Lula está preso em "solitária light", reclama Elio Gaspari. E ?


Sergio Moro não quer saber de imagens e falas vazadas da prisão.

Elio Gaspari faz um apelo no Globo por melhores condições carcerárias a Lula.

- Está sozinho numa sala com cama, mesinha e banheiro. Não pode deixá-la e para se comunicar com os carcereiros deve bater na porta. À primeira vista deram-lhe uma regalia, pois está muito melhor que os detentos do sistema penal brasileiro.
As condições da solitária-light de Lula assemelham-se ao regime imposto na França de 1945 ao marechal Philippe Pétain. Ele traíra seu país e presidira uma ditadura pró-nazista. Foi condenado à morte, teve a sentença comutada e morreu no cárcere, em 1951.
(…) Lula passa os dias só, trancado. Sem muito esforço, a Polícia Federal, o Ministério Público e o juiz Sergio Moro podem redesenhar esse regime carcerário, sem estimular um circo petista.
(…) Lula é um ex-presidente da República, levado ao poder pelo voto popular. Quando ele vive numa rotina semelhante à de um marechal usurpador e colaboracionista, alguma coisa está errada.”

O blog O Antagonista deste domingo, enquadra Elio Gaspari e ensina de modo exemplar a seguinte lição democrática:

-Se algo está errado, é um ex-presidente, que deveria dar exemplo ao país, ter cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, usurpando a Petrobras para receber propina em forma de um triplex no Guarujá.

Conheça o tamanho da herança maldita deixada pelo governo Tarso Genro, PT

As lâminas que o leitor encontrará no link a seguir, representam as ações que o atual governo gaúcho empreendeu para superar a herança maldita deixada pelo governador Tarso Genro, PT.

Cada quadro demonstra, também, o tamanho do buraco deixado pelos petistas.

CLIQUE AQUI para examinar tudo. Vale a pena. É leitura muito rápida.

Opinião do editor - São absurdas as acusações feitas pela PGR contra Jair Bolsonaro

Aqui, não, dra. Raquel.

O editor não é eleitor de Jair Bolsonaro, embora possa vir a sê-lo, mas considera absurda e abusiva a atitude da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que denunciou nesta sexta  o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) ao Supremo Tribunal Federal, sob acusação de crime de racismo contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs.
O editor já foi objeto de denúncia judicial ou investigações policiais promovidas pelo MP, ora por apologia ao crime e ora por preconceito contra estrangeiros. No primeiro caso, habeas concedido pelo TJRS fulminou a pretensão dos promotores, e no segundo o caso nem passou da delegacia de polícia.
Discurso de ódio só existe na cabeça da PGR - Segundo Dodge, durante palestra no Clube Hebraica do Rio, em abril do ano passado, em pouco mais de uma hora de discurso, “Jair Bolsonaro usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais”.
Para Dodge, a conduta do presidenciável é “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. A Procuradoria cita a frase em que Bolsonaro disse: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”.
Quilombolas - Segundo Dodge, o ataque a variados grupos sociais continuou mirando os quilombolas. A denúncia mencionou então a seguinte frase do deputado: “Eu fui em um quilombola em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. O deputado afirmou também que essas comunidades “não fazem nada”, “nem para procriador eles servem mais”.

A PGR vê chifre em cabeça de cavalo. Raquel Dodge chegou ao ponto de dizer que Bolsonaro chamou os quilombolas de animais porque utilizou a palavra "arroba". 

Já tem cela pronta para Lula no Complexo Médico-Penal de Pinhais

Já tem cela pronta para Lula no Complexo Médico-Penal dos Pinhais, Paraná, onde se encontram outros presos da Lava Jato.

O diretor do presídio, Luiz Alberto Cartaxo Moura, disse para a Folha de S. Paulo:

- O espaço para ele está pronto. Ele pode optar pelo convívio ou pelo não convívio com outros presos, porque não sabemos as consequências das inimizades que ele possa ter lá dentro.

Ninguém mais - a não ser os lulopetistas campados - querem Lula em Curitiba.

Tropico fechou a loja do Iguatemi

A Tropico do shopping Iguatemi fechou as portas.

Paris 6 não voltará a ter restaurante em Porto Alegre

A rede de restaurantes Paris 6, que tem 12 unidades, uma das quais em Miami, não pretende reabrir a casa que tinha em Porto Alegre e que fechou por falta de clientes.

Paris 6 de Porto Alegre tinha o treinador Vanderlei Luxemburgo como um dos sócios de Issac Azar e José Eduardo da Cunha Bueno Filho. Um terceiro sócio da rede, Michel Veganô, cobra na justiça a bagatela de R$ 3 milhões dos outros dois, que ficaram com a sua parte e não pagaram.

Lamachia tira nota da OAB para responder ao advogado lulopetista Alberto Toron

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, reagiu a críticas do advogado Alberto Toron à atuação da entidade.

 Claudio Lamachia respondeu declarações de Alberto Toron sobre a atuação da OAB (CLIQUE AQUI para ver vídeo da entrevista do criminalista).

Em entrevista ao jornalista lulopetista Fernando Morais, o criminalista Toron classificou a OAB como “acovardada” e declarou que a presidência do Conselho Federal está calada diante de ataques contra a sociedade.

Alberto Toron defende lulopetistas bandidos e acha que a OAB deve fazer o mesmo.

Lamachia respondeu que a Ordem cumpre devidamente suas funções em defesa das prerrogativas da classe e das garantias individuais. Ele afirmou que a entidade quer punição de culpados e que “jamais” defenderá “os clientes dos advogados e suas causas”.

A nota do advogado gaúcho é duríssima.

CLIQUE AQUI para ler a manifestação de Lamachia.

Alckmin quer Meirelles de vice

O ex-governador Geraldo Alckmin quer Henrique Meirelles de vice. Meirelles é candidato do PMDB.

A informação é do jornal O Globo deste domingo.

Comerciante morre metralhado em Torres, RS


Um comerciante de 46 anos foi morto na noite de sábado em Torres, RS. Ele levou vários tiros. O homem  estava na porta de seu mercado quando foi atingido por tiros de armas calibres .12 e .40. 

A Polícia disse aos jornalistas, esta manhã, que os mandidos estavam em um veículo de cor preta, que estacionou em frente ao estabelecimento comercial da vítima.

O comerciante chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Mateus Bandeira anunciará seu vice dentro de duas semanas

O candidato do Partido Novo ao governo do RS, Mateus Bandeira, disse hoje ao editor que pretende anunciar dentro de duas semanas o candidato a vice-governador na sua chapa.

Trata-se de um empresário recém filiado ao Novo.

Os dois candidatos ao Senado serão apresentados mais adiante.

O Novo irá com chapa puro sangue para a disputa, inclusive na proporcional.

3.743 cubanos chegaram no brasil nos últimos dois anos, fugindo da ditadura comunista e da pobreza de Cuba

Cubanos fugindo de balsa para os EUA.

Os repórteres Marcelo Godoyu e Felipe Resk, contam na edição de hoje do Estadão que eles são homens jovens que fogem da miséria e da opressão do regime comunista e formam nos últimos dois anos o segundo maior grupo de estrangeiros a pedir refúgio no País, atrás só dos venezuelanos; rota passa pela Guiana e por Boa Vista (RR).

Leia a reportagem completa:

Javier Ramirez Vakdez chegou no dia 19 de dezembro a Bonfim, em Roraima, depois de cruzar em Lethem, na Guiana, a fronteira brasileira. Deixou em Cuba dois filhos, três irmãos e sua mãe para buscar trabalho, dinheiro e a liberdade que lhe faltava na ilha caribenha. “Cuba está em uma situação muito difícil, o salário mínimo é insignificante e o que se paga não dá para viver”, contou o motorista de ambulância.


A história de Vakdez resume a de outros 3.743 cubanos que entraram no País nos últimos dois anos e pediram oficialmente refúgio. Eles formam o segundo maior contingente de estrangeiros registrados no período pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério das Relações Exteriores, atrás somente dos venezuelanos, superando haitianos e angolanos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, J.R. Guzzo, Exame - A Operação Lava Jato: uma vitória sem precedentes

A Operação Lava-Jato acaba de completar quatro anos. Já é uma das mais longas investigações sobre corrupção no governo jamais realizadas em qualquer dos quatro cantos do mundo. Nesse espaço de tempo, produziu 160 condenados por diversas espécies de crime, recuperou para os cofres do Tesouro Nacional 12 bilhões de reais que haviam sido roubados nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e aplicou penas de prisão que, somadas, já chegam a quase 2 400 anos. Conseguiu uma vitória até então sem precedentes nos registros da Justiça brasileira: centenas de confissões de autoria para os crimes em julgamento, o que mantém calados há quatro anos todos os advogados dos réus, as organizações que promovem o “direito de defesa” e as “entidades internacionais” que vivem de patrulhar os processos judiciais em países subdesenvolvidos, à procura de “arbitrariedades” contra réus que consideram virtuosos, e que sempre tendem a ser “de esquerda”. Falar o quê? Que as pessoas estavam confessando crimes, e indo para a cadeia, só para prejudicar a reputação de Lula e do PT? Um advogado de extração britânica, com muito cartaz nesse nicho, veio ao Brasil em busca de alguma denúncia fatal. Entrou mudo e saiu calado. Mais que tudo, a Lava-Jato conseguiu o que sempre foi considerado impossível nos 518 anos de história do Brasil: condenar à pena de prisão um dos maiores mamutes vivos da política nacional, ex-presidente da República e chefe partidário de fama mundial.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

Artigo, J.R. Guzzo, Veja - Entenda o que é "trânsito em julgado" e "condenação em segunda instância"

- Título original: "Dois minutos".

CLIQUE AQUI para ler, também, "O triângulo da esquerda", André Lahóz Mendonça de Barros.

As leis são feitas, tanto quanto se saiba, para melhorar a vida das pessoas. Que sentido poderia ter uma lei que piora a existência do cidadão? Nenhum, e por isso mesmo é francamente um espanto a quantidade de leis em vigor neste país que não melhoram coisa nenhuma e, ao mesmo tempo, conseguem piorar tudo. Um dos mais notáveis exemplos práticos dessa espécie de tara, tão presente no sistema legal e jurídico do Brasil, é o apaixonante debate atual sobre a “segunda instância” e o “trânsito em julgado”. 

Quase ninguém, mesmo gente que foi à escola, conseguiria dizer até outro dia que diabo quer dizer isso; dá para entender as palavras “segunda” e “trânsito”, mas daí pouca gente passa. No entanto, tanto uma como outra coisa são o centro da questão mais decisiva da vida política do Brasil de hoje. Trata-se, muito simplesmente, de saber quantas vezes o sujeito precisa ser condenado na Justiça para pagar pelo crime que cometeu. Duas vezes parece de ótimo tamanho, na cabeça de qualquer pessoa sensata e no entendimento de todos os países livres, civilizados e bem-­sucedidos do mundo. Se houve um erro na primeira sentença, dada por um juiz só, um segundo julgamento, feito por um conjunto de magistrados, pode corrigir a injustiça; se não corrigir é porque não houve nada de errado. 

Uma criança de 10 anos é capaz de entender isso. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Temer teria 2% de votos caso disputasse a eleição com alguém do PT (sem Lula)

O Datafolha de hoje  analisou cenários em que Temer disputa a reeleição.

Tendo Haddad como candidato do PT, Temer aparece com 2% das intenções de voto, mesmo porcentual do concorrente petista.  Com Jaques Wagner como candidato petista, Temer e o ex-governador recebem 1% das intenções de voto.

Uruguai vai cancelar devolução do IVA para os turistas do Brasil

A partir de 1o de maio, o Uruguai não permitirá mais devoluções do IVA para os brasileiros que voltarem de viagens de turismo ao País.

Corrida presidencial já tem 23 candidatos

A corrida presidencial já tem 23 candidatos.

Alckmin saiu com viés de alta para disputar o Planalto

O ex-governador Geraldo Alckmin deixou o governo com bom índice de aprovação e sua situação vem melhorando desde novembro do ano passado. Em 2006, quando saiu pela primeira vez do governo para disputar a presidência, o índice de bom e ótimo era de 66%, contra os 36% atuais. De lá para cá, a queda foi brusca e permanente, mas do final do ano passado para cá, os números melhoraram muito e o viés é de forte alta.

Os números do Datafolha de hoje:

Ótimo e bom, 36%
Regular, 40%
Ruim e péssimo, 22%

Manuela continua explicando o que tinha na garrafa de Lula

- Tinha água na garrafa.

Foi isto que disse a comunista Manuela D'Ávila, ao longo de uma mini-entrevista que concedeu ao jornalista Tulio Milman, jornal Zero Hora deste final de semana.

Tulio queria saber o que tinha dentro da garrafa que Manuela tentou repetidas vezes tirar das mãos de Lula durante o comício de São Bernardo do Campo, na tarde em que ele foi preso.

A comunista criticou a imprensa por escrever as coisas sem checar.

É engano dela.

A imprensa checou.

Além disto, até hoje o IML de SP não liberou o exame de corpo de delito que fez em Lula, o que não permite saber qual o índice de teor alcoólico encontrado no seu sangue.

CLIQUE AQUI para examinar vídeo sobre o caso.

Sem Lula, Bolsonaro e Marina terminam o primeiro turno empatados

No último cenário apresentado hoje pelo Datafolha, sem Lula e sem a candidatura à reeleição de Michel Temer (MDB), Bolsonaro e Marina aparecem tecnicamente empatados, com 17% e 15% das intenções de voto, respectivamente.

Acompanhe:

- Bolsonaro, 17%
- Marina, 15%
- Joaquim Barbosa e Ciro Gomes, 9% cada um.
- Geraldo Alckmin 8%.

Pré-candidatos que estiveram ao lado de Lula antes de sua prisão, como Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos (PSOL), aparecm lá atrás, com 2% e 1% das intenções de voto, respectivamente. O empresário Flavio Rocha (PRB), apoiado pelo MBL, também aparece com apenas 1% das intenções de voto, mesmo desempenho obtido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Maioria esmagadora acha que foi justa a prisão de Lula

54% dos eleitores brasileiros acham justa a prisão de Lula, contra 44% que consideram que houve injustiça.

Os dados foram levantados em pesquisa do Datafolha.

No segundo turno, Lula venceria facilmente, mas brancos e nulos iriam a 19%

Se a eleição fosse hoje e o pleito fosse para o segundo turno, Lula venceria facilmente, segundo dados de hoje do Datafolha:

Lula, 48%
Bolsonaro, 31%
Brancos e nulos - 19%

Datafolha diz que Lula despenca, mas continua em primeiro lugar. Joaquim Barbosa surpreende com 8%.

No mais completo cenário dos nove pesquisados pelo Instituto Datafolha, Lula prossegue em primeiro lugar nas intenções de votos dos eleitores brasileiros, mas despencou de 37% (janeiro) para 31%. O instituto diz que a prisão afetou o ânimo dos eleitores de Lula.

A surpresa é o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, PSB, que com apenas duas semanas de candidatura anunciada já está em quarto lugar, 8%, empatado tecnicamente com Marina, a terceira colocada (10%).

Acompanhe:

Lula,31%; Bolsonaro, 15%; Marina, 10%; Joaquim Barbosa, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%; Álvaro Dias,3%; Manuela, 2%; Collor, Meirelles, João Amoêdo, Flávio Rocha,. 1% cada um. Os demais não pontuaram.

Artigo, Flávio Tavares, Zero Hora - Que reformas sociais Lula propôs ou realizou?


- O título original do artigo é "A duplicidade". O trecho abaixo foi selecionado pelo editor, mas o texto completo pode ser alcançado via link.

O "men$alão" oficializou a perver$ão na política. O assistencialismo da "Bolsa Família" tornou "ricos" os pobres com R$ 70 por filho. As "cotas raciais" não aprofundaram o ensino e a universidade seguiu expedindo diplomas sem ser núcleo de pesquisa. Faculdades privadas passaram a grupos mercantis estrangeiros cotados na Bolsa de Valores.

Nunca o conservadorismo tacanho nos tinha dirigido com tanta folgança. Expandiu-se um capitalismo calcado no suborno e na propina, em concubinato com o poder público. O narcotráfico cresceu. O crime se agigantou. A política virou corrupção e o roubo, meta única. Com partidos transformados em amontoados de gente vã, surgiram paranoicos Hitler's tropicais.

Contraponto dessa difusa realidade, procuradores e juízes investigam e encarceram criminosos escondidos no poder político e econômico. Mas o crime prossegue, amplo, quase infinito.

O terrível na condenação de Lula é o caminho que o levou à prisão. A naturalidade de Palocci contando tudo do velho comparsa, ou o alerta de Marcelo Odebrecht ao advogado de Lula: "Quanto mais eu revelar, mais ele vai se complicar".

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Domingo será de sol e temperatura amena no RS


Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

Uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica tomou conta do Rio Grande do Sul neste domingo, proporcionando a melhora do tempo e a presença do sol em todas as regiões. 

Faz frio em Porto Alegre, 8h30min.

Em Porto Alegre, onde o sol deverá predominar pelo menos nos próximos quatro dias, o domingo ensolarado terá marcas entre 17°C e 27°C.

Rosa Weber não é mais aliada no caso de prisão em segundo grau

O ministro Marco Aurélio Melo já não conta com o voto de Rosa Weber para mudar a jurisprudência que autoriza prisões de réus condenados em segunda instância.

E por isto vai perder no pleno do STF.

Olívio foi até os acampados de Curitiba

Olívio ainda cogita disputar uma cadeira ao Senado.

O ex-governador Olívio Dutra foi neste sábado a Curitiba e ficou a tarde toda com os acampados que fazem vigília por Lula diante do prédio da PF.

Olívio não foi ao comício de encerramento realizado em São Bernardo do Campo.

GM poderá antecipar pagamentos futuros do ICMS

O governo estadual gaúcho vai insistir com a GM para que ela antecipe o pagamento de impostos que tem que pagar no futuro, tudo em função de benefícios que recebeu do programa Fomentar.

A GM já fez isto outras vezes, mas no ano passado não topou a proposta do governo.

Gramado repele Havan com seu templo e estátua kitschs

O prefeito João Alfredo Bertolucci avisou ao empresário Luciano Hang que não quer saber das lojas Havan em Gramado, RS.

O templo e a estátua da Liberdade não têm nada a ver com a cidade.

São objetos kitsch para uma cidade que preserva suas linhas arquitetônicas de estilo bávaro.

Ronaldo Nogueira, RS, cogitado para vice de duas chapas presidenciais

O ex-ministro do Trabalho e deputado federal do RS, Ronaldo Nogueira, PTB, foi sondado para compor a chapa de vice de dois candidatos a presidente da República.

Acontece que o gaúcho só quer saber de reeleição e imagina emplacar pelo menos 150 mil votos no Estado.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/