3,5 milhões de venezuelanos já fugiram, mas ninguém fugiu para Cuba

Clique em cima do gráfico para ampliar e ver melhor.

80%dos 3,5 milhões de venezuelanos que fugiram da ditadura do governo narco-comunista de Nicolás Maduro migraram para Países da América Latina, mas não para Cuba, Nicaragua ou Bolívia, Países dominados por gente comuno-bolivariana.

O infográfico ao lado é do Council on Foreign Relations.

Colômbia e Peru são os destinos preferidos.

A diáspora venezuelana só terminará quando o tirano Maduro for retirado do Poder, por bem ou pela força.

Os dias do governo narco-comunista parecem estar cada vez mais perto do fim.

Os números de 3,5 milhões de exilados parece modesto, porque segundo The Economist o total já chega a 4 milhões, que é o total de habitantes que vivem no Uruguai, por exemplo.

O número só aumenta a cada dia que passa.

Coaf fica ou sai do ministério da Justiça ? E a Funai, como fica ? Saiba mais sobre as mudanças promovidas por Bolsonaro.

Essas discussões todas sobre a composição da estrutura administrativa do governo federal têm a ver com a MP que reduziu e redefiniu os ministérios e que precisa ser aprovada pelo Congresso. Se não aprovar a MP até o início de junho, pode haver um caos administrativo.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, revela amanhã até onde o presidente Jair Bolsonaro está disposto a negociar para manter o formato da Esplanada dos Ministérios, que foi idealizado pela Medida Provisória 870.

Ele apresenta o relatório à comissão mista amanhã. 

Há pressões dos congressistas para rever a mudança de órgãos como o Coaf, a Funai e os pedidos de registros de novos sindicatos.

Hoje, Bezerra se reúne com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que pode sofrer as maiores consequências das mudanças que estão na mira do Congresso, perdendo o comando do Coaf e tendo que abrigar novamente sob seu guarda-chuva a Funai.

Entrevista, deputado Luciano Zucco - Somente este ano, some uma criança a cada 12 horas no RS

Qual é o tamanho da gravidade desse sumiço de menores no RS, pelo menos que justifiquem a instalação da Frente Parlamentar das Crianças e Adolescentes Desaparecidos, instalada hoje a seu pedido ?Somente nos dois primeiros meses do ano, na média, desapareceu um menor a cada 12 horas no RS. Entre 2015 a 2018, 17 mil menores desapareceram no Rio Grande do Sul. No ano passado, desapareceram 50 mil crianças e adolescentes no Brasil.
Qual é o índice de recuperação ?
As famílias comunicam quando somem, mas não quando recuperam. Não existe estimativa sobre este número.
O que está por trás do sumiço ?
Existem três razões principais: 1) Crianças conduzidas para adoção, vendidas ou não. 2) Venda de órgãos. 3) Para escravidão sexual. É duro, mas é isto mesmo. Existem outras muitas razões, claro.
O que poderá fazer a Frente ?
O objetivo da iniciativa é permitir o reconhecimento facial destes menores, a partir da sistematização de imagens geradas pelas câmeras do sistema de cercamento eletrônico já existentes em 421 municípios. Este trabalho será coordenado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), que centralizará as atividades. 
E quando a Frente acabar ?
Vamos defender a criação de um instituto para dar continuidade ao trabalho depois da extinção da frente parlamentar.

Brasil ganhou com primeira represália comercial americana contra a China. E, agora, ganhará ainda mais. Saiba por que razão.

A decisão do presidente Donald Trump de elevar a partir da próxima sexta-feira a tarifa de importação de 10% para 25% de vários produtos chineses pode ter impacto positivo para as trocas comerciais entre Brasil e China.

A nova tributação pode incidir sobre até US$ 200 bilhões de produtos exportados do país oriental para os EUA.

No ano passado, quando os Estados Unidos elevaram a tarifa de importação para alguns produtos chineses e sofreram represália semelhante da China, os exportadores brasileiros conseguiram aumentar os pedidos de empresas orientais em cerca de US$ 8 bilhões, segundo levantamento da CNI. A maior parte desse ganho veio das exportações de soja.

Operações com patinete passa por teste de 90 dias em Porto Alegre


A Empresa Pública de Transporte e Circulação, EPTC, Porto Alegre, disse esta tarde ao editor que as duas empresas (GRIN e YELLOW) que atuam em projeto-piloto através do Decreto Municipal nº 19.701, de 15 de março de 2017, permite que a prefeitura  teste de novas tecnologias que podem contribuir para soluções inovadoras para cidade. 

"A EPTC acompanha a utilização do novo modal na cidade e mantém contato com as empresas responsáveis", informou a direção da empresa ao editor. 

No momento, a operação passar por período de testes de 90 dias.

A EPTC recomenda que os usuários façam uso de capacete tanto nos patinetes quanto nas bicicletas, que utilizem apenas as ciclovias e ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, as calçadas (neste caso, o limite é de 6 km/h), e que observem o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sempre com respeito e a prioridade total aos pedestres.


O registro de ocorrências deve ser feito através no número 118 para fundamentar as ações de mobilidade, trânsito e fiscalização em relação aos patinetes.

Silvio Santos entrevista Bolsonaro. Veja, aqui. Foi ontem a noite no SBT.

Eleição no Sindicato dos Jornalistas do RS será via internet. Chegou a hora de deslocar o lulopetismo do Sindjors.

Nos dias 16 17 e 18 de junho ocorrerão eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do RS.

Desta vez, a votação será pela internet.

A oportunidade será única para deslocar o lulopetismo do comando do Sindjors.

A restrição é que só votará quem for associado.

É hora de se associar.

Bolsonaro poderá receber homenagem no Texas e não em Nova Iorque

A homenagem da Câmara de Comércio Brasil- Estados Unidos ao presidente Bolsonaro poderá ser prestada no Texas e não em Nova Iorque.

Nova Iorque é hostil ao presidente.

Não é o caso do Texas.

A informação é deste momento.

Há oito meses, nesta data, Bolsonaro foi esfaqueado em Minas

Há oito meses, exatamente num dia como hoje, dia 6, Bolsonaro foi esfaqueado em Juiz de Fora, Minas Gerais.

E não se ouve falar em nada sobre os mandantes.

A PF continua surda, quieta e cega neste caso.

 

Veja, aqui, a íntegra do documentário "1964, Brasil entre livros e armas"

6 milhões de brasileiros já viram o documentário a seguir, mas a Ufrgs, universidade pública de Porto Alegre, censurou a exibição prevista para amanhã no Salão Nobre da Faculdade de Direito.

É ´produção da Brasil Paralelo, Porto Alegre.

Veja a íntegra do documentário:

Ufrgs, Porto Alegre, censura exibição de "1964, Brasil entre livros e armas"

A direção da Faculdade de Direito da Ufrgs, Porto Alegre, vetou a exibição do documentário "1964, Brasil entre livros e armas", da Brasil Paralelo, agendada para amanhã.

A programação incluía debates com os produtores.

Foi tudo censurado.

A Comissão de Extensão da Faculdade usou de eufemismo para o veto, alegando "falta de segurança para os alunos".

A Ufrgs, sob a reitoria de Ruy Oppermann, tem sido palco de manifestações lulopetistas desbragadas, mas não veta a exibição de documentário já exibido em todo o Brasil, apenas porque apresenta versões independentes sobre os acontecimentos de 645 no Brasil.

53,1% acham que o Brasil vai no caminho certo

53,1% dos brasileiros consideram que o Brasil está no caminho certo para melhorar a vida dos brasileiros.

Os dados são resultado de pesquisa de opinião pública que acaba de ser divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas.

O editor recebeu cópia ainda há pouco.

O índice dos que consideram que está tudo errado é também alto, 41,4%.

5,5% responderam que não sabem.

Guaidó diz que aceitará ajuda militar americana para depor governo narco-comunista de Maduro

Em entrevista que concedeu ao Washington Post, replicada hoje por El Nacional (veja a seguir), o presidente interino Juan Guaidó deixou claro que aceitará ajuda militar americana para expurgar o governo usurpador narco-comunista de Nicolás Maduro.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de El Nacional.

Júlio Ribeiro lança sua "Press Porto Alegre"

A Athos Editora lança, neste ano, algumas edições especiais da revista PRESS, buscando alcançar públicos, nichos e segmentos específicos. A primeira destas edições especiais começa a circular nesta semana. É a "Press Porto Alegre", totalmente dedicada aos temas importantes do cotidiano da cidade e de seus moradores.

O publisher Júlio Ribeiro informou que a edição conta com pautas como o planejamento e o desenvolvimento da cidade; o que está sendo feito para revitalizar áreas como o Cais Mauá, o 4º Distrito e o Centro Histórico; o que precisa ser feito para fazer Porto Alegre voltar a ser a “Cidade Sorriso”; o excesso de leis e regulamentações, que engessam o desenvolvimento e atrapalham a vida dos cidadãos. A revista traz, também, um pouco da história da capital e de seus personagens, como Dyonélio Machado e Mario Quintana, que dedicaram parte de suas obras para descrever a cidade que escolheram para morar.

Esta primeira edição destaca ainda o “Melhor da Cidade”, em termos de gastronomia e lugares para desfrutar a capital. 

A revista também pode ser conferida, gratuitamente, no portal www.revistapress.com.br

General Santos Cruz, irritado com olavistas de dentro e fora do governo, quer sair do ministério

Ao lado, post de Danilo Gentili, que desencadeou as críticas ao general.

O general gaúcho Santos Cruz está mesmo disposto a pedir demissão do cargo de ministro da secretaria de Governo, tudo em consequência de uma campanha de desmoralização orquestrada por olavistas que se encontram dentro e fora do governo, o que inclui os filhos do próprio presidente, Carlos e Eduardo.

O ministro foi ontem a noite ao Palácio do Alvorada para saber se Bolsonaro apoia a campanha contra ele e ouviu negativa forte.

Na mesma reunião, no entanto, o presidente criticou entrevista do general à Rádio Jovem Pan (leia nota, abaixo), na qual ele defendeu algum tipo de disciplinação da mídia.

Santos Cruz entendeu as restrições como sinal vermelho e quer ir embora, mas os generais que estão no governo não querem saber disto.

O general gaúcho sabe que está sendo fritado, mas avisou que não aceitará desmoralização, pelo menos não do tipo que resultou na saída de Bebiano.


General Villas Boas ofende Olavo de Carvalho: "Ele é o Trotsky da direita !"

O general gaúcho Villas Boas, ex-comandante do Exército e ocupante de posição no Gabinete de Segurança Institucional, cargo para o qual foi convidado por Bolsonaro, não gosta nem um pouco dos virulentos ataques que o filósofo e astrólogo Olavo de Carvalho vem disparando contra os militares e especialmente contra os generais que integram o governo.

A montagem ao lado foi elaborada com exclusividade para esta nota.

Irritado com Olavo, disse, hoje, o general:

- Olavo é o Trotsky da direita.

Trotsky, como se sabe, foi ferino polemista comunista, formou e comandou o Exército Vermelho em 1917,  traiu o governo Stálin, foi expurgado da URSS, exilado e assassinado a picaretas no México.

Outros generais que ocupam cargos no governo também xingaram Olavo neste final de semana:

Mourão
- Não dou conversa para esse astrólogo maluco.

Santos Cruz
- Olavo não passa de um esquizofrênico

Em Porto Alegre, semana passada, o atual comandante, o também general gaúcho Pujol, questionado pelos jornalistas sobre as críticas de Olavo aos militares, respondeu com irritação:

- Não me interessa.

Internet cara compromete 9,5% da renda dos brasileiros mais pobres

Esta reportagem de Leatícia Piccolotto, UOL, conta que a internet cara compromete 9,5% da renda dos brasileiros mais pobres

Leia tudo:

A desigualdade social no Brasil, marcada pela distribuição desigual de renda é evidente. Recentemente o Banco Mundial lançou um relatório que trouxe dados ainda mais alarmantes. Segundo a instituição, o número de pessoas que vivem na pobreza subiu 7,3 milhões desde 2014, atingindo 21% da população, ou seja, 43,5 milhões de brasileiros.

Junto a este cenário, a crise econômica dos últimos anos também impactou de forma significativa o poder de consumo das classes C, D e E. E o que tudo isso tem a ver com o desafio de transformação digital que queremos promover no Brasil tanto na esfera privada quanto pública ? A resposta é tudo.
Frente a esse cenário, a revolução digital pode agravar ainda mais a desigualdade social e promover então uma profunda exclusão digital.

Essa análise, por sinal, acaba de ser apresentada em um estudo sobre o panorama e os principais desafios para a transformação digital no Brasil. A plataforma lançada pelo BrazilLAB  – hub que conecta startups a governos buscando promover a inovação no país – foi desenvolvida em parceria com o CPI (Centre for Public Impact). Os números mostram um ponto importante: corremos o risco de promover a exclusão digital por conta da fatia significativa que os custos de internet abocanham na renda da população menos favorecida.

CLIQUE AQUI para ler muito mais

Brigadiano reage a assalto contra a mulher, mata um ladrão assassino e põe o outro em fuga

Outro bravo brigadiano de Porto Alegre matou a tiros um ladrão assassino na noite deste domingo, na zona norte de Porto Alegre. O caso ocorreu no bairro Rubem Berta, quando dois bandidos tentaram roubar o carro a mulher do soldado da Brigada.

Ele disparou contra os criminosos e atingiu um deles. 

O ladrão morreu na hora, mas o outro fugiu.

O brigadiano e a mulher não se feriram.

A zona Norte é a região mais violenta de Porto Alegre e são frequentes confrontos promovidos por ladrões assassinos, traficantes e bandidos de todo gênero.

Dica do editor - O ser humano é mais criativo entre os 20 e os 50 anos. Saiba por que razão.


Em que idade acontecem os picos de criatividade ?

Este estudo demonstra que os picos ocorrem entre os 20 e os 50 anos. Os dados estão baseados na trajetória de ganhadores do Prêmio Nobel de Economia.

CLIQUE AQUI para examinar.

Opinião, L.F. Corrêa Barbosa - Os casos de Melíbio Machado e Moro não se comparam

O advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa escreveu a seguinte mensagem para o jornalista Túlio Milman, que ontem cometeu o desatino de comparar o veto sofrido pelo ex-desembargador Luiz Melíbio Machado (foto ao lado) e com um possível veto que sofreria Sérgio Moro:


Somente nesta noite de domingo li o texto intitulado O obstáculo de Moro no caminho para o STF.Verdade que nele mesmo há uma ressalva, na comparação de Moro com Melíbio e suas trajetórias judiciais, com a cogitada nomeação para a Suprema Corte e suas eventuais vicissitudes – baseada na memória.

É que Melíbio teve sua indicação para a Agergs rejeitada, em face de minha documentada impugnação (....) que era seu envolvimento com o tenebroso Convênio AJURIS/Caixa Econômica Estadual do RS, para tomada de empréstimos pessoais de juízes associados, fundado no somatório dos depósitos judiciais, carreados à Caixa pelos mesmos juízes, sem correção monetária e a juros de 6%, quando a inflação passava de 80%, resgatável em 180 meses, desbordando o IOF, contra o que sempre me opus, inclusive judicialmente.

Essa imoralidade delituosa é que deve ter sido considerada na votação, lembrada de 27x18, porquanto interferia no requisito ilibada conduta.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Prefeitura de Porto Alegre contrata 181 professores para rede pública municipal


A prefeitura de Porto Alegre convocou  para contratação imediata os 80 professores aprovados nos concursos públicos 583 e 584 e de 101 da seleção para contratação temporária. 

Desde as 9h, os professores encaminham os exames complementares de ingresso e agendam a posse.

Mateus Wesp é o novo presidente do PSDB do RS

O novo presidente do PSDB do RS é o deputado Mateus Wesp, 30 anos.

Ele foi eleito por unanimidade.

Foi neste sábado.

A ex-governadora Yeda Crusius esteve presente e saudou Wesp, ao lado de Eduardo Leite e Marchezan Júnior.

Assembleia vota, amanhã, fim dos plebiscitos para privatizar CEEE, CRM e Sulgás

Sairá amanhã a votação em segundo turno da PEC que acaba com a exigência de plebiscito para privatizar CRM, CEEE e Sulgás.

No primeiro turno, foram 40 vfotos a favor e 13 contra.

Mercado já prevê crescimento do PIB ainda menor para este ano, algo como 1,70%

Após a surpresa baixista com o resultado da produção industrial na última semana, o mercado revisou para baixo suas projeções para o PIB deste ano. 

Segundo o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, estes são os principais dados projetados para ítens específicos macroeconômicos:

PIB - A mediana das projeções do mercado para o PIB passou de 1,70% para 1,49% em 2019, seguindo em 2,50% em 2020.
Inflação - A mediana das projeções para o IPCA deste ano passou de 4,01% para 4,04%, seguindo em 4,00% para 2020. 
Câmbio - Em relação à taxa de câmbio, a mediana para o final deste ano seguiu em R$/US$ 3,75 e para o final de 2020 oscilou de R$/US$ 3,79 para R$/US$ 3,80. 
Juros - Já a mediana das expectativas para a Selic ainda indica manutenção da taxa em 6,50% até o final deste ano, encerrando 2020 em 7,50%.

Eis o que Eduardo Leite quer ouvir de Bolsonaro nesta quarta-feira

Leite conversou com Bolsonaro no início de dezembro, quando ambos não tinham assumido.

Eis o que querem ouvir o governador Eduardo Leite e seus colegas, convidados para reunião com Bolsonaro nesta quarta-feira (leia nota abaixo):

Da equipe econômica, os governadores querem o anúncio do programa Plano de Equilíbrio Financeiro, que consiste basicamente em criar linhas de créditos para os estados que apresentarem medidas de ajuste fiscal para equilibrar suas contas. O governo federal tem dito que os estados poderiam ter até R$ 10 bilhões em crédito cada um.

Fundeb - Eles também querem tornar permanente o Fundeb e que, gradativamente, os repasses da União passem de 10% para até 40% para o fundo da educação básica.

Concessões - Outra proposta é que seja aprovada emenda à Constituição para permitir que estados possam conceder portos, aeroportos e estradas, competindo com os editais da própria União.

Pacto federativo - Mudar a repartição de impostos entre a União e os estados, aumentando a receita dos cofres regionais.

Royalties - Mas governadores e senadores miram ainda as negociações sobre os royalties arrecadados com a exploração de petróleo e as receitas do bônus de assinatura do megaleilão do pré-sal, previsto pelo governo federal para outubro. Nesse último caso, os governadores têm a mesma pressa do governo federal e querem a aprovação rápida do arcabouço legal que garanta a repartição dessa receita extraordinária, que pode superar R$ 100 bilhões.

Bolsonaro poderá contrariar Bill de Blasio e viajar para Nova Iorque

O presidente Jair Bolsonaro poderá recuar da decisão de não viajar aos EUA para receber a homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

É o que diz a revista de internet Crusoé.

Ontem, outras mídias já tinham insinuado que isto poderia acontecer, tudo a partir de declarações dúbias feitas pelo presidente sobre o assunto.

Bolsonaro tirou nota, no meio da semana, para dizer que o Brasil foi ofendido pelo prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, que não quer vê-lo na cidade.

STF quer controlar uso das redes sociais por parte dos juízes

O presidente do STF, Dias Toffoli, resolveu criar um grupo de trabalho para definir padrões de uso das redes sociais por parte de juízes.

Tempo será instável no RS. A temperatura será amena durante todo o dia.

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

Esta segunda-feira será de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. Vai chover em todas as regiões. Em muitas áreas do Estado, como a da Capital e a Grande Porto Alegre, pode chover a qualquer hora. 

No período da tarde, a instabilidade concentra-se mais na Metade Norte.

Apesar das previsões negativas, algumas regiões devem ter aberturas temporárias como o Oeste e o Sul. 

Em Porto Alegre, a temperatura máxima irá a 23ºC e o mesmo está previsto para Torres, no Litoral Norte.

Alan Santos, Terça-Feira Livre, continua sob ameaça de morte no interior do RS

O jornalista Alan Santos, publisher do Terça-Feira Livre, continua sob ameaça de morte no interior do RS.

Van Hattem diz que não é líder informal do governo no Congresso

O deputado gaúcho Marcel Van Hattem já é tratado em Brasília como líder informal do governo no Congresso.

O deputado do Novo nega tudo.

Esta é a entrevista do general Santos Cruz sobre regulamentação da mídia

Bolsonaro tuíta para rejeitar qualquer controle estatal da mídia

Bolsonaro recebeu o general Santos Cruz ontem a noite. O general foi se queixar ao presidente.

O presidente Jair Bolsonaro usou o seu Twitter, domingo, para avisar com clareza que não aceitará qualquer proposta para regulamentação da mídia.

Durante seus 13 anos de governo, o lulopetismo tentou fazer isto, sem sucesso.

A discussão sobre o assunto ganhou força neste domingo, quando o caso foi debatido publicamente entre o general Santos Cruz, que detém o controle da Secom, mais o filósofo Olavo de Carvalho e o próprio Bolsonaro. Santos Cruz defendeu certo controle das mídias sociais em entrevista à Rádio Jovem Pan. Bolsonaro usou seu perfil na rede para dizer que “a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais”. “Quem achar o contrário recomendo 1 estágio na Coréia do Norte ou Cuba”, declarou. O ministro Sérgio Moro saiu em defesa de Bolsonaro. “Bom lembrar que não fosse a vitória eleitoral do Pr[esidente] Jair Bolsonaro, estaríamos hoje sob “controle social” da mídia e do Judiciário e que estava expresso no programa da oposição “democrática””, tuitou

Eduardo Leite recomeçará romaria a Brasília nesta quarta-feira. Ele terá encontro com Bolsonaro.

Estes encontros coletivos só servem para aproximações, mas não decidem nada. Leite ainda não conseguiu uma reunião de trabalho, a sós, com Bolsonaro.

O governador Eduardo Leite voltará a Brasília nesta quarta-feira para um encontro com Bolsonaro, agendado para as 10h na casa do presidente do senado, Davi Alcolumbre.

Outros 11 governadores com nota C entre os piores do ranking do Tesouro Nacional.

Um leque de temas serão discutidos, mas ao RS interessa sua má situação fiscal.

Na pauta o chamado Plano Mansueto, no caso o Plano de Equilíbrio Fiscal, na prática um programa que substituirá o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados. O governador Eduardo Leite poderia ter aproveitado o RRF e até ter concluído a adesão a ele, mas logo depois de eleito impediu que o governador José Sartori assinasse um acordo de pré-adesão, alegando perfumarias que poderiam ser substituídas por soluções mais consequentes mais em seguida, o que o próprio Sartori pretendia fazer. A pré-adesão fisgaria o governo federal pela boca. Isto foi perdido.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/