Justiça afasta Luiz Frias do comando da Folha de S. Paulo.

O empresário Luiz Frias decidiu nesta terça-feira renunciar à presidência da Folha da Manhã, empresa que controla o jornal ‘Folha de S. Paulo’.

A informação é do Diário do Poder, editado por Claudio Humberto.

Leia tudo:

A decisão foi feita em meio a uma disputa judicial travada entre ele e sua irmã, Maria Cristina Frias, que o acusou de ilegalidade e uso de informação privilegiada em uma transferência de ações do Grupo UOL.

Em 2017, Luiz teria recebido ações equivalentes a 1,29% do capital do UOL para quitar um empréstimo de R$ 30 milhões com a FolhaPar, holding que controla a empresa. A operação teria sido feita alguns dias antes da abertura de capital da PagSeguro, empresa de pagamentos eletrônicos do UOL.

CLIQUE AQUI para ler mais.

As 21h, o editor falará com Luiz Fernando Aguiar, BlitzDigital, Brasília

Nesta terça-feira, 21h, farei live com o pessoal do programa BlitzDigital. Será uma conversa sobre Liberdade de Imprensa.

 

Neste último Quarentena, Júlio Ribeiro conversa com Tânia Carvalho. É na Rádio Press, Porto Alegre.

Recomendado - Peça agora seu hamburger gourmet e sua cerveja artesanal. Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre.

PEÇA AGORA. Entrega na sua casa

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburgueres e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

Pagamento com cartão.

Morreu o jornalista Washington Novaes, 86 anos

O editor trabalhou com Novaes no antigo Correio da Manhã.

O jornalista Washington Novaes, referência em jornalismo ambiental, morreu, aos 86 anos, na noite de ontem, em Aparecida de Goiânia, Goiás. Ele teve complicações depois de passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino. A morte foi informada pelo filho dele, o cineasta Pedro Novaes, ao portal G1. Segundo ele, a perda de Washington não vai ser sentida só pela família, mas também pelo “Cerrado e a Amazônia, pelos quais ele tanto lutou, e os povos indígenas brasileiros, já tão sofridos, e pelos quais ele se apaixonou décadas atrás”.

O tumor no intestino foi descoberto por Novaes em março deste ano e, de acordo com o filho, o tratamento era apenas cirúrgico. O jornalista foi operado na quinta-feira e estava na UTI desde então. O quadro de saúde dele se agravou no domingo devido a uma infecção decorrente da cirurgia e a um problema no fígado.

Durante a carreira ele atuou como editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional, da TV Globo, e também fez parte do time diretores do programa Domingo Gente, da TV Record. Novaes também escreveu roteiros e dirigiu documentários.

Por 10 x 0, CNMP absolve Deltan Dallagnol no caso do Power Point

O CNMP, Conselho Nacional do Ministério Público, rejeitou por 10 x 0 a reclamação do Eixo do Mal contra o chefe da Força Tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol.

O Eixo do Mal não gostou do Power Point que apresentou Lula como chefe da quadrilha de ladrões que roubaram o Brasil.

Bolsonaro replica vídeo de Paulo Alceu contra Maju

O presidente Jair Bolsonaro decidiu repercutir a fala do jornalista Paulo Alceu, NDTV, Florianópolis, que fez hoje um discurso severo sobre o mau jornalismo da Rede Globo.

O editor postou a fala do jornalista no You Tube (examine mais abaixo).

O que acontece é que a jornalista Maju Coutinho, ex-apresentadora do tempo, disse na Globo que no ato dos médicos com Bolsonaro, nem o presidente e nenhuma autoridade presente prestaram solidariedade aos mortos pelo coronavírus. Foi mentira da jornalista.

A Globo retratou-se mais tarde.

CNJ manda afastar desembargador que afrontou guarda municipal em Santos

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou nesta terça-feira a abertura de processo administrativo-disciplinar e o afastamento do desembargador Eduardo Siqueira do cargo que ocupa no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A decisão ocorre pouco mais de um mês após ele humilhar um guarda municipal na praia de Santos (SP) que o abordou exigindo o uso de máscara.

O desembargador chegou a rasgar a multa diante do calmo guarda municipal e ainda onfendeu-o, chamando-o de "pobre" e "ignorante", além de ameaçá-lo com punição, já que, segundo afirmou, teria amigos na prefeitura municipal.

Federasul quer que deputados rejeitem as propostas de reforma tributária

A Federasul tirou posição, hoje, para pedir que os deputados estaduais rejeitem pura e simplesmente todos os três projetos de reforma tributária.

A entidade avisou que a reforma visa unicamente um aumento disfarçado de impostos estaduais.

Recomendado - Compre agora, aqui, os melhores vinhos das Villas Bari (Porto Alegre) e Triturris (Florença). Receba tudo em casa. É fácil

A vinícola gaúcha Villa Bari, que tem operações na Vila Nova, Porto Alegre, e também em Florença, Itália, recomenda o seu vinho Rosso in Legno, elaborado com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, levemente apassitadas ( fórmula sugerida pelo famoso produtor de amarone em Valpolicela - Giuseppe Quintarelli).  acrescido com um leve toque de Tannat, repousando três anos em barris de carvalho de 1.000 litros, misto de madeiras francesa e eslovena. Entrega imediata. 

Você pode encomendar o Rosso in Legno ou outro dos demais vinhos oferecidos por Villa Bari (Vila Nova) e por Villa Triturris (Itália), conforme valores ao lado e no site. O empreendedor Luiz Barichello também opera a Villa Agrello, em Mendoza, Argentina, em fase de implantação.

Faça sua compra (mínimo deseis garrafas e múltiplos de seis) pelo site
www.winebari.com

As entregas são feitas na sua casa.

Governador Eduardo Leite adia para setembro proposta de retomar aulas presenciais no RS

O diálogo entre o governo do RS e a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para o retorno das aulas presenciais avançou nesta terça-feira com a realização de nova reunião. Depois do encontro, o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, informou que o Estado mantém a proposta de retomada do ensino público e privado de forma gradual e escalonada, mas estabelecerá novo prazo, ainda não definido, a partir de setembro, e não mais em 31 de agosto.

A nova data será definida pelo governador Eduardo Leite em reunião com o colegiado do executivo nesta quinta-feira. "A retomada ficará, provavelmente, para a primeira quinzena de setembro nos últimos dias do inverno", disse Meirelles. As atividades nas escolas estão suspensas desde 19 de março em razão da pandemia.

A decisão atende a pedidos de municípios encaminhados por meio do presidente da Famurs, Maneco Hassen. Nova reunião com prefeitos sobre o tema será realizada dia 1º de setembro.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Sinduscon confirma testagem em 27 mil trabalhadores da construção civil de Porto Alegre

O Sinduscon confirmou que testará os 27 mil trabalhadores da construção civil de Porto Alegre.

Marcel Van Hatten, eleitor de Porto Alegre, só não será candidato se o Novo não quiser

Nada impede que o deputado federal Marcel Van Hattem seja a grande surpresa das eleições deste ano em Porto Alegre. Ele foi o deputado federal mais votado, obtendo 348,6 mil voto, 68 mil dos quais na Capital (9,34% do total dos eleitores). 

Ele é do Novo.

O Novo não admite que ocupantes seus de cargos eletivos sejam candidatos em meio do mandato.

Mas existem exceções, como acontece em quase todas as regras.

Em política, as exceções costumam ser a regra.

Ao contrário do que muita gente pensa, Marcel não é mais eleitor em Dois Irmãos, mas em Porto Alegre, onde tem título registrado.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o jovem deputado (34 anos).

Dica do editor - A explicação definitiva sobre o uso da cloroquina

Artigo, Gilberto Simões Pires, Ponto Crítico - Irresponsabilidade é fiscal, administrativa e muito mais

A ilustração é escolha do editor deste blog. A charge é do blog O Vespeiro.

Ontem, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou o BOLETIM DE FINANÇAS DOS ENTES SUBNACIONAIS (que tal o título?), cujo conteúdo se presta a fornecer uma análise detalhada dos GASTOS DE PESSOAL (FOLHA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES) dos Estados, com base no ano de 2019.


NOVE ESTADOS DESRESPEITARAM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM 2019

(...)

No rol dos IRRESPONSÁVEIS, ou seja, daqueles que gastaram com pessoal ACIMA DO LIMITE LEGAL, sem surpresa, aparecem os seguintes Estados, por ordem alfabética: Acre; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Paraíba; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; e Tocantins. Não fosse por esta ordem, mas por tamanho do crime, os destaques ficariam por conta do RJ. MG e RS, certamente.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Onda azul garantirá Bulhões na reitoria da Ufrgs

Não há golpe que impeça a escolha do professor Carlos Bulhões para novo reitor da Ufrgs.

A onda azul chegou à academia.

Merchandising - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Datena, Band TV, diz que não é bundão. Há controvérsia.

O apresentador da Band, José Luiz Datena, usou o seu horário nobre para informar seus telespectadores que não é bundão.

O presidente não o acusou.

O presidente referiu-se apenas a uma categoria de jornalistas que é notoriamente bundão, mas José Luiz Datena não se encontra na categoria de jornalista - bundão ou não.

José Luiz Datena é apenas um entretener, focado exclusivamente em tiros, facadas e estupros de vulneráveis.

Ele ganha a vida falando sobre sangue, suor e lágrimas.

PTB gaúcho não aceita dissolução do diretório estadual e irá conversar com Roberto Jefferson

A reunião da Executiva do PTB do RS, agendada para o final desta manhã, foi adiada.

A pauta única tinha a ver com a informação passada pela direção nacional, segundo a qual o diretório estadual seria dissolvido e substituído por uma Comissão Provisória.

O informe saiu da boca do próprio presidente Roberto Jefferson, em áudio que circulou dentro e fora do PTB.

Houve muita surpresa entre os trabalhistas.

E muita oposição.

Esta semana, a direção estadual e mais as bancadas federal e estadual conversarão com Roberto Jefferson para encaminhar melhor o assunto.

Roberto Jefferson quer um PTB bolsonarista, duela a quem duela. Ele avisou que dissolverá vários diretórios estaduais para conseguir o que quer.

Opas acha que curva da pandemia já traça curva de queda no Brasil

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Marcos Espinal, reforçou nesta terça-feira que o Brasil já mostra uma tendência de baixa nos casos de vírus chinês, mas alertou que ainda é preciso cuidado.

Por diversas vezes, Espinal mostrou-se temeroso com o relaxamento das medidas de proteção, como distanciamento social e uso de máscara, visto em grande parte das Américas e que pode levar à piora do estágio da pandemia.

A diretora da Opas, Carissa Etienne, por sua vez, mostrou-se ainda mais cautelosa durante a entrevista e reforçou que os indicadores sobre a pandemia seguem ruins. "Dados indicam necessidade urgente de políticas públicas para conter o coronavírus", disse aos jornalistas. "Relaxamento de restrições e volta às aulas são uma desconexão com os dados", completou.

Artigo, Fábio Jacques, exclusivo - Aventuras no hiperespaço

Segundo a teoria do hiperespaço, cada decisão que alguém toma neste universo, acontece de forma simétrica em algum outro dentre os infinitos universos paralelos no qual habitam pessoas exatamente iguais a nós. Se isto é bobagem ou não, não posso afirmar. Só lembro que esta teoria é defendida por inúmeros físicos teóricos de alto gabarito como Stephen Hawking, Michio Kaku ou pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson.

Assim sendo vou imaginar o que está ocorrendo em um outro universo paralelo não muito distante do nosso.

Naquele universo paralelo, o doleiro dos doleiros Dario Messer depositou durante trinta anos o total de R$ 89.000,00 nas contas dos herdeiros do Roberto Marinho, seus filhos Roberto Irineu e João Roberto. Este montante foi entregue diretamente pelo mensageiro do Messer ao alto funcionário da Globo, José Aleixo, em notas de 10 e 20 Reais.

Enquanto isto, o famigerado criminoso...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Trensurb decide investir R$ 10 milhões nas reformas de estações e sinalizações

A Trensurb investirá R$ 10 milhões em reforma de estações e novo sistema de sinalização para melhorar as operações na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

A estatal federal também se movimenta para contratar consultoria que a ajudará a montar seu planejamento estratégico.

Lava Jato denunciou ministro Vital do Rêgo, TCU. No mesmo caso, PF também cumpre 15 mandados em Brasília e na Paraíba.

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná denunciou, hoje, o ministro Vital do Rêgo, do TCU (Tribunal de Contas da União), por corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia foi apresentada no âmbito da 73ª fase da operação Lava Jato, que cumpre nesta terça-feira  15 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Estado da Paraíba. Todos eles são em escritórios e residências de pessoas ligadas ao ministro do TCU.

Segundo o MPF, as medidas têm como objetivo o aprofundamento das investigações relacionadas à participação de intermediários no recebimento de propinas pagas pelo cartel das empreiteiras em favor do Vital do Rêgo Filho, quando era senador pelo MDB e presidia a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Petrobras, instaurada no Congresso Nacional em 2014.

Os procuradores da Lava Jato afirmam que Vital do Rêgo recebeu propina de R$ 3 milhões de Léo Pinheiro, então presidente da OAS.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Senador Flávio Bolsonaro também está infectado pelo coronavírus

O senador Flávio Bolsonaro testou positivo para vírus chinês e está se medicando com cloroquina e azitromicina desde a segunda-feira (24), de acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar. A informação é de Igor Gadelha, da CNN.

Dica do editor - La voce di Maria (Roberta Torresi e Paolo Bisonni)

O editor programou  esta música, considerada um fenômeno mundial, para este meio dia. Vale a pena ver e ouvir logo depois do almoço deste novo dia de confinamento (para idosos e grupos de risco):

 

Saiba quanto tempo cada Partido terá na TV. PT,PSL, PP, PSDB e MDB formam a lista Top 5

No link a seguir, o leitor poderá conferir o tempo de TV que cada Partido terá nas eleições municipais deste ano.

São 10 minutos por dia.

O tempo de TV demonstra a grande importância que os candidatos emprestam às coligações.

Os cálculos são feitos em cima do tamanho de cada bancada eleita de deputados federais.

O PT é o Partido com maior tempo de propaganda, 57 segundos, portanto quase um minuto, tudo porque tem a maior bancada, 57 deputados. Em seguida, surge o PSL, 55 segundos, já que o Partido elegeu 52 deputados. Os três seguintes são: PP, 40 segundos. PSD, 37 segundos; MDB, 38 segundos.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa.

Ao vivo, governo Bolsonaro lança programa Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa, Minha Vida

Este jornalista da NDTV mostra como o mau-caratismo jornalístico mente sobre o governo Bolsonaro

Neste comentário do jornalista Paulo Alceu na NDTV, Record, Florianópolis, fica claro o tipo de mau-caratismo que boa parte do jornalismo brasileiro passou a exercer depois da posse de Bolsonaro. O caso que ele comenta foi o de ontem, tudo durante o ato de apoio que Bolsonaro recebeu por parte de 100 médicos no Palácio do Planalto. Pauo Alceu é gaúcho, mas mora e trabalha em Florianópolis há muitos anos. O editor incluiu o material no You Tube para que o leitor possa examinar melhor seu conteúdo:

Veja estas denúncias que a Record faz diariamente sobre supostas falcatruas dos Irmãos Marinho, dona da Rede Globo

A Record disponibiliza desde domingo uma série de denúncias sobre as denúncias do doleiro Dario Messer e envolvendo a família Marinho, controladora da Rede Globo. São reportagens devastadoras e a Globo promete retaliar a Record.A mais incisiva e contundente das reportagens saiu neste domingo. Foi no Domingo Espetacular. Curiosamente, um dos apresentadoras foi a atriz Carolina Ferraz, ex-Globo. Dario Messer, conhecido como “doleiro dos doleiros” e Claudio Barbosa, o “Tony”, afirmam que foram contratados para facilitar transações financeiras clandestinas para os donos da Rede Globo. 

Bolsa volta a subir devagar e dólar cai levemente

A Bolsa abriu em pequena alta no Brasil, enquanto o dólar volta a cair, mas também  levemente.

10h34min

Bolsa, +0,36%, 102.666 pontos
Dólar comercial, -0,06%, R$ 5,5881 para a venda

Governo gaúcho cria podcasts para contar o que faz. Veja este episódio sobre a pandemia e os shopping centers.

O novo canal de comunicação do governo gaúcho é um podcast e cujo primeiro episódio já está no ar. Com o nome 'Diálogo RS', a atração, que tem 15 minutos de duração.

Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) e apresentado pela jornalista Nara Sarmento, o 'Diálogo RS' será disponibilizado sempre às quintas-feiras no portal de notícias e no canal do governo do Estado no YouTube, além de estar nas plataformas Spotify e Radioweb.

Veja este podcast sobre a pandemia e os shopping centers do RS:

 

Júlio Ribeiro lança o Prêmio Press 2020 e anuncia o fim do programa "Quarentena"

O jornalista Júlio Ribeiro anunciou a realização da 21ª edição do Prêmio Press, cujo período de votação se inicia no próximo dia 14 de setembro e se estende até 1º de novembro. A cerimônia de premiação será feita em um programa de tevê, com todos os finalistas participando online, numa grande live. Para tanto, a revista Press firmou parceria com a RDC TV.

Em live que apresentou ontem, o publisher da revista Press/Advertising também anunciou que sairá hoje o último programa "Quarentena", o 40o do gênero que vem sendo apresentado pela Rádio Press.

Superavit da balança comercial melhora ainda mais e já chega a US$ 34,9 bi, 18,5% maior do que o total de 2019

Na terceira semana de agosto, a balança comercial apresentou superávit de US$ 1,3 bilhão, resultante de US$ 4,3 bilhões em exportações e de US$ 3 bilhões em importações. Do lado dos embarques, que tiveram recuo de 2,2% ante a média da mesma semana do ano passado, destaque para a aceleração das vendas de milho e açúcar, enquanto houve moderação nas exportações de petróleo e minério de ferro.

No que diz respeito às importações, estas cederam 22,9% na comparação interanual, mas têm aumentado ao longo do mês, em ritmo gradual, puxadas por cereais, laticínios e siderúrgicos.

Neste ano, a balança comercial soma superávit de US$ 34,9 bilhões, valor 18,5% acima do registrado no mesmo período de 2019.

Lava Jato está nas ruas para pegar empreiteiros de Brasília, Pernambuco e Paraíba

A Lava Jato está nas ruas para a 73ª fase da operação, batizada de Ombro a Ombro.

Cerca de 60 policiais federais, em cooperação com o Ministério Público Federal, cumprem 15 mandados de busca e apreensão em Brasília, João Pessoa, Cabedelo (PB) e Campina Grande (PB).

Nesta fase, estão sendo investigados crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a partir do pagamento de propina de R$ 4 milhões para blindar executivos envolvidos no Petrolão.

“Conforme apurado, o investigado teria solicitado e recebido pelo menos R$ 4 milhões, a fim de ‘blindar’ os executivos das grandes empreiteiras, envolvidas no esquema de corrupção que vitimou a Petrobras

Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, também foi infectado pelo vírus chinês

O presidente nacional do PSDB, ex-ministro Bruno Araújo, foi infectado por coronavírus e está em quarentena.

Inflação do IPCA-15 de agosto subiu apenas 0,23%

O IPCA-15 de agosto, divulgado há pouco pelo IBGE, subiu 0,23%, em linha com o esperado.

Melhora ainda mais o índice de confiança do comércio, diz FGV

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado hoje pela FGV, subiu 10,5 pontos em agosto, para 96,6. O aumento, ligeiramente acima do registrado na leitura preliminar, refletiu principalmente o avanço da situação atual, componente que está acima do patamar observado no período pré-pandemia.

Favorecida pelo flexibilização das medidas de distanciamento social em todo o país, a confiança do setor aponta para crescimento do consumo das famílias no terceiro trimestre.

Dica do editor - Especialistas darão dicas on line sobre cuidados nutricionais durante a pandemia

O Hospital Moinhos de Vento promoverá, quarta-feira, às 14h, mais uma edição do Encontro Juntos, com a palestra "Cuidados Nutricionais na Pandemia". O evento — online e gratuito —contará com a interação do público pelo chat.  Promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, o Juntos é um encontro mensal que reúne pacientes com câncer, familiares e interessados.

CLIQUE AQUI para mais informações.
CLIQUE AQUI para se inscrever. É de graça.

Renato Sant'Ana - Conheça os efeitos da cooperação entre o China Media Group, a Band e a Globo

- Título original: "O "efeito Halley" e o dever de casa".

Ainda está viva a memória de 1986, ano em que o cometa Halley se fez visível da Terra, fato que se dá a cada 76 anos aproximadamente. Ele vai e volta. E se mostrará por aqui outra vez em 2061.
         
Nas redes sociais existe o que se pode chamar de "efeito Halley": certos conteúdos não param de viajar na WEB. Vão e voltam, sempre voltam.
         
Tanto a informação verdadeira quanto a falsa, o poema ingênuo que Drummond jamais escreveria, o inverossímil comentário de Shakespeare sobre consumismo, tudo vai e volta na facilidade de um clique.
         
Foi o "efeito Halley" que trouxe de volta a intromissão chinesa na mídia brasileira, só que, agora, para negar o inegável.
         
Tanto a Globo quanto a Bandeirantes assinaram, em novembro de 2019, "termo de cooperação" com o China Media Group, que, além de maior grupo de comunicação do mundo, é um braço do Partido Comunista Chinês.
         
Aí, alguém, nas redes sociais, por motivos insondáveis, atropelando os fatos, veio dizer "oh, isso já foi desmentido!". Não foi, não!

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Hospital Independência, Porto Alegre, abriu, ontem, 10 novos leitos de UTI

Desde ontem, o Hospital Independência, Porto Alegre, passou a oferecer dez leitos de tratamento intensivo para vírus chinês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Equipadas com ventiladores pulmonares repassados pelo governo Bolsonaro e Fundação Itaú, foram instalados na enfermaria que funciona no hospital modular anexo, entregue em junho com recursos da iniciativa privada e onde estão instalados 60 leitos. Os novos leitos de UTI estão em área física adaptada e serão utilizados exclusivamente enquanto durar a pandemia.

O Hospital Independência é mantido pela Sociedade Sulina e possuía 100 leitos de atendimento em traumatologia e ortopedia pelo SUS. A nova estrutura de 60 leitos no hospital modular anexo será incorporada à instituição após a pandemia, com foco nessas mesmas especialidades cirúrgicas.

O dashboard das UTIs de Porto Alegre mostra, na tarde desta segunda-feira, ocupação de 89,07% dos leitos de UTI adultos em 17 hospitais. São 353 leitos abrigando pacientes de casos suspeitos (47) e confirmados (306) de infecção pelo novo coronavírus.

 

Deputado dr. Thiago diz que vai disputar a convenção do DEM em Porto Alegre

O apoio do DEM de Porto Alegre ao candidato Sebastião Melo, MDB, não parece ser consenso dentro do Partido, que terá reunião, hoje, para buscar definições em relação a duas questões básicas:

1) Candidatura própria, já que se apresentaram como candidatos o deputado dr. Thiago e o ex-vereador Nelcir Tessaro.
2) Apoio ao candidato Sebastião Melo.

Dr. Thiago disse ao editor que irá para a convenção.

Existe um impasse entre o comando partidário local, liderado pelo vereador Reginaldo Pujol, que busca candidatura própria, e o comando estadual, liderado pelo ministro Onyx Lorenzoni, que defende apoio a Melo.

Júlio Flores, PSTU, rides again

Pela enésima vez, o PSTU lançará Júlio Flores como seu candidato à prefeitura de Porto Alegre.

O comunista já disputou 13 eleições e perdeu todas.

Não há nada igual na história da República.

Em 2022, Ana Amélia quer disputar uma das duas vagas gaúchas ao Senado

A ex-senadora Ana Amélia Lemos planeja disputar uma cadeira ao Senado nas eleições de 2022.

Será de novo pelo PP.

Ana Amélia é secretária estadual do governo Eduardo Leite, respondendo pelos interesses do Estado em Brasília.

A informação é do jornalista Edgar Lisboa, Jornal do Comércio de hoje.

Marchezan discute, esta tarde, novas medidas de flexibilização em Porto Alegre

O prefeito Marchezan Júnior agendou reunião virtual com lideranças empresariais e fará isto as 14h30min.

Serão discutidas novas medidas de flexibilização do comércio de rua, dos serviços, dos shopping centers, da indústria da construção civil, de templos e de restaurantes, além de bares.

Ouça este emocionante discurso da médica baiana Raíssa Soares, ontem, no Palácio do Planalto

O editor incluiu no You Tube este pronunciamento feito ontem de manhã pela médica Raissa Soares, Porto Seguro, Bahia. No dia 1o de julho, ela se transformou em figura nacional e seu vídeo com apelo por medicamentos do Kit Covid emocionou Bolsonaro, que a atendeu imediatamente. Ela disse no discurso que junto com outros médicos de Porto Seguro, atendeu mil pacientes infectados por vírus chinês, usando cloroquina, e que apenas um foi a óbito. Raissa, médica do Hospital Eduardo Magalhães, que é do Estado, foi demitida por causa disto, numa reação raivosa do governador lulopetista Rui Costa. Ouça o discurso dela no Palácio do Planalto:

Justiça fulmina novo esforço do TCE para impedir concessão do Mercado de Porto Alegre

De nada adiantaram os repetidos esforços do procurador Geraldo Da Camino e do conselheiro Cesar Miola, que queriam porque queriam impedir o leilão de concessão do Mercado Público de Porto Alegre, atendendo reclamações da oposição esquerdopata. Eles foram derrotados mais uma vez.

A 4ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre atendeu pedido da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e autorizou, na tarde desta segunda-feira, o prosseguimento da concessão de uso do Mercado Público.

A decisão, do juiz Fernando Carlos Tomasi Diniz, anula o administrativo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS) que impedia a abertura das propostas das duas empresas que se habilitaram a participar da concorrência pública. Com isso, a Prefeitura publicou, em edição extra no Diário Oficial de hoje, que os envelopes vão ser abertos às 14h de quarta-feira

Taxa de ocupação de leitos de UTI cai ainda mais em Porto Alegre. Mortes passam de 600 na Capital.

A secretaria Municipal de Saúde (SMS) totaliza 607 mortes pelo vírus chinês em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, a Capital rompeu a barreira das 600 vítimas, 11 dias após a 500ª morte. O avanço é o mais lento em comparação às últimas três vezes em que Porto Alegre contabilizou 100 vítimas.

 Até o momento, a Capital contabiliza 21.189 infectados pela doença, sendo 14.450 considerados recuperados.

A taxa de ocupação de leitos de UTIs continua caindo em Porto Alegre, emplacando, ontem, 87,29%, bem abaixo dos 90%, que foi a linha em torno da qual a ocupação manteve-se durante 26 dias. CLIQUE AQUI para examinar os gráficos.

Dados de ontem na Capital

834 leitos de UTI, ocupados 352 deles por doentes infectados por coronavírus
21.443 casos acumulados em 5 meses e meio, além de 607 mortes.

Eduardo Leite deve manter sua proposta de reabertura das aulas presenciais no RS

Vai na mão correta o governador Eduardo Leite, que quer reabrir as escolinhas da Educação Infantil a partir da segunda que vem, 31 de agosto, tudo apesar da reação furiosa da vanguarda do atraso, desta vez liderada pela Famurs e pelo Cpers, ambos sob comando de lulopetistas, que insiste em manter tudo sob lockdown permanente. Os dados mostram que a curva média de mortes por coronavírus está em queda no Estado (CLIQUE AQUI para examinar a trajetória da curva de mortes em todos os Estados). Também os cálculos de casos e de mortes por milhão, demonstram que o RS está em posição mais do que confortável no Brasil (CLIQUE AQUI para examinar os números).

Está mais do que na hora de abrir, mesmo sob os critérios da vanguarda do atraso.

 Nesta terça-feira, representantes do Executivo, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Ministério Público Estadual se reúnem para tentar dar fim ao impasse.

Este é o calendário que Leite quer cumprir:

31/8 – Educação Infantil (público e privado)
14/9 – Ensino Superior (público e privado)
21/9 – Ensino Médio e Técnico (público e privado)
28/9 – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
8/10 – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)

“Enfia essa pergunta na bunda”, diz Gilmar Mendes a repórter da Folha de S. Paulo. Foi em 2018.

O editor relembra o caso para estabelecer parâmetros com os recentes destemperos de Bolsonaro contra jornalistas que o interpelaram.

No dia 29 de março de 2018, o site Metrópoles informou que o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes se exaltou ao responder uma pergunta feita por um repórter do grupo Folha de São Paulo durante o seminário de direito, organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, que ocorre em Lisboa, Portugal.O repórter questionou quem foi o responsável por custear as despesas de passagem aérea do ministro para Portugal.

Respondeu Gilmar Mendes, de pronto:

- Devolva essa pergunta ao seu editor, manda ele enfiar isso na bunda. 

Logo depois, o ministro negou que o STF pagou a passagem e ainda atacou o veículo de comunicação. “Vocês vivem de patrocínio, se vocês quiserem, montem a Folha, façam a Folha rodar sem patrocínio, eu estive lá esses dias, patrocínio Souza Cruz escondido”, disse.

CLIQUE AQUI para ler no original.

Rosane Oliveira e Juremir Machado unem-se para provocar Jair Bolsonaro através do Twitter

Os jornalistas gaúcho Rosane Oliveira (RBS) e Juremir Machado (Correio do Povo), uniram-se a outros renegados sociais e usaram o Twitter para fazer provocações baratas contra o presidente Jair Bolsonaro.

Como num jogral esquerdopata de mau gosto, todos repetem a mesma pergunta que teria irritado o presidente, a ponto dele avisar que gostaria de encher de porrada a boca do jornalista que o interpelou:

- Se eu fosse perguntar algo a Bolsonaro, seria sobre os cheques entregues à mulher dele, Michelle Bolsonaro.

No mesmo Twitter, as provocações foram respondidas de forma também provocativa. Rosane e Kelly tiveram que ouvir perguntas do tipo:

- Se eu fosse perguntar algo para Rosane, seria sobre a Operação Zelotas, na qual se envolveu a RBS.

Covidão prende outro secretário estadual da Saúde. Desta vez, foi o do Distrito Federal.

O secretário de saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente.

Ele é investigado por irregularidades na compra de testes para o coronavírus.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/