No fim da vida, o velho ditador resolve bater boca com Caetano

Clipping / Folha de S. Paulo / Sexta-feira, 21 de junho

Fidel rebate declaração de Caetano sobre direitos humanos; artista lança tréplica.

Em prefácio a um livro relançado nesta semana em Cuba, Fidel Castro criticou declarações de Caetano Veloso feitas à Folha em maio, quando, ao comentar sua canção "Baía de Guantánamo", o músico disse preferir os EUA a Cuba em matéria de direitos humanos."Em duas palavras: o músico brasileiro pediu perdão ao império por criticar as atrocidades cometidas naquela base naval em território ocupado de Cuba", escreveu o cubano, ao final do prefácio de 3.800 palavras para a reedição do livro "Fidel, Bolívia e Algo Mais", sobre uma viagem que fez ao país andino em 1993.No texto, Fidel disse que as frases do "músico brasileiro" -ele não cita Caetano pelo nome- são "outra prova da confusão e do engano semeados pelo império". O texto inteiro é dedicado à exaltação da resistência de Cuba diante dos EUA e à idéia de que o regime não deve ceder a chantagens.À noite, Caetano postou no blog do show "Obra em Progresso" (
www.obraemprogresso.com.br), onde estreou a música sobre Guantánamo, uma tréplica a Fidel: "Não pedi perdão a ninguém. Procuro pensar por conta própria. [...] Se não me submeto ao poderio norte-americano, tampouco aceito ordens de ditadores".A menção ao brasileiro no prefácio de Fidel aparece logo após o ex-ditador criticar escritos da blogueira cubana Yoani Sánchez (www.desdecuba.com/generaciony), nos quais ela reclama do fato de Havana não ter lhe dado visto para viajar à Espanha para receber um prêmio.Defesa de blogueira"O texto de Fidel é autocongratulatório, prolixo e injusto. Sobretudo com Yoani Sánchez", escreveu Caetano. Ela e o marido se defenderam criticando Fidel em seus blogs, acusando-o de ter condecorado "corruptos, traidores, ditadores" no passado, em referência a dirigentes da União Soviética e do Leste Europeu.Na entrevista de maio à Folha, que provocou a reação de Fidel, Caetano havia dito: "Se você falar em questão de como são observados os direitos humanos e as questões de liberdade e respeito aos homens, sou 100% mais EUA do que Cuba. [...] Se fosse o tipo de cara de esquerda, pró-Cuba, anti-EUA, não seria nenhum abalo". O músico respondia a uma pergunta sobre a letra de "Baía de Guantánamo", que diz: "O fato de os americanos desrespeitarem os direitos humanos em solo cubano é por demais forte simbolicamente para eu não me abalar".Ontem, no texto do blog, o músico elogiou a decisão da Corte Suprema dos EUA, na semana passada, que reconheceu direitos antes negados aos prisioneiros de Guantánamo. Disse que a música não existiria sem a base nem sem "o valor simbólico que a Revolução Cubana tem em nossas mentes".O músico prometeu voltar ao assunto. Em outubro, recomeçam no Rio de Janeiro as apresentações de "Obra em Progresso", onde Caetano experimenta arranjos e músicas para o próximo disco, além de "blogar", no palco, suas opiniões.

Agendas de dono da Gautama revelam supostas propinas a Roseana Sarney e outros políticos

O empreiteiro Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, foi flagrado pela Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal em maio de 2007, no comando de uma quadrilha de assaltantes de verbas públicas. Na ocasião, a PF apreendeu milhares de documentos na sede da empreiteira, entre eles, as agendas que listavam os compromissos de Zuleido. O material, anexado à denúncia contra os envolvidos, estava protegido por segredo de justiça. VEJA revela agora seu conteúdo com exclusividade. As agendas mostram a desenvoltura com que o empreiteiro circulava nas camadas mais altas do poder, tanto em Brasília quanto nos estados com os quais mantinha negócios.

Uma das novidades é a citação freqüente do nome da senadora Roseana Sarney, candidata ao governo do Maranhão pelo PMDB. A parlamentar é apontada como beneficiária de dinheiro supostamente pertencente ao empreiteiro. A senadora não aparece no rol de indiciados pela Polícia Federal e nem consta da denúncia do Ministério Público, feita no mês passado, contra 61 envolvidos no esquema de Zuleido, entre eles o ex-ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, e os governadores Teotônio Vilela Filho, do PSDB de Alagoas, e Jackson Lago, do Maranhão.

. CLIQUE aqui para ler a reportagem completa da revista “Veja”.

Assembléia arquiva pedido de impeachment de Yeda

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira (PMDB) decidiu arquivar nesta sexta-feira (20) o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB) apresentado pelo PSOL e PV. "Não há motivo para impedir a governadora eleita pela maioria do povo de continuar seu governo", explicou Moreira.

. O pedido, elaborado pelo advogado Pedro Ruas, militante do PSOL, foi encaminhado no dia 10 de junho e afirmou que a governadora não negou, em momento algum, conhecer a fraude que desviou R$ 44 milhões dos cofres do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

. Para Moreira, o pedido não juntou conteúdo probatório. O deputado estadual destacou, ainda, que a CPI não encerrou suas atividades e que a própria Polícia Federal, que descobriu o esquema, informou que não está realizando qualquer investigação em que figure como objeto a governadora do Estado. "Precisamos tratar essa questão com serenidade para que um fato de natureza absolutamente política não cause ao Estado prejuízos irreversíveis à gestão, à economia e à sociedade gaúcha", sustentou Moreira.

Locaute (greve) dos caminhoneiros prejudicará o abastecimento

Se você acha que os preços estão aumentando, fique atento na conjuntura porque além dos preços altos vai faltar produto.

. É que na quarta-feira os caminhoneiros farão locaute (greve de patrão) em todo o País, alegando que os altos preços do óleo diesel inviabilizam seus ganhos, já que não conseguem transferir os custos para os fretes.

. O locaute poderá começar neste sábado em Porto Alegre.

. Como 70% de todas as mercadorias, inclusive alimentos, são transportados por caminhões, o risco de abastecimento será real.

Empréstimo do Banco Mundial: conheça os bastidores da batalha de Brasília

O governo Lula e o PT perderam uma oportunidade de ouro neste caso do aval que o Tesouro Nacional dará ao empréstimo de US$ 1,1 bilhão pedido ao Banco Mundial pelo governo do RS, porque bastaria ao líder Aloísio Mercadante ingressar plenário adiante do Senado e anunciar que ajudaria o Estado. Em vez disto, o governo Lula e o PT procrastinaram a decisão, impuseram exigências técnicas e filigranas jurídicas de toda ordem, fizeram caras e bocas, para no final ceder vergonhosamente diante da vigília solitária e inédita do senador Pedro Simon, que acabou recebendo o que vinha exigindo da tribuna do Congresso.

. Pedro Simon ganhou o dia, mas nem de longe dá para ignorar o que fizeram durante a semana os senadores Paulo Paim, do PT, e Sérgio Zambiasi, do PTB. Zambiasi costurou tudo nos bastidores, aparou arestas, abriu caminho. E Paim ? Bem, foi Paim quem acendeu o sinal amarelo, ao passar para a jornalista Talina Optlitz, do Correio do Povo, a informação de que numa reunião na casa do senador Eduardo Suplicy, Mercadante emitiu sinais claros de que o governo não queria que o pedido de aval ao empréstimo fôsse enviado.


. A partir da inconfidência de Paulo Paim, que no caso trabalhou em favor do pleito gaúcho, o governo estadual passou a forçar a barra com a secretaria do Tesouro Nacional. O gaúcho Arno Augustin, titular do cargo, ficou sem alternativa, mas outras áreas do governo federal entraram em ação para embaraçar o pleito gaúcho. Na quinta-feira a noite, a Procuradoria Geral do Tesouro fez a enésima exigência da semana, desta vez pedindo uma tradução juramentada do contrato. Aod, de Brasília, o pessoal de Yeda em Porto Alegre, mobilizaram tradutores até de Fortaleza. Eles trabalharam durante toda a noite e nesta sexta-feira de manhã o documento foi entregue em Brasília.

. Ao mesmo tempo, Simon foi acionado para fazer a vigilia no Senado. Foi onde o senador tomou conta do espetáculo, auxiliado pelo piauiense Heráclito Fortes. Os dois mantiveram a sessão acesa até a chegada do pedido, no fim da tarde. Só então, depois de rasgar da tribuna um e-mail desaforado da Procuradoria Geral do Tesouro, Simon desceu da tribuna e deu a vigília por encerrada.

. O governo de Lula e o PT, espertos e manhosos, ficaram mal com os gaúchos.

. A idéia que está por trás de toda essa sucessão de maldades do governo federal, era sangrar um pouco mais o governo Yeda, numa hora em que ele está fragilizado. Sem o empréstimo, seria fácil dizer que nem o Banco Mundial quer saber do governo do RS. Afinal, trata-se do maior empréstimo de toda a história do banco para um ente público da América Latina. E os interesses do povo do Rio Grande do Sul ? Ora.

A Notícia diz que Toyota optou pelo Paraná

O jornal A Notícia, de Joinville, Santa Catarina, que fica a uma hora de Curitiba, informou nesta sexta-feira que o Paraná ficará com a Toyota. A nova fábrica iria para São José dos Pinhais.

Lied, de Lajeado, é o novo chefe de gabinete de Yeda

Veio de Lajeado o novo chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius. O tucano Ricardo Luís Lied já trabalha no Palácio Piratini. Ele era assessor da bancada do PSDB da Câmara de Vereadores de Lajeado. O editor foi atrás da informação e aqui está ela.

. Lied nunca foi candidato a vereador, nem a prefeito e nem a nada.

. O cargo estava vago desde que José Carlos Breda saiu do governo para concorrer à prefeitura de Campo Bom.

Mudanças serão cosméticas no secretariado de Yeda

O Gabinete de Transição instalado pela governadora Yeda Crusius para driblar a crise política, caminha para uma solução salomônica na reforma do secretariado. Devido à forte resistência dos partidos aliados, que não conseguem se acertar em relação às trocas de nomes, é possível que nenhum secretário seja trocado.

. Vai sobrar para a secretaria do Planejamento, que deve ganhar um titular, provavelmente do PPS, que perdeu uma vaga com a saída de Cézar Busatto da Casa Civil.

. As mudanças, que surgem a partir da consulta à entidades empresariais, sindicais e sociais, devem se restringir ao funcionamento do governo e a novos projetos para o Estado.

. Ao fim e ao cabo, a maior atribuição do Gabinete de Transição será elaborar a carta de compromisso proposta por Yeda para a base aliada. Nas mudanças promovidas na Casa Civil e na Secretaria-Geral, o Gabinete concedeu amém às escolhas da governadora. O máximo que integrantes do gabinete interferiram foi no veto ao nome de Claudio Diaz.

. Yeda, que gosta de ler Maquiavel, parece também cultivar Lampedusa, que em Il Gatopardo faz seu personagem central ensinar ao filho: "Vamos mudar tudo para que tudo continue como está".

Simon é o exército de um homem só

O senador Pedro Simon (foto) tem um aguçado e incomum sentido de timing, porque sabe como ninguém mais,o momento certo de abrir a boca ou dar um passo adiante. Nesta sexta-feira,o senador do PMDB foi mais uma vez o homem certo no lugar certo, porque sustentou praticamente sozinho uma sessão que deveria acabar as 11h e foi ampliada até as 16h, mantendo o governo encurralado até que saísse do Planalto o pedido de autorização para o aval federal ao empréstimo de US$ 1,1 bilhão do Banco Mundial ao governo do RS.

. Quem tem interesse no que acontece no Estado, sabe do que fala esta nota.


. A vigília de Simon fez o governo do PT sair da toca. O pedido chegou a tempo no Senado.

. O secretário da Fazenda do RS, Aod Cunha, passou a semana toda advertindo que o Senado está na iminência de ingressar no seu período sabático, ou seja, no recesso, que se seguirá ao período precioo das disputas eleitorais municipais. Isto quer dizer que a coisa saía agora ou não saía mais.

Lula finalmente autoriza empréstimo do Bird para o RS

O senador Gim Argello (PTB-DF) (foto), na presidência dos trabalhos em Plenário, acaba de ler a mensagem da presidência da República que autoriza o governo do Rio Grande do Sul a contratar junto ao Banco Mundial empréstimo no valor de US$ 1,1 bilhão. A matéria será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e deverá ser relatada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Para apressar o encaminhamento dessa mensagem ao Congresso, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), apoiado por Heráclito Fortes (DEM-PI) e por Gim Argello, decidiu permanecer em vigília no Plenário desde as 10h36.

PP une-se ao PT para enfrentar Stédile em Cachoeirinhas

PT e PP uniram-se ao PPS e ao PHS e resolveram ir juntos para as eleições municipais de Cachoeirinha, 88 mil eleitores, orçamento anual de R$ 135 milhões, 5 minutos de Porto Alegre. O PT apresentou Leonel Matias. O PP dará o vice, no o vereador Charlante Stuart.

. O atual prefeito, José Stédile, é candidato à releição pelo PSB

PMDB, PDT, PTB e PSDB escolherão Fogaça no dia 29

PMDB, PDT, PTB e PSDB farão suas convenções no dia 29 para escolher o prefeito José Fogaça como candidato da coligação.

. O PTB ameaça fazer sua convenção no dia 30.

. O PSDB baterá o martelo neste final de semana.

Bagunça na eleição para reitor fragiliza a Ufrgs

O bate boca que envolve os quatro candidatos que disputam o cargo de reitor da Universidade Federal do RS, é apenas a ponta do iceberg de um problema maior, que é a total perda de referência social da Ufrgs.

. Os professores e os alunos merecem o que está acontecendo.

. Não é alguma coisa que diga respeito apenas à Ufrgs, porque espetáculos até mais deprimentes envolveram e envolvem universidades federais como a UnB, a Unifesp e a UFSM (Santa Maria) para ficar nos exemplos mais recentes.

. No caso de Santa Maria, ninguém ainda conseguiu explicar como é que um grupo de professores brilhantes, acadêmicos e intelectuais de primeira linha, abrigados na reitoria e na Fatec, articularam uma quadrilha criminosa para assaltar os cofres públicos da maneira como assaltaram.

. E o governo do PT e o MEC querem mais universidades públicas.

Assembléia se omite no caso das irregularidades no Tribunal de Contas

Os Tribunais de Contas dos Estados não possuem controle externo. Um projeto do senador Renato Casagrande propõe a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, mas não anda.

. No RS, o TCE passa por uma inédita e corrosiva sucessão de denúncias. A Corte tem sete conselheiros, dos quais quatro são indicações da Assembléia e três do governo. A maioria são políticos em final de carreira. O TCE acaba de ser duramente fustigado por um dos seus conselheiros mais antigos, acusado de ser um ambiente de prevasricação, nepotismo cruzado, uso de bem público para desfrute privado e excesso de servidores de livre nomeação (apadrinhamento). A Assembléia do RS que poderia promover uma reengenharia no TCE,até porque é a ela que a Corte responde, não consegue sair do lugar.

João Luiz Vargas vai escapar das investigações internas do Tribubnal de Contas ?

É possível que o presidente do Tribunal de Contas do Estado do RS, o ex-deputado João Luiz Vargas, consiga escapar das investigações internas que foram iniciadas pela Corregedoria da própria Corte, mas ele dificilmente continuará no TCE. Vargas não se sentiu sequer eticamente compelido a se afastar do cargo enquanto é investigado.

. O procurador do Ministério Público junto ao TCE, Geraldo Costa da Camino, avisou que acompanha de perto o desenrolar dos procedimentos abertos contra Vargas. Ele não vê razão para o afastamento do presidente, porque por sua própria vontade deixou de falar em todos os casos relacionados com o Detran.

. O Detran foi garfeado em R$ 44 milhões por empresas privadas, sobretudo consultorias. Numa delas, o filho de Vargas foi sócio. O presidente foi envolvido no caso por causa disto e também porque gravações entre membros da quadrilha citaram seu nome várias vezes.

Esta nota é para quem não quer mais conversa fiada sobre a nova ponte do Guaíba

A Concepa, concessionária da freeway, saiu atrás de apoio para construir a nova ponte sobre o rio Guaíba, na saída de Porto Alegre. A obra, calculada em R$ 250 milhões, terá apenas um vão fixo de 40 metros de altura. A atual ponte, defasada, pára tudo quando seu vão móvel sobe.

. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira ao Conselho de Infraestrutura da Fiergs.

. A Concepa resolveu agir porque a Frente Parlamentar Pró-Ponte do Guaíba só topa nova obra com dinheiro federal. Como no caso da duplicação da BR-116, trecho Porto Alegre-Novo Hamburgo, também neste empreendimento o governo há 40 anos avisa que não tem dinheiro.

. A contrapartida proposta pela concessionária nem é pedágio, mas prorrogação do atual contrato de concessão na freeway.

– A Triunfo, que já era a maior acionista da Concepa, agora é dona de tudo. Ela comprou por R$ 59,3 milhões a participação dos outros sócios, inclusive a SBS.

Hexion (insumos para MDF) inaugura nova fábrica no RS

Hexion (insumos para MDF) inaugura nova fábrica em 2009 no RS
Foi agendada para maio do ano que vem a inauguração da nova fábrica da paranaense Hexion, que produzirá em Montenegro toda uma linha de resinas e formaldeído para atender ao mercado de MDF.
. O investimento na nova fábrica será de R$ 42 milhões. A construção é da Lamb Engenharia, de Canoas.
. O desembarque de três megas-papeleiras no Estado já aquece toda a cadeia produtiva de base florestal.

Bunge e Yara (ex-Adubos Trevo) investem R$ 565 mi em fosfato de SC

Bunge e Yara Brasil (ex-Adubos Trevo, de Porto Alegre) confirmaram nesta sexta-feira que investirão R$ 565 milhões para produzir fosfatados (insumo básico para fabricar adubo) em Anitápolis, Sul de Santa Catarina.Dali sairão 540 mil toneladas anuais de fosfato. A dona da jazida é a Yara, que a recebeu como herança da Trevo.

Alunos da engenharia da Ufrgs já saem com contrato na mão

O novo presidente do Sindicato dos Engenheiros do RS, José Luiz Bortoli de Azambuja, ficou muito surpreso quando soube que todos os alunos do curso de engenharia elétrica da Ufrgs de 2007 saíram empregados da formatura.

. “Tem muita empresa paulista pegando aluno dentro da aula, antes mesmo da graduação, e não apenas na engenharia elétrica”, disse Azambuja ao editor desta página. O editor foi tomar café da manhã com vários diretores do Senge. Além do presidente, estavam na sede do sindicato os diretores Joel Fischmann, Nilo Rigotti, FerminCamison e Jorge Gomes.

. A procura por engenheiros aumentou muito. Não se via nada igual há 20 anos. E as exigências também. Vai quebrar a cara quem não souber inglês, não estiver disposto a viajar, não dominar as novas tecnologias, for incapaz de exercer multifunções ou trabalhar mal as situações inusitadas.

. O RS possui 60 mil engenheiros, 50 mil dos quais registrados no CREA, mas 37 mil no trabalho diário. O Senge usa estudos do Confea e CNI, que apontam a concentração de engenheiros na área da construção civil (14,8%), que neste momento está bombando. As outras quatro áreas de maior demanda: consultoria, projetos e terceirização de serviços (12,9%), administração pública (10,1%), eletricidade e gás (6%) e fabricação e montagem de veículos (5%).

. E os salários ? O mínimo da categoria, oito e meio salários mínimos, não foi aceito em cláusula de dissídio pelo Sinduscon, que representa a área que mais contrata no RS, mas na prática a indústria foi obrigada a bancar e ultrapassar o patamar.

E-mail: azambuja@senge.org.br
Site: www.senge.org.br

MPE-RS receberá documentos da Operação Rodin

Os integrantes de uma força-tarefa do Ministério Público Federal vão repassar, na próxima segunda-feira, documentos e outras peças que integram o processo da Operação Rodin da Polícia Federal para os membros do Ministério Público Estadual. O MPF investiga as fraudes nos contratos de prestação de serviços ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação (Fundae).

. O material, solicitado pelo MPE, servirá de base para que o órgão possa seguir sua linha de investigação em relação aos suposto envolvidos na quadrilha responsável pelo desvio de aproximadamente R$ 44 milhões dos cofres públicos.

. Segundo o MPF, serão repassados áudios, vídeos e relatórios de inteligência apreendidos pela PF.

. A Operação Rodin deu início, no final do ano passado, à crise no governo do Rio Grande do Sul. As conversas interceptadas apontaram o envolvimento de membros do governo estadual.

Brasil pode liderar produção de leite em 5 anos

O presidente da LAEP Investments, Marcus Elias, principal acionista do fundo controlador da Parmalat, acredita que em cinco anos o País se tornará o maior produtor de leite do mundo - hoje está na sétima posição. O fundo adquiriu a Parmalat em 2006 sob a liderança do empresário, que acumula experiência em reestruturação de companhias como a Gomes da Costa, TendTudo, Camil, Unidas e Eurocash (Polônia).

. Elias tem planos ambiciosos. "Pretendemos estar entre as maiores do setor no Brasil e liderar o movimento que transformará o País no maior exportador de lácteos do mundo, afirmou em entrevista ao jornal "Gazeta Mercantil".

. Até lá há um longo caminho a perseguir. "Nossas vacas produzem em média cerca de 3 litros de leite por dia, bem abaixo da média das vacas dos EUA e Europa, que produzem entre 25 e 30 litros de leite por dia", disse o empresário.
Nesse cenário de crescimento, a Parmalat terá de lutar para recuperar a posição perdida com a crise que atravessou. Hoje, tem 13% do mercado interno. Após a aquisição da Poços de Caldas e o licenciamento da Paulista, em abril, a empresa praticamente encerrou o plano de expansão previsto na sua oferta inicial de ações (IPO).

. Segundo Elias, a empresa descarta novas capitalizações para outras aquisições, uma vez que está presente em todos os seguimentos do mercado de lácteos, com 15 fábricas e marcas como Parmalat, Glória, Poços de Caldas e Alimba. A empresa diz que a qualidade é de seus instrumentos para brigar por mercado. "A qualidade é a base do nosso trabalho e o que nos garantiu, nesses anos todos, a preferência do consumidor." Segundo Elias, o cuidado vai da captação do leite até a chegada dos produtos no varejo. E diz que a empresa realiza "54 testes de qualidade, enquanto a legislação exige apenas 38".

Hexion (insumos para MDF) inaugura nova fábrica em 2009 no RS

Foi agendada para maio do ano que vem a inauguração da nova fábrica da paranaense Hexion, que produzirá em Montenegro toda uma linha de resinas e formaldeído para atender ao mercado de MDF.

. O investimento na nova fábrica será de R$ 42 milhões. A construção é da Lamb Engenharia, de Canoas.

. O desembarque de três megas-papeleiras no Estado já aquece toda a cadeia produtiva de base florestal.

Em três anos, a Concepa diz que constrói a nova ponte do Guaíba

A Concepa, concessionária da freeway, saiu atrás de apoio para construir a nova ponte sobre o rio Guaíba, na saída de Porto Alegre. A obra, calculada em R$ 250 milhões, terá apenas um vão fixo de 40 metros de altura. A obra fica pronta em três anos depois de dada a largada. A atual ponte, defasada, pára tudo quando seu vão móvel sobe. É a única saída e chegada rodoviária para o Sul.

. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira ao Conselho de Infraestrutura da Fiergs.

. A Concepa resolveu agir porque a Frente Parlamentar Pró-Ponte do Guaíba só topa nova obra com dinheiro federal. O debate sobre a nova ponte virou conversa de comadre no RS. Como no caso da duplicação da BR-116, trecho Porto Alegre-Novo Hamburgo, também neste empreendimento o governo há 40 anos avisa que não tem dinheiro. A contrapartida proposta pela concessionária nem é pedágio, mas prorrogação do atual contrato de concessão na freeway.

Indústria gaúcha lança embalagem longa vida 30% mais barata

“Já estamos colocando no mercado uma embalagem para leite longa vida com preço 30% inferior ao das embalagens da Tetrapak e Sig Combibloc”, avisou ao editor desta página o diretor da Plastrela, de Estrela RS, Jack Shen. O editor procurou Shen pelo telefone. A embalagem existente no mercado custa R$ 0,35, o que faz com que o preço do litro de leite longa vida vá a R$ 1,60.

. A Plastrela tem 28 anos e fatura R$ 50 milhões por ano na área de embalagens plásticas.

. A nova embalagem, o sachê, foi aprovada pelas autoridades federais, é flexível (saquinho) e garante a integridade do produto por cinco meses. Ela vale também para sucos. No Vale do Taquari, área do entorno da fábrica, a nova embalagem já é usada. Com ela, o leite longa vida fica com preço mais acessível aos consumidores das classes C, D e E.

Site:
www.plastrela.com.br
E-mail: jack@plastrela.com.br

Vox Populi: Aécio, o melhor; Ana Júlia e Yeda, os piores.

O governador melhor avaliado do Brasil é o de Minas, Aécio Neves, com aprovação de 66%, segundo pesquisa feita pela Vox Populi no dia 25 de maio.

. Vox Populi avaliou o desempenho de 9 governadores. Os dois piores colocados, com aprovação de apenas 23%, são Ana Júlia, do PT do Pará, e Yeda Crusius, do PSDB do RS, com a mesma percentagem.

. Em seguida a Aécio, mas bem depois, com 54%, está Roberto Requião, do PMDB do Paraná.

CLIQUE para conhecer toda a pesquisa
http://www.divshare.com/direct/4786448-02b.pdf

Bovespa abre em baixa de 0,28%; dólar é vendido a R$ 1,60

O Ibovespa, principal indicador da Bovespa, opera nesta sexta-feira (20) com recuo de 0,28%, aos 66.401 pontos. O giro financeiro é de R$ 140 milhões, com cerca de 10 mil negócios realizados.

. Já o dólar comercial segue na casa dos R$ 1,60, muito próximo de entrar na casa dos R$ 1,50. É negociado a R$ 1,603 para a venda, com recuo de 0,06%.

PF realiza operação para investigar desvios do PAC

A Polícia Federal (PF) começou hoje (20) a cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão resultantes da Operação João de Barro, que desvenda esquema de fraude em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em sete estados e no Distrito Federal.

Cerca de mil policiais federais pretendem executar 231 mandados de busca e apreensão e 38 mandados de prisão temporária, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foram detectados desvio de recursos, especialmente em obras do PAC, em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e no DF.

Segundo dados da PF, até o momento, projetos apresentados pelo esquema receberam repasse de R$ 700 milhões. A intenção da Polícia é impedir que mais R$ 2 bilhões sejam desviados de obras do Programa.

Os indícios de fraude foram levantados por auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 29 municípios no leste de Minas Gerais. A partir das denúncias, a PF começou as investigações, que resultaram na desarticulação de esquema criminoso de desvio de verbas públicas destinadas, em especial, à construção de casas populares e estações de tratamento de esgoto.

De acordo com a assessoria da PF, o desvio compreendia recursos financeiros das chamadas Transferências Voluntárias, repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios, por meio de convênios ou empréstimos da Caixa Econômica Federal e BNDES. Boa parte dos recursos era para custear obras do PAC.

. As informações são do site Congresso em Foco.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/