Eleição venezuelana ainda prossegue em algumas seções

Caracas, 22h21min, via WhatsApp

O deputado gaúcho Marcelo Van Hatten, PP, informou há pouco ao editor que as seções eleitorais onde ainda existem filas para votar não serão encerradas até que se esgotem. O sistema é diferente do brasileiro. Teoricamente, as eleições legislativas deveriam ter acabado as 18h, hora local, 2h30min de diferença a menos em relação ao horário brasileiro.

Neste momento, o deputado e a comitiva de observadores internacionais da qual faz parte, sairão do Hotel Marriot para o comitê eleitoral central da oposião, o MUD.

Marcel disse que é nos horários tardios que mora o perigo, porque o governo busca eleitores em casa.

Extrema direita lidera as eleições regionais na França

A Frente Nacional, de extrema direita, alcançou um resultado recorde no 1º turno das eleições regionais francesas, com 29,5% a 30,8% dos votos em nível nacional, seguida da direita (27% a 27,4%), e do Partido Socialista (22,7% a 23,5%); é o que apontam os institutos de pesquisa; o partido liderado por Marine Le Pen (foto) em pelo menos seis das 13 regiões da França

Temer já tem QG para derrubar Dilma: Jucá, Geddel, Moreira Franco e Padilha

De acordo com o jornal O Globo, que também sinaliza apoio ao impeachment, os quatro principais generais da tropa do vice-presidente seriam Eliseu Padilha, Moreira Franco, Geddel Vieira Lima e Romero Jucá.

Para Geddel, classificado como o "homem-bomba" do grupo, Temer não precisa se mover agora:

- Tem que deixar as ondas baterem nas pedras para ver a espuma que fará, como as ruas vão se manifestar, como as forças no Congresso vão se aglutinar,

O vice de Dilma Rousseff Temer já selou acordos com as principais lideranças do PSDB, como José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin.

Ontem, Dilma disse ter "total confiança" no vice, mas Temer tem se negado a oferecer lealdade e tem falado em novo governo; a seu favor. Dilma tem contado por apoio de líderes do PMDB do Rio, como Luiz Fernando Pezão, Eduardo Paes e Leonardo Picciani

Votação na Venezuela ainda demorará mais duas horas

Caracas, via WhatsApp

Neste momento são 5 minutos para as 16h em Caracas, segundo informa por mensagem de voz, via Whats App, ao editor, o deputado gaúcho Marcel Van Hatten.

A diferença de horário entre a Venezuela e o Brasil é de 2h30min.

A votação deve terminar as 18h, mas se tiver eleitor na fila, as urnas permanecerão abertas. "É aí que reside o temor da oposição, porque o governo irá buscar eleitor em casa", disse Marcel ao editor, neste momento.

O deputado gaúcho visitou vários centros eleitorais, mas foi impedido de ingressar na maioria, tendo sido expulso de um deles pelos fiscais do TSE da Venezuela, que não reconhece a condição de observador internacional credenciado pela oposição do MUD.

O ambiente é de muita tensão.

O resultado da votação legislativa deverá conhecer na madrugada de segunda-feira.

Eliseu Padilha volta aos bastidores para trabalhar pelo impeachment de Dilma Roussef

Ex-presidente do PSB, renegado pelo Partido desde que ficou com Dilma e contra Aécio, Roberto Amaral aboletou-se no governo Dilma. O artigo a seguir de Bernardo Mello Franco deve ter agradado o socialista, que postou-o em posição de destaque no seu blog de hoje.

O artigo é da Folha de hoje.

Leia tudo:

Separação litigiosa”, por Bernardo Mello Franco

A barulhenta saída de Eliseu Padilha, no dia seguinte à abertura do processo de impeachment, é um marco na separação litigiosa entre Michel Temer e Dilma Rousseff. O peemedebista era o principal afilhado do vice no governo. Ao entregar o cargo, ele avisou à praça que o padrinho também abandonou a presidente à própria sorte.
Dilma e Temer fizeram um casamento eleitoral de conveniência, arranjado por Lula. Passaram cinco anos sob o mesmo teto, falando pouco e dormindo em camas separadas. Agora ele anunciou o divórcio e deixou claro que deseja ficar com a casa, ou melhor, o palácio.
Ao deixar a Secretaria de Aviação Civil, Padilha troca a gestão dos aeroportos, que nunca o atraiu, pela articulação de bastidores, que jamais abandonou. Sua primeira tarefa será convencer outros ministros do PMDB a sair do governo. Os primeiros alvos são Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e Helder Barbalho, da Secretaria de Portos.

Por ora, os dois dizem que ficam onde estão. Não se trata de amor. Mudarão de lado se a hipótese de um governo Temer ficar mais prováv..

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

PMDB, o infiel da balança

O PMDB, 66 deputados, promete ser o infiel da balança no caso do impeachment.

Marcel é o único parlamentar brasileiro na comissão de observadores internacionais do MUD

Na foto, tomada no iPhone de Marcel há pouco, estão Veronica Alonso, senadora do Uruguai; Marina Corina, ex-deputada cassada pela ditadura;; Arturo Murillo, senador da Bolívia, e Marcel. 


O deputado gaúcho Marcel Van Hatten, PP do RS, é o úinico parlamentar brasileiro que integra o grupo de observadores internacionais convidados pela oposição liderada pela Mesa da Unidade Democrática, o MUD, que derrotará a ditadura bolivariana nas eleições legislativas de hoje. O outro convidado da oposição, o senador Aloysio Nunes Ferreira, PSDB de SP, não pode viajar porque participa diretamente das articulações da oposição pela deposição do governo neobolivariano do PT.

A viagem de Marcel foi bancada pela Fundação Milton Campos e pelo MUD.

Logo que desembarcou em Caracas, quinta-feira, o parlamentar gaúcho foi conversar com Lilian Tintori, mulher do preso político Leopoldo Lopez.

Artigo, Miguel Reale Júnior, Estadão - É a hora da sociedade civil

O Estado Democrático de Direito está gravemente ferido. É necessário reconstruir a democracia, da qual um dos alicerces consiste na confiança da população nos agentes políticos que elege. Hoje, justificadamente, essa confiança inexiste no Brasil.

A democracia destaca-se por viver e conviver com as divergências, a serem superadas pelo diálogo e pela persuasão para a formação de uma maioria parlamentar legítima, respeitada pelas minorias. Todavia o confronto de ideias e de perspectivas, próprio da democracia, desapareceu do cenário político, substituído por entendimentos promovidos graças a arranjos financeiros com dinheiro público subtraído de empresas como Petrobrás, Sete Brasil, BR Distribuidora, Angra 3, Belo Monte.
  
Não se fez política, nem se praticou a democracia

O Estado Democrático de Direito está gravemente ferido. É necessário reconstruir a democracia, da qual um dos alicerces consiste na confiança da população nos agentes políticos que elege. Hoje, justificadamente, essa confiança inexiste no Brasil.

A democracia destaca-se por viver e conviver com as divergências, a serem superadas pelo diálogo e pela persuasão para a formação de uma maioria parlamentar legítima, respeitada pelas minorias. Todavia o confronto de ideias e de perspectivas, próprio da democracia, desapareceu do cenário político, substituído por entendimentos promovidos graças a arranjos financeiros com dinheiro público subtraído de empresas como Petrobrás, Sete Brasil, BR Distribuidora, Angra 3, Belo Monte.


Não se fez política, nem se praticou a democracia.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Marcel Van Hatten conta ao editor o que está observando em Caracas, Venezuela

O deputado gaúcho Marcel Van Hatten, PP, está desde ontem em Caracas. Ele acompanha as eleições legislativas de hoje na Venezuela.

Van Hatten mandou há pouco o seguinte recado para o WhatsApp do editor:

- Acabo de sair de um centro de votação aqui de Caracas, num colégio chamado San Ignacio. Os fotógrafos não puderam me acompanhar. O clima foi de tensão. 

No seu Facebook, a eleitora Emmita Sarpentier postou mensagem no seu Facebook para cumprimentar o deputado pela coragem. Ela avisou:

- Talvez esta seja sua última viagem a Caracas, mas nós somos muito gratos e é bom que a tragédia  seja acomapnhada por delegados estrangeiros para que não pensem que minto ou que sou uma qualquer agitadora ou golpista, como eles chamam os democratas.

Padilha passou o final de semana em Porto Alegre

O ministro Eliseu Padilha passou o final de semana em Porto Alegre. Na sexta-feira de noite, ele compareceu à missa de sétimo dia da morte de José David, irmão de criação do ex-senador Pedro Simon.

A missa foi realizada na igreja São Sebastião.

Ao lado do ministro, acompanhando-o, estava o ex-deputado Rospide Neto, uma das raposas mais felpudas do PMDB do RS.

Ato de Rosseto e Jorge Furtado pró-Dilma resultou em "retumbante" fracasso em Porto Alegre

Na montagem ao lado, em circulação livre nas redes sociais, foto do raquítico público amestrado (não houve distribuição de sanduíches de mortadela) e uma brincadeira com a editoria de Política de ZH, Rosane Oliveira, geralmente alinhada com a vanguarda do atraso.

Jorge Furtado ataca "canalhas" como o aliado petista Renan Calheiros, mas não despreza a companhia de bandidos presos, como os petistas Delcídio Amaral, Zé Dirceu, Zé Genoíno, Delúbio, André Vargas ou Renato Duque, todos "heróis do povo brasileiro". 

O editor contabilizou pouco mais de 120 pessoas entre os curiosos e ativistas que foram ontem à tarde ao Parque da Redenção, Porto Alegre, para ouvir o ministro do Trabalho, Miguel Rosseto, e o cineasta gaúcho Jorge Furtado. Foi as 16h. A convocatória, com direito a fotos da dupla, tinha como chamada o seguinte apelo:
"Democracia.Qual a agenda dos golpistas ?

As convocatórias não tiveram coragem de assumir a defesa de Dilma.

O ministro Rosseto nunca teve compromissos com a democracia representativa e republicana insculpida na Constituição do Brasil, já que seu grupo neotrotskista, a DS, defende o que ele chama de democracia popular, um sinônimo barato de ditadura.

Não é o caso do cineasta Jorge Furtado, que embora filho de antigo serviçal da ditadura militar (ele foi secretário geral dos ministérios do Trabalho e da Educação) e de uma parlamentar do seu partido de sustentação, a Arena, tem vocação claramente democrática. No seu discurso, o festejado cineasta reconheceu que o PT uniu-se com "notórios canalhas", não poupando sequer o presidente do Congresso, Renan Calheiros, aliado incondicional de Dilma, Lula e PT. Ele não se referiu a outros "notórios canalhas", também aliados do governo Dilma e do PT, como Paulo Maluf, Fernando Collor, José Sarney e Gilberto Kassab, todos comensais do Planalto.

Eis o que disse Jorge Furtado:

- Não há democracia sem política e por isso precisamos sair às ruas para defendê-la”, disse ainda Furtado, acrescentando: “O PT cometeu alguns erros ao longo desses últimos anos e um deles foi se aliar a canalhas. Só estou aqui hoje porque o PT, esta semana, tomou uma decisão correta em favor da cassação de Eduardo Cunha. Estou junto nesta luta”. Jorge Furtado afirmou ainda que existe um enorme interesse internacional pela Petrobras. “Essa quadrilha começou a roubar a Petrobras em 1997, no final do governo Fernando Henrique Cardoso. O ministro da Justiça na época era Renan Calheiros”. Esse esquema, prosseguiu, está sendo desbaratado agora graças a duas leis sancionadas pela presidenta Dilma, uma delas sobre a delação premiada.

Ex-ministro Sepúlveda Pertence poderá defender Dilma no processo de impeachment

A presidente Dilma Roussef costura a contratação do ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence, para defendê-la no processo de impeachment.

Rosário, Pimenta e Fontana, PT, avisam que vai ter luta

A deputada Maria do Rosário, que é do PT, mesmo depois de expurgada do governo Dilma Roussef, onde só arranjou confusão, defende com unhas e dentes a presidenta que ajudou a eleger por duas vezes.

Ela é frequentadora do Twitter #naovaitergolpe

Em post de hoje, Maria do Rosário avisa que "vai ter luta em Porto Alegre".

E nisto tem razão.

A luta já é pelo impeachment de Dilma.

Maria do Rosário integra a tropa de choque de deputados do PT já escalada para a "luta". Com ela estão os atrapalhados deputados Paulo Pimenta e Henrique Fontana.

O trio eplica Moe, Larry e Curly (foto ao lado)

A Evora citada na lista da CPI do Carf não é gaúcha. Trata-se de um grupo da Bahia.

O editor listou ontem as 63 empresas investigadas no caso de propinas no âmbito da Operação Zelotes, incluíndo ali os grupos RBS, Gerdau, Marcopolo, Avipal, Mundial e Evora. Acontece que a empresa Evora não é gaúcha. Além disto, ao contrário do que muitos leitores equivocadamente pensaram, não se trata de empresa do grupo Petropar.

A Evora citada é uma empresa da Bahia: http://publicacoes.findthecompany.com.br/l/146553897/Evora-S-A-em-SalvadorBA

Artigo, J.R. Guzzo, Exame - Entrada livre

O sr. José Carlos Bumlai deverá ter prioridade de atendimento na portaria principal do Palácio do Planalto, devendo ser encaminhado ao local de destino, após prévio contato telefônico, em qualquer tempo e em qualquer circunstância.
Eis aí o que estava escrito numa ordem exibida no saguão de entrada do Palácio do Planalto durante o governo do ex-presidente Lula, visível para qualquer pessoa que soubesse ler uma frase em português. Quem poderia querer mais que isso, em matéria de força junto “ao homem”? Nem o presidente Barack Obama, ou o papa Francisco, se fosse papa naquela época, podia chegar ao Planalto e ir entrando assim direto, “em qualquer tempo e em qualquer circunstância”. Mas nesta vida tudo passa, e às vezes passa da pior maneira possível. Dias atrás esse Bumlai, o único cidadão do planeta com direito a entrar na sala de Lula quando lhe desse na telha (ao que se diz, só a primeira-dama tinha a mesma licença), viu-se cercado por agentes de polícia em Brasília, preso por suspeita de corrupção em negócios com a Petrobras e despachado para um xadrez da Polícia Federal em Curitiba, por causa dos processos penais da Operação Lava-Jato. Nem Deus sabe no que pode dar isso tudo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Oposição é ampla favorita nas eleições legislativas de hoje na Venezuela

As eleições legislativas estão em pleno andamento na Venezuela. As útlimas pesquisas de intenções de votos concedem vitória para a oposição (43% x 23%).

O presidente Maduro, hoje, no jornal La Prensa, disse que reconhecerá o resultado, mesmo que perca.

CLIQUE AQUI para ler o jornal La Prensa deste domingo.

História da desordem num plantão policial de 24 horas em Porto Alegre

Facebook de Rafão Oliveira, ainda há pouco, descrevendo o cenário da desordem na área da segurança pública em Porto Alegre, governo Ivo Sartori (Rafão Oliveira é policial)

24h Porto Alegre - Saldo da guerra:
- Um assaltante arromba uma residência ,mata o cachorro e tenta estuprar duas meninas ( 9 e 15 anos),PMs chegam a tempo e prendem o fdp,
- Roubos de veículos.......
- 4 homicídios (traficantes)
- Tiroteios......
Isso foi só o que chegou ao meu conhecimento em 24h de plantão policial.
Realmente ,Porto Alegre ,me faz muito sentimental.
Segurança Pública,já!

Bora pra cima deles!

CLIQUE AQUI para ler mais no próprio Facebook. 

Temer repete Itamar na neutralidade ativa e na composição com o PSDB

Na queda de Fernando Collor, seu vice Itamar Franco manteve a mesma posição que sustenta o vice de Dilma neste momento.

Itamar também preservou-se para a eventualidade de assumir o governo.

E como Itamar, Michel Temer também já procurou o PSDB pasra compor um possível governo de transição. Se isto acontecer, José Serra será seu ministro da Fazenda.

Nesta sexta, o vice tevbe conversa reservada com o governador Geraldo Alckmin, um dos três líderes nacionais que controlam nacos do PSDB.

Temer diz a Josias de Souza que manterá "reserva" diante do entrevero do impeachment

Ao contrário do que disse ontem no Recife, a presidente Dilma Roussef não terá o apoio do seu vice Michel Temer.

É que conforme entrevista ao jornalista Josias de Souza, o vice coloca hoje que manterá posição de reserva no entrevero.

Escreve o jornalista, depois de ouvir Temer:

Beneficiário direto do eventual impedimento de Dilma Rousseff, Temer se esquiva de tomar parte dos esforços para barrar o processo contra a presidente sob duas alegações: 1) esse tipo de atividade não se insere nas atribuições constitucionais do vice-presidente; 2) como o PMDB está dividido sobre a matéria, não poderia, como presidente da legenda, assumir a posição de um dos lados.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista com atenção.

Tempo nublado marcará o domingo no RS

A temperatura é de 18 graus neste momento, 8h06min, em Porto Alegre. Neste domingo, os termômetros poderão subir até 27 graus na Capital.
A presença de nuvens prevalecerá neste domingo no RS, mas o sol poderá aparecer em alguns momentos. .


Ar mais frio ingressa no território gaúcho, o que irá garantir uma jornada de temperatura agradável para dezembro. Esfria rapidamente na próxima noite e madrugada com temperatura baixa para esta época do ano. Em Porto Alegre, as temperaturas variarão entre 16°C e 27°C. 

Atos públicos em Porto Alegre sairão na Redenção e no Parcão

Já saíram convocatórias para duas manifestações de massa no próximo domingo em Porto Alegre. Uma delas, a do Movimento Brasil Livre, sairá as 15h na Redenção, mas outro ato foi agendado para o mesmo horário no Parcão, tradicional ponto de encontro dos manifestantes pró-impeachment.

Atos públicos de apoio ao impeachment também são organizados em várias cidades gaúchas e brasileiras. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/