Assembleia de SC abre processo de impeachment para cassar governador Carlos Moisés

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina decidiu nesta quarta (22) abrir processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e sua vice, Daniela Reinehr, por suposto crime de responsabilidade no exercício do mandato.

O presidente da Alesc, Júlio Garcia, abriu o processo com base em um parecer da procuradoria jurídica da Assembleia, que viu indícios de irregularidades na concessão de aumento salarial para procuradores do estado por meio de decisão administrativa, sem autorização dos deputados.

Recomendado - Peça agora mesmo. É fácil. Ligue já. Bier Markt vom Fass, Porto Alegre.

PEÇA AGORA. Entrega na sua casa 

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburgueres e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento. Agora, também pizzas.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

TRF-4, Porto Alegre, fulmina em 8 minutos outra chicana do ex-presidiário Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia

Lula foi condenado como corrupto pela Justiça Federal do Paraná, com sentença confirmada pelo TRF4. Só está fora da cadeia porque é amigo dos ministros do STF, que o protegem.

O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira um pedido apresentado pela defesa do ex-presidiário Lula para que delações da Odebrecht no caso do sítio de Atibaia fossem anuladas. Os desembargadores rejeitaram o recurso por unanimidade, em sessão que durou oito minutos nesta tarde.

No pedido, o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, argumentou que a empresa paga salários aos 77 delatores ligados ao grupo, e que uma planilha da empreiteira prova que os delatores passaram a receber o dinheiro depois que aderiram às narrativas defendidas pela força-tarefa da Lava Jato, informa a jornalista Bela Megale, do Globo.

Zanin chegou a apresentar uma questão de ordem solicitando que o julgamento de hoje fosse suspenso até que o mandado de segurança sobre a atuação do FBI junto aos procuradores da Lava Jato fosse julgado, mas o pedido também foi rejeitado pelo TRF-4. O advogado do ex-presidente pretende recorrer da decisão.

Este cidadão de Sapíranga, RS, Marcos Moreira, faz este trágico apelo depois de enterrar o pai e o irmão: "Prefeita, libere o tratamento precoce e a cloroquina. Salve-nos da morte !"

Com medo de também morrer a qualquer momento, este cidadão gaúcho, Marcos Cardoso Moreira, desde o cemitério onde tinha acabado de sepultar seu irmão, gravou este trágico apelo para que a prefeita de Sapíranga salve sua família da morte, liberando o que ele chama de Kit Cloroquina, na verdade o Kit Covid-19. São 11 familiares. Além do irmão de 33 anos, que foi a óbito em apenas tres dias, no sábado morreu o pai de Marcos. Sua mãe e outro irmão, Marcelo, estão também hospitalizados no Hospital de Sapiranga. Marcos acha que ele mesmo está infectado e poderá morrer a qualquer momento. A prefeita de Sapiranga, ao contrário dos seus colegas de Campo Bom e Parobé, municípios vizinhos, segue a política do discurso único de confinamento, restrições às atividades econômicas e humanas, expansão de leitos e UTIs, sem adotar medidas profiláticas e tratamento preventivo com o Kit Covid (hidroxicloroquina+azitromicina+ivermectina+zinco+vitaminas C e D, combinados ou não). Eta teimosia está matando gaúchos aos magotes. Este tipo de autoridade será chamado a responder por essas mortes desnecessárias.

 

Assembleia aprova por unanimidade projeto do deputado Zucco que cria política estadual de atenção ao câncer infantil

O RS terá uma política de atenção à oncologia pediátrica a partir da aprovação - por unanimidade (54 a zero) - hoje do projeto de lei do deputado Tenente-Coronel Zucco. O principal objetivo da iniciativa é aumentar os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer entre zero e 19 anos, a partir da agilização da descoberta da doença e o imediato encaminhamento direto aos centros especializados.

Todo o respaldo técnico para a elaboração do projeto foi viabilizado pelo Instituto do Câncer Infantil.

Artigo, Sérgio Turra - Saiba por que temos que ter liberdade para aprender e educar no RS (o caso da homeschooling)

Entre os tantos efeitos da pandemia do coronavírus, milhões de estudantes tiveram de ficar em casa. Com as escolas fechadas, foi preciso recorrer a alternativas para assegurar a continuidade das aulas, como videoconferências e outras ferramentas virtuais. Essa mudança na rotina também vem exigindo maior envolvimento dos pais na educação de seus filhos. Uma nova realidade que tem quebrado paradigmas, especialmente em relação ao ensino domiciliar.

Adotado em mais de 60 países ??“ como Estados Unidos, Portugal e França ??“, o homeschooling é uma opção para aquelas famílias que desejam oferecer aulas às crianças em casa.

Aqui no Rio Grande do Sul, temos a chance de tornar essa modalidade uma realidade.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Esta diretora do Hospital das Clínicas, dra. Nadine Clausel, mete pânico na população ao exigir lockdown

A diretora do Hospital das Clínicas, ente federal, Nadine Clausel, continua metendo pânico na população de Porto Alegre.

Nadine foi eleita pelo próprio pessoal do hospital, portanto não foi escolhida por nenhum critério de meritocracia. Empossou-a o reitor da Ufrgs, Ruy Oppermann, nomeado pelos governos lulopetistas. Ela é ideologicamente comprometida com a esquerda brasileira. Esta, como se sabe, é contra medidas profiláticas e de tratamento precoce para o enfrentamento da pandemia, preferindo a repressão e a internação hospitalar dos doentes.

Nadine, que é cardiologista, concede entrevista em cima de entrevista para defender imediato lockdown em Porto Alegre.

O que diz a cardiologista, em versão livre do editor:

- É tratar de confinar todo mundo em casa, paralisar as atividades econômicas e humanas, ampliar o número de leitos hospitalares e também de UTIs.

A dra. não diz uma só palavra sobre ações profiláticas e tratamento precoce com o Kit Covid, que são usados com sucesso em 10% de todos os municípios do RS, movimento que cresce geometricamente no Estado, apesar das restritivas políticas públicas estaduais e da maioria dos municípios e que já fracassaram. Ontem mesmo, o ministro da Saúde defendeu a mudança, tudo durante pronunciamento dentro do Palácio Piratini. 

O editor publica diariamente entrevistas de autoridades, médicos e especialistas em saúde pública, demonstrando o êxito da profilaxia e do tratamento preoce, tudo para evitar que mais gaúchos morram nos leitores hospitalares e nas UTIs.

O que move a dra. Nadine Clausel ?

Análise - Os estímulos e benefícios do governo federal vão garantindo a recuperação econômico. E no day after, como fica ?

Os indicadores mais recentes vêm sugerindo uma recuperação rápida da atividade econômica, dizem hoje os economistas do Bradesco, tudo no âmbito da análise a seguir. Leia todo o texto:

O ritmo de retomada, ao menos neste primeiro momento, vem surpreendendo positivamente, mas a sustentabilidade do movimento dependerá também das sequelas deixadas pelo choque.

A dinâmica do mercado de trabalho segue no centro desse debate.

(...)

Em última instância, o desempenho da atividade econômica no segundo semestre dependerá das condições do rendimento final das famílias. Até agora, os estímulos têm se mostrado fundamentais para compensar o choque agregado sobre o mercado de trabalho e alguma acumulação de poupança também pode ser importante na recuperação. Mas assim como no resto do mundo, há dúvidas sobre uma possível perda de dinamismo da retomada conforme os estímulos forem sendo retirados. Há incertezas em relação à evolução da própria pandemia, mas será o efeito líquido da remoção de estímulos (e algum incremento no volume de poupança), em comparação aos dados correntes do mercado de trabalho, que determinará o impacto sobre consumo.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Saiba quem integra o Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre

Estes são os membros do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento, o melhor hospital privado do RS:

Eduardo Bier (presidente), Thomas Herrmann, Maria Helena Itaqui Lopes, André Meyer da Silva, Carlos Souto e Mateus Bandeira.

Eles terão mandato até o final de 2022.

Recomendado - Saiba por que o editor deste blog recomenda seguros com a Uniseg

Este blog conta com um novo anunciante, no caso a corretora de seguros gaúcha Uniseg, que opera com ênfase no seguro para casos de temporais como os que têm acontecido no RS, mas também em todos os demais ramos de proteção à vida e bens (carros, por exemplo) dos segurados (veja banner ao lado). Há muitos anos o próprio editor é segurado da Uniseg, mas este banner não corre por conta de nenhuma conta-permuta.

O editor trabalha com independência jornalística e tem lado, porque se coloca ao lado do estado democrático de direito e da economia de mercado.

Este blog é profissional e depende exclusivamente de anunciantes para sobreviver.

O editor não aceita publicidade de empresas e governos nos quais não confia, mas nenhum deles pode ter compromissos ideológicos com o lulopetismo e seus aliados.

Neste domingo e ontem, este blog registrou picos de leitores, chegando aos 70 mil no domingo. Veja os números do Google Analytics de hoje

Deputado estadual Capitão Macedo propõe Decreto Legislativo para desautorizar Conselho Estadual da Saúde

Eis o que disse há pouco o deputado estadual Capitão Macedo, RS, inconformado com a decisão do Conselho Estadual da Saúde que tenta colocar o RS do lado negro da força, tudo no caso do enfrentamento do vírus chinês:

- Protocolamos requerimento para que a Assembleia Legislativa suspenda os efeitos do artigos 1º, 2º e 3º da Resolução 05/2020 do Conselho Estadual de Saúde, que visa proibir o uso e a distribuição gratuita da Cloroquina, Azitromicina e Invermectina no tratamento da COVID 19.

O deputado avisa:

- Não vamos nos calar diante diante deste crime!

CLIQUE AQUI para examinar o requerimento do deputado.

Presídio Central de Porto Alegre, 4.160 presos ficará interditado durante 15 dias

O Presídio Central de Porto Alegre, construído para abrigar 1.800 prisioneiros e com lotação atual de 4.160, foi novamente interditado, agora por 15 dias.

Desta vez por conta do vírus chinês.

É que três prisioneiros apresentaram sintomas da doença.

Agora, ao Vivo, no Press Saúde, Ana Paula Jung entrevista o médico Pedro Schestatsky. O tema é "Medicina do Futuro".

“Medicina do Futuro” é o tema deste segundo episódio do programa PRESS SAÚDE. A jornalista Ana Paula Jung vai conversar com o médico neurologista e divulgador da medicina que cria saúde mais do que apenas tratar doenças: Dr Pedro Schestatsky. Residente em Porto Alegre, Dr Pedro Schestatsky, conhecido como Dr Pedro Neuro, é médico neurologista, professor na Ufrgs, palestrante, escritor, pesquisador e empreendedor de novas tecnologias em Medicina. Defende que a Medicina do Futuro será também chamada de Medicina dos 5P’s: preditiva, preventiva, personalizada, pro ativa e parceira. Ele realizou em si mesmo o transplante de fezes para avaliar os efeitos no seu corpo e ressaltar a importância do intestino na saúde. Ficou nacionalmente conhecido após sua palestra TEDMED ao argumentar que a tecnologia não irá substituir os médicos do futuro, mas sim empoderar os pacientes para que cuidem melhor de si mesmos. O programa é patrocinado pelo Sindicato Médico do RS, o Simers. Veja:

Banrisul opera desde ontem com nova linha para giro e investimentos de microempresas

Desde ontem, o Banrisul opera com nova linha de crédito para investimentos e capital de giro de microempresas.

O acesso é franqueado a empreendedores da indústria, comércio, serviços e agro.

Quem tiver mais de seis meses de funcionamento e faturamento anual de até R$ 360 mil, terá direito a financiamentos mais baratos e de prazo mais longo.

Nuvem de gafanhotos argentinos está cada vez mais próxima do RS

A secretaria gaúcha da Agricultura adverte para a proximidade cada vez maior dos gafanhotos argentinos.

Neste momento, quarta-feira, a nuvem de gafanhotos está em Entre-Ríos,a apenas 100 quilômetros da Barra do Quaraí, RS.

Renault demite 747 empregados no Paraná e enfrenta greve geral

Os trabalhadores da Renault, Paraná, estão em greve geral.

O protesto é contra a demissão imotivada de 747 empregados da montadora.

A Renault tentou acertar um Plano de Demissão Voluntárias com o sindicato da categoria, mas a proposta foi repelida.

As demissões têm a ver com a queda na produção de carros, problema que é geral no mercado de veículos, tudo em função da paralisação parcial ou total das atividades econômicas e sociais.

EUA compraram da Pfizer o total de 100 milhões de doses da vacina contra o coronavírus. A vacina sai ainda este ano.

"Estamos comprometidos em tornar o impossível possível, trabalhando incansavelmente para desenvolver e produzir em tempo recorde uma vacina segura e eficaz para ajudar a pôr fim à crise global de saúde", disse o Dr. Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer

Os Estados Unidos fecharam nesta quarta-feira um acordo com as farmacêuticas Pfizer e BioNTech para comprar, ainda em 2020, 100 milhões de doses da vacina contra o vírus chinês. As empresas informaram que não devem conseguir produzir mais do que isso neste ano.

Comunicado emitido pelas farmacêuticas afirma que o governo americano fez um pedido inicial de 100 milhões de doses e vai desembolsar um total de US$ 1,95 bilhão(cerca de R$ 10 bilhões) por elas, após a aprovação da profilaxia pela Agência de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês). O acordo firmado ainda prevê entrega de até 600 milhões de doses aos EUA ao longo do ano seguinte.

Pfizer e BioNTech planejam produzir 100 milhões de doses - ou seja, o valor já contratado pelos EUA - até o final de 2020 e "potencialmente" mais de 1,3 bilhão de doses até o final de 2021, o que deve ser entregue ao restante do mundo.


Marcehzan faz nova rodada de consultas a dirigentes de hospitais e líderes empresariais

O prefeito Marchezan Júnior confirmou para esta tarde uma nova rodada de reuniões com dirigentes de hospitais e empresários, tudo para reavaliar os dados locais sobre a pandemia.

O prefeito ainda não desistiu do lockdown, mas avisou que a decisão não está tomada, dependendo da expansão do uso de leitos e de UTIs pelo sistema hospitalar da Capital.

A manutenção da taxa de UTIs em 90% e a entrada em operação de 38 novas posições ainda esta semana (Conceição e Santa Casa) afastam a hipótese de lockdown para este momento.

PSDB de Porto Alegre acha que reelege Marchezan Júnior e triplica bancada na Câmara de Vereadores

O presidente do PSDB de Porto Alegre, Moisés Barboza, está convencido de que os resultados eleitores da Capital apresentarão estas duas vitórias do Partido:

1) A reeleição do prefeito Marchezan Júnior.
2) A ampliação do número de vereadores, que passará de 1 para três representantes.

Esta semana o PSDB da Capital passou a listar os números de cada candidato a vereador. A nominta tucana vai completa para a disputa e sem coligação.

Prefeito de Viamão, RS, morreu esta manhã de vírus chinês

O prefeito de Viamão, Grande Porto Alegre, Valdir Jorge Elias, o Russinho, 65 anos, internado no Hospital de Viamão desde a última quarta-feira, após testar positivo para o vírus chinês, morreu nesta manhã de quarta-feira.

Russinho teve parada cardíaca durante a madrugada e diante da gravidade do quadro precisou ser entubado por volta das 5h da madrugada

Ele não resistiu e morreu.

Viamão já registrou 45 mortes por causa da pandemia.

Bolsa volta a subir e dólar despenca no Brasil

A Bolsa volta a subir na manhã desta terça-feira e o dólar despenca.

11h21min

Bolsa, +0,48%, 104.813 pontos
Dólar comercial, -1,96%, R$ 5,1075 para a venda

Dica do editor - Nesta sexta tem Fortunati no Clube de Opinião

O ex-prefeito José Fortunati será ouvido nesta sexta-feira pelo Clube de Opinião do RS.

A live foi agendada para as 10h e irá até as 11h.

O Clube de Opinião usará a plataforma do Google Meet para a conversação.

Todos os candidatos a prefeito serão ouvidos.

ACI peita prefeita Fátima Daudt e exige que ela salve a população de Novo Hamburgo

A ACI de Novo Hamburgo, 250 mil habitantes, a Capital do Vale do Sinos, 40 minutos de Porto Alegre, está numa queda de braço com a prefeita Fátima Daudt, tudo por conta da teimosia dela em repelir políticas públicas de ações profiláticas e de tratamento precoce, mediante testagens em massa e distribuição de Kit Covid, como uma das maneiras de buscar opções práticas para o enfrentamento da pandemia do vírus chinês.

É o que quer a ACI.

No anúncio que mandou publicar esta manhã no jornal NH, a entidade faz comparações entre números de infectados e de mortes, tudo nos casos de Novo Hamburgo, que rejeita a política pública de tratamento precoce à base do Kit Covid, e Lajeado, que adota o procedimento (veja as tabelas ao lado).

A teimosia da prefeita está custando vidas preciosas de moradores de Novo Hamburgo, já que seu discurso único é o mesmo dos governadors e da maioria dos prefeitos, ou seja: confinamento, restrições severas às atividades econômicas e humanas, mais expansão de leitos hospitalares e de UTIs.

E é só.

Quase nada disto depende de recursos públicos, mas apenas da caneta e dos discursos dos governadores e dos prefeitos.

Entrevista, prefeito José Carlos Breda - Nossos 27 municípios já trabalham com tratamento precoce e vamos vencer

ENTREVISTA
José Carlos Breda, prefeito de Cotiporã, presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, RS (36 municípios do entorno da jurisdição de Bento Gonçalves).

27 municípios da região aderiram ao protocolo que dispõe sobre tratamento precoce para infectados por coronavírus.
Isto mesmo. E vamos vencer. Estão comprovados os bons resultados. As evidências médicas são claras e não tem por que não salvar as vidas dos gaúchos.

Quando foi isto ?
Semana passada.

Em que consiste ?
Fechamos um Termo de Ajustamento de Conduta, um TAC do Bem, com o MPF, pelo qual os prefeitos comprometem-se a administrar tratamento precoce, ou seja: o paciente procura o médico, que pode ser num posto de saúde e se ele prescrever o tratamento precoce e houver anuência do doente, o município fornecerá os remédios para tratamento, no caso azitromicina, hidroxicloroquina, ivermectina, zinco e mais vitaminas C e D, em conjunto ou separadamente.

E já comepçaram as ações ?
Sim.

E o governo estadual ?
Ontem, estive com o governador Eduardo Leite e pedi que ele estabeleça esta política pública como política de Estado. Falei também com o ministro da Saúde, que estava no Piratini, e ele apoia este tipo de política. Claramente apoia.

Aumento das tensões sino-americanas impõe cautela e mercados operam em baixa nesta quarta-feira.

Os mercados acionários registram perdas, ainda que o dólar não apresente direção única frente às demais moedas.

As preocupações dos investidores com a economia global aumentaram após o governo norte-americano anunciar o fechamento do consulado chinês em Houston. Pequim prometeu retaliações, caso a decisão não seja revertida.

Além disso, a disseminação de vírus chinês em vários países continua pesando sobre os negócios.

 Por fim, os preços dos contratos futuros de petróleo recuam.

Aumenta confiança da indústria, diz FGV

Sondagem da indústria mostra continuidade da recuperação da confiança empresarial no setor. 

O resultado prévio do Índice de Confiança da Indústria, divulgado hoje pela FGV, subiu 12,6 pontos em julho, para 90,1 pontos. Essa alta, mais moderada do que a registrada na prévia anterior (17,3 pontos), mantém a tendência de retomada do setor, puxada pelos dois componentes do indicador, o de situação atual e o de expectativas. O nível do índice deste mês encontra-se 7,6% abaixo do registrado em março, mas chegou a ter perda de 40,3% em abril. O nível de utilização da capacidade instalada, por sua vez, avançou de 66,6% para 72,4% no neste mês.

Dica de humor - O magistrado condenado fala com o seu amigo condenado

O editor recebeu este vídeo. Ele reproduz material disponibilizado no site charges.com.br É material de Maurício Ricardo.

RS terá outro dia de calor e a temperatura poderá alcançar 29o

Porto Alegre, 8h40min, 16 graus

O Rio Grande do Sul terá outro dia de sol e calor, com máximas mais uma vez próximas dos 30°C. A temperatura é amena neste amanhecer.

A MetSul Meteorologia diz que haverá mais nuvens na comparação com a terça-feira.

Será o quinto dia seguido com máximas acima da média para o inverno.

Em Porto Alegre, sol aparece entre nuvens. A mínima na Capital foi de 15°C e a máxima pode chegar aos 29°C.

Caixa começará a pagar, hoje, novas parcelas do auxílio emergencial para 46 milhões de brasileiros

A Caixa Federal começará a pagar, daqui a pouco, novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 para 46 milhões de beneficiários, que fazem parte do ciclo um do novo calendário. Vão receber hoje a primeira, segunda, terceira e quarta parcelas, por meio de crédito na conta poupança digital, 3,8 milhões nascidos em janeiro. 

Outro 1,9 milhão que faz parte do Bolsa Família, com o NIS final 3, também recebe a quarta parcela do auxílio nesta quarta-feira

RS continua sendo o Estado do Sul com menor número de infectados. Veja, também, os dados do Brasil.

Dados do Brasil, ontem, segundo o ministério da Saúde:

Casos – 2.159.654 (+41.008 em 1 dia);
Mortes – 81.487 (+1.367 em 1 dia);
Recuperados – 1.465.970 (+56.768 em 1 dia).

O Sul continua sendo a região com menores números de infectados e de óbitos.

Números do Sul:

RS, 11,2 milhões de habitantes, 49.840 infectados e 1.349 mortes.
SC, 7,5 milhões de habitantes, 56.475 casos e 738 óbitos
PR, 11,4 milhões de habitantes, 57.538 casos e 1.415 mortes

Nos gráficos e tabelas ao lado, o leitor poderá encontrar números de todos os Estados e regiões. O material é do site Poder360.

O editor também aconselha verificar os números e gráficos do site dadostransparentes.com.br, porque ele também calcula as proporções de casos e mortes por milhão de habitantes. Trata-se de um site independente.

Índice de ocupação de UTIs estacionou em 90% na Capital do RS

O índice geral de ocupação de UTIs de Porto Alegre continua estacionado em torno dos 90%, mas dezenas de novos leitos estarão sendo incorporados ao sistema hospitalar a partir de hoje. Nos últimos sete dias, o número de internações caiu quase pela metade, passando de 30% do período exatamente anterior para 18%.

Porto Alegre conta com 768 UTIs para adultos. Deste total, 327 estão ocupados por infectados por vírus chinês de casos confirmados (281) e suspeitos (46).

A Capital registra 237 óbitos no acumulado de quatro meses e meio. Neste período, 4 mil porto-alegrenses morreram por outras causas, com ênfase para doenças do coração e tumores.

Bolsonaro fez nova testagem e ela mostrou que ele continua infectado

O presidente Jair Bolsonaro conheceu, hoje, o resultado de nova testagem e deu negativo.

Bolsonaro tinha a expectativa de já estar curado, uma vez que começou a ser tratado há 14 dias (até o teste de ontem).

Câmara aprova em 1o turno a PEC que torna permanente o Fundeb

O atual Fundeb iria ser encerrado em dezembro deste ano e o governo cogitou só retomá-lo em 2022, deixando o próximo ano sem esse aporte de recursos federais para Estados e municípios. Mas o parecer manteve o repasse ininterruptamente.

Todos os deputados federais do RS votaram a favor.

Ao incorporar sugestões feitas pelo governo de última hora, o texto da relatora, deputada Professora Dorinha (DEM-TO), prevê uma elevação da parcela da União no fundo dos atuais 10% para 23% em seis anos. A versão anterior previa um repasse federal de 20%.

Foram 499 votos a favor e apenas 7 contra. Por ser uma PEC era necessário o apoio de pelo menos 308 deputados para que o texto fosse aprovado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), elogiou o governo que “dialogou” no debate e permitiu se encontrar um caminho. A PEC ainda terá de passar por uma segunda votação no plenário da Câmara antes de ser votada pelo Senado. Se os senadores aprovarem a matéria em dois turnos, ela será promulgada e passa a vigorar.

Governo dos EUA reage à espionagem e fecha consulado da China no Texas

Os EUA disseram que a China fez ciberataque para roubar segredos científicos.

Durante a madrugada, foi registrado um incidente com fogo no consulado chinês em Houston, que teve a intervenção de bombeiros. Durante a cobertura, a mídia local mostrou imagens do que seriam funcionários do consulado queimando documentos.

O governo dos Estados Unidos ordenou o fechamento imediato do consulado da China em Houston, Texas, em um movimento inesperado e que aumenta as tensões diplomáticas entre os dois países.

A ordem de suspender toda e qualquer atividade no consulado foi primeiro denunciada pelo Ministério das Relações Exteriores chinês e, depois, confirmada por uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.-

O Departamento de Estado dos EUA justificou a medida dizendo que se trata de uma ação para proteger a propriedade intelectual e informações privadas do país.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/