Morreu Telmo Kirst, 76 anos, prefeito de Santa Cruz do Sul, RS

Morreu neste domingo a noite o prefeito de Santa Cruz do Sul, RS, Telmo Kirst.

O prefeito vinha lutando contra um câncer há dois anos, sentiu-se muito mal na quarta-feira, foi internado e morreu hoje.

Ele tinha 76 anos.

Telmo Kirst estava concluindo seu segundo mandato. Ele foi eleito e reeleito pelo PP, mas brigou com sua vice, foi desautorizado pelo Partido e resolveu migrar para o PSD.

Foi um dos melhores prefeitos de Santa Cruz do Sul.

Dr. Furlan, Cidadania, derrota Josiel Alcolumbre, DEM, irmão de David Alcolumbre

 Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito neste domingo prefeito de Macapá, no Amapá. Com 100% das urnas apuradas, o candidato teve 55,67% dos votos válidos.

Seu oponente, Josiel Alcolumbre (DEM), ficou com 44,33%.

Uruguai proíbe ingresso de brasileiros e até de uruguaios até o dia 10 de janeiro

 A partir de amanhã, nenhum brasileiro e nem mesmo uruguaio que esteja no Brasil poderá ingressar no Uruguai.

No caso dos brasileiros, não importa que sejam também residentes no Uruguai.

A proibição foi tomada pelo governo e valerá até 10 de janeiro.

O tráfego de caminhões de cargas está liberado.

As fronteiras estarão trancadas nos municípios gaúchos de Jaguarão, Santana do Livramento, Chuí, Aceguá, Quaraí, Barra do Quaraí.

Chile começará vacinação em massa na semana que começa amanhã. A vacina será da Pfizer.

O Chile começará sua campanha de vacinação em massa no decorrer da semana que começa amanhã.

Será usada a vacina da Pfizer.

O Chile é o primeiro País latinoamericano a vacinar em massa sua população.

CLIQUE AQUI para examinar a notícia em pormenores. O material é do jornal La Tercera.

Veja vídeo da confraternização de Bolsonaro com banhistas de São Francisco, SC. Foi esta manhã.

 

Bolsonaro vai à Praia do Forte, hoje, atrai banhistas e sem máscaras provoca forte aglomeração

O presidente Bolsonaro chegou ontem a Santa Catarina e fez um sobrevoo, à tarde, para verificar as áreas atingidas por fortes temporais no Alto do Itajaí, que matou 15 pessoas, mas depois foi até a ilha de São Francisco do Sul. onde pernoitou.

Esta manhã, sem máscara, o chefe de Estado conversou e tirou fotos com a população que se aglomerou à sua volta na Praia do Forte. Fez isto depois de pescar na baía do Babitonga. Ao contrário das recomendações dos órgãos de saúde e do que determina o decreto do governo de SC, nem mesmo os banhistas usaram máscaras.

Após a interação com os banhistas, Bolsonaro retornou à base militar onde está hospedado. A previsão é de que o presidente da República permaneça em SC até quarta-feira, mesmo sem roteiro definido

Gaúchos aproveitaram o domingo ensolarado para visitar a Serra e o Mar

Os gaúchos não foram apenas para a Serra neste domingo, mas também foram em grande número para as praias do Litoral Norte, com ênfase para Tramandaí e Capão da Canoa.

As praias estão liberadas, mas com restrições.

Os gaúchos que foram para a Serra e para a praia demonstraram bom comportamento, segundo as autoridades locais e de acordo com o que foi possível ver, evitando aglomerações e usando máscaras.

Dica do editor - Conheça e visite a Rua Torta, Gramado

Este é outro ponto turístico da cidade de Gramado, a rua Emilio Sorgetz a Rua Torta, ponto muito visitado e que chama atenção do turista e de quem passa por ela. É um dos pontos de maior visitação.

A foto é do editor e foi obtida nesta manhã de domingo.,

Conhecida por sua sinuosa forma tortuosa lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia a Lombard Street.

Lombard Street: É uma das mais famosas ruas da cidade de São Francisco na Califórnia, ganhou destaque Internacional devido a sua ingrime ladeira a qual passa centenas de pessoas todos os dias. Inclusive foi cenário de vários filmes. Este formato foi idealizado em 1922 pelo proprietário Cal Henry com a finalidade de eliminar os 27 degraus que deciam a colina e de possibilitar o trafego de automóveis nela .

Localizada de fronte a praça das Etnias é muito bem localizada e de fácil acesso.

No local costumam estar presentes fotógrafos profissionais que servem aos turistas.

Neste domingo, há menos movimento em Gramado, mas os hotéis e restaurantes permanecem com ocupação máxima. O comércio lojista também está todo em funcionamento.

Dica de humor - Saiba como seria o Natal do segundo ano de um hipotético governo Fernando Haddad, PT

 

Na Jovem Pan, Guilherme Fiúza chama Rodrigo Maia de "mentiroso, intrigante e fofoqueiro !"

 

Infectada pelo vírus chinês, a atriz Nicette Bruno, 87 anos, não resistiu e morreu hoje no Rio

Depois de internada durante 22 dias, a atriz Nicette Bruno, 87 anos, morreu hoje no Rio.

Ela teve complicações durante o tratamento contra o vírus chinês.

Artigo, Fernão Lara Mesquita, O Vespeiro - Nos EUA, quem está sempre sob vara são os juízes

Charge do blog O Vespeiro.

Naquela eleição de novembro passado antes da nossa em que os defensores do “estado de direitos especiais” da gloriosa imprensa brasileira te juravam que a sobrevivência da democracia nos Estados Unidos e no mundo dependiam da disputa entre Joe Biden e Donald Trump e açulavam o STF a censurar e prender quem dissesse o contrário, além das 120 leis de inciativa popular de alcance estadual, das milhares de leis locais, dos referendos e das votações de recall diretamente convocadas, propostas ou decididas pelos eleitores, 35 estados também tiveram eleições para 78 das 344 cadeiras de juizes das suas supremas cortes.

O modo de constituir o Judiciário foi um problema intrincado desde o primeiro minuto do governo revolucionário estruturado para que o povo passasse a governar o governo, vulgo “democracia”, que vigora por lá desde 1788. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais (e entender muito mais sobre a formatação do Judiciário dos EUA).


"Tiranetes estão matando as pessoas em casa", denuncia Guilherme Fiúza. Veja, agora, aqui.

 

STF autoriza e o ex-presidiário Lula da Silva já viajou com a mulher Janja. Ele passará as festas de final de ano em Cuba.

O mesmo STF que mandou prender um jornalista que nem julgado foi, Oswaldo Eustáquio, é o mesmo STF que autorizou a viagem de um ex-presidiário julgado e condenado em duas instâncias e por dois processos criminais diferentes.

O ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, libertado da prisão por uma decisão esdrúxula do STF, viajou neste sábado para Cuba.

Ele vai passar o Natal e o Ano Novo na ilha, na companhia da mulher Janja.

Oficialmente, Lula viajou para  participar de um documentário sobre a América Latina dirigido pelo cineasta americano Oliver Stone, segundo informou o único jornal do País, o oficial Granma. A ditadura comunista não admite liberdade de imprensa.

"Será a terceira viagem internacional do fundador do Partido dos Trabalhadores após sair da prisão em 8 de novembro de 2019 depois de ser condenado por supostos atos de corrupção", disse o jornal sem dar detalhes sobre sua estadia na ilha.

Itália também proíbe voos entre Roma e Londres

 Além da Bélgica e da Noruega, também a Itália suspendeu voos para Londres e de Londres para Roma.

Neste final de semana, o governo do Reino Unido anunciou a descoberta de uma variante do vírus chinês. Ela se propaganda com muito maior velocidade.

Advogados pedem libertação imediata do jornalista Oswaldo Eustáquio. STF usou premissas falsas.

Os advogados do jornalista Oswaldo Eustáquio assinaram uma nota à imprensa neste sábado e a transmitiram à profissionais da comunicação através das redes sociais.

A nota avisa que pediu a imediata libertação do jornalista.

Ao mandar prender, o ministro Alexandre de Moraes usou premissas falsas.

O jornalista foi preso nesta sexta-feira por ordem do ministro Alexandre de Moraes, no inquérito 4828 do Supremo Tribunal Federal (STF), também chamado de “inquérito das manifestações antidemocráticas“.

CLIQUE AQUI para examinar toda a nota.

Gilmar Mendes concede habeas corpus e manda libertar doleiro preso na sexta-feira pela Polícia Federal

O ministro Gilmar Mendes determinou a soltura do doleiro Chaaya Moghrabi, preso na última sexta-feira em Angra dos Reis.

A ordem de prisão foi expedida na sexta-feira pela juíza Caroline Vieira, da 7ª Vara Federal Criminal, substituta do juiz Marcelo Bretas.

No mês passado, durante a deflagração da Operação Clãdestino, investigadores da PF e do MPF no Rio encontraram joias escondidas no teto da casa de Moghrabi.

Ministros recusam recesso e com isto reduzem poder de Fux na presidência do STF

Com o objetivo claro de impedir que o presidente do STF decida sozinho sobre casos como os da libertação do jornalista Oswaldo Eustáquio e de ações que constrangem o governo Bolsonaro, os ministros Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes decidiram não entrar de férias durante o recesso judicial que começa neste domingo.

Isto é inédito.

Acontece que o presidente Luiz Fux poderia tomar decisões sem ouvir ninguém e isto, agora, não será possível nos casos que estão nas mãos dos 5 ministros, justamente os que mais criam problemas para o governo Bolsonaro.

O Estadão, que passou hoje a informação, diz que a decisão dos ministros é uma retaliação a Fux.

Convocatórias sobre atos públicos contra o STF viralizam nas redes sociais. Manifestações sairão na terça-feira em todo o País.

As convocatórias para manifestações de rua contra o STF viralizam nas redes sociais e ganham cada vez mais apoios.

Sairão todas na terça-feira, a partir das 15h.

O editor confirmou agendas para São Paulo e Rio:

São Paulo - Avenida Paulista
Rio - Cinelândia

O editor recebe notícias sobre outras localidades através do e-mail polibio@polibiobraga.com.br

Serão todas publicadas.

Dica do editor - Veja esta tarde (se não tiver outra coisa para fazer) ou comece a ver esta noite a série "Alex Rider", na Amazon

 São oito episódios nesta primeira temporada. É espionagem pura. O editor viu todos os episódios e recomenda para ver com a família. Quando Alex Rider descobre que seu tio Ian foi morto no cumprindo seu dever como um espião britânico – e não em um acidente de carro, como lhe disseram –, tudo muda para esse adolescente normal.

STF toma outra decisão absurda para governar o governo. Desta vez, Barroso dá ultimado para formulação de plano de proteção aos indígenas.

A charge é do blog O Vespeiro.


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, nesta sexta-feira, pela 3ª vez, que o governo refaça um plano para proteger terras indígenas da propagação do vírus chinês.

Em 21 de outubro de 2020, Roberto Barroso já havia negado a homologação da 2ª versão do plano apresentado pelo governo federal, por considerá-lo “genérico e vago”, o que inviabilizava o monitoramento de sua implementação.

Desta vez, o magistrado estabeleceu que nova proposta seja apresentada até 8 de janeiro. E cutucou o governo Bolsonaro:

- Impressiona que, após quase 10 meses de pandemia, não tenha a União logrado o mínimo: oferecer um plano com seus elementos essenciais, situação que segue expondo a risco a vida e a saúde dos povos indígenas e que mantém em aberto o cumprimento da cautelar deferida por este Juízo.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão do ministro e saiba o nível de detalhamento das exigências feitas por ele.

Ministro da Saúde do Reino Unido diz que nova variante do coronavírus está fora de controle. Bélgica e Noruega proíbem voos para Londres.

Os jornais ingleses replicam a decisão do governo de cancelar as festas de Natal.

Os governos da Bélgica e da Noruega já proibiram voos para Londres. Outros Países farão o mesmo. CLIQUE AQUI para ler mais em The Guardian de hoje.

O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou neste domingo que a nova variante do coronavírus está “fora do controle” no país. 

“Infelizmente, a nova cepa está fora de controle. Devemos retomar o controle, é a única forma de fazer isso, restringir os contatos sociais“, disse à Sky News, acrescentando que a situação é “extremamente séria“.

“Será muito difícil tê-la sob controle até que tenhamos distribuído a vacina. Teremos que lidar com isso durante os próximos dois meses.”

Neste sábado, Chris Whitty, o principal consultor médico do governo de Boris Johnson, informou que a variante está se espalhando de uma forma acelerada no sul do Reino Unido.

Dica do editor - Conheça novos itinerários e linhas de ônibus e lotações de Porto Alegre

A partir de amanhã, Porto Alegre ampliará o número de linhas atendidas por lotações e ônibus.

CLIQUE AQUI para conhecer os itinerários e horários.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Calhordas

- O autor é advogado, RS.

Eles são como moscas varejeiras (foto ao lado), facilmente identificáveis. São atraídas pelo oportunismo ao depositarem seus ovos em carniças ou matéria orgânica em decomposição que multiplicam seus ganhos ou vantagens. No caso da Covid o interesse é pelo volume da compra das vacinas, para render propinas inigualáveis aos seus compradores. 

Foi assim nas obras dos estádios da Copa, continuou sendo nos financiamentos para a construção de hospitais e UTIs no início da pandemia e agora será na comercialização das vacinas. Os olhos vermelhos, característicos das moscas varejeiras, brilham nas faces dos eminentes calhordas brasileiros, nas suas entrevistas palacianas em cenários iluminados que ofuscam, humilham e enganam o povo, com repetidas reaparições na mídia. 

O STF, com olhar amigo e complacente com o governo de São Paulo, para isso se associou ao liberar o direito de compra aos Estados e Municípios, atropelando a União em sua competência mais expressiva: o exercício dos critérios de oportunidade e conveniência dos atos da administração pública. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 mil americanos relataram sintomas adversos depois de serem vacinados com a droga da Pfizer

O CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) informou nesse sábado que 6 pessoas desenvolveram reação alérgica grave depois de receberem doses da vacina da Pfizer/BioNTech nos Estados Unidos.

As pessoas afetadas são adultos com menos de 65 anos. A maioria foi hospitalizada e tratada. Elas não receberão a 2ª dose do imunizante.

Pouco mais de 3.000 das 112.807 pessoas que receberam o imunizante relataram algum sintoma que as impediram de realizar tarefas diárias. Segundo o epidemiologista, não foi necessário nenhum cuidado médico na maioria dos casos.

A vacinação teve início em 14 de dezembro nos Estados Unidos.

Não há falta generalizada de insulina, mas estoques públicos podem estar baixos no RS

O editor recebeu mensagens de leitores que dão conta da falta de insulina Aspart em vários municípios do RS. 

O editor foi atrás da informação e soube que os estoques públicos estariam insuficientes, mas não o abastecimento privado.

Procurada pelo editor, A Amrigs disse que a falta de insulina Aspart não procede, mas podem ocorrer desabastecimento pontual.

"Não há falta generalizada ou baixa significativa nos estoques", informou a Amrigs, consultada pelo editor.

A Associação Médica do RS e a Regional RS da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia acompanham de perto as notícias.

CLIQUE AQUI para entender melhor que tipo de insulina é esta da nota acima.

Moradores de rua de Porto Alegre já podem comer de graça também nos finais de semana

O prefeito Marchezan Júnior mandou promover atendimento temporário do programa a moradores de rua, o Prato Alegre, Região Centro (rua Garibaldi, 461). O serviço de refeição social disponibilizará almoço nos finais de semana, ontem e hoje , 9 e 10 de janeiro, além de 16 e 17 de janeiro. São servidas 200 refeições diárias a partir da 11h30, no formato de marmitas.

Vale apenas para as pessoas já cadastradas no Prato Alegre.

Prato Alegre - Novo formato do serviço de refeições sociais iniciado em dezembro de 2019. Atualmente serve 700 refeições/dia em quatro pontos da cidade: Centro, Cruzeiro, Lomba e Restinga

Bolsonaro avisa que a pressa pela vacina não se justifica

 Esta entrevista foi concedida ontem por Bolsonaro, que falou para o canal do You Tube do seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Vale a pena ouvir até o final, porque o presidente aborda temas relevantes do momento.

Artigo, Renato Sant'Ana - A realidade é mais eloquente que a demagogia

O socialista Guilherme Boulos, com sua calculada agressividade, candidato do PSOL derrotado na disputa pela prefeitura de São Paulo, teve de bancar a ironia do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Ocorre que Boulos está pedindo doações para "pagar contas pendentes de campanha". E Kataguiri não deixou passar:

"Usando dinheiro público ele ainda conseguiu ficar devendo. Imagina o que ia fazer com a prefeitura?".

Ao ser o candidato do PSOL, Boulos foi escalado como ponta de lança de um programa partidário que visa à "superação da ordem capitalista" e à construção de uma "sociedade radicalmente diferente".

PSOL, PT, PCdoB e congêneres são explícitos em seus programas: têm por meta implantar uma ditadura socialista no Brasil. Está tudo escrito.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Médico Mauro Sparta é o nome mais cotado para ocupar a secretaria da Saúde de Porto Alegre

O nome mais cotado para ocupar a secretaria municipal da Saúde de Porto Alegre continua sendo o do médico Mauro Sparta.

O médico foi secretário do Meio Ambiente do governo estadual de Rigotto, MDB, como também já foi deputado estadual e até o início deste ano ocupou a principal diretoria técnica do Grupo Hospitalar Conceição, estatal federal da qual é funcionário.

O prefeito eleito Sebastião Melo disse que só anunciará o secretariado depois de informar o nome do escolhido para a secretaria da Saúde.

Mais 121 fugitivos da ditadura narco-comunista da Venezuela chegam ao RS

Mais 121 exilados venezuelanos que fugiram da ditadura narco-comunista da Venezuela, chegaram ontem ao RS.

71 irão para o interior e já começarão a trabalhar com carteira assinada, 31 dos quais em frigoríficos da JBS em Caxias e Trindade do Sul.

A Operação Acolhida, coordenada pelo Exército, acolhe, ampara e busca empregos para fugitivos venezuelanos desde 2018.

Depois do apagão, Macapá finalmente elege, hoje, seu novo prefeito

O segundo turno das eleições para a Prefeitura de Macapá (AP) será neste domingo. Concorrem ao cargo os candidatos Dr. Furlan (Cidadania) e Josiel Alcolumbre (DEM).

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético que, a partir de 3 de novembro.

Dica do editor - Até as 16h tem Brechocão na Redenção,Porto Alegre

O Parque Farroupilha< Porto Alegre, recebe a partir de agora, 9h, mais uma edição do Brechocão. O evento, que acontece das 9h às 16h, no espaço entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna, reúne protetores e entidades voltadas ao bem-estar animal cadastradas pela Diretoria Geral dos Direitos Animais (DGDA) do Município.Artigos pet, antiguidades, bijuterias, calçados, objetos de decoração e roupas estão entre os atrativos disponíveis para o público que quiser visitar o Brechocão.

RS poderá ter sol neste domingo, mas manhã será de chuvas e nebulosidade

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

O domingo começou com muitas nuvens e chuvas na Metade Norte do Estado. Em cidades como Gramado, RS, choveu bastante desde ontem a tardinha e o tempo aparece com nuvens esta manhã.

No decorrer deste domingo , a nebulosidade diminuirá e o sol aparecerá com nuvens na maioria das regiões gaúchas, inclusive Gramado e Porto Alegre.

Com a abertura do tempo, a temperatura se eleva e a tarde do domingo terá calor. 

Em Porto Alegre, a mínima neste domingo será de 20ºC e máxima ficará nos 30ºC. 

Brasil acumula 7,2 milhões de casos ao longo de nove meses

A tabela ao lado mostra números de todos os Estados, inclusive RS, que ontem emplacou 406 mil contaminados ao longo de nove meses, além de 8 mil óbitos.

O Brasil chegou a 186.356 mortes por covid-19 neste sábado (189.dez.2020), de acordo com o Ministério da Saúde. São 706  vítimas a mais que o registrado no dia anterior.

O país também confirmou mais 50.177 casos no período, totalizando 7.213.155.

Os dados indicam que 6.222.764 pessoas estão recuperadas da doença, e 804.035 permanecem em acompanhamento.

Primeiro-ministro foi o primeiro a ser vacinado, ontem, em Israel

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi vacinado com a vacina da Pfizer. Ontem mesmo começou vacinação em massa em Israel.

Continua abaixo dos 90% a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre

O mais recente boletim da secretaria municipal da Saúde, indica que a taxa de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre prossegue estacionada no entorno dos 90%, o que ocorre há três meses.

A Capital conta com 814 leitos de UTIs, conforme dados que podem ser checados no link a seguir. Deste total, 88,21% são ocupados por todos os tipos de doentes, 338 dos quais por coronavírus.

A taxa de ocupação de leitos por parte de doentes crianças é irrelevante.

Porto Alegre acumula 71,5 mil casos confirmados de infectados por vírus chinês ao longo de 9 meses. Neste período, aconteceram 1,738 óbitos.

CLIQUE AQUI para verificar mais números.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/