Assessor de presidente da CPI diz que áudios não foram manipulados

Sobre a postagem abaixo a respeito da denúncia de manipulação da sequência de áudios apresentados na CPI do Detran, vai esta carta do jornalista Marcelo Nepomuceno, que a mando do deputado Fabiano Pereira realizou o serviço, que segundo ele foi apenas organizado segundo avaliação feita por antecipação sobre a deupagem das gravações:

Conforme conversamos por telefone, deixo aqui as minhas observações quanto à organização e apresentação das interceptações telefônicas da Operação Rodin, executadas na quarta-feira (4), na CPI do Detran e que foram motivo de discussão em teu prestigiado blog.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a compilação dos áudios prescindiu uma análise prévia dos Relatórios de Inteligência Policial (RIPs), da Polícia Federal, que estão de posse da CPI há nove dias. Constam nesses RIPs as transcrições de todos os áudios - com data, hora e interlocutores - recebidos pelo presidente da Comissão, deputado Fabiano Pereira, na terça-feira.

O meu trabalho foi, sim, solitário, porém iniciou há mais de uma semana. Fui incumbido pelo deputado Fabiano da tarefa de, a partir da compilação desses áudios, permitir aos deputados que esclareçam as principais dúvidas deixadas pelos depoentes que passaram pela Assembléia Legislativa. Quais sejam:

- Como se davam as negociações e operações entre os professores, diretores de Fundação e das sistemistas. Quais códigos utilizavam para falar de dinheiro e percentuais, que pressões sofriam e de quem;

- Como o ex-presidente Flávio Vaz Netto tomou conhecimento das investigações no Tribunal de Contas do Estado. Como procedeu nessa questão, e a quem recorreu;

- Esclarecer qual a real participação na fraude de pessoas como Flávio Vaz Netto, Chico Fraga, Lair Ferst, Antônio Dorneu Maciel, Carlos Ubiratan. De que forma atuavam, como interagiam, o que buscavam e se havia a participação de algum agente do governo nesse processo;

- Por fim, deixar claro como se dava - em Santa Maria e Porto Alegre - as negociações e tensionamentos que visavam a arrecadação e posterior entrega de dinheiro destinado a propina.

-----

Reitero que, se for de seu interesse, posso encaminhar o roteiro de escutas executadas na CPI, organizadas por este jornalista, para tua avaliação.

Via Campesina anuncia nova invasão de papeleira

O editor desta página recebeu na noite desta quinta-feira, desde a Alemanha, de um participante brasileiro ao COP 9 em Bonn, que no "Side Event" realizado na última terça-feira, a Via Campesina anunciou que vai invadir uma grande empresa de papel e celulose ainda este ano, e que esta invasão será muito maior do que a realizada na Aracruz em 08 de março de 2008.

. Como se sabe, sem saber o que fazer com a reforma agrária, tema que caiu em desuso por falta de razão, a Via Campesina elegeu a atividade econômica de base florestal para se bater contra as liberdades econômica e política no Brasil.

As gravações apresentadas na CPI do Detran foram manipuladas

O deputado Pedro Pereira (foto), do PSDB, desconfia que a seletiva separação dos áudios dos grampos feitos no âmbito da Operação Rodin e apresentados na CPI do Detran teve o dedo de policiais federais. Como se sabe, a Polícia Federal está sob o comando do ministro Tarso Genro, que é do mesmo Partido, o PT, do presidente da CPI, deputado Fabiano Pereira. Ambos são políticos de Santa Maria, onde, aliás, fica a sede da UFSM, de onde saíram os cérebros do mal do escândalo do Detran. É possível que o deputado Pedro Pereira tenha razão em suas desconfianças? É possível. Afinal, os episódios dos dossiês contra Serra (Aloprados), do Clube da Cidadania, das Cuecas e do Mensalão, comprovam que o PT é capaz de muita coisa. E provas da ajuda ?

O VELOZ NEPOMUCENO - O deputado Pedro Pereira não tem provas, mas ele desconfia de que algo muito tenebroso e estranho ocorreu entre terça e quarta-feiras. É que num período de apenas 24 horas, tempo durante o qual o jornalista Marcelo Nepomuceno, encarregado pessoalmente pelo presidente da CPI de examinar um CD com 1.000 ligações telefônicas, pinçou delas as assombrosas 32 ligações que expuseram graus variados de relacionamento entre os protagonistas da Operação Rodin e o secretário Geral do governo Yeda, Delson Martini. A voz, o som, “curiosamente” exigidos para exibição pelos deputados Alexandre Postal e Cássia Carpes, antes que do CD tivessem conhecimento (?), foi o fator determinante da convocação de Martini para depor na segunda-feira.

. Nesta quinta-feira, o deputado Fabiano Pereira, presidente da CPI, distribuiu cópias dos CDs para todos os deputados.

SERÃO NECESSÁRIOS 5 PROFISSIONAIS E TRES DIAS PARA REPETIR O QUE FABIANO FEZ EM UM DIA - O editor desta página montou na tarde desta quinta-feira uma equipe de 5 profissionais e neste momento comprovou que a história que o deputado Fabiano Pereira contou sobre o trabalho secreto do jornalista Marcelo Nepomuceno é uma história da carochinha. Por que razão ? Eis como estão dispostas as mil ligações telefônicas gravadas no CD:


- Apenas o nome do telefone de partida
- Apenas as duas vozes da interlocução

. Isto significa que será preciso listar em primeiro lugar os números, para em seguida procurar o material decupado e nele identificar os dois sujeitos da conversação, para em seguida selecionar o trecho correspondente do áudio.

. Pois bem, a equipe de 5 profissionais investiu 10 horas apenas para listar 1/3 dos números, mas já percebeu que serão necessárias outros três dias para checar cada seqüência com o material decupado, comparar texto e áudio e identificar os interlocutores. A equipe desta página consultou pelo menos três gabinetes de deputados que receberam o CD e constatou que suas dificuldades são iguais.

. O jornalista Marcelo Nepomuceno fez tudo isto em menos de 24 horas, num trabalho solitário. Esta página paga um título do Clube da Cidadania para quem conseguir fazer o mesmo serviço – inclusive selecionando diálogos que citem Martini – em apenas 24 horas.

OS IDIOTAS NÃO MORAM TODOS DO MESMO LADO DA CIDADE - Alguma coisa de sombria envolve esta história toda. Alguém fez todo mundo de tolo, porque se considera mais esperto ou porque a ética burguesa não tem valor algum para quem quer mudar a sociedade ?

. Trata-se de um jogo perigoso, porque os idiotas não moram todos do mesmo lado da cidade. É um jogo de cartas marcadas. Pode haver crime, porque neste caso há a fumaça do mau direito. A idéia é restringir ao governo Yeda Crusius a responsabilidade pelo escândalo do Detran. Se isto acontecer, todo mundo irá para casa satisfeito e a pax gaúcha estará novamente acertada.

. A maioria da CPI e até a Comissão de Ética da Assembléia precisam fornecer algumas respostas urgentes à opinião pública:

. O jornalista Marcelo de Luca, a mando do deputado Fabiano Pereira, examinou o mesmo CD fornecido aos demais deputados e em menos de 24 horas produziu a seleção apresentada na CPI ? Caso isto não seja verdade, quem ajudou o deputado Fabiano Pereira e com que objetivo ?

. O objetivo da seleção foi comprometer Delson Martini para abrir a guarda do governo Yeda Crusius e fornecer aos deputados Postal e Cassiá os argumentos de que precisavam para mudar de lado na CPI.

Postal e Cassiá querem que Martini saia imediatamente do governo

O PSDB avalia até domingo a permanência do secretário-geral, Delson Martini, no governo.Alguns deputados tucanos, mas mais os deputados aliados, começaram a pressionar o governo para que force a saída de Martini. O deputado Cassiá Carpes (foto), do PTB, avisou esta noite ao editor desta página:

- Quero que Martini saia imediatamente do governo.

. A deputada estadual Zilá Breitenbach, que é presidente estadual tucana, passou o dia conversando com outros parlamentares e com lideranças do partido para colher os prós e os contras da sua manutenção no cargo. Até em entrevistas ela admitiu que o partido avalia se recomenda a saída do secretário.

. A maioria dos conselhos têm sido pelo afastamento de Martini, pelo menos até o seu depoimento na CPI do Detran.

. A pressão por sua saída cresce a cada momento, sobretudo dos deputados da base aliada. Os parlamentares integrantes da CPI são os mais exaltados. Alexandre Postal, do PMDB, é um dos que defende abertamente o afastamento do secretário-geral. Ele acha que, por muito menos, sem ter seu nome citado entre os envolvidos na fraude do Detran, o ex-secretário Ariosto Culau deixou o governo.. Na verdade, o que os deputados da base aliada sugerem é que Martini tome a iniciativa de pedir o chapéu, preservando a governadora.

Yeda tem que ser macho na adversidade.

Foi de tensão e constrangimento o clima dentro de todos os ambientes do Palácio Piratini durante todo o dia, como consequência dos efeitos dramáticos produzidos pela divulgação dos áudios de diálogos grampeados pela Polícia Federal no âmbito da Operação Rodin. O teor das gravações já era conhecido, mas o som de cada troca de conversa entre os protagonistas do escândalo do Detran fez mais do que incendiar a imaginação das pessoas, já que materializou fatos que estavam apenas narrados na letra fria dos textos impressos.

. A governadora Yeda Crusius (leia mais nesta página) suspendeu a maior parte dos seus compromissos para reavaliar todo o cenário com seus auxiliares. À tarde, ao falar com a imprensa sobre os investimentos anunciados pela Braskem, Yeda retirou-se como quem não quer nada da coletiva, passando a idéia de que não queria falar sobre os eventos do dia anterior. Alguns jornalistas aproveitaram para atacá-la com violência.

. Yeda fez mal ao fugir do contato com a imprensa, mesmo abalada, porque demonstra que perdeu o eixo e isto não a ajuda e nem ajuda o seu governo. Neste caso ajuda muito e inspira mais ainda o comportamento cínico, cruel até, impessoal, que o presidente Lula tem demonstrado no decorrer dos inúmeros crimes cometidos por auxiliares e membros proeminentesdo PT, 40 dos quais foram denunciados ao STF como quadrilheiros do Mensalão.

. No RS, até mulher tem que ser macho.

Vaz Neto tenta censurar judicialmente Zero Hora e RBS TV

O sr. Flávio Vaz Neto (foto), ex-presidente do Detran, de todos os indicados na Operação Rodin e ouvidos pela CPI do Detran, é a personalidade que mais demonstra inconformidade com o modo como é tratado, sobretudo pelos jornalistas. Vaz Neto é um homem preparado e culto, mas as gravações das suas conversas com quadrilheiros que assaltaram os cofres do Detran são auto-incriminadoras. Nesta quinta-feira, ele protagonizou novo embate público, desta vez com o grupo RBS, que vem a ser o principal grupo de comunicação gaúcho, temido e adulado por 10 entre 10 homens públicos do RS, e que neste caso do escândalo do Detran capitaneia todo o noticiário e todas as opiniões que adulam a oposição e encurralam o governo estadual. É que Vaz Neto resolveu recorrer ao juiz para censurar os jornais Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro, Diário de Santa Maria e mais a RBS TV, porque não quer que nenhum deles fale em seu nome.

. O juiz da 13ª Vara Cível empunhou o artigo 267, VIII do Código de Processo Civil e repeliu a tentativa de tutela antecipada, uma espécie de liminar que se concede nos casos de mandados de segurança, defendendo a liberdade da imprensa.

Eis o despacho do juiz, conforme consta no site do Tribunal de Justiça:

"Com a devida vênia, estou em indeferir a antecipação de tutela, por duas razões. Primeiro, porque os fatos envolvendo o autor já foram amplamente divulgados pela imprensa, inclusive com a citação do seu nome e publicação da sua fotografia, como admitido na inicial, não podendo, agora, falar-se em preservação da imagem. Segundo, porque a pretensão veiculada em antecipação de tutela importaria em verdadeira censura à imprensa, ao trabalho jornalístico, o que é intolerável nos dias atuais. Ademais, é sabido que a imprensa trabalha com fatos, ainda quando se trata de fatos políticos e de âmbito policial, descabendo o cerceamento buscado pelo ora autor. De outro lado, como é sabido que, não raras vezes, a imprensa se excede na divulgação, análise e comentário dos fatos jornalísticos, sub-rogando-se no poder de denunciar, julgar e condenar alguém, o que implica em extrapolação da sua atividade, poderá o autor, se for o caso, requerer a respectiva indenização em ação própria. Isto posto, indefiro a antecipação de tutela.
Porto Alegre, 2 de junho de 2008"

E na melhoria dos serviços do Detran, não vai nada ?

Nem uma só palavra move os deputados estaduais gaúchos para propor melhorias e estancar a drenagem de R$ 100 milhões por ano do Detran do RS para o Tesouro do Estado.

. Desde o início do governo Olívio Dutra, o governo vampirizou quase R$ 1 bilhão.

. O valor é a metade do que arrecada o Detran do RS.

. Foi tudo para o caixa único, bacia das almas onde são espetadas contas até de papel higiênico do bedel de escola.

. Com esta dinheirama toda, sem considerar as roubalheiras expostas na CPI do Detran, o custo das carteiras cairia pela metade e os serviços melhorariam geometricamente.

CLIQUE AQUI para examinar o estudo completo que o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos produziu sobre o assunto.

Saiba por que Zé Otávio aparece como HNI nas gravações com Vaz Neto

Muita gente não entendeu por que razão a Polícia Federal preferiu usar a sigla HNI (homem não identificado) para identificar a voz do deputado José Otávio Germano, na transcrição do grampo que fez no telefone de Flávio Vaz Neto, ex-diretor do Detran.

. Ocorre que a Polícia Federal não pode investigar e muito menos grampear deputados federais sem autorização da Câmara e do STF. Caso não tivesse a cautela, com certeza todo o inquérito da Operação Rodin rodaria na Justiça.

JP Morgan muda de endereço em Porto Alesgre

O banco norte-americano JP Morgan acaba mudar para a avenida Carlos Gomes, em uma área de 200 metros quadrados, no Trust Business Center, em Porto Alegre.

Vá ao Chile, saindo diretamente de Porto Alegre

Até há pouco, a única alternativa para os gaúchos que queriam viajar para o Chile, era embarcar para São Paulo e de lá ir a Santiago (foto). Um saco sem tamanho. Desde o ano passado, a rota Porto Alegre-Santiago-Porto Alegre passou a ser feita via Buenos Aires, que no caso funciona apenas como aeroporto de passagem. Você embarca as 9h pela Gol, em Porto Alegre, chega lá as 15h, e caso queira voltar no mesmo dia, terá que tomar o avião as 17h, desembarcando em Porto Alegre as 23h.

. Sem promoção, o custo da passagem de ida e volta é de R$ 1 mil.

. Santiago é a única capital latinoamericana civilizado, decente,bela e amigável que merece ser visitada, como o Chile é o único País latinoamericano civilizado, decente, belo e amigável que merece ser visitado.

. Não foi apenas obra de Pinochet, mas o que tem de bom por lá é herança de Pinochet. Aliás, os socialistas de Lago e Brachelet nunca se atreveram a mexer no que deu certo.


PTB, PMDB e PDT acertam data para lançar Fogaça à reeleição

Quem aposta no recuo do PTB é porque não conseguiu entender até agora de que forma o prefeito José Fogaça vai construindo a aliança para a sua campanha à reeleição.

. O PTB estrila e introduz novas demandas nas negociações políticas para valorizar sua posição diante do PMDB e do PDT.

. PTB, PMDB e PDT trabalham com a expectativa de que Fogaça anuncie que é candidato ainda neste final de semana. A partir do dia 10, sairão as convenções dos três Partidos.

Governo reúne forças para reagir ao PT na CPI do Detran

O day after ao dilúvio dos áudios divulgados na CPI do Detran foi de muita conversa no Palácio Piratini.

. A governadora Yeda Crusius suspendeu a agenda para examinar a estratégia que o governo usará diante da convocação do secretário Geral, Delson Martini. Martini falará segunda-feira na CPI. O governo não teme o depoimento, mas não gostou de ver arrombada a porteira e trata de protegê-la melhor.

. Os deputados da base estão sendo acionados para reagir aos ataques e aos insultos petistas, buscando dois movimentos: 1) apurando os desvios de dinheiro da Fenaseg durante os quatro anos do governo Olívio Dutra, do PT, quando começou a bandalheira. 2) representando ao Conselho de Ética da Assembléia contra o presidente da CPI, o deputado Fabiano Pereira, que montou uma força-tarefa de confiança e aparelhada para pinçar 1,5% do total dos diálogos gravados pela Polícia Federal, visando unicamente expor diálogos que citassem o secretário Geral do governo, Delson Martini, mesmo em situações não comprometedoras e completamente descontextualizada.

. É gravíssima a montagem da força-tarefa aparelhada, mas é mais escandalosa a descontextualização dos diálogos gravados. Num e noutro caso o PT é especialista em utilizar técnicas fascistas como estas, conforme ficou demonstrado no episódio dos aloprados e na montagem do dossiê contra o ex-presidente FHC.

. A idéia é não deixar o PT jogando de mão e dando as cartas, inclusive usando cenas previamente orquestradas para impressionar o público e a base aliada.

. Os personagens já indiciados e denunciados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, entre os quais não se encontram Martini, são os mesmos cujas atuações foram amplificadas pelo som da CPI do Detran.

Saiba por que razão a Amazônia é Brasil.

Esta conversa toda sobre a Amazônia tem servido para alimentar os sentimentos patrióticos e nacionalistas de muita gente que não sabia mais o que é isto, mas também coloca questões inquietantes sobre a preservação da região, ameaçada por interesses rapineiros de brasileiros e estrangeiros. No artigo a seguir, Paulo Nogueira Batista Júnior demonstra que a Amazônia não é do Brasil.... mas é Brasil.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra.

Safra de arroz tem 3,3 milhões de toneladas vendidas no RS

Os arrozeiros gaúchos comercializaram 44,3% da safra de arroz até o dia 31 de maio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), cerca de 3,3 milhões de toneladas do grão foram vendidas, o que demonstra que os produtores estão abastecendo o mercado. A porcentagem representa os negócios fechados, incluindo o produto que ainda não foi entregue.

. Os arrozeiros da zona Sul tem 49% da produção vendida, enquanto que os da Fronteira Oeste comercializaram 48%. Já na Campanha, 47% do grão colhido foi escoado e na região de Camaquã, o valor chega a 46%. Os municípios que abrangem a Planície Costeira Externa têm 36% da produção comercializada e na Depressão Central, o número não atinge 33%.

. No Rio Grande do Sul, a produção total chega a 7,44 milhões de toneladas até o momento.

. A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de junho com produtores de todas as regiões gaúchas e corresponde ao arroz colhido na safra 2007/08.

Lula não convence ONU sobre vantagens do etanol

O apaixonado discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do etanol derivado da cana-de-açúcar, pronunciado ontem na Cúpula sobre Segurança Alimentar, não convenceu o mundo, se por mundo se entender a Organização das Nações Unidas.
Vinte e quatro horas depois de Lula afirmar que os biocombustíveis "são decisivos no combate ao aquecimento global e podem jogar um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico e social dos países mais pobres", o secretário-geral da ONU, o coreano Ban Ki-moon, disse ser necessário "aprofundar a investigação" em matéria de biocombustíveis para chegar a um consenso, que ele considera "chave" para as políticas de produção de biocombustíveis.

A avaliação do secretário-geral coincide quase literalmente com o que deverá constar do comunicado final da cúpula, a ser divulgado hoje. Conforme a Folha já informou, o esboço do texto fala da necessidade de "estudos em profundidade" sobre biocombustíveis e propõe um "diálogo internacional" sobre eles.

Tanto as afirmações de Ki-moon como o esboço do texto final refletem a controvérsia que cerca os diferentes tipos de etanol. Há virtual consenso de que o etanol derivado do milho, produzido pelos Estados Unidos, é o equivalente ao "mau colesterol", na comparação feita por Lula.

Há apoio majoritário ao etanol derivado da cana-de-açúcar, o do Brasil, mas a praxe tem sido a de não separar o milho da cana, o que provoca a falta de consenso apontada pelo secretário-geral da ONU.

Falta de consenso que se estende ao mundo das ONGs (organizações não-governamentais), que fazem em Roma sua cúpula paralela, batizada de "Terra Preta".
Andrea Ferrante, presidente da Associação Italiana de Agricultura Biológica, criticou ontem as políticas agrícolas internacionais, que "favorecem a produção de agrocombustíveis, em vez de cultivos para a alimentação".

Lula cansou-se de dizer que, no caso do etanol derivado da cana-de-açúcar, não há essa substituição. Cresceram, no Brasil, tanto a produção de açúcar como a de álcool.
O que ajuda a fazer com que os dois etanóis se misturem é que monopolizam a produção mundial: representam, juntos, 80% da produção mundial e 90% do uso para fins energéticos.

. As informações acima são da Folha.

Senado aprova convocação de Denise, Zuanazzi e compadre de Lula

A Comissão de Infra-Estrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira (5), três requerimentos para a convocação da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, do advogado e compadre do presidente Lula, Roberto Teixeira, e do ex-presidente da Anac, Milton Zuannazzi, para explicarem o processo de compra e venda da Varig. Em entrevista ao Estado, Denise acusou Dilma de pressioná-la para aprovar a venda das empresas ao grupo formado pelo fundo americano Matlin Patterson e três sócios brasileiros.

. A decisão da bancada governista de acompanhar a oposição, no pedido de comparecimento de Denise Abreu, foi decidida na quarta-feira à noite pelos líderes do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e do bloco governista, Ideli Salvatti (PT-SC), depois de contatos com o Palácio do Planalto.

. Apenas o senador Edison Lobão Filho (sem partido-MA) foi contra os requerimentos. O presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Marconi Perillo, marcou a primeira audiência para a próxima quarta-feira, às 10 horas, quando serão ouvidos os ex-dirigentes da Agência.

. Para o dia 18 serão convocados três proprietários da Varig, um representante dos funcionários, o ex-procurador-geral da Fazenda, Manoel Felipe Brandão e Roberto Teixeira.

. As informações acima são do Estadão.

Lobão visitará Candiota e Porto Alegre nesta quinta-feira

O ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão, passará o dia em Candiota, onde visitará as obras de ampliação da usina a carvão da CGTEE, e depois estará em Porto Alegre, para cumprir uma agenda de visita à governadora Yeda Crusius e conferência na Assembléia, à noite.

. Amanhã, Lobão irá a Sapucaia para visitar a Gerdau.

.O grupo do ministro, que inclui parlamentares do RS, como o deputado Afonso Hamm e o senador Zambiasi, programou saída da Base Aérea de Brasília, às 7h com destino ao município de Candiota. O roteiro de visitação ao Estado segue em Porto Alegre e na sexta-feira em Sapucaia do Sul e Osório.

Fraude com a Fenaseg começou no governo Olívio, mas ninguém investiga

Ao falar ontem para os jornalistas, o delegado Ildo gasparetto, superintendente da Polícia Federal no RS, disse que a fraude na Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, Fenaseg, é maior do que a do Detran.

. Só o que não disse o delegado é que a fraude começou no primeiro ano do governo Olívio Dutra, mas nem a Policia Federal e até o próprio governo atual do RS, surpreendentemente, não apuraram nada sobre o período. O atual governo chegou a apurar todo o período Rigotto e até seu primeiro ano, mas deixou incólume o governo do PT, que foi quando tudo começou.

. Não dá para entender a razão da base do governo para levar tão livre o PT.

. R$ 17 milhões foram desviados de convênios firmados entre o Detran e a Fenaseg, entre 2003 e 2007, portanto nos governos Rigotto e Yeda, até que Yeda tivesse mandado parar a roubalheira.

. O delegado Gasparetto denunciou que a Pensant, pivô do escândalo do Detran, já tinha assinado contrato com o governo do Maranhão para replicar as fraudes em São Luiz.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/