As 5h da madrugada, Alfredo Bessow abrirá seu programa para explicar por que PT e mídia temem o Efeito Milei no Brasil

Agora, ao vivo, Oeste sem Filtro. Tudo sobre as eleições na Argentina.

Advogado dos presos políticos diz que A. de Moraes está com sangue nas mãos

 O advogado de 20 presos políticos, Ezequiel Silveira, que esteve há duas semanas na OEA para denunciar arbitrariedades do STF no caso dos julgamentos dos presos políticos do 8 de Janeiro, gravou curto comentário nas redes sociais, tudo para fixar a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes no caso da morte, hoje, do prisioneiro Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, 46 anos.

O que disse o advogado, curto e grosso:

- O ministro Alexandre de Moraes está com as mãos sujas de sangue.

O STF não falou sobre a morte do preso político, hoje, vítima de infarto fulminante. O prisioneiro já vinha registrando problemas muito sérios de saúde. Em setembro, a PGR pediu que Moraes libertasse o prisioneiro, mas ele não permitiu. 

Entenda o recado que as urnas revelaram na Argentina

Dica do editor - FIRS revelará imagens inéditas do ataque em Israel para jornalistas do RS. Será nesta quarta-feira.

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) exibirá, exclusivamente para jornalistas, imagens nunca vistas do ataque ocorrido em Israel pelo grupo terrorista Hamas no dia 07 de outubro. A exibição ocorre na quarta-feira, dia 22, às 9h30, na FIRS. O evento contará com a presença do Adido de Defesa da Embaixada de Israel, Semion Gomburg, Cônsul-Geral de Israel, Rafael Erdreich, Presidente do Conselho da FIRS e Diretor da CONIB, Sebastian Watenberg e Márcio Chachamovich, Presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul. 

Após a coletiva de imprensa, as imagens serão liberadas para os jornalistas.

Nova alíquota do ICMS elevará em 8,50% os preços para os consumidores de produtos do RS

O editor fez um cálculo simples a respeito do pretendido aumento de 17% para 19,5% na alíquota básica do ICMS do RS e pode informar que esta elevação representa um aumento de 8,50 % nos preços de quase todos os produtos comercializados a partir do RS.

O que ocorre é que o ICMS incide não apenas do custo básico do produto acabado, mas incide sobre os valores resultantes da cobrança do PIS, do Cofins, dos fretes e até das comissões pagas aos intermediários. 

As variáveis dependem de empresa para empresa, podendo incluir outras valores agregados, como os juros embutidos em financiamentos concedidos a clientes e até o tamanho da margem de lucro desejada pela empresa.

Resumo da ópera: os produtos terão seus preços majorados em 8,50%, na melhor das hipóteses. 


Publicidade - Esta casa em Ipanema, Porto Alegre, está pronta para morar. Saiba como é e como comprar.

Esta casa fica a apenas 150 metros do Guaíba, no bairro Ipanema, Porto Alegre. O valor é imperdível (R$ 800 mil).

São 3 dormitórios (um deles é suíte), cozinha americana, sala com lareira, quintal com área gourmet, garagem coberta.

Fale com Adelar Imóveis, 99964-7944.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo da casa.

Clezão, preso político de Alexandre de Moraes, acaba de morrer fulminado por infarto em pleno Presídio da Papuda

É a primeira morte de preso político ocorrida dentro do Presídio da Papuda. Clezão deveria ter sido solto a pedido da PGR, mas A. de Moraes preferiu mantê-lo preso. A morte do preso político viraliza nas redes sociais. O editor conversou com o advogado Ezequiel Silveira, que apura o caso junto às autoridades.

Um fulminante infarto matou, hoje, o preso político Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos.

Foi no Presídio da Papuda, Brasília.

Conhecido como Crezão, morador de Brasília, Cleriston morreu no páteo do presídio, onde estava no horário de saída para tomar sol.

Ele estava preso desde 8 de janeiro, mas no dia 1o de setembro teve pedido de revogação da prisão assinado pelo subprocurador Geral da República Carlos Frederico Santos, que não foi atendido até hoje pelo ministro Alexandre de Moraes.

Publicidade - Alugue por temporada este apartamento de Gramado. Hoje, domingo, apenas R$ 512,00 por noite. Leia opiniões de quem esteve lá

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado, e
stá pronto para ocupação por temporada, e e fica localizado na zona mais central de Gramado, RS.

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

No site, você poderá ler várias opiniões a respeito da experiência que tiveram durante a temporada na qual estiveram em Gramado e alugaram este apartamento por temporada.

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Assembleia do RS votará, amanhã, proposta inconsistente do Orçamento do Estado. Deputados costumam votar tudo isto no escuro.

Na sessão desta terça-feira (21), o plenário do Parlamento gaúcho deve apreciar a proposta do Orçamento do Estado para 2024. O editor convida os deputados a uma reflexão sobre a proposta, porque ela é inconsistente, como demonstra o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos no artigo a seguir:

A Proposta Orçamentária para 2024 pode ser assim sintetizada:

O ICMS, o maior item de arrecadação, caiu 4,8% nominais ou 12,8% reais em 2022. As receitas de capital cresceram 45,3% no período.  As alienações de bens cresceram 89,5% no período 2018-2022. A queda de 31,9% em 2022 deveu-se  à alta realização do ano anterior.  Todos os dados referidos neste item estão em valores constantes.

CLIQUE AQUI para ler mais. Está tudo no blog Finanças RS.

Artigo, Percival Puggina Infiltrados!

O autor é publisher do Blog do Puggina. A ilustração é do blog do autor.

 Rejeito os brasileiros que desprezam seu país. Talvez esse sentimento avulte em mim por ser conservador ou por ter bebido água limpa nas fontes em que me abasteci, ou ainda por ter convivido sempre com pessoas que amam o Brasil e não pisoteiam nem queimam nossa bandeira. O identitarismo sempre me pareceu vigarice ideológica pensada para dividir a sociedade num fracionamento que consome a nação. Por igual motivo, sou contra os separatismos. Sobre eles, certa ocasião, ouvi de meu mestre, o constitucionalista Prof. César Saldanha Souza Júnior: “É só o que falta para essa geração infiel: acabar com o Brasil.”

Não obstante, vejo atividades corrosivas sendo conduzidas no mar da Cultura, aquele onde navega ou perde o navio da Política segundo a imagem de Olavo de Carvalho.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

Enchente do Guaíba já é a segunda maior desde a grande cheia de 1941, diz a MetSul

O prefeito Sebastião Melo mandou fechar as comportas que impedem a inuncação do centro histórico.

O nível do Guaíba atingiu às 12h20 a marca de 3,14 metros. Trata-se de uma cota histórica porque supera a da cheia de setembro de 1967 e fica apenas atrás da cota de 3,18 metros da enchente de setembro deste ano, desde a grande enchente de abril e maio de 1941. 

Leia o boletim da MetSul:

Porto Alegre, assim, experimenta a sua segunda maior cheia do Guaíba dos últimos 80 anos. A MetSul Meteorologia considera ser espantoso do ponto de vista estatístico que as duas maiores cheias do Guaíba tenham ocorrido com intervalo de apenas 55 dias nesta primavera. Em nenhum momento nas últimas oito décadas o Guaíba tinha alcançado a marca de 3,14 metros e eis que em questão de dois meses a cota é atingida duas vezes em 2023.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsonaro anuncia que irá à posse de Milei. Lula da Silva, desafeto de Milei, não irá à Argentina.

 O ex-presidente Bolsonaro, que esta manhã falou com Milei por vídeo, usando a tela do seu celular, anunciou que irá à posse do presidente eleito da Argentina, dia 10 de dezembro.

Se a viagem for confirmada, é certo que Lula da Silva não irá, mas poderá mandar seu vice Geraldo Alckmin representá-lo.

Milei, ao contrário do que fizeram seus antecessores mais recentes, não viajará a Brasília para qualquer beija-mão inicial, mas informou que irá aos Estados Unidos e Israel.

Agora, ao vivo, "Milei eleito, carajo !", com Júlio Ribeiro e seus convidados no +Brasil

Publicidade - Aproveite este espaço do meio dia e faça sua reserva para happy hour no Bier Markt. Ligue agora.

O Bier Markt aceita reservas para happy hour.

Ligue agora.

Faça sua reserva para:
Happy hours/ Aniversários
Casamento/Formatura
Encontro de amigos e qualquer outro evento.

Whats e celular:
993882401
993887265.

Abre de terças a sábados,
sempre a partir das 15h.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de Vento

Porto Alegre. 

Dica do editor - Documentário "Javier Milei - A Revolução Liberal", Brasil Paralelo

Katiuscia Sotomayor e Berenice Leite entrevistam Janaína Paschoal. Ela faz revelações sobre o sistema.

 Este material é do Canal Fator Político, parceiro do Jornal da Cidade on Line.

Editorial, Estadão - Um governo que desmoraliza o País

É estarrecedor. O Estadão revelou que pessoas muito próximas a uma facção criminosa fizeram reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública e, em vez de tomar as atitudes necessárias para traçar uma linha clara entre governo e crime organizado, o presidente Lula da Silva veio a público prestar solidariedade ao ministro da Justiça, Flávio Dino, que estaria sendo “alvo de absurdos ataques artificialmente plantados”.

(...)

O crime organizado atua à luz do dia para se aproximar da política e interferir nela, e o governo do PT parece considerar tudo isso normal. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. A leitura no jornal é para assinantes. O editor é assinante.

Memória - Veja como Eduardo Leite mentiu antes e mente agora sobre aumento de impostos

Este comercial foi exibido durante a campanha eleitoral, tudo com o objetivo de enganar o eleitor do RS. 

Ex-chanceler Ernesto Araújo conta o que pode mudar com Milei na Argentina

 O ex-chanceler falou diretamente de Buenos Aires, ontem, domingo, no decorrer das eleições. O material é da Folha Política.

Mercado financeiro prevê inflação e PIB menores para 2023

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – caiu de 4,59% para 4,55% neste ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (20) A inflação acumulada este ano atingiu 3,75%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 4,82%. 

Juros básicos
Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2023 em 11,75% ao ano. 

PIB e câmbio
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano caiu de 2,89% para 2,85%.
A previsão para a cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. 

Bolsa abre a semana em alta e passa dos 124 mil pontos. O dólar cai e permanece abaixo dos R$5,00.

 A Bolsa abriu a semana em alta.

Em nova alta.

10h08min

Bolsa, +0,11%, 124.773 pontos
Dólar comercial, -0,09%, R$ 4,9024 para a venda

Dica do editor - Programa Desenrola tem nova fase a partir de hoje. Dívidas de até R$ 20 mil poderão ser renegociadas.

A partir desta segunda-feira, o Programa Desenrola Brasil entra numa nova fase. A Faixa 1 do programa, destinada à renegociação a devedores com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), passará a renegociar dívidas de até R$ 20 mil. Débitos de R$ 5.000,01 a R$ 20 mil, após a atualização dos valores, poderão ser refinanciadas até 30 de dezembro. Após esse prazo, os descontos serão mantidos, mas a dívida só poderá ser quitada à vista. A Faixa 1 abrange dívidas bancárias, como cartão de crédito, e as contas atrasadas de outros setores, como energia, água e comércio varejista.

Desde o início de outubro, a Faixa 1 do Desenrola renegocia dívidas de até R$ 5 mil na plataforma desenvolvida pela B3, no site www.desenrola.gov.br.

Opinião do editor - É um despropósito propor a criação de Agência de Desenvolvimento no mesmo pacote do tarifaço

A inclusão da proposta de criação de uma Agência de Desenvolvimento junto com a proposta de aumento do ICMS é um despropósito.

Aumentar impostos é a melhor maneira de impedir o desenvolvimento econômico.

E não é só.

O governador José Sartori já tinha entendido que este tipo de elefante branco não serve para nada, tanto que extinguiu a AGDI criada pelo governador Tarso Genro.

Uma agência de desenvolvimento criada por empresários, também não deu em nada.

Federasul convoca entidades do interior para protestar contra Tarifaço de Eduardo Leite

A Federasul convocou todas as associações comerciais e industriais do Estado para uma reunião geral, quarta-feira, tudo para articular ação conjunta contra o Tarifaço proposto na Assembleia.

No mesmo dia, a Federasul quer reunir com representantes de seis bancadas e pedir que trabalhem para rejeitar o aumento do ICMS.

Além da Federasul, também Fiergs, Fecomércio, Federação de CDLs e Farsul já tiraram notas de protesto.

Os protestos cresceram muito depois que se soube que o governador de Santa catarina, Jorginho Melo, decidiu que não aumentará o ICMS, que permanecerá em 17%. Leite quer 19,5%.

RS terá dia de sol e temperatura alta

O sol volta a predominar nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul, mas no final da tarde o Estado será dominado por nuvens.

As previsões são da MetSul (CLIQUE AQUI para examinar a previsão da semana).

O amanhecer é bastante ameno para esta época do ano. Em São José dos Ausentes, a mínima foi de 6ºC.

A tarde será quente, principalmente em cidades da Fronteira Oeste, do Noroeste e do Norte gaúcho. A temperatura deve chegar aos 32ºC em Uruguaiana.

Em Porto Alegre,  a temperatura mínima foi de 15ºC e a máxima irá a 29ºC.

Dica do editor - Saiba quais são os 6 Estados onde é feriado nesta segunda-feira e por que razão

O Dia da Consciência Negra foi instituído feriado em 20 de novembro  em 6 Estados, 3 capitais e mais de 1.200 cidades brasileiras. A data foi criada em homenagem ao líder quilombola, Zumbi dos Palmares. Os 6 Estados que garantem 1 dia de folga são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. As capitais João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO) também reconhecem a data como feriado.

Instituto do Coração de Porto Alegre alega grave crise financeira e pede recuperação judicial

 Em meio a grave crise financeira, o Instituto do Coração, Porto Alegre, acaba de pedir recuperação judicial, uma espécie de concordata e que costuma anrtecipar pedidos de falência.

A iniciativa é da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que administra o Instituto de Cardiologia da Capital.  

A fundação também é responsável pelo Hospital de Alvorada, pelo Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, pelo Instituto de Cardiologia Hospital Viamão, pelo Hospital Regional de Santa Maria e pelo Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal.

Saiba quem são os marqueteiros do PT que ajudaram Sergio Massa na Argentina

Ao lado, Halleyu Arrais, que perdeu com Preto e Massa.

Os marqueteiros que o PT e Lula da Silva mandaram ajudar o peronista esquerdopata Sergio Massa na Argentina, conseguiram bons resultados no primeiro turno, mas foram responsáveis diretos pela derrota acachapante, ontem, do candidato do governo.

Um dos marqueteiros ajudou a campanha do lulopetista Edegar Preto no RS, que sequer foi para o ssegundo turno. Trata-se de Halley Arrais.

Os outros são Chico Kertész, que trabalhou com Lula da Silva (PT) em 2022, Otávio Antunes e Raul Rabelo, que fizeram parte de campanhas de Fernando Haddad (PT).

CLIQUE AQUI para saber quem é Halley Arraes, que perdeu com Edegar Preto no RS e perdeu de novo, ontem, com Massa.

Milei, que detesta Lula e o Papa, é o novo presidente da Argentina. O candidato bolsonarista derrotou o esquerdopata Sergio Massa.

Milei detesta Lula da Silva e o Papa. Durante a campanha, ele chamou ambos de "comunistas".

Ambos perderam, ontem.

O candidato de direita Javier Milei, uma espécie de Bolsonaro, será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. A Argentina tem 45 milhões de habitantes e 35 milhões de eleitores.

Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, o peronista esquerdopata Sergio Massa.

Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema. ...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Mau tempo tenebroso e continuado matou 4, feriu 63 e afetou 194 mil em 138 municípios do RS

Mapa da Nasa mostra as novas enchentes no RS.

Os eventos climáticos que ocorreram no Rio Grande do Sul desde quarta-feira  causaram a morte de quatro pessoas e uma série de transtornos associados em 138 municípios. Até o momento, há 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil foram afetadas, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e a microexplosão, evento ocorrido em Giruá que feriu fatalmente uma mulher.

Em Roca Sales, um deputado estadual, o Capitão Martim, que socorria ilhados, passou a noite no telhado de uma casa depois que seu barco virou.

CLIQUE AQUI para ler mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/