Governador Eduardo Leite reabre lojas, shoppings e restaurantes em todo o Estado

Tudo será feito com restrições e sob severas medidas de proteção sanitária.

O governador Eduardo Leite aprovou alterações nos protocolos sugeridos para a bandeira vermelha, que classifica as regiões como de alto risco epidemiológico.

As mudanças, que valerão a partir de amanhã, com a publicação de decreto, envolvem o comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes.

"Como identificamos estabilização na demanda por internações em UTIs, ainda que em patamar elevado, para pacientes com Covid-19, decidimos alterar algumas regras a fim de estimular a economia do Estado", disse o governador Eduardo Leite.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.

Secretário-geral da Prsidência também é infectado pelo vírus chinês

O secretário-geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, testou positivo para Covid-19. O governo informou que ele passa bem e ficará em isolamento social, cumprindo a agenda ministerial remotamente.

Jorge Oliveira é o oitavo ministro de Bolsonaro a ser diagnosticado com o novo coronavírus. Ontem, o ministro da Casa Civil, Brga Netto, anunciou que foi infectado.

Salim Mattar fala sobre privatizações para Claudio Dantas, O Antagonista. Veja, aqui.

MP do saque emergencial do FGTS não vale mais. Quem tirou, tirou, e quem não tirou, ficará sem tirar.

A Câmara dos Deputados não votou hoje a MP 946 do saque emergencial do FGTS e com isto ela não vale mais, já que seu prazo de vigência encerrou nesta terça-feira.

Quem tirou, tirou.

A MP foi votada pela Câmara, mas o Senado introduziu mudanças, o que obrigou o retorno à Cãmara. Ali, morreu hoje.

CDL de Porto Alegre faz APEDIDO na RBS e exige imediata reabertura do comércio da Capital

O jornal Zero Hora não costuma encimar os anúncios pagos com a cartola "APEDIDO", mas na edição de hoje faz isto com a página publicada pelo CDL de Porto Alegre.

É que o CDL usou o anúncio para exigir a retomada imediata do comércio, advertindo com razão para seguintes prejuízos decorrentes do fechamento:

- Lojista sem loja.
- Trabalhador sem emprego.
- Estado sem arrecadação.

É do que se trata.

Ainda hoje, o governo estadual flexibilizou sua política de distanciamento social controlado, delegando aos prefeitos a decisão final sobre abertura e fechamento do comércio.

Agora, aqui, ao vivo, Celso Roth conversa com Júlio Ribeiro na Rádio Press, Porto Alegre

Prefeito de Esteio, Grande Porto Alegre, desobedece decreto estadual e manda abrir tudo

O prefeito de Esteio, Grande Porto Alegre, Leonardo Pascoal, PP, que desde ontem vinha demonstrando forte oposição ao decreto estadual que manteve bandeira vermelha sobre seu município, resolveu partir para a desobediência civil e autorizou a reabertura do comércio.

Fez isto, hoje.

Band RS demite 12 jornalistas

A Band do RS demitiu 12 jornalistas, entre eles Macelo Salzano.

É redução de custos.

Carolina Bahia já não é mais da RBS

Depois de 23 anos na RBS, a jornalista Carolina Bahia está fora do grupo do RS.

Ela é editora-chefe da sucursal de Brasília.

O editor tinha a informação desde o início da manhã, mas a notícia só foi confirmada esta tarde pelo site coletiva.net

Este blog soube que a jornalista poderá acertar com a CNN.

61,9% dos consumidores gaúchos estão endividados, diz Fecomércio

A Fecomércio-RS divulgou nesta terça-feira a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-RS), realizada pela CNC nos últimos dez dias de julho, em Porto Alegre.

De acordo com a sondagem, 62,8% das famílias relataram ter dívidas contraídas com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de loja, empréstimo pessoal, compra de imóvel ou prestações de carro e de seguros, entre outros. Em junho, o percentual de famílias endividadas era de 61,9%, enquanto em julho do ano passado correspondia a 72,9% das famílias. Quanto aos indicadores de inadimplência, o percentual de famílias com contas em atraso registrou os mesmos 27,8% do mês anterior e o percentual de famílias que não terão condições de pagar contas atrasadas nos próximos 30 dias, que indica a situação de persistência de inadimplência, foi de 14,4%, ficando praticamente estável após variação muito pequena na margem.

Porém, o quadro é muito diferente entre as famílias de grupo de renda, com maior endividamento e inadimplência de famílias que ganham menos de dez salários mínimos, grupo mais afetado pela pandemia. Em julho, 32,3% das famílias nesse grupo tinham contas atrasadas, e 17,9% relataram não ter condições de pagar suas contas atrasadas em 30 dias, com alta pequena em relação a junho (17,2%); em maio o indicador marcava 16,1%.

CLIQUE AQUI para examinar a pesquisa completa.

Leite flexibiliza e autoriza que prefeitos decidam sobre reaberturas nas suas cidades

O governo estadual gaúcho acaba de acertar com a Famurs, entidade que representa todos os prefeitos municipais, e decidiu mudar as regras do distanciamento controlado, permitindo que os prefeitos tenham autonomia para reduzir restrições impostas pelo modelo em vigor.

A mudança ainda precisa ser referendada pelo Gabinete de Crise e oficializada por decreto do governador Eduardo Leite.

Pela proposta do governo, aceita pela Famurs, uma região poderá reduzir as restrições quando houver a concordância da maioria dos prefeitos envolvidos. Neste caso, a redução da bandeira de risco passaria pela assinatura de um documento elaborado por um comitê técnico formado na região.

Leia, aqui, a reportagem que o STF censurou e que denuncia propinas pagas pela Odebrecht ao presidente Dias Toffoli

A Revista Crusóe e O Antagonista foram censurados no dia 15 de abril do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tudo em função da reportagem seguinte:

“O amigo do amigo de meu pai” .

Trata-se de extensa denúncia sobre propinas pagas pela Odebrecht ao presidente do STF, Dias Toffoli. Mas não só.

O material foi levantado e redigido pelos repórteres Rodrigo Rangel e Mateus Coutinho.

Alguns dias depois, o próprio STF levantou a censura.

Você pode resgatar toda a reportagem no link a seguir.

CLIQUE AQUI para ler.

Recomendado - Aproveite esta promoção e compre agora, aqui, com 50% de desconto, os melhores vinhos das Villas Bari (Porto Alegre) e Triturris (Florença). Receba tudo em casa. É fácil.

A vinícola gaúcha Villa Bari, que tem operações na Vila Nova, Porto Alegre, e também em Florença, Itália, recomenda o seu vinho Rosso in Legno, elaborado com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, levemente apassitadas ( fórmula sugerida pelo famoso produtor de amarone em Valpolicela - Giuseppe Quintarelli).  acrescido com um leve toque de Tannat, repousando três anos em barris de carvalho de 1.000 litros, misto de madeiras francesa e eslovena. Entrega imediata e em casa.

Você pode encomendar o Rosso in Legno ou outro dos demais vinhos oferecidos por Villa Bari (Vila Nova) e por Villa Triturris (Itália), conforme valores promocionais no site. O empreendedor Luiz Barichello também opera a Villa Agrello, em Mendoza, Argentina, em fase de implantação.

Faça sua compra (aproveite a promoção da venda de seis garrafas e múltiplos de seis) pelo site
https://winebari.com/

Aviso do editor - NET e Vivo usam subterfúgios e não deixam seus clientes em paz

Empresas como NET e Vivo parecem ter aprendido com confinados a melhor maneira de  dissimular seus telefonemas, porque passaram a usar em rodízio novos números de emissão e de origens diferentes.

Ainda que o alvo bloqueie cada número no seu próprio celular.

O Procon parece também ter entrado em quarentena.

Aviso do editor - Ameaças e chantagens partem das cadeias públicas

A Polícia Civil gaúcha está alarmada com o aumento geométrico de ameaças e tentativas de chantagens originadas das cadeias públicas.

As cadeias públicas estão sem controle.

Aviso do editor - O editor deste blog não tem o rabo preso

O editor deste blog avisa que não tem o rabo preso.

É isto.

Quem resolver pagar para ver, verá.

Lauren Vargas já assumiu o comando da Junta Comercial do RS

Já assumiu a nova presidente da Junta Comercial do RS, Lauren de Vargas Momback.

Ela substitui Flávio Koch, que morreu na semana passada.

Lauren já tinha sido nomeada antes disto.

Modesto Carvalhosa pede impeachment de Augusto Aras, chefe da PGR

O jurista Modesto Carvalhosa acaba de protocolar pedido de impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras.

A peça, obtida em primeira mão por O Antagonista, é assinada também pelo desembargador aposentado Laercio Laurelli e pelo advogado Luís Carlos Crema.

Na peça, eles acusam Aras de proferir “declarações que não apenas comprometem a sua reputação e a isenção para ocupar o cargo de chefe da Procuradoria-Geral da República, bem como, ao desferir acusações, à Força-Tarefa da Lava Jato – sem provas, como se verá adiante -, notadamente, aos membros do Ministério Público Federal, incorreu na prática de crime de responsabilidade em face de proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”.

Esta é a entrevista de Rodrigo Maia que ouriçou o lulopetismo. Foi no Roda Viva de ontem a noite.

Lulopetismo está furioso com Rodrigo Maia. Haddad queixa-se: 'Ele disse que não se arrepende de ter defendido o impeachment da presidenta Dilma !"

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad usou suas redes sociais nesta terça-feira para condenar indiretamente as declarações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que disse “não se arrepender do impeachment de Dilma Rousseff” e também que “Bolsonaro não cometeu crimes que justifiquem seu impeachment”.

As críticas de Haddad ocorrem após a participação de Rodrigo Maia no programa Roda Viva, da Rede Cultura, nesta segunda-feira, em que o parlamentar disse “não se arrepender do impeachment de Dilma Rousseff” e também que “Bolsonaro não cometeu crimes que justifiquem seu impeachment”.

Polícia Federal faz operação para apurar corrupção de R$ 94 milhões nos Correios. De novo nos Correios.

Na casa de um dos empresários investigados foram encontrados R$ 3,5 milhões em dinheiro vivo.

A Polícia Federal cumpre nesta manhã 12 mandados de busca e apreensão para investigar um esquema nos Correios.

A PF fala em prejuízo de mais de R$ 94 milhões à estatal.

Segundo a apuração da PF, funcionários dos Correios subfaturavam o valor de postagem de cartas comerciais ou até dispensavam as cobranças.

As 14h, Medina Osório mediará para a OAB este webinar sobre Compliance Anticorrupção

Será tudo transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Será daqui a pouco, 14h, a webinar (seminário pela internet) que a OAB nacional disponibilizará para discutir "Compliance Anticorrupção e Direito Administrativo Sancionador".

O mediador é o advogado gaúcho e ex-ministro da AGU, Fábio Medina Osório.

São palestrantes confirmados:

Wagner Rosário - Ministro da CGU.
Claudio Panoeira, Secretário Nacional de Justiça.
Marcelo Zenkner, Diretor de Governança e Conformidade da Petrobrás.

O evento está agendado para as 14h e será transmitido pelo youtube.com/MedinaOsório, como também pelo Facebook.

O apoio ao evento da OAB tem as marcas da Febraban e da CGU.

Merchandising - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Eixo do Mal condena Fachin por desautorizar Dias Toffoli e avisa: "O STF virou futebol de várzea !"

O Eixo do Matal já lamenta a decisão de ontem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que na prática blindou a Lava Jato.

O site Brasil247, que reverbera as posições do Eixo do Mal,  destacou que “não existe mais hierarquia ou respeito pelas decisões, pois o STF virou um verdadeiro futebol de várzea”.

Em seus comentários, o site faz referência à determinação de Fachin que derrubou a decisão do presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, responsável pro validar o compartilhamento de dados da força-tarefa da Lava Jato com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Fachin é relator de ação da PGR que questiona suposta ingerência dos procuradores da Lava Jato ao investigarem os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Por que ignoram esta grave denúncia de espionagem sobre Bolsonaro ?

Oswaldo Eustáquio usa dados do FBI e da CIA para apresentar mais dados da espionagem chinesa sobre Bolsonaro

O jornalista Oswaldo Eustáquio, que no mês passado foi preso com truculência pela Polícia Federal e com autorização do ministro Alexandre de Moraes, que o investiga no âmbito do inquérito inaceitável sobre fake news, reverbera as denúncias feitas no final de semana pelo também jornalista Allan dos Santos, que se refugiou nos Estados Unidos para denunciar operações de espionagem em curso e todas por parte de agentes brasileiros e estrangeiros, com ênfase para o pessoal das embaixadas da China e da Coreia doNorte. Neste vídeo, que é de ontem, Oswaldo Eustáquio dá nome aos bois e identifica pelo menos um dos agentes, no caso um brasileiro contratado pela embaixada da China. O editor, em seu comentário de hoje, repercute as denúncias (veja e ouça mais abaixo). Veja e ouça a reportagem de Oswaldo Eustáquio, que se baseia em relatórios do FBI e da CIA:

Produção industrial de junho registrou alta de 8,9%. Ninguém esperava tanto.

A produção industrial de junho, divulgada há pouco pelo IBGE, registrou alta de 8,9% na margem, acima da esperada.

Inflação do IPC-Fipe subiu apenas 0,25% em julho

Quedas dos preços de vestuário e de mensalidades escolares levaram à desaceleração do IPC-FIPE em julho.

 A inflação ao consumidor na cidade de São Paulo, medida pelo IPC-FIPE, subiu 0,25% em julho. Em relação ao mês anterior, quando o indicador teve alta de 0,39%, as deflações de vestuário, de despesas pessoais (puxada por despesas com viagens) e de educação (por conta de descontos no ensino escolar) foram os principais vetores baixistas. No mesmo sentido, houve uma moderação na alta de alimentação, influenciada pela queda dos preços de alimentos in natura. Já habitação e transportes, em função dos reajustes de energia elétrica e de combustíveis, aceleraram no período e exerceram alguma pressão sobre o indicador agregado

Bolsa abre em queda e dólar volta a subir com força

A Bolsa abriu em queda nesta terça-feira e o dólar volta a subir forte.

10h34min

Bolsa, -0,75%, 102.657 pontos
Dólar comercial, +0,67%, R$ 5,3534 para a venda

Empresários fazem contra-proposta e querem reabertura imediata em Porto Alegre

Os líderes empresariais que se reuniram ontem a tarde com o prefeito Marchezan, costuraram uma contra-proposta à reabertura proposta e já entregaram o documento.

Esta tarde poderá acontecer nova rodada de conversações.

Os empresários esperam que as atividades comerciais e de gastronomia sejam flexibilizadas até amanhã, quarta-feira.

CLIQUE AQUI para conhecer a contra-proposta dos empresários.

Bolsonaro veta lei que prevê prêmio de R$ 50 mil para a família de profissional da saúde que morrer durante o combate ao coronavírus

O projeto é da deputada gaúcha Fernanda Melchionna, Psol do RS, prevendo um prêmio de R$ 50 mil para o profissional da saúde incapacitado ou para a família, caso ele morra, embora todos recebam seus salários em dia e já estejam amparados por benefícios da seguridade social pública. O bônus sairia do bolso de todos os brasileiros, inclusive dos que nem trabalho e renda possuam.

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente nesta segunda-feira o projeto de lei que garantia o pagamento de bônus a profissionais de saúde que ficaram incapacitados enquanto atuavam na linha de frente de combate ao coronavírus - ou a seus familiares, em caso de morte.

A proposta é indecorosa, sobretudo porque não beneficia igualmente policiais, lixeiros e outros profissionais que exercem atividades básicas e estão no combate diário ao coronavírus.

De qualquer modo, todos já são contemplados por benefícios da seguridade social.

O governo estima um impacto na ordem de R$ 1,7 bilhão a R$ 3,7 bilhões caso a reparação seja concedida.

MDB vai desembarcar do governo Eduardo Leite

O MDB do RS prepara o desembarque do governo estadual de Eduardo Leite.

Vai esperar até o final do ano para fazer o anúncio.

Prefeito de Esteio, PP do RS, protesta contra manutenção da região sob bandeira vermelha

O prefeito Leonardo Pascoal, Esteio, 20 minutos de Porto Alegre, está inconformado com a manutenção sob bandeira vermelha de toda a região 08-Canoas,que inclui boa parte dos municípios da região metropolitana, inclusive a Capital.

O prefeito protestou pelas redes sociais.

Leonardo Pascoal é do PP, portanto da base aliada do governador Eduardo Leite.

Novo Hamburgo, mesmo sob bandeira vermelha, flexibiliza atividades de restaurantes e comércio

Novo Hamburgo registra 94 mortos até agora, número que só não é maior do que os números de Porto Alegre e Passo Fundo. 15 pacientes superlotam as UTIs da cidade.

Embora incluído nas severas restrições da bandeira vermelha pela sétima semana seguida, o município de Novo Hamburgo, 250 mil habitantes, Grande Porto Alegre, começará, hoje, um relativo período de flexibilização das atividades econômicas.

A prefeita Fátima Daudt, PSDB, que vem sendo fustigada há várias semanas pelos empresários locais, baixou decreto para permitir que a partir de hoje fique garantido o funcionamento do comércio não essencial na proporção de um cliente por atendente; também permite a abertura de restaurantes ala carte e prato feito, além de bufê, desde que o prato seja servido pelo funcionário do restaurante, sempre com até 50% da sua capacidade. Porém, esta flexibilização não se estende a lancherias e lanchonetes.

Termômetros marcarão quase 30o no RS. O tempo será bom durante toda a jornada.

Porto Algre, 8h45min, 15o

Há sol, céu azul e tempo bom no Rio Grande do Sul.

Durante a tarde, os termômetros ultrapassarão os 27o em muitas cidades

Em Porto Alegre, sol predominará ao longo de todo o dia. A temperatura mínima foi de 12°C, e a máxima chega aos 27°C.

Prefeitura suspende edital de concessão do Mercado Público de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre suspendeu o edital de concessão do Mercado Público, atendendo recomendação do TCE.

Brasil emplaca 94,7 mil mortos por coronavírus. No RS, mortos passaram de 2 mil.

O Brasil registrou em 24 horas mais 16.641 casos de vírus chinês e o número total de infectados pelo coronavírus chegou a 2.750.318. Os dados foram atualizados às 18h30 desta segunda-feira  pelo ministério da Saúde.

Foram notificadas 561 mortes desde o dia anterior. O total subiu para 94.665.

O Acre se tornou o último Estado a ultrapassar a marca dos 20.000 diagnósticos da doença.

O Sul continua sendo a região com menor incidência de infectados e de óbitos, seguido de perto pelo Centro Oeste. O Sudeste disputa com o Nordeste a pior posição.

Posição no Sul

RS, 11,2 milhões de habitantes, 71.49 casos confirmados ao longo de 5 meses e 2.016 mortos

SC, 7,5 milhões de habitantes, 88.889 casos e 1.196 mortes

Paraná, 11,4 milhões de habitantes, 80,865 casos e 2.050 mortes.

Taxa de ocupação de UTIs permanece abaixo dos 90% pelo 12o dia seguido em Porto Alegre

CLIQUE AQUI para saber muito mais, inclusive para examinar gráficos e evolução dos dados sobre a trajetória da pandemia.

O Índice de Distanciamento Social em Porto Alegre, cujo ponto ideal seria de 55%, segundo a prefeitura, alcançou 40,4%.

O editor pesquisou e verificou que pelo 12o dia seguido a taxa de ocupação de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre está abaixo dos 90%. Ontem, o registro foi de 89,3%.

Das 812 UTIs contabilizadas pela secretaria municipal da Saúde, 359 estão ocupadas por doentes infectados pelo vírus chinês, sendo 315 confirmados e 44 suspeitos.

É isto.

Ao longo de 5 meses, a Capital registra 8.672 casos acumulados de doentes infectados com a doença confirmada. Foram 376 mortes.

Advogada gaúcha recebeu pensão do IPE durante 30 anos, tudo em nome da mãe morta

A advogada gaúcha Elizabeth Schreiner, 70 anos, recebeu pensão que lhe foi paga indevidamente pelo IPE durante 30 anos, tudo relacionado com a mãe morta em 1989. Foram R$ 3 milhões no total. Ela quer devolver tudo ao longo de 239 anos, conforme proposta que fez ao IPE-Prev.

A informação foi revelada pelo jornal Zero Hora, que obteve os dados com a Polícia, com o IPE-Prev e com a própria Schreiner.

A advogada, que é cadeirante, disse que uma parte do dinheiro ela gastava com a causa animal.

Elizabeth foi indiciada por estelionato, falsificação de documento particular, falsificação de documento público, uso de documento falso e falsa identidade.

Marchezan reuniu-se com empresários, fez propostas, mas novas rodadas definirão os rumos da flexibilização

O prefeito está disposto a iniciar a flexibilização na semana que vem.

O prefeito Marchezan Júnior voltará a se reunir numa nova rodada de negociações com os líderes empresariais com os quais conversou ontem, tudo para tratar da flexibilização de atividades econômicas e humanas em Porto Alegre.

Numa primeira tentativa de aproximação, o prefeito desenhou um sistema que resultaria em abertura segmentada, escalonada e em rodízio, sendo duas semanas de abertura e uma de fechamento.

As discussões não foram concluídas e prosseguirão.

Ontem, o prefeito autorizou a realização do jogo final do Gauchão, o Gre-Nal, para este domingo.

Também ontem, o governo estadual voltou a incluir Porto Alegre na faixa de bandeiras vermelhas, que são severas em relação às restrições.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes sobre a proposta do prefeito.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/