GM estima alta de 7,6% para mercado de veículos em 2020


O presidente da General Motors (GM) para o Mercosul, Carlos Zarlenga, afirmou no fim da manhã desta sexta-feira, que o mercado brasileiro de veículos deve somar cerca de 3 milhões de unidades em 2020, em estimativa que considera tanto os segmentos leves quanto os pesados.

Se a projeção se confirmar, o mercado terá crescimento de 7,6% em relação aos 2,78 milhões de emplacamentos registrados em 2018.

Anac aprova abertura de consulta pública de 6ª rodada de concessões de aeroportos


Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou em reunião nesta sexta-feira,  a abertura de consulta pública de 6ª rodada de concessões de aeroportos, cujo leilão está programado para ocorrer no 4º trimestre de 2020. A rodada conta com 22 aeroportos, nos blocos Sul, Central e Norte I.

Os documentos estarão disponíveis para contribuições por 45 dias.

A agência também vai realizar sessões presenciais em quatro Estados, nas cidades de Goiânia, Manaus, Curitiba e Brasília.

Governo baiano do PT prende repórteres de Veja que investigavam execução de Adriano

O ex-PM sabia demais e poderia contar tudo, mas foi morto pelo governo estadual do PT, que queria e conseguiu queimar arquivos perigosos.

Os jornalistas Hugo Marques e Cristiano Mariz, da revista Veja, foram detidos pela força, revistados, constrangidos e conduzidos a uma delegacia pela Polícia Militar (PM) da Bahia, que é do PT, na manhã desta sexta-feira .

O governo da Bahia é do PT.

 Os repórteres estavam na cidade de Pojuca (a 90 quilômetros de Salvador), onde investigavam as circunstâncias. O ex-PM era ligado ao senador Flavio Bolsonaro e foi morto em uma ação policial no último domingo em Esplanada (a 170 quilômetros da capital baiana).

Veja, ontem, mostoru fotos de Adriano morto, com evidências de que foi assassinado (executado pela PM do PT).

O governo federal fala em queima de arquivo, porque o governo baiano do PT teria assassinado o ex-PM.

Bolsa e dólar fecham a semana em queda forte

Bolsa e dólar comercial despencaram novamente nesta sexta-feira.

Fechamento

Bolsa, -1,12%, 14.995 pontos
Dólar comercial, -0,79%,R$ 4,2997 para a venda.

Agora são apenas quatro os casos investigados de coronavírus no Brasil


Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde. De ontem para hoje, três casos acabaran descartados e um incluído, todos em São Paulo. Das quatro pessoas ainda sob suspeita de terem contraído o vírus,  há uma criança de dois anos, um adulto de 56 e duas na faixa dos 20.  Todos têm histórico de viagem à China.

Até o momento, 43 casos já foram descartados para o novo coronavírus. Dentre essas pessoas, foram confirmadas contaminações por influenza B, influenza A (H1N1), rhinovírus e adenovírus, entre outros. O número de casos suspeitos tem caído de forma mais acelerada graças à velocidade no diagnóstico laboratorial. 

Ainda não existe caso confirmado do novo coronavírus na América do Sul.  Até o momento, 64.460 casos foram contabilizados no mundo. Na China são 63.866 casos. O número de mortes chegou a 1.384. Além disso, 7.171 pessoas foram curadas.

O interminável problema do asfalto precário nas ruas de Porto Alegre


Nesta semana a prefeitura anunciou o início das obras na Protásio Alves, que devem levar um mês, incluindo ajustes em paradas de ônibus e drenagem pluvial. 

Uma obra que havia iniciado anos atrás e parou, depois foi anunciado que começaria novamente, houve um ensaio e tornou a paralisar outra vez, é no asfalto dos corredores de ônibus da avenida João Pessoa, próximo ao Centro Histórico. 

Uma das mais conturbadas vias da metrópole, voltou a ficar deteriorada onde não recebeu obras de reforço no pavimento. O trecho fica entre a avenida Venâncio Aires e a rua Jerônimo de Ornelas. Uma fina camada, "lambida" de asfalto foi aplicada em julho de 2019 para "requalificação asfáltica", mas já está invadindo a parada de ônibus, fez um calombo após sofrer com o peso do tráfego. O balanço é sentido por quem está dentro dos ônibus. A previsão do piso de concreto era mais uma promessa da Copa do Mundo 2014. A prefeitura informou que já realizou a licitação e está concluindo ajustes orçamentários, respondendo a questionamentos feitos pelo TCE. Depois disso é que poderá firmar o contrato.

A propósito, o editor pergunta: como andam as usinas de asfalto novíssimas e super modernas, adquiridas entre os anos de 2014-15, uma para a Restinga e outra na zona Norte? Não temos notícia, não informam nas matérias oficiais se elas operam, e qual a capacidade em que funcionam, se o asfalto que usam nos tapa-buracos cotidianos vem dali, ou precisa ser comprado de terceiros e a usina que a cidade comprou já não serve, ou está por algum motivo funcionando de maneira precária. Fica a dúvida e o espaço está aberto a esclarecimentos. Se houver, publicaremos para informar aos leitores.

Portugal investiga o caso envolvendo tio de Guaidó. Aliados do ditador Maduro o acusam de levar explosivos em avião da TAP


Tem jeito de armação, soa como armação, só pode ser armação dos chavistas a mando de Maduro. Os ditadores são capazes de qualquer coisa. 

Portugal abriu inquérito sobre a viagem do tio de Juan Guaidó, que supostamente portava explosivos em avião da TAP. 

O governo português anunciou hoje a investigação, depois que a Venezuela acusou a empresa aérea portuguesa de permitir que um familiar do opositor Juan Guaidó carregasse explosivos a bordo do avião. "Dadas as declarações das autoridades venezuelanas sobre violação de segurança em voo de Lisboa", o ministro português do Interior abriu uma investigação "para determinar o que aconteceu", afirmou o governo em comunicado.

Juan Márquez, tio de Guaidó, viajava com o sobrinho depois da turnê pelos Estados Unidos e Europa. Foi preso na chegada à Venezuela por "portar explosivos ocultos em vários objetos", conforme relatou o líder chavista Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Constituinte que governa a balbúrdia venezuelana.

Ele assegurou que Márquez "trazia lanternas de bolso" escondidas e que "no compartimento das baterias havia substâncias químicas de natureza explosiva", supostamente explosivo sintético C4". Em viagem à Índia, o ministro das Relações Exteriores de Portugal, Augusto Santos Silva, afirmou que as acusações feitas pela Venezuela "não fazem sentido" e disse esperar que "o pequeno incidente seja rapidamente resolvido".

Interditados postos que vendiam combustível adulterado no litoral gaúcho


Até o final da temporada, serão vistoriadas 70 cidades em 16 estados brasileiros. A primeira etapa das blitze da Agência Nacional do Petróleo (ANP) encerrou hoje.

Nos últimos quatro dias, fiscais percorreram 12 estabelecimentos, sendo quatro em Torres, seis em Tramandaí e dois em Capão da Canoa, onde foram acompanhados do Procon municipal.

Conforme a ANP, houve irregularidade em Torres e Tramandaí. Bombas foram interditadas.

Fiscais flagraram o fornecimento de combustível abaixo da variação permitida na legislação. O trabalho da ANP é dividido em planejamento, execução e julgamento de processos administrativos. Entre as sanções previstas está a multa que pode chegar a R$ 5 milhões.

A ANP tem agenda de fiscalização intensa e amplia o trabalho de inteligência com outros órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. Quando isso acontece, são as forças-tarefa. Qualquer cidadão pode encaminhar denúncias de irregularidades nos combustíveis pelo telefone 0800 970 0267.

Cremers chama a polícia para acabar com as "cirurgias espirituais" no RS

O Cremers decidiu abrir guerra contra as chamadas cirurgias espirituais.

No RS, a prática é comum.

Em nota enviada ao editor, o presidente do Cremers, Eduardo Trindade, avisou que vem recebendo denúncias e vai encaminhar tudo para o MPF e para a Polícia Civil.

Trata-se de exercício ilegal da medicina.

Companhia que faz o seguro das montadoras projeta influência da síndrome Covid-19 no mercado global de carros


Deve cair 1%, repetindo o desempenho negativo de 2019, quando houve 90,4 milhões de unidades comercializadas. 

Segundo análise estimativa divulgada pela Euler Hermes, companhia de seguros de crédito que oferece serviços de obrigações, garantias e cobranças para o gerenciamento de recebíveis comerciais entre empresas, uma subsidiária da gigante Allianz, haverá uma pequena redução no mercado global de automóveis. 

Desta vez, o motivo é o coronavírus na China e o potencial de expansão da epidemia, que já começa a afetar o mercado de peças. A região de Hubei é o quarto maior centro automotivo chinês e a continuidade do surto pode atrapalhar não apenas a produção, mas também as vendas e distribuição, pode afetar toda a cadeia logística e, eventualmente, o número estimado aumentaria.

A projeção é que isso afete também os Estados Unidos e a Europa. 

General Heleno ironiza encontro do papa com Lula: "Exemplo de solidariedade a malfeitores"


A repercussão do encontro do Papa Francisco com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, em audiência no Vaticano, que mais uma vez dividiu as redes sociais entre apoiadores e críticos, também reverberou no Palácio do Planalto, na ala militar do governo.

Em post publicado na manhã desta sexta-feira, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, ironizou o encontro dos dois, dizendo que foi um ato de solidariedade a malfeitores, "tão a gosto dos esquerdistas".

Chineses e russos querem construir e operar o porto marítimo de Arroio do Sal

O secretário gaúcho do Desenvolvimento Econômico, Ruy Irigaray, acaba de informar ao editor que recebeu investidores chineses e russos interessados em implantar e administrar o porto marítimo projetado para Arroio do Sal, RS.

O senador Luiz Carlos Heinze é quem mais defende a proposta.

Confirmada a reviravolta no caso da chacina do Lami. Mãe do assassino também vai responder pelo massacre


A promotoria entende que a denunciada, ao carregar arma e não impedir que o filho atirasse, teve omissão relevante causal e concorreu para a prática do matança desenfreada.

A mãe de Dionathá Vidaletti, autor do triplo assassinato de uma família na zona Sul da Capital, após discussão boba de trânsito, foi arrolada pela Promotoria como acusada.

Neuza Regina Bitencourt Vidaletti é denunciada pelos homicídios de Rafael Zanete Silva, Fabiana da Silveira Innocente Silva e Gabriel Innocente Silva. No aditamento, a compreensão é de que ela cometeu três homicídios triplamente qualificados, além dos crimes de omissão relevante causal, porte ilegal de arma e disparos de arma de fogo.

Conforme os registros, o motivo do crime era fútil, cometido a partir de pequeno choque lateral entre veículos e o embate poderia ser resolvido, sem agressões. O aditamento é assinado pelo promotor Eugênio Amorim. Ele entende que a denunciada, levando a arma ao momento da desavença, bem como atirando a esmo e não impedindo que o filho maluco descontrolado pegasse a arma, cometeu omissão relevante causal e concorreu para a prática do crime.

São os fatos. Em 26 de janeiro, as vítimas transitavam de carro e morreram por causa desses dois criminosos, mãe e filho, ambos acusados pelo crime bárbaro.

Damares exonera aliado de Osmar Terra que assinou contrato suspeito na Cidadania

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, exonerou Paulo Roberto de Mendonça e Paula, responsável por assinar um contrato de R$ 7 milhões com uma empresa de tecnologia suspeita de ser usada como laranja para desviar dinheiro dos cofres públicos.

Mendonça é aliado do deputado federal Osmar Terra (MDB-PR), demitido nesta quinta-feira, do Ministério da Cidadania. Segundo publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira, a saída de Mendonça do cargo de subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração foi a pedido dele.

Informalidade supera 50% em 11 estados do país

O trabalho informal é a principal ocupação da população de 11 estados brasileiros, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

  A queda do desemprego em 2019 foi puxada pelo aumento da informalidade, que atingiu 41,1%, seu maior nível desde 2016, e bateu recorde em 19 estados e no Distrito Federal.

Política de gênero na Suíça é levada ao extremo. Placas de trânsito são a última novidade


Em Genebra, capital do país que um dia foi sinônimo de relógio, antes de surgirem os japoneses da Casio e outros concorrentes com a produção em série que tirou o posto suíço de líder mundial, embora ainda tenham os alpes eternos e o chocolate para se vangloriar, além dos bancos que fizeram fama por causa do dinheiro de gente má afamada, está prevista a mudança de metade das 500 placas que indicam pontos de travessia.

Como forma de ressaltar a importância das mulheres e da igualdade de gênero, a cidade decidiu trocar os equipamentos urbanos que mostravam figuras masculinas. No lugar, imagens femininas e casais de mulheres. Isso começou em janeiro. Até então, pontos de travessia de pedestres eram ilustrados com um circunspecto homem de terno e chapéu.

As placas com as mulheres têm seis desenhos diferentes, com diversos formatos de corpo, cabelo e roupas. Num deles uma grávida, outro duas mulheres de mãos dadas. Críticos argumentam que não é possível comprovar que a troca ajude a melhorar a igualdade de gênero, e ainda traz gastos desnecessários aos cofres públicos. A mudança  custou 56 mil francos suíços, cerca de 248 mil reais.

Entidade católica judicializa disputa contra editora do bispo Edir Macedo. São os mesmos que acionaram o Porta dos Fundos

No Rio de Janeiro, uma nova briga na Justiça diz respeito às questões de fé e dogma, religião e desacordos por versões do mesmo fato. A Associação Centro Dom Bosco está pedindo indenização contra a Unipro Editora, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus e do bispo Edir Macedo.

Os católicos alegam que um livro em quadrinhos publicado pelos evangélicos, com a história de um sacerdote jesuíta, "agride a fé católica". Se alguém estiver curioso para entender os meandros da causa, o processo tramita na 2ª Vara Civil do Meyer sob o número 0033255-72.2108.8.19.2018.

Preço médio de imóveis residenciais sobe 1,03% no país

O preço nominal médio dos imóveis residenciais cresceu 1,03% em janeiro no País, um desempenho ligeiramente abaixo de dezembro, quando a alta foi de 1,07%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, o preço dos imóveis subiu 5,17%, mostrando uma aceleração frente ao acumulado nos últimos 12 meses até dezembro, quando subiu 4,11%.

Escolas não farão avaliações por conceitos e alunos terão notas numeradas. Legado petista tinha mais de 300 formas de avaliar


O anunciado para a chamada desse texto perece absurdo, mas é verdade. 

As aulas nas escolas estaduais gaúchas estão retornando nos próximos dias, a maior parte das instituições recomeça na terça-feira, com várias mudanças administrativas.

Algumas têm sido criticadas por "especialistas", gente ligada às administrações petistas que vai à imprensa reclamar da "falta de diálogo".

Muitos dos sublevados com a medida integraram os governos petistas, dentro da secretaria de Educação, inclusive com o Tarso Genro que chegou a ter o pedido de prisão solicitado pelo sindicato dos professores em marcha pelas ruas. Em 2013, protestavam defronte ao Piratini e o governador permanecia encastelado, sem explicar porque defendeu em campanha, mas não pagou o Piso nacional. Naquele tempo, o salário dos docentes e servidores de escolas era o mais baixo do país.

Hoje, cada escola tem autonomia para definir de que forma avalia. É comum conceitos amplos e imprecisos como A, B, C e D, ou péssimo, bom, muito bom, excelente e assim por diante. Isso também ocorre em algumas instituições privadas, mas agora o Estado está normatizando tudo com notas de zero a dez.

Um levantamento do própria secretaria estadual identificou o número absurdo de conceitos utilizados sem padronização nas escolas da rede. Ano passado, houve 326 diferentes formas de avaliação. Parece que as escolas ainda podem usar conceitos para entregar boletim, mas as informações tabuladas e remetidas à secretaria precisam ser, obrigatoriamente, relatadas numa escala de zero a dez, sem invencionices e nomenclaturas vagas, esquerdices.

Aviação agrícola mantém o ritmo de crescimento. Frota nacional ainda é pequena com pouco mais de 2,2 mil aviões


O Brasíl entrou 2020 com 2265 aviões e 15 helicópteros, segundo números do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola. 

O resultado inclui o incremento de 86 aeronaves ano passado, alta de 3,9%. Segundo os dirigentes da entidade, isso está indicando a manutenção do ritmo de crescimento de 2018, quando eram 2194 aparelhos e houve expansão de 3,74%, em  relação ao mesmo período do ano anterior. 

O balanço foi apresentado pelo diretor-executivo do sindicato aeroagrícola, durante encontro com empresários e pilotos, na cidade gaúcha de Capão do Leão, onde houve a abertura oficial da colheira do arroz. O registro aeronáutico brasileiro da Agência Nacional de Aviação Civil, inclui o número de empresas prestadoras do serviço aos produtores. Saltou de 253 em 2018, para 267 neste ano, superior aos 3,7% de incremento em 2018.

Onyx, pimpão, aceitou ser humilhado em praça pública, mas Osmar Terra, mais viril, não quis saber de compensação

O ministro Onyx Lorenzoni, imolado em praça pública durante três semanas pelo Planalto, saiu todo pimpão da Casa Civil para assumir a vaga do amigo Osmar Terra no ministério da Cidadania.

Ele aceitou a humilhação e bateu palmas ao seu, algoz, hoje, em entrevista para a Rádio Gaúcha.

Ninguém garante que não será novamente fritado em praça pública.

Osmar Terra, mais viril e com maior compostura política e pessoal, não aceitou as compensações propostas por seu algoz, no caso a embaixada no Canadá e a chefia da missão brasilesira na FAO.

E não deu entrevista para a Rádio Gaúcha.

Lula foi o bandido que mais custou aos cofres públicos no Brasil

O ex-presidiário Lula da Silva custou R$ 843,4 mil aos contribuintes, durante o período em que cumpriu pena no xadrez da Polícia Federal e para onde poderá voltar a qualquer momento.

Os cálculos são do UOL de hoje.

É o caso de bandido preso que mais caro custou aos cofres públicos.

Artigo, Astor Wartchow - Vertigens

A ilustração é uma escolha do editor.

- O autor é advogado no RS.

Fato mundial: o esgotamento da democracia.  O comportamento de alguns líderes e governos estreitam os limites entre a democracia e o autoritarismo.  Eleitos democraticamente ou não, à direita e à esquerda do espectro ideológico, abuso de poder, estressamento sistêmico e degradação institucional são as marcas mais visíveis.

Desde a indicação do filme brasileiro "Democracia em Vertigem", na disputa ao "Oscar", acreditei que sua única possibilidade de vitória estaria na associação - pelos membros votantes da academia cinematografica -  aos aspectos da crise democrática mundial. Porém, esta associação temática não ocorreu!

Já o documentário "Indústria Americana", que tem a coparticipação produtiva do casal Barack e Michelle Obama (EUA) - o que pode ter influenciado na sua vitória, trata de globalização industrial e de desencontros étnico-culturais. Fatos conjugados e indicativos de que seria o favorito.

Não há no filme brasileiro coerência histórica suficiente com vários fatos que antecederam o impeachment. Distorce e omite significativas e  importantes informações. Entretanto, necessário afirmar que sua formulação não retira da autora o legitimo e absoluto direito de recontar o episódio ao seu gosto e interesse.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsa e dólar fecham a manhã em fortes quedas

A Bolsa e o dólar fecharam suas operações da manhã em queda.

12h01min

Bolsa, -0,58%, 114.995 pontos
Dólar comercial, -0,61%, R$ 4,3073 para a venda

Dia D contra o sarampo terá 33 postos de vacinação em Porto Alegre. Desta vez não haverá passe livre nos ônibus


De acordo com o Ministério da Saúde, em território gaúcho estão aproximadamente 245 mil pessoas na faixa etária da campanha. 

Neste sábado a Capital  manterá abertos 33 locais de atendimento na mobilização nacional de vacinação contra o sarampo. 

Dois atenderão das 9h às 15h; os demais, das 8h às 17h. A campanha se iniciou nesta semana, dirigida ao complemento vacinal para crianças e jovens, de cinco a 19 anos.

Foram disponibilizadas 38 mil doses da tríplice viral. Em 2019,  23 pessoas contraíram o sarampo em Porto Alegre. A imunização está disponível em todas as unidades de saúde para pessoas até 49 anos, no mesmo horário de atendimento dos serviços de saúde.

CLIQUE AQUI e confira os locais.

Eduardo Leite movimenta-se de olho no Planalto, diz Época

A revista Época de hoje diz o seguinte: "Apoiado pelo PSDB, Eduardo leite se movimenta para as eleições de 2022".

- Governador do Rio Grande do Sul, ele acaba de finalizar reformas para tirar o estado do atoleiro fiscal e afirma ser “um ser político”.

Leia mais:

Traçar os cenários do que poderá acontecer em 2022 é fundamental para as negociações políticas que contribuem para esse desfecho — ou seja, as expectativas, de certa forma, ajudam a definir os caminhos que se seguirão. Neste momento, por mais paradoxal que possa parecer, quanto maiores as chances do presidente Jair Bolsonaro se fortalecer para uma possível reeleição, maior a probabilidade de que o candidato de centro em 2022 seja alguém que não tenha tanto a perder.

Nesse cenário, entra no jogo o nome do atual governador do Rio Grande do Sul, o gaúcho Eduardo Leite, do PSDB.

CLIQUE aqui para ler mais.

Fabricantes de implementos rodoviários irão à Colômbia prospectar novos negócios. Caxias do Sul é um dos polos nacionais


Em janeiro a indústria do setor registrou 6,5% de aumento nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

O segmento de implementos leves, conhecido como "carroceria sobre chassi", teve desempenho melhor do que os pesados, "veículos rebocados". 

"Começar o ano com resultado positivo é sinal de que a curva ascendente de negócios, iniciada em 2019, poderá prosseguir em 2020", afirmou Norberto Fabris, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários. Para buscar novos negócios, uma comitiva de empresários e executivos embarca dia 18 rumo a Bogotá, na Colômbia.

Serão 19 empresas na caravana brasileira, incluindo as representantes do Rio Grande do Sul. É a terceira vez que eles vão à Colômbia desde 2016.

Dica do editor - Aulas recomeçam segunda-feira e ortopedistas alertam sobre o peso excessivo das mochilas


Alunos de 30 escolas municipais do ensino Fundamental retornam às aulas na próxima segunda-feira em Porto Alegre. São 17,5 mil estudantes para os 200 dias letivos previstos. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a mochila deve ter 10% do peso do usuário, evitando sobrecarga na coluna. Se o estudante pesa 40 quilos, o ideal é que não ultrapasse quatro.

Segundo o ortopedista José Humberto Borges, o uso da mochila pesada pode levar ao desvio de postura, dores frequentes e  doenças mais sérias, como lordose e escoliose.

- Materiais pesados devem ser colocados no centro da mochila, próximo às costas da criança.
- Escolha mochilas de alças acolchoadas, firmes e reguláveis.
- Prefira mochilas feitas para crianças, possuem material mais leve.
- O comprimento deve ser do tamanho do tronco da criança. A parte inferior deve ficar até cinco centímetros abaixo da linha da cintura, na altura do bumbum.
- Recomende que usem sempre as duas alças. Adolescentes têm mania de carregar num ombro apenas as mochilas. 

Leite sanciona dação de imóveis do Estado


Diante de mais de 400 representantes de prefeituras de todo o Rio Grande do Sul na Assembleia de Verão 2020 da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o governador Eduardo Leite sancionou, nesta quinta-feira, a lei que permite a dação em pagamento de bens imóveis do Estado para a quitação de débitos com os municípios na área da Saúde.

Elaborada pelo governo em conjunto com a Famurs, a proposta foi aprovada pelos deputados por unanimidade no final de janeiro, durante a convocação extraordinária.

Conforme o presidente da Famurs, prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire (PDT), o passivo do Estado com as prefeituras com as prefeituras é de R$ 478 milhões. Freire sinalizou que mais de 100 prefeitos já entraram em contato e manifestaram interesse em fazer o encontro de contas referente à dação de imóveis e o montante devido pelo Estado, destacou o presidente durante a assembleia da entidade, que acontece até esta sexta-feira em Capão da Canoa, no litoral gaúcho.

Telefonia sempre foi campeã em reclamações nos Procons. Pesquisa da Anatel diz que aumentou a satisfação dos consumidores


Já disse um escritor: "os números são da natureza e foram apreendidos pelo homem. Já as fórmulas são do homem e fáceis de contradizer, porque surgem novos homens com resultados diferentes e revogam as formulações anteriores". Isso é ciência, mas os cientistas também divergem em muita coisa.

Por incrível que pareça, aumentou a satisfação dos consumidores com as empresas, incluindo as prestadoras de serviço de telefonia móvel, segundo pesquisa recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A única exceção é a tevê por assinatura, que ficou estável. A pior nota foi da banda larga fixa, com 6,63.

A entidade interpreta que isso ocorre porque é o serviço mais utilizado. Velocidade da internet é a queixa recorrente, o consumidor compra uma coisa e recebe outra que não condiz. Entretanto, isso acontece porque não é costume ler as letras miúdas dos contratos, onde está dito em alguns casos que o pacote 10 megabits por segundo, pode ser entregue eventualmente com 80% da capacidade. 

Demora nos serviços de atendimento pós-venda é outro ponto recorrente no queixume geral, porque as pessoas perdem muito tempo até que consigam falar com um operador que resolva o problema, após vários protocolos e tentativas frustradas via telefone em ligações longas que causam enorme transtorno.

Operação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil busca traficantes e homicidas


Na manhã de hoje, com apoio tático da polícia militar, a Civil está realizando uma enorme operação contra os crimes de homicídio e tráfico de drogas na cidade de Sapucaia do Sul.

Até o momento, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e oito pessoas estão presas

Para botar em prática a "Operação Explosão",  foram convocados 80 policiais civis e 60 militares, além de apoio aéreo durante o cumprimento das 19 ordens judiciais.

Presidente da Argentina nega encontro com Bolsonaro

Ao contrário das informações vazadas ontem pelo Planalto, Bolsonaro e Alberto Fernández não vão se encontrar durante a posse do novo presidente do Uruguai, Alberto Fernández.

Fernández explicou que iria mesmo à reunião, mas que não viajará mais para o Uruguai.

PIB do Banco Central avançou 0,89% em 2019

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) avançou 0,89% em 2019. O indicador é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) pelo mercado.
Foi o terceiro ano de resultado positivo do IBC-Br. Os dados foram divulgados nesta 6ª feira pelo Banco Central.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Taxa de desemprego fica em 11% no 4º trimestre


A taxa de desocupação teve um recuo estatisticamente significativo em apenas nove das 27 Unidades da Federação na passagem do terceiro trimestre de 2019 para o quarto trimestre do ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desocupação no total do País no quarto trimestre de 2019 foi de 11,0%, ante 11,8% no terceiro trimestre. No quarto trimestre do ano passado, a taxa de desocupação era de 11,6%.

No quarto trimestre, as maiores taxas foram observadas na Bahia (16,4%), Amapá (15,6%), Roraima (14,8%) e Sergipe (14,8%). Os menores resultados ocorreram em Santa Catarina (5,3%), Mato Grosso (6,4%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).

Venezuelanos que tiveram homologada a situação de refugiado têm direitos e obrigações


Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a longa lista de números em código serial. Cada processo corresponde a uma pessoa. Homens, mulheres e crianças, idosos inclusive. 

Todos vieram ao Brasil fugindo da ditadura Venezuelana, embora a debandada geral tenha arrefecido nos últimos meses, segundo o setor de refugiados da ONU.

Entre as obrigações e deveres estão a de seguir a Constituição do Brasil e não exercer atividades contrárias à ordem pública, ou segurança nacional, incluindo atividades criminais. Refugiados têm direito à Carteira de Registro Nacional Migratório, inscrição no CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social. Todos precisam procurar a Polícia Federal a partir do dia 2 de abril e efetuar o registro.

Caso a pessoa decida viajar ao exterior, deverá pedir autorização, sob pena de perder a sua condição de refugiado.

Assembleia lançará, 2a., a Frente Parlamentar contra os Privilégios no Setor Público

Será segunda-feira, 13h, na Assembleia do RS, o ato de lançamento da Frente Parlamentar contra os Privilégios no Setor Público.

Dez deputados integram o núcleo duro do movimento.

A presidência ficará com Sebastião Melo, MDB, mas haverá rodízio anual na posição.

Coronavírus: China registra 1.380 mortos e 63.581 infectados

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou nesta sexta-feira 121 mortes, nas últimas 24 horas, pelo novo coronavírus, designado Covid-19, fixando em 1.380 o número de mortos em todo o continente chinês.

Segundo a comissão, o número de infectados cresceu 5.090, indo para 63.581, o que exclui Macau e Hong Kong.

Uber quer mais mulheres motoristas em Porto Alegre. Novidade é que agora elas podem aceitar somente clientes mulheres

A Uber lançou em Porto Alegre o programa Elas na Direção, para aumentar a comunidade de motoristas da empresa. Contempla as mulheres que já dirigem usando o aplicativo e aquelas que ainda não se cadastraram.

A campanha surgiu nas cidades de Campinas, Curitiba e Fortaleza.  

A Uber trabalhou em parceria com a Rede Mulher Empreendedora para desenhar o programa que garante às motoristas renda mínima entre R$ 1,5 mil e R$ 1,6 nas primeiras 100 corridas e acesso ao U-Elas, botão com a opção de receber somente chamadas de passageiras.

Em 2019, as mulheres respondiam por 6% de todos os condutores do aplicativo. A empresa diz que os motivos pelos quais as mulheres dirigem pouco como parceiras são diversos, desde a falta de conhecimento sobre o que é preciso para se cadastrar, passando pela falta de visibilidade sobre os ganhos potenciais e também o medo de assaltos e assédio dos passageiros.

Ano passado, a contratação de mulheres nos escritórios administrativos da Uber na América Latina aumentou 88,3%.

Audiências públicas que prometem ser tumultuadas irão tratar das passagens de ônibus em Porto Alegre

Prefeitos da região metropolitana estiveram reunidos em Porto Alegre, no Paço Municipal, para rejeitar a proposta da taxa de ingresso dos automóveis não emplacados na cidade, como forma de custear as passagens que poderiam, teoricamente, baixar a quase dois reais.

A Metroplan participou do encontro e seus representantes foram cobrados pela demora no processo licitatório do sistema de transporte metropolitano.

“A Metroplan já contratou diversas consultorias e não apresentou nenhum resultado para integração”, disparou o anfitrião Nelson Marchezan, que chegou a defender a extinção do órgão. A entidade propôs unificação das tarifas na Capital e região Metropolitana. Faz alguns dias, o gestor da Capital sugeriu que a ATP não conceda aumento salarial aos rodoviários, com a alegação de que o custo da mão de obra é o segundo maior do país, representando quase 50% na composição tarifária.

Para os dias 5 e 16 de março está agendada a confusão na Câmara Municipal, com duas audiências públicas que devem repetir os anos anteriores, quando tumultos e até invasões, depredações, chegaram a ocorrer. Nos últimos 25 anos, a tarifa de ônibus na capital gaúcha subiu 1.170,27%, enquanto a inflação no período não chegou a 500%. Os trabalhadores porto-alegrenses que usam o ônibus gastam 23% do salário mínimo com transporte.

Ex-marido de Gugu Liberato entra na briga pelo espólio

Eles não eram casados oficialmente, mas o homem se diz ex-companheiro do apresentador e vai lutar pela herança milionária.

Thiago Salvático nomeou advogados para representá-lo no processo de inventário do apresentador. Ele é chefe de cozinha e mora na Alemanha. 

Gugu morreu em 22 de novembro, aos 60 anos, e deixou três filhos, João Augusto, Sofia e Marina, gêmeas. Rose Miriam, companheira do comunicador, entrou na Justiça para que a união estável fosse reconhecida e tivesse direto à herança. De acordo com o advogado Nelson Wilians, que representa Rose, o inventário havia sido aberto, mas a médica e as filhas menores do casal não tinham informações sobre o patrimônio e a administração dos bens. Ela também é a representante legal das gêmeas menores de idade.

Supostamente, Thiago e Gugu mantiveram uma relação estável por cerca de oito anos. Aliás, nesse período, os dois teriam feito dezenas de viagens pelo mundo.

Vereadores de Porto Alegre vão trocar de partido. Dia 3 de abril é a data limite

Alguns já têm definida a nova sigla, outros ainda negociam a troca e todos estão pensando nas eleições de outubro. Com a mudança da legislação, estima-se que será necessário obter entre 19 e 22 mil votos para garantir uma cadeira. Coligações estão proibidas nas proporcionais.

A bancada que vai ficar mais desfalcada é do MDB, que deve perder três vereadores. Comandante Nádia e Pablo Mendes Ribeiro ainda não revelaram para onde vão. O único que anunciou seu destino é Valter Nagelstein, rumo ao PSD, onde possivelmente será candidato a prefeito. Ele repete o movimento de Antonio Britto no início dos anos 2000, que decidiu não se submeter a prévias e foi para o PPS, levando outros consigo, para perder a eleição que elegeu Rigotto governador. Quando era mais jovem, o próprio Valter chegou a disputar o Paço Municipal pelo mesmo PPS que foi de Britto e aliados "socialistas de ocasião". Aliás, a sigla já mudou de nome para fugir do estigma da palavra "Socialista" em seu DNA.

Dez vereadores devem trocar de partido, inclusive João Bosco Vaz, histórico trabalhista com vários mandatos pelo PDT,  com convites para entrar em cinco partidos. O progressista Cassiá Carpes é outro longevo no legislativo que avalia a migração partidária. Da mesma forma, o ex-petista e atual líder do governo, Mauro Pinheiro, está inscrito no rol dos descontentes migratórios.

Ricardo Gomes (PP), Cláudia Araújo (PSD) e Cláudio Conceição (Dem) são os outros nomes apontados como de saída em seus partidos.

Sexta-feira começa com sol entre nuvens no Rio Grande do Sul. Aumento da nebulosidade esperado ao longo do dia

Porto Alegre, 8h30min, 24º. 

O sol aparece com nuvens hoje em todo Estado. É esperado aumento da nebulosidade e áreas de instabilidade devem avançar pelo Oeste e Sul. A chuva pode ser isolada e forte no Oeste, irregular nas demais regiões gaúchas e não deve afetar todos os municípios.

A MetSul Meteorologia alerta: temporais isolados não podem ser descartados.

Na Grande Porto Alegre, dia de sol e nuvens, mas também existe chance de chuva isolada até o fim da sexta-feira de calor intenso, com a temperatura oscilando entre 20°C e 36°C na Capital. 

No interior, máximas previstas em Santa Rosa, com 35º e Santa Cruz do Sul, onde os termômetros podem chegar a 36°.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/