede Globo também possui cópias do material hackeado (roubado) dos celulares de Dallagnol

A Rede Globo está de posse de todo o material hackeado criminosamente pela quadrilha de bandidos que roubou áudios e dados dos celulares de procuradores e juízes federais da Lava Jato.

Artigo, blog de Orlando Tambosi - The Intercept e seus parceiros: circo sem fim.

É um comportamento que não tem mais como ser justificado pelo interesse público, sendo apenas maneira de manter na defensiva os procuradores e o ministro da Justiça, algo que não encontra nenhum abrigo na boa ética jornalística. Editorial da Gazeta do Povo:

Quando o site The Intercept Brasil iniciou, em junho deste ano, a divulgação de supostos diálogos atribuídos a procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato – especialmente seu coordenador, Deltan Dallagnol – e o então juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, afirmou que suas reportagens revelariam “comportamentos antiéticos e transgressões que o Brasil e o mundo têm o direito de conhecer”. Assim, o site embasava no interesse público a publicação de conteúdos alegadamente obtidos por meio da violação da comunicação dos envolvidos. Dois meses depois, e agora com a colaboração de veículos que estão entre os mais importantes da imprensa nacional, é preciso questionar até onde o Intercept e seus parceiros querem chegar.

Desde já é preciso deixar claro que a questão não é a legalidade da publicação, ainda que o material seja produto de um crime (a invasão dos celulares dos procuradores), e apesar de ainda haver muitas dúvidas razoáveis a respeito da própria autenticidade das mensagens.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nova cirurgia de Bolsonaro sairá nos dias 8 ou 9

Os médicos que tratam de Bolsonaro avisaram que a nova cirurgia do presidente acontecerá nos dias 8 ou 9.

A doença é uma hérnia incisional.

Esta manhã, o bispo Edir Macedo, Igreja Universal, abençoou Bolsonaro e desejou-lhe saúde. Edir Macedo, que é também dono da Record, disse que o presidente é vítima da ação insana da mídia tradicional e dos sites e blogs sujos.

Dica do editor - A USP abriu vagas para medalhistas de Ciências


USP abre vagas para medalhistas de competições de ciências.

CLIQUE AQUI para saber.

A mancebia da RBS com o lulopetismo vem desde o primeiro governo Lula, demonstra Antônio Palocci

Ao lado, Nelson Sirotsky mostra a Lula um exemplar do jornal, rodado nas modernas impressoras que comprou com dinheiro do BNDES. Atrás de Sirotsky, vê-se Dilma.

Em delação premiada, o ex-ministro de governos petistas Antônio Palocci afirmou que atuou para que o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) beneficiasse a RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. A notícia foi destaque ontem, 30, do Jornal da Record.

Segundo Palocci, teriam sido pagas propinas a conselheiros do CARF para cancelar uma multa da RBS de R$ 500 milhões com a Receita Federal. A multa foi aplicada porque a Receita considerou que uma fusão da RBS com a Telefônica, em 1999, tinha apenas a intenção de sonegar impostos.
Palocci revelou que 12 anos depois, em 2011, quando já era ministro da Casa Civil, no governo Dilma Roussef, recebeu no gabinete o então presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e o diretor da afiliada, Paulo Tonet Camargo. A dupla teria pedido ajuda de Palocci para conseguir o perdão da dívida. A contrapartida, segundo Palocci, seria o apoio dos veículo do grupo RBS à Dilma Roussef.

Deputada Covatti é a nova presidente da Mulher Progressista (PP do RS)

A deputada estadual Silvana Covatti é a nova presidente da Mulher Progressista, o movimento de ponta do PP do RS.

Foi neste sábado, em convenção estadual realizada em Porto Alegre.

Saiu do cargo a presidente atual da Federasul, Simone Leite.

Datena virará tucano e será candidato a prefeito de São Paulo

O governador João Doria confirmou, hoje, que vai mesmo filiar o apresentador João Luiz Datena, que virará tucano e será candidato do PSDB ao governo de SP.

O atual prefeito, Bruno Covas, mal avaliado pelos eleitores, não disputará a reeleição.

Editorial, Estadão - Os Tribunais de Contas, inclusive o do RS, são ilhas de prosperidade e luxo


Os Tribunais de Contas pairam alheios sobre as dificuldades que afligem os demais órgãos públicos no País.

Segundo dados do Banco Central e do Tesouro Nacional, a maioria dos Estados passa por preocupante situação de desequilíbrio fiscal. Sete dos entes federativos – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Roraima, Mato Grosso e Goiás – decretaram estado de calamidade financeira. À frieza dos números oficiais junte-se a precariedade da prestação de serviços públicos à população, em especial aos mais pobres, os primeiros a sentirem os efeitos da crise, e está pintado o quadro adverso que desafia a responsabilidade fiscal.

Na contramão da penúria, os Tribunais de Contas, que têm por dever constitucional realizar a fiscalização contábil, financeira, operacional, patrimonial e orçamentária da União, dos Estados e municípios, pairam alheios sobre as dificuldades que afligem os demais órgãos públicos. São ilhas de prosperidade em meio à crise fiscal que paralisa o País.

Violando a Constituição e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as Cortes de Contas estaduais mantêm pagamentos e benefícios aos conselheiros, auditores e procuradores dos órgãos – os chamados “penduricalhos” –, o que faz com que os salários desses servidores ultrapassem o teto constitucional de R$ 39,2 mil, correspondente ao salário dos ministros do STF. São comuns os casos em que esses servidores ganham mais do que o presidente da República, ministros dos Tribunais Superiores, deputados ou senadores.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Campanha da prefeitura de Porto Alegre estimulará doação de órgãos

Em cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal, às 14h desta segunda-feira, será aberta a campanha Setembro Verde, pela doação de órgãos. Neste ano, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e a Secretaria da Saúde (SMS), a prefeitura é parceira da ONG Viavida Pró-Doações e Transplantes, que há 19 anos organiza a campanha. O objetivo é a conscientização e a divulgação da causa pela doaçãode órgãos, para reduzir a lista de espera por um transplante.

Artigo, Christine Schmidt, Nieman Lab - Cinco fundamentos para fazer as pessoas consumirem notícias que as incomodam


- A tradução é do site Poder360 deste domingo.

Geralmente, as notícias são péssimas. É deprimente e decepcionante (mas a vida real também é às vezes), e está claro que os pessimistas ajudam a afastar potenciais consumidores de notícias. Essa influência negativa pode facilmente afastar o público de uma manchete assustadora ou fazê-lo desistir das notícias divulgadas na TV.

Quase 1/3 das pessoas questionadas em todo o mundo pelo Reuters Digital News Report disseram que “frequentemente ou de vez em quando” evitam as notícias. Por quê? Em 2017, as causas mais citadas por norte-americanos para fugir das notícias foram que “podem ter 1 efeito negativo no meu humor” (57%) e que “não posso confiar na veracidade das notícias”. Resumindo: nós, jornalistas, estamos chateando –e queimando– o público


CLIQUE AQUI para ler mais.

A hérnia é uma doença muito simples e exige cirurgia pouco invasiva

A hérnia que acometeu o presidente e da qual ele será operado, surgiu como consequência do atentado criminoso que sofreu no ano passado.

Existem vários tipos de hérnia.

O editor já fez quatro cirurgias do tipo inguinal, duas delas recidivas (voltaram a aparecer), uma 40 anos depois da primeira intervenção e a segunda depois de dez anos. O cirurgião das intervenções mais recentes, dois meses atrás, foi o dr. Eduardo Trindade, que é também presidente do Cremers. No caso do editor, foi tudo feito por laparoscopia, que é pouco invasiva.

Trata-se de cirurgia muito simples. No outro dia, o paciente pode ir para casa e trabalhar, embora sujeito a cuidados importantes pelos 40 dias seguintes.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a doença.

Bolsonaro fará nova cirurgia. Ele ficará 10 dias fora do cargo.

Bolsonaro está em SP.

O presidente Jair Bolsonaro fará nova cirurgia, desta vez de hérnia, ainda como sequela do atentado que sofreu no ano passado.

O aviso foi passado pelo próprio presidente no seu Twitter deste domingo.

Bolsonaro informou que ficará dez dias fora do cargo.

O general Hamilton Mourão fará a substituição.

CLIQUE AQUI para ler no Twitter do presidente.

Dica da ABC - Acompanhe as notícias e imagens sobre o furacão Dorian na ABC

O furacão Dorian deve alcançar as Bahamas neste domingo e poderá alcançar a Florida amanhã.

Como é considerado furacão de categoria 4, portanto bastante feroz, o furacão produz medidas emergências de peso em toda a área do Caribe.

A TV ABC, pela qual o editor acompanha todas as informações, registra as notícias de modo on line.

Quem possui Apple TV ou You Tube, pode ter acesso às transmissões da ABC.

Abin vigiará o Sínodo da Amazônia

A Abin está monitorando o Sínodo da Amazônia, convocado pelo Papa.

A Igreja tem se colocado ao lado de ONGs que usam dinheiro estrangeiro para atividades entreguistas na região.

CLIQUE AQUI para examinar o site oficial do Sínodo.

Governo Bolsonaro começou a desaparelhar as universidades públicas do RS

A escolha do professor Marcelo Recktenvald para a condição de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, RS, é a tônica das escolhas que vem fazendo o presidente Bolsonaro e que se estenderá a todas as universidades brasileiras.

O governo quer desaparelhar ideologicamente as universidades e transformá-las em campos de ensino. A maior parte delas viraram ninhos de lulopetistas. 

Recktenvald é homem de perfil ideológico conservador. Ele foi o terceiro colocado na lista tríplice.

O próximo caso gaúcho é o da Unipampa.

Dica do editor - Na Netflix, a série russa Betther Than Us

O editor concluiu o exame de todos os 14 capítulos da primeira temporada. Diferente da maioria das séries do gênero, “Better Than Us” (procure com este nome em inglês) é uma ficção científica com algo a oferecer. Bebendo de fontes clássicas como Isaac Asimov, Philip K. Dick e Stanley Kubrick, a produção russa consegue projetar um futuro de tecnologia factível e calcada nas relações humanas. Mais importante, sem ceder à pasteurização globalizada: “Better Than Us” é uma série russa com particularidades russas compondo a trama. Tem legendas em português.

MDB do RS anunciará apoio a Simone Tebet. Reunião com a senadora sairá amanhã em Porto Alegre.

O MDB do RS dirá amanhã de manhã, 10h, para a senadora Simone Tebet, que apoiará sua candidatura à presidência nacional do Partido, cujo objetivo é desbancar a atual direção, quase toda comprometida com malfeitos.

Além do apoio, o MDB do RS indicará Pedro Simon para companheiro de chapa de Simone.

A senadora ainda não decidiu se disputará a eleição.

Dica do editor - As 11h, tem "As quatro estações", Vivaldi, no Theatro São Pedro, Porto Alegre

Ainda dá tempo. O solista, ao violino, é o alemãoNicolas Koeckert. A apresentação é da Orquestra de Câmara do TheatroSão pedro. Ingressos no local.

Governo Leite acha que vai cair a liminar do TJRS contra o congelamento das despesas

O governo estadual gaúcho está confiante nos bons resultados da reunião que o presidente do STF agendou com o governador Eduardo Leite e com o presidente do TJ do RS, Carlos Duro, tudo para discutir o congelamento das despesas de todos os Poderes.

O TJRS não quer congelar nada.

Caso não haja acordo, Leite acha que cairá a liminar do TJRS contra o congelamento.

"O TJRS é parte interessada e nem poderia ter julgado o caso", ensina o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha.

Dica do editor - Hoje é dia de Casa Cor em Porto Alegre

Além da Expointer, Esteio, RS, a maior feira do agro brasileira, que termina hoje, o editor recomenda, também, visita à Casa Cor, Porto Alegre. Fica na avenida Ceará 1.549. Ingressos a partir de R$ 46,00.

Efeito Moro-Bolsonaro produz queda der 22% nas mortes violentas


Moro atribui a queda às ações do governo, mas sobretudo às transferências forçadas e isolamento de líderes de facções criminosas. E isto que o pacote anticrime de Moro continua mofando nos gabinetes da Câmara.

Somente pelo Efeito Bolsonaro-Moro, o Brasil registrou uma queda de 22% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Isto é o que mostram, neste domingo, os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em seis meses, houve 21.289 assassinatos, contra 27.371 no mesmo período do ano passado. São 6 mil a menos. O Nordeste responde por mais da metade dessa queda (3.244 mortes a menos), ou seja, 53% do total no país.

O número de assassinatos, porém, continua alto. O dado mostra que há uma morte violenta a cada 12 minutos no Brasil – 118 por dia, em média.

Janaína Paschoal quer proibir terapia hormonal para crianças trans. Clínicas, RS, já faz este tipo de serviço.

Um serviço ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atende crianças e adolescentes trans, mas o governo Bolsonaro quer acabar com isto.

A Folha de S. Paulo de hoje informa que a deputada estadual paulista Janaína Paschoal, a musa do impeachment de Dilma Roussef, quer proibir a oferta de terapia hormonal a crianças e adolescentes transexuais menores de 18 anos e a cirurgia de redesignação sexual a menores de 21 anos pelas redes pública e privada paulistas. Ela apresentou emenda neste sentido, apofeitando projeto da deputda Erica Malunguinho, Psol, que é transexual. O projeto da psólica institui um programa estadual que trata de questões de saúde da comunidade LBGTI+.  A deputada Janaína Paschoal afirmou à Folha de S.Paulo que o bloqueio hormonal pode tirar da criança a chance de se reconciliar com seu sexo biológico.

As alterações propostas por Paschoal ao projeto da colega causam impacto direto nas atividades de dois ambulatórios estaduais, um ligado ao Hospital das Clínicas da USP de São Paulo e outro da Unicamp, que acompanham crianças e adolescentes trans. 

Domingo será dia de céu azul, sol claro e muito frio

Este último dia de Expointer, a maior feira do agro do Brasil, que acontece em Esteio, RS, será marcado por céu azul, sol claro e temperatura baixa.
Uma massa de ar frio avançou pelo Estado e levou os termômetros a marcas próximas de 5ºC em algumas regiões no primeiro dia do mês de setembro.
  
Apesar do tempo bom deste início de manhã, em cidades como Porto Alegre o tempo será instável e podem ocorrer chuvas esparsas. A temperatura deve variar dos 11°C aos 17°C. No restante do Estado, os termômetros devem registrar marcas menores de 10°C em vários municípios, por causa dos ventos que sopram do Sul.

O frio continuará no início da semana.

Marido rejeitado asfixiou mulher em Porto Alegre

Um homem matou a mulher na madrugada deste sábado na zona leste de Porto Alegre.

A mulher foi asfixiada na cama. Seu corpo foi encontrado pela filha de 7 anos.

O homem matou porque não se conformou com o rompimento da relação. Ele fugiu.

Brigada mata dois e prende um da quadrilha que assaltou banco em Santana da Boa Vista

A Brigada Militar matou dois dos quatro assaltantes da agência do Banrisul de Santana da Boa Vista, no Sul do Estado, na última sexta. Eles trocaram tiros com a polícia por volta da 00h30min, nas proximidades da BR-392, junto ao Rio Camaquã. A mesma agência já tinha sido assaltada no começo do ano.

Um assaltante foi preso e o outro fugiu.

Na manhã de sexta-feira, a quadrilha assaltou a agência, fez cordão humano para facilitar a fuga, e levou três pessoas como reféns.  
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/