Câmara aprova eleições para 15 de novembro. PEC será promulgada amanhã.

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira, em primeiro e segundo turno, o adiamento das eleições municipais de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro devido à pandemia de coronavírus. As datas previstas anteriormente eram 4 e 25 de outubro. O texto-base foi aprovado no plenário por 402 votos a 90. Neste momento, os destaques estão sendo votados.

Como é uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o texto será imediatamente promulgado e entra em vigor, sem necessidade de sanção pelo presidente Jair Bolsonaro.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que a promulgação será feita às 10h de quinta-feira.

Entrevista, Luís Carlos Busato, prefeito de Canoas, RS - Só temos sedativos para dois dias nas UTIs. Se não chegar o medicamento, vai morrer gente.

ENTREVISTA
Luís Carlos Busato, prefeito de Canoas, RS

A Associação de Prefeitos da Grande Porto Alegre apelou ao governador e ao presidente para entregarem, imediatamente, sedativos para pacientes que são entubados nas UTIs. É isto mesmo ?
Sim. Aqui em Canoas, só temos sedativos para mais dois dias. Sem o medicamento, não é possível entubar ninguém e vai morrer gente.

E por que os prefeitos não compram ?
Onde ? O governo federal centralizou as compras e os laboratórios só podem fornecer para ele. Isto foi feito para evitar especulação. O governo federal repassa para as secretarias estaduais da Saúde.

O que diz o governo gaúcho ?
Está com promessa de recebimento para qualquer momento.

E ?
Mas não chega nada.

O que é possível fazer ? O deputado Giovani Cherini, coordenador da bancada federal gaúcha, disse-me há pouco que esteve hoje no ministério da Saúde, falou na falta de sedativos e foi informado de que será aberta licitação a qualquer momento.
Estou pressionando tanto quanto posso, mas além disto falo com tudo que é prefeito, tentando conseguir algum lote para aguentar mais alguns dias. Não dá para esperar por licitação numa hora como estas.

Como anda o índice de ocupação das UTIs de Canoas ?
Fica balançando em torno dos 90%. É dramático.

Vocês não tinham montado hospitais de campanha ?
Montamos e funcionam. Eram 4, mas um deles teve tudo removido para 200 novos leitos que abrimos no Hospital Universitário e que, claro, não existiam. Outro é para alojamento, mas dois estão funcionando a pleno e se não fosse isto, teríamos problemas muito, mas muito sérios.

Recomendado - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Veja, agora, on line, talk do Hospital Moinhos de Vento, sobre "caminhos políticos para a superação"

Este webinar é do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Participam Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania; Pedro Westphalen, Deputado Federal: Mohamed Parrini, CEO do Moinhos de Vento; Soraia Hanna, sócia-diretora da Critério, jornalista.

 

Recomendado - A partir deste momento tem tele-entrega ou take away no Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre. Faça, agora, seu pedido.

Por força do decreto que estabeleceu lockdown para os restaurantes e bares de Porto Alegre, permitindo apenas delivery e take away, Bier Markt Vom Fass investe unicamente neste tipo de serviço, a partir das 18h de hoje. É a alternativa da sobrevivência na Capital do RS. Contamos com o apoio dos clientes e amigos. Faça sua encomenda.

Hoje tem promoção especial, conforme card ao lado.

CLIQUE AQUI para examinar o aplicativo que criamos e que você pode baixar agora mesmo, examinando o cardápio de comidas e cervejas artesanais. Faça a encomenda por ali mesmo ou use nossos celulares. Vale tele-entrega ou retirada aqui mesmo: rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

ACI faz webinar sobre saúde e assume liderança empresarial na busca por opções práticas e imediatas para combater a pandemia

Será depois de amanhã a webinar da ACI de Novo Hamburgo que discutirá os modelos comprovados de sucesso no combate ao Covid.

A ACI de Novo Hamburgo, região metropolitana da Grande Porto Alegre, tem assumido a liderança entre as entidades empresariais gaúchas que mais exigem medidas práticas das autoridades públicas, como aquisição de medicamentos, distribuição de kits de remédios para prevenção, compra de respiradores para ampliação de posições de UTIs e recursos financeiros para ampliar os serviços de saúde pública.

Nesta sexta-feira, falará Márcia Breton Ilha, Alla Dolganova e Luiz Aneron Pinto da Silva.

Será as 19h.

Acompanhe tudo pelo You Tube (vena endereço no card acima).


Este gráfico mostra de que modo o número de infectados disparou em Gramado, RS

Este gráfico é que alarmou o prefeito Fedoca Bertolucci, Gramado, RS, porque ele demonstra que a partir do dia 23, duas semanas depois da reabertura plena das atividades humanas e econômicas, mas sobretudo após a vinda de milhares de turistas e visitantes, com ênfase para Porto Alegre.

A curva dos gráficos de casos positivos cumpre uma trajetória meteórica e incontrolável e que já dura uma semana, com viés de maior alta.

Os dados ali registrados deixam claro que as autoridades municipais e estaduais terão que impor graves restrições às atividades econômicas e humanas, o que significa que Gramado voltará à bandeira vermelha e poderá até mesmo partir para o lockdown previsto na bandeira preta.

Prefeitos da Grande Porto Alegre querem que o governo Leite mande medicamentos para suas UTIs

As associações dos prefeitos dos municípios da Região Metropolitana (GRANPAL) e do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) querem que o governador Eduardo Leite trate de enviar-lhes medicamentos para combater o vírus chinês.

Os prefeitos reuniram-se ontem.

Faltam insumos nas UTIs dos municípios da região metropolitano e pacientes sofrem sem remédios para sedação.

O que disseram as presidentes da Granpal e da Amvar em ofício ao governador:

- É uma situação muito preocupante, sobretudo nesse momento em que há um avanço do coronavírus no Estado e aumento de internações em leitos de UTI exclusivos para a doença.

Dilma Roussef já apoia até greve de motoboys

Com tempo ocioso demais e idéias de menos, a presidente deposta Dilma Roussef resolveu tirar nota para apoiar a greve dos motoboys que atendem Uber e McDonald's.

Dilma Roussef não aprendeu nada e nem esqueceu nada.

Governador comunista do Maranhão "assombra-se" ao "saber" que o FBI colaborou com a Lava Jato

O governador comunista do Maranhão, Flávio Dino, está furioso com o FBI.

Ele descobriu que o FBI estava em conexão com a Lava Jato.

Trata-se de um segredo de polichinelo.

A "bombástica" revelação foi feita hoje pelo site sujo The Intercept, que da mesma forma que o líder comunista, tenta desqualificar os crimes cometidos pelo líder brasileiro das esquerdas, o ex-presidiário Lula da Silva.

Uma tarefa quem nem Hércules cumpriria, mesmo nos seus melhores tempos.

Artigo, Astor Wartchow - Curriculum Vite Brasiliensis

- O autor é advogado no RS.

Escândalos. E mais escândalos. É como buffet, é só escolher o prato do dia. Pode ser "rachadinha", auxílio emergencial, respiradores, e, vejam só, até currículo pessoal.

Mesmo de menor valor ou conseqüência social, delitos comportamentais não deixam de traduzir uma índole suspeita. Faz tempo, estamos a merecer um apurado estudo de caráter sociológico/psicológico, de modo a esclarecer e complementar teorias sobre o caráter do povo, sobre a natureza (a)ética do brasileiro.

Parênteses histórico. Ensinamentos do mestre Raimundo Faoro (1925-2003), em sua obra clássica, Os Donos do Poder. À época da colonização portuguesa, relembrando, há registros sobre o desembarque de nobres, funcionários públicos, soldados e criminosos. Quase todos solteiros e interessados em grana fácil.

À administração colonial e ao aparelhamento burocrático-estatal é atribuído a responsabilidade pelo nosso subdesenvolvimento. A sociedade de então se adaptou a esta estrutura. Consequentemente, o fruto dessa deformação e adaptação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Pfizer diz que já tem vacina contra vírus chinês, mas produção em massa só sairá no final do ano

A novidade foi divulgada no site Medrxiv, principal distribuidor de descobertas científicas que ainda não foram revisadas por pares. Os resultados ainda não foram publicados em um jornal científico.

A Pfizer confirmou, hoje, estudo randômico e testado em 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo para curar pacientes infectados com vírus chinês.

Os pesquisadores não consideraram os efeitos colaterais sérios e não resultaram em hospitalizações.

A vacina foi capaz de gerar anticorpos contra a doença e alguns deles neutralizaram o vírus, o que pode significar que é capaz de parar o funcionamento dele, mas ainda não se sabe se esse nível mais alto de anticorpos é realmente capaz de gerar imunidade à doença. A Pfizer irá conduzir novos estudos em breve para provar que quem tomou a vacina é 50% menos vulnerável ao vírus.

As próximas fases do teste também serão focadas nos Estados Unidos. Se tudo der certo, a expectativa da companhia é produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final deste ano e mais 1,2 bilhão até o final de 2021.

Artigo, Renato Sant'Ana - A omissão nossa de cada dia

Ainda são muitos os que têm uma atitude perante a vida que pode ser traduzida assim: "Alguém tem que fazer alguma coisa!"
 
 "Alguém"? Mas, por que não "eu"? Por que não "nós"? Por que não "todos"?
         
Que uma criança abra o berreiro quando não tem suas necessidades satisfeitas é de todo plausível: ela ainda não tem autonomia para bastar-se a si mesma.
         
Agora, que adultos só reclamem e não tenham iniciativa, sem se perguntar "O que posso eu fazer para ajudar a que as coisas mudem", ficando naquelas de "já sou do bem", é, no mínimo, debilidade moral.
         
Há pelo menos cinco anos, circula apócrifo o texto abaixo transcrito. Mas nunca foi tão oportuno como nestes dias em que, além doutras agressões a valores da democracia, há brasileiros sendo presos por suas manifestações políticas, ao passo que uns quantos aplaudem o arbítrio.
         
"Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados", diz Edmund Burke. E é o lema desta coluna.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Veja Michele Bolsonaro devolvendo ao dono o cachorro que apareceu no Alvorada

Luiz Noronha assume presidência do BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE fez a transmissão do cargo de presidente da instituição para o diretor representante do Rio Grande do Sul, Luiz Corrêa Noronha, na manhã desta quarta-feira, em reunião virtual da Diretoria. Por indicação do governador Eduardo Leite, Noronha acumulará a presidência do banco com a direção de Planejamento até que sejam concluídos os trâmites legais da nomeação de Leany Lemos para a nova gestão.

A diretoria atual:

Diretor-Presidente e Diretor de Planejamento - Luiz Corrêa Noronha (RS)
Vice-Presidente e Diretor de Operações  - Wilson Bley Lipski (PR)
Diretor Financeiro - Marcelo Haendchen Dutra (SC)
Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos - Vladimir Arthur Fey (SC)
Diretor Administrativo - Luiz Carlos Borges da Silveira (PR)

Prefeito de Passo Fundo recua e resolve comprar doses maciças de hidroxicloroquina

O prefeito culpa o governador Eduardo Leite e o presidente Bolsonaro pela falta de cloroquina em Passo Fundo.

O prefeito Luciano Azevedo, Passo Fundo, 203 mil habitantes, RS, abriu licitação para comprar, amanhã, 15 mil doses de hidroxicloroquina para tratar doentes por vírus chinês.

Passo Fundo é o município com maior número de mortos acumulados até agora, perdendo apenas para Porto Alegre.

São 1.775 casos e 44 mortos até agora (Porto Alegre registra 2.484 casos e 84 mortes).

Até o momento, a informação que este editor passou aos seus leitores e que são públicas em Passo Fundo, é de que a secretaria municipal da Saúde tinha proibido o uso da hidroxicloroquina, preferindo priorizar o uso de chá de guaco e dipirona.

Este prefeito de Campo Belo, Minas, não quis saber de conversa. Ele resolveu distribuir kits com cloroquina para toda a população.

Gramado, RS, superlota UTIs e teme que seu sistema de saúde entre em colapso a qualquer momento

O prefeito Fedoca Bertolucci, Gramado, RS, está alarmado com o repentino aumento do número de casos de doentes com diagnóstico confirmado de vírus chinês e sobretudo com o avanço nas internações em UTIs, neste caso por pessoas que não são do município.

Gramado é a mais importante cidade turística do RS, tem apenas 35 mil habitantes permanentes, mas chega a atrair até 30 vezes mais pessoas do que isto em épocas de alta temporada de promoções, como é ocaso do Natal Luz, que corre até o risco de não sair este ano.

A tabela ao lado é de ontem.

O prefeito disse ao Diário do Turismo, segunda-feira, que "o colapso do sistema de saúde da cidade não pode ser levado como brincadeira".

A situação agravou-se depois do feriadão de junho, quando milhares de visitantes, com ênfase para Porto Alegre, superlotaram restaurantes, lojas, hotéis, praças e ruas de Gramado. 15 dias depois, os números de infectados subiram geometricamente.

Saiba por que ganha força a boataria sobre iminente lockdown na maior parte do RS

Porto Alegre e Canoas seriam as primeiras da lista para bandeira preta.

A boataria nas redes sociais a respeito da iminente decretação de lockdown em boa parte dos municípios do RS, o que aconteceria nesta sexta-feira, intensificou-se nas últimas horas porque as redes sociais passaram a repercutir a entrevista que o governador Eduardo Leite concedeu ao repórter Fernanda Crancio, Jornal do Comércio.

A entrevista foi publicada no dia 19 de junho, mas só começou a repercutir agora.

Na entrevista, o governador afirma que se os gaúchos não respeitarem o distanciamento controlado e as regiões em bandeira vermelha não registrarem redução da velocidade de disseminação do coronavírus nas próximas semanas, não haverá como fugir de restrições mais severas, como uma bandeira preta ou até mesmo um lockdown, admitiu o governador Eduardo Leite.

O reitor da UFPel e coordenador da maior pesquisa no mundo sobre prevalência do vírus chinês, defendeu o fechamento total por 15 dias no Estado e no Brasil, conforme notícia que este blog publicou mais abaixo.

A entrevista do governador foi feita há três semanas, o que quer dizer que estariam dados os prazos previstos por ele.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista.

É um sucesso a greve nacional dos entregadores. Protesto atinge sobretudo Uber e Mc Donalds.

É um sucesso a greve nacional contra o regime de exploração dos aplicativos de entrega, inclusive em Porto Alegre.

Os motoboys saíram às ruas na manhã desta quarta-feira reivindicando melhores condições de trabalho. Os trabalhadores cobram um vínculo trabalhista com as empresas e melhores condições de trabalho. Eles denunciam que chegam a ganhar apenas R$3,00 por uma corrida e que muitas vezes sentem fome e carregam nas mochilas as comidas da entrega. Além disso, não possuem nenhuma proteção ou plano de saúde, tendo em vista o risco que correm ao se exporem nas ruas das grandes capitais, todos os dias.

Os trabalhadores também apontam que os aplicativos não forneceram álcool em gel ou máscaras para se protegerem do coronavírus.

No início da manhã, trabalhadores manifestaram-se em São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Distrito Federal (DF), Goiânia (GO), ABC paulista, Florianópolis (SC), Recife (PE), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campina Grande (PB) e Porto Alegre (RS).

Cade libera pagamento por WhatsApp. Decisão final, no entanto, cabe ao Banco Central, que proibiu tudo.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) revogou a decisão que suspendia a oferta de pagamento pelo WhatsApp. A superintendência geral da entidade reviu a medida cautelar anunciada na semana passada após analisar as informações prestadas por Facebook e Cielo, parceiras no projeto.

O lançamento do serviço ainda depende de autorização do Banco Central.

CLIQUE AQUI para mais informações (bem mais completas).

Ciclone matou 10 em Santa Catarina (9) e no RS (1)

O editor recebeu dezenas de vídeos e fotos dos desastres acontecidos no Sul.

Subiu para dez o número de mortos por ciclone extratropical, conhecido como ciclone bomba, que atingiu estados da região sul do país.

Em Santa Catarina, o fenômeno provocou nove mortes até a manhã desta quarta-feira e, no Rio Grande do Sul, um óbito foi registrado.

No Paraná não houve mortes.

O óbito registrado no RS foi em Nova Prata.

No Estado, no meio da manhã, 825 mil residências estavam sem abastecimento de energia elétrica, mas as 11h, apagões rápidos aconteceram até mesmo nos principais bairros de cidades como Porto Alegre.

Bolsa abre o dia em alta e dólar despenca no Brasil

A Bolsa abriu em alta e prossegue subindo neste momento, ao contrário do dólar, que despenca.

11h15min

Bolsa, +1,28%, 96.268 pontos
Dólar comercial, -1,44%, R$ 5,3610 para a venda.

São tensas as relações políticas entre o prefeito Marco Alba e governador Eduardo Leite

Não é de bom tom convidar para a mesma mesa o prefeito de Gravataí, Marco Alba, MDB, e o governador Eduardo Leite, PSDB.

Alba tem acusado em circuitos reservados, mas também publicamente, o papel jogado por Leite na perda do centro de distribuição da Mercado Livre, que geraria 500 empregos diretos.

Presidente da Assembleia passa bem depois de cirurgia de urgência na Santa Casa

Passa bem o presidente da Assembleia do RS, deputado Ernane Polo, PP, submetido a cirurgia de urgência no Hospital São Francisco, complexo da Santa Casa, Porto Alegre.

O deputado foi atacado por uma apendicite aguda.

Barroso e outros três ministros querem que TSE julgue impugnação da chapa Bolsonaro-Mourão

O novo presidente do TSE, ministro Luis Barroso, foi um dos que votou contra Bolsonaro. O ministro tem agido e discursado contra os interesses do governo. Os processos são de autoria dos candidatos derrotados no pleito de 2018 Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (Psol).

Por escassos 4 votos a 3, o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu autorizar a aquisição de novas provas nas investigações contra a chapa Bolsonaro-Mourão, eleita em 2018.

Segundo os autores das representações, durante a campanha, o grupo virtual Mulheres Unidas contra Bolsonaro, que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas, sofreu ataque de hackers que alteraram o conteúdo da página.

O julgamento dos casos teve início em novembro de 2019. O relator, ministro Og Fernandes, votou pela rejeição das ações. O ministro Edson Fachin havia pedido vista, por isso, o julgamento foi interrompido.

Entregadores de aplicativos fazem greve nacional nesta quarta-feira

Os entregadores de aplicativos promovem uma greve nacional nesta qurta-feira por melhores condições de trabalho, medidas de proteção contra os risco de infecção pelo novo coronavírus e mais transparência na dinâmica de funcionamento dos serviços e das formas de remuneração.

A paralisação foi chamada por trabalhadores de empresas como Rappi, Loggi, Ifood, Uber Eats e James.

Paulo Moura analisa aprovação da Lei da Censura pelo Senado

Produção brasileira de petróleo cresceu 7,4% em 2019. Brasil já é um dos 10 maiores produtores do mundo.

Pré-sal representa mais de 60%. A alta é de 3.789% desde 2010.

A ilustração ao lado é do site Poder360.

No prmeiro ano do governo Bolsonaro, o Brasil produziu 2,88 milhões de barris de petróleo por dia em 2019. Foram 7,4% a mais que em 2018. Os dados estão em anuário da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Também houve alta de 9,5% na produção de gás natural no Brasil em 2019, para 123 milhões de m3/dia. O pré-sal segue com a maior participação: 57,9%. O setor de biocombustíveis se expandiu 10,3%.

O Brasil está na lista dos 10 principais produtores de barris no mundo. Na maioria dos países a produção cresceu em 2019. No caso da Arábia Saudita, houve queda de 3,5% para controlar preços

Saiba quem foram os 44 senadores que votaram pela censura nas redes sociais. Paim, RS, votou pela censura.

A seguir, no link, vai a lista dos 44 senadores que aprovaram o projeto que censura as redes sociais (lei das fake news) aprovado ontem.

Paulo Paim, PT, foi o único gaúcho que votou a favor da censura.

Luis Carlos Heinze e Lasier Martins ficaram ao lado da liberdade de expressão.

O PT em massa e seus aliados da esquerda e da direita fisiológica votaram pela censura.

CLIQUE AQUI para que você conheça os 44 senadores que votaram pela censura nas redes sociais.

Fortunati teria dito a seus colegas do MDB, PP e DEM: "Quem quer ser meu vice ?"

A reunião foi na sede do PTB.

Há apenas duas semanas, o ex-prefeito José Fortunati reuniu-se com outros três candidatos a prefeito de Porto Alegre, no caso o deputado Sebastião Melo (MDB), Gustavo Paim (PP) e Comandante Nádia (DEM).

A ideia da reunião foi de Paim, que busca formar uma aliança que compreenda todo o arco da  centro-direita e direita.

A narrativa que existe a respeito da reunião incluiria um convite insólito do ex-prefeito Fortunati, que de cara já teria feito a seguinte proposta:

- Quem quer ser meu vice ?

A conversa teria sido interpretada como uma brincadeira.

Ao editor, Gustavo Paim nega esta fala de Fortunati, mas há controvérsia.

Fortunati vem aí. O ex-prefeito quer disputar de novo a prefeitura da Capital, desta vez pelo PTB.

O ex-prefeito e ex-deputado José Fortunati confirmou, ontem, sua candidatura a prefeito de Porto Alegre.

Ele irá pelo PTB.

José Fortunati já foi do PT, Partido pelo qual foi vice-prefeito de Porto Alegre e deputado Federal. Mais tarde ele foi para o PDT e atualmente está no PTB, Partido do qual também é filiada sua mulher,  a secretária estadual Regina Becker.

Ele não saiu bem avaliado da prefeitura, entregando-a com grave déficit fiscal e dezenas de obras paralisadas ou em situação de atraso.

Saiba quem são os 16 candidatos a prefeito de Porto Alegre

Porto Alegre já tem 16 candidatos a prefeito até este momento. Saiba quem são eles:

André Cecchini (Patriota)
Any Ortiz (Cidadania) 
Carmem Flores (PSC) 
Fernanda Melchionna (PSOL) 
Gustavo Paim (PP) 
João Derly (Republicanos) 
José Fortunati (PTB)
Juliana Brizola (PDT) 
Manuela D’Ávila (PCdoB) 
Montserrat Martins (PV) 
Nádia Gerhard (DEM) 
Nelson Marchezan (PSDB) 
Priscila Voigt (UP) 
Rodrigo Maroni (PROS) 
Sebastião Melo (MDB) 
Valter Nagelstein (PSD)

Prefeito de Canoas, RS, acha que rede municipal de saúde pode entrar em colapso

O prefeito de Canoas, RS, Luiz Carlos Busato, anunciou, nesta terça-feira, a suspensão de consultas e cirurgias eletivas na rede municipal por tempo indeterminado. Canoas tem 350 mil habitantes e fica a 15 minutos da zona central de Porto Alegre.

O prefeito está alarmado com a lotação das UTIs da cidade, que chegou a 86%.

 Busato usou as redes sociais para dizer que há a possibilidade de colapso na rede municipal de saúde em virtude da demanda de atendimentos e falta de profissionais.

Canoas acumula 616 casos acumulados e confirmados, com 22 óbitos.

Examine, aqui, dados sobre casos e mortes no Brasil e também no RS, SC e PR

O site dadostransparentes.com.br de hoje, revela que o Brasil acumula 1,4 milhão de casos confirmados e acumulados de vírus chinês. O número de mortes chega a 59.726, também no acumulado de quatro meses, já que o primeiro caso registrado de infecção foi 26 de fevereiro no Brasil.

Eis os dados dos três Estados do Sul, região que apresenta a melhor situação do País:

RS, 11,3 milhão de habitantes: 26.941 casos acumulados desde 10 de março, primeiro registro da doença no Estado (2.367 casos por cada 1 milhão de habitantes); 614 mortes acumuladas (53,97 por cada 1 milhão de habitantes).

SC, 7,2 milhões de habitantes: 26.354 casos (1.296 por cada milhão de habitantes); 341 mortes (47,59 por milhão de habitantes).

PR, 11,4 milhão de habitantes: 22.6234 casos (1.978 por cada milhão de habitantes); 636 óbitos acumulados (55,62 por cada milhão de habitantes).

CLIQUE AQUI para examinar números de todos os Estados e também gráficos e tabelas.

Prefeitura de Porto Alegre acha que neste sábado 100% das UTIs para vírus chinês estarão ocupadas

A prefeitura precisa pensar rapidamente em ampliar o número de UTIs para pacientes com vírus chinês, porque somente 25% das posições existentes são dedicadas a este tipo de doente, até mesmo atraindo equipamentos de regiões onde a pandemia reduziu o curso.

A prefeitura de Porto Alegre projetar o dia 4 de julho, portanto neste sábado, como a data em que todos os 174 leitos de terapia intensiva destinada a pacientes com vírus chinês estejam ocupados.

Neste momento, 137 doentes estão confinados nas UTIs e com casos confirmados, mas outros 45 também estão na mesma situação, embora apenas suspeitos.

Porto Alegre possui 712 posições de UTIs, destinadas a pacientes com todos os tipos de doenças..

O secretário municipal da Saúde da Capital, Pablo Stürmer, adverte que a cidade está em uma fase de aceleração da pandemia e que, se não for contida, medidas mais duras de restrições terão de ser tomadas: “É preciso frear, antes que o sistema entre em colapso”.

Pablo Sturmer admite medidas mais restritivas para os próximos dias.

Canoas nega conhecer disposição do Piratini de impor bandeira preta na cidade

O editor ouviu, ontem a noite, as autoridades do município de Canoas, o mais importante e o mais populoso da região metropolitana depois de Porto Alegre, que negaram conhecer qualquer disposição do governo estadual no sentido de determinar a lockdown em várias regiões do RS.

Canoas seria o primeiro alvo.

O governo estadual também nega a notícia.

As informações são de que a bandeira preta poderia sair neste final de semana.

Mais de um áudio rola nas redes sociais, advertindo para a iminência da medida, que estaria sendo discutida no Piratini.

Reitor da Ufpel defende fechamento de tudo (lockdown) por duas semanas. E em todo o Brasil.

O Brasil jamais adotou lockdown. Isto ocorre eventualmente em cidades. No RS, não há um só caso de lockdown.

O reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), o epidemiologista Pedro Curi Hallal, disse ontem na Rádio Guaíba que o Brasil precisa fechar tudo (lockdown) durante duas semanas.

A Ufpel coordena a maior pesquisa sobre propagação do vírus chinês no País.

O que ele disse:

. Eu defendo um lockdown, que veda a circulação de pessoas e autoriza somente a abertura de estabelecimentos de serviços essenciais, pode baixar a curva do coronavírus.

Com mais de 58 mil mortes, o Brasil se aproxima de 1,4 milhão de infectados pela doença.

CLIQUE AQUI para entender o que acontece quando é decretado lockdown.


Câmara votará, hoje, o adiamento das eleições municipais. Elas sairão nos dias 15 e 29 de novembro.

A Câmara dos Deputados votará, hoje, a PEC que adia para 15 e 29 de novembro as eleições municipais deste ano.

Houve acordo de líderes.

O Senado já aprovou a PEC.

Porto Alegre acumula 3.541 casos de vírus chinês confirmados e 12.376 testados e negativados

 Ontem, morreram duas pessoas por vírus chinês na Capital.

Foram confirmados 66 novos casos de pacientes de Porto Alegre infectados por vírus chinês. Também tiveram resultado negativo 249 testes. Com novos dados, são 3.541 casos confirmados, 12.376 negativos e 8.801 em análise.

Balanço de ontem a noite:

▶ 3.541 casos confirmados
▶ 8.801 casos suspeitos
❌ 12.376 casos negativos
🔄 1.309 recuperados
▶ 92 óbitos

▶ 137 pacientes confirmados em UTI
▶ 48 pacientes suspeitos em UTI

Brasil restringe por mais 30 dias entrada de estrangeiros

Em meio ao avanço da pandemia por coronavírus, o governo federal decidiu restringir por 30 dias a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil. A determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira.

A portaria é assinada pelos ministros Walter Braga Netto, da Casa Civil; André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública, Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, e Eduardo Pazuello, da Saúde.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/