Ao vivo, Senado vota proposta de ajuda aos governos municipais e estaduais

Artigo, Vagner Alves - É fake news a notícia sobre o fim do uso do dólar nas operações da Bolsa de Xangai

- O autor é economista  da XP

Está circulando pelas redes sociais um texto (de dois dias atrás) afirmando que a China teria surpreendido o mundo e” abandonado o atrelamento do dólar nas transações na bolsa de valores”.Muitos clientes enviaram perguntas questionando a veracidade e o impacto de tal medida, porém esta matéria é apenas mais uma “fake news”, conforme diversas fontes estão divulgando:.

CLIQUE AQUI para ler uma das fake news.

Além disso, a nota em circulação cita uma matéria do jornal “The Guardian” do dia 28/04, sobre a nova moeda digital chinesa e-RMB, afirmando que seria uma alternativa ao sistema de liquidação do dólar (uma criptomoeda soberana). A criação desta moeda digital é verdadeira, mas está longe de ser novidade. Conforme esta matéria de 25 de novembro de 2019 do Financial Times  (CLIQUE AQUI para ler) este é um projeto que existe desde 2014 e o objetivo não é substituir o estoque de moeda, como os depósitos bancários, mas sim facilitar as transações. Através de um meio de pagamento digital, o governo consegue fazer um melhor rastreamento da moeda, combatendo lavagem de dinheiro, jogos ilegais e terrorismo. Outros países estão seguindo o mesmo caminho.

Por fim, existem alguns questionamentos sobre a continuidade do dólar como a moeda de reserva de todo o sistema financeiro. Difícil saber se alguma mudança irá ocorrer no médio prazo, mas com certeza essa transformação não será rápida, feita do dia para noite. Se eventualmente ocorrer, será um lento processo de adaptação do sistema financeiro.

STF faz novo desaforo ao governo Bolsonaro e interfere até no caso da expulsão dos diplomatas do governo narco-comunista da Venezuela

O STF voltou a atacar novamente o governo Bolsonaro, desta vez pelas mãos do ministro Luis Roberto Barroso, que suspendeu a expulsão de 30 diplomatas do governo narco-comunista da Venezuela.

O pedido foi feito ao STF pelo deputado lulopetista gaúcho Paulo Pimenta, amigo in pectore dos governantes narco-comunistas venezuelanos.

O ministro nem se deu ao trabalho de explicar objetivamente suas razões, preferindo tratar tudo no condicional.

É uma vilania usar argumentos jurídicos conjugados de modo condicional, na base do chutômetro "pode ter havido" ou "pode ter acontecido" violações constitucionais ou de outra natureza legal, que sequer o ministro deu-se ao trabalho de listar, preferindo deixar claro que tomou a decisão pelo princípio cretinus in reo, ou seja:

- Duela a quem duela.

Um desaforo a mais do STF.

A ordem é cutucar a onça com vara curta.

A ver no que dá este tipo de doença infanto-juvenil.

Artigo, CesarCidade Dias - Meu pai jamais esqueceu de ensinar

- O artigo foi publicado no blog Opinião & Crítica, Diego Casagrande, Porto Alegre.

A doença que interrompeu a vida produtiva do meu pai por mais de uma década e que o fez descansar desta existência apenas encerrou um ciclo de convivência. Poderia aqui citar as centenas de qualidades que eu via nele e que me inspiraram, mas esse é um encantamento só meu.

Aqui, preciso pensar no ensinamento coletivo e no que representam estágios tão longos que somos expostos a viver: a afetividade da produção de histórias, a dificuldade do enfrentamento dos problemas e a reflexão sobre a sensação de finitude.

O que ele quis nos dizer nesta passagem pela vida?

Meu pai era o homem da palavra, da convivência com amigos e de uma conexão afetiva muito própria. Ele gostava de gente, de estar cercado de gente. Fez isso por mais de 60 anos, produzindo grandes passagens na vida social e profissional.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Secretário-geral da OAB do Paraná assumiu a defesa de Moro

O advogado Rodrigo Sánchez Rios, secretário-geral da OAB do Paraná, é o principal defensor de Sérgio Moro no caso do inquérito aberto pela PGR para examinar as denúncias do ex-ministro contra Bolsonaro.

O ex-ministro é ouvido neste momento pela Polícia Federal.

O depoimento de Moro ocorre na PF do Parná.

TRF3 suspende sentença de juíza federal que abusivamente exigiu laudo de teste do presidente Bolsonaro

O TRF-3 suspendeu a ordem que obrigava a AGU a entregar, neste sábado, os laudos dos exames feitos pelo presidente para identificar a infecção ou não pelo novo coronavírus.

A ordem da juíza federal de primeira instância foi evidente abuso de autoridade pública.

Ao atender um recurso da AGU, a desembargadora Mônica Nobre deu um prazo de mais cinco dias para que o caso seja analisado e ocorra uma definição sobre a entrega ou não dos resultados.

A desembargadora decidiu aumentar o prazo para que o relator do caso na segunda instância analise os argumentos da União.

Recomendado - Neste sábado, tele-entrega de hamburgers, pizzas e cervejas artesanais Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

PEÇA AGORA (das 17h até as 22h). Entrega na sua casa.
10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero.

CLIQUE AQUI
 para examinar o cardápio de hamburguers e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender exclusivamente por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento. Agora, também pizzas.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Médico brasileiro lidera equipe que poderá colocar no mercado primeiro remédio contra vírus chinês

Bolsonaro venceria Lula e Moro nas eleições presidenciais, caso elas fossem hoje. Veja os números de pesquisa do Instituto Paraná.

Num cenário que já considera Sérgio Moro como candidato a presidente, o Instituto Paraná acaba de concluir pesquisa nacional que indica vitória de Bolsonaro, caso as eleições fossem hoje, seguido de perto por Lula.

O editor acaba de receber os números. Ei-los:

Bolsonaro, 26,3%
Lula, 23,1%
Sérgio Moro, 17,5%
Ciro Gomes, 8,1%
João Amoêdo, 4%
João Doria, 3,8%
Marina Silva, 2,7%
Wilson Witzel, 1,2%
Guilherme Boulos, 0,7%
Não sabe, 4,7%
Nenhum, 8,3%

O editor destaca as opções do público com faixa de idade entre 16 a 24 anos, que prefere o ex-presidiário  Lula (22%), como também os menos escolarizados (32m,8%), os mais pobres (29,1%) e os nordestinos (38,4%). São eleitores que não estão nem aí para o fato de Lula ter cumprido pena como ladrão, ter sido solto de modo indecente por seus amigos do STF e continuar como líder da organização criminosa mais apavorante da história do planeta.

Polícia acha que mulher matou Enio Saltiel, ex-candidato a prefeito de Novo Hamburgo

As investigações sobre a morte do ex-candidato a prefeito de Novo Hamburgo pelo PDT, o empresário Enio Saltiel, 64 anos, há uma semana, conduzem à constatação de que ele foi assassinado a facadas e tiros pela própria mulher. Ela tem 34 anos e foi presa.

O político e empresário foi morto as 5h de domingo passado, dentro de casa, que fica junto á madeireira de sua propriedade.

A Brigada foi chamada e encontrou o casal estirado no banheiro, sendo que Saltiel estava morto e a mulher ferida na barriga.

A polícia descobriu que o relacionamento do casal era tumultuado e que Saltiel queria se separar da mulher, que não era sua esposa.

Dica do editor - Enfermeiros lulopistas foram provocar manifestantes bolsonaristas e se deram mal em Brasília. Foi esta manhã.

Droga Raia e Bier Markt Vom Fass já usam os próprios empregados para fazer tele-entrega

A Droga Raia, Porto Alegre, decidiu não usar mais moto-boys para tele-entrega.

Tudo é feito pelos próprios empregados.

A prática já se tornou comum em outros tipos de atividades, como restaurantes que vendem via serviços de delivery.

É o caso do Bier Markt Vom Fass. Suas cervejas artesanais, hamburgers e pizzas chegam nas casas dos clientes pelas mãos dos garçons do restaurante de Porto Alegre.

Senadora quer votar ainda hoje o projeto alternativo de ajuda aos Estados

Os senadores devem votar ainda neste sábado, esta tarde ou esta noite, o projeto alternativo ao Plano Mansueto, com medidas de socorro financeiro a estados e municípios.

Simone Tebet disse ao blog O Antagonista que o projeto deve ser votado o mais rápido possível, apesar da resistência de alguns parlamentares.

“TIC TAC do relógio não para. Estados e Municípios precisam do dinheiro pra ontem. Procuração ao presidente da Casa foi para encontrar, com União e Câmara, um texto de consenso. O substitutivo do Davi [Alcolumbre] foi a construção possível, numa matéria complexa, cujas  três partes têm interesses distintos, num tempo exíguo, de contagem regressiva cruel, envolvendo vidas, empregos e serviços públicos essenciais”, afirmou.

“Ajuste de distribuição entre Estados e municípios  e proteção a algumas categorias de servidores podem ser feitas, mas projeto tem que ser aprovado HOJE.”

26% dos brasileiros acham que podem morrer se pegarem o vírus chinês, mas taxa de letalidade é de apenas 7%

Pesquisa apresentada hoje pelo instituto DataPoder360, dol site Poder360,  mostra que 26% dos brasileiros acham que “têm chance de morrer” caso peguem vírus. Outros 41% descartam essa possibilidade e 33% não souberam ou não responderam.

Nada indica que a taxa de mortalidade seja equivalente ao que pensam os brasileiros a respeito da doença –que 26% dos que contraírem o vírus chinês podem morrer.

O Brasil hoje registra uma letalidade de 7% das pessoas que foram diagnosticadas com a doença.

Dica do editor - Saiba como o RS definiu sua saída organizada da pandemia

O plano de distanciamento social controlado e retomada das atividades humanas e econômicas somou pontos indiscutíveis para o governador Eduardo Leite e demonstrou pela primeira vez um Norte para os gaúchos do RS. O governador pode até expor para Bolsonaro, todo o conjunto de rotas que definiu para o combate ao vírus chinês. Eduardo Leite fez rápida exposição para o presidente, ontem de manhã, no Comando Militar do Sul. Bolsonaro gostou do que ouviu.

CLIQUE AQUI para examinar o plano.

Bolsonaro visitou posto de gasolina e fez selfies com dezenas de caminhoneiros. Foi agora de manhã, Brasília.

Bibo Nunes defende o governo Bolsonaro em live com Júlio Ribeiro, programa Quarentena

Igrejas e templos gaúchos poderão abrir livremente a partir de terça-feira

A partir de terça-feira, todas as igrejas e templos religiosos gaúchos estarão liberados para abrir as portas para todos os fiéis, observadas as medidas mitigatórias já conhecidas.

É decisão do governo estadual.

A liberação, no entanto, dependerá da ordem de cada prefeito municipal.

Dica do editor - Veja este mapa da Jolhn Hopkins e saiba como está a situação do vírus chinês no mundo

No link a seguir, você poderá acompanhar os números de hoje sobre o vírus chinês em todo o mundo, o que inclui o Brasil. O serviço é da John Hopkins e é muito fácil de navegar.

CLIQUE AQUI para consultar.

Ação de Alexandre de Moraes contra Ramagem foi golpista e causou desconforto até dentro do STF

A liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem, amigo de Jair Bolsonaro, para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal gerou um desconforto no órgão judiciário.

As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. A jornalista é alinhada com a oposição lulopetista.

A decisão de Alexandre de Moraes foi claramente golpista.

Bolsonaro, esta manhã, avisa em tom duro: "Não vai ter golpe !"

Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, confirma que achataram curvas de internações e uso de UTIs

Situação de hoje, Porto Alegre, conforme pesquisa do editor:

▶ 489 casos confirmados
▶ 373 casos suspeitos
❌ 1.364 casos descartados
🔄 288 recuperados
▶ 15 óbitos

▶ 32 pacientes confirmados em UTI
▶ 19 pacientes suspeitos em UTI

São 15 óbitos desde o primeiro registro de chegada do vírus chinês a Porto Alegre, dia 10 de março, portanto há 53 dias, quase dois meses.

O achamento das curvas de óbitos e de uso de UTIs determinaram a flexibilização da maior parte das atividades econômicas da Capital, ontem, exceto lojas, restaurantes, bares, lanchonetes e escolas, o que inevitavelmente poderá acontecer até o final da semana que vem, caso as curvas mantenham o achamento e até caiam, como espera o editor.

Na planilha ao lado, o leitor perceberá como ocorrem os registros no Hospital Moinhos de Vento, o maior e melhor hospital privado do RS. Ele responde por quase 1/3 de todos os casos de pacientes infectados (145), mas apenas por 1/4 das mortes. O leitor perceberá pelo exame da curva de internações, que desde o dia 19 de março, a curva achatou. Em relação ao uso das UTIs, os números são ainda melhores: ontem, apenas 14 pacientes com casos confirmados estavam em UTI, um número inferior a 10% do total disponível.

No Moinhos, 73 pacientes foram curados até agora.

Artigo, Adão Paiani - A parábola de Joaquim e Manuel

Era uma vez, no Alentejo, em  Portugal, dois amigos, que por mais óbvio que possa parecer, se chamavam Joaquim e Manoel.

Amigos desde criança, haviam crescido juntos; e suas famílias eram vizinhas desde onde a memória alcançava.

Na verdade, a vida dos dois era uma estranha coincidência. Ambos haviam nascido no mesmo dia, mês e ano, as mães chamavam-se Maria e ambos os pais, por incrível que pareça, Antônio.

Eram muito parecidos, na fisionomia e no temperamento, embora Manoel fosse um tanto mais teimoso. Quem não soubesse da história dos dois, diria que eram irmãos.

Recém saídos da adolescência, Joaquim e Manoel começaram a perceber que a vida no Alentejo daqueles tempos não prometia nenhum futuro. O ímpeto da juventude incutia em ambos a necessidade de sair dali; de trabalhar e progredir de verdade, e não apenas viver da mão para a boca.

Mas para onde ir? Para algum vizinho europeu? Os tempos eram igualmente difíceis por lá. Para as colônias portuguesas em África, não; pobreza e guerra. América, o sonho americano! Não, a passagem era muito cara, e como aprender aquele raio de língua?

E o Brasil? ... Brasil! Por que não? Não era esse um destino lusitano? Brasil.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Este blog contabilizou 1,8 milhão de acessos durante o mês passado

Este blog bateu seus recordes anteriores e cravou 1,8 milhão de acessos durante o mês de abril, conforme dados de hoje do Google Analytics. Neste momento, 2 de maio, sábado, são 12.111 acessos. Ontem, feriado nacional, foram 53.237 acessos.

Veja os dados

Visualizações de página de hoje
12.111
Visualizações de página de ontem
53.237
Visualizações de página do mês passado
1.776.129
Histórico de todas as visualizações de página
86.580.710

CUT censura fala de Eduardo Leite no Dia do Trabalho

A CUT censurou, ontem, manifestação que pediu ao governador Eduardo Leite e não disponibilizou nos seus canais de comemoração do 1o de Maio.

O aparelho sindical do PT não gostou do trecho no qual o governador elogiou a reforma trabalhista.

Eduardo Leite falou em corda na casa de enforcados.

A informação da Folha de S. Paulo foi desmentida pela CUT, mas confirmada por líderes sindicais ouvidos pelo jornal.

Eis o que disse o governador:

- Quando o Brasil criou a CLT, nos anos 1940, a realidade era diferente. Com o passar do tempo e apesar de todas as atualizações feitas nos últimos 70 anos, como a reforma trabalhista de 2017, nós ainda não conseguimos pavimentar um caminho mais concreto para reduzir o desemprego, que está se agravando com a crise do coronavíru.

46% dos brasileiros acham que saída de Moro foi boa para o governo Bolsonaro, diz pesquisa DataPoder360

Pesquisa publicada hoje pelo DataPoder360, que pertence ao site do mesmo nome, indica que a demissão do ex-ministro Sergio Moro dividiu a opinião dos brasileiros. Segundo o estudo, 46% acham que a saída do ex-juiz foi boa ou em nada muda para o presidente Jair Bolsonaro, enquanto 40% avaliam que a demissão foi ruim. Outros 14% não souberam responder

CLIQUE AQUI para examinar os resultados completos.

Saiba, aqui, o que está autorizado a abrir a partir de hoje em Canoas, Grande Porto Alegre

O prefeito Luiz Carlos Busato autorizou a retomada das atividades humanas e econômicas, inclusive lojas e shopping centers, ontem, em Canoas, 356 mil habitantes, o mais importante município da Grande Porto Alegre depois da Capital.

As medidas mitigatórias e as restrições de praxe (confinamento de idosos e grupos de risco) são rigorosas, foram ampliadas e prosseguem, como o uso indiscriminado de máscaras em locais de grande circulação, como ônibus e ruas.

CLIQUE AQUI para examinar o decreto publicado ontem, para entender melhor.

Senado votará neste sábado o projeto de ajuda a governos municipais e estaduais. RS terá direito a R$ 1,5 bilhão.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbr, convocou uma sessão virtual para as 16h deste sábado. O plano de socorro aos estados e municípios estará na pauta.

Relator do projeto, Alcolumbre prevê o repasse de R$ 60 bilhões a estados e municípios. Desses, R$ 10 bilhões serão reservados para o combate à pandemia, e os outros R$ 50 bilhões serão distribuídos igualmente entre os estados e municípios com base na perda de arrecadação, população e transferências dos Fundos de Participação.

O pacote de socorro deve ser implementado até o início de maio, caso o presidente não vete nada.

O governo do RS espera receber R$ 1,5 bilhão.

Moro depõe, hoje, na Polícia Federal. Isto é inusual, mas foi exigência do STF.

O ex-juiz federal Sérgio Moro vai depor daqui a pouco na Polícia Federal, tudo no âmbito do inquérito aberto a pedido da PGR e por autorização do ministro Celso de Melo, STF, que apurará as denúncias do ex-ministro contra o presidente Bolsonaro. Moro falará as 14h. Membros do MPF estarão presentes.

Isto é inusual.

O ministro Celso de Melo deu apenas cinco dias corridos para o depoimento.

Isto é inusual.

Aparentemente, o decano do STF quer concluir o caso antes de se aposentar em novembro.

E está com pressa.

O STF tem sido acusado de participar do golpe de Estado de caráter parlamentar em curso no Congresso sob a liderança de Rodrigo Nhonho Maia.

Roberto Jefferson ironiza Joice Hasselman por fazer sexo com o próprio pedreiro e deputada reage irada: "Seu vagabundo, ladrão !!"

Uma polêmica envolvendo a deputada Joice Hasselmann tomou conta das redes sociais neste feriadão. Ela vem sendo acusada de comprar com R$ 90 mil o silêncio de um pedreiro com quem teria se envolvido e mantido relações sexuais. O pedreiro confirmou tudo e denunciou Joice por tê-lo usado para criar fake news.

Ontem, o presidente do PTB, Roberto Jefferson aproveitou o assunto para fazer piada e teve resposta da deputada. Ela o chamou de “vagabundo”, “ladrão” e disse ainda que “diferente” do ex-deputado, tem “honra, decência e moral”.

Entre os vários vídeos que circulam na internet sobre o assunto, está um que a própria deputada compartilhou. O vídeo mostra um celular recebendo a mensagem em áudio de Joice solicitando criação de perfis em redes sociais. Ela diz que é uma “conversa fake com sei lá quem”, mas a conversa é com seu ex-amante

Dica do editor - Hotéis de Gramado só abrirão no dia 8

Embora autorizados, os hotéis de Gramado só abrirão as portas no dia 8, pouco antes do dia 10, Dia das Mães. Os hotéis alegam que precisaram de duas semanas para se reorganizar. As demais atividades na cidade turística voltaram a funcionar neste final de semana, que  devido ao bom tempo acabaram atraindo bastante gente de outras cidades, sobretudo famílias que possuem casas e apartamentos e que não viajavam para Gramado desde o início da pandemia.

A partir de segunda-feira, passageiros só entram nos trens do Trensurb se estiverem de máscara

A partir de segunda-feira ninguém entrará sem máscaras nos trens do Trensurb, Grande Porto Alegre.

O decreto do governo estadual que impõe a exigência já está em vigor

Cartórios mostram que mortes por vírus chinês não impactaram dados sobre mortes em geral no RS

A chegada do vírus chinês não provocou uma elevação significativa nos níveis gerais de mortalidade no Rio Grande do Sul, conforme dados de óbitos registrados em cartório. O editor recebeu cópia das estatísticas. Os números demonstram que não houve razão alguma para pânico e que alertas como os do deputado Osmar Terra e do presidente Bolsonaro estão corretos.

Conforme a Central Nacional de Informações do Registro Civil, desde a indicação do primeiro caso de vírus chinês no Estado, em 29 de fevereiro, até 17 de abril morreram 9.749 pessoas no Rio Grande do Sul. Isso representa uma situação estável em comparação com o mesmo período de 2019, com uma variação de 0,2%. 

Quando se analisam somente as mortes relacionadas a alguma causa respiratória (vírus chinês, SRAG, pneumonia ou insuficiência respiratória), o crescimento foi de 1,7%.

Os dados do Registro Civil sugerem ser pouco provável que o aumento nos casos de síndrome respiratória esconda uma grande subnotificação do vírus no Estado, já que o total de mortes por razões similares ficou muito pouco acima do ano passado.

Ajuda de R$ 600,00 continuará sendo paga hoje na Caixa. É a maior operação de pagamento da história do Brasil. 50 milhões já receberam a ajuda.

Até quinta-feira, por proposta do governo Bolsonaro, 50 milhões de brasileiros já haviam recebido o benefício — um em cada três adultos. Segundo a Caixa, esta é a maior operação de pagamentos da história do país.

A Caixa vai abrir agências neste sábado  para atendimento a pessoas que vão sacar o auxílio emergencial de R$ 600.

No Rio Grande do Sul, serão 68 agências abertas — 10 em Porto Alegre. O horário de atendimento será das 8h às 14h. No país, o total de postos de atendimento chega a 902.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/