Recomendado - Faça como o editor deste blog: inscreva-se e participe deste curso on line de Fotografia por Celular
O editor participa do curso Fotografia de Celular, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir.
A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração
7 de cada 10 cariocas aprovaram sem restrições o combate ao narcotráfico do Rio
69,6% da população do Rio de Janeiro responderam favoravelmente às operações realizadas pelo governo estadual contra as organizações narcoterroristas, com ênfase ao combate ao Comando Vermelho.
Apenas 25,8% manifestaram-se contrárias e 4,6% não opinaram.
Os dados são resultados da pesquisa de opinião pública divulgada há pouco por Paran´Pesquisas.
A pesquisa também ouviu a população sobre a conveniência de mais megaopera;ções e 67% responderam favoravelmente, contra 26,6% de oposição e 5,5% neutros.
A maioria da população, 60%, também acha que não houve exagero, mas 29,4% consideram que aconteceram exageros generalizados e 7% disseram que houve certo exagero. 3,5% não opinram.
Crônica de sexta, Vitor Bertini - Os olhos de Noé
E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com
Noé nasceu sem sustentar o olhar da mãe. Na ignorância de todos – “distraído esse menino” –, cresceu enxergando pouco. Na proteção de alguns, na vergonha de outros e nas rezas e promessas das velhas, foi sendo criado em casa.
Terceiro filho de uma família numerosa, Noé moldou o mundo às suas vistas embaçadas, virou menino forte e no argumento das madrinhas “não tinha boca para reclamar”.
Cuidava do pátio, dos cachorros e da casa. Conhecia os caminhos da rua e aprendeu a fazer compras. Reconhecia as pessoas pelo vulto e as notas de dinheiro…
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Esta pesquisa do IBGE mostra índices de alerta no caso da tragédia das águas no RS
Os alertas sobre as chuvas de abril de 2024 no Rio Grande do Sul só alcançaram 100% da população em 42,9% das cidades atingidas pelo evento climático, que causou impactos severos e deixou 183 vítimas no estado. As informações constam na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2024), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Cerca de 459 municípios gaúchos, ou 92,4% do total, foram atingidos pelas chuvas, e, em seis em cada dez (63%), autoridades públicas emitiram alertas à população. De acordo com a pesquisa, 388 municípios, ou o equivalente a 84,5% do total afetado pelas chuvas, possuíam Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Entretanto, somente 323 (70,4%) executaram esse plano durante as chuvas. Nas 65 cidades em que o plano não foi executado, a falta de recursos financeiros foi explicada por oito municípios.
CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa feita pelo IBGE.
Dica do editor - NFS-e Nacional passa a ser obrigatória em Porto Alegre a partir de amanhã
A partir de 1º de novembro, todos os prestadores de serviços da cidade deverão utilizar exclusivamente o sistema Nota Nacional. na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). A mudança representa a etapa final da migração iniciada em 2022. Embora a obrigatoriedade seja geral, a instrução normativa prevê exceções temporárias. Prestadores que comprovarem impossibilidade de emissão no sistema nacional poderão solicitar autorização excepcional para continuar utilizando o sistema Nota Legal até, no máximo, 30 de novembro de 2025 à Coordenação de Atendimento ao Contribuinte via Portal de Serviços.
CLIQUE AQUI para ler a instrução da SMF de Porto Alegre.
Artigo, especial, Alex Pipkin - Direitos desumanos
Alex Pipkin, PhD em Administração
O Brasil vive uma inversão moral grotesca, para dizer o mínimo. E nenhuma tribo a encarna melhor do que a esquerda togada, composta de vários subgrupos e letrinhas. Entre esses doutores de sofá, advogados de porta de cadeia e professores de cátedra, que, entre uma live e um tweet indignado, posam de defensores da civilização. Não são advogados, são militantes — sectários da ideologia do fracasso, do velho coletivismo que adora transformar o bandido em vítima e o policial em algoz. Autodenominam-se “dos direitos humanos”. Eu, por honestidade semântica, prefiro chamá-los advogados dos direitos desumanos.
Esses moralistas dos holofotes enxergam heroísmo onde há terror e opressão. Chamam terroristas de “resistentes”, traficantes de “vítimas sociais”, assassinos de “injustiçados”. E, de quebra, veem Israel como o agressor e o Hamas, esse que usa civis como escudo humano, como vítima. O mesmo script, a mesma empáfia teórica, a mesma covardia moral.
No Rio de Janeiro, a história se repete.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Governador do Ceará, PT, saúda operação do Rio e manda polícia para cima do CV
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, PT, saudou, hoje, o combate ao narcoterrorismo do Rio, tudo no contexto da intervenção policial que ele mandou promover em Canindé, a 118,60 km de distância de Fortaleza, capital do Ceará e que resultou na morte de sete bandidos do Comando Vermelho.
Foi uma operação de grande escala, realizado nesta madrugada.
A operação ocorreu no contexto de uma guerra entre facções criminosas no Ceará, onde o CV tentava expandir seu domínio territorial para monopolizar atividades como o tráfico de drogas, venda de serviços ilegais (como internet clandestina) e outras práticas criminosas. Sete facções atuam no Ceará disputando territórios, e o bairro onde ocorreu o confronto é controlado por uma facção rival do CV. Os criminosos do CV teriam ido à área para tentar dominá-la, o que levou ao encontro com a polícia.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa do jornal O Povo, Fortaleza, com textos, fotos e vídeos.
Dívida Bruta do Governo Geral já está em 78,1% do PIB, diz BC
A Dívida Bruta do Governo Geral atingiu 78,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em setembro, segundo o Banco Central (leia o relatório completo no link a seguir).
A dívida umentou 0,6 ponto percentual em relação a agosto.
O Banco Central divulgou tudo no relatório “Estatísticas Fiscais” desta sexta-feira.
O presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo com a relação dívida-PIB em 71,7%. Desde então, aumentou 6,4 p.p (pontos percentuais), segundo os dados da autoridade monetária.
CLIQUE AQUI para ler o relatório.
Dica do editor - O editor viu e recomenda "O limite da trakição", na Netflix
CLIQUE AQUI para ver crítica do CanlTech. A crítica não gostou muito do filme, mas o editor viu e gostou.
Artigo, Ana Maria Cemin - Charles foi para o semiaberto, mas continua vivendo no regime fechado,
Ana Maria Cemin é jornalista do RS e se especializou na cobertura dos perseguidos políticos do 8 de Janeiro.
Preso desde 8 de janeiro de 2023, Charles Rodrigues dos Santos, 44 anos, teve sua progressão de regime autorizada pelo Supremo Tribunal Federal em 19 de agosto de 2025. A decisão reconheceu que ele cumpriu todos os requisitos legais para passar do regime fechado ao semiaberto. No entanto, quase três meses depois, Charles continua encarcerado em cela comum, sem acesso aos benefícios previstos pela Lei de Execução Penal.
A justificativa para a permanência no regime fechado é a ausência de vaga de trabalho — condição essencial para que o semiaberto seja efetivado. O que era para ser um avanço se tornou um agravamento: Charles foi transferido para um pavilhão onde convive com criminosos de alta periculosidade, longe dos demais presos do 8 de janeiro, com quem dividia cela anteriormente.
CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI no site de Cemin.
Recomendado - Vale até quarta-feira este desconto de 30% para o curso Fotografia por Celular
👉 Basta acessar o curso pelo link abaixo e inserir o cupom POLIBIO30 na página de pagamento. Até 12 x R$ 13,76
Se você gosta de fotografia e quer aproveitar melhor o seu celular nas próximas viagens, vale conferir — e aproveitar o desconto enquanto está valendo.
CLIQUE AQUI para conhecer o curso.
CLIQUE AQUI para aderir e acertar o pagamento com desconto.
Em menos de 24h, Eduardo Leite vai do apoio à crítica ao governador Cláudio Castro
Viraliza nas redes sociais esta declaração do governador Eduardo Leite sobre a tragédia do Rio de Janeiro:
- Papel do Estado não é matar.
Eis o contexto da declaração: "Uma operação que resulte em mais de uma centena de mortes... O papel do estado não é matar ou exterminar. Agora, é claro, se há uma resistência à prisão, se há enfrentamento à polícia, acaba resultando nessas situações absolutamente indesejadas",
A declaração e a decisão de não ir ao Rio para se reunir com os governadores que criaram o Consórcio da Paz, ocorrem apenas 24 horas depois que o governador ofereceu apoio ao governador Claudio Castro, inclusive com o envio de forças policiais.
Recomendado - Faça como o editor deste blog: inscreva-se e participe deste curso on line de Fotografia por Celular
O editor participa do curso Fotografia de Celular, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir.
A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração
Dica do editor - Feriado de Finados cai no domingo. Sem feriadão, diminuirá o fluxo de veículos no RS.
O feriado de Finados cai no domingo e por isto as polícias rodoviárias e as concessionárias de rodovias não preveem aumento significativo no fluxo de veículos para e do interior. O mesmo cenário é esperado pela Estação Rodoviária de Porto Alegre e pela Fraport, administradora do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que projetam movimento dentro da normalidade.
Bolsa e dólar abrem o dia em alta
A Bolsa abriu o dia em alta de 0,40%. Faz isto pelo oitavo dia seguido.
O dólar também sobe.
10h27 min
Bolsa, +0,40%, 149.369 pontos
Dólar comercial, +0,03%, R$ 5,3821 para venda
Dica do editor - Programa de anistia fiscal de Porto Alegre termina hoje. Saiba como aproveitar.
Hoje é o último dia para que contribuintes em atraso com débitos municipais aproveitem as condições especiais do RecuperaPOA, programa de recuperação de créditos da Prefeitura de Porto Alegre. Os interessados devem formalizar o pedido e pagar ao menos a primeira parcela dentro desse dia para garantir os descontos oferecidos. Até a sexta-feira, 24, haviam sido negociados R$ 119 milhões, entre pagamentos à vista e parcelados. Desse total, R$ 36,9 milhões já ingressaram nos cofres municipais. O IPTU concentra a maior parte dos valores negociados (R$ 74 milhões, sendo R$ 25,6 milhões pagos), seguido pelo ISS, com R$ 40,3 milhões em acordos e R$ 10,2 milhões quitados.
CLIQUE AQUI para aderir.
Augusto Nunes entrevista Ricardo Gomes. Foi ontem a noite. Veja como foi.
O programa é o Arena Oeste. Augusto Nunes é o âncora e entrevistador principal, mas outros jornalistas estão com ele na mesa.
Ricardo Gomes é advogado e professor. Ele foi vice-prefeito no 1o mandato de Sebastião Melo.
Instagram do governador do Rio passa de 464mil para 1,2 milhão de seguidores em 3 dias
O sucesso da operação policial que resultou na prisão de duas centenas de prisões e mortes de narcotraficantes cariocas impulsionou a adesão às redes sociais do governador Cláudio Castro.
Na segunda-feira, Castro tinha 464 mil seguidores em seu perfil no Instagram, no dia da operação, terça-feira, 28, o número subiu para 478 mil e no dia seguinte, quando moradores começaram a encontrar dezenas de corpos nas comunidades, o perfil do governador alcançou 746 mil seguidores.
Nesta quinta-feira, 30, o total chegou a 1,2 milhão.
Rodrigo Lorenzoni diz que novas concessões só atendem aos interesses de Eduardo Leite
O deputado estadual do PP lembra que Leite renunciará dentro de 5 meses para buscar uma candidtura que nem ele sabe ainda qual será, já que quer ser presidente ou senador. É a segunda vez que Leite renuncia para se candidatar a uma coisa, é repelido e opta por voltar ao governo. Lorenzoni diz que este novo modelo de concessões é inaceitável e só atende interesses ligados a Eduardo Leite.
PEC da Segurança avança no Congresso, mas enfrenta severas restrições dentro e fora do Legislativo
O advogado Marcus Gravina é um dos que se insurgem contra a tentativa de avanço do governo federal sobre as PMs.
A expectativa é que a matéria seja votada em Comissão Especial na primeira semana de dezembro, segundo previsão do presidente da Comissão, o deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA).
Este ministro do STM critica presidente do STM por pedir perdão por 64
O tenente-brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, ministro do STM (Superior Tribunal Militar), criticou a presidente do Tribunal, Maria Elizabeth Rocha, por pedir perdão pelos mortos, desaparecidos e torturados durante o regime militar. A declaração de Rocha foi feita no ato interreligioso que lembrou o caso do jornalista Vladimir Herzog, em São Paulo, na Catedral da Sé, no último sábado. Maria tem se alinhado com o consórcio STF+Governo do PT.
Este material é do site Poder360, mas é público.
Recomendado - Na onda da Feira do Livro, "Dando nos Dedos" faz oferta até o dia 16. Compre com desconto de 20%.
Acompanhando a Feira do Livro que abrirá amanhã em Porto Alegre com descontos de até 20%, até o dia 16 de novembro, também, a pasrtir de hoje, sai com 20% de desconto este livraço do advogado e escritor gaúcho João Darzone, líder do Observatório Social de São Leopoldo, advogado de jornalistas gaúchos que são perseguidos pelo autoritarismo lulopetista, com prefácio do ex-presidente da OAB, o criminalista Ricardo Breier, e apresentação do deputado e jornalista Gustavo Victorino.
Em vez de R$75,00, o livro sai por R$ 60,00 para quem comprar de imediato.
São 304 páginas, em edição primorosamente revisada e editada pela Farol 3, com lançamento da Multimidia Luzes. Exemplares podem ser adquiridos imediatamente para entrega em qualquer lugar do Brasil.
Peça diretamente para WhatsApp 51.99945.9810 ou pelo e-mail: polibio@polibiobraga.com.br
Dica do editor - 1,5 milhão visitarão a Feira do Livro de Porto Alegre. Ela abrirá, amanhã, na Praça da Alfândega.
A 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento literário do Rio Grande do Sul, abre oficialmente nesta sexta-feira, 31, às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega. A feira seguirá até 16 de novembro, tjudo com expectativa de público superior a 1,5 milhão de pessoas, conforme a organização. O horário de visitação será das 10h às 20h, todos os dias. Ao todo, o evento reunirá 79 bancas de editoras e livrarias na Praça da Alfândega - 66 na área geral, 10 na infantil e juvenil e três na área internacional. Mais de 300 autores participam da programação, incluindo escritores gaúchos, brasileiros e 17 convidados de diferentes países.
Banda Municipal - Neste sábado, 1º, às 18h, a Banda Municipal se apresenta no Teatro Petrobras Carlos Urbim, integrando a programação da feira. A regência será do Maestro Diego Ramires e a Direção da Banda Municipal é de Eliseu Rodrigues.
RS terá tempo bom e temperatura amena em quase todo o Estado
O tempo será firme na maior parte do RS nesta sexta-feiras, mas a chuva ocorrerá em pontos isolados do Estado, com ênfase para praias do Litoral Norte gaúcho e diversos município da Serra Gaúcha.
É o que diz a MetSul.
Leia o que diz a empresa gaúcha de meteorologia:
No Litoral Norte, em especial, se projeta chuva em um maior número de localidades. Na região metropolitana, o dia é de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade no decorrer do período. Embora o sol apareça na região de Porto Alegre e em cidades vizinhas, não se pode afastar chuva localizada e passageira na área metropolitana. A temperatura se eleva um pouco nesta sexta, mas os gaúchos terão mais uma jornada de marcas muito agradáveis para os padrões do fim de outubro.
TRF4, Porto Alegre, revoga decisão da Justiça Federal de Rio Grande e garante cota para trans na Furg, Rio Grande
O TRF4, Porto Alegre, suspendeu liminar da Justiça Federal de Rio Grande que revogou decisão da Furg, Fundação Universidade de Rio Grande, que criou cotas para alunos transexuais e transgêneros no vestibulasr seletivo para 2026.
Em função da decisão, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou, nesta quinta-feira, que garante a reserva. Segundo a AGU, a legislação brasileira autoriza as universidades federais a criarem reserva de vagas. Algumas delas, como a Universidade Federal de Pelotas, criou cotas até para gente do MST.
Disse a AGU, ontem: “A política da Furg não é uma inovação isolada, sendo adotada por, pelo menos, 12 outras universidades federais”.
Bolsa subiu pelo sétimo dia seguido, chegando perto dos149 mil pontos.
A Bolsa subiu de novo, ontem, alcançando 148.780 pontos, com alta de 0,1%.
Esta foi a sétima alta consecutiva do principal índice da bolsa brasileira. Nos últimos sete pregões, o Ibovespa acumula ganhos de 3,23%.
Dólar
Na contramão, o dólar comercial fechou esta quinta vendido a R$ 5,38, com alta de R$ 0,022 (+0,42%). A moeda americana subiu 1,09% em outubro, mas cai 0,21% na semana. Em 2025, a divisa acumula queda de 12,95%.
Eduardo Leite fica de fora do consórcio dos governadores de combate ao crime
O governo federal ficou de fora, mas poderá aderir, como poderão aderir outros governadores.
O governador Eduardo Leite, do RS, ignorou os convites para participar do consórcio.
A reunião dos governadores ocorreu no Palácio Guanabara. O Rio será a sede do consórcio.
Além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participaram Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Eduardo Riedel (Progressistas), do Mato Grosso do Sul; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou remotamente, por chamada de vídeo.







