Governo Dilma diz que vôo da FAB ainda não foi autorizado por falta de notícias do governo da Venezuela

Na quinta-feira da semana passada, o presidente da Assembléia da Venezuela, Deosdado Ceballo, veio a Brasília com avião da FAB da Venezuela e foi autorizado a pousar. 

O governo da presidente Dilma Roussef negou esta noite que tenha repelido pedido do Senado para que um avião da FAB leve missão de senadores brasileiros a Caracas, quinta-feira. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, informou que a restrição é do governo venezuelano, que ainda não respondeu aso governo brasileiro se autoriza o pouso.

O ministro disse que o embaixador brasileiro na Venezuela está apressando uma decisão, o que poderá acontecer  a qualquer momento

Material de leitura - Análise de hoje: Grécia está em alerta vermelho

O material a seguir é do jornal português "O Expresso" desta terça-feira. O editor resolveu disponibilizá-lo para leitura, porque atualiza informações relevantes sobre a iminente falência da Grécia, o que ameaça as economias ao redor do mundo. O título do artigo assinado por Bernardo Serrão é  "Grécia: RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT. RED ALERT"

Leia tudo:

As sirenes de alarme voltaram a soar. E bem alto. O fogo de Atenas está a alastrar. A zona euro está em perigo?

Já perdi a conta ao número de vezes que abri o Expresso Curto com o impasse grego. Mas não há volta a dar. As últimas 24 horas foram dramaticamente noticiosas. Depois do falhanço nas negociações de domingo, as posições estão extremadas. Credores de um lado. Gregos do outro. A questão das pensões (mas também o IVA, o excedente primário e as reformas no mercado de trabalho) continua a ser a pedra no sapato. Mas a Grécia responde que não apresentará novas propostas e insiste na restruturação da dívida. Uma opção que não agrada à Comissão Europeia (sobretudo a pensar na Alemanha). É um verdadeiro jogo do empurra como explicámos no Expresso Diário. Alexis Tsipras veio entretanto atirar mais umas achas para a fogueira. Diz que andam há cinco anos a “pilhar a Grécia” e que a insistência em mais austeridade só pode ter “motivações políticas”. Mas antes foi a própria Comissão que quis falar “on-the-record” pela primeira vez sobre as negociações. E porquê? Para contrariar as “versões deturpadas” que a Grécia vai fazendo chegar aos media. A coisa está a ficar feia. Grexit? Os líderes já falam abertamente na hipótese: François Hollande avisou que o tempo está a acabar. E os países da zona Euro (de acordo com o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, citado pelo Observador) estão a preparar medidas de controlo do movimento de capitais na Grécia. O receio é tal que, como escreve a Bloomberg, a expressão “Grexit” está a atingir recordes de busca no Google. Mario Draghi, o homem forte do Banco Central Europeu, admitiu entretanto que é impossível prever as consequências de um eventual incumprimento. E acrescentou que não pode especular sobre os riscos de contágio porque “estaríamos a entrar em águas desconhecidas”. Na frente interna, o jornal grego Kathemirini conta que Tsipras estará esta manhã num encontro com o grupo parlamentar do Syriza e que antes reúne com os líderes do PASOK, do Potami e da Nova Democracia. Nos mercados, o impasse grego também fez soar as campainhas. Os juros dispararam, as bolsas afundaram. E o petróleo e o euro foram pelo mesmo caminho. O Negócios faz o resumo. Quinta-feira há nova reunião do Eurogrupo, mas com as posições tão afastadas as expectativas para o encontro são poucas ou nenhumas. Faltam duas semanas para o fim do resgate. O relógio não para: tic, tac, tic, tac…

No capítulo da análise, e depois do artigo de ontem do editor do Financial Times: “A Grécia não tem nada a perder ao dizer não aos credores”; deixem-me recomendar-vos o exercício de Gideon Rachaman: “Quatro jogos que os gregos podem estar a jogar”. E ainda, no The Guardian, o texto de Anatole Kaletsky: “A Europa não deve recear a Grécia beligerante”.

O assunto é demasiado sério, mas para descontrair deixo um vídeo de Mário Draghi. Na mesma conferência onde ontem respondeu à eurodeputada Elisa Ferreira sobre a Grécia e os perigos de contágio, Draghi (por incrível que pareça) conseguiu pôr a sala a rir. Depois de ter sido metralhado com várias e longas perguntas do eurodeputado do espanhol Podemos, o líder do BCE respondeu (com ironia): “Portanto, qual é a pergunta?” Risada geral. E o representante do Podemos irritado: “Se quiser posso repetir!”. Draghi preferiu não ouvir a mesma lengalenga outra vez. Veja o vídeo aqui.


E claro não podia esquecer a má geografia da Easy Jet. Ao promover um dos seus novos trajetos, a companhia aérea achou que a ilha de Cefalónia fica algures no norte de Portugal. Não acredita? Então veja aqui. Passos e Portas bem podem insistir que “Portugal não é a Grécia”…

Amcham debate a crise economica brasileira nesta sexta-feira

A Amcham Porto Alegre promove na próxima sexta-feira (19), um “check list” da crise econômica brasileira no encontro “Competitividade 2015”, que reunirá os especialistas Masao Ukon, sócio do Boston Consulting Group - BCG, e Aod Cunha, sócio do BTG Pactual.

O encontro será realizado às 8h30min, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), para convidados e sócios da Amcham Porto Alegre.

Hoje, no TCU, 500 velas acesas para Dilma

Hoje, o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua vão começar a fazer uma vigília,a partir das 18h, em frente ao TCU, em Brasília, para pedir a rejeição das contas criminosas de Dilma Rousseff.

Serão acendidas 500 velas no gramado do tribunal, formando a mensagem "SOS TCU".

Deputados do PSB, PCdoB e PSOL retiram projeto que previa ônibus grátis para presos gaúchos

Defensoria Pública deixou mal os deputados Catarina Paladini, Manuela D'ávila e Pedro Ruas, porque recuou da proposta absurda logo depois de críticas feitas pela mídia. Os deputados, esta manhã, tentaram defender-se, atribuindo a autoria do projeto à Defensoria Pública. 

O projeto de lei que trata do “passe livre” no transporte coletivo rodoviário intermunicipal para apenados(as) do regime semiaberto do Sistema Prisional e demais foi retirado do Departamento Legislativo na tarde desta terça-feira.

O deputado Catarina Paladini, PSB, principal proponente do projeto decidiu retirá-lo após a manifestação da Defensoria Pública do RS de que não tem mais interesse no projeto que haviam sugerido junto à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.

Novo livro de Ferraz será lançado dia 22 no Instituto Ling

Ao lado, convite para o lançamento do livro.



Será dia 22, 19h30min, o lançamento e sessão de autógrafos do mais novo livro do cientista político e ex-reitor da Ufrgs, Francisco Ferraz, intitulado "Brasil - A cultura política de uma democracia mal resolvida.

Sairá tudo no Auditório do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 - Bairro Três Figueiras, Porto Alegre/RS). O local tem apenas 89 lugares, a lotação máxima.

Antes da sessão de autógrafos, Ferraz sustentará diálogo sobre o tema do livro, tendo como interlocutor o ex-secretário gaúcho da Justiça, Fernando Schuller, que agora mora e trabalha em São Paulo. 

Novo buzinaço e ausência de Dilma, amedrontada, marcaram posse de Luiz Fachin no STF

O jurista Luiz Edson Fachin tomou posse nesta terça-feira como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Fachin ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014. 

Dilma, com medo de vaias, não foi à posse do seu afilhado.

Fachin foi indicado depois de enfrentar restrições enormes por suas ligações com o PT. 

Com a chegada de Fachin, a Corte ficará completa, com 11 ministros, pela primeira vez em quase um ano.

Horas antes da posse de Fachin, enquanto convidados chegavam à sede do STF, um buzinaço foi realizado em frente ao Supremo por servidores Poder Judiciário. Eles reivindicavam reajustes salariais e continuaram o barulho durante a cerimônia de posse.

O buzinaço foi semelhante ao realizado no dia em que Fachin teve sua indicação aprovada pelo Senado. A indicação de Fachin foi aprovada por 52 votos a favor e 27 contra. Foi a maior rejeição de um indicado ao STF junto ao Senado entre os atuais ministros.

Fachin é gaúcho, mas construiu sua carreira no Paraná. Formou-se em direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Estado em que atuou como advogado, procurador do Estado do Paraná e professor. Fez mestrado e doutorado pela PUC de São Paulo e até recentemente, atuava como professor titular de direito civil na PUC do Paraná.


Vaccari Neto terá prisão prorrogada e poderá apodrecer na prisão de Curitiba

O Ministério Público Federal pediu renovação da prisão preventiva do bandido petista João Vaccari Neto, ex-tesoureiro nacional do PT, preso em Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato.

O PT teme que Vaccari Neto apodreça na prisão, mesmo sem ser julgado.

O MPF quer que o ex-tesoureiro conte o que sabe, mas que esconde sob o manto da obediência à lei criminosa do silêncio, a Omertá do PT.

Padilha diz que eleições municipais envenenam relações PMDB x PT

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse nesta terça-feria que as eleições municipais de 2016 acirram o embate entre o PT e o PMDB:

- Estamos nos aproximando de uma eleição municipal em que este espaço vem sendo disputado desde já. Todos os partidos querem ter a hegemonia. Qual dos partidos que não buscam ter o poder total? O  PMDB terá candidato próprio a presidente em 2018 e portanto a questão de agora terá que ser tratada de forma "transparente" com o PT, no momento oportuno.

FAB (governo Dilma) nega avião para Senado enviar missão para apoiar oposição na sua luta contra a ditadura da Venezuela

Como não houve resposta oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) após a solicitação da Mesa do Senado.

A FAB obedece ordens do governo Dilma, do PT, que enfrenta de novo o Congresso.

"Esta é a minha percepção. É uma visita do Senado, um poder independente, não há nada fora do script", afirmou Renan Calheiros. 

A comitiva de senadores quer visitar políticos da oposição que estão presos no país, como Leopoldo Lopez (líder do partido Vontade Popular), o ex-prefeito de Caracas, Antonio Ledezma e o ex-prefeito de San Cristobal, Daniel Ceballos.

Os senadores viajarão em avião de carreira, mas a missão, solicitada pelo senador Aécio Neves, terá caráter oficial. 

Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Nova Lei Orgânica da Magistratura: uma indústria de privilégios

A nova Lei da Magistratura (Loman) que está sendo gestada no STF cria tantos privilégios para a categoria que deve ser um caso inédito em todo o mundo. Segundo a imprensa, além do salário pelo teto, o que é muito justo, ela será beneficiada por auxílio-alimentação e auxílio-transporte, cada um de R$ 1.400,00 mensais. Receberá auxílio-creche e auxílio-educação, cada um a R$ 1.400,00 por filho; receberá, ainda, auxílio-mudança, no valor variável entre R$ 28.900,00 e R$ 86.700,00; auxílio-moradia de R$ 5.780,00 e de difícil provimento de R$ 9.600,00; auxílio de plano de saúde para o casal, de R$ 2.800,00; auxílio-capacitação de R$ 2.800,00 a R$ 5.600,00; adicional de formação profissional, de R$ 1.400,00 a R$ 5.700,00; indenização de permanência de R$ 1.400,00 a R$ 7.200,00 e prêmio produtividade de R$ 57.800,00 por ano.

Com tudo isso, também segundo a imprensa, a remuneração de um juiz de primeira instância poderá passar de R$ 60 mil mensais, duas vezes o teto constitucional. Além de tudo, pleiteiam reajustes automáticos, baseados na inflação mais um incremento decorrente da variação do PIB, sem a necessidade de passar pelo Congresso Nacional.

Tudo isso, num País com enormes carências sociais em que a arrecadação, baseada em tributos indiretos, pesa mais sobre os mais pobres, e que não consegue formar um superávit primário para pagar os juros da dívida, que se acumulam ao saldo devedor, criando uma situação insustentável.


E o pior de tudo é que isso se reproduzirá em cadeia pelos estados, que não conseguem pagar o piso do magistério, aplicar o percentual constitucional em saúde e apresentam todas as deficiências possíveis e impossíveis na segurança pública. O Rio Grande do Sul, com um déficit superior a R$ 5 bilhões, que, sem medidas drásticas, se repetirá por vários anos, com todas essas obrigações adicionais, sofrerá inevitável intervenção federal na vã tentativa de cumpri-las.

A CPI da Petrobrás não sabe que Clara Ant é mais importante do que Paulo Okamoto. PT tenta melar CPI.

A mulher ao lado de Dilma é Clara Ant, a eminência parda que cuida do dinheiro do Instituto Lula. 

Hoje, terça, depois das broncas de Lula, os deputados do PT boicotaram a reunião da CPi e tentaram desconvocar Okamoto.


Paulo Okamotto é o braço direito de Lula no Instituto Lula e foi chamado a depor na CPI da Petrobrás, tudo por conta dos resultados da auditoria feita nas contas da empreiteira Camargo Correia, na qual foram constatados pagamentos milionários à entidade. A empreitreira contabilizou despesas com palestras feitas pelo ex-presidente e em função de nebulosos lançamentos intitulados "bônus eleitoral".

Lula ficou muito contrariado e peitou o próprio vice-presidente Michel Temer, porque achou que o PMDB poderia ter evitado a convocação e com isto evitar que resulte chamuscado.

O próprio ex-presidente terá que dpor, dependendo do que disse Okamoto.

O que a CPI não fez ainda foi chamar também Clasra Ant, a petista que segundo o próprio Okamoto (leia entrevista dele sobre isto, a seguir, no link) cuida do dinheiro do Instituto Lula. Ela é a tesoureira da ONG.

Clara Ant é velha ativista do PT, gosta de atuar nas sombras, mas é ligadíssima a Antonio Palocci e a Dilma, conforme se vê na foto.

O editor foi atrás da entrevista de Okamoto para a revista Glamurosa, de Joyce Pascowith, da mesma família de Marcos Pascowith, lobista preso há um mês no âmbito do Lava Jato.

Está tudo no lin k a seguir.


A revista conta que Okamoto aprendeu a correr da polícia cedo. Em 1981, aos  25 anos, ele era fresador de ferramentaria da Inbrac, fabricante de condutores elétricos em Diadema, quando se tornou dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.  Sucedeu a diretoria do ex-presidente Lula, que havia sido cassada pela ditadura por conta das históricas greves de campanha salarial. Foi nessa época que passou a ter contato diário com Lula: organizava piquetes e conta que enfrentou um momento dificílimo quando  ficou na linha de tiro de um empresário que disparou contra os grevistas. Saiu ileso. Por causa dessa militância, Okamotto foi detido algumas vezes por curtos períodos de tempo: “Nunca cheguei a ficar preso. Até porque eu corria bastante. Era muito jovem naquela época.” Descreve a primeira vez em que viu Lula, de quem viria a se tornar devoto, em cores míticas: “Foi em uma madrugada na porta da fábrica da Brastemp. Eu sabia que a gente tinha um dirigente sindical que era um protagonista importante, mas não imaginava encontrá-lo panfletando na porta da fábrica; me chamou a atenção”, lembra. Desde então,  a vida dos dois sempre correu em paralelo. Okamotto foi tesoureiro da campanha presidencial de Lula em 1989, presidente do diretório estadual do PT de São Paulo, diretor-financeiro e depois presidente do Sebrae no governo de seu companheiro Lula. Com o fim do mandato de presidente, Lula confiou a ele a presidência de seu instituto – uma casa de três andares de cor creme e vidros fumê à beira do Parque da Independência, localizada no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Foi lá que Okamotto, 57 anos, em uma sala despretensiosa, recebeu PODER.  Logo no início da conversa, ao ser questionado se ultimamente havia muitos jornalistas que o perturbavam, batucou na mesa como quem esquenta os tamborins para mais uma batalha: “Não. Só os da página policial”.

CLIQUE AQUI para entender o papel dee Clara Ant no Instituto Lula. 

Opinião do editor - Este juiz propõe um assalto inédito aos cofres públicos

Ricardo Lewandowski, Presidente  do STF, enviou minuta da chamada nova Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) aos seus colegas de Corte, uma verdadeira imoralidade.

A proposta reduz o poder do CNJ e, por outro lado, cria uma infinidade de vantagens para os juuízes.
CLIQUE AQUI para examinar a proposta.

Um juiz de primeira instância receberá:

– R$ 31.542,16 de salário a partir de 2015.
Mais:
R$ 1.577,10 a cada cinco anos de magistrat
R$ 1.577,10 de auxílio-transporte, pois não conta com carro oficial;
R$ 1.577,10 de auxílio-alimentação;
R$ 6.308,43 de auxílio-moradia;
R$ 3.154,21 de auxílio-plano de saúde.

TOTAL MENSAL - R$ 45.736,10

Esse valor aumenta com o enquadramento do magistrado em outras situações previstas na legislação.

- Se o magistrado tiver um filho, receberá mais R$ 1.577,10 de auxílio-creche e outros R$ 1.577,10 como auxílio-plano de saúde para o dependente. 
Os rendimentos sobem para R$ 48.890,30
- Se ele tiver um segundo filho, um pouco mais velho e que estude em escola privada, receberá mais R$ 1.577,10 de auxílio-educação. E mais R$ 1.577,10 de auxílio-plano de saúde para este segundo dependente.
Sobem os rendimentos para R$ 52.044,50
- Caso o juiz tenha em seu currículo um curso de pós-graduação, receberá ao fim do mês R$ 53.619,55. Se ele tiver o título de mestre, vamos a R$ 56.773,76. Na hipótese de ter seguido uma extensa carreira acadêmica e, além de pós-graduação, tiver título de doutor, seus rendimentos vão a R$ 61.505,08.
- Na hipótese de acumular alguma função administrativa no foro, o contra-cheque subirá a R$ 72.019,13. Se este juiz julgar mais processos do que recebe no ano, ele receberá dois salários adicionais por ano. Dividindo esse valor por 12 para facilitar nossa conta, os rendimentos do magistrado subiriam mensalmente a R$ 77.276,15.
 - Participando de mutirões de conciliação ou de outras atividades especiais, o juiz receberá a mais, por dia, R$ 1.051,40.
- No caso de um juiz mais antigo, que já tenha chegado ao topo da carreira e que tenha alcançado o tempo necessário para se aposentar, ele receberá mais R$ 1.577,10 por ano se decidir continuar trabalhando.

Além desses valores, há outros benefícios na lista, como ajuda de custo para capacitação ( de R$ 3.154,21 a R$ 6.308,43) , auxílio para o caso de ser designado para localidade de difícil acesso (R$ 10.514,05), auxílio-mudança (de até R$ 94.626,48 em parcela única).

Nessa contas todas é possível ainda incluir a venda de metade dos 60 dias de férias a que têm direito os juízes. Apesar de o Supremo ainda estar julgando se o juiz deve ser indenizado por não usufruir dos 60 dias de férias, a proposta de novo estatuto já estabelece essa possibilidade.

Ministra Kátia Abreu virá segunda para debater Plano Agrícola em Porto Alegre

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu, estará nesta segunda-feira em Porto Alegre para participar de audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS). 

O encontro será às 16h, na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Na ocasião, a ministra irá debater com parlamentares e lideranças do setor o “Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016”, apresentado recentemente pelo governo federal

Governo estuda fatiar e extinguir a Cesa

Há casos na falimentar Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns) ainda piores do que os da CEEE.

O governo estuda seriamente o fatiamento do que puder ser salvo e depois tratar de extinguir a  estatal de armazsenamento, cujas atividades não mais se justificam, até porque acumula prejuízos milionários.

Italianos tentam impedir extradição de Pizzolato

Os senadores italianos Cecilia Guerra e Luigi Manconi fizeram um apelo nesta terça-feira para que o ministro da Justiça, Andrea Orlando, evite a extradição ao Brasil do ex-diretor de Marketing do BB Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão.
"Já foi comprovada que a condição das prisões brasileiras é desumana. As garantias do Brasil não bastam e não devem ser suficientes", disse Manconi, que é presidente da Comissão de Proteção dos Direitos Humanos do Senado italiano.

"Rei da Soja" morre aos 84 anos em São Paulo

O empresário Olacyr de Moraes, 84 anos, morreu nesta madrugada de terça-feira, em São Paulo, vítima de câncer de pâncreas, descoberto no início de 2014.

O empresário ganhou fama e o apelido de 'o rei da soja' por se tornar o maior produtor mundial desse grão, ajudando a elevar o Brasil à posição de um dos maiores produtores agrícolas do planeta. 

Contas da RGE terão "redução" a partir da próxima sexta

A Rio Grande Energia (RGE) terá redução média de 3,76% nas tarifas de energia elétrica a partir da próxima sexta. As novas tarifas foram atualizadas nesta terça pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A conta de luz dos clientes industriais será reduzida em 3,09% e a tarifa residencial, em 4,22%. Os novos porcentuais foram definidos pelo órgão regulador em relação à Revisão Tarifária Extraordinária de março de 2015.

Ex-assessor de Bassegio e dono de oficina depõem na Assembleia Legislativa. Corregedor mal começou oitivas e já pede mais prazo pra apresentar voto;

O ex-assessor de Diógenes Bassegio (PDT), Neuromar Gatto, e o mecânico que teria alterado o hodômetro de veículos prestaram depoimento à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira. Neuromar chegou a pedir interrupção da sessão para buscar documentos de prova. 

Os dois foram ouvidos pelo corregedor, Marlon Santos (PDT), que também estaria envolvido em recolhimento de parte dos salários de cargos de confiança.

O conteúdo dos depoimentos, no entanto, não foi revelado.

O dono da Oficina dos Velocímetros, Vilmar Pereira Chaves, também esteve na sessão de depoimento, mas por breve período. Marlon Santos adiantou que hoje  à tarde fará diligência na oficina e em outro local da Região Metropolitana.


Amanhã, em reunião da Comissão de Ética Parlamentar, o corregedor vai solicitar a prorrogação do prazo para a apresentação do seu voto, uma vez que necessita de mais tempo para oitivas e diligências. 

A sessão foi secreta. 

Joaquim Barbosa critica influência das autoridades nas apurações de corrupção

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse nesta terça-feira, durante palestra em São Paulo, que "autoridades de alto nível do governo deveriam adotar uma postura de total equidistância com relação às apurações" sobre corrupção, em especial à Lava Jato.

Sem citar nomes, Joaquim Barbosa disse que "é evidente que pessoas envolvidas, especialmente aquelas do mundo político, tentam criar obstáculos à ação" de instituições como o Ministério Público, a Justiça e a Polícia Federal.

"Se nota uma certa ambiguidade. O governo deveria se abster completamente disso", disse Barbosa. "As autoridades de alto nível do governo deveriam adotar uma postura de total equidistância em relação às apurações, já que há pessoas do círculo do poder que estão sendo investigadas. Mas acredito que a Justiça dará conta de seu trabalho".

O ex-ministro vê avanços no combate mundial à corrupção, com maior acesso de autoridades a dados ao redor do mundo. Falando sobre a Lava Jato, ele explicou que a divisão da operação em inúmeras fases se dá pelo grande volume de material que imagina estar chegando às mãos da força-tarefa.

Ao comentar a nova lei anticorrupção, o ex-ministro do STF afirmou que o governo "emite sinais contraditórios que lançam dúvidas sobre sua real intenção em combater" a prática. Para exemplificar seu raciocínio, citou a readequação de multas a empresas brasileiras que corrompam agentes fora do País. Segundo o ex-ministro, ao limitar em 5% multas que poderiam chegar a 20% sobre o faturamento, o governo demonstra falta de comprometimento.

Rio Grande do Sul descobre fraudes no queijo e no arroz

Foram anunciadas fraudes nas indústrias do queijo e do arroz produzidos no Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira. Mandados de prisão estão sendo cumpridos. No caso do queijo, as promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor da Capital deflagraram a Operação Queijo Compen$ado 1. 

São cumpridos três mandados de prisão preventiva - dois em Ivoti e um em Três de Maio –, três mandados de medidas alternativas à prisão contra outros dois investigados e seis mandados de busca e apreensão (três em cada município). 

As investigações dão conta que um grupo fabrica queijo com amido de milho, que serve para mascarar a colocação de menos leite do que o exigido pelas normas da indústria, bem como adiciona solutos à matéria prima de má qualidade. A Operação Queijo Compen$ado 1 ainda aponta a compra de leite cru rejeitado pelas indústrias.

Vendas do comércio caem 3,5% em abril, pior resultado para o mês desde 2003

As vendas do comércio varejista caíram 0,4% em abril ante março, informou nesta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o terceiro mês consecutivo de resultado negativo e também a maior queda para o mês desde 2003. 

Há 12 anos, o recuo neste confronto também foi de 0,4%. Em março ante fevereiro, o recuo foi mais intenso, de 1%, conforme dado revisado nesta terça.

Na comparação com abril de 2014, as vendas cederam 3,5%, também a maior queda para o mês de 2003, quando o recuo foi de 3,7%, segundo o órgão. Até abril, o setor acumula queda de 1,5% no ano e avanço de 0,2% nos últimos 12 meses.

Dólar opera em queda; Bovespa sobe mais de 1%

O dólar comercial operava em queda nesta terça-feira. Por volta das 13h30, a moeda norte-americana recuava 0,52%, a R$ 3,111 na venda. 

No mesmo momento, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subia 1,02%, a 53.682,11 pontos.

Agências de turismo protestam contras nova taxa nas vendas de bilhetes via GDS por parte da Lufthansa

A empresa aérea Lufthansa anunciou que a partir de setembro irá cobrar uma nova taxa nas vendas de bilhetes emitidos por agências de viagens via sistemas globais de distribuição (GDS). 

Sobre o caso, foi assinada a seguinte  nota de repúdio do Sindetur-SP - Sindicato das Empresas de 

O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) enviou à Diretoria Geral da Lufthansa uma carta de protesto contra a anunciada criação de uma nova taxa nas vendas de bilhetes emitidos por sistemas globais de distribuição (GDS), a Distribution Cost Charge (DCC), no valor de 16 euros a partir de setembro.“Como representantes de mais de oito mil agências de viagens no Estado de São Paulo, quase um terço do mercado nacional, manifestamos nossa surpresa e protestamos de forma veemente contra a criação do DCC pelo Grupo Lufthansa. A nova taxa muda a estratégia comercial da empresa e pune as agências de viagens, responsáveis pela venda da maioria de suas passagens aéreas no Brasil”, afirma o presidente em exercício do Sindetur-SP, Ilya Michael Hirsch, em carta à diretora geral da empresa alemã no Brasil, Annette Taeuber. O sindicato alerta: “ao privilegiar apenas seus canais próprios de distribuição – ao mesmo tempo em que cobra uma taxa por emissões nos GDS - essa empresa cria um precedente perigoso para a indústria do turismo em todo o mundo. Entendemos que a aplicação da taxa DCC pelo Grupo Lufthansa pune a rede de distribuição formada pelas agências de viagens, configura atitude contra a livre concorrência e uma prática de reserva de mercado, já que oferece condição especial, com exclusividade, por meio das compras efetuadas diretamente nos canais da Lufthansa”.Além disso, “o custo provocado pela taxa da Lufthansa e suas controladas Austrian Airlines, Swiss e Brussels Airlines nas transações comerciais levará os agentes de viagens envolvidos à preferência por outras companhias aéreas parceiras que respeitam de forma harmônica os padrões comerciais internacionais. Rejeitamos, por fim, a hipótese de punir também nossos clientes - passageiros da Lufthansa - com as desvantagens anunciadas agora com a criação desta taxa punitiva pelo Grupo Lufthansa. Se não bastasse a inaceitável concorrência desleal com as agências de viagens e a quebra da harmonia nos padrões comerciais internacionais do agenciamento, a taxa é muito alta: 16% em uma tarifa de 100 euros”, conclui.

Dica de vestimenta de casa - Casa Cor RS abre hoje

Abre hoje a edição deste ano da Casa Cor do RS, na Comendador Rheingantz 903, Porto Alegre. O editor recomenda vivamente.

CLIQUE AQUI para saber endereços, datas, horários, preços e o que ver.

Empresa decididamente inviável, apesar disto CEEE tem empregado que recebe até R$ 80 mil por mês

A Rádio Gaúcha trabalhou em cima de uma lista com nomes e salários de 5.402 servidores da CEEE, entre ativos, inativos e pensionistas. Em maio, receberam acima do teto constitucional: vinte engenheiros, cinco assistentes (entre técnicos e administrativos), quatro técnicos, um economista, um administrador, um analista de sistemas, uma nutricionista e um sociólogo.

Leia a postagem disponibilizadano site da emissora da RB e assinada por Kelly Matos e Mateus Schuch (clique aqui para ler o original):

O maior salário encontrado foi de um engenheiro eletricista da CEEE Geração e Transmissão e que é também diretor da companhia: R$ 80.804,05 – valor referente ao contracheque do mês de maio, quando foram acrescidas férias e adiantamento do 13º salários. Considerado o valor bruto, é 102 vezes o valor de um salário mínimo no Brasil (atualmente em R$ 788). Para mais efeitos de comparação, é 42 vezes o valor do piso nacional dos professores (que até hoje não é pago no Rio Grande do Sul).

O segundo colocado na lista dos supersalários da CEEE é um administrador que atua na CEEE Distribuição: em maio, ele recebeu R$ 68.719,38 (também acrescido de férias e antecipação do 13º salário). Em valor bruto, é mais que o dobro do que recebe a presidente da República no Brasil (R$ 30,9 mil). Ou 87 vezes o valor de um salário mínimo.

A lista dos supersalários inclui ainda uma nutricionista que recebeu como salário bruto R$ 38.241,81. E um sociólogo cujo salário é de 37.762,38.

A folha salarial da CEEE representa um montante de aproximadamente R$ 43 milhões. A média salarial é de R$ 7.993,31.


RANKING DOS 10 MAIORES SALÁRIOS EM MAIO:

 1. ENGENHEIRO – R$ 80.804,05

2. ADMINISTRADOR – R$ 68.719,38

3. ENGENHEIRO ELETRICISTA – R$ 68.611,02

4. ENGENHEIRO QUÍMICO – R$ 66.129,35

5. ENGENHEIRO ELETRICISTA – R$ 64.759,67

6. ENGENHEIRO – R$ 63.523,73

7. ENGENHEIRO ELETRICISTA – R$ 61.660,95

8. ECONOMISTA – R$ 60.045,46

9. ENGENHEIRO – R$ 58.842,97


10. ENGENHEIRO ELETRICISTA – R$ 53.260,90

Artigo, Marcelo Clarck Alves, presidente da ACI de Novo Hamburgo, RS - Começando a cobrar algo mais do que os tributos

Senhor ministro Joaquim Levy, queremos que o Estado brasileiro eleja um novo modelo de gestão pública. Em todas as competências, serviços e nomeações de cargos.

Retirem-se os burocratas criadores de dificuldades e caraminholas.

Que este enorme Estado brasileiro, criador constante de secretarias, sub-secretarias, assessorias, supervisões de toda a ordem, voltadas a lugar nenhum, desapareçam do horizonte daqueles que querem empreender neste país.

Um Estado de tamanho excessivo carece da ficção que a burocracia madrasta encena para o contribuinte, senão, como justificá-la? Precisamos, senhor ministro, de mensagens melhores do que a pretensa falha de sistema para habilitação no FIES - em prejuízo de milhares de estudantes pelo País. Ou da triplicação dos valores públicos dirigidos aos fundos partidários em meio a uma crise para cobrir as despesas do Governo.

Assistimos sua luta pessoal pelo aumento de impostos para o contribuinte e para as empresas, além do ajuste fiscal da administração pública, e perguntamos: o que impede o Governo atual de cortar, com sensatez, a ineficiência do setor público, a má-prestação de serviços ao cidadão e o empreguismo?

Por anos vemos um sistema de arrecadação de tributos competente e moderno funcionando em nosso País. E lamentamos que a mesma competência não seja utilizada no investimento daquilo que a sociedade brasileira mais precisa, a curto, médio e longo prazos: segurança, infraestrutura e educação, para dar alguns exemplos.

Não somos contra a existência de imposto, mas sim contra a ineficiência e a falta de respeito aos interesses da população. Será que a sociedade brasileira não estará ao lado do Governo nestes esforços pela eficiência, ou permaneceremos reféns de pequenos grupos que decidiram que o Brasil é deles? Se o imposto é devido, o benefício tem de retornar.

Insistiremos nas mudanças senhor ministro Levy. Afinal, a sociedade vem cortando na própria carne suas despesas de toda a ordem. É chegada a hora do Governo mostrar não só que respira em suas ações, mas que inspira por suas atitudes!

Marcelo Clark Alves

Presidente da ACI-NH/CB/EV


Artigo, Percival Puggina - Maria do Rosário faz espalhafatosa defesa da criminalidade

A gritaria da deputada Maria do Rosário, que pode ser assistida neste vídeo, impõe alguns comentários. Os adjetivos selecionados pela oradora visam a criar uma dicotomia, onde a perversidade está nos deputados favoráveis à redução da maioridade penal e a bondade nas "organizações sociais" que a ela se opõem. De onde saiu a ideia de que a defesa da sociedade, mediante a privação da liberdade dos criminosos, é um ato mau? A deputada acusa a comissão, também, de estar assumindo uma ideologia de classe que é, por definição, a ideologia dela mesma, como petista e ex-PCdoB. Por isso, fala como se a redução da maioridade penal visasse seleção por classe social. Foi Sua Excelência e não a comissão ou o projeto que quis pautar o assunto como conflito de classe.

 Tomada pela ira, sem pedir licença ao bom senso, afirma que "eles estão tentando aqui é colocar na prisão não os que matam, não os que cometem crimes bárbaros". Enorme esforço retórico para sair da sinuca de um discurso sem pé nem cabeça. Em sua exaltação cotidiana, sempre preocupada com os criminosos e desinteressada de suas vítimas, afirma, também, que o Código Penal não resolve o problema da criminalidade. Mas o Código Penal, deputada, não existe para isso. Ele existe para punir culpados, para reduzir a sedução da vida criminosa e para que o condenado, no dizer deles mesmos, "pague sua conta com a sociedade". O que a senhora deseja, a retificação da vida do criminoso, é uma das tarefa do sistema penitenciário e não do Código Penal. Aliás, para que o sistema (bem preparado para isso) faça o que a senhora pretende é necessário, primeiro, que o bandido seja preso. Precisarei desenhar?

"Cinquenta mil presos a mais" não reduziram a insegurança social? E graças a qual estranho para-efeito isso virou motivo para que se desista de prender bandidos? Entende-se, assim, o motivo pelo qual o governo da deputada jogou a sociedade no atual nível de insegurança, sem vagas nos presídios, sem controle de fronteiras, desarmando os cidadãos de bem e se opondo à redução da maioridade penal, numa sequência de condutas que ofendem o bom senso. Quantos marmanjos de 16 anos merecem, de fato, ser tratados como inimputáveis, irresponsáveis e incapazes? A legislação penal já prevê a inimputabilidade dos que o forem, independentemente da idade! Chega a ser desrespeitoso tratar um marmanjo de 16 anos como se fosse criança, e criança pequena mal educada, incapaz de distinguir o certo do errado. A distorção da atual legislação está, visivelmente, ampliando aquilo que pretende evitar e desprotegendo aqueles que pretende resguardar. Por isso aumenta a criminalidade entre os jovens. E, não por acaso, são eles mesmos, as primeiras e principais vítimas da regra cega que a deputada se esforça em preservar.

Leia mais artigos em www.puggina.org


Crise da Petrobrás afeta TKK Engenharia, que pede recuperação judicial

A TKK Engenharia é a mais recente afetada pela crise na cadeia de fornecedores da Petrobras. Nos últimos meses, a empresa teve diversos contratos cancelados de forma unilateral pela estatal, o que resultou em dívidas superiores a R$ 60 milhões. 

A solução encontrada para manter o negócio vivo foi entrar em processo de recuperação judicial, aprovado nesta segunda-feira, dia 15 de junho.


Câmbio ainda não elevou competitividade das empresas brasileiras

A reportagem a seguir é assinada pelas jornalistas Flavia Lima e Tainara Machado, do jornal Valor. O editor disponibiliza o texto completo

Leia tudo:

A desvalorização da taxa de câmbio, de quase 40% no último ano, ainda não foi suficiente para tornar competitivos os produtos que podem ser trocados com o exterior, como bens industrializados, e alterar a relação desses bens com aqueles que não podem ser trocados - os serviços - que seguem bastante pressionados. O impasse ocorre porque embora o dólar tenha se valorizado com relação ao real, o fenômeno também se deu com relação a outras moedas, algo que deve tornar mais difícil a tarefa de reduzir o déficit em conta corrente e dar maior competitividade para os exportadores brasileiros. Dentro do próprio governo, entre ministros da área econômica, há esta percepção.

Ainda que a taxa de câmbio tenha mostrado desvalorização nominal relevante - de R$ 1,56 em 2011 para algo em torno de R$ 3,10 neste ano - não houve melhora dos preços relativos porque o dólar também se valorizou contra outras moedas e a elevada inflação brasileira corroeu parte dos ganhos de competitividade que poderiam ter sido auferidos, diz Alberto Ramos, diretor de pesquisa econômica para América Latina do Goldman Sachs. Para ele, o câmbio teria que caminhar para algo ao redor de R$ 3,60 para facilitar o ajuste macroeconômico. Com um dólar mais próximo de R$ 3,60, diz Ramos, o Brasil ficaria mais "barato", o que aumentaria a competitividade dos produtos domésticos no exterior. Ao mesmo tempo, diz, o governo tem que perseguir um ajuste fiscal estrutural, que contenha a demanda interna e contribua para desaceleração da inflação de serviços.

A razão entre bens comercializáveis e não comercializáveis é, na verdade, uma medida de câmbio real, diz Cristiano Oliveira, economista-chefe do Banco Fibra, e o câmbio real "mexeu pouco". "É por isso que o déficit em conta corrente só vai ser ajustado quando o câmbio real for ajustado", diz ele. Considerado elevado, o déficit em conta corrente subiu de 4,47% do PIB em doze meses até dezembro para 4,53% em igual período até abril, totalizando US$ 100,2 bilhões. A depender justamente desse ajuste, avaliam especialistas, é possível que seja difícil até mesmo atingir a modesta expectativa do Banco Central, de reduzir o déficit para US$ 84 bilhões (4,4% do PIB) no fim de 2015.

Cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV) indicam que, no último ano, a relação entre os preços de bens que podem ser comercializados com o exterior, como eletrodomésticos, e itens que não são comercializáveis, essencialmente serviços, não se alterou. O índice, que usa como referência o ano de 1995, caiu de 83,99 para 82,37, comparando meses de maio. Em outros momentos, essa reação dos preços à desvalorização do câmbio foi bem mais rápida. Entre 2002 e 2003, por exemplo, quando também houve desvalorização do real, a relação saiu de 95,35 em maio de 2002 para 104,66 um ano depois, o que contribuiu para recuperação do setor externo.

Marcel Balassiano, do Ibre-FGV, concorda que o câmbio ainda está levemente valorizado, apesar de ter superado R$ 3, o que dificulta o ajuste. "A desvalorização cambial precisaria ser maior para modificar esses preços relativos e ajudar a reduzir a vulnerabilidade externa", diz Balassiano. Um ponto fundamental, diz, é reduzir a inflação de serviços, que representa cerca de 35% do IPCA e está há mais de quatro anos acima de 8%.

Oliveira, do Fibra, ressalta que os preços dos não comercializáveis - basicamente serviços - têm uma relação grande com a atividade econômica e, dada a sua fraqueza, o efeito sobre os serviços deve acontecer nos próximos dois anos. "Não estou dizendo que a defasagem é de um ano, mas ela é longa, provavelmente entre dois e três trimestres", diz Oliveira. A equipe do Fibra vê desaceleração da inflação de serviços, embora lentamente. De 8,3% em 2014 deve cair para algo próximo de 7,8% neste ano. Em 2016, cai mais uma vez, para 6,3%, ficando em 5,5% em 2017.

Em outras ocasiões, o ajuste de preços relativos também ocorreu com defasagem, de cerca de quase um ano após a desvalorização do real, lembra Luis Afonso Fernandes Lima, economista-chefe da Mapfre Investimentos. A diferença neste ano, diz ele, é que os efeitos parecem estar mais espalhados. "Talvez a gente não tenha um pico como em outros episódios, mas um morro", diz. "Mas dado o desequilíbrio do balanço de pagamentos não dá para ficar tanto tempo longe do equilíbrio da taxa de câmbio".

Antonio Corrêa de Lacerda, professor-doutor da PUC-SP, diz que a velocidade baixa do ajuste se deve, primeiro, a uma realidade. "Grande parte dos comercializáveis que teria espaço maior, em tese, para sofrer reajuste diante da desvalorização do real, encontra a economia e a renda numa fase deprimida, o que acaba limitando espaço para repasses", diz ele. Outra hipótese, afirma, é que a economia desacelerou rápido e de forma intensa, as empresas foram pegas com estoques altos e com formação de preço com base em um câmbio menos desvalorizado.

Os dados do IBGE mostram que, de fato, houve dificuldade para repassar a desvalorização cambial para o consumidor. Nos últimos doze meses, a inflação de bens comercializáveis cedeu de 6,7% para 5,7%. Os preços dos bens não comercializáveis porém, aceleraram, de 7,4% para 7,8%, considerando os meses de maio de 2014 e de 2015.

Para Fernando Rocha, economista da JGP Gestão de Recursos, os ajustes monetário e fiscal vão levar a inflação de serviços para baixo, mas isso não quer dizer que o ajuste de preços relativos vai ocorrer. O reequilíbrio exigiria que a inflação de serviços fosse menor do que a de bens comercializáveis, o que ainda parece distante. "Vamos caminhar para uma situação em que o BC consegue reduzir a inflação, mas o ajuste de preços relativos fica incompleto. Em algum momento, o câmbio vai precisar desvalorizar mais", diz.

Ramos, do Goldman Sachs, diz que o ajuste vai ocorrer, ainda que lentamente. A questão é que um real mais fraco reduziria o custo do ajuste em termos de emprego, por exemplo, e não seria permanente. Com maior solidez dos fundamentos macroeconômicos, o Banco Central poderia em algum momento futuro reduzir juros, provocando certa valorização da taxa de câmbio para algo mais em linha com o ponto de equilíbrio, em torno de R$ 3,3. "Mas o Banco Central só vai poder cortar juros quando substituir essa âncora pela âncora fiscal", diz Ramos.



Projeto que concede passe-livre para apenados e familiares é da Defensoria Pública do RS

A respeito do projeto que cria o passe livre para presos do regime semi-aberto e seus familiares, o deputado Catarina Paladini, PSB, mandou a explicação a seguir, que vai publicada na íntegra:

Bom dia. Gostaria de esclarecer mais uma falsa polêmica criada, mais uma vez, por um setor da imprensa. O projeto que apresentei na Assembleia junto com outros parlamentares que trata do "passe livre" no transporte coletivo rodoviário intermunicipal para apenados(as) do Regime semiaberto de nosso Sistema Prisional é uma solicitação da Defensoria Pública feita à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia. O documento está à disposição de todos. Como presidente desta Comissão, cabe a mim encaminhar a pauta para o Parlamento gaúcho fazer o debate e decidir. Não cabe a mim decidir, sozinho e de forma unilateral, o mérito do projeto. Portanto, qualquer juízo de valor que seja feito antes disso, é prematuro. Disse isso na entrevista que concedi ontem, porém, isso foi omitido do texto veiculado na imprensa.
Não entrem no falso entendimento de que a Comissão de Direitos Humanos defende bandido. Isso é absurdo. Nós defendemos direitos humanos e cidadania. Para todos. Porque, afinal, perante à lei, somos todos iguais.
E atentem para dois projetos que estão prontos e serão apresentados hoje por meu mandato: o primeiro regulamenta o adicional do trabalho noturno por parte dos Servidores da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, integrantes do Quadros dos Servidores Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias, bem como por parte dos Policiais Civis; e o segundo que amplia a competência da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo na mesma a defesa de Policiais Militares, Policiais Civis e Agentes Penitenciários quando se verem processar criminalmente em razão do exercício de suas atribuições funcionais.


Aos que criam falsas polêmicas eu sugiro, respeitosamente, que aprofundem a apuração dos fatos.


Consultoria do petista Palocci faturou R$ 34,9 milhões em apenas quatro anos

A empresa de consultoria do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci faturou R$ 34,9 milhões entre 2007 e 2010, época em que era deputado federal.

O sucesso é inédito na área.

Os números foram vazados pelo Ministério Público Federal, que passou a investigar a origem dos contratos da consultoria, já que desconfia com razão de que tudo se deve a tráfico de influência. 

Antonio Palocci disse que, em nenhum caso houve interferência ou confusão com sua atuação parlamentar, o que é controverso.

O ex-ministro de Lula e de Dilma é investigado na Lava Jato após denúncia de que tenha pedido R$ 2 milhões ao delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, para a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010 (leia mais, abaixo). 

Vendas no varejo surpreendem e caem 0,4%

Queda foi registrada em abril ante março. As vendas também registraram queda de 3,5% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Governo algum antes de Dilma conseguiu parar a GM no Brasil

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, RS, Valdir Ascari, disse ainda há pouco ao editor que não se lembra de crise tão dramática quanto a que enfrenta neste momento a indústria automobilística e seus trabalhadores neste governo Dilma Roussef, mas a verdade é que só Luiz Inácio Lula da Silva, quando nem era presidente, havia conseguido antes este prodígio. No tempo em que era sindicalista e o Brasil crescia a taxas com as quais o governo petista não pode nem sonhar, ele parou toda a General Motors do Brasil. 

Governo algum, fora Dilma, conseguiu parar a GM, a segunda maior montadora do País. 

Este governo é um desastre inédito na histçória do Brasil. 

leia esta análise que faz hoje sobre o assunto o jornalista Reinaldo Azevedo:

Isto mesmo: o governo Dilma, assim, iguala o seu feito ao do então sindicalista: paralisar toda a produção de uma montadora. No fim da década de 70, Lula se limitava a cobrar melhores condições de vida para os trabalhadores. No início da década de 80 — e o PT foi criado em 1981 —, as greves já faziam parte de uma estratégia de tomada de poder.

E eles tomaram. No 13º ano de governo, para corrigir a soma de besteiras feitas nos 12 anteriores, o país tem de mergulhar na recessão, com doses cavalares de juros, e a produção despenca. O emprego, naturalmente, vai junto.

Nesta segunda, as linhas de montagem de São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS) da GM colocaram 6.200 metalúrgicos em férias coletivas. Os 5.500 da sede da empresa, em São Caetano, no ABC paulista, já estavam parados desde o dia 11. E nada indica que a situação vai melhorar. Os especialistas são unânimes em afirmar que os efeitos da recessão ainda não chegaram com toda força ao mercado de trabalho.

A economia brasileira caminha para uma séria encalacrada. A dificuldade que tem o governo para emplacar seu ajuste fiscal passa a impressão de que, sei lá, Joaquim Levy está sendo draconiano. O pior é que não está. Para equilibrar as contas, o superávit primário teria de ser muito maior. O resumo de um especialista como Celso Pastore, em entrevista à Folha, é o seguinte: a retomada do crescimento será muito mais lenta do que se imagina.

Mais uma vez, o mercado voltou a elevar a expectativa de inflação para este ano: 8,79%. O grupo que mais pressiona a taxa é o de alimentos, o que vai bater diretamente no bolso dos mais pobres: há cinco meses, ele sobe pelo menos dois pontos acima da renda nominal dos trabalhadores: no acumulado dos últimos 12 meses, ficou em 8,19%, contra uma evolução nominal da renda de 6,28%.

A política recessiva tem um efeito paralisante sobre o consumo, que era a âncora da festa petista. Segundo o Banco Central, o nível de endividamento das famílias é o mais alto em dez anos.

Qual é a alternativa? Pois é… Na entrevista que concedeu a Jô Soares, que foi ao ar na sexta-feira, a presidente Dilma falou de um país no qual, certamente, boa parte dos brasileiros gostaria de viver. Mas que só existe, hoje, no discurso e na imaginação dos petistas.

André Torretta, presidente da consultoria A Ponte Estratégia, especializada na classe C, informa ao Estadão que a água, luz e supermercado agora abocanham uma parcela bem maior da renda desse grupo. Por isso, a nova classe média vem cortando supérfluos: iogurte, bolacha recheada, hambúrguer na praça de alimentação e cinema aos fins de semana. O carro, conquistado em suaves prestações, não raramente fica na garagem por causa do combustível caro. A intenção de consumo das famílias está no menor nível em cinco anos.

O que impressiona, meus caros, é que nada disso se fez da noite para o dia. Os prudentes advertiam para a insustentabilidade do modelo petista desde o segundo mandato do governo Lula. Os visionários vislumbravam os pés de barro do arranjo desde o primeiro. Mas a soma de delírio de poder, má-fé e ideologia rombuda impediu que se fizesse a coisa certa.

Agora o que temos é isso aí. E a alternativa pode ser pior. Se o mercado perceber que o governo afrouxa no ajuste — e a pressão do desemprego pode levar a esse afrouxamento —, o país corre o risco de perder o grau de investimento. E, aí sim, a gente vai ver o que é dificuldade.


No início de sua carreira política, Lula parou a GM. No fim de sua carreira política, o modelo lulista… parou a GM. Antes, ele queria o poder; agora ele é o poder.

GM paralisa toda a produção de veículos no Brasil. Em Gravataí, com sistemistas, pararam 10 mil trabalhadores.

A GM não parou apenas em Gravataí, porque eerca de 16.200 metalúrgicos foram colocados em férias coletivas nesta segunda nas fábricas de Gravataí, São Caetano e São José dos Campos. No RS, os estoques da fábrica cobrem dois meses de vendas, mas nas revendas os estoques somam outros dois meses de vendas. 

Os números não incluem os sistemistas, que somam outros 12 mil trabalhadores. No RS, todos os 17 sistemistas pararam

Em Gravataí, além dos 4.500 empregados da GM, pararam 5.500 trabalhadores dos sistemistas. 

PF abriu inquérito contra Palocci, ex-ministro de Lula e de Dilma, tudo no âmbito do Petrolão.

PF abre inquérito contra Palocci na Lava JatoInvestigação para apurar envolvimento do ex-ministro no petrolão era mantida em sigilo – suspeita é que ele tenha arrecadado R$ 2 mi para campanha de Dilma em 2010

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a participação do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (PT) no escândalo do petrolão, esquema bilionário de fraude em contratos e pagamento de propina envolvendo a Petrobras. A decisão de instaurar o inquérito policial foi tomada em maio, mas, por decisão do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), o caso ainda era mantido sob sigilo.

Em março, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que fossem enviadas para a 1ª instância as suspeitas de que o ex-ministro Antonio Palocci, homem forte dos governos Lula e Dilma Rousseff, arrecadou propina para a campanha presidencial de 2010. Por não ter direito a foro privilegiado, o caso de Palocci, a exemplo do que já ocorre com o ex-ministro mensaleiro José Dirceu e com os ex-deputados André Vargas (ex-PT), Luiz Argôlo e Pedro Corrêa, vai tramitar em Curitiba.

Em acordo de delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que, em 2010, o doleiro Alberto Youssef intermediou, em nome de Palocci, propina de 2 milhões de reais para a campanha de Dilma. Os valores deveriam ser retirados da propina de 2% cobrada pelo Partido Progressista (PP) em contratos com a Petrobras. "No ano de 2010, [Paulo Roberto] acredita que quando Antonio Palocci já não ocupava nenhum cargo no governo federal, recebeu uma solicitação, por meio de Alberto Youssef, para que fossem liberados 2 milhões de reais do caixa do PP, para a campanha presidencial de Dilma Rousseff", diz trecho da delação do ex-diretor da petroleira.

"O declarante autorizou referida entrega, sendo que Youssef operacionalizou o pagamento e confirmou ao declarante posteriormente", afirmou Costa ao Ministério Público. O doleiro Alberto Youssef, porém, contestou oficialmente a versão.
Apesar de citada na delação do ex-diretor da Petrobras, a presidente Dilma Rousseff não é investigada nos processos relacionados ao petrolão. A decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de não listar a presidente entre as autoridades que poderiam ter a conduta apurada está determinada na Constituição - mas não significa que a petista não possa ser responsabilizada no futuro.


Na investigação da Operação Lava Jato, as citações que envolvem Dilma remetem à época em que ela era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. E o parágrafo 4º do artigo 86 da Constituição proíbe que um presidente da República seja responsabilizado, no exercício do mandato, por atos que não dizem respeito ao exercício de suas funções. Por essa lógica, como suspeitas de irregularidades em arrecadação da campanha eleitoral, por exemplo, ocorreram antes do primeiro mandato de Dilma à frente do Palácio do Planalto, o procurador-geral não poderia agora apresentar pedido de investigação contra ela.

Fachin toma posse hoje no STF

Indicado por Dilma, Fachin toma posse no STF nesta terça-feira. Luiz Fachin é gaúcho, mas fez carreira profissional no Paraná. 

Manhã começou com muito frio no RS. Bom Jesus registrou -3,4 graus.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a temperatura mínima desta terça-feira no RS ocorreu em Bom Jesus, na região dos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros marcaram -3,4°C. 

Pelo menos dez cidades tiveram mínimas negativas conforme a MetSul.

No amanhecer, as marcas ficaram em torno de 0°C em boa parte do Estado. À tarde, a temperatura se eleva e pode ficar mais quente do que nessa segunda-feira. No entanto, as máximas não devem passar dos 15°C. Em Porto Alegre, a mínima chegou a 4°C e a máxima deve ficar em 18°C.


Durante a noite, a temperatura cai a 5°C antes da meia-noite, segundo a MetSul. O amanhecer de quarta-feira deve ser gelado, mas com mínimas

Servidores do Judiciário do RS decidirão sobre greve no dia 19

Os servidores do Judiciário do RS realizarão assembléia no dia 19 para decidir se entram em greve.

Yeda critica Marchezan Júnior pelo uso do tapetão na eleição do diretório gaúcho do PSDB

A ex-governadora Yeda Crusius passou a usar as redes sociais para criticar a intervenção da executiva nacional nasa eleiçõdes para o novo diretório estadual do RS.

"Partido democrático discute, não usa tapetão", escreveu Yeda, referindo-se aos pedidos feitos pelo deputado Marchezan Júnior, que levou a direção nacional a impugnar 102 dos 298 delegados, todos dos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias, Dom Pedrito e São Leopoldo.

As impugnações de Santa Maria e São Leopoldo foram levantadas em juízo pelo deputdo Jorge Pozzobom e pelo advogado Décio Itiberê. Hoje, Itiberê protocolará pedidos de antecipação de tutela para os demais municípios, inclusive Porto Alegre.

Até o dia 30 a Comissão de Ética terá que dar o voto final sobre a cassação do deputado Basségio

Se tudo acontecer como manda o Regimento Interno, o deputado Marlon Santos, PDT, terá que apresentar até o dia 30 o seu voto sobre a situação do deputado Diógenes Bassegio, também PDT, acuxsado pela prática de extorsão de salários de CCs do seu gabinete.

O presidente da Assembléia, Edson Brum, disse ao editor que os prazos serão respeitados e são céleres. Ele pretende submeter o relatório da Comissão de Ética ao plenário da Assembléia.

Esta manhã está sendo ouvido o ex-chefe de Gabinete do dr. Bassegio,Neuromar Gatto, delator do esquema de extorsão, que envolvia também o uso de diárias e quilometragens frias, tudo para obter pagamentos indevidos por parte da Assembléia.

O depoimento ocorre a portas fechadas na Comissão de Ética.

Dr. Basségio deverá falar no dia 23.

Assembléia do RS promoverá no dia 8 de julho o seu Fórum de Infraestrutura

A Assembléia do RS rfealizará no dia 8 de julho um novo Fórum, desta vez sobre infraestrutura, analisando os grandes temas ligados à ferrovias, rodovias, aeroportos e portos.

Foi o que informou esta manhã ao editor o presidente Edson Brum.

O editor tomou café da manhã com Edson Brum e seu chefe da área de comunicação social, Mário Petek, no Hotel Radison, Porto Alegre. Foi convite do editor.

Roberto Jefferson disse hoje, Rádio Gaúcha, que avisou Lula por duas vezes sobre o Mensalão

Mais falante do que nunca, o ex-deputado Roberto Jefferson, PTB, disse esta manhã na Rádio Gaúcha, RBS, que Lula sabia tudo sobre o Mensalão, sim, mas que não fez nada para evitá-lo.
O que ele disse:

- Avisei o presidente Lula em fevereiro e em março de 2004, antes do estouro do escândalo.

Embora preso, porém em regime semi-aberto, o ex-deputado trabalhista disse que na época achava que Lula não sabia de nada e que o Mensalão tinha sido articulado pelas costas do ex-presidente, tudo por conta da trama que reuniu Zé Dirceu, Delúbio Soares, Silvio Pereira e Zé Genoíno.

Foi compra mensal de apoio parlamentar e partidário, mas do qual não teria participado o PTB, que recebeu dinheiro, sim, mas por acertos de pagasmentos de campanhas eleitorais por parte do PT, o que era prática comum na época.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/