- Paraguai obteve o terceiro maior crescimento percentual do PIB no
mundo em 2013. A capital do país, Assunção, é uma das principais apostas
nesse processo de mudança
O Paraguai quer acabar com o estigma de ser visto como um
país para compras. A mudança de imagem contará com investimento entre US$
1 milhão e US$ 1,5 milhão em publicidade no Brasil, para mostrar o que o
país vizinho pode oferecer além das típicas compras em Cidade do Leste. As campanhas midiáticas devem ser veiculadas no segundo
semestre deste ano, principalmente nos Estados que fazem fronteira – Paraná e
Mato Grosso do Sul – e regiões próximas ao Paraguai. Autoridades do país
acreditam que as ofertas de turismo ficam encobertas pela fama de ser um
destino de “sacoleiros” em busca de produtos mais baratos.
. A capital do país, Assunção, é uma das principais apostas
nesse processo de mudança. Pela sua localização – entre 1h30 e 3h30 das
principais cidades da América do Sul, como São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu,
La Paz e Santiago -, o governo vê a oportunidade de promover o turismo de
negócios em sua capital. “O Paraguai tem a chance de ser um local para turismo de
nicho corporativo”, disse o ministro da Indústria e Comércio do país, Gustavo
Leite. “A capacidade de leitos na cidade dobrou nos últimos três anos e o
objetivo é tornar Assunção o grande centro de conferência da região
sul-americana.” Segundo o ministro, a capital pode se beneficiar do
momento econômico do país, que cresceu 13,7% no ano passado – terceiro maior
crescimento do mundo em 2013. E o Brasil tem grande parte neste salto,
respondendo por algo entre 19% e 30% no Produto Interno Bruto (PIB) paraguaio,
de cerca de US$ 30 bilhões.
. Assunção também passa por um momento de verticalização da
cidade. Um exemplo é que, em até três anos, a capital deve ganhar quatro torres
de 20 andares do complexo World Trade Center. O projeto deve custar US$ 50
milhões e incluirá um hotel de 120 quartos. Para o governo, investimentos em
turismo devem impulsionar ainda mais o crescimento, já que o setor ocupa a
sétima posição entre as principais atividades econômicas do país, que tem sua
força no agronegócio.
. Além do nicho corporativo, as campanhas a serem
veiculadas no Brasil devem focar outras regiões do país que proporcionem
atividades como turismo fluvial e de pesca, visitas às hidrelétricas de Itaipu
e Yacyretá, povoados jesuíticos, calendários de festas populares e casinos, que
são proibidos no Brasil. De acordo com a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela
Bacigalupo, o número de visitantes estrangeiros que pernoitaram ao menos três
noites no país no ano passado foi de 609 mil - desse total, 45% dos turistas
eram brasileiros. A meta é chegar a 1 milhão de turistas até 2018. “Vamos
participar de feiras de turismo no Brasil e realizar workshops em cidades
estratégicas para promover o Paraguai”, disse Marcela.
. Porta de entrada dos brasileiros que cruzam a Ponte da
Amizade a partir de Foz do Iguaçu e principal responsável pela imagem do país,
a Cidade do Leste não deve perder sua vocação comercial nas propagandas
paraguaias. A cidade convive com problemas de infraestrutura e economia
informal. Para mudar esse cenário, membros da sociedade civil elaboraram uma
espécie de plano diretor da cidade, que deve ser apresentado à prefeitura em
julho.
. O plano de diretrizes da Asociación Plan de Desarrollo
del Este (Associação Plano de Desenvolvimento do Leste, em tradução livre)
prevê expandir a rede de esgoto, criar vias de circulação interna, aumentar a
capacidade hoteleira e formalizar a atividade comercial – são 4.700 empresas
estabelecidas na Cidade do Leste, que movimentaram US$ 8 bilhões em 2013,
segundo a Câmara de Comércio do município.“A cidade não deve perder a sua vocação, de comércio de
pronta entrega, e as iniciativas devem torná-la mais atrativa para o turista,
em vez de apenas ser vista como um centro de compras”, afirma Natalia Chan,
presidente da associação. Segundo ela, a iniciativa já conta com apoio dos
governos federal, estadual e municipal.
O jornalista do site Terra., que produziu a reportagem acima, viajou a convite da TAM e da Secretaria
Nacional de Turismo do Paraguai