Chegou a vez de derrubar o títere Nicolás Maduro

Chegou a vez de Maduro, Venezuela.

Venezuela, em crise com o Brasil, decreta estado de exceção por causa de "ameaças externas"

Estão suspensas as garantias constitucionais na Venezuela.


O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, decretou estado de exceção por três meses no país, justificando o risco de "ameaças externas".
Maduro ficou particularmente enlouquecido com esta manifestação de Uribe, ex-presidente da Colômbia (CLIQUE AQUI), que defendeu a intervenção "de algum exército amigo para ajudar a oposição na Venezuela. A decisão, divulgada por cadeia de rádio e televisão na sexta-feira, foi anunciada na véspera de uma nova manifestação organizada pela oposição para convocar um referendo com o objetivo de destituí-lo do poder.

Maduro, acompanhado de seu gabinete, assinou o decreto do estado de exceção e de emergência econômica para "neutralizar e derrotar a agressão externa", que segundo ele, paira sobre a Venezuela. Maduro abriu crise diplomática com o novo governo do Brasil e chamou seu embaixador de volta para Caracas. O Brasil repeliu tudo com dura nota. Com a medida, o chefe de Estado amplia o decreto de emergência econômica em vigor deste janeiro e que expiraria neste sábado.

Ao citar o documento, Maduro criticou o encontro de sexta-feira reunindo líderes da oposição e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.
Maduro luta contra o que considera um "golpe de Estado"

Na quinta-feira, Maduro anunciou a ampliação de um decreto para impedir que a oposição venezuelana, que controla o parlamento, execute um "golpe de Estado" contra ele, como aconteceu no Brasil, segundo o presidente.

Venezuela e El Salvador tensionam suas relações com o Brasil

Agora já são dois os governos bolivarianos que chamaram de volta seus embaixadores, numa clara agressão diplomática ao governo do Brasil.

São Venezuela e Brasil.

Ao Brasil só cabe fazer o mesmo, chamando seus embaixadores de volta.

E colocar Venezuela e El Salvador em quarentena.

Alheia ao drama político e pessoal, Dilma pedala leve, livre e solta em Porto Alegre

CLIQUE AQUI para resgatar as informações sobre a fraude que Dilma produziu nas contas públicas, objeto do seu impeachment.


Apesar de deposta, Dilma conserva algumas mordomias, como o segurança que a acompanha na foto desta manhã em Porto Alegre. 

Aparentemente alheia ao drama político e pessoal que vive, a presidente afastada Dilma Rousseff viajou para Porto Alegre para aproveitar o final de semana ao lado da filha, Paula, e dos dois netos, Gabriel e Guilherme.

Na manhã deste sábado, ela andou de bicicleta, como costuma fazer quando está em Brasília. Dilma pedalou das 7h15 às 8h, na orla do Guaíba, acompanhada de seguranças. Depois, retornou para casa.
Esta é a primeira vez que Dilma sai de Brasília desde que foi afastada da Presidência. A capital gaúcha, onde fez carreira política e constituiu família, costuma ser o destino preferido dela durante feriados e dias de descanso nos finais de semana.

Embora a passagem por Porto Alegre tenha motivos familiares, a presidente afastada poderá aproveitar a viagem para fortalecer os laços com os movimentos sociais e mobilizar os apoiadores. No domingo passado, quando também estava na capital gaúcha para celebrar o dia das mães, Dilma atendeu a pedidos e desceu na portaria de seu edifício para receber flores de simpatizantes.

Artigo, David S. Moran - O 68 aniversário de Israel

O Estado de Israel comemora o seus 68 anos de Independência e o país está coberto de bandeiras azul e branco, com a estrela de David no meio. Este minúsculo país (menor que o Estado de Sergipe) é um verdadeiro milagre de ressureição e êxitos em muitas áreas que trouxeram mudanças no mundo todo. Tudo isto apesar da pequena população, das adversidades e da luta contra inimigos que querem destruí-lo.     Muitos poderão perguntar porque escrevo em milagre. Também pudera. Em volta os países árabes estão se desintegrando, lutando internamente e Israel está trabalhando, inovando e indo para frente.

Nem tudo é azul, problemas existem: internamente e o problema árabe, que se transformou em palestino, muçulmano e adotado pelas extremas esquerda e direita. Enquanto os outros vão gritando e ameaçando, Israel vai fazendo e continuará desenvolvendo-se. Não tem outra alternativa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Especialista em comunicação visual analisa os discursos de Dilma e de Temer.

A pedido de ÉPOCA, Olga Curado, que treinou Lula e Dilma para campanhas eleitorais, analisou o primeiro discurso do presidente interino e o último discurso da presidente afastada.

A avaliação da especialista é caso único na mídia.

A reportagem mostra que Olga Curado avalia cada palavra, cada expressão e cada gesto de Dilma e de Temer, constatando tudo aquilo de ruim que já se sabia da ex-presidente. No momento da fala no Planalto, ela revelou-se uma pessoa dura, insegura, grosseira, impaciente, incompetente, incapaz de ouvir e até inimiga dos aplausos.A fala de Temer, pelo contrário, revelou um desenho de líder vitorioso, educado, competente e confiante no futuro.

As pessoas até podem ter percebido aquilo que Olga colocou, mas a especialista traduziu tudo em circunstâncias claras. 

O material é de Gabriela Varella e o editor, que leu tudo com atenção, recomenda vivamente o exame das análises, que são altamente reveladoras de cada um dos oradores e das circunstâncias do momento.

CLIQUE AQUI para ler. Não perca.

Dez mil filiados e simpatizantes do PT serão expurgados pelo governo Temer

Dez mil filiados e simpatizantes do PT vão ser postos na rua da amargura pelo governo Temer.

Pais, alunos e professores criam o "Grupo Desocupa" e vigiam os invasores em SP

Muitos alunos invadiram e ocuparam para poder depredar e roubar.


Um grupo formado por pais, alunos e professores contrários à ocupação da Escola Técnica (Etec) Basilides de Godoy, na zona oeste de São Paulo, expulsou os invasores do prédio, na madrugada de ontem. Os manifestantes estavam havia nove dias na invasão. O grupo do "desocupa" também organizou turnos de "vigília" na unidade para impedir que ela seja tomada novamente durante o fim de semana. Eles também pediram o reforço de seguranças ao Centro Paula Souza.

A nota é do UOL de hoje. Leia:

"Eles (invasores) ameaçaram voltar, então, estamos preocupados em ter de enfrentar esse problema novamente. Por isso, vamos nos revezar durante o fim de semana, para a unidade não ficar vazia", disse Adriana Chaves, orientadora educacional da Etec. "A gente precisa ter aula, não dava mais para esperar que eles desocupassem. Até porque eles não tinham planos de sair da escola", disse o aluno do 2º ano de Mecatrônica Enzo Neves, de 16 anos.

Prejuízo - Nesta sexta-feira (13), Enzo e outros 20 estudantes ajudavam funcionários a limpar e organizar a unidade, para que as aulas possam ser retomadas na segunda. "Estava uma bagunça, cadeiras quebradas, salas sujas, além de objetos furtados. É muito triste ver isso na minha escola", disse João Vitor Carrilho, de 17 anos, aluno do 3º ano.

De acordo com a direção do Centro Paula Souza, além dos estragos ao mobiliário e instalações, à central de telefonia e ao circuito de câmeras, os invasores levaram HDs com o banco de dados de mais de 30 mil alunos que já passaram pela escola.

Segundo a instituição, outras três Etecs da capital foram desocupadas ontem após a mobilização de pais e alunos para retirar os manifestantes. Na Horácio Augusto da Silveira, na zona norte, os próprios invasores decidiram sair após assembleia.

Opinião do editor - Quando é que os pais imporão sua vontade nas escolas gaúchas ?

Quando é que os pais e os filhos que querem estudar vão desocupar as escolas invadidas, ocupadas e depredadas em Porto Alegre, como já ocorre em São Paulo ?
Os governos estadual e federal mudaram.
Não há mais apoio aos ressentidos sociais, que terão que buscar outras formas mais civilizadas e democráticas de expressão política.
Isto também significa que escolas, professores e alunos terão que cumprir suas missões fundamentais, ou seja, servir ao ministério da educação, em vez de servir às forças do atraso econômico, político e social, todos eles varridos há muito tempo do Leste da Europa.

Fiergs começa a descer do muro e já propõe reformas ao novo governo do Brasil

A Fiergs começou a descer lenta, gradual e seguramente do muro, e embora ainda não tenha dado Adeus a Dilma, passou a fazer propostas para o novo governo.

Em comunicado de ontem a tarde, a entidade fala em reformas:

- É necessário repensar o Brasil, através de uma Reforma Política que abra o caminho para as demais mudanças estruturais, como da Previdência, Tributária, Trabalhista e Administrativa. O impeachment “não é um fim, mas um meio”. Por isto, sozinho, não solucionará “os males e malfeitos atuais no País.

A Fiergs também tirou nota para falar sobre a taxa de juros. A entidade acha que eles começarão a cair no segundo semestre. 

Segundo a Fiergs, o importante é dar destaque para o que a entidade publicou no mês de março no manifesto intitulado “O Brasil não Pode Esperar”. No texto, é pontuado que não se admite o País ser transformado “em uma republiqueta na política” e voltar a ser "uma colônia na economia”. Em função disso, a Fiergs elabora, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Agenda Para o Brasil sair da Crise - 2016 / 2018.  “Na prática, precisamos de um tratamento rápido e eficaz para tirar a economia brasileira da UTI. A retomada da confiança interna é o primeiro requisito, através de um amplo entendimento nacional, sendo requisito o resgate da harmonia entre os Poderes Constituídos”, avalia Heitor Muller, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, que sempre esteve alinhado com Dilma e até agora não fez qualquer autocrítica ou manifestou apoio ao governo Temer. 

Ele avisou:

- O fato é que precisamos o mais rápido possível destravar a economia. Os governantes precisam dar respostas claras e rápidas para a retomada do crescimento. Como dissemos no nosso manifesto, o Brasil não pode esperar.

Governo Michel Temer precisa dar prioridade ao povo e aos congressistas

O governo Michel Temer está preocupado demais com o mercado, mas este período de transição exige mais preocupação com os congressistas e com o povo.

Povo e senadores é quem garantirá o êxito da trajetória.

Entrevista, Darcisio Perondi - Vão mudar os comandos dos órgãos federais no RS

ENTREVISTA
Darcísio Perondi, deputado Federal, PMDB do RS

Vão mudar os comandos dos órgãos federais no RS ?
Todos.

Quem sairá ?
Quem for do PT, PCdoB e PDT, terá que ir embora. Espero que se demitam antes de serem mandados embora. É para já.

Quem entra ?
Quem apóia o governo Temer, a partir do critério da competência e não do compadrio ou vassalagem ideológica.

O senhor viajou por quatro municípios entre ontem e hoje. Neste momento, 13h30min, está em Caxias. O que percebeu por onde andou ?
Os companheiros estão entusiasmados e sobretudo reconhecem meu trabalho pela mudança. Isto me conforta. Há entusiasmo pelas mudanças. Elas já dão sinais. Temos pressa para mudar. O País não pode esperar. As famílias brasileiras esperam pela devolução dos seus empregos e suas rendas - e nós vamos dar as respostas. O governo anterior desempregou 11,1 milhões de trabalhadores e reduziu a renda das famílias. 

Reformas ?
Sim, como não. O Congresso saberá dar respostas imediatas.

Dilmês cede o passo ao português

Nos pronunciamentos públicos, sai o dilmês e entra o português.

Ministros trabalham neste sábado

Os ministros de Temer estão trabalhando neste sábado.

Joaquim Barbosa continua dizendo sandices na sua temporada de namoro com a Rede

O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, continua dizendo sandices para um público que quer ouvi-lo cada vez menos.

Ele adotou as teses de Marina e da Rede, que acusam o impeachment de golpe e defende eleições diretas já.

Os petistas desiludidos que não tiraram o PT da alma, recrudescem quando confrontados com o desafio de tomar posição diante da maldade.

Requião, Vanessa e Gleise, todos na sala vip, com direito a champanha, prestes a embarcar para a Europa

Os irriquietos trapalhões da tropa de choque lulopetista do Senado, Roberto Requião, Vanezza Graziotin e Gleise Hoffmann, curtem a sala vip do aeroporto de Brasília, ontem a tarde, aguardando embarque para Portugal, pela TAP.

A foto é de um passageiro que flagrou os três defensores dos pobres, fracos e oprimidos, ferozes escudeiros da organização criminosa lulopetista no Congresso. Ela foi enviada para o blog O Antagonista, que publicou tudo nesta manhã.

Requião é do PMDB, Vanessa é do PCdoB e Gleise é do PT. Gleise é a única dos três que está envolvida até a medula na Lava Jato, portanto sob investigação no âmbito da Procuradoria Geral da República.

Publicidade - Aproveite o bom tempo e vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre

1o lugar de Veja, cinco anos seguidos, na categoria

Melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.
Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Opinião do editor - O verdadeiro protagonista da deposição de Dilma Roussef foi o povo do Brasil

Ao lado, os 6,8 milhões de "golpistas" das jornadas de maio de 2014.


É inaceitável que tantos jornalistas e políticos brasileiros e estrangeiros concentrem todas as suas análises no único ponto de inflexão que resultou na deposição de Dilma Roussef, justamente aquele que entrou por último na disputa política e ainda assim tangido como gado para o brete do placar eletrônico.
Por certo que os parlamentares somente conduziram a presidente para o cadafalso quando a pressão popular e as revelações da mídia tornaram-se incontornáveis.
Foram os verdadeiros protagonistas da mudança de governo.
No dia 13 de maio do ano passado, 6,8 milhões de brasileiros foram para as ruas em todo o Brasil. Foi o ponto mais alto da curva que tinha começado muito antes e só parou de se movimentar quando Câmara e Senado demonstraram ter ouvido a voz do povo.
O tempo todo - antes, durante e depois - a população foi instruída pelas revelações feitas diariamente pela mídia, que reverberou de modo dramático o mar de lama que ia sendo descoberto pela Operação Lava Jato e também mostrou a abertura das portas do inferno por parte do governo Dilma.
A simplificação e a redução do que aconteceu, só ajuda o eixo do mal, minorias agressivas destronadas, todos os que arreganha seus putrefatos dentes para violar às ruas com consignas descaradamente mentirosas e atrasadas.
Ao derrubar Dilma e entronizar o governo Temer em seu lugar, o que querem os brasileiros é que as demandas das jornadas do 13 de maio defenderam: fim da corrupção e cadeia para os corruptos, retomada do crescimento econômico para gerar trabalho e renda, além de gestão pública de qualidade nos setores mais vitais, como educação, saúde e segurança.
É isto que será cobrado do novo governo.
E que o o antigo governo não conseguiu conceder - e até negou.

Vieira da Cunha já sabia da greve antes de se demitir da secretaria da Educação

Quando se demitiu da secretaria estadual da Educação, no início da semana, Vieira da Cunha, PDT, já sabia que a greve do magistério e as ocupações de escolas estaduais estavam em gestação nas pranchetas do PT, PSOL e PCdoB, via seus aparelhos do Cpers e Ubes.

O governo está sem secretário da Educação.

Embora o pedido de demissão não tenha sido aceito pelo governador Ivo Sartori, Vieira da Cunha dificilmente terá condições de voltar ao cargo, porque afastar-se em meio a grave crise causou enorme desconforto entre os aliados do governo na Assembléia.

O mais provável é que ao voltar de férias o ex-secretário anuncie sua candidatura a prefeito.

Delcídio vai detonar Renan, Lula e Dilma, segunda, no Roda Viva

O ex-senador Delcídio do Amaral prometeu detonar Renan Calheiros, Lula e Dilma, na entrevista que concederá segunda-feira ao Roda Viva, TV Cultura.

Roda Viva é retransmitido no RS pela TVE.

Polícia Federal e Interpol caçam o delegado Protógenes Queiroz no Brasil e na Suíça

Protógenes veio fazer a campanha de Luciana Genro à prefeitura. A legenda diz que a candidata estava "alegre por receber em Porto Alegre o herói da Satiagraha". 


O ex-deputado e ex-delegado fedeal Protógenes Queiroz está sendo procurado pela Interpol e pela Polícia do Brasil, porque está foragido desde que sua prisão foi decretada pela juiza Andréia Moruzzi. Ele foi condenado porque agiu com fraude processual e quebra de sigilo funcional na Operação Satiagraha, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas.

Ele estaria refugiado na Suiça.

A espetaculosa e falsa Operação Satiagraha projetou Protógenes Queiroz nacionalmente. Ele chegou a ser recepcionado pela então deputada Luciana Genro em Porto Alegre, que queria atrai-lo para o PSOL. Mais tarde, foi para SP e se elegeu nas sobras de Tiririca, mas nas últimas eleições resultou derrotado.

Associação dos Delegados não quer mais Daiello na Polícia Federal

Brasília, via WhatsApp

A Associação dos Delegados da Polícia Federal não querem saber da confirmação do nome de Leandro Daiello no comando da PF.

Foi o que o editor soube ainda há pouco.

Os delegados começaram a formatar neste sábado uma lista tríplice e mandarão os nomes para o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, e para Temer. OP processo terminará dia 1o de junho. Edital para a escolha foi divulgado há pouco. Os delegados querem nomes que ocupem a última classe da carreira e esteja na ativa.

O presidente da Associação dos Delegados, Carlos Eduardo Miguel Sboral, disse esta manhã que só assim estarão garantidas as interferências políticas na PF e as operações da Lava Jato.

Temer quer antecipar o fim da agonia de Dilma Roussef

O presidente Michel Temer já articula com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e do STF, Ricardo Lewandowsky, a antecipação da agonia da ex-presidente Dilma Roussef.

Ele acha que fará um bem para a própria Dilma, que já foi rifada por Lula e pelo PT.

E que além disto está louca para viver em paz em Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler, também, "Reconstrução da governança", Abram Szajma, presidente da Fecomércio de SP.

Veja mostra a ruína do PT e do seu líder, Lula da Silva

A revista Veja capturou com exatidão devastadora as fotos  e outras imagens de Lula no bota-fora de Dilma Roussef. Ele a tudo acompanhou à distância e até mais de perto, quando isto foi inevitável. O que ocorreu uma única vez, quando Dilma, já no térreo do Palácio do Planalto, dirigiu-se para o carro e falou para uma pequena multidão de viúvas petistas, algumas das quais, como Maria do Rosário e Vicentinho, não demonstraram qualquer tristeza - até pelo contrário, como mostram as fotos.

As expressões dissolvidas de Lul, mostraram uma face arruinada.

A cara matizada de Lula, seus esforços para conter o suor com lenço branco, o olhar vazio e opaco, materializaram o discurso generalizado sobre a ruína do próprio PT, Partido consumido na voragem de líderes de corte comunista ou simplesmente fisiológico, inebriados pelas delícias do Poder e pelo dinheiro fácil das empreiteiras. Valors bilionários foram tungados dos cofres públicos, sobretudo Petrobrás, para tornar rica a nomenklatura e enfunar a nau petista através da corrupção de greis partidárias, lideranças políticas e parlamentares, mas até de eleitores desavisados.

Ministério Público Federal não tem mais dúvidas de que Lula comandou trama contra Lava Jato

Lula e o ex-líder do governo Dilma, Delcídio Amaral, quando ainda eram amigos e companheiros no PT. 

A revista Veja de hoje, que já circula, informa que o depoimento de Delcídio do Amaral, combinado a provas como mensagens eletrônicas e extratos telefônicos, reforçam a convicção dos investigadores de que o ex-presidente coordenou operação para comprar o silêncio de uma testemunha que poderia comprometê-lo.

Leia a reportagem completa:

Em sua última aparição pública, na manhã de quinta-feira, Lula estava abatido. Cabelos desgrenhados, cabisbaixo, olhar vacilante, entristecido. Havia motivos mais que suficientes para justificar o comportamento distante. Afinal, Dilma Rousseff, a sucessora escolhida por ele para dar sequência ao projeto de poder petista, estava sendo apeada do cargo. O fracasso dela era o fracasso dele. Isso certamente fragilizou o ex-presidente, mas não só. Há dois anos, Lula vê sua biografia ser destruída capítulo a capítulo. Seu governo é considerado o mais corrupto da história. Seus amigos mais próximos estão presos. Seus antigos companheiros de sindicato cumprem pena no presídio. Seus filhos são investigados pela polícia. Dilma, sua invenção, perdeu o cargo. O PT, sua maior criação, corre o risco de deixar de existir. E para ele, Lula, o futuro, tudo indica, ainda reserva o pior dos pesadelos. O outrora presidente mais popular da história corre o risco real de também se tornar o primeiro presidente a ser preso por cometer um crime.

VEJA teve acesso a documentos que embasam uma denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Dilma já está em Porto Alegre. Estadão diz em editorial que Dilma mentiu descaradamente no seu último discurso.

Não se sabe se a ex-presidente pedalará em Porto Alegre. 

CLIQUE AQUI para ler "Mentiras até o último minuto", análise do último discurso de Dilma, que "foi fiel a uma ideologia que faz da mentira descarada e renitente um meio "legítimo" para atingir os fins. É texto do Estadão.


A ex-presidente Dilma Roussef já está em Porto Alegre. Ela passará o final de semana no seu apartamento de dois quartos do bairro Tristeza. Dilma só voltará a Brasília na quarta-feira. Se for cassada em definitivo, é aqui que ficará, para onde trará também sua velha mãe.

Ontem a tarde, a ex-presidente queria vir mais cedo para o RS, mas ao pedir avião presidencial ela recebeu a resposta de que o aparelho já tinha sido reservado por Michel Temer e teve que aguardar por outro.

Dilma Roussef tem 20 dias para se defender dos crimes de que é imputada no atual processo de impeachment. Seu advogado continuará sendo José Eduardo Cardozo, agora em caráter particular. JEC deveria cumprir quarentena, mas a Comissão de Ética do governo, ainda na época de Dilma, liberou-o para este caso específico.

Entenda onde o PT foi buscar cada um dos membros da alta cúpula do Trensurb

A partir da semana que vem, a ala cúpula do Trensurb, o metrô de superfície da Grande Porto Alegre, estatal federal, voltará aos seus locais de origem, de onde saíram sem experiência alguma de gestão pública para comandar uma empresa bilionária. Saiba para onde cada um deles voltará:

Claudio Cesar Paim – Auditor - Operador de trem
Humberto Kasper – Presidente – Controle de estação
Janio Mendes Ayres - Gerente de Comunicação  - Controle de estação
Nazur Telles Garcia - Superintendente de Des. Exp. - Assistente de serviço
Sidemar Francisco da Silva – Gerente do Aeromovel - Analista
Francisco Jorge Vicente – Diretor de Adm. e Finanças -Operador de trem
Rubens Pazin – Consultor Especial -Controle de operação
Edson Ferreira dos Santos – Consultor Especial - Segurança metroviária
Ernani da Silva Fagundes – Assessor Executivo -Controle de operação
Carlos Augusto Belolli – Assessor Executivo - Segurança metroviária
Paulo Roberto Cardoso Thimóteo – Consultor Especial - Controle de operação
Claudio Gilberto Carvalho Teixeira – Chefe de Setor - Assistente de serviço

Artigo, Estadão - A missão de Temer

O que se espera de Michel Temer é que não corrompa os fins – as ideias – rendendo-se à prática de meios reprováveis

Após a decisão do Senado Federal de afastar temporariamente a presidente Dilma Rousseff do exercício da chefia do Executivo, coube a seu substituto constitucional, o vice-presidente Michel Temer, anunciar oficialmente o que pretende fazer para superar a intrincada crise em que o lulopetismo jogou o país e com a colaboração de quem contará para corresponder à enorme expectativa dos brasileiros. Caberá a ele e a essa equipe fazer com que o governo federal trabalhe com seriedade e competência na promoção dos genuínos interesses nacionais, resgatando o país do nefasto domínio do populismo irresponsável que provocou a maior crise política, econômica, social e moral da história republicana.
Michel Temer dedicou várias semanas à composição do novo governo e à definição das linhas gerais e das principais ações pontuais, algumas de evidente urgência, que pretende adotar a partir de sua investidura temporária na chefia do governo. Em editorial publicado neste espaço no último domingo, destacamos a decepção, por parte de quem vislumbra um futuro melhor para todos os brasileiros, com o fato de Temer, até então, ter-se “permitido associar seu nome a situações e arranjos que frustram, desde já, as expectativas a seu respeito”.

CLIQUE AQUI par ler tudo.

PSOL, PT e PCdoB fazem protestos e ganham espaço na mídia impressa de Porto Alegre, que por pouco não ignorou o primeiro dia do novo governo.

A greve do Cpers, decretada ontem sob o comando de professores estaduais alinhados com PSOL, PCdoB e PT, todos de caráter comunista e que apóiam Dilma Roussef, encorpou o tom dos desafios que os três Partidos resolveram fazer em Porto Alegre e que incluíram, também ontem, ocupação de escolas estaduais e manifestação dissolvida a cacetetes e gás lacrimogêneo pela Brigada Militar.

A BM agiu pelo segundo dia consecutivo com inteligência e energia, mas não usou de violência para conter as manifestações de rua.

Nos confrontos de rua, que incluíram apedrejamento da sede do PMDB e no prédio da RBS, deputados do PT tiveram participação ativa, como foi o caso da deputada Maria do Rosário.

O jornal Correio do Povo de hoje também abriu espaço para os primeiros movimentos da nova administração federal, mas 2/3 da sua capa foi dedicado aos protestos de Porto Alegre e críticas ao novo governo.


Dirigentes do Cpers tentaram ocupar a Casa Civil do governo do RS

Em greve desde ontem, os professores públicos estaduais gaúchos reunidos no Cpers resolveram apoiar o movimento de ocupação de escolas iniciado esta semana em Porto Alegre. Até este sábado, cinco delas já estavam em poder dos alunos.

Ontem a tarde, 15 professores ligados à direção do sindicato, tentaram ocupar o gabinete do secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi, sentaram no chão durante 15 minutos para fotos, mas acabaram indo embora depois da promessa de que serão recebidos para conversações. A pauta de reivindicações dos professores inclui revisão salarial.

Sábado será de sol claro e céu azul em todo o RS

A manhã deste sábado abriu com sol claro de outono e céu azul, o que não aconteceu durante toda a semana. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. 

Faz frio no começo do dia na maior parte do Estado, mas onde o sol aparecer cedo a temperatura se eleva rapidamente e a tarde será agradável. 

As temperaturas mínimas de hoje irão dos 8°C em São José dos Ausentes aos 9°C em Vacaria. As máximas podem chegar a 26°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 12°C e 23°C.

LDO do RS desembarca congelada na Assembléia, tudo por conta da herança maldita deixada pelo governo Tarso Genro

Foi protocolado ontem a tardinha na Assembléia a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece uma base para o orçamento estadual em 2017. Foi o último dia de prazo. O texto também fixa os percentuais de correção nos limites de todos os Poderes e órgãos. Sartori considera a LDO uma peça orçamentária “realista” e “sem maquiagens para ludibriar a população” com recursos inexistentes nos cofres. Mesmo com todos os esforços de redução e de racionalização dos gastos, em 2015 o déficit orçamentário foi de R$ 4,9 bilhões, herança maldita deixada pelo governo Tarso Genro, que sem as medidas de contenção dramáticas adotadas no primeiro ano de governo, teriam sido maiores e paralisado completamente o Estado. Para 2016, a previsão é de déficit em torno de R$ 4,4 bilhões, ainda que Sartori tenha conseguido aumentar o ICMS e até reter parcelas dos pagamentos da dívida com a União. No ano seguinte, a estimativa é de que ainda fique acima de R$ 4 bilhões.

Sem acordo com os outros Poderes, o governador Ivo Sartori avisou que diante da crise financeira, o Palácio Piratini estabeleceu correção miníma, de 3%, para Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministério Público e Defensoria Pública.

Na prática, trata-se de previsão para novo congelamento do Orçamento.

 O modelo repete o empregado no ano passado, embora os demais Poderes tenham pedido, no início da semana, para serem excluídos das medidas de contenção.

O reajuste previsto para o funcionalismo será aquele que o governador Tarso Genro ilegalmente fixou paras que Sartori cumprisse durante o seu mandato.  

O projeto de lei da LDO tramita, agora, na Comissão de Finanças da Assembleia e vai a votação em plenário até 15 de julho. Depois, segue para sanção do governador.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/