Artigo, Marcelo Bagé - Voto impresso e auditável como condição para uma eleição pacífica

- Ao lado, foto do autor.


O sistema eleitoral brasileiro passou por drástica modificação, no ano de 1996, com a introdução das malfadadas urnas eletrônicas. A partir daquelas eleições, paulatinamente, elas foram chegando a cada canto do Brasil e se tornaram absolutas. Com o passar dos anos, as desconfianças sobre o sistema foram se tornando cada vez maiores, a ponto de o Congresso Nacional aprovar, no ano de 2015, a impressão do voto, de modo a permitir que o eleitor pudesse conferir se realmente o sistema está respeitando a sua vontade.

Após aprovada a minirreforma eleitoral, a então presidente Dilma Rousseff vetou o dispositivo legal que previa a adoção do voto impresso. Na sequência, o Congresso Nacional derrubou o veto e tornou o voto impresso uma exigência legal, ou seja, os parlamentares, em sua maioria absoluta, aprovaram a adoção do novo sistema.

Logo em seguida, o STF declarou inconstitucional a adoção do voto impresso, pois o novo sistema, segundo os Ministros, fere a inviolabilidade do sigilo do voto, o que inviabilizou a mudança para as eleições de 2018 e 2020.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Este é o melhor e mais impactantes video da moto-carreata de Bolsonaro em Porto Alegre

Este é o melhor vídeo da moto-carreata "Cavalgada de Aço", promovida hoje em Porto Alegre e que teve Bolsonaro como líder. Foram 80 mil motos, número que representa pelo menos o dobro do total que se esperava. O video é do videomaker Rafael Mellom que cedeu as imagens para este blog. Vale a pena ver com atenção e repassar, porque são cenas impactantes e históricas - algo que Porto Alegre e o RS jamais viram antes em sua história.

Anti-dica do editor - As revelações sobre o homossexualismo do governador Eduardo Leite

O editor leu por dever de ofício, mas não recomenda a leitura das confissões do governador Eduardo Leite a respeito da sua longa história de homossexualismo.

O folhetim ocupa uma página inteira do jornal Zero Hora deste domingo, com direito a foto.

Ao jornal, Eduardo Leite conta que só há dez anos contou as circunstâncias que cercam sua história, fato que era conhecido ou presumido por quase todos os gaúchos, mas cuja revelação acabou surpreendendo muita gente. 

O governador diz na entrevista que consultou seu namorado, antes de fazer a revelação que fez ao jornalista Pedro Bial, O Globo.

Eduardo Leite protocolará na segunda o projeto que propõe privatizar a Corsan. Há controvérsia até na base aliada.

 O governador gay do RS, Eduardo Leite, encaminhará na segunda-feira o projeto de lei que privatiza a Corsan.

Há resistência ao projeto.

E forte.

O governo precisa de 28 dos 55 votos, mas não existe confiança alguma a respeito da fidelidade da base aliada, que está dividida.

O governador está em plena campanha interna para ser candidato a presidente, deverá sair do cargo dentro de 9 meses e os ruídos sobre infidelidades já são grandes na base aliada.

Bolsonaro volta a cutucar Eduardo Leite: "Aqui é terra de cabra macho !". E ?

Em resposta a um apoiador durante a motociata em Porto Alegre, Jair Bolsonaro voltou a provocar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

É o que conta o blog oposicionista O Antagonista.

Diz o blog:

Durante o evento político, um apoiador disse na manhã deste sábado ao presidente que “nosso governador não é gaúcho, rapaz”. Em resposta, Bolsonaro afirmou: 

- Aqui é terra de cabra macho.

Como se sabe, o governador Eduardo Leite é gay assumido e anunciou isto oficialmente.

Dica do editor - Bier Markt abre as 16h para comemorar seus 12 anos em Porto Alegre. Veja a programação.

O Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, já está aberto para comemorar o seu 12o aniversário.

E abre para apresentar dois eventos esportivos de envergadura no seu telão:

-Grenal, a partir das 16h30min.
- Final da Copa América, 21h

A Bandas Duque & Gaio animará tudo.

Aproveite as promoções de rodadas duplas.

Também gastronomia inspirada na comida alemã.

Chopes artesanais - Segurança presencial - Estacionamento fácil na rua - Ar condicionado perfeito.

A abertura da casa está prevista para as 16h.

Não é preciso reservar para entrar, mas só vai entrar quem chegar primeiro, tudo porque os controles sanitários obedecem as regras de distanciamento social previstas em lei.

Veja como foi a mega moto-carreata de Bolsonaro em Porto Alegre

 

Ao final da carreata, Bolsonaro discursa e critica o presidente do TSE, ligando-o à pedofilia e à fraude eleitoral.

O presidente foi atacado por Barroso, ontem, que ameaçou-o ao insinuar que poderia atacá-lo com ação por improbidade.

Pouco depois que encerrou a moto-carreata  de Porto Alegre, após o meio dia, o presidente Jair Bolsonaro resolveu falar para o público que estava com ele no ponto final do ato público, zona Norte de Porto Alegre, e atacou duramente o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) dizendo que ele defende a pedofilia e não deveria estar na Corte. Afirmou que o lugar dele é no Congresso, onde pode defender as suas opiniões.

Bolsonaro disse que o valor mais alto da nação é a liberdade, e que não vão passar por cima da democracia. “Hoje vocês têm um presidente que acredita em Deus, respeita os seus militares, respeita a família e deve lealdade ao seu povo. Deus, pátria e família“, afirmou. “O meu exército, que são vocês, tudo fará para que a nossa Constituição com todos os seus artigos e incisos sejam cumpridos“, completou.

No discurso, Bolsonaro declarou ainda que o Barroso quer “a roubalheira e a falta da impunidade através da fraude eleitoral“.


Moto-carreata de Bolsonaro movimentou 80 mil motos em Porto Alegre. Foram 2 horas de manifestação.

O editor calcula a presença de 60 mil motos, mas alguns organizadores estimam que o total pode chegar a 80 mil, número que seria o dobro do projetado anteriormente. Porto Alegre, 1,5 milhão de habitantes, tem 10 vezes menos população do que São Paulo.

 O editor acompanhou toda a passagem da moto-carreata desta manhã em Porto Alegre, desde local privilegiado localizado diante do BarraShoppingSul, zona Sul da Capital. 

Uma manifestação de jet skis terminou seu percurso exatamente ali, as 11h25min. O local dá de cara para o Guaíba.

A carreata liderada por Bolsonaro saiu da zona Norte, avenida Assis Brasil, percorrendo 90 quilômetros ao longo de pouco mais de duas horas de percurso. Ao longo de todo o percurso, eleitores entusiasmados postaram-se nas calçadas para aplaudir a moto-carreata. Poucos eleitores esquerdopatas atreveram-se a protestar. O eleitor calcula que os lulopetistas corresponderam a 0,001% do público.

Anvisa alerta para riscos da Pfizer. Vacina pode prejudicar o coração.

A Anvisa divulgou comunicado em que alerta sobre casos registrados em outros países de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação da membrana que envolve o coração) em pessoas imunizadas com vacinas contra o vírus chinês que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer.

Os episódios foram identificados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos. O FDA, a Anvisa norte-americana, apontou o risco dessas doenças, sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses. A Anvisa destaca que ainda não houve registro de situações como essa no Brasil e que o risco desse tipo de ocorrência é baixo, sendo superado pelos benefícios.

A agência mantém a recomendação de uso da vacina da Pfizer, a única autorizada até o momento que emprega RNA mensageiro.

CLIQUE AQUI para conhecer o comunicado da Anvisa.

Dica do editor - O editor recomenda esta série polonesa "Rojst", na Netflix

 A série policial polonesa “Rojst”, lançada na Netflix, este ano, com 5 episódios de 50 minutos cada. Na verdade, a série foi lançada na Polônia em 2018 e agora comprada pelo canal de streaming e distribuída mundialmente. A trama tem conteúdo fortemente policial, político e social, que se passa na década de 1980 numa cidade polonesa, em plena época comunista, mas avança para mais adiante, para depois do comunismo. O editor viu e recomenda.

Este blog bate recordes de leitores. Na quinta-feira, foram 59.673.

Este blog apurou seu recorde de leitores no meio desta semana, quinta-feira, quando alcançou 59.673 registros. Ontem, foram 52.354 leitores. Os dados podem ser conferidos nos serviços oficiais do Google Analytics. 

 O alto índice de leitores deve-se aos serviços jornalísticos ininterruptos fornecidos durante todos os dias pelo editor, que acompanha on line os principais acontecimentos políticos e econômicos nacionais e locais, com notícias, entrevistas, análises e opiniões. A seção de comentários de leitores, que não registra censura, mantém média diária de 1 mil manifestações, 30% das quais de lulopetistas, que com isto ajudam a monetizar melhor o blog, melhorando seu faturamento, pelo que o editor agradece. 

O blog também hospeda o Canal de You Tube do editor, que nesta quinta-feira marcou 53 mil visualizações para um só dia e possui 153 mil inscritos.

Brasil e Argentina decidem Copa América no Maracanã. Será esta noite, no Maracanã.

A decisão da Copa América entre Brasil e Argentina oferece um espetáculo único para os amantes do futebol neste sábado, a partir das 21h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Esta é a jornalista que Lula quer censurar

A jornalista Carolina Belomé é alvo de Lula, que foi à Justiça para censurar as críticas que ela faz. Veja o que diz a jornalista: 

Setor de serviços brasileiro volta a se recuperar com o avanço da vacinação

O setor de serviços registrou expansão pela 1ª vez no ano em junho de 2021, segundo a IHS Markit. Entre os motivos para a retomada estão o avanço da vacinação contra o vírus chinês no Brasil e a flexibilização das medidas de combate à pandemia, na avaliação da consultoria.

O Índice de Atividade de Negócios do setor de serviços, desenvolvido pela IHS Markit, passou de 48,3 em maio para 53,9 em junho. Foi o 1º mês de 2o21 em que o índice ficou acima de 50 pontos

CLIQUE AQUI para examinar os números e a análise completa.

Mortes por vírus chinês caem 9% e casos recuam 29%, informa ministério da Saúde

As mortes em decorrência de complicações relacionadas ao vírus chinês registradas por autoridades de saúde sofreram redução de 9% na Semana Epidemiológica 26, que vai de 27 de junho a 3 de julho, em comparação com o período anterior. As informações estão no mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Na Semana Epidemiológica 26, as secretarias de saúde confirmaram 10.852 pessoas que não resistiram à covid-19, enquanto o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde na semana anterior trouxe 11.935 óbitos.

O resultado representa uma reversão no movimento de retomada do crescimento da curva de óbitos, após uma estabilização em semanas anteriores. A média móvel de mortes na Semana Epidemiológica 26 ficou em 1.705.

Já é enorme a concentração de motos para a moto-carreata de Bolsonaro em Porto Alegre

 Amauri Domingos transmite cenas ao vivo da concentração de motos para a moto-carreata de Bolsonaro, que sairá daqui a pouco, 10h,em Porto Alegre.

Polícia Federal foi para cima do cozinheiro do Spa do Vinho que insultou e ameaçou Bolsonaro

O deputado federal Bibo Nunes denunciou as ameaças.

O cozinheiro Eduardo Lazzari, do Hotel Spa do Vinho, de Bento Gonçalves (RS) foi alvo de análises da Polícia Federal depois de insultar o presidente em suas redes sociais e hospedar manifestações que o incentivaram a envenenar a comida de Bolsonaro. No seu perfil pessoal, ele disse que teria que cozinhar para o chefe do Executivo, que era esperado para uma visita ao Hotel & Spa do Vinho.

“Vou ter que cozinhar para esse diabo ainda, que raiva“, publicou Lazzari. De acordo com o colunista Ricardo Noblat, do portal Metrópoles, o cozinheiro chegou a ser detido e foi suspenso por 3 dias do trabalho.

O cozinheiro arrependeu-se e postou pedido de desculpas, eliminado seus perfis.

A Abin e a PF registraram outras ameaças feitas pelas redes sociais e reforçou as medidas de segurança nas cidades visitadas por Bolsonaro.

Guarda de Porto Alegre dissolve festa com 2 mil pessoas no Império da Zona Norte

 A Guarda Municipal de Porto Alegre dissolveu uma festa com 2 mil pessoas.

Foi nesta madrugada.

A festa ocorria na escola de samba Império da Zona Norte.

Ex-deputado Beto Albuquerque perdeu pai e mãe, infectados pelo vírus chinês. Ele culpa a exigência de prova de vida do INSS pela contaminação.

 Morreu ontem a mãe do ex-deputado Beto Albuquerque, dirigente socialista gaúcho, que há poucos dias já tinha perdido o pai.

O ex-deputado postou o aviso no seu Twitter.

Beto Albuquerque responsabiliza o INSS pela infecção que vitimou os pais, já que ambos foram até uma agência da Caixa para fazer prova de vida e lá resultaram contaminados.

CLIQUE AQUI para verificar o desabafo do ex-deputado.

Número de óbitos continua despencando no País. Metade da população vacinável já recebeu pelo menos uma dose.

 O Brasil registrou, nesta sexta-feira, 1.509 mortes por vírus chinês, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde. Com o balanço de hoje, o País contabiliza 531.688 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 17 milhões de pessoas já se recuperaram da doença no País. Até o momento, mais de 82,4 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina no País, o que corresponde a 52% da população que pode ser vacinada, sendo que mais de 29,7 milhões já receberam a segunda dose ou uma vacina de dose única e estão completamente imunizadas.

CLIQUE AQUI para conhecer números do Brasil e dos Estados.

Despencou para 81,85% a taxa de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre

Despencou para apenas 82,85% a taxa de ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre, o índice mais baixo em um mês. No dia anterior, a taxa foi de 84,51%.

Dos 950 leitos disponíveis, 297 estavam ocupados por doentes infectados pelo vírus chinês, 20 a menos do que no dia anterior.

Porto Alegre acumula 5.194 óbitos por vírus chinês em 15 meses de pandemia.

CLIQUEAQUI para examinar a tabela completa.

Nestes sábado e domingo poderão ser vacinados porto-alegrenses com mais de 37 anos

 A vacinação contra o vírus chinês será para todos os porto-alegrenses com 37 anos ou mais neste fim de semana. No sábado, 10, e domingo, 11, as pessoas com as faixas etárias já contempladas podem buscar os locais de vacinação para receber a primeira dose do imunizante. 

A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha.

CLIQUE AQUI para saber locais e horários.

Porto Alegre é a capital brasileira que mais vacina contra o vírus chinês

Entre as 27 capitais brasileiras, Porto Alegre mantém a melhor posição no ranking de pessoas com esquema vacinal completo contra o vírus chinês, ou seja, pessoas com duas doses ou dose única recebidas, com 27,30% da população vacinada. 406.255 segundas doses ou doses únicas aplicadas na cidade. Reportagem do jornalismo da prefeitura da Capital informa que a Região Sul, Curitiba, com 14,64%, ocupa a 14ª posição, e Florianópolis, com 10,58% de vacinados, está em 23º lugar entre as 27 capitais. A título de comparação, a cidade do Rio de Janeiro está na quinta posição, com 17,84%; São Paulo, 13ª, com 15,09%, e Brasília ocupa a 20ª posição, com 11,65%.

Se analisados os dados publicados no site Covid-19 vaccine tracker: the global race to vaccinate (traduzido como Rastreador de vacinas Covid-19: a corrida global para vacinar), do jornal inglês Financial Times, mais de 3,3 bilhões de doses de vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas no mundo todo. Porto Alegre, com o índice de 27,30% de pessoas com esquema vacinal completo, apareceria em 42º lugar, atrás da Noruega, e à frente de locais como Barbados, Hong Kong, Finlândia e Turquia. O Brasil aparece na 66ª posição, com taxa de 14% de pessoas com esquema completo, ou seja, com duas doses de vacina ou dose única. Os dados têm como base o projeto Our World in Data, da Universidade de Oxford.

CLIQUE AQUI para examinar os dados da vacinação em Porto Alegre.

 

Conheça o itinerário da moto-carreata de Bolsonaro em Porto Alegre

Uma manifestação no Guaíba, de jet skis, acompanhará parte do roteiro.

Ao lado, o trajeto da moto-carreata.

A concentração está prevista para começar as 7h, com saída as 10h na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, Zona Norte. Informações sobre o itinerário estão no Twitter @eptc_poa.

Depois da saída da Fiergs, o itinerário previsto pelos organizadores prevê o deslocamento pela av. Assis Brasil, BR-290, BR-116, BR-386, BR-448, com retorno à Capital pela Castelo Branco, Mauá, João Goulart, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique, Diário de Notícias, seguindo depois pela Icaraí, Padre Cacique, Praia de Belas, Ipiranga, João Pessoa, Castelo Branco e Assis Brasil até voltar para a Fiergs.

.A melhor alternativa para vir da Zona Sul no sábado é pela avenida Cavalhada. O itinerário pode sofrer alterações. 

Bolsonaro esnoba Eduardo Leite, mas hoje receberá o prefeito de Porto Alegre

 O prefeito Sebastião Melo tem agenda com Jair Bolsonaro esta manhã, perto do meio dia, na Casa NTX, onde o presidente almoçará com empresários, depois de participar de moto-carreata em Porto Alegre.

Ontem, perguntado por jornalistas da RBS se multaria o presidente por não usar máscaras, o prefeito desdenhou do assunto e avisou:

- Não multamos ninguém por não usar máscaras, mas recomendamos que o façam.

Bolsonaro receberá o prefeito, mas não quer saber de conversa com o governador gay do RS, Eduardo Leite.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/