Ilan Goldfajn pode sair do Banco Central

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, não acredita mais na capacidade e na decisão do governo Temer de controlar os gastos públicos e por isto pode se demitir do Banco Central a qualquer momento.

Assembleia nega ouvir o povo sobre o fim das estatais

Centenas de empregados das estatais, servidores estaduais e gente ligada à vanguarda do atraso, comemoraram a decisão dos deputados, que querem continuar esgualepando os cofres públicos para manter empresas deficitárias, perdulárias, ineficientes ou sem lugar no mercado, tirando dinheiro que iria para pagar a Folha, melhorar a saúde, a educação e a segurança, e além disto investir em infraestrutura.

A Assembleia Legislativa rejeitou a PL 69/2018 enviado pelo governador Ivo Sartori, propondo plebiscito para a privatização da CEEE, RM e Sulgás.

Foi por 29 a 23.

Os deputados ignoraram a decisão tomada também hoje pela Mesa Diretora, que autorizou a edição de decreto-legislativo chamado para o plebiscito.

O líder do governo na Assembleia, o deputado Gabriel Souza defendeu a PL 69 e questionou a postura da oposição que estaria evitando a realização da consulta pública no Rio Grande do Sul. 

Dólar fecha cotado em R$ 3,81, maior valor desde março de 2016


A divisa americana teve valorização de 1,85%.

A Bolsa caiu 2,49%, aos 76.641 pontos.

Artigo, Carlos Alberto Di Franco, Estadão - Fake news versus qualidade

Proliferam notícias falsas nas redes sociais. São compartilhadas acriticamente com a compulsão de um clique. Fazem muito estrago. Confundem. Enganam. A mentira, por óbvio, precisa ser debelada. O antídoto não é o Estado. É a poderosa força persuasiva do conteúdo qualificado. O valor da informação e o futuro do jornalismo estão intimamente relacionados. É preciso apostar na qualidade da informação.

As rápidas e crescentes mudanças no setor da comunicação colocaram os antigos modelos de negócios em xeque. A dificuldade em encontrar um caminho seguro para a monetização dos conteúdos multimídia e as novas rotinas criadas a partir das plataformas digitais produzem um complexo cenário de incertezas.

É preciso pensar, refletir duramente sobre a mudança de paradigmas, uma vez que a criatividade e a capacidade de inovação – rápida e de baixo custo - serão fundamentais para a sobrevivência das organizações tradicionais e para o sucesso financeiro das nativas digitais. Mas é preciso, antes, fazer uma autocrítica corajosa a respeito do modo como nós, jornalistas e formadores de opinião, vemos o mundo e da maneira como dialogamos com ele.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Preços dos imóveis residenciais voltam a cair em Porto Alegre

A Fipe Zap anunciou hoje que o preço dos imóveis residenciais à venda teve alta nominal de 0,14% em maio em Porto Alegre.

O índice ficou abaixo da inflação.

Os preços dos imóveis residenciais na capital continua em queda real.

Em Porto Alegre, o metro quadrado construído foi calculado R$ 5.678, na média, no mês passado. Bela Vista é o bairro de m2 mais caro e a Lomba do Pinheiro o bairro de m2 mais barato.

Lulopetismo morre de inveja de Sérgio Moro

O lulopetismo está ouriçado com a viagem do juiz Sérgio Moro a Mônaco.

E com a homenagem que o magistrado recebeu na cidade.

O site Brasil247 chega ao ponto de dizer que um "caipira" como Moro nem deveria ser recebido em Montecarlo.

Sexs Shops querem faturar 15% mais no Dia dos Namorados

Considerado o Natal dos Sexs Shops, lojistas e fabricantes acreditam no crescimento de até 15% no Dia dos Namorados

O mercado erótico fatura cerca de 1 bilhão ao ano

Isto foi o que informou esta manhã ao editor a  ABEME (Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico).

Autossuficiente na produção de cosmética sensual, o Brasil comercializa nove milhões  de itens ao mês (destes, cerca de 3,5 bilhões são géis, cremes e lubrificantes), sendo ainda referência mundial em lingerie sexy.

Lula pede a STJ e STF que garantam direito de recurso em liberdade

O ex-presidente condenado Lula da Silva (PT) entrou com novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa recorrer em liberdade contra sua condenação na segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá.

O mesmo pedido foi também protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com a defesa de Lula.

As peças são assinadas pela equipe de oito advogados do ex-presidente, entre eles o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin Martins, responsável pelas sustentações orais em julgamentos. A defesa quer que as apelações contra a condenação, destinadas ao Supremo e ao STJ, tenham efeito suspensivo sobre a execução de pena, o que resultaria na libertação de Lula.

Lewandowski é eleito presidente da Segunda Turma do STF

O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito nesta terça-feira (5) o novo presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição ao ministro Edson Fachin. A partir da próxima sessão, Lewandowski passa a presidir a turma que compõe junto de Gilmar Mendes, Celso de Mello, Dias Toffoli e Fachin.

A atribuição do presidente, que ocupa o cargo por um ano, é de definir a pauta de julgamentos. A Segundo Turma é responsável por julgar os casos da Lava Jato na Corte, que têm relatoria de Fachin. 

Produção de veículos automotores sobe 40,6% em abril

A produção de veículos automotores subiu 40,6% em abril em relação a abril do ano passado, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve crescimento na produção e automóveis e caminhões.

A atividade deu a principal contribuição positiva para o avanço de 8,9% registrado pela indústria brasileira no período, junto com o segmento de produtos alimentícios, que teve expansão de 12,0% impulsionada pela fabricação de açúcar, derivados de soja e carnes de bovinos.

Mesmo com resultado positivo, indústria está 1,3% abaixo do nível de 2017

A alta de 0,8% registrada pela indústria em abril ante março mostra uma mudança positiva no ritmo de produção em relação ao que vinha sendo observado neste início de 2018, avaliou André Macedo, gerente na Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o bom desempenho ainda não recupera as perdas registradas nos meses anteriores.

"De fato abril aparece com resultado diferente do que vinha ocorrendo na série com ajuste sazonal", ressaltou Macedo. "A alta de abril é importante, mas ainda insuficiente para compensar a queda desde dezembro. Mesmo com resultado ainda positivo, indústria está 1,3% abaixo do patamar de dezembro de 2017", completou.

Artigo, Tito Guarniere - Ainda a greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros já seria um sintoma suficiente para perder a fé no Brasil, tal a conspiração dos erros que dramaticamente se somaram, e que só poderiam resultar no evento monstruoso em que se transformou.

Claro, começa tudo no governo em clima de fim da linha. Não chego a reclamar, como tantos fizeram, que o governo deveria ter se antecipado aos fatos, de modo a evitar o terremoto. Trata-se de uma velha bobagem de engenheiros de obra pronta. Ninguém, antes, rigorosamente ninguém, desconfiou do perigo.

É verdade que o governo dispõe de agências de informação e inteligência.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Minuta final do pré-acordo de adesão ao RRF pode ser fechada amanhã em Brasília

O vice-governador José Cairolli liderará comitiva do governo gaúcho que amanhã irá a Brasilia para tentar fechar os termos do pré-acordo de adesão ao RRF dos Estados.

Se tudo der certo, será agendada data para que Sartori e Temer assinem os documentos no Palácio do Planalto.

Assembleia do RS já está pronta para aumentar salários do TCE, Judiciário, MP e Defensoria Pública

Os salários do Executivo continuam congelados.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia do RS aprovou, hoje, por aplastante maioria os projetos que reajustam salários dos servidores mais bem pagos do RS, os do TCE, PJ, PGE e Defensoria Pública. O líder do governo, Gabriel Souza, votou contra.

Examine cada um deles:

Os projetos são do Tribunal de Contas (PL 317 2017), do Poder Judiciário (PL 218 2017), da Procuradoria-Geral de Justiça (PL 8 2018), e da Defensoria Pública (PL 13 2018). 

Porto Alegre terá acordo com o PMI para melhorar gestão e projetos

A prefeitura de Porto Alegre está na iminência de concluir a elaboração de um protocolo de intenções que quer assinar com o PMI Global (Project Management Institute) e que também envolverá universidades do RS.

Esta manhã, ao se reunir com o diretor do PMI Global e gerente sênior de programa da Stantec Consulting, Canadá, Randy Black, o prefeito Marchezan Júnior explicou o que quer: 

- Temos 23 mil servidores na prefeitura e precisamos capacitá-los e preparar gestores que possam pensar os problemas da cidade, planejar bons projetos, acompanhar o ciclo completo e aplicá-los, ajudando na solução e melhoras da cidade e de sua população.

Um grupo do PMI participa do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, que ocorre desde domingo, 3, e se encerra nesta quarta-feira, 6, no Centro de Eventos da PUC/RS, considerado o maior congresso de gestão, projetos e liderança da América Latina. O PMI tem hoje 500 mil associados e está presente em mais de 200 países. No Brasil, está presente em 15 estados.

Entenda o que ainda depende da Assembleia para que saia o plebiscito das estatais em outubro

O caso do plebiscito das estatais depende de duas decisões diferentes da Assembleia:

Decreto legislativo autorizando a convocação do plebiscito
Este caso tem duas fases. A primeira delas, autorização da Mesa Diretora para propor o decreto ao plenário, foi vencida esta manhã. Agora, a Mesa terá que submeter o decreto ao crivo do plenário.

Projeto para redução de prazo
O PL 69/2018 – que prevê que plebiscitos podem ser definidos pela Assembleia até 90 dias antes de serem realizados, está apto para ser votado pelo plenário.

Tanto o decreto legislativo, quanto o projeto, dependem de maioria simples

Empresário gaúcho de cargas, preso pela PF, já está solto

O empresário do setor de transporte rodoviário de cargas, Vitor Pellenz, preso no dia 31 de maio pela Polícia Federal do RS sob acusação de formador de locaute, foi solto hoje.

A PF pediu prorrogação da prisão provisória, mas não foi atendida.

Piratináveis farão debate em Gramado neste final de semana

Mateus Bandeira, Eduardo Leite, Jairo Jorge e Luiz Carlos Heinze já confirmaram presença no debate de piratináveis que ocorrerá durante o Congresso da Federasul, este final de semana, Gramado.

Sartori, que não se assumiu como candidato, falará no evento, mas como governador.

Opinião do editor - Plebiscito pautará debate ideológico sobre tamanho do Estado

A resistência de toda a oposição (PT, PCdoB e Psol) e dos chamados independentes (PTB, PDT, PSDB, PP e PTB), estes mais divididos, é de que o governador Sartori imponha a pauta principal dos debates eleitorais, caso saia mesmo o plebiscito sobre privatização das estatais.

A discussão será de caráter tremendamente ideológico, colocando frente a frente quem defende gastos públicos sem controle, portanto um governo quebrado, e do outro lado o controle dos gastos públicos, portanto um governo equilibrado e capaz de garantir a ampliação e a melhoria dos serviços públicos.

Chegará finalmente a hora da verdade.

Corporações querem impedir propaganda do governo pela privatização

Os sindicatos dos Engenheiros, dos Eletricitários e dos Técnicos Industriais de Nível Médio, ajuizaram ação civil na 5ª Vara da Fazenda Pública, com pedido de liminar, solicitando que o governo do Estado retire de circulação em todos os meios peças publicitárias e de divulgação em favor do plebiscito para a venda das três estatais do setor de energia (CEEE, Sulgás e CRM). Os sindicatos alegam que as peças são campanha antecipada da consulta, cuja realização ainda está sendo discutida na Assembleia Legislativa, onde precisa ser aprovada.

Os três sindicatos, no entanto, movem campanha aberta contra o plebiscito e contra a privatização.

O plebiscito nem foi aprovado ainda pela Assembleia e portanto não há regra estabelecida para a realização dele.

Lula nega que ajudou Cabral na compra de votos para sediar no Rio os Jogos Olímpicos de 2016

CLIQUE AQUI para assistir a íntegra do depoimento de Lula.

Em depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas como testemunha de defesa do ex-governador Sérgio Cabral no inquérito que apura a suspeita de compra de votos para que o Brasil sediasse os Jogos Olímpicos de 2016, o réu condenado e preso como corrupto Lula da Silva negou a acusação e afirmou que o seu compromisso "é com a verdade" e que está "cansado de mentiras".

Lula continuou, bravateiro:

- No Brasil, não tem nenhum brasileiro que quer mais a verdade do que eu.

O juiz disse que já votou em Lula. O líder lulopetista aproveitou e convidou-o a votar de novo nele em outubro.

Apoiada pelo lulopetismo, Kátia Abreu sofreu acachapante derrota nas eleições de domingo em Tocantins

A mídia concede pouco espaço à acachapante derrota da senadora Kátia Abreu nas eleições de domingo em Tocantins.

Ela teve o apoio aberto de Lula e do PT.

Foi reduzida a pó de espirro.

Kátia Abreu foi vibrante senadora do MDB, foi destacada para o ministério da Agricultura e ali se enamorou do lulopetismo, enviuvando gravemente de Dilma e de Lula, o que resultou na sua expulsão do Partido. Já no PDT, disputou o governo de Tocantins.

Tensão política e social faz dólar disparar esta manhã

Dólar dispara de novo, tendo chegado à marca dos R$ 3,8032 para venda as 11h.

Alta de 1,6%.

Com viés de alta.

O mercado está agitado com especulações e boatos de todo gênero.

Resultados heterogêneos de abril indicam ligeiro avanço da produção industrial

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento real do setor avançou 1,5% entre março e abril na série dessazonalizada, após recuo de 2,5% apontado na leitura anterior. Já o nível de emprego apresentou ligeira alta de 0,1%, revertendo parte de queda de 0,2% observada em março. Seguindo na mesma direção, o número de horas trabalhadas registrou crescimento de 2,2%. Por outro lado, a massa salarial retraiu 0,4%, após elevações consecutivas ao longo dos últimos três meses. O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria registrou queda de 0,4%, assim como o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), que caiu 0,1 ponto percentual, alcançando 78,1%. 

Outro indicador industrial divulgado ontem foi o de venda de papelão ondulado..

CLIQUE AQUI para examinar mais informações sobre dados divulgados ontem.

Assembleia curva-se à vontade do povo e aceita realizar plebiscito sobre estatais

A mesa diretora da Assembleia Legislativa aprovou, por 4 votos a 3, a convocação do plebiscito para privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Sulgás.

O resultado era o que se esperava.

A oposição - PT, PCdoB e PDT - não conseguiram manobrar.

O próximo passo será o encaminhamento do projeto de decreto legislativo (PDL)  ao plenário para que se discuta a aprovação e convocação do questionário com as eleições.

A proposta é do governador Ivo Sartori.

Mercado espera alta de 0,29% para inflação do IPCA de maio

O mercado espera alta de 0,29% para a inflação do IPCA de maio, que será divulgado nesta sexta-feira.

Inflação do IPC da Fipe registrou alta de 0,19% em maio

O IPC-Fipe registrou alta de 0,19% em maio, acelerando ante abril, quando houve queda 0,03%, e ante o resultado da terceira semana do mês, quando o indicador ficou praticamente estável. Esse resultado veio acima do esperado pelo mercado (0,10%).

Dentre as aberturas, destaque para o avanço dos preços de alimentos, que passaram de uma deflação de 0,10% para uma alta de 0,62% na margem. Essa aceleração pode estar refletindo parte dos efeitos da greve dos caminhoneiros, que afetou o fornecimento de diversos produtos na última semana. Destacaram-se também os componentes de transportes, que passou de uma alta de 0,05% em abril para outra de 0,59% em maio, e de despesas pessoais, que reverteu a deflação de 0,27% observada no mês anterior, subindo 0,32%. Em doze meses o indicador acumulou expansão de 1,5%. 

Paulo Rabello de Castro faz campanha, hoje, em Porto Alegre

O ex-presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, está hoje em Porto Alegre.

Faz campanha eleitoral.

Rabello de Castro é candidato do PSC ao Planalto.

Etchegoyen falará dia 12 na Federasul, Porto Alegre

O minisrro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o gaúcho Sérgio Etchegoyen, falará dia 12 na Federasul, Porto Alegre.

Ontem, o ministro encerrou as atividades do Gabinete de Crise montado pelo governo Temer.

Melnick e Tornak lançam rede de malls de bairro com 16 empreendimentos

Projeto Spot Living Mall inicia com 28.000 m² de área para locação. São 120 lojas com VGV de R$ 256 milhões, da construtora Melnick Even, empresa que trabalha com alto padrão no RS, nos melhores bairros de Poa e Canoas. A projeção é de que novos empreendimentos sejam anunciados até o final do ano.

O projeto, que é inédito, inicia com  16 empreendimentos, espalhados pelos melhores bairros de Porto Alegre e Canoas, com o Max Plaza, envolvendo o HUB da Saúde, projeto entre Melnick Even e Hospital Moinhos de Vento.

Para Leandro Melnick, presidente da Melnick Even“A empresa  junto com a Tornak, mais uma vez está de forma inédita,  trazendo uma novidade para o mercado imobiliário gaúcho. Uma parceira concebendo a primeira rede de malls de bairro da cidade, uma parceira muito interessante e  inovadora,  que para os nossos clientes vai aumentar a convergência de atividades de serviços nos empreendimentos”.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes. 

Câmara discute hoje o Marco Regulatório para o Transporte Rodoviário de Cargas

A Câmara dos Deputados deve discutir nesta terça-feira o projeto de lei que estabelece um marco regulatório para o transporte rodoviário de cargas, incluindo a atividade dos caminhoneiros.

A proposta foi uma das demandas apresentadas pela categoria para encerrar a paralisação em protesto ao aumento do diesel. 

A nova lei trará mais segurança jurídica ao setor. 

CLIQUE AQUI para entender o conteúdo do projeto.

Receita do ICMS do RS somou R$ 2,6 bilhões em maio. Queda real foi de 2,5% (IGP-DI).

A receita do ICMS de maio, segundo dados que o editor buscou e decantou nos arquivos da secretaria estadual da Fazenda do RS, resultou em números bem melhores do que aqueles que se esperavam depois dos 11 dias de paralisação das atividades dos caminhoneiros.

A arrecadação do mês somou R$ 2,6 bilhões, um crescimento nominal de 1,7% sobre igual período do ano passado (queda real de 2,5% pelo IPCA).

No acumulado do ano, a receita do ICMS continua com crescimento nominal e real positivo: 2,1% real e 0,6% ajustado pelo IGP-DI, somando R$ 13,4 bilhões.

Já está na Web o mais novo blog político do RS

Já está na Web o mais novo blog de conteúdo político do RS. É editado pela NS², cujos publishers são os jornalistas Núbia Silveira, Sérgio Araújo, Carlos Bastos e Jorge Seadi Jr.

O blog será atualizado todas as segundas-feiras. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o que pretendem os editores.

A NS2 faz consultoria política customizada.

CLIQUE AQUI para conhecer.

PF e PGR apertam o cerco sobre Temer

A Polícia Federal e a PGR continuam apertando o cerco em torno do presidente Michel Temer.

TCU libera privatização de seis distribuidoras da Eletrobrás, mas Justiça do Trabalho do Rio suspende tudo

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na quarta-feira por unanimidade a publicação do edital de privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras, conta a Agência Brasil, mas esta manhã a Justiça do Trabalho do Rio suspendeu tudo.

Leia toda a reportagem de ontem, da Agência Brasil (o que você vai ler, não poderá ser aplicado enquanto prevalecer a posição da JT do Rio, cuja decisão será cassada):

 Com isso, a expectativa é que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publique o edital de venda das seis empresas em um prazo entre uma semana e dez dias.

Serão privatizadas a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Boa Vista Energia, Amazonas Distribuidora de Energia (Amazonas Energia), Companhia Energética do Piauí (Cepisa) e Companhia Energética de Alagoas (Ceal).

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

O Antagonista informa que pesquisa mostra que Bolsonaro já tem o dobro de votos do segundo colocado, Ciro Gomes

O Antagonista revela esta manhã que uma pesquisa divulgada por um site, mostra Jair Bolsonaro disparado em primeiro lugar, com o dobro de votos do segundo classificado, Ciro Gomes.

O blog não diz o nome do site e também não informa o nome da empresa de pesquisa.

De qualquer modo, a notícia vale como curiosidade:

- Bolsonaro tem entre 21% e 25% e o candidato do PDT aparece, no máximo, com 12%. No segundo turno, a vantagem de Jair Bolsonaro contra os demais candidatos – Ciro Gomes, Marina Silva, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin – está entre 10% e 15%.

Lula não bebe mais, diz Frei Beto

Frei Beto visitou Lula na cadeia.

E saiu convencido de que Lula não bebe mais.

Há controvérsia.

Comercialização de novas cotas de consórcio aumentou 8,4%, diz a ABAC

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos aumentou em 14,6%, no primeiro trimestre desse ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Isto ajudou a alavancar as vendas dos consórcios.

Este foi um dos elementos que ajudou, mas não foi o único, segundo disse ao editor a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). O fato é que as vendas de novas cotas de consórcio cresceram 8,4%, também no primeiro trimestre deste ano. Só para veículos leves, o aumento foi de 4%.

A Realiza, com quem o editor conversou ontem, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, reelou que teve suas expectativas superadas ao fechar o primeiro trimestre de 2018 com crescimento de 20,6% na venda de cotas de consórcios para veículos leves, na região Norte do país. A empresa acredita que a retomada da economia e o recuo do endividamento tenham alavancado as vendas de cotas de consórcios para carros

A aquisição de carros por meio do consórcio pode ser uma boa alternativa para fugir das altas taxas de juros cobradas pelos bancos, mesmo em operações de leasing.

Bolsonaro pode fechar com PR e ampliar tempo de TV

Apesar da aproximação do empresário Josué Gomes (Coteminas, filho do ex-vice de Lula), o PR está cada vez mais próximo de uma aliança com Jair Bolsonaro.

Bolsonaro só conta com o PSL e precisa de uma aliança maior para obter mais tempo de TV.

A candidatura de Josué Gomes é insuflada pelo PT para dividir o centro e a direita. Ele é homem de confiança de Lula e do PT.

Microsoft paga US$ 7,5 bilhões pelo GitHub

A ilustração é da Oficina da Net, disponibilizada no Google.

A Microsoft anunciou ontem a noite (horário do Brasil) a compra do GitHub – uma plataforma usada por desenvolvedores para compartilhar códigos de software – um movimento estratégico para ganhar mercado na computação em nuvem mas que também evidencia o declínio do Windows.

A Microsoft pagou US$ 7,5 bilhões em ações para adquirir o GitHub, uma plataforma crucial para empreendedores no ecossistema mundial de software.

O anúncio provocou abalos na comunidade mais radical de desenvolvedores de software livre.

CLIQUE AQUI para ler ampla matéria sobre esta aquisição. O material é de Mariana Barbosa, do Brazil Journal.

CGU aponta graves irregularidades nas compras milionárias dos trens da Trensurb

A Controladoria Geral da União, CGU, constatou as seguintes duas irregularidades principais na compra milionária dos trens novos pela Trensurb, tudo durante o governo da petista Dilma Roussef:

1- Na Audiência Pública realizada pela estatal, foi apresentada uma Especificação dos Trens, que foi alterada dois meses depois, a pedido da Alstom e da  CAF, dois poderosos fornecedores.
2- Na Audiência Pública, ficou claro que seria proibida a formação de consórcio entre empresas, mas dois meses depois isto foi autorizado.

 Alstom e CAF, coligadas, ganharam a licitação. 

RS não reduzirá ICMS sobre óleo diesel

O governo estadual gaúcho confirmou ontem a noite que não fará nenhuma redução no ICMS que cobra sobre o preço do diesel.

"Ele é de 12% e assim permanecerá", disse o secretário da Fazenda, Luís Antônio Bins.

O governo do Rio baixou a alíquota, que era de 16% e agora é de 12%.

O movimento para que os governos estaduais reduzam o ICMS partiu do governo federal, que teme não emplacar nas bombas a redução de R$ 0,46 por litro de diesel vendido para os consumidores.

Terça-feira será de chuva e sol no RS. Temperatura continuará muito baixa.

Porto Alegre, 8h30min, 14 graus

Nuvens espessas e chuva leve marca o início da manhã de Porto Alegre, mas a MetSul Meteorologia avisa que o tempo é parecido em todo o Estado, que terá um dia de tempo ruim.

Apesar disto, ao longo do dia, o sol aparecerá na Metade Oeste, Noroeste e Norte, podendo alcançar as outras áreas pela tarde à medida que centro de baixa pressão vai para oceano. Mesmo assim, o Sul e Leste podem ter chuva e garoa em pontos isolados da tarde para noite. 

As temperaturas máximas serão menores do que as de ontem, durante o dia. Em Porto Alegre, a terça será dividida entre sol e chuva. As marcas devem ficar entre 13°C e 18°C
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/