Candidato preferido de Fetter Júnior renuncia em Pelotas e resolve apoiar o PSDB

Um dos seis candidatos a prefeito de Pelotas, o vice-prefeito Fabrício Tavares, PTB, renunciou à candidatura nesta quinta-feira e levou com ele sua vice, Claudia Dêntice, do PP.

. Considerado o candidato preferido do prefeito Fetter Júnior, PP, Fabrício Tavares renunciou depois que circularam rumores sobre a existência de uma fita que o compromete moralmente.

. A base aliada cindiu-se em três. Os outros dois nomes governistas, além de Fabrício Tavares,  são os de Matteo Chiarelli, DEM, e Eduardo Leite, PSDB.

. O candidato resolveu apoiar Eduardo leite, do PSDB. Ele era apoiado pelo PTB, PP, PRB, PSD e PDT.

. Os demais concorfrentes são:
Catarina Paladini (PSB) , vice Reginaldo Bacci (PCdoB), PMN, PSL, PTdoB, PRTB e PRP
Eduardo Leite (PSDB), vice Paula Mascarenhas (PPS), PR
Fernando Marroni (PT) , vice Adalim Medeiros (PMDB)
Matteo Chiarelli (DEM) , vice Daniela Duarte (PV)
Jurandir Silva (PSOL) , vice Júlio César Domingues (PSOL)

Fornecimento de gás boliviano aproxima-se do colapso no RS.Conheça as alternativas.

A partir do final do ano que vem estará totalmente tomada a demanda por gás fornecido ao RS pelo gasoduto brasileiro-boliviano, cuja capacidade máxima é de 2,8 milhões de m3/dia e já alcançou 2 milhões de t m³/dia. A Sulgás contratou fornecimentos com a Ambev (Viamão), Pólo Petroquímico (Triunfo) e Celulose (Guaíba)  para o ano que vem, que alcançarão seu limite de fornecimento.

. Nesta quinta, na Assembleia, o deputado Giovani Feltes, PMDB, alertou para o colapso, porque ele inibirá novos investimentos no RS.

. Uma das alternativas é o projeto de transformação de gás liquefeito desembarcado de propaneiros em Rio Grande. O governo estadual conclui estudos sobre a viabilidade do empreendimento, que teria dinheiro da Petrobrás, Hyunday e Samsung. Há muitos anos este tipo de projeto é colocado em discussão, mas nunca saiu do lugar. Existe sobra de gás liquefeito de petróleo no mundo. O projeto de Rio Grande (terminal, regaseificador, gasoduto e usina de energia) é calculado em bilhões de dólares.

Maiojama encanta-se com venda veloz do Trend e planeja novo empreendimento para a 24 de Outubro

O velocíssimo sucesso de vendas das duas torres comerciais e uma residencial da Nova Carlos Gomes, o Trend, fez a Maiojama pensar em repetir a dose na rua 24 de Outubro.

. Trend foi vendido antes mesmo de plantada uma única estaca no terreno.

Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Heinze denuncia bancos que não querem repactuar prazos de dívidas dos agricultores gaúchos

O deputado gaúcho Luiz Carlos Heinze, PP, denunciou formalmente aos ministros da Agricultura e da Fazenda, o descumprimento das resoluções 4.048 e 4.057 do Banco Central, que mandam repactuar os prazos de vencimento dos contratos de financiamento de produtores atingidos pela seca no RS.

. Os bancos negam-se a fazer isto.

. Nos casos de produtores que perderam mais de 30% da safra, a repactuação pode chegar a 5 anos.

LEIA entrevista abaixo, mais completa.

Governo errou ao extrair a Emater do controle da secretaria da Agricultura

Foi um erro oceânico do PT a criação da secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas ainda maior foi o erro de levar para o organograma da SDA a tradicionalmente técnica e competente Emater.

Ana Amélia no palanque de Manuela D’Ávila

A senadora Ana Amélia Lemos, PP, aguarda apenas um convite da deputada Manuela D’Ávila para subir no seu palanque em Porto Alegre.

Secretário de Tarso coordena campanha do prefeito Jairo Jorge, PT. Isto pode?

Apesar de cobrado, o prefeito de Canoas, RS, Jairo Jorge, PT, não explicou de que modo o secretário de Obras do governo Tarso Genro, Luís Carlos Busatto, PTB,  conciliará sua condição com a de coordenador da campanha do PT.

. Exercer o cargo no governo estadual e coordenar campanha eleitoral são funções incompatíveis. Isto é ética e legalmente censurável.

. Busatto, que é também deputado Federal, coordenará a campanha ao lado seu companheiro Beto Steimetz, fornecedor de serviços da Petrobrás (Refinaria Alberto Pasqualini).

-  Os dois petebistas integraram o governo do prefeito Roncheti, PSDB, antes de se bandearem para o governo do PT. 

O que dizem Simers e Cremers: 1.500 médicos cubanos começam a chegar em fevereiro

1. Estão muito adiantadas as negociações para contratar médicos cubanos a fim de trabalharem em regiões do interior do Brasil. Persistem divergências apenas quanto aos valores a serem pagos pelo Governo brasileiro e ao método de supervisão das atividades profissionais dos médicos cubanos.
        
2. Os primeiros 1.500 profissionais deverão chegar ao Brasil no fim de janeiro ou início de fevereiro do próximo ano, a fim de evitar-se a exploração do assunto no decurso da campanha para as próximas eleições municipais de 2012.
        
3. Estamos seguindo de maneira rigorosa a esteira venezuelana...  Enquanto isso, o Conselho Nacional de Medicina vem estabelecendo critérios rigorosos para confirmar os médicos brasileiros formados em países vizinhos.

* Clipping newsletter César Maia. 

CP Eletrônica sucumbe. Outra empresa local é desgauchizada.

Ícone dos primórdios da Lei de Reserva de Mercado de Informática, a CP Eletrônica finalmente sucumbiu e foi vendida para o grupo francês Schneider Eletric.

. Carlos Porto, o CP da logomarca, não informou o valor da venda, mas no ano passado a empresa faturou R$ 33,4 milhões.

. Via de regra, o faturamento de um ano é também o valor de venda.

. O anúncio pegou o mercado desprevenido.

Ciro aumenta o tom e critica PT: 'aliança não é para liquidar companheiro'

Ex-ministro diz que partido aniquilou a sua vida pública e afirmou que legenda quer fazer o mesmo com o PSB
04 de julho de 2012 | 22h 3
Christiane Samarco, de O Estado de S.Paulo

Em meio ao silêncio da direção do PSB sobre o embate com o PT, coube ao ex-ministro Ciro Gomes atacar a gula do aliado, que rompeu a aliança com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e lançou Patrus Ananias na disputa. "O PT quer vassalagem. Eles só conhecem o ‘Vem a nós’. Querem destruir o PDT, como estão fazendo com o PC do B. Mas, com o PSB, não vão fazer", criticou Ciro, para quem nem o PT nem o PSDB do senador Aécio Neves (MG) pensaram nos interesses de Belo Horizonte ao esticarem a corda até o ponto de os petistas deixarem a coligação.

"Ao contrário do que o PT pensa, aliança não é para liquidar o companheiro. O que mais querem de mim além de terem aniquilado minha vida pública?", indagou, ao lembrar que o PSB abriu mão de sua candidatura a presidente para apoiar o PT de Dilma Rousseff.

O PT deve se preocupar com o projeto de poder do PSB?
Temos muita lucidez. Tanto que eu próprio fui sacrificado. Eu era o quadro mais experiente e o mais qualificado das possibilidades de candidatura na eleição passada. Estava em segundo lugar nas pesquisas e o partido retirou minha candidatura para apoiar a candidata Dilma. Se o PT não entender isso, é porque a goela do PT ficou maior que a cabeça.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa.

A FOTO acima é do jornal de S. Paulo. 

Entrevista - Produtores prejudicados com a seca: bancos rejeitam repactuação de prazos dos contratos vencidos

Luiz Carlos Heinze, deputado Federal PP do RS.

Os bancos não respeitam a decisão do Banco Central, que mandou prorrogar o vencimento das parcelas de custeio da atual safra, devidas por produtores prejudicados com a seca?
Denunciei isto, hoje (quinta-feira) aos ministros da Agricultura e da Fazenda. As resoluções 4.048 e 4.057 não estão sendo cumpridas.

A prorrogação iria até que data?
Até 31 de julho, mas para quem sofreu perdas superiores a 30%, a prorrogação é de 5 anos.

As perdas foram gravíssimas nesta safra.
Sim, no RS, a média supera os 50%. Algumas regiões, as perdas foram a 80%.

O que alegam os bancos?
Não alegam nada e fazem terrorismo.

E quanto às dívidas mais antigas, os que já estão inscritos na Dívida Ativa da União?
Pois, olha: tento incluir os gaúchos num artigo na MP 566/12, que prevê repactuação de dívidas de produtores do Nordeste. O governo mandou excluir minha proposta, mas nesta sexta irei na procuradoria Geral da Fazenda Nacional para ver se convenço essa gente a concordar com a medida. 

Seca já derruba previsões para safra de trigo do RS.

Se tudo permanecer como está neste momento, a safra de trigo deste inverno no RS será 14,6% menor, atingindo 2,3 milhões de toneladas. Isto é o que aponta o 10º levantamento de safra, divulgado nesta quinta-feira pela Conab, que atribui o mau desempenho do cereal aos mesmos problemas de estiagem que derrubaram de maneira drástica as grandes safras de verão. O que explicou a Conab no seu relatório (examine e copie o que quiser do relatório completo, que vai no link a seguir):
– Houve um atraso no plantio de trigo, em razão da escassez de chuva. A nossa estimativa é de que a safra de trigo atual não irá superar a anterior – projeta o superintendente regional da Conab no Rio Grande do Sul, Glauto Melo Junior.

. O Brasil produz menos da metade do trigo que consome (10 milhões de toneladas) e 90% disto são colhidos no RS e Paraná.

. A Conab avisou que a safra gaúcha de grãos 2011/2012 chegou ao final com um total de 21 milhões de toneladas colhidas – uma redução de 27% em relação à safra anterior. A quebra de produção foi causada pela estiagem que atingiu o Estado nos primeiros meses do ano.

. As maiores perdas se concentraram nas lavouras de soja, que tiveram uma queda de 44% em relação à previsão inicial, fechando em 6,5 milhões de toneladas. Já o milho teve colheita de 3,4 milhões de toneladas, uma redução de 40%. E o arroz produziu menos  13%, fechando em 7,7 milhões de toneladas.

CLIQUE AQUI para examinar o relatório completo da Conab. 

Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Pavan e Lino de David bancam demissão de diretor da Emater e produzem crise com o PSB

O próprio secretário da novíssima secretaria de Desenvolvimento Agrário, Ivar Pavan, presidiu a reunião do Conselho Técnico Administrativo que decidiu pelo afastamento temporário do diretor Administrativo da Emater do RS, Valdir Zonin, do PSB, indicado pelo Partido para o cargo, por sugestão do deputado Heitor Schuch.

. Valdir Zonin tromba desde o início do governo com o presidente Lino de David, do PT, que tentou demiti-lo por três vezes seguidas. O diretor afastado denuncia o presidente por várias tropelias e invasão da sua área de competência, inclusive a nomeação de 580 CCs. “Eu nomeei apenas três CCs (...) e ele sempre me boicotou”,  avisou Valdir Zonin, que reclamou imediata reação do seu Partido, o PSB. O diretor lembrou que avisou várias vezes o presidente a respeito das irregularidades do fluxo administrativos, mas ouviu uma só explicação sobre o caso:

- É irregular e continua assim enquanto eu for presidente. 

Não convidem o prefeito Weiss e o deputado Fernandes para a mesma mesa

Não dá para convidar para a mesma mesa o prefeito de São Borja, Mariovane Weiss, PDT, e o deputado Jefferson Fernandes, PT, que tem base eleitoral em São Luiz Gonzaga.

Saiba por que azedam de novo as relações entre o PT e o PDT no RS

Azedaram muito as relações entre o PT e o PDT depois que cinco deputados do PT, entre os quais Jefferson Fernandes, procuraram o Ministério Público e também anunciaram a disposição de criar uma CPI para investigar os casos de concessões de serviço de água e esgoto nos municípios do RS.

. A gota d’água para a nova razzia petista foi a prisão de três autoridades de São Luiz Gonzaga, denunciadas pelo MPE por fraude à licitação.

. No RS, poucos municípios conseguiram privatizar seus serviços de água e esgoto, mas dezenas de outros estão a caminho. A lista inclui prefeitos do PSDB, PP, PMDB e PDT. No caso do PDT, incluem-se o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, que já privatizou, e Mariovane Weiss, que vem enfrentando obstáculos para fazer o mesmo.

. Os deputados do PT fazem o lobby da Corsan, mamute estatal estadual que não consegue ultrapassar a casa dos 43%de coleta e 11% do índice de tratamento de esgotos. A universalização dos serviços exigiria investimentos de R$ 20 bilhões, dinheiro que nem em sonho a Corsan conseguiria levantar.

- PDT e PT andaram as turras no ano passado, quando o governador Tarso Genro autorizou a Polícia Civil tocar a Operação Cartola. Um dos prefeitos atingidos – e depois totalmente excluído do caso – foi Romildo Bolzan, presidente estadual do PDT. Romildo nunca perdoou Tarso pela ligeiriza.

Empreiteiras e fornecedores da Corsan estão ouriçados

As empreiteiras e fornecedores da Corsan são os mais interessados em tornar monopólio estatal estadual os serviços de água e esgoto no RS.

Opinião do leitor - Saiba quando uma sociedade está condenada. O caso do Brasil.

OPINIÃO DO LEITOR

Saiba quando uma sociedade está condenada. O caso do Brasil.

O leitor Elton Krause, Porto Alegre, passou a frase a seguir da filósofa russo-americana Ayn Rand ( judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

- Quando você  perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada;  quando  comprovar que o dinheiro flui   para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, maisque pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que  estão protegidos de você;quando perceber que a corrupção é recompensada, e  a  honestidade  se  converte  em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".

Saiba quais são os planos do M. Grupo no RS

Quando desembarcou em Porto Alegre há três anos, o M.Grupo anunciou que seria player vigoroso nas áreas de shopping centers, hotelaria e mercado imobiliário.

. A primeira investida foi sobre o shopping center de Gravataí, cuja construção começou no primeiro semestre, com entrega prevista para 2013. As quatro âncoras já estão contratadas, junto com 42% dos espaços locados, mesmo sem a efetivação do lançamento. As âncoras serão Americanas, Paquetá Esportes, Gaston e GNC Cinemas.

. No mesmo completo sairão duas torres comerciais, três residenciais e um novo Intercity.

. O anúncio da compra de 70% do controle do shopping center de Lajeado, RS, significa um segundo movimento na área, mas não encerra o ciclo. Serão investidos R$ 200 milhões na compra e nas obras de duplicação do empreendimento.

- Em Porto Alegre, o M.Grupo toca projetos de três hotéis, um dos quais 5 estrelas. 

Primeiro debate sairá nesta sexta de manhã em Porto Alegre

Sairá nesta sexta-feira, 8h10min, o primeiro debate entre os sete candidatos a prefeito de Porto Alegre. O programa de 2h20min será realizado na Rádio Gaúcha e terá transmissão simultânea da TV Com.

. O jornalista André Machado será o mediador, fará perguntas, mas o ponto alto será a discussão direta entre os candidatos.

Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

200 prefeitos já participam do 32º Congresso da Famurs em Canela

Até o último instante o governador Tarso Genro manteve sob suspense a sua presença n a sessão solene de posse do novo presidente da Famurs, seu companheiro de Partido, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. O evento foi programado para as 18h desta quinta-feira.

. O 32º Congresso Estadual da Famurs abriu quarta-feira a noite em Gramado, com a presença de 200 prefeitos e prosseguirá até sexta-feira, quando terminará com uma sessão dedicada às discussões sobre o Pacto Federativo.

- O prefeito de São Borja, Mariovane Weiss, que acaba de cumprir seu mandato na Famurs, preparou um discurso de críticas contundentes aos governos federal e estadual, que tratam de maneira padrasta os municípios. 

CPI do Natal continua procurando o administrador Judicial do 27° Natal Luz

A CPI do Natal Luz, Gramado, RS,  continua procurando o ex-administrador Judicial Rubens Oliveira, o dr. Rubinho.

. Quer que ele explique as contas da última 27ª edição, que foi colocada sob o seu comando.

Gramado já encontrou o macaco-aranha do seu novo Zôo

Gramado já encontrou o macaco-aranha-de-cara-vermelha que queria para o seu Zôo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/