O rompimento da tornozeleira foi um ato político pensado ?

 O ministro Alexandre de Moraes mandou a PF vazar o vídeo no qual aparece a tornozeleira eletrônica que era usada por Bolsonaro, além do áudio do interrogatório feito por uma policial federal a respeito do acontecimento (veja nota e vídeo a seguir). Moraes quer desmentir os boatos de que era falsa a alegação feita por ele para justificar a prisão.

No vídeo e também nas transcrições que a Polícia Federal passou para a imprensa, em momento algum existe resposta para uma questão decisiva:

- Por que razão Bolsonaro tentou se desfazer da tornozeleira ?

Nas redes sociais corre a teoria conspiratória de que Bolsonaro precipitou sua prisão, evitando a prisão inevitável que ocorreria perto do recesso, 23 de dezembro, quando qualquer reação política parlamentar e extra-parlamentar, interna e externa, estariam prejudicadas

Veja o vídeo e o áudio do interrogatório de Bolsonaro sobre a violação da tornozeleira. A voz de Bolsonaro aparece muito embargada.

A Polícia Federal, autorizada pelo ministro Moraes, vazou o vídeo com o áudio que foi gravado no momento da prisão de Bolsonaro. Dá para ver a imagem da tornozeleira parcialmente violada. O presidente é questionado pela policial que fez parte da equipe da PF que foi prendê-lo, mas a voz de Bolsonaro passa a percepção de que ele poderia estar sob efeito de algum tipo de sedativo. A secretaria estadual de Administração Penitenciária emitiu este comunicado sobre o caso: “Haviam marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local de encaixe/fechamento do case. No momento da análise o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado. Em resposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento. Informamos, ainda, que não foram identificados sinais de avaria na pulseira da tornozeleira”. No áudio, Bolsonaro diz que começou a mexer no dispositivo durante a tarde de ontem, mas a secretria informou que só apurou o caso aos 8 minutos de hoje. Ou seja, em menos de 6 horas, a secretaria fez o comunicado para a PF, esta avisou Moraes, Moraes redigiu 17 laudas de justificativa para emitir a ordem de prisão e os policiais foram até a casa de Bolsonaro. Tudo durante a maadrugada. 

Eduardo Leite mantém silêncio sobre prisão de Bolsonaro

 Os governadores Claudio Castro (Rio), Romeu Zema (Minas), Jorginho Melo (SC) e Tarcísio Gomes de Freitas (SP) tiraram notas de protesto contra a prisão do ex-presidente Bolsonaro.

A maioria dos governadores preferiu manter silêncio.

Pelo menos até agora.

O loquaz governador do RS, Eduardo Leite, sempre disposto a subir no palco e falar sobre tudo e sobre todos, não deixou claro se é contra ou a favor.

O mais provável é que o governador gaúcho prefira não se meter no assunto.

É o que fazem os isentões de plantão ou fora dele.

Artigo, especial, Alex Pipkin - O trem fantasma Brasil

Alex Pipkin, PhD em Administração

Durante décadas, nas minhas aulas de marketing internacional, eu lembrava aos alunos que o Brasil carregava uma marca singular — os 5 S’s do imaginário estrangeiro: soccer, a alegria quase mitológica do nosso futebol; sexiness, a sensualidade eternizada no corpo e no mito da mulher tropical; samba, nossa trilha sonora identitária; sand, as praias que pareciam fabricadas para seduzir olhos estrangeiros; e sound, a musicalidade brasileira que embalava o fascínio externo. 

Era assim que o mundo nos percebia: um país leve, cordial, festivo — uma marca simpática, impregnada de significados positivos.

Pois bem: essa imagem virou peça de museu.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Hang recebeu clientes que foram à inauguração da Havan em Novo Hamburgo, RS

O próprio Luciano Hang recebeu os clientes que resolveram fazer compras, hoje, 10h, na abertura da 20ª loja da Havan no Rio Grande do Sul e a 187ª filial do Brasil.

A loja está localizada na BR-116, Novo Hamburgo.

São mais de 350 mil produtos, estátua da Liberdade, praça de alimentação, ambiente climatizado, estacionamento gratuito e promoções de inauguração.


A prisão política do ex-presidente Bolsonaro é o caso de uma prisão anunciada.

Ao ser preso, Bolsonaro marca dramática posição política contra o regime e reafirma sua liderança

Bolsonaro não se exilou por que não quis e fica claro que queria e quer expor o caráter ditatorial do atual regime político comandado pelo consórcio Governo do PT+STF, tendo como seus líderes o presidente nomeado Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, cujo foco é manter o sistema corrupto de dominação do povo brasileiro vigente há 500 anos. Ele também reafirma sua liderança.

Trata-se de uma decisão política, do mesmo quilate de gestos tão dramáticos quanto foi o tiro que deu no próprio peito o ex-presidente Getúlio Vargas. A prisão desta manhã terá amplos desdobramentos internos e externos - e nenhum deles beneficia o consórcio Moraes e seus asseclas.

A oposição está, agora, com uma bandeira de luta política de conteúdo extremamente dramática, cujo personagem principal é o irrenunciável condutore atual do processo de libertação nacional.

...

Bolsonaro foi preso com requintes de crueldade, bastando examinar as falsas alegações e a data que escolhidas pelo ministro Alexandre de Moraes, o carrasco escolhido pelo sistema para intimidar a oposição brasileira e o seu líder, no caso o ex-presidente:

A alegação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes expediu, hoje, sábado, ordem de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito pela Polícia Federal. Na justificativa de 17 laudas, que li e publico no meu blog, cuja leitura recomenda, Moraes alegou falsamente que Bolsonaro poderia fugir, já que teria tentado romper sua tornozeleira eletrônica nesta madrugada, aos minutos, e que, além disto haveria tumulto diante da casa do ex-presidente, já que Flávio Bolsonaro tinha convocado vigilia de orações para hoje e que Bolsonaro aproveitaria a ocasião para fugir. 

O caso da tornozeleira
Tentou romper a tornozeleira eletrônica é razão para decretar prisão fechada, antes mesmo do início da execução da pena de prisão de 27 anos ? Tentou romper ?

E iria aproveitar a multidão da vigília de orações para fugir, portanto muitas horas depois da tentativa de romper a tornozeleira ?

A questão da data
Dia 22 é o número do Partido do Bolsonaro. É data escolhida a dedo. Moraes já tinha feito isto quando multou o PL em R$ 22 milhões. De novo o número 22, ou seja, o número do Partido de Bolsonaro.

Tem razão o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, ao denunciar que isto é coisa de psicopata.

E é.

O problema é que o psicopata é um dos diretores desse hospício em que se transformou o atual regime autoritário brasileiro, bancado por um sistema que colocou na direção o consórcio STF+Governo Lula.

Bolsonaro foi preso em casa, 6h da manhã, onde cumpria prisão domiciliar.

O ex-presidente ainda dispõe de recursos no âmbito do processo político em curso no STF, mas Moraes decidiu prender Bolsonaro de imediato, no caso uma prisão cautelar e não de início de cumprimento de sentença. 

Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.

....

E agora.

No curtíssimo prazo, é esperar pelo pior, porque tem razão o ex-ministro gaúcho Onyx Lorenzoni, quando, no vídeo que publico esta tarde, diz que se trata de eliminação do adversário, física e moralmente, algo abominável, vingativo, ilegal, mas submetido a uma lógica interna poderosa, que é a tentativa de perpetuação dos podres sistema de dominação política.

No curtíssimo prazo é isto.

Num prazo mais longo, trata-se de ir para cima do Congresso e exigir a imediata aprovação do projeto de anistia política ampla, geral e irrestrita, não apenas para livrar Bolsonaro, mas centenas e centenas de patriotas que estão sob investigação, denúncia, julgamento, na cadeia ou exilados.

Para isto será preciso que as lideranças da Oposição façam o povo sair para as ruas e ampliar dramaticamente o movimento de protesto nas redes sociais.

Não basta tirar notinhas oficiais e nas redes sociais.

É isto.

Bolsonaro vive.


Recomendado - Prorrogado até 31 de dezembro este desconto de 30% para o curso Fotografia por Celular

Nos últimos dias falei aqui sobre o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa Carla Zigon — um conteúdo prático, leve e inspirador. Agora, uma boa notícia para os leitores do blog: consegui junto à autora um cupom exclusivo de 30% de desconto, prorrogado, agora, até 31 de dezembro.

👉 Basta acessar o curso pelo link abaixo e inserir o cupom POLIBIO30 na página de pagamento. Até 12 x R$ 13,76

Se você gosta de fotografia e quer aproveitar melhor o seu celular nas próximas viagens, vale conferir — e aproveitar o desconto enquanto está valendo

CLIQUE AQUI para conhecer o curso.
CLIQUE AQUI para aderir e acertar o pagamento com desconto

Opinião do leitor - Caos em Gramado neste feriadão da Consciência Negra

Em Porto Alegre, tempo bom, sol azul, pouco movimento, o editor nem de longe enfrenta este problema que o leitor Ronildo Saraiva conta por WhatsApp. Ele mora num dos condomínios de Gramado e narra o que acontece neste momento, 14h35 minutos:

Dificuldades e racionamento de água.
Muita gente.
Trânsito caótico (e ainda tem desfiles na rua para atrapalhar mais ).
Gente demais, estrutura de menos.
Gramado criando condições para se auto “destruir”, como aconteceu com Bariloche e São José dos Campos.

Estou “preso”em meu condomínio. Para sair, só a pé.

Nota do editor - O prefeito Nestor Tissot sabe disto, faz o que pode e o que não pode, inclusive proibindo a aprovação de projetos para novos hotéis, mas é preciso mais.

Artigo, especial, Fernando Silveira de Oliveira - Santiago se prepara para um novo ciclo econômico com a usina de etanol de trigo

- Fernando Silveira de Oliveira, advogado sócio do Jobim Advogados Associados, consultor de empresas, pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público – RS e vereador reeleito de Santiago, RS.

Santiago vive um momento de grande expectativa com a instalação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil às margens da BR 287. O empreendimento, que recebeu um investimento de cem milhões de reais, está em fase de conclusão estrutural e avança para a etapa decisiva de operação. Com a capacidade prevista para processar cem toneladas de grãos por dia e produzir quarenta mil litros de álcool, o projeto já confirma sessenta empregos diretos e a estimativa de centenas de postos indiretos.

O desenvolvimento desta usina é resultado de anos de pesquisa e de uma criteriosa avaliação de mais de cento e cinquenta variedades de trigo cultivadas no Estado. A tecnologia escolhida promete maior eficiência na fermentação e coloca Santiago e ....

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba qual é o bairro de condomínio mais caro de Porto Alegre

 A maior parte das famílias que compram ou alugam imóveis em Porto Alegre nõ costuma levar em conta os altos valores dos condomínios, que não param de subir. Os preços médios dos condomínios mais caros da Capital, segundo a Loft, que examinou 5 mil anúncios de jornais no mês de outubro, estão no bairro Bela Vista: R$ 1.270,00. Também acima de R$ 1 mil estão os imóveis do Moinhos e Três Figueiras. Isto não quer dizer que imóveis dos três bairros e de muitos outros, como Petrópolis, não suportem taxas condominiais até muito superiores a R$ 1 mil, mas são casos pontuais. 

Maioria dos senadores gaúchos votará contra "Bessias"

 O nome de Jorge "Bessias" Messias para o STF terá que ser submetido ao Senado.

Ele precisará de 41 votos dos 81 senadores.

As contas, no momento, são de que já pode contar com 30.

No caso do RS, apenas 1 dos 3 senadores votarão com "Bessias": Paulo Paim, do PT. Paim vota a favor de qualquer coisa que o governo Lula quiser.

Os senadors Luiz Heinze e Mourão votarão contra.

Crônica de sexta-feira, Vitor Bertini - Seu Oswaldo não se explicava, fumava. Morreu disso.

E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com

Das curvas da vida, da perda prematura de filhos, da jornada na arrozeira que lhe pagava o sustento, na fé divertida nos cavalos lentos, na cerveja silenciosa dos fins de tarde, das promessas dos políticos, das conversas das velhas e no acolhedor e resignado jantar servido quando chegava em casa, o cigarro lhe aconselhava calar. 

Um dia, carregando o neto pela mão, apostou duas cervejas contra seu time do coração.

– Vô, você não é gremista? Nós não somos tricolores?

– Muito, meu filho.

– Entendi errado ou você apostou contra nós?

CLIQUE AQUI para ler muito mais.


INSS enfrenta 2,8 milhões de pedidos de benefícios. É a mior fila da história.

 Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, como aposentadoria, pensão e salário-maternidade.

É a maior fila da história.

Dados do INSS mostram que há 920 mil processos que podem ser resolvidos diretamente pelo instituto. Além desses casos, o novo comitê vai buscar “soluções e melhorias” para 1,9 milhão de pedidos que apresentam pendências externas, como aqueles casos com ausência de documentos e biometria.

Prisão de Bolsonaro por ordem de Alexandre de Moraes é notícia que viraliza na mídia

A imprensa tradicional e a imprensa de internet, mais as redes sociais, viralizam as notícias sobre a inesperada prisão de Bolsonaro, tudo por ordem do ministro Alexndre de Moraes.

São oportunistas, não comprovadas e pífias as alegações feitas por Alexandre de Moraes para retirar Bolsonaro da prisão domiciliar para a prisão fechada, onde começou efetivamente a cumprir pena de 27 anos de cadeia.

Já se esperava que ocorresse a prisão, mas depois de esgotados os recursos da condenação que lhe foi imposta no julgamento político concluído por 4 dos 11 ministros do STF, que reeditam  algo parecido com os Julgamentos de Moscou.

É o magno assunto deste sábado.

Ao lado, o leitor pode acompanhar o que publicaram os principais jornais e sites de internet.

Dica do editor - Hoje e amanhã tem Ospa 75 anos em Porto Alegre, a R$ 10,00 e R$ 50,00. Conheça a programação.

 A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), completa 75 anos no domingo. Para comemorar, o público será presenteado com duas sessões do concerto Ospa 75 Anos: neste sábado (22/11) e no próprio domingo (23/11), às 17h, na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla, com valores entre R$ 10 e R$ 50, e a apresentação de domingo será transmitida ao vivo pelo Youtube. O concerto Ospa 75 Anos começará com “Raízes – Concerto para quarteto de percussão e orquestra”, da compositora Clarice Assad. 

CLIQUE AQUI para verificar endereços e programação completa, que inclui a gaúcha "Salamanca do Jarau".





Recomendado - Prorrogado até 31 de dezembro este desconto de 30% para o curso Fotografia por Celular

Nos últimos dias falei aqui sobre o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa Carla Zigon — um conteúdo prático, leve e inspirador. Agora, uma boa notícia para os leitores do blog: consegui junto à autora um cupom exclusivo de 30% de desconto, prorrogado, agora, até 31 de dezembro.

👉 Basta acessar o curso pelo link abaixo e inserir o cupom POLIBIO30 na página de pagamento. Até 12 x R$ 13,76

Se você gosta de fotografia e quer aproveitar melhor o seu celular nas próximas viagens, vale conferir — e aproveitar o desconto enquanto está valendo

CLIQUE AQUI para conhecer o curso.
CLIQUE AQUI para aderir e acertar o pagamento com desconto

Leia, aqui, as 17 páginas da decisão de Moraes

A decisão pode ser interpretada como outro factoide para distrair a opinião pública, as lideranças políticas e a mídia de casos como o Master, a CPMI do INSS e o fracasso da COP30, mas não só.

O ministro Alexandre de Moraes poderia alegar qualquer coisa para antecipar o cumprimento da sentença de 27 anos de prisão decidida a seu pedido pelo STF, mas preferiu elencar pelo menos dois pontos que segundo ele precipitaram seu ato, tudo no âmbito dos atuais eventos brasileiros que se assemelham aos Processos de Moscou, movidos por Stálin contra aliados e dversários do seu regime ditatorial:

Vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro
Tentativa de rompimento de tornozeleira eletrônica, esta madrugada, 0h08min

São alegações que não se sustentam e não passam de alegações do tipo da fábula O Lobo e o Cordeiro, de Jean de La Fontaine.

A seguir, leia as 17 laudas da decisão de Moraes:

CLIQUE AQUI.

Dica do editor - Esta tarde tem Prime Rock Brasil pela primeira vez no RS. Evento será no Harmonia, Porto Alegre.

A partir do meio dia a EPTC fechará o trânsito no entorno do Parque Harmonia, Porto Alegre, tudo para garantir ingresso e saída sem tumulto para o público de 10 mil pessoas que irão ao festival dos clássicos do rock nacional desembarca pela primeira vez na capital gaúcha.

O Prime Rock Brasil é um dos eventos mais importantes do rock nacional em todo o país, e fará sua estreia em Porto Alegre. O festival traz em seu DNA os grandes momentos e artistas do rock brasileiro, principalmente da década de 1980.

CLIQUE AQUI para conhecer a programação, saber como chegar, comprar ingressos e ver o mapa do local.

RS terá sábado de tempo bom e temperatura alta no RS

A manhã abriu com sol e temperatura alta no RS.

A MetSul disse que apesar do sol, existem ocorrências de nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado.

No Nordeste do estado, sobretudo entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte, são esperados períodos de maior nebulosidade e até com chuva passageira e isolada no decorrer do dia. 


Nota da Oposição diz que decisão de Moraes é "abominável". Leia a íntegra da nota.

O líder da Oposição, deputado gaúcho Luciano Zucco, mandou ao editor a nota a sguir sobre a prisão de Bolsonaro, decretada por Moraes e executada pela Polícia Federal as 6h da manhã de hoje:

Acabamos de receber, com profunda indignação e enorme tristeza, a notícia da prisão do presidente Jair Bolsonaro. É impossível descrever o que sentimos neste momento: revolta, perplexidade e um senso de injustiça que ultrapassa qualquer limite aceitável dentro de um Estado de Direito. Trata-se de mais um capítulo na escalada de arbítrio conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes — uma decisão que afronta a Constituição, a lógica jurídica e a própria humanidade.

Prender um ex-chefe de Estado que jamais cometeu crime algum, que sempre se colocou à disposição das autoridades, e que hoje enfrenta um quadro de saúde gravíssimo, é simplesmente abominável. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsa operou em queda nesta sexta. O dólar subiu.

O dólar à vista fechou vendido a R$ 5,401, com alta de R$ 0,063 (+1,18%). 

A moeda americana está no maior valor desde 17 de outubro. A divisa acumulou alta de 1,97% na semana, mas cai 12,6% em 2025.

Bolsa

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 154.758 pontos, com queda de 0,4%. 





Opinião do editor - Ao ser preso, Bolsonaro marca dramática posição política contra o regime e reafirma sua liderança

A prisão política do ex-presidente Bolsonaro é o caso de uma prisão anunciada.

Ao ser preso, Bolsonaro marca dramática posição política contra o regime e reafirma sua liderança

Bolsonaro não se exilou por que não quis e fica claro que queria e quer expor o caráter ditatorial do atual regime político comandado pelo consórcio Governo do PT+STF, tendo como seus líderes o presidente nomeado Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, cujo foco é manter o sistema corrupto de dominação do povo brasileiro vigente há 500 anos. Ele também reafirma sua liderança.

Trata-se de uma decisão política, do mesmo quilate de gestos tão dramáticos quanto foi o tiro que deu no próprio peito o ex-presidente Getúlio Vargas. A prisão desta manhã terá amplos desdobramentos internos e externos - e nenhum deles beneficia o consórcio Moraes e seus asseclas.

A oposição está, agora, com uma bandeira de luta política de conteúdo extremamente dramática, cujo personagem principal é o irrenunciável condutore atual do processo de libertação nacional.

O que é esta prisão cautelar que levou Bolsonaro para a cadeia

Bolsonaro estava preso numa das formas de cutelares, a preventiva.

Agora, foi preso cautelarmente para garantir que ele fique atrás das grades enquanto não começa a cumprir 27 anos de prisão.

A prisão cautelar é uma prisão processual, ou seja, decretada pelo juiz antes da condenação definitiva, e serve para garantir a investigação criminal ou a ordem do processo. Ela se diferencia da prisão penal (de pena) e tem diferentes modalidades, como a prisão em flagrante, a temporária e a preventiva.

Deputado Nikolas Ferreira diz que Moraes quer ver morto o ex-presidente Bolsonaro

 O deputado federal Nikolas Ferreira  disse, ontem, que “alguém quer ver” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) morto:

- Talvez algo que vou falar aqui possa ser pesado, mas é verdade: alguém quer ver o Bolsonaro morto. Essa é a realidade.

Pressionado pelos jornalistas, o deputado, que acabara de visitar o ex-presidente, disse que o interessado é o ministro Alexandre de Moraes.

Nikolas afirmou que Bolsonaro terá “dificuldade de permanecer vivo” se for para a cadeia.



Moraes manda Polícia Federal prender Bolsonaro. Ele já está na cadeia.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes expediu, hoje, sábado, ordem de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito pela Polícia Federal. A PF alegou que Bolsonaro poderia fugir ou que haveria tumulto diante da casa do ex-presidente.

Bolsonaro foi preso em casa, 6h da manhã, onde cumpria prisão domiciliar.

O ex-presidente ainda dispõe de recursos no âmbito do processo político em curso no STF, mas Moraes decidiu prender Bolsonaro de imediato, no caso uma prisão cautelar e não de início de cumprimento de sentença. 

Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.

Em nota oficial, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo STF.

Advogados pedem que Moraes não mande Bolsonaro para a Papuda

 A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu  ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro.Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam "acompanhamento médico intenso" e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar.

O pedido da defesa pretende evitar que Bolsonaro seja levado para o presídio da Papuda, em Brasília.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo processo político do chamado Núcleo 1 da suposta trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas na semana que vem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/