Dica do editor - Saiba como será o próximo Star Trek

O próximo longa de Star Trek pode contar com um novo elenco. Em entrevista ao podcast do Hollywood Reporter, o diretor responsável pelo projeto, Noah Hawley, praticamente garantiu que o filme não deve ter os atores das últimas produções da franquia.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Morreu o filósofo britânico Roger Scruton, 75 anos

O filósofo e escritor britânico Roger Scruton morreu neste domingo, aos 75 anos.

Santa Catarina é o Estado onde os cidadãos mais estão armados. RS ocupa o quinta lugar.

O Estado de Santa Catarina é o mais bem armado do Brasil, considerando-se a taxa por 100 mil habitantes. São 66,28 por 100 mil pessoas. O RS é apenas o quinto, depois de Rondônia, Roraima, Me Mato Grosso.

As informações são do jornal Zero Hora deste domingo.

Considerando-se apenas o total de armas registradas em cada Estado, exclusivamente em 2019, Minas lidera com 6.379, seguido do RS, 5.228, e Santa Catarina, 4.749. Todos os demais Estados possuem menos de 4 mil armas registradas.

No ano passado, o RS registrou 5.2128 armas de fogo, 5,64% mais do que o total de 2019.

O aumento das vendas tem tudo a ver com a flexibilização para posse e porte de armas, conforme sucessivas decisões do governo Bolsonaro.

Imóveis residenciais de Porto Alegre perderam valor real em 2019, diz FipeZap

Os imóveis residenciais perderam valor no ano passado, segundo o Índice FipeZap.

Houve queda real de preço.

A alta nominal de 0,12% nem de longe cobriu a inflação do período.

O m2 do imóvel residencial está em R$ 5,923,00 na Capital.

Ainda assim é o mais alto entre os 7 municípios pesquisados pela Fipe-Zap.

Dica do editor - Saiba mais sobre este aparelho gaúcho que identifica câncer de pele usando só o celular

Tecnologia desenvolvida com inteligência artificial pelo Instituto de Informática da UFRGS, Porto Alegre, pode identificar a doença com mais de 90% de precisão, somente com a análise de fotos tiradas por câmeras comuns. O câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de neoplastia no Brasil. De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem cerca de 180 mil novos casos no país. Com estes dados em mente, um grupo de pesquisadores desenvolveu um sistema com inteligência artificial que pode detectar a doença por meio de câmeras semelhantes às presentes em smartphones modernos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Prefeita Paula Mascarenhas, Pelotas, é derrotada na eleição da nova Mesa da Câmara

A prefeita Paula Mascarenhas foi derrotada na eleição par o novo comando da Câmara de Vereadores de Pelotas.

A eleição de José Sizenando para a presidência da Câmara vem sendo comemorada como uma vitória da oposição ao governo Paula. Filiado ao DEM.

Os demais membros da mesa-diretora ampliam a percepção de vitória da oposição, porque são filiados ao PT, ao PDT e ao PSB.

STJ autoriza retomada dos pagamentos da aposentadoria de José Gabrielli, presidente da Petrobrás nos governos Lula e Dilma

O STJ concedeu liminar para que o ex-presidente da Petrobrás nos governos Lula e Dilma, José Gabrielli, receba novamente os valores da sua aposentadoria, inclusive complementar.

Os valores foram cassados por decisão da CGU, depois de processo administrativo que o responsabilizou pela má venda da refinaria Pasadena, EUA.

Japan Tobacco abre 93 empregos temporários em Santa Cruz do Sul, RS

O grupo japonês Japan Tobacco International, que tem fábrica em Santa Cruz do Sul, RS, abriu 93 empregos temporários.

E já está contratando.

Chegou a época da safra de fumo no RS.

Currículos são aceitos pelo e-mail vagas.hbrh@outlook.com

Dica do editor - Pedra na visícula é mais comum em mulheres de mais de 40 anos. Entenda mais sobre o assunto.

As pedras na vesícula atingem cerca de 10% da população brasileira, são duas vezes mais frequentes em mulheres e motivam inúmeras visitas aos consultórios médicos. O cálculo acontece por uma combinação de fatores, como questões hormonais e alimentação rica em gordura. Para o diagnóstico, um dos primeiros passos é uma avaliação clínica. Os médicos verificam se a paciente se enquadra no perfil “4F”: mulher, fértil, com idade a partir de 40 anos e acima do peso (do inglês, female, fertile, fourty and fat).

CLIQUE AQUI para saber mais.

General Mourão vai reinaugurar base do Brasil na Antártica. Viagem sairá amanhã.

O vice-presidente Hamilton Mourão embarca nesta segunda-feira com destino à Antártica, onde reinaugurará a Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa do país no continente. O novo prédio, que fica na ilha Rei George, na Bahia do Almirantado, está sendo erguido ao lado da atual base, que tem estrutura provisória, porque a estação, criada em 1984, sofreu um incêndio de grande proporções em 2012.

O governo investiu quase meio bilhão de reais nas obras e reequipamentos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bibo Nunes sugere que Porta dos Fundos produza filme apresentando Dias Toffoli como gay e os ministros do STF como viciados

O deputado Bibo Nunes está comemorando a repercussão da proposta que fez para o renegado grupo Porta dos Fundos, segundo as quais deveria  buscar variações para o filme no qual apresenta Jesus Cristo como gay assumido.

O que diz o deputado:

- Quero ver eles produzirem alguma coisa que apresente o presidente do STF como gay e seus colegas como viciados em cocaína !

O presidente do STF liberou a exibição do Porta dos Fundos na Netflix, alegando que se trata de obra cultural.

O que diz Bibo:

- Será que um filme como o que eu sugiro ao Porta dos Fundos, seria considerado "obra cultural" por parte do STF ?

É isto.

Governo da Austrália decidiu matar 10 mil camelos que buscam água escassa por causa dos incêndios florestais

Mais de 1 bilhão de animais, especialmente coalas e cangurus foram mortos por causa dos incêndios na Austrália, segundo o professor Chris Dickman, da Universidade de Sydney.

A agência de notícias alemã Deutshe Welle, informa hoje que o governo da Austrália decidiu matar 10 mil camelos e dromedários selvagens que vêm se aproximando de comunidades no interior em busca de água em meio à seca prolongada que atinge o país. As cáfilas também estão competindo com animais nativos, como cangurus, pelas fontes de água cada vez mais escassas.Segundo estimativas oficiais, a Austrália tem mais de um milhão desses animais nas áreas centrais do deserto, a maior população de camelos selvagens do mundo.

O plano para eliminar os animais prevê o uso de atiradores posicionados em helicópteros. Na Austrália, tanto os camelos como os dromedários selvagens são chamados de “camelos ferais australianos”.

A matança de camelos e dromedários vai durar cinco dias e ocorrerá nos territórios de Anangu Pitjantjatjara Yankunytjatjara (APY), uma extensa área administrada por um governo local aborígene (AGL) e localizada no extremo noroeste do sul da Austrália. É a primeira operação desse tipo no estado.

Tradicionalistas elegem mulher como patrão do MTG


Pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para a presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

As duas chapas inscritas, lideradas por Elenir Winck e Gilda Galeazzi, ficaram empatadas ao final do escrutínio com 530 votos cada. Foram registrados cinco brancos e nulos.

O critério regimental para o desempate foi a idade.

O grupo perdedor avisou que litigará judicialmente o caso.

Dica do editor - Entenda o calendário eleitoral deste ano

O advogado gaúcho Antonio Augusto Meyer dos Santos expõe no vídeo a seguir as diversas etapas do calendário eleitoral deste ano. Vale a pena ouvir. É vídeo bem enxuto e claro. CLIQUE AQUI para examinar o material do TSE.

Semana começa com 274 vagas de emprego no Sine de Porto Alegre. Saiba quem é procurado.

Nesta segunda-feira, o sistema de zoneamento do Sine disponibiliza 274 vagas de trabalho, até que sejam preenchidas ou que as cartas de encaminhamento sejam selecionadas. Entre as oportunidades disponíveis, a maior demanda é para motorista de caminhão carreta, com 30 posto abertos. Também há 20 vagas para atendente de buffet e 14 para auxiliar de limpeza, entre outras oportunidades.
O interessado deve retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil.

A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na av. Sepúlveda, esquina com a av. Mauá, no Centro Histórico. Para concorrer, o candidato pode fazer a inscrição pessoalmente na unidade, levando carteira de trabalho e comprovante de residência.

Confira as vagas:
Açougueiro- 2
Agente funerário- 1
Analista administrativo- 1
Analista de recursos humanos - 10
Arte-finalista -  2

CLIQUE AQUI para conhecer todas as vagas e obter mais informações.

PRTB e Aliança poderão estar coligados este ano e 2022 no RS. Candidatos seriam Zucco e Mourão.

A informação que o editor passou neste sábado, segundo a qual o PRTB estaria disposto a admitir o ingresso provisório de bolsonaristas interessados na disputa eleitoral do ano que vem, caso o Aliança não consiga sair autorizado como Partido até lá, acabou gerando dezenas de manifestações nas redes sociais.

E até já surgiram propostas de coligações para este ano e para 2022:

2020, Porto Alegre
Deputado Tenente-Coronel Luciano Zucco, Aliança.

2022, RS
Vice-presidente, general Hamilton Mourão, PRTB


Dica do editor - Veja Bolsonaro ironizando o senador "Fala Fino DPVAT", Ranolfe Rodrigues, Rede

Zero Hora conta como foi a cirurgia de coração feita por Renato Portaluppi

A ilustração ao lado é da equipe de jornalistas e da arte do jornal Zero Hora e foi publicada esta manhã no site zerohora.com.

O editor é assinante do jornal e do site.

O editor recomenda que os leitores deste blog assinem o site ou o jornal.

Só tem acesso ao material do site quem é assinante. CLIQUE AQUI para examinar a página, inclusive com ampla reportagem sobre a cirurgia a que se submeteu Renato.

Ontem, o editor recebeu boletim médico sobre a cirurgia a que se submeteu o técnico, no Rio, no CopaStar.

Foi um sucesso.

Renato deve sair do hospital na segunda-feira, amanhã, devendo permanecer em repouso durante uma semana.

A cirurgia ocorreu no Rio porque o técnico queria manter tudo em sigilo, internando-se durante o período de visita aos seus familiares, que não moram em Porto Alegre.

Dica do editor - Saiba o que são as startups unicórnio – e quais brasileiras estão no ranking

O unicórnio é um animal mitológico (CLIQUE AQUI para saber), mas no mundo da Tecnologia da Informação, trata-se da denominação dada a um gênero específico de startup.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Secretário da Agricultura vai passear, enquanto o agro do RS enfrenta a pior seca dos últimos sete anos


No pior momento da seca no RS, o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, resolveu passear durante 30 dias no exterior.

Segundo a secretaria da Agricultura, o estado enfrenta a pior seca dos últimos 7 anos, e as chuvas irregulares não foram suficientes para o enchimento dos grãos.

As perdas ainda estão sendo calculadas, mas, mesmo que a chuva volte, muitas lavouras não têm mais como se recuperar. As produções de milho, fumo e uvas foram as mais afetadas.

O editor acompanha manifestações de produtores, comercializadores e exportadores do agro, com ênfase para a soja, que apostam em quebra de pelo menos 10% da safra da leguminosa deste ano.

A soja é o principal grão colhido pelos gaúchos, seguido do milho e do arroz, todas lavouras de verão.

A situação não é muito diferente nas áreas de arroz. O setor já prevê queda na produtividade por causa do atraso no plantio e da falta de chuva.

Pelo menos 31 cidades decretaram situação de emergência, segundo dados deste domingo.

Dica do editor (e do Blog 3E) - Veja este vídeo sobre astrobiologia e exploplanetas

Hashtag #ToffoliÉGay viraliza nas redes sociais neste domingo

Nas redes sociais bolsonarianas, é assim que Dias Toffoli é apresentado. A campanha é bem humorada.

Menos de uma hora após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, derrubar a censura ao Especial de Natal do Porta dos Fundos, perfis que apoiam Jair Bolsonaro começaram a impulsionar a hashtag #ToffoliÉGay numa crítica à corte. A decisão do STF tornou-se pública às 19h20 da quinta-feira.

No especial, Jesus Cristo é apresentado como homosexual.

O primeiro registro indica que a hashtag foi postada pela primeira vez no Twitter às 20h12 numa conta com apenas 1.166 seguidores. Quatro minutos depois, a hashtag começa a dar a partida. Dois tuítes de usuários diferentes, de direita e sem indicativos de serem robôs, usaram #ToffoliÉGay.

Após esses dois tuítes que a hashtag passou a ser usada por perfis com mais de 10.000 seguidores. As informações foram publicadas no BuzzFeed News.

Neste domingo, novas manifestações ocorrem contra o governo do Irã

A Reuters informou, esta manhã, que novas manifestações ocorreram contra o governo do Irã, novamente em Teerã.

EUA, Inglaterra e UE querem pedido de desculpas do Irã. Ontem, os aiatolás prenderam o embaixador britânico.

Os governos da Grã Bretanha e dos  Estados Unidos, mais a União Européia, pediram ao Irã que se desculpe por ter detido o embaixador Rob Macaire neste sábado.

O embaixador britânico foi preso por algumas horas durante uma manifestação de protesto contra o governo. O diplomata nega tudo.

O porta-voz da Casa Branca passou a seguinte mensagem:

 - Isso viola a Convenção de Viena. Fazemos um chamado ao regime para que se desculpe formalmente com o Reino Unido por violar seus direitos e que respeite os direitos de todos os diplomatas.

Dica do editor - Gilmar Mendes será o entrevistado do Poder em Foco, hoje, depois do Programa Sílvio Santos

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mandes, 64 anos, é o entrevistado do Poder em Foco deste domingo (12.jan.2020). O programa semanal é realizado por meio de parceria editorial entre SBT e Poder360 e vai ao ar por volta da meia-noite (sempre depois do Programa Silvio Santos).

Artigo, Renato Sant'Ana - Veríssimo e seu método oculto

A Folha de S. Paulo, em 06/01/2020, publicou uma entrevista com Luis Fernando Veríssimo, a qual, apesar de bem desenxabida, teve a utilidade de escancarar o obscurantismo ideológico que o entrevistado representa e sua apetência para propagar mistificações.

Ao lado, LFV e seu mais puro ídolo de pés de barro (a ilustração foi escolha do editor).
          
Em tom de jornalzinho de grêmio estudantil (perguntas juvenis, respostas frívolas) e com o entrevistador Roberto Dias, profissional respeitável, comportando-se mais como "tiete" do que como jornalista, a reportagem não fez mais do que disseminar crenças ideológicas.
          
A frase mais representativa da entrevista, por ocultar o maior embuste, é esta pérola do Veríssimo: "Talvez ingenuamente, eu não entendo como uma pessoa que enxerga o país à sua volta, vive suas desigualdades e sabe a causa das suas misérias pode não ser de esquerda."
          
A falsidade escondida nas entrelinhas da frase pode ser assim traduzida: "quem tem senso de justiça é de esquerda. E quem não é de esquerda não é justo." Nada pode ser mais falso!
          
É falta de honestidade intelectual de Veríssimo, insinuar, como fez, que a esquerda tem o monopólio da solidariedade, da ética e da justiça.
         
E é ironia de mau gosto, aventar a própria ingenuidade: Veríssimo nada tem de ingênuo e ele sabe disso muito bem!

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsonaro apareceu de surpresa na Praia Grande, Santos. Veja o que aconteceu.

Depois que Bolsonaro fixou juros dos cheques especiais em até 8% ao mês, Caixa avisa que poderá derrubá-lo para 2%


 O Banco Central decidiu criar um limite de 8% ao mês para as taxas de juros cobradas pelos bancos nesta modalidade.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou ao jornal O Globo que determinou à sua equipe  que comece a trabalhar para reduzir mais a taxa de juros do cheque especial. De acordo com a publicação, a ideia é diminuir o valor de juro do crédito — atualmente em 4,95% ao mês — para 2%.

Em dezembro, a Caixa já havia reduzido a taxa do cheque especial de 4,99% ao mês para 4,95% para clientes que recebem seus salários na instituição.

Prefeitura de Santa Maria dará atendimento prioritário em ambulatório para homens e mulheres trans


De camisa azul, na ponta, o vice-prefeito Sérgio Cechin comemora a impressionante conquista, cercado por homens e mulheres trans, cuja população cresce a cada dia mais no município. O prefeito Jorge Pozzobom não compareceu.

A partir de amanhã, homens e mulheres trans e travestis terão atendimento prioritário em Santa Maria, RS, tudo no chamado ambulatório Transcender, de graça, na Políclina Rosário.

A prefeitura tucana de Santa Maria avisou, sexta-feira, na inauguração, que a administração municipal do prefeito Jorge Pozzobom "está dando um passo importante na questão do acolhimento ao público LGBTQI+".

O chamado espaço Transcender irá realizar atendimentos, via SUS, quinzenalmente, às segundas-feiras, na Policlínica do Rosário.

O prefeito Jorge Pozzobom, que é candidato à reeleição, deixou claro que sua administração "ansiava pela efetivação deste ambulatório. Santa Maria". 

Domingo será dia de até 35 graus no RS. Não vai chover.

Porto Alegre,8h30min, 26 graus

Este domingo será de sol e calor no Rio Grande do Sul. 

As temperaturas máximas serão mais altas do que as registradas no sábado, chegando aos 35o em muitas regiões.

No interior gaúcho, existe chance de chuva na tarde e na noite, mas no entanto deverá ser de forma localizada, especialmente na metade Oeste. 

Durante a semana que inicia amanhã, o calor será muito mais forte no RS.

Na Capital, sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima em Porto Alegre foi de 21°C e a máxima chega aos 33°C.

Golpe partidário derruba presidente nacional do Pros

O presidente nacional do Pros, Eurípides Júnior, foi destituído neste sábado, tudo através de um golpe partidário.

Ela avisou, em nota, que vai recorrer ao Judiciário.

Morreu em Porto Alegre o ex-goleiro gaúcho Valdir Moraes, que fez história no Palmeiras

Gaúcho de nascimento, fez história no Palmeiras, onde destacou-se como um dos atletas mais vencedores do clube e um dos mais completos goleiros do futebol brasileiro.

Morreu no Hospital Moinhos de Vento o ex-goleiro de futebol Valdir Joaquim de Moraes. Foi ontem,  16h40 deste sábado (11), em decorrência de disfunção de múltiplos órgãos e sistemas.

Valdir tinha 88 anos e estava internado desde a última quarta-feira, devido a uma infecção urinária. O ex-jogador lutava contra complicações após acidente vascular cerebral e cardiopatia isquêmica, com internações recorrentes. Nos últimos dois anos apresentou deterioração severa da capacidade funcional.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/