Artigo, Renato Sant'Ana - Veríssimo e seu método oculto

A Folha de S. Paulo, em 06/01/2020, publicou uma entrevista com Luis Fernando Veríssimo, a qual, apesar de bem desenxabida, teve a utilidade de escancarar o obscurantismo ideológico que o entrevistado representa e sua apetência para propagar mistificações.

Ao lado, LFV e seu mais puro ídolo de pés de barro (a ilustração foi escolha do editor).
          
Em tom de jornalzinho de grêmio estudantil (perguntas juvenis, respostas frívolas) e com o entrevistador Roberto Dias, profissional respeitável, comportando-se mais como "tiete" do que como jornalista, a reportagem não fez mais do que disseminar crenças ideológicas.
          
A frase mais representativa da entrevista, por ocultar o maior embuste, é esta pérola do Veríssimo: "Talvez ingenuamente, eu não entendo como uma pessoa que enxerga o país à sua volta, vive suas desigualdades e sabe a causa das suas misérias pode não ser de esquerda."
          
A falsidade escondida nas entrelinhas da frase pode ser assim traduzida: "quem tem senso de justiça é de esquerda. E quem não é de esquerda não é justo." Nada pode ser mais falso!
          
É falta de honestidade intelectual de Veríssimo, insinuar, como fez, que a esquerda tem o monopólio da solidariedade, da ética e da justiça.
         
E é ironia de mau gosto, aventar a própria ingenuidade: Veríssimo nada tem de ingênuo e ele sabe disso muito bem!

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Veríssimo é um idealista que lucra com o seu ideal, vide venda de seus livros para o MEC nos governos petistas, vide a boquinha que arrumou com os petralhas, para colocar o filho que não deu certo em nenhuma profissão na Petrobrás. Muito idealista, muito.

Renato disse...

Eu considero o Verissimo um bom escritor e ele certamente tem o direito de pensar como pensa,isto não é privilégio dele,tenho vários colegas professores que pensam assim se é de esquerda é bom se não é não presta. Este é um pensamento tipico de um pequena burguesia,principalmente aquela ligada ao Estado que não produz nada e tem como bom governante aquele que mantem seus beneficios.O Brasil esta cheio de esquerdas como ele que não querem perder beneficios e querem consertar o mundo com as riquezas dos outros,principalmente daqueles que não tem como se defender,como a classe média que não é funcionário publico ou o pequeno empreendedor.Felizmente o que o Verissimo diz ou deixa de dizer não tem muito publico,fica só entre seus pares.

Anônimo disse...

Todo esquerdista ou socialista, de uma forma ou de outra, consegue ser apenas três coisas: mentiroso, enganador e ladrão ! Só ! No final, ganham com a cara, só mamando nas tetas do Estado, seja através de empregos ou empréstimos públicos, ou seja, são ladrões finos, não tendo diferença nenhuma com os conhecidos advogados e juízes amancebados com bandidos e ladrões !

Anônimo disse...

Luis Fernando Veríssimo é um açougueiro frustrado, ou por preguiça nata ou por covardia, pois ninguém admira, venera mais do que ele os açougueiros Stálin, Mao Tse Tung, Che Guevara, Fidel Castro e outros tantos carniceiros sanguinários comunistas da humanidade, verdade seja dita!
Sem falar que ele é obcecado, fascinado por grandes ladrões como Lularápio, de quem é vassalo perpétuo, que revela outra de suas grandes frustrações, a de não ter sido um consagrado ladrão!

Anônimo disse...

O espantoso mesmo é se ver pessoas supostamente cultas vergonhosamente arreganhadas para um molusco como o Lula, isto é o que, realmente, levanta mil suspeitas, ou seja, tranquilamente, se procurar, acha !

Anônimo disse...

Quanto LFV penso que a melhor atitude, é deixa-lo pensar como pensa,e ignorá-lo.
Para que se preocupar com quem idolatra Lula?
Érico também era de esquerda.
Mas consciente,moderado,crítico.
Já o filho....

Anônimo disse...

A idade não trouxe sabedoria, mas ressaltou seus defeitos e mostrou novos, incorrigíveis, mas alguém colocou a tartaruga sobre o poste!

Anônimo disse...

O Camus Bagual não passa de um intelectual desonesto.

José Corrêa disse...

Esse "ezkritor" é a imagem acabada do ditado que diz que aquele que continua de eskerda depois dos vinte anos é burro!!!

Mas socializar os bens delle, isso nem passa pela cabeça do eskerdeba!!!

Anônimo disse...

"Talvez ingenuamente, eu não entendo como uma pessoa que enxerga o país à sua volta, vive suas desigualdades e sabe a causa das suas misérias pode não ser de esquerda."

Para quem - graças as suas empulhações literárias? - como LFV, está muito bem de vida, está frase é mais uma fraude de sua autoria, pois não justifica, muito menos explica, ele ser mais um esquerdopateta.

Anônimo disse...

LFV é um medíocre que sempre viveu sob a sobra de seu pai, esse sim talentoso. Não passa de mais uma múmia comunista que defende uma ideologia nefasta.

Anônimo disse...

TEM MENTIROSO QUE ACREDITA NA PROPRIA MENTIRA!
----------------------------------------------

O PRETENSO SÁBIO CUJO CEREBRO PARECE ESTAR NA BARRIGA, QUE EXAMINE PAISES DE ESQUERDA "AVANÇADA" , CUBA VENEZUELA, O MUNDO FALIDO DA UNIÃO SOVIETICA, E VEJA A MISERIA A POBREZA E ATRASO .

SE NADA OBSERVAR, ENTÃO É CASO PERDIDO,A PROSPERIDADE NÃO ESTÁ NESTES PAISES NEM ONDE GOVERNA A "ESQUERDA".

PERMANECER NO ERRO É BURRICE,SE FAZER DE INGENUO É PURA ESPERTEZA E ENGANAÇÃO.

OS DE ESQUERDA MENTEM PARA ELES MESMO, ALGUNS ATÉ ACREDITAM NA PROPRIA MENTIRA, E ACHO QUE É O CASO DE LFV.

vamos exterminar excrementos petistas disse...


O que pensa este excremento canalha de esquerda não interessa. Nunca vi alguém dizer que a esquerda defende igualdade para todos. Ela só defende o bem estar de seus crápulas vagabundos, como é este senhor. Junta ele com outro excremento canalha chamado Juremir Machado da Silva. Quanto ao lula, seu lugar é na cadeia pelo resto da vida, ou mais fácil , colocado no paredão e morto com um tiro na cabeça.

Anônimo disse...

Este boa vida, filho do grande escritor Érico Veríssimo, deveria viver em Cuba. Ali sim poderia sentir na própria pele o que é igualdade. Todos são iguais, igualados na miséria -- menos a alta do partido único -- sem liberdade alguma.



Anônimo disse...

Esse cretino é um imbecil. Hipócrita.
Carlos Alberto

Anônimo disse...

Esse LFV é um escritor de livro de aeroporto e rodoviária. Em vinte minutos o livro dele é lido e qdo fazem a chamada para o voo é deixado em cima do banco ou jogado no lixo. Escritor medíocre. O pior é que ainda defende um regime que não deu certo em nenhum lugar do mundo. O ídolo dele é che guevara, fidel castro e agora o Maduro assassino.

Anônimo disse...

Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e outros devem ser verdadeiros paraísos na cabecinha deste "intelectual".
Lá não deve haver diferenças de classe já que todos são nivelados por baixo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/