Datafolha: Fogaça, 41%; Rosário, 21%; Manuela, 17%

yhdlquvitfcNa sua última pesquisa do primeiro turno para a prefeitura de Porto Alegre, o Datafolha mostra o atual prefeito e candidato a reeleição José Fogaça (PMDB) na liderança, com 41% dos votos válidos. Já as candidatas Maria do Rosário (PT) e Manuela D´'Avila (PC do B) seguem disputa acirrada pelo segundo lugar. Maria do Rosário (PT) tem 21% e Manuela (PC do B) 17% dos votos válidos. Luciana Genro (PSOL) tem 9%, Onyx Lorenzoni (DEM), 7%, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), 2%, e Vera Guasso (PSTU), 1%. Carlos Gomes (PHS) foi citado, mas não atinge 1% dos votos válidos.

. Levando-se em consideração o total de votos, José Fogaça tem 37% das preferências. Na pesquisa anterior (29 e 30 de setembro), tinha 35%. Maria do Rosário oscilou de 20% para 19%. Manuela oscilou de 18% para 16% das intenções de voto.

. O percentual de intenção de voto em Luciana Genro oscilou de 7% para 8% e Onyx oscilou de 8% para 6%. Nelson Marchezan passou de 1% para 2% e Vera Guasso se manteve com 1% das intenções de voto. Carlos Gomes não atingiu 1% das menções.

. Na véspera da eleição, 10% dos eleitores de Porto Alegre ainda não têm candidato a prefeito. Já 6% afirmam que vão votar nulo ou em branco e 4% estão indecisos.

. A pesquisa mostra estabilidade quanto às simulações de segundo turno. Se uma segunda votação fosse realizada hoje entre José Fogaça e Maria do Rosário, 52% dos eleitores de Porto Alegre votariam no peemedebista. A petista receberia o voto de 35%. No levantamento anterior, ele obtinha os mesmos 52% e ela atingia 38%. Já no caso de uma disputa entre Fogaça e Manuela, o peemedebista teria 52% e a candidata do PC do B ficaria com 32% do total de votos.

. Os pesquisadores do Datafolha saíram a campo um dia depois do debate entre os candidatos a prefeito promovido pela RBS TV, na quinta-feira. A pesquisa mostra que 46% dos eleitores de Porto Alegre afirmam ter assistido o debate. Para 29% dos que assistiram, José Fogaça foi o candidato que se saiu melhor. Manuela foi considerada a melhor por 17%, percentual ligeiramente maior do que as taxas obtidas por Maria do Rosário (14%) e Luciana Genro (13%).

. Foram entrevistados 1.779 eleitores com 16 anos ou mais e a margem de erro foi dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os grupos Rede Globo e Folha de S. Paulo foram os solicitantes.

Fogaça e Rosário apostam fichas finais em carreatas sob chuva fria

O sábado a tarde foi de chuva em Porto Alegre, mas assim mesmo os principais candidatos decidiram botar as tropas nas ruas e ir para o meio do eleitorado em passeatas ou carreatas. No final da tarde, sob chuva forte, Maria do Rosário, do PT, e Fogaça, do PMDB, por pouco não se cruzaram na zona Sul.

. A disputa está muito quente, porque com 41% dos votos válidos, segundo o Ibope, Fogaça quer faturar as eleições neste domingo ou pelo menos alcançar um índice muito alto, enquanto Rosário tenta se descolar de Manuela D'Ávila, o grande fenômeno eleitoral de 2008 em Porto Alegre, porque é a candidata mais jovem e também porque é a de um Partido que nunca teve expressão eleitoral no RS, apesar da velha tradição comunista, o PC do B. Sua campanha foi impecável. Os institutos de pesquisa analisam a penetração de Manuela como barata tonta e não sabem a que conclusão podem chegar.

Fettter dispara na reta final e crava empate técnico com Marroni, do PT

Aí vão outras pesquisas importantes publicadas por Zero Hora na sua edição antecipada de domingo, segundo o instituto Fato:

PELOTAS

Primeiro Turno

Marroni, PT, 36,7%/ Fetter, PP, 33,5%/ Chiarelli, DEM, 14,7%/ Anselmo, PDT, 10,1%/Cunha, PSDB, 2,3%.

Segundo Turno

Fettter, PP, 45,6%/ Marroni, PT, 44,1%.

. Fetter disparou nas últimas pesquisas e com o apoio de Chiarelli, Anselmo e Cunha, que já se declararam contra Marroni, vencerá as eleições.

Ibope apresenta Fogaça disparado na frente, mas dá empate entre Rosário e Manuela

O Ibope dá vantagem de 41% dos votos válidos para o prefeito José Fogaça nas eleições deste domingo em Porto Alegre, um ponto a mais do que o registrado pelo Instituto Methodus neste sábado. Segundo o Ibope, o segundo posto é ocupado rigorosamente em termos iguais por Manuela D'Ávila, do PCdoB, e Maria do Rosário, do PT, ambas com 20%.

. No caso do segundo turno, Fogaça vence Manuela e Rosário amplamente.


EIS os números publicados na edição de domingo, antecipada por Zero Hora (só votos válidos):

PRIMEIRO TURNO

Fogaça, 41%
Manuela, 21%
Rosário, 21%
Luciana Genro, PSOL, 9%
Onyx, DEM, 5%
Marchezan, PSDB, 1%.

SEGUNDO TURNO

Fogaça, 48%
Manuela, 36%

Fogaça, 49%
Rosário, 36%

. No domingo sairão as pesquisas do DataFolha e ao final do pleito ocorrerão as pesquisas de boca de urna. O Instituto Methodus, que trabalha para o Correio do Povo, também fará pesquisa de boca de urna, mas não divulgará.

. A grande discussão é sobre a disputa entre Manuela e Rosário, porque Methodus dá 14,9% para Manuela e 20% para Rosário, enquanto que o Ibope dá empate. Alguém está completamente equivocado.

PF acusa filho de Sarney de traficar influência em estatal

A Polícia Federal do Maranhão acusa o empresário Fernando Sarney -filho do ex-presidente José Sarney- de tráfico de influência no Ministério de Minas e Energia, na Eletrobrás, na Eletronorte, na Valec (estatal do Ministério dos Transportes responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul) e na Caixa Econômica Federal, para favorecer negócios privados. Fernando Sarney diz ser um homem do setor privado e atribui as acusações a "interesses políticos".

. O inquérito policial começou em 2006 para investigar a suposta utilização de recursos de caixa dois na campanha de Roseana Sarney ao governo do Estado, quando disputou e perdeu a eleição para Jackson Lago (PDT). A operação foi batizada de Boi Barrica, grupo folclórico maranhense.

. A investigação migrou do financiamento da campanha para a influência de Fernando Sarney e de dois empresários ligados a ele -Gianfranco Vitorio Artur Perasso e Flávio Barbosa Lima- na intermediação de negócios privados com estatais. Os dois empresários foram sócios de Fernando Sarney e se formaram engenheiros na mesma turma da USP.

. Em agosto, a PF pediu a prisão preventiva de Fernando Sarney e do agente da Polícia Federal Aluisio Guimarães Mendes Filho, de Brasília, que teria lhe repassado informações sobre a investigação.

. O juiz da 1ª Vara Federal Criminal de São Luiz, Neian Milhomem Cruz, negou o pedido de prisão. Porém, antes da negativa, Fernando Sarney já havia obtido habeas corpus preventivo no Superior Tribunal de Justiça para não ser preso. Assinante da Folha leia mais em: PF acusa filho de Sarney de traficar.

. As informações acima são da Folha de S.Paulo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/