Nove shopping centers de Porto Alegre
sofreram prejuízos por falta de energia elétrica nas últimas duas semanas,
alguns por algumas horas, outros por até dois dias, segundo levantamento
realizado pela CDL Porto Alegre nesta sexta-feira (21). Desde o temporal de 11
de dezembro, diversos estabelecimentos ficaram sem luz e os comerciantes
acumulam prejuízos por perdas de oportunidades de vendas, além de danos
materiais, tais como em equipamentos e alimentos.
. No Shopping Total, o fornecimento de
eletricidade foi cortado na quinta-feira (20), a partir das 14h, horário em que
os estabelecimentos estavam lotados. Por cerca de duas horas o local ficou sem
luz. A administração avalia que cerca de 50% dos clientes não puderam fazer as
compras de Natal, pois, no escuro, as lojas fecham as portas por questões de
segurança. Além disso, o setor da praça de alimentação só está funcionando por
conta do gerador, que é mantido ligado desde então. São igualmente os geradores
que estão sustentando a energia do Moinhos Shopping há dois dias.
- “Estimamos uma perda de 5% em oportunidades de venda ou
desistências de compras de Natal em razão de quedas ou falta de energia”,
afirma o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Preocupado com o
impacto dos apagões sobre o comércio natalino, ele pede que sejam tomadas ações
concretas em relação ao problema: “Esperamos que a empresa responsável pelo
abastecimento de energia forneça justificativas e tome providências. É
inaceitável esta situação”.
Lojas também foram fechadas e tiveram as vendas
prejudicadas no Shopping Rua da Praia, onde faltou luz durante um dia inteiro;
por conta da queda de energia, os equipamentos de ar condicionado sofreram
avarias e pararam de funcionar há 10 dias. Os shopping centers Bourbon, João
Pessoa, Praia de Belas, DC Shopping e Lindóia Shopping passam por situações
semelhantes. A administração do Shopping Iguatemi não soube estimar com
exatidão, mas também passou por cortes de energia.