Marchezan baixa novo decreto. Lojas, shoppings e restaurantes poderão abrir de segunda até quinta-feira, com restrições.

O prefeito Marchezan Júnior publicou novo decreto alterando os dias de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais. O decreto vale por tempo indeterminado. As lojas,  inclusive em centros comerciais e shoppings centers, poderão abrir de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h. Antes, os estabelecimentos podiam funcionar de quarta a sexta-feira. Clientes também poderão entrar em restaurantes, bares, padarias e lojas de conveniência para retirar o produto ou comprar no sistema pegue e leve, independente do horário. Segue permitido o consumo de alimentos dentro desses estabelecimentos, das 11h às 17h, desde que o número de clientes seja limitado.:

Todas as regras têm validade a partir da segunda-feira.

Mais dinâmica, Sala do Empreendedor tem nova sede em Porto Alegre

Empreendedores e empresários de Porto Alegre poderão contar com um amplo espaço para atendimento de suas demandas ligadas à rotina empresarial. A nova Sala do Empreendedor de Porto Alegre, passa a funcionar no saguão da sede da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -, facilitando o dia a dia dos empresários e microempreendedores Individuais (MEI’s).

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, JucisRS, Sebrae/RS e Banrisul.

Segundo dados da SMDE, o tempo médio para abertura de empresas em Porto Alegre era de 41 dias em 2017 e agora é em até 5 dias. A emissão de alvará, que até 2018 era realizado somente de forma presencial, é hoje 100% online. A emissão e renovação de alvarás teve um aumento de 47% entre os anos de 2017 e 2019 e até julho de 2020, mesmo em plena pandemia,  já foram realizados mais de 6.500 emissões.

Desde de março os atendimentos ocorrem exclusivamente via on-line e após a pandemia da Covid-19, a Sala do Empreendedor funcionará de forma presencial, na Avenida Júlio de Castilhos, Nº 120, Centro Histórico. (Foto: Ancelmo Cunha/PMPA)

Artigo, João Satt, Jornal do Comércio - A trilionária geração prateada quer tudo, agora mesmo

 - O título original é "Geração trilionária".
Esta é a segunda parte do artigo do gaúcho João Satt, CEO do G5

Há alguns dias escrevi aqui no Jornal do Comércio a respeito do poder de consumo da geração prateada, que vem surpreendendo tanto pela sua gigantesca capacidade de consumo (R$ 1,8 trilhão em 2019), quanto por estar praticando um estilo de vida e hábitos de consumo que há décadas eram associados apenas aos jovens.

Estão mais soltos, menos preocupados com os ditos limites sociais, e completamente focados em viver o melhor que puderem, agora. O confinamento trouxe o convívio digital para o dia a dia das pessoas de mais de 55 anos e, com isso, ganhou tração todo o universo das conveniências digitais: deliveries em geral, lives, cursos, consumo online e principalmente interação social.
Essa geração traz algo novo, que só fomos descobrir após vários estudos realizados pela nossa área de pesquisa e inteligência estratégica (Sunbrand): adora conviver em comunidades e se permite viver experiências que não viveu em outras fases de suas vidas.

(...)

Na atual crise, a geração prateada foi a menos afetada financeiramente e é quem estará puxando o consumo de A-Z nos próximos 40 anos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Peça a partir de agora o seu hamburger e a sua cerveja artesanal no Bier Markt. É tele-entrega. Porto Alegre

PEÇA AGORA. Entrega na sua casa ou escritório.

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburgueres e a lista de cervejas artesanais e bebidas. Tem também bolinhos de bacalhau e filé biertrunken.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento. Agora, também pizzas.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

Campanha "Fora, Felipe Santa Cruz !", ganha força depois que presidente da OAB vai a live do MST

Depois que resolveu participar de uma live do MST, o presidente nacional da OAB viu recrudescer a campanha nacional que visa destituí-lo.

Em Porto Alegre, já circulam carros com este adesivo:

- Fora, Felipe Santa Cruz !

Não será nada fácil mandá-lo de volta para casa.

Não existe precedente de impeachment na OAB.

RBS continua interessada no Sofazão

A RBS continua interessada no Sofazão.

Felix Fischer mancha sua biografia ao ceder aos seus 30 segundos de fama na Rede Globo

A decisão de Felix Fischer que resultou na nova ordem de prisão de Fabrício Queiroz macha a biografia do ministro do STJ.

E não foi só por desautorizar a ordem do presidente da Corte, que foi revogada com requintes de crueldade retórica.

É que ela é desarrazoada.

O sr. Fabrício Queiroz é investigado há dois anos e até hoje não foi denunciado, não foi julgado e nem condenado.

Felix Fischer saiu do hospital contaminado pelo vírus dos 30 segundos de fama na Rede Globo

O ministro Felix Fischer será atropelado por Gilmar Mendes, STF.

Os jornalistas Gustavo Victorino e Júlio Ribeiro conversam, agora, on line, na Rádio Press, Porto Alegre

Recomendado - Conheça e compre esta linha de vinhos da italiana Villa Triturris. Sai tudo desde a Villa Bari, Porto Alegre.

Experimente o TRI, um vinho IGT Toscana ( Indicazione Geografica Territoriale ), ano 2011, produzido com 1/3 de Malbec, Sangiovese e Cabernet Sauvignon , que foi a primeira safra da Villa Triturris, empreendimento do gaúcho Luiz Barichello. A linha da Villa inclui TRITURRIS, TURRIS, TRI, TORRAIA além de outros nomes, como o Granselezione del Chianti Classico, o ROSEA bianco e o Pinot Grigio com Chardonnay.

CLIQUE no site a seguir para conhecer todas as linhas, os preços de promoções, as condições de entrega e para operacionalizar as compras.

Artigo, Antonio Brito, Poder360 - Se Bolsonaro é Trump, quem será Biden em 2022 ?

Bolsonaro cavalga sozinho.
- A foto e a legenda são escolhas do editor, que se baseia no resumo da ópera contada por Brito, que é ex-governador do RS e mora nos EUA.

Até agora, indicam todas as pesquisas, a resposta do povo norte-americano derrotará Trump. Sendo plebiscitária a eleição, deduz-se a partir das ações de Biden, que ele não precisa fazer gigantescas concessões, dentro e fora do Partido Democrata. Seguidores de Bernie Sanders, por exemplo, não têm alternativa –precisam votar contra Trump e, qualquer que fosse o nome, estariam com ele. Disciplinadamente engolem divergências com Biden pela tarefa maior de promover mudanças na Casa Branca.

Por isso o apoio dos setores à sua esquerda sai barato para Biden.

(...)

Biden preocupa-se mesmo é com o voto de centro que, em parte, apoiou Trump em 2016 e, como sempre, detém o poder de decidir as eleições norte-americanas.

(...)

Quem parece não entender o tabuleiro brasileiro são a esquerda e o centro.

CLIQUE AQUI par ler tudo.

Jair Renan, filho menos conhecido de Bolsonaro, também está infectado

Jair Renan, filho de Bolsonaro, está infectado pelo vírus chinês

E começou a cumprir quarentena.

Facebook acaba de censurar Paulo Moura

O cientista político Paulo Moura acaba de ser censurado pelo Facebook.

Ele faz análises políticas.

Paulo Moura é gaúcho e trabalha em São Paulo.

O editor vem sendo censurado há mais tempo pelo Facebook e pelo Twitter, mas no que diz respeito a notas replicadas pelos leitores.

Paulo Moura e o editor não produzem fake news, porque só trabalham com a verdade.

Porto Alegre: novo decreto sobre flexibilização do comércio, serviços e indústria poderá sair ainda hoje

O novo decreto sobre flexibilização das atividades econômicas poderá ser anunciado ainda hoje pelo prefeito Marchezan Júnior.

O atual decreto vale só até domingo.

Se não sair hoje, o novo decreto poderá ser editado neste final de semana.

Aplicativo acaba com agendamento para filas em seis postos de saúde de Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre acaba de lançar um aplicativo que vai acabar com as filas para a marcação de consultas na rede básica. Para facilitar ao usuário o acesso à ferramenta, a SMS está treinando a equipe para fornecer orientações pelo telefone 156. Além disso, materiais gráficos e em vídeo serão disponibilizados à população. Agendamentos presenciais serão mantidos. Trata-se de uma plataforma para agendamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço está inserido no aplicativo Eu Faço POA, já disponível nos sistemas Android e iOS. Através do cartão SUS, a plataforma consegue identificar qual a unidade de referência do paciente e ofertar as opções de dias e horários para consultas. Mas, caso o usuário necessite de atendimento nos postos com horário ampliado, até as 22h, também será possível realizar o agendamento.

Além da marcação com o profissional de saúde, o sistema permite ao usuário o acesso ao prontuário médico, ao histórico de consultas e à lista de medicamentos receitados.

Neste momento, o sistema está implementado em seis unidades da rede: Ernesto Araújo, Osmar Freitas, São Carlos, Primeiro de Maio, Lomba do Pinheiro e Nossa Senhora do Belém. A meta é ampliar nos próximos meses, de forma gradual, até contemplar todos os 140 postos.

Com importação e comércio de armas de fogo em alta a Getpro Firearms inicia operação no RS.

A Getpro Firearms acaba de iniciar as suas operações no Rio Grande do Sul. Filiada à NRA (National Rifle Association of America), a empresa atua em todo o Brasil com importação e comercialização de armas de fogo.

A Getpro tem como grandes diferenciais o atendimento especializado, rapidez na entrega e parceria com despachantes e clubes de tiro para confecção da documentação necessária para importação e registro nos órgãos competentes. O transporte para fora do estado do RS é feito através de parceria com a Latam Cargo.

A empresa importa armas de marcas reconhecidas mundialmente como Beretta, Walther, HK, Smith & Wesson, Benelli, Tikka, Merkel, Sig Sauer, Winchester, Zaviar, Colt, Kimber, CZ e FN. Também é revenda autorizada da Glock do Brasil, Taurus e CBC.

Instagram: clique aqui
WhatsApp: 51-98402.7966

Recomendado - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Patriota disputará com chapa puro sangue em Porto Alegre

O Patriota acaba de fechar chapa puro sangue para disputar a prefeitura de Porto Alegre:

- André Cecchini, médico, ex-diretor do Grupo Hospitalar conceição.
- Capitão Fontela, militar que serve no 3o Regimento de Cavalaria.

Opinião do editor - Saiba por que jabuti não sobe em árvores (os cases da Band e da Record)

O leitor deve usar seu bom senso e desconfiar muito diante dos interesses em jogo quando atua a mídia corporativa, porque ela depende dos leitores que compram seus serviços, mas também depende dos anunciantes, da teia de negócios dos seus controladores e dos Poderes que podem interferir nas suas atividades.

Parodiando James Carville, marqueteiro de Clinton: "São os interesses, estúpido !". Aliás, uma frase cunhada muitos anos antes por Brizola, ao se referir à Rede Globo.

O editor recomenda aos seus leitores que prestem atenção quando enxergarem jabutis pendurados em galhos de árvores.

Jabuti não sobe em árvore.

O ditado tem a ver com a necessidade de enxergar o que existe por trás dos interesses em jogo.

É o caso das redes de TVs da Band e da Universal (leia as duas notas a seguir).

Record usa sua mídia corporativa para defender os interesses da sua controladora, a Igreja Universal do bispo Edir Macedo

A Rede Record e que no RS controla a Record TV, a Rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo, intensificou descaradamente o uso da sua rede de mídia corporativa para defender os interesses da sua dona, a Igreja Universal.

É isto que explica a insistência em apresentar o povo e o governo angolanos como gente ingrata e criminosa, tudo porque resolveram expulsar os pastores que o bispo Edir Macedo mandou para Angola.

E também é o que explica a fúria política com que ataca prefeitos brasileiros que teimam em manter fechados seus templos.

Mau humor da Band TV tem a ver com cortes das verbas da Igreja Internacional da Graça

A Band TV resolveu assumir os problemas da Igreja Internacional da Graça, do paator R.R. Soares,que compra duas horas do horário nobre para fazer a cabeça dos seus fiéis e que cortou seus investimentos na rede da família Saad.

E não faz isto sem razão, inclusive em Porto Alegre.

R.R. Soares enfia nos cofres da Band uma quantia que varia anualmente entre R$ 100 milhões a R$ 130 milhões.

O faturamento da Igreja Internacional da Graça despencou terrivelmente durante a pandemia, com ênfase para Porto Alegre, a última capital a reabrir templos.

Igrejas católicas usam cartazes para orientar cuidados para evitar a contaminação pelo vírus chinês

Cartazes como este ao lado são espalhados em todas as igrejas católicas. São orientações para padres e fiéis. O material revela cuidados já bastante difundidos entre os cidadãos do mundo todo, como lavar as mãos com sabonete ou sabão, usar máscaras e manter certo distanciamento social.

É isto.

A Igreja Católica inspirou-se na Diocese para imprimir e espalhar os cartazes ao lado nos seus templos de  Porto Alegre.

A Capital do RS foi a última das Capitais do Brasil a autorizar a reabertura dos templos religiosos, ainda assim sob severas restrições.

No caso do cartaz ao lado, o que ele traduz são símbolos de um protocolo sanitário adotado pela própria Igreja Católica, mas comuns a todos.

Os leitores também poderão fazer download do material, bastando clicar em arquipoa.com/coronavirus.

As orientações são para padres e fieis.

Bolsonaro já tem minuta do Plano Pró-Brasil. Conheça alguns pontos.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu uma lista imensa de projetos do chamado Plano Pró-Brasil. A coordenação é da Casa Civil, pasta chefiada pelo general Walter Braga Netto.

A meta de organizar o governo e o país por muitos anos é clara em vários itens do Pró-Brasil. Eis alguns:

- Investimento privado – atração de R$ 1 trilhão em 10 anos;
- Carteira dinâmica – só entram projetos depois da conclusão dos previstos inicialmente;
- Infraestrutura e privatizações – 160 leilões.

A preferência é por projetos com maior potencial de criar empregos até 2022. A razão disso é clara: não há longo prazo sem a reeleição.

Governador do Amazonas foi infectado pelo vírus chinês. Ele é o 12o governador atacado pelo coronavírus.

O governador Wilson Lima, Amazonas, está em quarentena desde ontem, quando foi confirmada a testagem positiva para coronavírus.

Lima é o 12o governador infectado pelo vírus chinês.

Bibo Nunes defende "Impeachment, já !" para Gilmar Mendes

O deputado Bibo Nunes acha que o ministro Gilmar Mendes, STF, passou de todos os limites ao confraternizar com o MST.

E pede impeachment imediato para o ministro.

Impeachment depende do Senado,cuja maioria não quer nem ouvir falar no assunto, de rabo preso no STF.

Examine a postagem do deputado gaúcho:

Artigo, Paulo Rossi, FSB - Aula presencial, eis a questão

A pandemia impõe, além do sentimento de luto pelas mortes e das nefastas consequências sociais e econômicas, uma rotina que sobrecarrega pais e mães de crianças em idade escolar.

Aulas virtuais e tarefas de casa tornaram-se fatores de estresse.

O apelo da volta presencial às aulas é inegável: alunos felizes por conviver novamente com os coleguinhas, pais liberados do papel de professor, ano letivo menos desigual para a expressiva parcela de estudantes sem acesso aos meios digitais. Alívio geral?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Commodities continuaram inflando o IGP-10

Aceleração da inflação no atacado segue impulsionada pelas commodities. 

A inflação do IGP-10 de agosto variou 2,53%, acima do esperado pelo mercado (2,10%), acelerando em relação a julho (1,91%).

No atacado agrícola, as maiores influências altistas vieram de soja e carnes. Já os produtos industriais continuaram pressionados sob influência do minério de ferro e diesel.

O comportamento dos preços das commodities agrícolas deverá continuar exercendo pressão sobre a inflação no atacado nas próximas leituras.

Confiança empresarial cresceu muito, diz FGV

Sondagens de agosto apontam sentidos opostos entre empresas e consumidores. 

Os resultados prévios dos indicadores de confiança empresarial, divulgados hoje pela FGV, continuam apontando para retomada da atividade econômica na indústria, comércio, serviços e construção civil.

O Índice de Confiança Empresarial, agregado dos quatro setores avançou de 87,5 para 93,3 pontos em agosto. Já a prévia do Índice de Confiança do Consumidor recuou de 78,8 para 75,8 pontos no período. Esta queda, que veio após três altas consecutivas, foi puxada pela piora do componente de expectativas

Dica do editor - Não deixe de examinar este relatório consistente sobre o retorno das crianças às escolas

Este trabalho sensacional, consistente, enxuto, foi produzido por uma equipe de 8 profissionais do mais alto gabarito, sob a co-coordenação dos drs. Fábio Jung, UFRGS, e Wanderson Oliveira, enfermeiro doutor em epidemiologia do Hospital das Forças Armadas. Os outros seis colaboradores são todos da USP. O estudo examina casos de sucesso internacionais de 15 Países e evidenciam que a reabertura precoce das escolas, priorizando crianças menores e adotando medidas de controle são extremamente benéficas.

Duas das constatações feitas:

Susceptibilidade: crianças são significativamente menos suscetíveis à Covid-19, representando apenas 2% dos casos globalmente e 24% da população mundial

Risco de permanecer tudo fechado: o fechamento das escolas oferece riscos irreversíveis à saúde das crianças, agravando condições psiquiátricas, comprometendo a segurança alimentar, aumentando a taxa de gravidez infantil, o número de abusos e maus tratos, uso de drogas e violência.

CLIQUE AQUI para examinar o material (tudo pode ser examinado em minutos). 

PIB de junho cresceu 4,89% em junho sobre maio, diz Banco Central

Apesar da alta no mês de junho, de 4,89%, em comparação com maio, índice de atividades econômicas aponta para recessão técnica no Brasil.

O  IBC-Br avançou 4,89% entre maio e junho, conforme divulgado há pouco pelo Banco Central. Esse resultado, contudo, ainda é compatível com contração do PIB no segundo trimestre.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o IBC-BR mostrou redução de 7,05%.

Com este número, verifica-se que a economia brasileira registrou um tombo de 10,94% no segundo trimestre de 2020, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br).

Se a retração do PIB se confirmar no segundo trimestre deste ano, o Brasil terá entrado oficialmente em "recessão técnica" - que se caracteriza pelo recuo do nível de atividade por dois trimestres consecutivos.

Nos três primeiros meses deste ano, a economia já havia tido retração de 1,5%.

Veja e ouça a live de ontem do presidente Jair Bolsonaro

Bolsonarao cogita voltar para o PSL

O presidente Jair Bolsonaro admitiu, ontem, que poderá voltar para o PSL.

O presidente encontra enorme dificuldade para aprovar a criação do Aliança pelo Brasil.

Coronel Mário Ikeda será ouvido daqui a pouco pelo Clube de Opinião do RS

O Clube de Opinião do RS ouvirá, daqui a pouco, 10h, o coronel Mário Ikeda, ex-comandante da Brigada Militar.

Ele é candidato do PRTB ao cargo de prefeito de Porto Alegre.

O PRTB é o Partido do vice-presidente Mourão.

Marchezan entrega avenida Neugebauer revitalizada a um custo de R$ 13 milhões

A região ainda seguirá em obras. Essa região é uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.

Foi entregue ao tráfego, esta manhã, a importante Avenida Ernesto Neugebauer, na zona norte de Porto Alegre;

As obras, que custaram R$ 13 milhões, são integradas por blocos de concreto e redes de drenagem ao longo dos seus 2,7 quilômetros.

O prefeito Marchezan Júnior (foto lado, de máscara preta em primeiro plano) disse o seguinte sobre a importância da obra:

- Conseguimos viabilizar a retomada e conclusão de mais uma obra. A Ernesto Neugebauer favorece a integração metropolitana via BR-116 e RS-290, além de ser muito aguardada por servir como alternativa de trânsito em dias de jogos e eventos na Arena do Grêmio.

Melhor receita do ICMS desde o início da pandemia, mostra que economia gaúcha iniciou retomada

O boletim sobre os impactos da Covid-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes de ICMS do Estado, elaborado pela Receita Estadual, mostra sinais de recuperação da economia gaúcha.

O resultado da arrecadação de ICMS em julho foi R$ 2,73 bilhões, conforme adiantou esta página no dia 3, e indicou redução de 5,3% (R$ 150 milhões) frente ao mesmo período de 2019, em números atualizados pelo IPCA. Os valores se referem basicamente a fatos geradores do mês anterior, ou seja, junho, período em que os indicadores de atividade já mostravam sinais de recuperação.

Esse foi o melhor resultado da arrecadação de ICMS desde o início da pandemia. Antes, o desempenho em termos reais (corrigidos pela inflação) havia sido de quedas de 14,8% (perda de R$ 450 milhões) em abril, 28,6% (perda de R$ 825 milhões) em maio e 13,9% (perda de R$ 400 milhões) em junho. No primeiro trimestre do ano o desempenho vinha sendo positivo, com crescimento real acumulado de 8,3%.

Governo estadual gaúcho paga, hoje, a totalidade da Folha de Julho dos servidores do Executivo

O governo estadual gaúcho quitará a Folha de julho nesta sexta-feira, antes do previsto inicialmente (dia 31), incluindo todos os servidores que ainda estão com os salários em aberto (7% dos vínculos).

A mudança no calendário se deve à arrecadação efetiva do ICMS até o dia 12 ter acumulado R$ 180 milhões (brutos) superior à estimativa inicial para o mês. A arrecadação superou a expectativa em todas as diferentes modalidades (substituição tributária, indústria, comércio, energia, combustíveis e telecomunicações).

Somando os três tributos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD), o crescimento sobre os mesmos dias de agosto de 2019 está em 6,36% nominais (bem acima da inflação acumulada) – primeira vez em que se observa um crescimento desde o início da pandemia.

Além disto, o auxílio federal da Lei Complementar 173, que começou a ser recebido somente em junho, deslocou no tempo a compensação pelas perdas, e agora tem permitido recuperar prazos de pagamento.

Planos de Saúde terão que pagar testagem de vírus chinês. Decisão da ANS vale a partir de hoje.

A medida passa a valer a partir desta sexta, com a publicação no Diário Oficial da União.

A diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os planos de saúde devem cobrir os testes sorológicos para identificar a infecção pelo vírus chinês em seus beneficiários.

A decisão altera a Resolução Normativa 428, de 7 de novembro de 2017, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito dos convênios médicos.

Dica do editor - O vírus chinês pode contaminar alimentos ?

O que muita gente se pergunta, principalmente depois da denúncia de que asas produzidas pela Aurora, SC, é: há risco em manusear ou, eventualmente, consumir alimentos que estejam contaminados pelo vírus chinês ? Primeiramente, é preciso entender alguns pontos importantes. Um deles é que o coronavírus SARS-CoV-2 entra em seres humanos pela via respiratória, onde há receptores em que ele se "acopla".

CLIQUE AQUI para saber mais.

Porto Alegre tem, em média, 61 casos diários de vírus chinês. Brasília tem 780.

O quadro ao lado montado pela equipe deste blog, demonstra que a capital gaúcha ocupa a melhor posição entre as 10 maiores capitais brasileiras e se mantém, desde o início da pandemia, a uma boa distância  dos demais, considerando-se os 168 dias do período deste levantamento (27/3 a 13/8).

Segundo dados do ministério da Saúde, Porto Alegre tem, em média, 61 casos diários e 2,98 óbitos por coronavírus. A título de comparação, Brasília tem 780 casos diários e o Rio de Janeiro tem 52 óbitos diários.

A capital gaúcha tem a menor taxa de infectados na população (0,70%) e uma das menores taxas de óbitos (0,034%).

 Já são 10,3 mil casos e 501 mortes. Curitiba já tem o dobro de infectados em comparação a Porto Alegre (22,9 mil) e Fortaleza tem 6X mais óbitos (3,7 mil).

Paulo Guedes já escolheu os substitutos de Salim Mattar e Paulo Uebel

Caio Mario Paes de Andrad (à esquerda) presidente da estatal Serpro (Serviço de Processamento de Dados), será o novo titular da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Ocupará a vaga deixada por Paulo Uebel.

Diogo Mac Cord de Faria irá para o lugar de Salim Mattar, que também decidiu deixar na terça-feira o cargo  de secretário Especial de Desestatização do Ministério da Economia.

Faria é secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da pasta, área que é subordinada à Secretaria Especial de Competitividade. Ele será, portanto, promovido.

O ministro Paulo Guedes (Economia)  optou por uma solução de mercado com os 2 nomes. Ambos estavam em cargos públicos, mas trabalharam antes na iniciativa privada. Foram convidados pelo próprio Guedes para integrar o governo no ano passado.

CLIQUE AQUI para saber melhor quem são os dois novos secretários nacionais.

Brasil emplaca 105,5 mil mortes por coronavírus. No RS, número de óbitos soma 2,6 mil.

O Brasil acumula em 5 meses o total de 3.221.752 casos de brasileiros infectados por vírus chinês, além de 105.554 óbitos.

2,5 milhões foram curados.

Números do Sul

RS, 11,2 milhões de habitantes, 92.560 casos e 2.589 mortes
SC, 7,5 milhões de habitantes, 115.012 casos e 1.696 mortes
PR, 11,4 milhões de habitantes, 98.559 casos e 2.547 mortes

O leitor poderá encontrar números de todos os Estados, inclusive gráficos, no site dadostransparentes.com.br

Sol e chuva marcarão o dia em Porto Alegre. RS terá um dia de temperatura muito amena

Porto Alegre, 8h30min, 14 graus

A nebulosidade persiste no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Porto Alegre amanhece sob forte neblina pelo terceiro dia seguido

De acordo com a MetSul Meteorologia, a temperatura será mais alta em relação à quinta-feira, o que já se percebe agora, 8h30min, na Capital. .

Em Porto Alegre, o dia será marcado por sol e chuva. Na Capital, a temperatura mínima foi de 13°C e a máxima não passará dos 19°C.

Taxa de ocupação de UTIs continua estabilizada no entorno dos 90% em Porto Alegre

O índice de ocupação de UTIs continua estabilizado em torno dos 90% em Porto Alegre, mas ontem ultrapassou levemente este número, marcando 90,1%.

É o 19o dia seguido.

Até o momento, 5 meses, 342 pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 estavam em tratamento intensivo em hospitais da Capital, 29 das quais apenas com suspeita.

Nesse momento, pelo menos 50,75% das internações em UTIs adulto estavam relacionadas ao coronavírus.São 828 posições existentes na cidade.

CLIQUE AQUI para examinar todos os números e gráficos.

Porto Alegre emplaca 500 mortes por vírus chinês no acumulado de 5 meses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta quinta-feira, que Porto Alegre ultrapassou a marca de 500 óbitos por vírus chinês.

Já são 506 mortes e 10.519 casos confirmados no acumulado de 5 meses.

7.279 foram curados em Porto Alegre.

Eis o avanço de mortes na Capital:

02 de julho - 100 óbitos
18 de julho - 200 óbitos
28 de julho - 300 óbitos
5 de agosto - 400 óbitos
13 de agosto - 500 óbitos

Até Datafolha constata que maioria acha governo de Bolsonaro é ótimo/bom (37%)

O presidente Jair Bolsonaro está com a melhor avaliação desde que começou o seu mandato.

Os dados são do Datafolha de hoje, referem-se ao governo como um todo e os números entre parênteses são da pesquisa anterior do dia 24 de junho):

Ótimo e bom, 37% (32%)
Ruim e péssimo, 34% (44%)
Regular, 37% (23%)

O instituto entrevistou por telefone 2.065 pessoas de 11 a 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/