Recomendado - Agora, aberto à noite, desde as 17h. Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

Há 10 anos primeiro lugar de Veja em chopes e cervejas artesanais. Também comidinhas inspiradas na gastronomia alemã. 

BIER MARKT VOM VASS
ABRE AS 17H
E RECEBE CLIENTES NA FORMA PRESENCIAL

Aberto até as 23h

Rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Jerônimo Goergen é um dos signatários que pedem inclusão de políticos, juízes e procuradores na reforma administrativa

O deputado Jerônimo Goergen, PP do RS, é um dos deputados federais que assinou a emenda que inclui políticos, magistrados e procuradores no âmbito da reforma administrativa enviada pelo governo ao Congresso. Eles foram poupados.

Bolsonaro exigiu que os 9,77 milhões de funcionários que estão na ativa na União e nos Estados e municípios (21% dos trabalhadores formais do país) fossem poupados das alterações. 

A PEC acaba com o chamado regime jurídico único que rege a carreira do funcionalismo, criando novas modalidades de contratação: vínculo de experiência, vínculo por prazo determinado, cargo com vínculo por prazo indeterminado, cargo típico de Estado e cargo de liderança e assessoramento — este último corresponde aos cargos de confiança.

Pelo novo texto, ficam proibidas as promoções ou progressões de carreira tendo como único critério o tempo de serviço. Também se veta que o servidor possa tirar mais de 30 dias de férias por ano, a aposentadoria compulsória em razão de punição e a redução da jornada de trabalho sem redução da remuneração.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

PSB poderá expulsar seu deputado estadual gaúcho Dalciso Oliveira

O PSB está decidido a expulsar seu deputado estadual gaúcho Dalciso Oliveira, caso ele não recue e retire do seu relatório a ordem para expurgar o aumento de 4,5% para o salário mínimo estadual.

O projeto do governo está apto a entrar em votação pelo plenário da Assembleia.

Centro de Distribuição da Amazon no RS começará a operar no mês que vem

 O Centro de Distribuição da Amazon que se instala no município gaúcho de Nova Santa Rita, Grande Porto Alegre, começará a operar no mês que vem.

A recrutadora Luandre, Curitiba, começou a entrevistar os 700 trabalhadores que a Amazon vai contratar de imediato.

Recomendado - Compre agora, aqui, os melhores vinhos das Villas Bari (Porto Alegre). Receba tudo em casa. É fácil

   A cantina Villa Bari, Porto Alegre, vinícola que o empreendedor gaúcho Luiz Barichello, implementou na área rural da Vila Nova, acaba de lançar dois novos vinhos, que são:

- O Doppio Cabernet 2013, que revela um corte de Cabernet Sauvignon com Franc, com predominância do primeiro.
- E um Merlot 2013, este puro.
Também entrou na linha de vendas o novo Granrosso 2008.
Luiz Barichello, com quem o editor conversou há pouco por WhatsApp, está hoje na Toscana, Itália, na sua Villa Triturris, onde acabou de colher suas uvas Malbec, preparando-se para colher o Sangiovese na semana que vem e depois produzir com ambos o seu Chianti Clássico DOCG.

Para comprar (entrega em casa):
www.winebari.com

TRE do Rio decreta inegibilidade absurda do prefeito Crivella

 Por 7 x 0, o TRE do Rio declarou a inegibilidade do prefeito Marcelo Crivella até 2026.

A decisão, tomada sob inspiração da Rede Globo (Crivela é bispo licenciado da Igreja Universal, dona da Record e inimiga da Globo) não se sustenta e será derrubada.

Marcelo Crivella é candidato à reeleição

Cinco em cada dez aprovam maneira de Bolsonaro governar, diz Ibope

Pesquisa encomendada pela CNI mostra que aprovação ao seu governo alcança maior percentual desde o início do mandato.

A maneira de governar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem a aprovação de 50% da população brasileira, de acordo com pesquisa do Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quinta-feira (24). 

O resultado representa um aumento de 9 pontos percentuais em relação aos 41% atingidos em dezembro de 2019, data da última pesquisa. O índice de desaprovação é de 45% e 5% não sabem ou não responderam. 

Os brasileiros que avaliam seu governo como ótimo ou bom são 40%, maior percentual desde o início de seu mandato. Os que consideram regular passaram de 31% para 29%. Já a queda entre os que acham ruim e péssimo foi de 38% para 29%

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa.

Em 2016, a esquerda também disparou na frente em Porto Alegre. Veja como foi.

Genro e Pont: foram os cavalos paraguaios de 2016.


A praticamente dois meses das eleições de 2016, dia 22 de agosto (as eleições municipais de 2016 ocorreram no dia 3 de outubro), também a esquerda livrava grande vantagem sobre os adversários, já que Luciana Genro, Psol, tinha 23% das intenções de votos e Raul Pont, PT, o segundo, estava com 18%.

Isto se repete hoje, quando a esquerda desponta novamente na frente, já que a comunista Manuela D'Ávila está com 21%. Em seguida, embolados em torno de 11% e 10% estão Fortunati, Marchezan Melo, todos em alianças com a direita. 

Luciana Genro e Pont não foram sequer para o 2o turno em 2016, já que a disputa ficou entre Marchezan Júnior e Melo.

Veja como foi a pesquisa do Ibope no dia 22 de agosto de 2016:

 - Luciana Genro (PSOL) - 23%
- Raul Pont (PT) - 18%
- Nelson Marchezan Júnior (PSDB) - 12%
- Sebastião Melo (PMDB) - 10%
- João Carlos Rodrigues (PMN) - 3%
- Júlio Flores (PSTU) - 3%
- Mauricio Dziedricki (PTB) - 3%
- Marcello Chiodo (PV) - 2%
- Fábio Ostermann (PSL) - 1%
- Branco/nulo - 15%
- Não sabe/não respondeu - 10%

Ministério da Saúde muda normas sobre o aborto, mas o crime continua proibido

Atualmente, o aborto é permitido no Brasil em três casos: gravidez decorrente de estupro, casos de risco à vida da mulher e fetos anencéfalos.

Às vésperas de ver o tema ser julgado no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministério da Saúde decidiu alterar a portaria que trazia regras para atendimento a mulheres que buscam aborto nos casos previstos em lei.

A medida vinha sendo alvo de críticas de especialistas em entidades na área de saúde, que viam na norma, publicada no fim de agosto, uma forma de intimidar mulheres que buscam o procedimento.

O novo texto foi publicado nesta quinta-feira. Na prática, a pasta recuou em pontos previstos em norma anterior, como a exigência de que médicos informassem à gestante a possibilidade de ver o feto em ultrassonografia, por exemplo. Por outro lado, manteve pontos polêmicos, como a necessidade de que médicos informem a polícia caso atendam mulheres que buscam interromper a gestação em casos de estupro -um dos pontos centrais da norma anterior. Embora tenha retirado a menção explicita de obrigatoriedade, a nova portaria ainda diz que o médico e profissionais de saúde "que acolherem a paciente dos casos em que houver indícios ou confirmação do crime de estupro "devem comunicar o fato à autoridade policial ou responsável".

CLIQUE AQUI para saber muito mais


Allan dos Santos não rompeu e não romperá com Bolsonaro, mas fez cobranças sobre a questão do aborto

O jornalista Allan dos Santos, atualmente vivendo e trabalhando desde os Estados Unidos, não rompeu e nem romperá com Bolsonaro.

Ponto.

A mídia mal intencionada interpretou como rompimento um desabafo de Allan, que não gostou da decisão do ministério da Saúde em relação às denúncias necessárias sobre abortos criminosos:

- Quando um PSOL da vida força o STF é uma coisa. Quando um MINISTRO DO PRESIDENTE @jairbolsonaro facilita o ABORTO é INADMISSÍVEL. Mandei para o WhatsApp pessoal do presidente: NUNCA MAIS ME LIGUE.

Há pouco, o editor falou com o pessoal do Terça-Livre que deixou claro a posição do jornalista:

- Não houve rompimento algum, mas um desabafo e uma cobrança

Governo Bolsonaro quer criar imposto sobre pagamentos digitais

 A nova proposta do governo no âmbito da reforma tributária, que prevê a criação de um novo imposto, deve ser apresentada a líderes do Congresso no início da próxima semana. O texto está sendo fechado pelo ministério da Economia.

A ideia da pasta é criar um novo imposto sobre pagamentos digitais, nos moldes da extinta CPMF, para bancar a desoneração da folha de pagamentos para todos os setores para salários de até dois mínimos. Hoje 17 setores são desonerados para todas as faixas salarias, benefício que irá acabar em final de 2020 ou 2021, dependendo de votação no Congresso. A desoneração ampla pode reduzir em até R$ 100 bilhões a arrecadação do governo, e esse valor terá que ser compensado com a criação do novo imposto, que todos os brasileiros que fizerem transações digitais irão pagar. 

Uma das propostas que estão na mesa prevê que o novo imposto tenha alíquota de 0,2% para transações digitais por um período de seis anos, atrelado à desoneração da folha para os salários de até dois mínimos no mesmo período. Ainda não está claro se o imposto irá incidir sobre todas as transações bancárias, hoje digitais, ou se apenas compras pela internet. 

A expectativa é que, finalizada no Ministério da Economia, a proposta chegue ao Palácio do Planalto entre hoje (24) e amanhã cedo (25). 

Chinesa Sinovac quer vender sua vacina contra o coronavírus em toda a América do Sul

A agência Reuters disse hoje que a chinesa Sinovac Biotech espera fornecer sua vacina experimental contra a Covid-19 para mais países sul-americanos ao terceirizar alguns processos de fabricação para o Instituto Butantan, ligado ao governo do Estado de São Paulo, disse o chairman e presidente-executivo da companhia nesta quinta-feira.

A Sinovac planeja fornecer produtos semifinalizados ao Butantan, que fará a formulação e envase para o fornecimento da vacina finalizada a outros países sul-americanos, disse o chairman e presidente-executivo da Sinovac, Yin Weidong, em entrevista coletiva.

A China incluiu a candidata a vacina da Sinovac, batizada de CoronaVac, em seu programa de uso emergencial lançado em julho, mas os testes em estágio avançado no exterior ainda não foram concluídos, o que levantou dúvidas em relação à segurança entre especialistas.

Na quarta-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que dos 50 mil voluntários que participaram de testes com a CoronaVac na China 94,7% não apresentaram qualquer reação adversa e que, no Brasil, até o momento, nenhum voluntário que participa do estudo apresentou qualquer efeito colateral. Ele disse ainda esperar que a imunização comece em São Paulo em dezembro.

Manuela é a candidata com maior índice de rejeição

 A pesquisa de intenções de votos que o jornal Correio do Povo publica hoje, revela índices muito altos de rejeição dos dois candidatos que lideram as intenções de votos.

Manuela é disparada a mais rejeitada.

Manuela D'Ávila, PCdoB, 27%
Marchezan Júnior, PSDB, 23%

Os demais candidatos possuem índices muito baixos de rejeição, como são os casos de Fortunati (5%), Melo (3%), Nagelstein (3%), Paim e Melchiona (2% cada) ou Juliana Brizola (1%).

14% dos eleitores rejeitam todos os candidatos.

Prefeito bem sucedido de Gramado, Fedoca Bertolucci desiste da reeleição. PDT fica sem candidato, mas poderá apoiar o MDB.

O PDT de Gramado poderá apoiar o MDB na sucessão municipal.

A cidade tem 35 mil habitantes, mas chega a atrair mais de um milhão de turistas a cada ano.

Nem Porto Alegre tem mais hotéis 5 estrelas do que Gramado.

A curiosidade na disputa municipal é que o prefeito atual é do PDT, fez uma boa administração e venceria facilmente a disputa, mas acaba de renunciar à candidatura. Ele alegou que enfrenta problemas de saúde, o que é verdade.

O prefeito Fedoca Bertolucci é advogado e empresário, membro de uma das mais ricas e bem sucedidas famílias de Gramado. Seu pai, Walter Bertolucci, foi deputado estadual e também o primeiro prefeito eleito. Ele era do PTB e foi cassado pelo regime militar.

Banco Central reduz de 6,4% para 5% a queda do PIB deste ano. Veja, aqui,outras projeções.

O Banco Central (BC) revisou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 de queda de 6,4% para contração de 5%, informou a autoridade monetária no Relatório de Inflação (RI) publicado nesta quinta-feira.

Eis o relato do BC:

- A projeção para o PIB anual considera que o recuo no segundo trimestre será o maior observado desde 1996, início do atual Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE (...) Essa contração do PIB no segundo trimestre deste ano será seguida de recuperação gradual nos dois últimos trimestres do ano, repercutindo diminuição paulatina e heterogênea do distanciamento social e de seus efeitos econômicos.).

Inflação e taxa de juros

CLIQUE AQUI para saber muito mais

Só alta dos preços dos alimentos é que pressiona a inflação para o alto

Alta dos alimentos pressionou inflação em setembro, enquanto núcleos seguem comportados, dizem, hoje, os economistas do Bradesco. Leia a análise:

A inflação do IPCA-15 de setembro subiu 0,45%, acelerando em relação a agosto (0,23%) e em linha com a nossa projeção, embora acima da mediana do mercado (0,39%). A alta neste mês foi impulsionada por alimentação, cujos preços continuaram ganhando força. O movimento de elevação dos preços de alimentos é um choque temporário, mas deverá pressionar os próximos resultados. Por outro lado, a inflação de serviços continua bastante moderada, enquanto os núcleos de inflação mostraram uma leve aceleração na margem (0,12%), seguindo em patamares benignos

Em setembro, confiança do comércio praticamente alcançou o nível do pré-pandemia, diz FGV

A Confiança do Comércio, divulgada hoje pela FGV, mostrou avanço de 3,0 pontos (atingindo 99,6 pontos) neste mês, revertendo a queda de 1,2 ponto reportada na leitura preliminar. O resultado foi influenciado principalmente pelo componente de situação atual, que subiu 4,6 pontos. Já as expectativas tiveram uma elevação mais moderada (1,1 ponto), o que sugere que o setor possui uma boa percepção das vendas atuais, mas projeta os próximos meses com cautela, possivelmente visualizando o fim dos programas de auxílio emergenciais.

Bolsonaro autoriza voos internacionais para o RS

 Atendendo pedido do governador Eduardo Leite, o governo Bolsonaro autorizará, até amanhã, a retomada de voos internacionais para os aeroportos do RS.

Dólar comercial aproxima-se dos R$ 6,00

 O dólar aproxima-se rapidamente dos R$ 6,00, já que hoje abriu em nova alta, desta vez de 0,22%, cotado a R$ 5,992.

10h30min

Dólar comercial, +0,22%, R$ 5,992 para a venda
Bolsa, +0,06%, 95.786 pontos

Lulopetismo mente até sobre falso discurso de Lula na ONU

Até a Folha de S. Paulo viu-se na contingência de usar os resultados da Agência Lupa, que faz checagens de notícias, para desmentir as fake news divulgadas por lulopetistas nas redes socias, informando que o ex-presidiário Lula da Silva tinha sido cnvidado para discursar na ONU e desmentir o discurso do presidente Jair Bolsonaro.

Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o lulopetismo passou a notícia falsa como se fosse verdadeira.

O que ocorre é que o ex-presidiário foi convidado para uma webinar da Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura, Icesco, instituição que não tem ligação direta com a ONU.

FCDL do RS rejeita nova proposta de aumento de impostos no RS

 

A FCDL-RS considera um fato positivo o governo estadual ter solicitado a retirada dos três projetos de reforma tributária da pauta de votação da Assembleia Legislativa. 

O presidente Vitor Koch, no entanto, faz ressalvas:

 - Porém, o recuo do governo estadual não pode vir acompanhada da manutenção da alíquota de ICMS em 30% para combustíveis, energia e telecomunicações por mais três anos. Quando ela foi majorada em 2015, foi dito a plenos pulmões que vigoraria até o final de 2018. O que aconteceu em 2018? Foi prorrogada até o final de 2020. Agora, não é possível que isso continue.

O presidente destaca que entre 2010 e 2019 a arrecadação gaúcha de ICMS aumentou 28,35% em termos reais, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 8,5% no mesmo período.

CLIQUE AQUI para conhecer outros números relevantes

Alexandre Moraes intima PGR para que fale sobre denúncia contra Jair Bolsonaro

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, recrudesceu e cutuca novamente o presidente Jair Bolsonaro. Ele intimou a PGR para que se manifeste em 5 dias no caso da denúncia sem provas de que o presidente favorece manifestações anti-democáticas. A denúncia é da deputada comunista Maria Perpétua.

Eis o despacho:

 “A Deputada Federal MARIA PERPÉTUA DE ALMEIDA apresentou notícia de crime em face de JAIR MESSIAS BOLSONARO, EDUARDO BOLSONARO e FLÁVIO BOLSONARO. Em 21 de julho, determinei a abertura de vista à Procuradoria-Geral da República para manifestação. É a síntese do necessário. Os autos encontram-se naquele órgão para manifestação desde 22/07/2020. Intime-se a Procuradoria Geral da República para apresentação de manifestação no prazo de 5 (cinco) dias, com consequente devolução dos autos. Cumpra-se”, despachou o ministro

Datafolha mostra Russomano, candidato de Bolsonaro, com ampla vantagem em São Paulo

Além da pesquisa de intenções de votos divulgada pela revista Exame (lei abaixo), também saiu a Pesquisa Datafolha sobre as eleições municipais em São Paulo.

Ela não mostra empate técnico entre o atual prefeito Bruno Covas e o deputado federal Celso Russomano, mas uma ampla vantagem de Celso Russomano, candidato apoiado por Bolsonaro:

Celso Russomano, Republicanos, 29%
Bruno Covas, PSDB, 20%

A esquerda é liderada por Guilherme Boulos, do PSOL, com 9%. 

Joice Hasselmann, nesta pesquisa, também tem 1%.

Opinião do editor - A síndrome do cavalo paraguaio e as eleições de Porto Alegre

O jornalista Túlio Milman, RBS, comenta enviesadamente os resultados da pesquisa mandada fazer pelo concorrente de Zero Hora, o jornal onde trabalha, no caso o Correio do Povo, sem citar o nome do santo. Ele analisa a liderança da comunista Manuela D'Ávila, que tem por companheiro de chapa o ex-ministro e ex-vice-governador Miguel Rosseto, PT.

O PT desmoralizou-se de tal maneira com o Mensalão e com a Lava Jato, que sequer apresentou nome para a disputa, preferindo apostar no carisma da comunista.

Avisa Túlio Milmann que na cabine escura da urna, lulopetistas envergonhados darão vitória esmagadora para a chapa PCdoB+PT. Na última eleição para prefeito, os lulopetistas fizeram 9% dos votos na Capital. Este era o tamanho deles. Depois da prisão de Lula, líder corrupto do PT, as coisas pioraram muito.

Há controvérsia.

A comunista Manuela D'Ávila tem sido comparada ao cavalo paraguaio e desta vez o resultado dificilmente será diferente. 

Se pesquisa vale, o leitor deverá usar a simples aritmético e apurar o verdadeiro resultado de ontem entre esquerda e direita.

CLIQUE AQUI para saber o que é o cavalo paraguaio.

Hoje será dia de sol, céu azul e temperatura alta no RS

Porto Alegre, 8h45min, 16 graus

Há sol e o céu é azul em todo o RS.

O dia começou frio, mas a MetSul diz que a temperatura subirá muito durante o dia, podendo negar a 30°C nas regiões Oeste, Noroeste e Centro do Estado.

Em Porto Alegre, o sol aparece sem uma única nuvem no céu, ao contrário das previsões. A temperatura mínima do dia foi de 13°C e a máxima chegará aos 29°C.

Jairo Jorge lidera com folga as intenções de votos em Canoas, diz Correio do Povo/Methodus

 Pesquisa de intenções de votos publicada hoje pelo Correio do Povo e elaborada pelo Instituto Methodus, mostra que o ex-prefeito Jairo Jorge, PDT, lidera com folga a corrida eleitoral em Canoas, maior município da Grande Porto Alegre depois da Capital. Veja os números:

Jairo Jorge (PSD): 45,00%
Luiz Carlos Busato (PTB): 14,10%
Nelsinho Metalúrgico (PT): 2,80%
Simone Sabin (PRTB): 2,60%
Capitão Nascimento (PSC): 2,10%

Todos os demais candidatos registram menos de 1%.

Branco/Nulo: 12,80%
Não Sabe: 19,00%

Brasil acumula 4,6 milhões de casos em meio ano. No RS, são 179,4 mil casos.

O Brasil registrou, ontem, acumulados 4,6 milhões de casos de vírus chinês, com 139 mil óbitos e 4,1 milhões de curados.

SUL, dados acumulados em meio ano.

RS, 179.436 casos e 4.515 mortes
SC, 208.900 casos e 2.686 mortes
PR, 167.144 casos e 4.201 mortes

CLIQUE AQUI para examinar mais números de casos e mortes.

Professor Álvaro Kruger, Ufrgs, diz que auge do coronavírus já passou no RS

 

Tarso Boelter (PP), ex-diretor do DEP, e mais sete, são denunciados por corrupção no DEP

 O Ministério Público Estadual do RS denunciou oito pessoas por associação criminosa, corrupção ativa ou passiva, peculato e falsidade ideologica, tudo no âmbito do inquérito aberto em cima de denúncias de corrupção no antigo Departamento de Esgotos Pluviais, o DEP.

O caso tem a ver com contrato de hidrojateamento e sucção nas redes fluviais que o DEP firmou com a JB Serviços Ambientais. 

O próprio prefeito Marchezan Júnior denunciou o caso ao MP e à Polícia, envolvendo o então diretor-geral do DEP, Tarso Roveda Boelter e o diretor-adjunto, Francisco Eduardo Mellos dos Santos. 

Os envolvidos: 

DEP - Tarso Boelter, PP; Francisco dos Santos, MDB; Paulo da Silva; Rogério Faccio; Gilvani Dall Oglio.
Empresa - João Teixeira (dono da JB); Antonio Martins; Carlos Guimarães


Profetas do pânico não saúdam drástica redução da taxa de ocupação de leitos de UTI em Porto Alegre

 

Os profetas do pânico e que previam o pior dos mundos com a flexibilização das atividades humanas e econômicas, como são os casos da Ufpel, Hospital das Clínicas e RBS, calam-se em silêncio comprometedor diante dos números reais.

A tabela ao lado demonstra com mais clareza a melhoria da situação na Capital do RS.

A taxa de ocupação de leitos de UTI despencou para valer, ontem, em Porto Alegre, situando-se bem abaixo do novo topo de 85% e se aproximando de um novo topo, desta vez de 80%.

A taxa ficou em 82,85% (85,89% no dia anterior), com 319 pacientes hospitalizados com coronavírus (325 no dia anterior).

Até o momento, no acumulado de meio ano, Porto Alegre registra 31.615 casos de vírus chinês, com 960 mortos e 27.059 curados.

CLIQUE AQUI para examinar números, tabelas e gráficos.

Prefeito Bruno Covas (PSDB) e Russomano (Republicanos) empatam em SP, diz Exame/Ideias

A revista Exame de hoje disponibiliza pesquisa de intenções de votos que mandou o Instituto Ideias realizar em São Paulo. Ela mostra o atual prefeito Bruno Covas, PSDB, e o deputado federal Russomano, Republicanos, em situação de empate técnico. Joice Hasselmann tem apenas 1%.

"Bruno Covas (PSDB) – 22%
Celso Russomanno (Republicanos) – 21%
Guilherme Boulos (PSol) – 11%
Márcio França (PSB) – 10%
Andrea Matarazzo (PSD) – 4%
Jilmar Tatto (PT) – 3%
Arthur do Val - Mamãe Falei (Patriota)– 2%
Joice Hasselmann (PSL) – 1%

Levy Fidelix (PRTB), Vera Lúcia (PSTU), Orlando Silva (PCdoB), Antônio Carlos (PCO) – 1%

Todos os demais candidatos possuem menos de 1%.

Bolsonaro fará cirurgia nesta sexta-feira. Ele retirará um cálculo da bexiga.

 O presidente Jair Bolsonaro passará por uma cirurgia nesta sexta-feira para a retirada de cálculo na bexiga. O procedimento, mas ele é considerado simples.

O cálculo tem o tamanho de um grão de feijão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/