Lupi desconsidera boatos de que seria próxima vítima da faxina de Dilma Roussef

Clipping
ANDRÉ MAGNABOSCO


O ministro do Trabalho Carlos Lupi minimizou neste sábado comentários de que a "faxina" promovida pela presidente Dilma Rousseff em ministérios de seu governo pudesse atingir a pasta. A possibilidade, cogitada por assessores do governo no momento mais turbulento envolvendo investigações no ministério dos Transportes, seria defendida por algumas pessoas que desejam a queda de Lupi, segundo análise do próprio ministro.

. "Àqueles que desejam (queda), falo sempre uma coisa. Eu sou cana de canavial, que é uma planta que você queima, corta, e ela brota. Sabe por quê? Porque ela tem raiz profunda. Ela busca a água", disse. "Para me cortarem e para me queimarem, muitos podem (tentar) fazer. Mas não vão conseguir", complementou.

. O ministro destacou que está na política há 35 anos e que nunca teve o nome envolvido em irregularidades. "Não existe um fato que envolva Carlos Lupi com coisa errada", ressaltou.

-  Lupi tem sido alvo de uma série de acusações por parte da oposição. Na terça-feira passada, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP) entrou com duas representações, uma na Procuradoria Geral da República e outra no Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF), contra Lupi. A oposição pede que seja feito um pente-fino nos órgãos de investigação a respeito de um possível aparelhamento do Ministério do Trabalho.

O jogo perigoso do flerte do governo do PT com a inflação

Açulado pela própria presidente Dilma Roussef, o Banco Central abriu mão daquilo que ele mesmo chama de centro da meta da inflação e passou a flertar perigosamente com o aumento dos preços.

CLIQUE AQUI para entender melhor o que está acontecendo. A análise é de editorial deste sábado do jornal "O Estado de S. Paulo' (página a3).

Artigo - Pátrria de chuteiras e ocaso da razão

"Da maneira como está sendo conduzida, a preparação para a Copa do mundo não é racional", escreve o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira neste texto publicado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" deste sábado (página A2).

. É o que muita gente pensa.

. No artigo, Fernando Gabeira diz que é preciso levar a sério a ameaça da Fifa de cancelar em outubro a licença que deu para o Brasil organizar a Copa. Claro que o articulista não chega a assinar embaixo, mas debnuncia tudo que é tipo de desorganização, atos suspeitos de corrupção e espertezas que cercam as obras que não parecem andar.

CLIQUE AQUI para ler.

Correio do Povo parodia campanha de Tarso ao comemorar seus 116 anos

O jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, comemora de maneira pouco sutil os seus 116 anos, neste sábado.

. Em anúncio de duas páginas, o jornal "chupou" o pretensioso slogan da campanha eleitoral de Tarso Genro e mandou ver este título inescapável:

- Correio do Povo. Há 116 anos nos momentos mais marcantes do estado, do Brasil e do mundo.

. O jornal, o terceiro de maior circulação no RS, é da Rede Record.

Zonais do PDT elegerão diretórios neste domingo. Presidência do PDT de Porto Alegre irá para Vieira ou Nereu. Juliana é a grande derrotada.

O deputado Vieira da Cunha poderá ter garantida sua eleição para  presidente do PDT de Porto Alegre neste domingo, mas o deputado poderá optar pela permanência no cargo do secretário muncipal Nereu D'Ávila. A eleição será indireta e não sairá agora,  porque primeiro ocorrerão as eleições para os diretórios das dez zonais. Os delegados delas e os vereadores é que decidirão a composição do diretório e da executiva municipal.

. A maior derrotada na disputa de domingo é a deputada Juliana Brizola, que não conseguiu sequer montar chapa para a disputa.

Calçadistas gaúchos conseguem reação brasileira às barreiras impostas pelos argentinos

A forte reação dos industriais gaúchos do calçado, prefeitos, deputados estaduais e federais do RS, fizeram o governo federal entrar imediatamente em ação para forçar o governo a rever as barreiras impostas ao ingresso de calçados brasileiros na Argentina (3,4 milhões de pares estão parados nas fábricas locais, sem autorização para embarque, embora já tenham sido vendidos).

. Desde esta sexta-feira, o governo brasileiro mandou reter a entrada de produtos argentinos. Eles foram parados nas alfândegas. O problema maior atinge a área de chocolates. O Brasil é o maior importador desse produto. Caminhões fazem fila na fronteira de Uruguaiana com Paso de los Libres.

- Esta semana, o governo brasileiro também baixou ato que privilegia calçados e texteis brasileiros nas concorrências públicas federais. Estes produtos poderão partricipar das disputas com preços até 8% superiores aos dos seus concorrentes estrangeiros.

Dilma ficará uma semana fora do País a partir de hoje. Ela irá procurar suas raízes búlgaras.

- A presidente Dilma Rousseff viajará para a Europa neste sábado. Ficará uma semana foram do Brasil, exatamente no período em que o Congresso votará o veto do ex-presidente Lula à Emenda Ibsen, que redistribui o dinheiro dos royalties do petróleo. Um dos objetivos da viagem de Dilma parece bastante pessoal, porque a visita à Bulgária, País sem importância alguma, tem o único objetivo de cumprir um roteiro sentimental pelas raízes familiares da presidente, cujo pai era búlgaro. Ele foi casado no País e abandonou mulher e filho com a promessa de voltar e jamais fez isto, segundo conta a lenda. Acabou vindo para o Brasil, casou em Minas e teve filhos ali, incluído Dilma Rousseff.

. Cada vez mais cobrada quanto aos preparativos da Copa do Mundo de 2014, a presidente Dilma Rousseff vai aproveitar o giro pela Europa para se encontrar com a cúpula da Fifa - o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jerome Valcke -, na segunda-feira, na Bélgica, e tentar minimizar as crescentes tensões entre a entidade e o governo federal.

. A presidente viaja para a Bélgica neste sábado, dando início a um giro de sete dias pelo continente europeu, em um roteiro que ainda inclui Bulgária e Turquia. O encontro com Blatter foi confirmado em cima da hora, levando o ministro do Esporte, Orlando Silva, a ser convocado às pressas para integrar a comitiva que acompanhará Dilma.

. O atrito mais recentes entre o governo federal e a Fifa é a Lei Geral da Copa, já enviada pela presidente ao Congresso. O Planalto quer que a lei seja completamente subordinada à Constituição e respeite os estatutos do Idoso e do Torcedor, além do Código de Defesa do Consumidor, mas alguns itens não atendem às exigências da Fifa.

PMDB do RS quer seus deputados disputando prefeituras. Alba, Postal, Feltes e Brum estão na primeira lista.

O deputado Marco Alba disse nesta sexa-feira ao meio dia ao editor que é candidato a prefeito de Gravataí, 155 mil eleitores, sede da GM, quarto município mais rico do Estado e onde prefeitos do PT dominam a administração há 16 anos.

. O PMDB do RS parece decidido a mobilizar seus melhores quadros para que saiam candidatos a prefeito no ano que vem.

. Além de Marco Alba em Gravataí, o PMDB também cultiva o nome do ex-deputado Ibsen Pinheiro em Porto Alegre, caso não saia aliança alguma com o PDT. Em alguns municípios, negociações podem resultar até mesmo em transferências de domicílios eleitorais. Os deputados Edson Brum sairia de Rio Pardo para Santa Cruz do Sul; Alexandre Postal, mudaria de Guaporé para Bento Gonçalves; e Giovani Feltes migraria de Estância Velha para Novo Hamburgo.

. Mais novidades estão sendo cogitadas.

Dólar (17,94%) e ouro (3,07%) lideraram lista de melhores investimentos de setembro

O dólar foi o melhor investimento de setembro. A moeda americana fechou o mês com alta de 17,94%, cotada a R$ 1,88. É a maior valorização mensal para o dólar desde setembro de 2002. A Bolsa, por sua vez, está na lanterna do ranking de investimentos há seis meses consecutivos. Só em setembro a modalidade perdeu 7,38%.

. A configuração do ranking no mês passado, dizem especialistas, se deve ao crítico cenário internacional. "Em 2008 foi assim: dólar rendendo bem, ouro também ali nas primeiras colocações e a Bolsa perdendo", comenta Marcos Moore, coordenador de cursos da XP Educação. XP e Leandro & Stormer, de Porto Alegre, operam em parceria no Brasil.

-  O ouro, em setembro, aparece como o segundo melhor investimento, com alta de 3,07%. No ano, o metal precioso já soma alta de 19,39%. O dólar, levando em conta o período que começa em janeiro, está na segunda colocação do ranking, com ganhos de 12,98%.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/