No caminho para o hospital, Oswaldo Eustáquio foi algemado na maca, sob risco de ficar paraplégico. Algemado.
O jornalista Oswaldo Eustáquio foi transferido do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal para o Hospital Regional Leste (HRL), no Paranoá, nesta quarta-feira. Ele foi internado na segunda-feira, após sofrer uma queda na cela onde estava preso, no Complexo Penitenciário da Papuda, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Segundo o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF), Oswaldo foi transferido "para ser tratado por médicos especialistas em coluna". Na terça, ele passou por uma série de exames, incluindo uma ressonância magnética, que foi realizada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) .De acordo com o Iges-DF, enquanto esteve no Hospital de Base, Oswaldo "foi medicado, tratado e acompanhado por equipes médicas especializadas, as mesmas que atendem os demais internos".
O advogado do jornalista, Rodrigo Vasconcellos, disse aos repórteres que Oswaldo teve uma fratura em uma vértebra. Afirmou ainda que ele chegou a ficar momentaneamente sem o movimento das pernas, na segunda, mas voltou a ter sensibilidade nos membros inferiores.
O Iges informou ainda que ele recebeu visita do advogado, após autorização da Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF). "O advogado do paciente foi informado sobre todos os procedimentos médicos que estavam sendo feitos para a reabilitação do enfermo e para que o mesmo receba alta."