STF adia para amanhã conclusão do julgamento da ação sobre vendas de estatais

O STF adiou para amanhã a conclusão do julgamento da ação que pode bloquear vendas de estatais.

O placar está 2 x 2.

Morreu Rospide Neto. Velório será na Assembleia do RS.

Morreu o ex-deputado Rospide Neto, histórico fundador do MDB do RS.

O velório do ex-parlamentar, que era muito ligado ao ex-senador Pedro Simon, ocorrerá na Assembleia. O sepultamento foi marcado para as 14h no João XXIII, Porto Alegre.

Ele tinha 81 anos.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a história do político do RS.

Marina Silva foi internada com dengue, mas já foi tratada e está em casa

A ex-senadora Marina Silva foi internada com dengue.

Ela já saiu do hospital de Brasília onde ficou por três dias.

Ao vivo, STF decide se governo pode vender estatais sem ok do Congresso

Bandidos políticos invadem celular do ministro da Justiça

O celular do ministro Sérgio Moro foi invadido por hackers

É hora de decretar tolerância zero em relação aos bandidos políticos que promovem atentados contra membros do governo Bolsonaro.

Dica do editor - Atividades esportivas gratuitas ao ar livre no próximo final de semana em Porto Alegre

Fim de semana terá dias de sol.

Domingo, 9, começa a programação da terceira Semana Esportiva do Programa Mexatchê - Movimenta Porto Alegre.

O evento é promovido pela prefeitura de Porto Alegre.

A partir das 9h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), altura da rótula da Loureiro da Silva, haverá ponto de coleta para a Campanha do Agasalho 2019.

A programação continua até o dia 16.

CLIQUE AQUI e veja quais são as atividades programadas.

Dica do editor - Examine esta lista de 25 melhores bolsas no exterior

Examine, aqui, uma lista de bolsas dee estudos no exterior que têm inscrições abertas em junho e julho.

CLIQUE AQUI para ler.

Sergio Napp recebe homenagem póstuma definitiva em centro cultural de Porto Alegre

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) realiza nesta quarta-feira, 5, a partir das 19h30, uma bela homenagem ao autor e compositor Sérgio Napp.

No local, será inaugurado o Centro de Convenções batizado com o nome do poeta, que foi duas vezes diretor da CCMQ. 

O espaço, antigas salas A2B2 e C2, no segundo andar, recebeu estrutura de equipamentos para a realização de palestras e oficinas.

A iniciativa teve a participação do Programa RS Criativo.

Entre outros clássicos da música gaúcha, Napp é autor de "Desgarrados", escrita em parceria com Mario Barbará. "Meus olhos", também de sua autoria, foi interpretada por Elis Regina.

Metas em comum podem aproximar ruralistas e ambientalistas na subcomissão do Congresso

Combate ao desmatamento ilegal, promoção de práticas sustentáveis como a integração lavoura-pecuária-floresta, biotecnologia e tratamento de resíduos estão na agenda da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), uma das principais forças do Congresso Nacional.

Parlamentares que defendem o meio ambiente e o agronegócio, geralmente vistos como antagonistas, terão na Câmara dos Deputados uma subcomissão para promover debates e tentar obter consensos. A subcomissão agroambiental ficará vinculada à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).  Segundo o presidente da comissão, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), a novidade é "botar ruralistas e ambientalistas de carteirinha para sentar na mesma mesa". 

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA, reforçou que o combate ao desmatamento ilegal é o primeiro tema da agenda comum. "A ilegalidade é desleal com a maioria dos produtores rurais. Somos contra qualquer tipo de crime ambiental e defendemos a imediata aplicação do Código Florestal".

Porto Alegre encaminha tratativas para instalação de milhares de novas placas com nomes de rua

Ao lado, placa existente em Porto Alegre.

Será realizada nesta quinta-feira, 6, a consulta pública do edital para novas placas de identificação de ruas em Porto Alegre.

O edital mais recente prevê produção, confecção, instalação, conservação e manutenção de 41.239 conjuntos toponímicos. 

O contrato com a empresa que operava as placas foi encerrado em 2013. O ato acontece no Salão Nobre do Paço Municipal, às 11h.  

“Semiaberto é para bandido ou pombo correio”, declara o ex-presidente em recente entrevista na carceragem

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva falou nesta quarta-feira, a jornalistas de sites de notícia. Perguntado sobre o parecer do Ministério Público Federal, se teria direito ao regime semiaberto, o prisioneiro declarou que não sabe.

- Não tem nada pior para um preso do que expectativa frustrada.

No caso de Lula, ele obterá o benefício porque é bandido e cumpre pena como corrupto.

Força-tarefa desarticula máfia que desviava recursos públicos de fundo destinado a indígenas

Agência CB
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, realizou nesta quarta-feira, 5, a Operação Kitsune em Mato Grosso. Foi desarticulado esquema criminoso de fraudes e desvio de recursos no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó (MT).

As investigações apontaram aquisição fraudulenta de refeições, pagamentos sem cobertura contratual, superfaturamento e adulteração no controle dos alimentos servidos. Também foram flagradas as condições precárias de armazenamento.

A empresa contratada repassava dinheiro aos servidores do distrito Kaiapó, vinculados à Funai, entre eles algumas lideranças indígenas. Também foram constatadas altas transações bancárias sem a identificação do destinatário do dinheiro, com saques e cheques pagos diretamente na agência. O prejuízo soma R$ 2,5 milhões, do total R$ 5 milhões em despesas fiscalizadas. Roubaram a metade do dinheiro

Artigo, Alexandre Schwartsman - Agora é diferente ?

- O texto é do blog Mão Visível.

A dívida doméstica pode explicar o paradoxo do motivo pelo qual alguns governos parecem escolher taxas de inflação acima de qualquer nível que possa ser explicado pela receita de senhoriagem[1] sobre a base monetária”. A inflação alta é a forma pela qual governos desvalorizam as dívidas denominadas em moeda nacional.

(...)

Daí a insistência na questão previdenciária. Só no caso do governo federal, a despesa previdenciária (somados INSS e funcionalismo) representa praticamente 55% do gasto nos últimos 12 meses (quase 60% se incluirmos o BPC). No caso dos estados não faltam exemplos de paralisia das administrações sob o peso das despesas com inativos, que – sem reforma – devem crescer ainda mais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Diário Oficial publica exoneração do diretor do Inep com data retroativa ao fim de maio

Garonce
Ele foi posto para a rua.

Foi confirmada no Diário Oficial da União a saída do diretor de avaliação da educação básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Vieira Garonce, responsável pelo Enem.

A exoneração publicada nesta quarta-feira, 5, retroage ao dia 22 de maio. 

No mês passado o Inep chegou a suspender a realização de prova este ano, mas o Ministério da Educação informou que o problema foi resolvido e o exame será mantido (foram contabilizadas 5 milhões de inscrições).

O atual diretor do Inep é Alexandre Lopes.

Dica do editor - Porto Alegre já vive epidemia, surto ou pandemia de dengue ?

No texto a seguir, todo ele preparado pelos especialistas do Hospital São Lucas, Porto Alegre, você poderá formar seu próprio juízo soghre o que acontece na Capital do RS.

CLIQUE AQUI para saber.

Gramado sedia conferência de gênero e se destaca entre os destinos amigáveis aos gays no Brasil

Quero Quero Sport Club
Começam nesta quinta-feira, 6, e prosseguem até o domingo, 9, a primeira edição da LGBT Conference e a segunda edição da Copa Internacional de Futsal LGBT.

Segundo entidades do setor, o público LGBT que faz turismo possui um poder de compra três vezes maior do que o turista tradicional. Viagens a destinos gay-friendly movimentam 218 bilhões de dólares ao ano. 

O evento será realizado no Hotel Master Gramado, onde serão debatidos os temas correlatos (Direitos LGBT, LGBT na Família, Bíblia e Homossexualidade, Visibilidade Trans, Turismo LGBT, Aplicativos de Segurança para LGBTs, Terrorismo de Gênero nas Redes e Projetos Sociais). 

Gramado recebe milhares de turistas LGBTs anualmente e o atrativo para o nicho de mercado está sendo potencializado neste mês do Orgulho LGBT. Mais informações e a programação completa estão disponíveis na rede. 

CLIQUE AQUI e acesse para saber tudo a respeito.

Artigo, Renato Sant'Ana - Crítica ou ataque ?

É preciso repetir à exaustão que criticar governos é um bem, ao passo que a falta de crítica é um mal. Repetir não para brincar de isento, mas para afirmar essa ideia basilar da democracia. Agora, que não se confunda "crítica" (em que se presume o intuito de provocar melhorias) com "ataque" (mero estratagema de combate).
         
Um exemplo de "ataque" é o artigo intitulado "Laranjas, falta de pagamento e Supremo", assinado por James Ackel (Folha de S. Paulo, 30/05/2019), escrito com nenhuma honestidade intelectual.
          
Ele usa dois fatos (reais) para plantar duas crenças. Um é o uso de "laranjas, nas eleições de 2018, envolvendo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG): dinheiro público para financiar candidatura de mulheres teria sido usado para outros fins.
          
CLIQUE AQUI para ler mais.

Dia Mundial do Meio Ambiente: o homem é um comedor de plásticos, apontam cientistas canadenses

De todo o plástico produzido no planeta, cerca de 2% a 5% são despejados nos oceanos em forma de resíduo. O microplástico encontrado nos mares é partícula que pode ser microscópica, ou chegar a 5 milímetros. Esse material é ingerido por animais marinhos e, portanto, entra na cadeia alimentar dos seres humanos. 

Um grupo de cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Victoria, no Canadá, revisou e atualizou 26 estudos anteriores sobre quantidades de partículas de microplásticos em animais marinhos. A conclusão dos pesquisadores é preocupante: cada pessoa que utiliza o pescado e os frutos do mar como partes de sua alimentação cotidiana, pode estar ingerindo até 121 mil partículas de plástico por ano, segundo o estudo.

Dica do editor - Entenda se Neymar cometeu ou não estupro

A legislação é bem clara em relação ao crime de estupro, tipificando tudo com normas definidas e sem as quais nada há o que fazer.

CLIQUE AQUI para entender.

Oi amplia investimentos em fibra ótica na Região Sul


A Oi anunciou a expansão de sua rede fibra ótica até a casa do cliente (FTTH), onde o seu “Oi Fibra”, em seis meses, dobrou o número de municípios atendidos. Lançado no ano passado, o serviço estará disponível até o fim de junho em 60 cidades brasileiras, contra 27 ao final de 2018.

Líder no ranking Netflix Brasil, a Oi Fibra já é reconhecida como a melhor banda larga do mercado, resultado da sua qualidade e da alta velocidade de conexão, que hoje são os atributos mais relevantes para os consumidores.

Pesquisas indicam também que há vários perfis de clientes que buscam ter acesso a conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. E quanto melhor a conexão, mais eles estão dispostos a consumir conteúdos por streaming. “Hoje, conteúdo, autonomia e personalização são atributos fundamentais para o consumidor. Além disso, para o cliente, a qualidade e a velocidade são mais importantes do que o preço na escolha da banda larga. E quanto melhor a sua conexão, mais ele quer consumir conteúdo. A Oi está preparada para esse cenário. Temos produtos inovadores, serviços de alta performance e agilidade e baixo custo na implantação da fibra até a casa do cliente”, afirma Bernardo Winik, diretor Comercial da Oi (foto).

Na Região Sul a Oi contava com fibra ótica nas cidades de Porto Alegre, Viamão (RS), Curitiba e Colombo (PR) e ampliou no 2º trimestre de 2019 para as cidades de Alvorada, Canoas, São Leopoldo (RS), São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré (PR). A Oi investiu mais de R$ 232,7 milhões na Região Sul no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior .

Fundo Nacional Antidrogas recebe R$ 31,2 milhões, aumento de 80% resulta da venda de bens apreendidos

De janeiro a maio deste ano, a arrecadação do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) aumentou quase 80%, comparado a anos anteriores. Foram R$ 31,2 milhões arrecadados com a venda de carros, fazendas, apartamentos e outros itens que pertenciam a traficantes, contra R$ 17,4 milhões no mesmo período de 2018. Em 2017, apenas R$ 15 milhões.

A meta do governo é limpar o estoque de 80 mil bens confiscados e criar um site para alienar de imediato, a partir de decisões judiciais, os ativos confiscados dos criminosos. 

Combate à pirataria pressupõe inteligência e a segurança pública terá reforço nas delegacias especializadas

Durante encontro na Comissão de Combate à Informalidade da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio), o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, reiterou que o combate à pirataria passa por trabalho de inteligência. 

Ranolfo apresentou eixos do programa RS Seguro e falou sobre o combate inteligente ao crime organizado, uma das premissas da iniciativa. “A fabricação de cigarros clandestinos, por exemplo, se combate a partir de onde é fabricado, como é distribuído, e isso se responde com inteligência”, afirmou, informando também que haverá reforço no efetivo policial em grupos especializados a partir do segundo semestre. Existem dois mil policiais militares em formação, devendo estar nas ruas em agosto. Para julho, segue a previsão de que os 425 novos policiais civis comecem a ser distribuídos nas delegacias.

No estado, ano passado, a economia subterrânea da informalidade movimentou R$ 76,48 bilhões, de acordo com levantamento da Fecomércio. Em Porto Alegre, os valores somam R$ 13,74 bilhões.

Tarso Hertz Genro faz ataque ideologicamente difuso contra Abraham Weintraub


Tarso já enxerga futuro nazista nas universidades, até com queima de livros.

O ex-ministro Tarso Genro disse não haver "precedente na história do país de um ministro que tenha o porte e a tipicidade" de Abraham Weintraub.

E foi direto ao ponto, com insinuações mais do que específicas sobre a ideologia perseguida pelo ministro:

- As condições que permitiram a ascensão do nazismo, que permitiram a intervenção radical dentro da universidade, existiam em condições muito parecidas com essa que vemos no Brasil hoje.

Tarso Genro e Abraham Weintraub são judeus.

Os judeus consideram que filhos de mãe judias são judeus.

Bolsonaro repele denúncia de estupro e diz que acredita em Neymar

O presidente Jair Bolsonaro avisou esta tarde:

- Acredito no Neymar. Espero dar um abraço nele.

Neymar é acusado de estupro.

O editor também acredita no Neymar e espera dar um abraço nele.

Banco Mundial reduz de 2,2% para 1,5% previsão de avanço do PIB do Brasil

O Banco Mundial reduziu de 2,2% para 1,5% a sua previsão sobre o crescimento do PIB brasileiro em 2019.

O mercado só aposta em 1%.

Dica do editor - Saiba como identificar e tratar cálculos renais


O cálculo renal do tipo que atacou o filho do presidente, no caso o vereador Carlos Bolsonaro, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins.

CLIQUE AQUI para examinar tudo.

Onyx não demite número 2 que teria espionado reunião no seu gabinete

A GEAP Autogestão em Saúde, nova denominação da GEAP Fundação de Seguridade Social, fundação de direito privada pouco conhecida, riquíssima e com ampla capilaridade no País, subordinada na prática ao governo federal.

O blogueiro Donny Silva, Brasília, que acompanha desde janeiro as denúncias de atos de corrupção que estariam ocorrendo na GEAP, informou hoje que o ministro Onyx Lorenzoni ainda não demitiu seu número 2, no caso José Vicente Santini, que teria ido para o cargo por indicação do general Santos Cruz, ministro-chefe da secretaria de Governo.

Em nota de hoje, o blogueiro revela que o CEO da GEAP, general Ricardo Figueiredo, que estaria se omitindo na apuração de patifarias no órgão, ficou sabendo de reunião no gabinete de Onyx, segunda-feira, poucas horas depois de concluído um exame sobre denúncias na sua fundação. Donny Silva informou que o espião foi Santini.

O ministro sabe das denúncias e da espionagem, mas resolveu dar um tempo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Colégio Estadual Paula Soares contém aulas ideologizadas

O Colégio Estadual Paula Soares, Porto Alegre, já atendeu a demanda dos pais e alunos que se queixaram repetidas vezes de lavagem cerebral em sala de aula.

O caso chegou a render BO por conta de ameaças feitas pelas redes sociais contra os denunciantes.

Eventual recuperação judicial da Odebrecht pode respingar nos bancos públicos

Nesta quarta-feira, 5, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, demonstrou preocupação com o eventual pedido de recuperação judicial da Odebrecht. “Os bancos têm crédito, felizmente estão bem provisionados, em condições de enfrentar qualquer situação”, afirmou o dirigente, ao mencionar que os bancos públicos são importantes credores da empreiteira. Novaes afirmou que as dívidas da empresa junto ao Banco do Brasil chegam a R$ 9 bilhões.

Após os desdobramentos na operação Lava Jato, a Odebrecht enfrenta dificuldades para honrar as dívidas. Novaes e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, juntamente com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Joaquim Levy, estiveram reunidos com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Arrecadação gaúcha do ICMS cresceu 6,5% nominais no mês de maio

A arrecadação gaúcha do ICMS cresceu 6,5% nominais e 1,6% reais (ajustada pelo IPCA)  no mês de maio, comparativamente a mesmo mês do ano anterior, segundo apurou hoje o editor.

Foram R$ 2,8 bilhões.

No acumulado do ano, a receita do ICMS chegou a R$ 14 bilhões.

No ano, a arrecadação cresceu 0,1% reais e 4,3% nominais.

Apesar do desempenho frágil da economia brasileira, a receita estadual do ICMS tem avançado.
O viés é de alta moderada para os próximos meses.

Melnick vai permitir que aluguel de 100 imóveis possa ser usado como entrada da compra do imóvel

A Melnick Even, líder em alto padrão no estado e uma das construtoras mais rentáveis do país, decidiu reforçar sua estratégia de atuação com um modelo inédito no RS:

- Locação Reversível. 

A ideia é simples: ao fazer um aluguel, os clientes poderão utilizar os valores pagos, num período de até 30 meses de locação, como entrada na compra do imóvel. São 100 unidades disponíveis em oito empreendimentos situadas na Zona Norte, proximidade dos bairros Bela Vista, Moinhos e Iguatemi.

O que mandou dizer ao editor o diretor executivo da Melnick, Juliano Melnick:

-  O cashback (dinheiro de volta) pode chegar até 100% dos valores pagos e vai ocorrer sempre que o cliente optar pela compra ao longo do contrato de locação. O locatário e possível comprador, poderá fazer um verdadeiro teste no imóvel durante o período de aluguel.

Pressão norte-americana contra a Venezuela afeta o turismo de luxo no Caribe

Agência Reuters
A empresa de navegação turística Carnival Corp informou que os seus cruzeiros deixarão de navegar a Cuba, após a proibição do governo Trump, que impede navios do gênero a viajar e atracar na ilha caribenha.

As novas restrições têm o objetivo de pressionar o governo comunista caribenho a interromper o apoio incondicional ao ditador venezuelano Nicolas Maduro. "Devido a mudanças na política dos Estados Unidos, a empresa não poderá mais entrar em Cuba imediatamente", afirmou o representante da Carnival.

O Departamento de Estado norte-americano informou nesta terça-feira, 5, que o país não permitirá visitas a Cuba por meio de embarcações de passageiros e recreio, incluindo navios de cruzeiro e iates, além de aeronaves particulares e corporativas. Outras empresas também sofreram com a restrição.

Balanço aponta 354 casos de dengue confirmados em Porto Alegre

A prefeitura da capital registrou 354 casos de dengue neste ano. Destes, 339 são autóctones e 15 importados. O levantamento diz respeito aos números apurados até o final da semana epidemiológica (30/12/18 a 01/06/19). 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis, os casos autóctones foram registrados em 14 bairros, com destaque para o Santa Rosa de Lima, onde tivemos 288 pacientes detectados com dengue. 

Até o dia 1º de junho, foram notificados 843 casos suspeitos de dengue entre moradores da Capital. Além dos 354 confirmados, 427 foram descartados e 62 seguem em investigação. Os números completos estão no Boletim da Equipe de Vigilância em Doenças Transmissíveis.

CLIQUE AQUI e confira a relação completa com todos os bairros infectados. 

Maio registrou aumento no preço de venda dos imóveis residenciais em Porto Alegre

O valor médio do metro quadrado anunciado na capital gaúcha ficou em R$ 5.855,00. Ao contrário da média nacional, que registrou seis altas consecutivas, houve queda de 0,06% nos preços dos imóveis residenciais à venda em maio. A variação do índice Fipe subiu 0,32% em Porto Alegre. Nos últimos 12 meses, a variação acumula alta de 0,21% em todo o país e queda de 1,64% aqui na cidade. 

Entre os 50 municípios tabulados, o preço médio do metro quadrado anunciado foi de R$ 7.184,00. Maceió é a cidade que apresentou maior elevação (0,74%), contrastando com Salvador, que apurou o maior recuo mensal no preço de venda de imóveis residenciais (-0,63%). Das 16 capitais pesquisadas, o índice reduziu em nove. 

Estudo detecta aumento no número de mortos por armas de fogo, percentual de elevação chegou a 6,8%

De acordo com o Atlas da Violência 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), desde o Estatuto do Desarmamento, a taxa média no crescimento anual de mortes por armas é 0,85%. 

O estudo foi elaborado com registros oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade, mantidos pelo Ministério da Saúde (SIM/MS). A divulgação do relatório aconteceu nesta quarta-feira, 5, na sede do Ipea (Rio de Janeiro). 

Desde 2017, o número de armas em posse de civis aumentou. Em abril deste ano, houve alta de 10% em relação à procura no mesmo mês de 2018, considerando registros concedidos pela Polícia Federal. No recorte regional, ocorreu diminuição so número de homicídios no Sudeste e Centro-Oeste, estabilidade no Sul e aumento acentuado nas regiões Norte e Nordeste. A disparidade é explicada pelos pesquisadores como resultado de uma nova disputa por poder e território que envolve as duas maiores facções do país e o mercado das drogas. 

Operações da Polícia Federal combatem fraudes contra o INSS em dois estados

Foi deflagrada nesta quarta-feira, 5, nova operação para investigar mais uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo investigações da Polícia Federal, os criminosos agiam nos estados do Espírito Santo e Bahia. As falcatruas eram praticadas com a utilização de documentos frios, apresentados para "criar pessoas fictícias" e sacar o Benefícios da Prestação Continuada de Amparo ao Idoso. Os policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, dois expedidos pela Justiça Federal de Vitória e três pela Justiça Federal de Itabuna, na Bahia.

Dica do editor - Estes são os riscos do cigarro eletrônico

Existem riscos graves no uso dos cigarros eletrônicos.

CLIQUE AQUI para saber.

Relatório da PEC da Previdência será apresentado segunda-feira

O deputado Samuel Moreira, relator da PEC da Previdência, confirmou que na segunda-feira apresentará seu relatório.

A partir daí, a PEC poderá ser votada pelo plenário da Câmara.

Prefeitos se articulam frente à ameaça de exclusão dos servidores municipais na reforma previdenciária


O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, esteve reunido com o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que admitiu a tendência de rejeição da proposta em algumas bancadas. Os prefeitos ameaçam acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar a inclusão das prefeituras na reforma.

Pelo princípio de isonomia, os 2,1 mil municípios com regime próprio de Previdência devem seguir as regras de aposentadoria e pensão válidas aos outros 3,4 mil municípios, cujos funcionários são segurados do INSS e, portanto, incluídos na reforma em qualquer cenário de aprovação da medida. Os regimes próprios dos municípios tiveram superávit de R$ 1,4 bilhão em 2017, mas o número não corresponde à real crise financeira das prefeituras. Nas capitais, o rombo foi de R$ 7,3 bilhões.

Uma alternativa em discussão é contemplar apenas Estados cujo déficit previdenciário seja maior do que o valor recebido em repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o que caracterizaria "alto déficit previdenciário". Pelo critério, entrariam na lista Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os demais teriam de aprovar uma lei local para aderir às regras.

Feira ecológica de Porto Alegre completa 25 anos no Dia Mundial do Meio Ambiente

 Quartas-feiras, das 13h às 19h. Sábados, das 7h às 12h30.
Nesta quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Feira Ecológica do bairro Menino Deus completa 25 anos.  Na programação de aniversário estão previstas atividades como degustação, cursos e oficinas ministrados pelo Sesc Mesa Brasil e a faculdade de Nutrição da PUCRS.

A feira é montada às quartas-feiras, das 13h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h30 (avenida Getúlio Vargas, 1384). O espaço reúne 60 expositores que vendem mais de 600 produtos orgânicos livres de agrotóxicos. O Rio Grande do Sul é pioneiro em ações específicas para o segmento. Atualmente, está em fase de consolidação a primeira etapa do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo), com o objetivo de promover, formular, coordenar e implementar políticas de agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. 

Dica do editor - Conheça os novos produtos da Apple

Conheça as novidades anunciadas pela Apple para seus produtos nos próximos meses.

CLIQUE AQUI para examinar.

Porto Alegre busca parcerias para segurança alimentar em refeições a baixo custo

A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta quarta-feira, 5, edital público para que Organizações da Sociedade Civil (OSCs) prestem um novo formato de atendimento no fornecimento de refeições sociais. O ato acontece no Salão Nobre do Paço Municipal, às 11h. A iniciativa da prefeitura visa à descentralização dos locais de fornecimento de almoços gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A estrutura temporária do restaurante no Ginásio Tesourinha para atender a população de rua será mantida, até a conclusão do chamamento público que irá implantar restaurantes populares em cinco regiões da cidade. A estrutura é oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os almoços são servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30.

Preço do petróleo recua após o aumento de estoques na reserva norte-americana

Os preços do petróleo recuaram nesta quarta-feira, 5, puxados para baixo após inesperado aumento nos estoques norte-americanos.  Houve queda de 11 centavos, passando a custar 61,86 dólares o barril. O governo dos Estados Unidos agiu rápido para minimizar os efeitos e acenou com corte de juros no Federal Reserve.

Os estoques subiram inesperadamente na semana passada, enquanto o preço da gasolina se manteve estável, segundo dados do American Petroleum Institute. As reservas de petróleo bruto aumentaram em 3,5 milhões de barris, fazendo com que os preços caíssem drasticamente após a desaceleração da demanda. Em contrapartida, o mercado global de ações ganhou fôlego, na esperança de que haja a anunciada redução de juros.

Venezuela começa a racionar gasolina

O governo narco-comunista de Nicolás Maduro, anunciou que racionará o fornecimento de gasolina na Venezuela.

A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

STF continua, hoje, julgamento sobre venda do controle da TAG por parte da Petrobrás

O Supremo Tribunal Federal continua hoje o julgamento dos processos que sustaram a venda de 90% do controle da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária da Petrobras, para o grupo francês Engie por US$ 8,6 bilhões.

Os ministros vão decidir se o governo pode abrir mão do controle acionário de estatais sem autorização legislativa ou processos licitatórios.

Conheça o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal. A proposta acaba de ser entregue no Congresso.

Inicialmente previsto para atender todos os estados, o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal enviado pelo governo federal ao Congresso é limitado à metade das Unidades da Federação e pode ser de difícil adesão para os governadores. O RS, que não possui nota de crédito C, fica fora.

A limitação decorre da lista de exigência do estipuladas pelo Ministério da Economia para permitir que os governadores façam novos empréstimos de até R$ 10 bilhões por ano.

Além disso, ele está focado nos estados com notas de crédito C. Aqueles que estão com avaliação mais debilitada não terão acesso ao programa de financiamento federal.

Segundo o governo, o Tesouro Nacional já reservou R$ 10 bilhões/ano, por quatro anos, para dar aval aos empréstimos estaduais.

Para evitar que o ente receba o crédito sem cumprir a contrapartida, a liberação será gradual, conforme demonstração de cumprimento das medidas. 

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.
CLIQUE AQUI para examinar a nota do Tesouro.

Quarta-feira será dia de céu azul, sol claro e muito frio no RS

Porto Alegre, 8h35min, 9 graus

O Rio Grande do Sul abriu a manhã com céu azul e sol claro, mas muito frio. A quarta-feira será dia de uma jornada de tempo ensolarado com amplos períodos de céu claro.

O dia começou com temperatura baixa em todo o Estado. 

Em Porto Alegre, as temperaturas variarão, hoje, entre 8°C e 22°C.

A tendência para os próximos dias é de gradual elevação da temperatura. Para os próximos 10 a 15 dias, de acordo com a MetSul, não se enxerga nenhum pulso de ar polar mais forte ingressando no território gaúcho.

Conheça melhor o aplicativo gaúcho que alfabetiza e estimula a leitura

Entrevista, Valter Nagelstein - Saiba o que é o aplicativo Elefante Letrado, que alfabetiza e ensina a ler

ENTREVISTA
Valter Nagelstein, vereador de Porto Alegre, MDB

Que história é esta do aplicativo Elefante Letrado, que alfabetiza e ensina a ler ?
O Elefante Letrado é um aplicativo que resultou do empreendimento da cidadã gaúcha Sheila Vontobel e se destina a alfabetizar e estimular a leitura, mas também a aperfeiçoar os professores empenhados na área. Esta ferramenta não existia no Brasil.

Este foi o sentido da homenagem feita ontem ?
Foi por isto a homenagem que fizemos ontem, ao entregar para a Sheila o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A Sheilaconta com a força da professora Mônica Tim, ex-diretora do Colégio Israelita, que ela contratou como CEO para desenvolver e aplicar o projeto.

O aplicativo é dado de graça ?
É pago.

Mas em Porto Alegre o uso é gratuito.
No caso de Porto Alegre, e daí a entrega do Troféu, a Sheila Vontobel fez uma doação para uso gratuito pela rede municipal de ensino, mas só aí.

CLIQUE AQUI para visitar o site do Elefante Letrado.

Carlos, filho de Bolsonaro, é internado no hospital Pró-cardíaco, Rio

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) foi internado na noite dessa terça-feira por causa de um“ataque crônico de cálculo renal“, segundo publicação em seu perfil do Instagram.

O filho do presidente esteve no hospital Pró-cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O vereador passou por exames depois de dar entrada na unidade de saúde reclamando de dores na região lombar.

Seu estado é estável, segundo informou a unidade hospitalar ao G1.

TRF4 poderá impedir libertação do prisioneiro por corrupção Lula da Silva

Já está com a 8a. Turma do TRF4, Porto Alegre, a defesa de Lula no caso da condenação a 12 anos e 11 meses de cadeia, tudo sob a acusação de receber propinas das empreiteiras OAS e Odebrecht (sítio de Atibaia).

A 8a. Turma já pode julgar o recurso.

Se for rápida, a 8a. Turma impedirá que o STJ liberte Lula, sob o argumento de que ele cumpriu 1/6 da pena pela condenação no caso do triplex.

O STJ já está armado para soltar Lula.

Artigo, Astor Wartchow - Política versus economia

Haja vista as promessas do novo governo em proceder uma ampla abertura comercial, de viés liberal, que contemple privatizações, concessões, permissões e terceirizações, entre as demais ações típicas, retomo um tema várias vezes tratado nesta coluna semanal.
      
Primeiramente, importa afirmar que há uma crise mundial em curso, que a todas nações afeta, direta e indiretamente. E que exige estudos, procedimentos e diagnósticos para fins do futuro próximo.
      
Entre as razões objetivas e subjetivas da crise, sejam mais ou menos difíceis de solução e conciliação, creio que há ponto central que tanto amplia a crise quanto impede soluções, qual seja:
     
CLIQUE AQUI para ler mais.

Força-tarefa desarticula máfia que desviava recursos públicos de fundo destinado a indígenas

Agência CB
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, realizaram nesta quarta-feira, 5, a Operação Kitsune em Mato Grosso. Foi desarticulado esquema criminoso de fraudes e desvio de recursos no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó (MT).

As investigações apontaram aquisição fraudulenta de refeições, pagamentos sem cobertura contratual, superfaturamento e adulteração no controle dos alimentos servidos. Também foram flagradas as condições precárias de armazenamento.

A empresa contratada repassava dinheiro aos servidores do distrito Kaiapó, vinculados à Funai, entre eles algumas lideranças indígenas. Também foram constatadas altas transações bancárias sem a identificação do destinatário do dinheiro, com saques e cheques pagos diretamente na agência. O prejuízo soma R$ 2,5 milhões, do total R$ 5 milhões em despesas fiscalizadas. Roubaram a metade do dinheiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/