TV Com transmite, ao vivo, julgamento de João Luiz Vargas

A TV Com, canal 36, da RBS, vai transmitir ao vivo o julgamento do presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Vargas, no pleno do Tribunal de Contas do Estado do RS.

. Os conselheiros do TCE, quase todos ex-colegas de Vargas ao tempo em que foram deputados estaduais, terão que decidir se ele deve ou não ser afastado do cargo e se durante esse período deve ser investigado. Os dois pedidos foram feitos pelo Ministério Público.

. Sobre Vargas existem suspeitas, quase todas gravações em que o presidente do TCE é citado por terceiros, de participação no escândalo do Detran, investigado pela Assembléia e pela Polícia Federal. Assembléia e Polícia Federal, no entanto, não indiciaram o presidente do TCE.

Delegado Protógenes cria blog para contar a sua história

O delegado Protógenes Queiroz, o homem que enfiou na cadeia os escroques internacionais Naji Nahas e Daniel Dantas e que foi defenestrado da Operação Satiagraha tão logo começou a listar os petistas envolvidos com a quadrilha, entre os quais o ex-deputado Luiz Eduardo Greehngald, tem blog novo desde este sábado:

http://blogdoprotogenes.com.br/?page_id=3

. Não se sabe se o delegado da Polícia Federal contará tudo o que sabe, mas o que contou já abalou a república petista de Lula, deixando mal personagens conhecidos como Zé Dirceu, José Eduardo Cardoso, Luiz Gushikin e Gilberto Carvalho.

. O governo agiu rápido, defenestrando o delegado e colocando a investigação noutra rota, a que mais lhe convém.

Maciel perde o apoio do PP e sairá da secretaria de Ciência e Tecnologia

O secretário de Ciência e Tecnologia, o médico Paulo Maciel, será o próximo a deixar o governo. Depois de José Francisco Mallmann e Luiz Fernando Záchia, o progressista deve pedir pra sair até segunda-feira. Se não deixar o governo, será demitido pela governadora ao longo da semana.

. Maciel não conta mais com o apoio do PP e, dentro do governo, está solitário na periferia das decisões. . Seu substituto deve ser do próprio PP, se a secretaria não for acoplada à Sedai. Leila Fetter está entre os nomes mais lembros entre os progressistas.

Brasileiros vindos da Argentina reclamam de caos aéreo

Passageiros que desembarcaram no final da manhã deste domingo (27) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, vindos de Buenos Aires, reclamaram da situação no aeroporto argentino e do atraso nos vôos. O vôo da TAM 9531, que trouxe o grupo de Buenos Aires, teve, de acordo com os passageiros, uma hora e 30 minutos de atraso.

. Os passageiros contam que não são apenas os vôos da Aerolíneas Argentinas estão registrando atrasos neste domingo, embora o tempo de espera das aeronaves da empresa argentina seja bem maior do que o registrado nas outras companhias. A estudante Carolina Rodrigues, de 21 anos, que foi fazer um curso de espanhol de 20 dias no país vizinho, disse que seu vôo da TAM estava programado para decolar às 7h, mas só saiu às 8h30.

. Quem também sofreu atraso no vôo da TAM foi a médica Cíntia Pereira, de 35 anos. Além desse avião, ela pegou um outro da Aerolíneas no sábado (26) para ir de Bariloche a Buenos Aires e teve de esperar quatro horas para conseguir decolar. "Decolamos às 20h, mas era para o avião ter saído às 16h de Bariloche. Eles disseram que havia uma greve de controladores. Não entendi nada", afirmou.

. As informações são do site G1.

Governo duplicará BR-392 no RS

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou que o governo federal fará a duplicação da BR-392, no trecho entre Pelotas e Rio Grande. Em fevereiro, a ministra já havia dito que o governo desejava fazer a obra, mas a decisão dependia de estudo técnico, já que a estrada é uma concessão à iniciativa privada. Segundo ela, a obra vai beneficiar o pólo naval de Rio Grande e favorecer a expansão do porto da cidade.

Lula nomeia Rosseto para a subsidiária de biocombustíveis da Petrobrás

Ninguém pode duvididar que o ex-vice-governador Miguel Rosseto saiu magoado da derrota que sofreu para Maria do Rosário nas disputas internas do PT, tampouco pode imaginar que ele não se dedicará à campanha da sua adversária interna dentro do Partido, mas sem dúvida nenhuma ele busca manter e ampliar o seu espaço político, o que explica sua decisão de aceitar uma das diretorias da mais nova subsidiária da Petrobrás para o setor de biocombustíveis.

. Miguel Rosseto integrará a subsididária junto com outros três diretores, sob o comando de Alan Kardec, o presidente.

. O ex-vice-governador ainda não desistiu da sua velha aspiração de tomar a presidência da Refinaria Alberto Pasqualini.

Disputa em Gramado demonstra enorme equilíbrio

Nesta terça-feira o Jornal de Gramado, que circula às terças e sextas-feiras, publicará na sua próxima edição a pesquisa que neste final de semana produziu o Instituto Methodus, de Porto Alegre.

. A pesquisa revelará verdadeiro empate técnico entre Nestor Tissot, o candidato governista, e Fedoca, da oposição.

. Gramado é a mais importante cidade turística do RS. TEm 35 mil habitantes, 20 mil moradores flutuantes e recebe 2 milhões de turistas por ano.

Yeda nomeia o General Edson Goularte como novo Secretário de Segurança

A governadora Yeda Crusius determinou, na noite deste sábado (26), a publicação de edição extra do Diário Oficial do Estado neste domingo (27), nomeando o General de Brigada do Exército Edson de Oliveira Goularte para o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública em substituição ao delegado federal José Francisco Mallmann, que pediu exoneração.

. A posse do Secretário da Segurança aconteceu neste domingo, às 11 horas, no Palácio Piratini. Na mesma edição do Diário Oficial, a governadora nomeia para o cargo de Chefe da Casa Militar o tenente-coronel Joel Prates Pedroso no lugar do Coronel Edson Ferreira Alves.

. Leia a seguir a NOTA oficial do Governo do RS:

1. Exonera, a pedido, o Delegado José Francisco Mallmann do cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.


2. Nomeia o General Edson de Oliveira Goularte para exercer o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

3. Exonera, a pedido, o Coronel Edson Ferreira Alves da Chefia da Casa Militar do Gabinete da Governadora do Estado.

4. Nomeia o Tenente-Coronel Joel Prates Pedroso para exercer o cargo de Chefe da Casa Militar do Gabinete da Governadora do Estado.

Porto Alegre, 26 de julho de 2008.

Manuela, Dilma e Yeda poderão disputar sucessão de 2010

O jornalista Claudio Humberto diz neste domingo em sua coluna do jornal O Sul que a comunista Manoela D'Ávila poderá concorrer ao governo estadual, caso emplaque como prefeita de Porto Alegre.

. Na última pesquisa do DataFolha, Manuela está em segundo lugar na corrida pela prefeitura, empatada com Maria do Rosário, do PT.

. A hipótese sobre a candidatura da comunista tem a ver com a eventualidade de candidaturas importantes de duas outras mulheres, Dilma Roussef, pelo PT, e Yeda Crusius pelo PSDB. Claudio Humberto acha que Dilma ou Manuela seriam imbatíveis, esquecendo-se de que mais forte eleitoralmente do que ambas são o ex-governador Germano Rigotto e o próprio prefeito José Fogaça, que no caso de ser reeleito, seria imbatível para o Piratini. Além disto, dentro do PT o ministro Tarso Genro é disparado melhor candidato do que Manuela e Dilma. Caso não enfrente Rigotto ou Fogaça (no caso da reeleição deste), Tarso será imbatível em 2010. O problema para Tarso é que Lula parece ter desistido de Dilma para a presidência, porque consideraria que a ministra precisaria de um local de passagem, antes, para o Planalto.

Biolchi ainda não tem data para assumir no lugar de Zachia

Não há data para a posse do deputado Márcio Biolchi no lugar do deputado Luiz Fernando Zachia na secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, a Sedai.

. Zacchia pediu demissão na sexta-feira e na terça assumirá a coordenação geral da campanha à reeleição do prefeito José Fogaça.

As 11h, Yeda empossará general no lugar de Malmann na Segurança Pública

Dentro de 20 minutos, as 11h, neste domingo, a governadora Yeda Crusius dará posseo ao general Edson de Oliveira Goularte no cargo de secretário de Segurança Pública. Goularte foi do aparato de segurança que deu apoio ao governo FHC, é general de Brigada e é de Bagé. Seu nome foi anunciado ontem a noite por Yeda, que interrompeu a festa de aniversário para fazer o anúncio, tendo ao seu lado o secretário Geral do PSDB, Daniel Andrade, e o comandante da Brigada Militar, coronel Paulo Mendes.

. Yeda Crusius agiu rápido porque considera muito sensível a área de segurança pública, desde sexta-feira sem titular, já que se demitiu do cargo o delegado federal José Francisco Malmann. Há uma greve de agentes penitenciários e o governo precisa de comando efetivo na área.

. Além do general Goularte, a gogvernador atambém nomeou o novo chefe da casa Militar, o tentente-coronel Joel Prates Pedroso. Ele substityuirá o coronel Edson Ferreira Alves.

Governo Lula financia universidade para 3.649 integrantes do MST

Na última sexta-feira (25), um grupo de 54 estudantes da Universidade Federal de Sergipe vai festejar a conclusão do curso de engenharia agronômica. Até aí não há de nada de novo, uma vez que o Brasil tem formado agrônomos há mais de 100 anos. A novidade está no fato de ser a primeira turma de agronomia no País em que todos os formandos são originários de assentamentos da reforma agrária, a maioria deles ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST).

. Mas isso não é tudo. A formatura é apenas um indicador de um movimento muito mais amplo que vem ocorrendo nas universidades públicas brasileiras: a rápida expansão de cursos especiais para jovens e adultos de assentamentos.

. Essa mudança começou a ganhar força em 2003 - o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele ano o Brasil dispunha de um conjunto de 13 cursos universitários para assentados - todos na área pedagógica - e 922 alunos matriculados. Hoje são 49 cursos, com 3.649 estudantes, divididos em diferentes áreas: da pedagogia ao direito, passando por ciências sociais, agronomia, geografia e outros.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal O Estado de S.Paulo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/