Internet cara compromete 9,5% da renda dos brasileiros mais pobres

Esta reportagem de Leatícia Piccolotto, UOL, conta que a internet cara compromete 9,5% da renda dos brasileiros mais pobres

Leia tudo:

A desigualdade social no Brasil, marcada pela distribuição desigual de renda é evidente. Recentemente o Banco Mundial lançou um relatório que trouxe dados ainda mais alarmantes. Segundo a instituição, o número de pessoas que vivem na pobreza subiu 7,3 milhões desde 2014, atingindo 21% da população, ou seja, 43,5 milhões de brasileiros.

Junto a este cenário, a crise econômica dos últimos anos também impactou de forma significativa o poder de consumo das classes C, D e E. E o que tudo isso tem a ver com o desafio de transformação digital que queremos promover no Brasil tanto na esfera privada quanto pública ? A resposta é tudo.
Frente a esse cenário, a revolução digital pode agravar ainda mais a desigualdade social e promover então uma profunda exclusão digital.

Essa análise, por sinal, acaba de ser apresentada em um estudo sobre o panorama e os principais desafios para a transformação digital no Brasil. A plataforma lançada pelo BrazilLAB  – hub que conecta startups a governos buscando promover a inovação no país – foi desenvolvida em parceria com o CPI (Centre for Public Impact). Os números mostram um ponto importante: corremos o risco de promover a exclusão digital por conta da fatia significativa que os custos de internet abocanham na renda da população menos favorecida.

CLIQUE AQUI para ler muito mais

8 comentários:

Anônimo disse...

A cerveja e a cachaça também abocanham boa parcela da renda dos pobres. Sem falar na pintura de cabelos. Vamos fazer algo para evitar esses desperdícios?

Anônimo disse...

e o que não é caro nesse lugar?

Anônimo disse...

Metade do valor é imposto que serve para o que, mesmo? Ah, sim, dar um monte de almoços-grátis para quem mesmo? Para os mais pobres, que quem pode pagar, paga tudo no privado, MAIS UMA VEZ. Ou seja, toma de quem não é pobre, para ajudar os próprios pobres a pagarem o que eles usam. E ainda o editor acha ruim! Quem sabe a gente instala um regime que tome tudo dos "ricos"? Acho que vai dar certo!

Anônimo disse...

Grande pesquisa. No meu tempo de guri, a pobreza era infinitamente maior. Quem tivesse um emprego e ganhasse UM SALÁRIO MINÍMO, era considerado um cara bem de vida(sic), pq a maioria dos moradores da vila onde vivi em cidade da região da campanha gaúcha, era de gente que fazia BISCATE. Sabem o que é viver de BISCATE...??? sustentar uma família, sem saber donde tirar dinheiro, diariamente, para botar feijão e arroz na mesa para os filhos...???

Hoje em dia, todo mundo quer ter SMARTPHONE E INTERNET, tudo isso gera uma despesa que poucos podem pagar.

Anônimo disse...

Redes sociais...
https://blogdoairtondirceulemmertz.blogspot.com/2019/04/as-midias-sociais-e-o-marketing-digital.html

Anônimo disse...

E ai com essa pesquisa o governo quer dar internet wifi de graça, enchendo os bolsos das companhias, propina rolando, a mesma coisa de sempre, e de quebra comprando voto com mais um programa "social".
E o trabalhador bancando tudo com o suor do seu trabalho.
Chega né!!!

Anônimo disse...

É daqui pra pior, os ricos cada vez mais ricos e em menor número; e os pobres cada vez mais pobres e em maior número; o alto contingente de pobres vai esfacelar todos os países ricos e ai... bye bye sistema capitalista: não há movimentação de recursos se não tem quem compre. Estamos vendo o fim do sistema atual.

Anônimo disse...

A internet na latrina(Brasil) é a melhor do mundo, só não funciona quando chove, quando venta, quando tem sol, quando tem passarinho no fio e por aí vai. As operadoras tem desculpa para tudo. Não consigo fazer uma ligação descente pelo WhatsApp ou convencional. Mas quando estamos com o celular desligado as operadoras conseguem incomodar. Esse é o valor que se paga por essa porcaria nessa latrina chamada país.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/