Esta tarde, Bolsonaro dribla a segurança e vai comer pastel na Feira do Paraguai, Brasília

Presidente da Assembleia quer que governo recue. A ideia é que o governo mude tudo, mas sem mudar nada.

O presidente da Assembleia do RS, Luís Lara, PTB, defendeu que o governador Eduardo Leite retire o pedido de urgência para a discussão e votação dos projetos que mudam os estatutos e a previdência dos servidores estaduais.

O deputado é membro da base aliada.

Luís Lara também defende revisão das propostas mais polêmicas.

O governo não pensa em retirar o pedido de urgência, mas considera mudar pontos pontuais.

O governador Eduardo Leite sabe que sem mexidas profundas como as que propõe, de nada adiantará retirar a urgência.

O deputado Luís Lara e os deputados alinhados com ele, querem que o governo mude tudo para não mudar nada, quebrando de vez o setor público estadual, tudo para não ter que mexer na questão principal, que são os gastos com o pessoal.

Examine as anotações de próprio punho no resumo da queixa-crime movida por Tarso Genro contra o editor

O editor resolveu disponibilizar neste blog todas as peças do processo que integra a queixa-crime ajuizada contra o editor pelo ex-governador Tarso Genro, PT.

No link a seguir, o leitor poderá examinar o resumo da queixa-crime protocolada, tudo a partir de anotações do próprio editor, visando municiar os advogados do escritório Carvalho Vernet.

Este blog publicou e publicará todas as peças e anotações marginais a respeito do processo, porque considera que jornalistas, estudantes e professores de jornalismo, poderão tomar ciência do que significam ataques à liberdade de imprensa e o modo mais correto de enfrentá-los em juízo.

CLIQUE AQUI para examinar.
CLIQUE AQUI para ler a queixa-crime na íntegra.
CLIQUE AQUI para examinar a peça da defesa.

Conheça a longa lista dos processos cíveis e criminais intentados pelo lulopetismo contra o editor

Desde 1989, líderes do PT e seus aliados do PCdoB e do Psol, movem continuadas ações criminais e cíveis contra o editor, sempre alegando crimes de imprensa.

Trata-se de uma orquestra afinada, inclusive com o acompanhamento de perseguições junto a empresas jornalísticas, pressionadas com êxito para demitir o editor.

Ao longo dos anos, o editor tem sido defendido por estes escritórios de advogados gaúchos: Luiz Francisco Corrêa Barbosa, Scalzilli, Althus e Carvalho Vernet. Também já atuaram e atuam advogados também corajosos, como Bruno Dornelles, Adão Paiani e Leudo Costa. O próprio editor, que é advogado, trabalha quando se trata de questões menos complexas e de fácil vitória.

O caso mais recente foi do ex-governador e ex-ministro da Justiça de Lula, Tarso Genro, que bateu às portas da 8a. Câmara Criminal do Foro de Porto Alegre para pedir a prisão do editor pelo prazo de meio ano. Uma censura direta a este blog.

Na queixa-crime que encaminhou, o ex-governador alega que o editor respondeu e responde a dezenas de processos, o que revelaria sua natureza criminosa.

A lista dos processos disponíveis no sistema mantido pelo TJRS, que é incompleto, mostra que em 90% dos casos o lulopetismo e seus aliados foram derrotados em juízo, o que inclui personalidades como o ex-prefeito Olívio Dutra, o ex-presidente da Eletrobrás (Valter Cardeal) e até os blogs sujos Nova Corja e Tomando na Cuia.

Mas não só.

CLIQUE AQUI para examinar a lista apresentada por Tarso e as anotações feitas de próprio punho pelo editor.

Simone Tebet aborta manobra contra proposta de prisões em 2a. instância e faz CCJ votar projeto de Lasier

A senadora Simone Tebet, MDB, decidiu abortar o acordão firmado entre Nhonho e Alcolumbre, tudo para embaralhar decisão do Congresso sobre prisões em 2a. instância.

A senadora decidiu agir depois que ouviu no Senado os ministros Sérgio Moro e Herman Benjamin (STJ), que defenderam a aprovação do projeto apresentado pelo senador Lasier Martins, que introduz mudanças no artigo 122 do Código de Processo Penal. O relatório que admite a proposta está para ser votado há quatro semanas e neste meio tempo Nhonho e Alcolumbre aconchavaram-se para priorizar PEC da Câmara sobre o mesmo assunto. A manobra é esperta, porque projeto de lei exige 50% + 1 dos votos, um turno só de votação, enquanto que PEC exige 2/3 de votos e dois turnos de votação.

CNDL diz que problema de Vitor Koch, FCDL não é com ela, mas com a Polícia

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil tiraram nota, esta tarde, para desmentir "perseguição política" ao presidente da FCDL do RS, Vitor Koch.

Diz a nota que o problema de Vitor Koch é com a Polícia do RS.

A CNDL achou "repugnante" a tentativa do presidente da FCDL de desviar o foco, que são investigações policiais sobre denúncias de desvio de dinheiro na entidade.

Dica do editor - 98% dos leitores deste blog são do Brasil, França, Estados Unidos e Ucrânia


Brasil, França, Estados Unidos e Ucrânia são os Países de maior índice de leitores do editor, conforme dados desta semana do Google Analytics. Os números são a soma das visualizações feitas nestas segunda, terça e quarta-feiras:

Brasil, 172767; França, 41732; Estados Unidos, 38903; Região desconhecida, 7514; Ucrânia, 3.475.

Os outros 5 pontuam entre 256 (Rússia) e 1405 (Indonésia). A lista se completa com Alemanha, Argentina e Noruega.

Balbo Teixeira, 79 anos, é candidato de novo a prefeito de São Gabriel

O ex-prefeito Baltazar Balbo Teixeira, 79 anos, vai disputar mais uma vez a prefeitura de São Gabriel, RS.

Balbo Teixeira está sem Partido, mas é namorado pelo PP.

O atual prefeito Rossano Gonçalves, PL, é candidato à reeleição.

A resolução dos problemas do IPE saúde passa pela aprovação do pacote de Eduardo Leite

Um dos 15 pontos que integram a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de mudanças nos planos de carreira e na previdência dos servidores estaduais gaúchos, agora em exame por parte da Assembleia do RS, trata da situação do IPE Saúde, que é o plano de saúde do funcionalismo gaúcho. Atualmente, 1,3 milhões de servidores, cônjuges, filhos e netos podem usar, mas só 600 mil pagam a média mensal de R$ 120,00 por mês.No mercado privado, a média mensal é de R$ 500,00.

O editor conversou sobre as mudanças com o presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, 37 anos, ex-presidente da Famurs e por duas vezes prefeito de Sentinela do Sul, que é do PP. O editor convidou-o para almoçar na churrascaria Barranco, esta tarde.

Marcus Vinicius está confiante e aposta na plena aprovação da PEC.

E é preciso que isto aconteça, porque sem poder cobrar mais dos servidores, o IPE quer manter os clientes que já tem na administração indireta estadual e municipal, como também dos servidores de 40 prefeituras. E ampliar o leque para mais prefeituras e entidades como OAB. "Tem uma decisão do TJRS que mantém só até setembro os atuais convênios com administrações diretas e prefeituras", disse o presidente do IPE Saúde ao editor.

CLIQUE AQUI para conhecer a PEC que trata do IPE Saúde e de outros 14 pontos, bem como todas as propostas de mudanças nos planos de carreira e na previdência dos servidores estaduais.

Chamado de "bundão", Adeli Sell, PT, reage e empurra Nagelstein na Câmara de Porto Alegre

Os vereadores Valter Nagelstein, MDB, e Adeli Sell, PT, discutiram em plenário, esta manhã, e o vereador petista descontrolou-se, agredindo fisicamente o colega. Agressão física é caso de registro de BO e de cassação de mandato. Nagelstein, que é muito mais forte e inflamado do que Adeli, que mal consegue conter seu enorme barrigão dentro das calças, é considerado um vereador calmo e civilizado, mas perdeu as estribeiras ao ser chamado de "bundão" pelo emedebista. Estava em discussão o projeto de Nagelstein que estabelece a escola sem Partido no município de Porto Alegre.

 

Bolsa passa dos emblemáticos 110 mil pontos

A Bolsa emplacou e passou dos emblemáticos 110 mil pontos.

E está a caminho dos 140 mil pontos com o qual o mercado trabalhava e projetava para o curto prazo.

As 14h45min

Bolsa, +0,99%, 110.032 pontos.

A alta é consistente.

Retaliação de Trump eleva em 9,5% o preço do aço no Brasil

Gerdau, Usiniminas e CSN decidiram elevar em até 9,5% os preços do aço que colocam no mercado brasileiro.

Arcelor Mittal fará o mesmo.

É resultado da sobretaxa imposta pelos EUA sobre o aço que importam do Brasil, à alta do dólar e à concorrência do aço importado.

Artigo, Fábio Jacques, especial para este blog - Uma questão de perspectiva

Uma vaca leiteira passa a noite presa em um curral de dois a três metros quadrados. Pela manhã, após a ordenha, é solta no pasto onde pode se locomover à vontade dentro dos limites da propriedade rural. Aumentam os limites da sua prisão, mas ela continua igualmente presa, ainda que em sua mente bovina, talvez se julgue até mesmo, livre. À tardinha, voltará fatalmente para seu confinamento.
Esta introdução agropecuária serve como uma boa analogia do que acontece atualmente com o Lula.
Passou uma longa noite de 580 dias em uma sala na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, seu curral, e, por beneplácito de seus amigos e devedores da suprema corte, foi solto no campo para pastar um pouco, perambular e se imaginar livre. Mas, continua condenado e preso.

Trocou os 15 metros quadrados de Curitiba pelos 8.500.000 km quadrados do Brasil. Aumentou a cerca, mas a prisão continua exatamente a mesma.

Lula não tem mais liberdade. Os quatro carcereiros de Curitiba se multiplicaram por milhões. Agora ele sempre encontra um deles onde quer que esteja, a ponto de não poder e nem ter coragem de sair às ruas. Só se sente seguro quando escondido em casa ou nos encontros com seus seguidores lobotomizados, e as ....

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Leia este artigo de Taís Farias, Meio&Mensagem, "Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais"

Estudo da Conversion aponta que 85,5% dos consumidores analisam avaliações de outras pessoas antes de comprar.
Produzir conteúdo de qualidade é o fator que mais torna uma marca inovadora para os consumidores. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pela Conversion, agência digital especialista em performance estratégica. No levantamento, 64,1% dos entrevistados citaram o conteúdo como diferencial de inovação das marcas. O atributo superou o uso de tecnologias, assinalado por 48,4% dos respondentes. Os usuários também indicaram o design de embalagem dos produtos (46,6%), sites modernos e práticos (44,6%) e a propaganda na internet (34,4%), como fatores que impulsionam a percepção de inovação. Para chegar a esses dados a agência ouviu, via internet, 395 pessoas, homens e mulheres, acima de 18 anos, de todo o Brasil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ministro Osmar Terra diz que venda de medicamentos à base da maconha será de venda muito restrita

Eis o que disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que é quem fala pelo governo quando a questão é drogas:

 - É o mesmo remédio e vai ter controle clínico. Se for eficiente, se permite. A Anvisa ainda vai regular um por um, então, nas farmácias, não houve mudança nenhuma. Se for em qualquer lugar (hoje), vai ter os medicamentos que desde 2015 são importados à base de canabidiol (na verdade, o Mevatyl é o único medicamento que hoje é registrado no Brasil, com preço por vezes superior a R$ 2 mil).

O ministro falou para a Rádio Gaúcha.

Osmar Terra também apoiou a decisão da Anvisa de não permitir o cultivo e a venda da maconha.Em relação a comparação entre a maconha recreativa e o álcool, Terra citou os números de dependência e os danos para a saúde. Segundo ele, 30 milhões de pessoas são dependentes do álcool e cigarro, enquanto 7 milhões são dependentes de drogas como maconha, cocaína e crack. A diferença nos números, de acordo com o ministro, se dá devido a legalização.

Bolsonaro diz que não privatizará Caixa, BB e Petrobrás

O presidente Jair Bolsonaro avisou, hoje, que não privatizará BB, Caixa e Petrobrás.

Nem que a vaca tussa.

Joyce Hasselmann faz delações na CPMI das Fake News

Ruy Irigaray sairá do secretariado de Leite para disputar a prefeitura de Porto Alegre

O único dos secretários estaduais do governo Eduardo Leite que já anunciou sua candidatura para cargo de prefeito é o deputado Ruy Irigaray, do PSL. Ele é secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Ruy terá que se desincompatibilizar, o que fará com que o atual deputado do DEM, Rodrigo Lorenzoni, saia da Assembleia. Rodrigo é filho do ministro Onyx.

Ruy e Rodrigo foram eleitos numa chapa coligada, formada por PSL e DEM. A coligação resultou na eleição de 5 deputados estaduais, 4 do PSL e um do DEM (Eric Lins).

Nesta segunda-feira, ex-deputado lulopetista será empossado na presidência do TCE do RS

O ex-deputado do PT, Estilac Xavier, o único lulopetista de carteirinha existente no TCE do RS, assumirá a presidência da Corte na próxima segunda-feira.

Xavier foi nomeado pelo então governador Tarso Genro.

Artigo, Renato Sant'Ana, especial para este blog - O silêncio do populismo

PMs conduzem o caixão de Marciele.

Ela era mulher, negra, jovem e estava mais para pobre que para classe média: recebia o modesto salário em parcelas e atrasado. Marciele Renata dos Santos Alves, 28 anos, policial militar, foi assassinada em ação, no enfrentamento com uma quadrilha no Vale do Rio Pardo, RS.
          
O que vão dizer agora os "coletivos" que se julgam detentores de mandato para falar em nome das mulheres, dos negros e dos pobres ? Cadê o ruidoso (e "fake") ativismo dos direitos humanos?
          
Quando a vereadora Marielle Franco foi assassinada, um crime repulsivo, claro, em poucas horas, graças à mobilização frenética de certos
"movimentos" e com o auxílio inestimável da extrema-imprensa, viu-se a
mais agressiva tentativa de provocar comoção e de construir um mito.
          
Ela morreu na noite de 14/03/2018 com seu motorista, Anderson Gomes. Duas horas após o fato, segundo Rute de Aquino (O Globo, 17/03/18), "eram registrados 594 tuítes por minuto". Até parecia que os"movimentos" estavam de plantão a espera de um cadáver.
CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba tudo sobre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

Vai até o dia 13 a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

PIB crescerá 2,4% em 2020 e 3,5% em 2021, diz Bank of America

De acordo com as projeções do Bank of America, o PIB brasileiro deve fechar 2020 com uma alta de 2,4%. Em 2021, a alta seria de 3,5%.

“O governo tem se esforçado para melhorar o ambiente de negócios do Brasil, e teremos outros ajustes”, afirmou o banco, em comunicado divulgado hoje.

Ao vivo, Moro fala no Senado sobre prisões em segunda instância

Fiergs está animadíssima com o estado da economia gaúcha

O PIB do RS poderá crescer até 2,6% em 2019.

É palavra da Fiergs.

A Fiergs está animadíssima com o estado da economia gaúcha.

O PIB do Brasil mal chegará a 1%.

Caso se confirme a previsão da Fiergs, o resultado será inesperado e excepcionalmente positivo.

CLIQUE AQUI para examinar as projeções da entidade e os argumentos nos quais elas se baseiam.

Poste de Lula receberá Medalha do Mérito Farroupilha

Nesta segunda-feira, o poste de Lula, no caso o ex-candidato presidencial do PT, Fernando Haddad, receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior homenagem da Assembleia do RS.

A proposta foi do deputado petista Luiz Fernando Mainardi.

Dica do editor - UFRGS promove III Simpósio de Saúde Planetária de Porto Alegre

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição promove, em conjunto com a UFRGS, o III Simpósio de Saúde Planetária de Porto Alegre. O objetivo é proporcionar à comunidade científica discussões sobre questões ambientais e de saúde que afetam a sociedade e os sistemas naturais em que vivemos. O evento será nos dias 16 e 17 de dezembro, no salão Jacarandá do Centro Cultural (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Campus Centro).

CLIQUE AQUI para obter informações completas sobre a programação. Inscrições grátis.

Bolsa abre em alta e a caminho dos 110 mil pontos. Dólar cai.

A Bolsa abriu novamente em alta, desta vez de 0,44%, enquanto que o dólar cai mais uma vez.

as 10h33min

Bolsa, +0,44%, 109.439 pontos
Dólar comercial, -0,21%, R$ 4,1973 para a vbenda

Produção industrial cresceu pelo terceiro mês seguido, diz IBGE


A indústria iniciou o quarto trimestre do ano em crescimento. O setor produziu 0,8% a mais na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do terceiro mês consecutivo de crescimento da produção da indústria, acumulando alta de 2,4% no período.

Dica do editor - Leia este artigo de Stalimer Vieira na PropMark, "A neura da relevância"

Uma pesquisa simples no significado de relevante leva a diversos sinônimos, mas definições como “essencial” e “o que importa” se sobressaem. Diante das rápidas transformações que a tecnologia vem provocando nos negócios, dois tipos de esforços se impõem: o de se tornar relevante e o de não perder a relevância. O conceito não tem nada de inédito, aliás esteve presente em nossas vidas.
O novo só é percebido quando se torna relevante, o velho deixa de ser percebido quando perde a relevância. Ambos dependem da sua capacidade criativa.

CLIQUE AQUI para ler tudo

Preços de carnes pressionaram o resultado da inflação do IPC-Fipe de novembro (+0,68%)

Nas redes sociais, os preços em alta da carne bovina já produzem sessões de humor, como esta peça ao lado. 

O indicador, que mede a inflação na cidade de São Paulo, registrou alta de 0,68% no mês passado – acima do esperado pelo mercado (+0,56%).

Com esse resultado, o índice acelerou em relação a outubro (+0,16%) e acumulou alta de 3,53% nos últimos 12 meses.

As pressões no índice se concentraram nas categorias de despesas pessoais e alimentação (refletindo o aumento dos preços das carnes). 

Apesar da surpresa altista, o resultado está alinhado com o cenário para a inflação e com a projeção para o IPCA de novembro (elevação de 0,48%), que será divulgado nesta sexta-feira.

Povo de Paraty descobre descanso de Lula e protesta diante da Pousada

Pouco mais de uma dezena de manifestantes reuniram-se e foram protestar contra o ex-presidiário Lula, que estaria hospedado em Paraty, em uma pousada no bairro do Jabaquara. Entre os manifestantes, é possivel identificar Sandra, a presidente da Associação de Amigos e Moradores do Jabaquara, que em dado momento tenta argumentar com um dos seguranças sobre o fato de a calçada ser pública. Confira o vídeo:

Imprensa mostra o luxuoso apartamento de Evo Morales em La Paz. "É de um xeque árabe", diz a TV de La Paz.

Com ordem judicial, a imprensa de La Paz teve acesso ao luxuoso apartamento de Evo Morales, o presidente boliviano que renunciou e se asilou no México. Morales é amigo carnal de Lula, que como ele fez fortuna ao saquear os cofres públicos. Ao contrário de Lula, ele fugiu antes de ser preso.

 

Assembleia do RS aprovou 16 projetos, ontem. E hoje votará outros 14. Saiba quais são.

Os deputados estaduais gaúchos aprovaram 16 das 30 matérias que constavam na ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira e hoje voltarão ao plenário para novas votações.

O principal tema  de ontem foi o PL 149/2019, do deputado Eric Lins (DEM), já havia sido discutido em plenário no dia 12 de novembro, quando foi retirado da ordem do dia a pedido do proponente, para permitir uma melhor discussão da matéria entre os parlamentares. O projeto dispõe sobre a idade de ingresso no sistema de ensino fundamental com seis anos de idade, mesmo que o aniversário ocorra no decorrer do ano, e foi aprovado com 32 votos favoráveis e 16 contrários.

CLIQUE AQUI para examinar cada projeto aprovado ontem e cada projeto que será votado hoje. No link, estão os textos integrais e a situação de cada proposta.

Artigo, Astor Wartchow, especial para este blog - uma pergunta

- O autor é advogado no RS.

A relação “governo(s) x magistério” é uma histórica e cansativa repetição de constatações. Sem medidas saneadoras e definitivas. Pior: evidencia e confirma o descontrole funcional deste contingente e suas perspectivas profissionais.
      
Entretanto, os argumentos são razoáveis. Os professores reclamam melhor tratamento salarial (ultimamente, o pagamento em dia!), correspondente à importância de suas funções. Já os sucessivos governos declaram as recorrentes dificuldades financeiras estruturais (verdadeiras!).
      
Tocante aos diálogos e às negociações, alguns governos apontaram dois obstáculos básicos. Um plano de carreira ultrapassado, mas inegociável do ponto de vista sindical. E o político, a continuada atuação e partidarização diretiva do sindicato.
      
Logo, disseminado na opinião pública tanto o desgaste do governo quanto do sindicato, por que não há uma aguda e correspondente mobilização comunitária e exigência reparativa?
      
A resposta que encontro passa por uma perspectiva capitalista de nossos papéis sociais. Explico: nas greves e interrupções de outras categorias profissionais, com prejuízos materiais e financeiros da sociedade passíveis de medição.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Lulopetoismo fica ouriçado com a visita de conselheiro político da embaixada americana ao TRF4

O lulopetismo está ouriçado com a visita feita nesta terça-feira, ontem, ao TRF4, Porto Alegre, por parte do conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith. Ele foi ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde foi recebido pelo presidente da corte, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus.

Os defensores do ex-presidiário Lula da Silva acha que se trata de "um inadmissível ato intervencionista nos assuntos internos do Brasil".

O PT e seus aliados da esquerda corrupta, do centro e da direita fisiológica, desconsideram a organização criminosa liderada por Lula e que saqueou os cofres públicos do Brasil e passam a enxergar chifre em cabeça de cavalo. 

Congresso quer dobrar dinheiro dos partidos para campanhas eleitorais. Valor iria de R$ 2 bi para R$ 4 bi.

O relator do projeto de Lei Orçamentária Anual de 2020, deputado Domingos Neto, do PSD, finalizou a proposta ontem e destinou 3,8 bilhões de reais de recursos públicos para gastos em campanhas eleitorais no ano que vem.

O valor é R$ 1,8 bilhão, superior à proposta encaminhada pelo governo, que foi de 2 bilhões de reais.

Dica do editor - Deputado e príncipe Luiz Philipe Orleans e Bragança falará amanhã em Porto Alegre

Um bate-papo com muita interação entre o deputado federal e cientista político Luiz Philippe e o público presente é o que se espera na sexta-feira, dia 6 de dezembro, na livraria Santos, em Porto Alegre. O tema é a situação politica da América Latina e as influências do Foro de São Paulo, bem como o desenrolar dos bastidores em Brasília e as novas diretrizes do partido Aliança pelo Brasil. Adicionalmente, Luiz Philippe lança a segunda edição de Por que o Brasil é um país atrasado? (Maquinaria Editorial).

Ingresso é gratuito.

Saiba quais os acordos que Bolsonaro assinará na Cúpula do Mercosul, amanhã, em Bento Gonçalves


O presidente Jair Bolsonaro estará amanhã em Bento Gonçalves, tudo para receber chefes de Estado do Mercosul para a 55ª Cúpula do bloco. A primeira agenda será uma reunião bilateral com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Logo depois, será realizada a plenária com representantes dos países integrantes da cúpula como o presidente argentino, Maurício Macri, e os ministros de Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribera, e da Bolívia, Karen Logaric Rodriguez. 

Seis atos serão assinados durante o encontro. Bolsonaro e os demais representantes do Mercosul participam do ato do plantio das Vinhas do Mercosul. 



A Cúpula do Mercosul ocorrerá no hotel SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos.

Relator no TSE vota pela cassação da senadora Juíza Selma Arruda, Podemos

O ministro Og Fernandes, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votou a favor da cassação do mandato da senadora Juíza Selma Arruda (Pode-MT), conhecida como "Moro de saias". O julgamento de ontem  foi suspenso pela presidente Rosa Weber, tudo  após o voto do ministro, que é relator do processo, e deverá ser retomado na sessão do TSE da próxima terça-feira.

Schirmer volta a insistir em ser candidato do MDB em Porto Alegre

O ex-deputado Cezar Schirmer, que atualmente ocupa funções no ministério da Cidadania, governo Bolsonaro, admitiu que disputará internamente a candidatura a prefeito de Porto Alegre.

Foi nesta segunda-feira no Três Figueiras Tênis Clube, onde falou para 80 filiados do MDB, entre os quais o ex-deputado Luiz Fernando Zacchia.

O candidato com mais chances de ser consagrado pelo MDB é o deputado Sebastião Melo, que desponta em todas as pesquisas de intenções de votos na dianteira, junto com a comunista Manuela D'Ávila. Nas pesquisas, Cezar tem pontuação próxima de zero.

Tráfico mata mais três cidadãos gaúchos em Porto Alegre

Mais dois cidadãos gaúchos foram mortos a tiros em Porto Alegre. Foi nesta madrugada, 1h, na Travessa Ceará, no perigosíssimo bairro Sarandi, zona Norte da Capital.

No Morro Santa Tereza, outro bairro perigosíssimo da Capital, um homem foi morto a tiros ontem a noite. A casa em que estava foi incendiada pelos bandidos, que também meteram fogo em outras duas residências vizinhas. Nestas, os criminosos mandaram os moradores saírem.

A Polícia acha que nos três casos há ligação com a guerra do tráfico.

Porto Alegre amanheceu com tempo bom, mas poderá chover durante o dia

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

Apesar do bom tempo que ocorre neste momento em cidades como Porto Alegre, a previsão da MetSul é de que vai chover na maioria das regiões do RS.

Há risco de chuva forte no Norte e Noroeste, mas nas regiões Sul e Oeste o tempo será bom.

A MetSul avisa que também choverá na Capital.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 17 graus e a máxima chegará aos 29 graus.

Lava Jato leva Renan Calheiros ao banco dos réus. Denúncia contra o senador foi aceita ontem pelo STF.

Por 3 x 2, o maior aliado do lulopetismo no MDB, o senador Renan Calheiros é o mais novo réu em processos por corrupção que correm no âmbito do STF. A decisão foi da 2a. turma, que ontem aceitou denúncia da PGR, tornando-o réu por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

É a primeira vez que Renan vira réu no âmbito da Lava Jato.

O líder do MDB é investigado em outros nove inquéritos já em poder do STF.

Renan Calheiros aceitou propina da Transpetro, estatal da Petrobrás, entre 2008 e 2010. O dinheiro sujo saiu da Odebrecht Ambiental. A propina serviu para que o senador apoiasse a presença de Sérgio Machado na presidência da Transpetro, posto no qual ficou entre 2003 a 2014.


Governo gaúcho paga, hoje, nova parcela (R$ 1,1 mil) da folha de outubro

Uma nova parcela, agora de R$ 1,1 mil, referente à folha de outubro dos servidores do Poder Executivo, será paga hoje no RS. Com este pagamento, o Estado quita os pagamentos de quem ganha até R$ 3,6 mil líquidos, ou seja, 67% dos vínculos. A próxima, no valor de R$ 3,9 mil, foi agendada para o dia 11. Só no dia 13 a folha de outubro será totalmente quitada.

O pagamento da folha de novembro só começará a ser paga no dia 16.

O governo estadual já avisou que não pagará este ano o 13o e os salários de dezembro. Ambos serão parcelados a partir de janeiro.

TSE decide aceitar assinaturas pela web para a criação de novos Partidos. Aliança de Bolsonaro é beneficiada.

A consulta foi feita no ano passado pelo deputado gaúcho Jerônimo Goergen.

O TSE decidiu, ontem, aceitar assinaturas pela internet para a criação de novos Partidos, o que facilitará em muito o registro do Partido de Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil, que agora terá prazo para se organizar e disputar as eleições municipais do ano que vem. São necessárias 500 mil assinaturas. Foram 4 votos contra 3.

A decisão do TSE terá que ser regulamentada para ter validade e por isto a presidente da Corte, Rosa Weber, acha que as soluções não estarão prontas para o pleito do ano que vem. Ela votou contra, alegando que a Justiça Eleitoral não tem recursos para verificar a autenticidade das assinaturas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/