RS terá sábado de tempo bom e temperatura alta no RS

A manhã abriu com sol e temperatura alta no RS.

A MetSul disse que apesar do sol, existem ocorrências de nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado.

No Nordeste do estado, sobretudo entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte, são esperados períodos de maior nebulosidade e até com chuva passageira e isolada no decorrer do dia. 


Nota da Oposição diz que decisão de Moraes é "abominável". Leia a íntegra da nota.

O líder da Oposição, deputado gaúcho Luciano Zucco, mandou ao editor a nota a sguir sobre a prisão de Bolsonaro, decretada por Moraes e executada pela Polícia Federal as 6h da manhã de hoje:

Acabamos de receber, com profunda indignação e enorme tristeza, a notícia da prisão do presidente Jair Bolsonaro. É impossível descrever o que sentimos neste momento: revolta, perplexidade e um senso de injustiça que ultrapassa qualquer limite aceitável dentro de um Estado de Direito. Trata-se de mais um capítulo na escalada de arbítrio conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes — uma decisão que afronta a Constituição, a lógica jurídica e a própria humanidade.

Prender um ex-chefe de Estado que jamais cometeu crime algum, que sempre se colocou à disposição das autoridades, e que hoje enfrenta um quadro de saúde gravíssimo, é simplesmente abominável. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsa operou em queda nesta sexta. O dólar subiu.

O dólar à vista fechou vendido a R$ 5,401, com alta de R$ 0,063 (+1,18%). 

A moeda americana está no maior valor desde 17 de outubro. A divisa acumulou alta de 1,97% na semana, mas cai 12,6% em 2025.

Bolsa

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 154.758 pontos, com queda de 0,4%. 





Opinião do editor - Ao ser preso, Bolsonaro marca dramática posição política contra o regim e reafirma sua liderança

A prisão política do ex-presidente Bolsonaro é o caso de uma prisão anunciada.

Ao ser preso, Bolsonaro marca dramática posição política contra o regime e reafirma sua liderança

Bolsonaro não se exilou por que não quis e fica claro que queria e quer expor o caráter ditatorial do atual regime político comandado pelo consórcio Governo do PT+STF, tendo como seus líderes o presidente nomeado Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, cujo foco é manter o sistema corrupto de dominação do povo brasileiro vigente há 500 anos. Ele também reafirma sua liderança.

Trata-se de uma decisão política, do mesmo quilate de gestos tão dramáticos quanto foi o tiro que deu no próprio peito o ex-presidente Getúlio Vargas. A prisão desta manhã terá amplos desdobramentos internos e externos - e nenhum deles beneficia o consórcio Moraes e seus asseclas.

A oposição está, agora, com uma bandeira de luta política de conteúdo extremamente dramática, cujo personagem principal é o irrenunciável condutore atual do processo de libertação nacional.

Bolsonaro passa por exame de corpo de delito para Moraes saber se ele não vai morrer de imediato

 Este material é da CNN

O que é esta prisão cautelar que levou Bolsonaro para a cadeia

Bolsonaro estava preso numa das formas de cutelares, a preventiva.

Agora, foi preso cautelarmente para garantir que ele fique atrás das grades enquanto não começa a cumprir 27 anos de prisão.

A prisão cautelar é uma prisão processual, ou seja, decretada pelo juiz antes da condenação definitiva, e serve para garantir a investigação criminal ou a ordem do processo. Ela se diferencia da prisão penal (de pena) e tem diferentes modalidades, como a prisão em flagrante, a temporária e a preventiva.

Deputado Nikolas Ferreira diz que Moraes quer ver morto o ex-presidente Bolsonaro

 O deputado federal Nikolas Ferreira  disse, ontem, que “alguém quer ver” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) morto:

- Talvez algo que vou falar aqui possa ser pesado, mas é verdade: alguém quer ver o Bolsonaro morto. Essa é a realidade.

Pressionado pelos jornalistas, o deputado, que acabara de visitar o ex-presidente, disse que o interessado é o ministro Alexandre de Moraes.

Nikolas afirmou que Bolsonaro terá “dificuldade de permanecer vivo” se for para a cadeia.



Moraes manda Polícia Federal prender Bolsonaro. Ele já está na cadeia.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes expediu, hoje, sábado, ordem de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito pela Polícia Federal. A PF alegou que Bolsonaro poderia fugir ou que haveria tumulto diante da casa do ex-presidente.

Bolsonaro foi preso em casa, 6h da manhã, onde cumpria prisão domiciliar.

O ex-presidente ainda dispõe de recursos no âmbito do processo político em curso no STF, mas Moraes decidiu prender Bolsonaro de imediato, no caso uma prisão cautelar e não de início de cumprimento de sentença. 

Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.

Em nota oficial, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo STF.

Advogados pedem que Moraes não mande Bolsonaro para a Papuda

 A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu  ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro.Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam "acompanhamento médico intenso" e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar.

O pedido da defesa pretende evitar que Bolsonaro seja levado para o presídio da Papuda, em Brasília.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo processo político do chamado Núcleo 1 da suposta trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas na semana que vem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/