A namorada de Teori Zavascki era uma gaúcha de Uruguaiana, Liliana Schneider

A foto é do Facebook de Liliana. Teori começou a namorá-la há um ano, bem depois da morte da segunda esposa. Ele era separado da primeira mulher. Os dois se divorciaram.

A revista Veja deste final de semana dedica dez páginas para contar o acidente, a vida familiar e a trajetória profissional do ministro Teori Zavascki.

Num pequeno box, a reportagem de Renato Onofre e Leslie Leitão revelam uma informação que o pública desconhecia e pelo jeito toda a mídia desconhecia:

- Desde que passou a namorar, há um ano, Liliana Schneider, gerente de uma joalheria, o ministro ficou, segundo amigos, "mais feliz e mais leve".

Liliana Fuhrmann Schneider é uma jovem gaúcha, gerente de uma joalheria na Barra da Tijuca. Ela é irmã do ex-prefeito de Uruguaiana, Luiz Carlos Schneider, para quem fez campanha. Schneider, do PSDB, não se elegeu.

Na sua página no Facebook, a gaúcha replicou uma frase de Marilyn Monroe:

- Nunca serei sua meio amiga ou seu meio amor. Comigo é tudo ou nada.

Teori Zavascki foi casado duas vezes. A sua segunda esposa, Maria Helena, uma juíza, morreu em 2013.

Secretário de Marchezan acha correto dar calote nos fornecedores da prefeitura

Foi de uma indignidade atroz a afirmação do secretário da Fazenda de Porto Alegre Leonardo Busatto a uma emissora de rádio, nesta segunda-feira, de que "não achamos correto pagar dívidas de fornecedores que não foram geradas por nós", referindo-se aos muitos meses de atraso no pagamento de terceirizados pela gestão de José Fortunati.

O que ele esquece é que a prefeitura não é um homem. O prefeito é apenas um gestor temporário. Os compromissos foram assumidos pelo ente público prefeitura e os compromissos foram prestados a este ente, e não ao gestor que o dirigia. Portanto, a dívida não é de Fortunati, é da prefeitura. E negar-se a pagar essas contas atrasadas é dar um legítimo calote.

Decretado sigilo nas investigações do acidente que matou o ministro

O juiz Raffaele Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, RJ, decretou nesta segunda-feira  sigilo total das investigações realizadas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal sobre a queda do avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki.

Foram requisitados documentos sobre a manutenção da aeronave. A Anac afirmou que a documentação da aeronave estava regular e o certificado válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) estava válida até abril de 2017.

SINDIHOSPA alerta sobre golpistas que ligam para família de pacientes

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) está alertando a população sobre um golpe que vem ocorrendo em hospitais de Porto Alegre e em pelo menos outros sete estados do país. Por telefone, criminosos contatam familiares de pacientes internados e exigem pagamentos de exames ou procedimentos de saúde. Na maioria dos casos, os golpistas se passam por médicos e cobram depósitos imediatos em contas bancárias.

Para evitar novos casos, os hospitais colocaram cartazes, avisos nos sites e esclarecimentos no momento da internação, salientando que as instituições não solicitam depósitos bancários por telefone para pagamentos de despesas de pacientes que se encontram em atendimento ou internados.

O Comitê de Segurança Patrimonial orienta os pacientes a registrarem ocorrência policial para que os crimes sejam investigados.

RS poderá ter mais de 1 milhão de clientes com Cadastro Positivo

O Rio Grande do Sul poderá ganhar mais de 1 milhão de novos consumidores com potencial de compra. A estimativa é da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), apostando no sucesso da implementação do “Cadastro Positivo”, previsto na Medida Provisória anunciada pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em 20 de dezembro de 2016.

Para o presidente da AGV, Vilson Noer, o potencial de expansão do crédito no Estado é maior do que os 50% do Produto Interno Bruto (PIB), podendo chegar até a 68% desse indicador.

 Dados da entidade mostram que o volume financeiro adicional pode chegar até R$ 60 bilhões em compras, num prazo de 5 anos. “Isso pode ser medido a partir da redução da ociosidade atual da indústria e o aumento dos pedidos do comércio nos segmentos de eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis, assim como setores de imóveis populares”, disse Noer.

Parceria entre o Banco do Brasil e ABIMAQ vai fomentar cadeia produtiva de máquinas e equipamentos

Parceria firmada entre o Banco do Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), na última sexta-feira (20), vai fomentar a cadeia produtiva de máquinas e equipamentos.

Tarcísio Hübner, vice-presidente do BB, “disse que há um vasto mercado que ganha o reforço da parceria com o Banco do Brasil nas condições comerciais de linhas de crédito tradicionais para investimentos”.

O presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, salientou o significado especial, quando a economia brasileira mostra sinais de retomada do crescimento.
         

Dados da Boa Vista SCPC mostram que Comércio caiu 4,1% em 2016

Dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostraram que o Movimento do Comércio caiu 4,1% em 2016. Já nos índices mensais, dezembro mostrou queda de 2,3% em relação a novembro. Comparado ao ano anterior, diminuiu de 0,8%.

Há perspectiva de desaceleração de preços e juros,e um patamar positivo no primeiro semestre de 2017.  Juros altos, inflação alta, mercado de trabalho em deterioração e  queda do consumo das famílias foram decisivos para a retração das vendas varejistas ao longo do ano passado.

Marcela Temer faz discurso meteórico e promete apoio ao Criança Feliz

Em sua primeira agenda pública de 2017, a primeira dama Marcela Temer prometeu, nesta segunda-feira, apoiar o programa do governo federal “Criança Feliz”. Duas coisas chamaram a atenção em sua aparição: O terninho vermelho que vestia e o discurso de apenas dois minutos.

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, auxiliares palacianos querem que Marcela seja uma espécie de “embaixadora itinerante” do Criança Feliz, com uma série de viagens para conhecer in loco as experiências que estão sendo executadas nesta área, além de inaugurar centros de acolhimento para crianças com microcefalia.  O giro pelo País deveria começar por Boa Vista, antes mesmo do carnaval, mas a crise no sistema penitenciário de Roraima mudar esses planos,

Marchezan e Schirmer discutem Plano de Segurança em Porto Alegre

Em reunião realizada hoje a tarde na Prefeitura de Porto Alegre, o secretário estadual de Segurança Cezar Schirmer e o prefeito Nelson Marchezan Júnior trataram da elaboração de ações conjuntas e  unificadas para a execução do Plano Nacional de Segurança na Capital.

Os trabalhos começam em 15 de fevereiro e contarão com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais. Na Capital, o foco será a redução dos índices de homicídio e o combate à violência doméstica. “Porto Alegre necessita de políticas específicas e ações emergenciais, em curto, médio e longo prazo”, afirmou
Schirmer.

A reunião, no Paço dos Açorianos, contou com a presença de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e das secretarias e órgãos municipais que atuam na área da segurança.

O próximo da lista será o juiz Sérgio Moro ?

Sartori vai a Meirelles por repactuação da dívida com a União

Nesta terça-feira, 15h30min, o governador Sartori terá reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Eles dsicutirão a adesão do governo do RS ao Plano de Recuperação Fiscal.

Grosseriamente, o que mais importa na adesão é a repactuação da dívida do Estado com a União.

EUA cai fora da Parceria Transpacífico

Num de seus primeiros atos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva para retirar o país da Parceria Transpacífico, alegando que a saída do acordo "é algo ótimo para os trabalhadores americanos".

Durante a sua campanha, Trump criticou a integração comercial com outros países, afirmando que o livre comércio traz prejuízos  a indústria e ao emprego nos EUA.

Segundos especialistas, a saída dos americanos inviabilizará o acordo que busca estabelecer um contraponto ao aumento da influência econômica e política da China. E com isso, os chineses terão caminho livre para desenvolver seu próprio acordo de livre comércio e aumentar a influência na Ásia,

Marchezan Júnior aprova cedência de Izabel Matte para a secretaria de Planejamento

Izabel é profissional muito competente e vale pelo que é. Na foto ao lado com seus antigos chefes, o prefeito e o vice.

O prefeito Marchezan Júnior renegou hoje outro dos mantras que mais foram empunhados durante sua campanha eleitoral, que foi o de não aproveitar para seu governo nenhum titular do governo José Fortunati, PDT.

É que ele acaba de assinar o ato de cedência da ex-secretária para  a secretaria municipal de Planejamento Estratégioco e Orçamento. Ela é do quadro da secretaria de Gestão.

Izabel Matte foi a poderosa titular da secretaria durante a administração do PDT. Sua ajunta foi Tanise Pazzim.

Agergs determina descontos no valor das faturas de cidades atingidas por desabastecimento de água

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) encaminhou documento para que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) conceda descontos para usuários de cidades atingidas pela falta d’água.

No documento também terão direito os usuários afetados por danos e rompimentos de adutoras, ou por conta da turbidez da água devido à enxurrada no município de Rolante.

A Corsan  deve apresentar, em 15 dias, o prazo final de conclusão das obras para melhoria do sistema de abastecimento de água em Gravataí, especialmente nos bairros Bom Sucesso, Cohab e Morada do Vale.

Marchezan Júnior fala no Forum Social Mundial e pede ajuda de Odeb Grajew

Ao lado, Odeb Grajew, o amigo dos petistas e comunistas que criaram o Forum Social Mundial.

O prefeito Marchezan Júnior resolveu comparecer a uma das reuniões do Forum Social Mundial neste final de semana, num programa que trata das Cidades Sustentáveis.

Ao ser instado por Odeb Grajew, um dos criadores do FSM e alinhadíssimo com o PT desde o governo Lula, que queria apoio do tucano ao programa Cidades Sutentáveis, o líder tucano surpreendeu a platéia com duas propostas:

1) Pediu indicações de nomes para compor a secretaria que substitui a Smam, porque segundo Marchezan Júnior o RS não tem ninguém com o perfil que ele quer.
2) Propôs que Odeb Grajew e sua companheirada assessorem a prefeitura no quesito Cidades Sustentáveis.

Somente Marchezan Júnior e alguns poucos desavisados gaúchos sabiam das reuniões do FSM, tratado tradicionalmente pelo editor como a Disneylândia da Esquerda.

Ele falou na Câmara de Vereadores.


Saiba por que as demissões em massa de CCs foram apenas um factóide tucano

O líder tucano jogou areia nos olhos do eleitorado ao demtir CCs em massa, mas na surdina vai retomando as vagas para indicados da sua base aliada.

Embora a conta-gotas, o prefeito Marchezan Júnior vai recuperando as 270 vagas que abriu ao cumprir sua promessa de campanha, que era a de demitir 30% dos CCs. 

Era tudo factóide.

A nomeação de Rosana Pacheco, publicada hoje no Diário Oficial de Porto Alegre, completa uma lista de 13 CCs renomeados. 

E vem mais a caminho.


ONG pede a Comissão Interamericana de Direitos Humanos responsabilização dos envolvidos na tragédia da Boate Kiss

A ONG Instituto Juntos fará um “Ato de Apresentação da ação perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos”, nesta quarta-feira, às 14h, na sede do IAB, em Porto Alegre. No documento, é pedida a “responsabilização do Estado brasileiro” pela violação dos direitos à vida, integridade física, liberdade e segurança pessoais, honra proteção à família e garantias e proteção judiciais”.

O Instituto afirma que a prefeitura de Santa Maria, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público tinham conhecimento de que a Kiss funcionava de forma irregular, mas "não adotaram medidas previstas em lei para a interrupção das atividades da boate".

Padilha diz que empresas da Lava Jato pagarão o que devem, mas continuarão no mercado

Eis um resumo da entrevista mais recente que o ministro Eliseu Padilha concedeu ao jornalista Fernando Rodrigues:

Empresas sobreviverão à Lava Jato -  Em conversa com o Drive, o ministro-chefe da Casa Civil disse que as empresas acusadas na Lava Jato sobreviverão ao processo: “Elas vão pagar o que têm que pagar. Serão importantes para a retomada da economia”. Padilha afirma que o governo “tem que ter sua própria pauta, não pode parar por causa da Lava Jato”.
     
Brasil voltará a ter grau de investimento -  Otimista, Padilha disse que o risco Brasil caiu de mais 500 pontos, no começo de 2016, para a casa dos 200 pontos neste início de 2017. Segundo ele, as agências de rating estão próximas de conceder novamente “grau de investimento” ao país. O ministro também fala sobre o futuro da economia brasileira, faz projeção para o déficit público de 2017 e insiste na reformas estruturais, como a da Previdência.


Descriminalização não passa no Congresso- O ministro lança mão da experiência de 3 mandatos como deputado federal para afirmar: “Hoje, a descriminalização do uso de drogas não seria aprovada no Congresso”. Diz que o governo federal não tem como interferir na guerra entre PCC e Comando Vermelho. Para o chefe da Casa Civil, a participação das Forças Armadas será capaz de arrefecer rebeliões nos presídios.

Marco Aurélio Mello não quer julgar a Lava Jato.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta segunda-feira que não aceitará qualquer convite para migrar para a Segunda Turma do STF, a qual julgará os processos da Lava Jato. Lembrando ainda que já houve convite em 2015 e ele negou.

Marco Aurélio defende que a distribuição da relatoria seja encaminhada aos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello ou Ricardo Lewandowski, definindo-os como os mais habilitados  a assumir a vaga. "E tudo através de  sorteio", definiu.

Sucesu-RS define potencialização da Tecnologia da Informação como meta deste ano

A SUCESU-RS (Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS) anunciou para 2017 que fará um amplo debate sobre áreas de tecnologia e negócios, trabalhando juntas para trazer os resultados mais esperados a essas empresas.

Para o presidente da SUCESU-RS, Daniel Scherer, 2017 será um ano de muito planejamento e objetivos. E entre eles está a potencialização da TI no Rio Grande do Sul. Cujo tema será: “Tecnologia a Favor dos Negócios, Desafios e Perspectivas”.

Conjuntura econômica segue pressionando intenção de consumo das famílias gaúchas, diz pesquisa da Fecomércio-RS

Na primeira pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta segunda-feira pela Fecomércio-RS, mostra que a intenção de consumo das famílias gaúchas caiu 15,4% (aos 62,0 pontos) em janeiro na comparação com o mesmo período em 2016 e, também recuou 4,4% no confronto com dezembro passado.

Conforme o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, os dados mostram que “ainda se espera um 2017 bem melhor do que 2016. E que o mercado de trabalho, principal elemento a determinar a intenção de consumo das famílias, não apresentou sinais de retomada, por isso, a intenção de consumo está caindo”. Também salientou que outros fatores prejudicam a intenção de consumo das famílias, como os juros nominais, que apesar da queda recente, permanecem.

CLIQUE AQUI para ler o texto na íntegra.

Artigo, Fernão Lara Mesquita, Estadão - Os indemissíveis não estão nem aí

No estado nacional todos trabalham para se locupletar e os chefes, em geral aqueles que tiveram maior sucesso nisso ao longo da carreira, cooptam todos os que são flagrados jogando contra a Nação. A grande novidade deste ultimo meio milênio é haver quem, do lado de dentro da lei, esteja exigindo o cumprimento dela. Mas todos os demais lhes resistem como sempre…

(...).

A dimensão psicológica do problema brasileiro tornou-se maior que a sua causa original. Apesar da obviedade de tudo isso, apesar de cada brasileiro conhecer pessoalmente tipos como os que o parasitam e a obscenidade do resultado que colhem comparado ao que ele próprio consegue suando, você pode ficar o dia inteiro na frente da TV, ler todos os jornais, ouvir todos os “especialistas” e, à altura ja da centésima quinquagésima morte por esquartejamento em 18 dias, do sexagésimo milésimo assassinato dos ultimos 12 meses, do décimo segundo milionésimo emprego perdido e do terceiro aniversário da morte da economia nacional, não ver a óbvia, a ululante causa original de tudo isso ser apontada uma única vez como tal. Os tres poderes, para cujos titulares até as prisões são “especiais”, podem continuar folgadamente falando apenas de si mesmos. E o quarto, que renunciou à condição de “player” ao deixar de propor e expor soluções, vai a reboque num “lero” infindavel sobre o nada; sobre modos “progressistas” ou “conservadores” de se fazer as coisas que são luxos de gente que já se libertou e ficou rica.

(...)

Enquanto for assim vamos como vamos: compra um carro blindado, quem pode mais, uma arma, quem pode menos, e segue-se em frente roubando ou sendo roubado, despedaçando ou sendo despedaçado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Fernando Rezende, Estadão - A reconstrução do Estado e a confiança no futuro

O enfraquecimento do Estado é o responsável pela crise, e o desequilíbrio e os conflitos entre os Poderes são os elementos que debilitam a sua capacidade de agir

Não é a primeira vez que o Brasil enfrenta uma crise de grandes proporções como a deste momento. Mas é a primeira vez que se dissemina na sociedade brasileira uma sensação de crescente insegurança com respeito ao futuro e de desconfiança na capacidade do governo para liderar a saída da crise.
Os índices de desemprego não param de aumentar e devolvem boa parte da população brasileira às condições de pobreza de que acreditava haver saído para sempre. As alavancas do crescimento foram desmontadas e com isso diminui a esperança de que a saída da crise seja rápida. O desalento toma conta de grande parte do povo e repercute no ambiente político, que é sacudido pela falta de confiança na capacidade de as instituições vigentes encontrarem um caminho diferente para enfrentarem os desafios do momento.

O enfraquecimento do Estado é o responsável pela situação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Quem te viu e quem te vê: Tarso ataca o PT

Descontente e magoado, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, usou nesta segunda-feira sua página no Twitter para desabafar e criticar o seu próprio partido, o PT. 

Ele não concorda as ações de seus correligionários na Câmara, que aceitaram fazer  a adesão ao acordo das Mesas. Tarso disse que, "isso enfraquece PT para compor nova Frente Política e para opor-se e pressionar  o Governo,  na suspensão do ajuste”.

E logo a seguir, ele saiu com esta: “É escolha política do Presidente e tem aprovação política do Parlamento, logo tem aresta. Sempre. É da Lei".

Trump só quer que falem inglês no EUA

Em mais uma das ações pouco convencionais do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi retirada da internet a versão em espanhol da página da Casa Branca, que foi criada pelo ex-Presidente Barak Obama. Também foram encerrados outros instrumentos de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, na rede social Twitter, e uma página do Facebook.

Trump já anunciou  os nomes de todos os membros do seu executivo, a maioria dos quais ainda deve ser confirmada pelo Senado e existem hispânicos. Atualmente, nos Estados Unidos, mais de 55 milhões falam a língua espanhola.


Papa critica populismo e alerta para o perigo de novos Hitlers

Numa dura crítica a onda populista que se alastra pela Europa e pelos Estados Unidos, o Papa Francisco afirmou no domingo, em entrevista ao Jornal El País, que um dos grandes perigos da atualidade é procurar "salvadores", assim como ocorreu com Adolf Hitler na década de 30.

Segundo ele, tem que se ter prudência ante os alarmes acionados com a chegada do novo presidente dos Estados Unidos e afirmou: “é preciso ver o que ele faz”.  O Papa disse ainda, que “o perigo em tempos de crise é buscar um salvador que nos devolva a identidade e nos defenda com muros e arames farpados”.


Dilma é liberada a participar de seminário na Europa e ainda é chamada de Presidenta no Diário Oficial da União

Em sua página oficial no Facebook, a ex-presidente disse que participará em Sevilha, na quarta-feira (25), de um seminário internacional chamado "Capitalismo Neoliberal, Democracia Sobrante".   Ela viajou  sábado (21) à Itália para um viagem de duas semanas pela Europa, com cinco de seus auxiliares.

Segundo o colunista Lauro Jardim , do "O Globo", a autorização foi publicada no Diário Oficial da semana passada, onde ela foi tratada por "presidenta", forma que ela fazia questão de ser chamada quando era líder no Planalto, “Onde ainda há quem olhe por ela e atenda às suas solicitações”, disse Lauro.

Fillho de Teori diz no Fantástico que o pai temia um atentado contra sua vida

Ao falar neste domingo ao Fantástico deste domingo, Francisco Zavascki, filho de Teori, afirmou que o pai recebia ameaças - e que isso era motivo de preocupação para ele. 

Ao falar do pai, que estava prestes a homologar a delação de mais de 70 executivos da Odebrecht, Francisco descreveu um cenário que fecha com as suspeitas de atentado.

CLIQUE AQUI para examinar a entrevista de Francisco.

Preso expõe de novo a precariedade do sistema prisional gaúcho

O vexame não é o buraco no Trovão Azul, mas a precariedade do sistema prisional do RS, problema que ficou agudo depois da posse de Sartori.

Os bandidos capturados em Porto Alegre continuam expondo as autoridades da segurança pública gaúcha a constrangimentos, já que teimam em demonstrar a precariedade e falta de gestão na área, problema que ficou agudo ao extremo desde a posse do governador Ivo Sartori.

Desa vez, um detento alojado no ônibus-cela da Susepe, conhecido como Trovão Azul, foi surpreendido pela Brigada Militar durante tentativa de fuga na tarde deste domingo, em Porto Alegre. Conforme o Batalhão de Operações Especiais (BOE), os PMs encontraram uma abertura no assoalho do veículo durante inspeção de rotina, motivada por um barulho.  O ônibus, que fica no pátio da Academia de Polícia, é utilizado como carceragem provisória para amenizar a superlotação em celas de delegacias, devido à falta de vagas no sistema prisional gaúcho.

Presidente nacional da OAB cobra definição da Operação Lava Jato

O Presidente Nacional da OAB, Claudio Lamachia reclamou, no domingo, sobre a situação atual da Lava Jato. Ele cobra ações imediatas e urgentes. Em nota distribuída à imprensa ele fala:

 ”Não é cabível que, em situações excepcionais como esta, se aguarde o fim do recesso para que tal providência seja tomada”.

Nesses termos, é fundamental para o país que a ministra Carmem Lúcia, desde já, decida sobre a homologação ou não das delações. Não há tempo a perder. É o que a sociedade brasileira espera.

O país não pode caminhar em meio a dúvidas e suspeições suscitadas pela indefinição decorrente do trágico falecimento do ministro Teori Zavaski. Ele próprio estava ciente dessa urgência, que o levou a organizar uma força tarefa para dar continuidade aos trabalhos no recesso.

A interrupção dos trabalhos, além de grave desserviço público, desmerece sua memória. É necessário ainda que se aproveitem o conhecimento e a memória histórica dos juízes federais que o auxiliaram durante o já longo trâmite desse processo. São magistrados qualificados, com profundo domínio do caso. “Esse conhecimento não pode de modo algum ser desperdiçado, não apenas em nome da lógica e do bom senso, mas, sobretudo em nome dos mais elementares fundamentos éticos da Justiça.”

CLAUDIO LAMACHIA, presidente nacional da OAB

Avião da Gol sobrevoa Brasília durante três horas para esvaziar tanques e pousar

Moradores de Brasília que falam com o editor via WhatsApp, revelaram esta manhã que um avião da Gol que saiu de Brasília na noite de domingo e teria como destino Boa Vista, em Roraima, sobrevoou a Capital do Brasil durante três horas, antes de voltar. A Gol, dona do avião, disse que o aparelho passou por problemas no trem de pouso, precisou voltar para a capital federal

O comandante informou à torre de controle que o avião estava com o tanque de combustível cheio, o que o obrigou a gastar parte dele para poder pousar com segurança. O avião, que levava 130 passageiros, pousou à 1h30min. Os ocupantes começaram a desembarcar meia hora depois.

Os passageiros devem embarcar de novo às 12h desta segunda-feira. A ida até Roraima leva cerca de três horas.

Ilhas Cayman bloqueiam milhões de dólares de Eike Batista.

O colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, divulgou no domingo que dois investidores internacionais conseguiram na Justiça de Cayman uma ordem global para o congelamento de ativos financeiros de Eike Batista. 

Segundo ele, não é coisa simples bloquear seus bens no Brasil e onde mais Eike tenha guardado os milhões que sobraram dos seus bilhões. a partir dessa decisão, de acordo com advogados especializados. Mas ao menos nas Ilhas Cayman, a sentença vale. Lá, possuía cerca de US$ 7 milhões. Estes, Eike não pode mais mexer.

Mercado mais uma vez revisou para baixo as projeções de juros para 2017 e para 2018

O mercado ajustou para baixo suas expectativas para a taxa de juros para o final de 2017 e de 2018, de acordo com as estimativas coletadas até o dia 20 de janeiro e divulgadas hoje pelo Relatório Focus do Banco Central. A mediana da taxa Selic para o final de 2017 passou de 9,75% para 9,50% e a da taxa para o final de 2018 foi de 9,50% para 9,38%. 

Inflação - Além disso, as expectativas para o IPCA passaram de 4,80% para 4,71% para 2017 e se mantiveram em 4,50% para o final de 2018. 

PIB - Já a mediana das projeções para a o crescimento do PIB se manteve em 0,50% e em 2,20% para o final de 2017 e 2018, respectivamente. 

Câmbio - Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio permaneceu em R$/US$ 3,40 para o final de 2017 e em R$/US$ 3,50 para o final de 2018.

Nepomuceno dirigirá área de comunicação da Assembléia do RS

O jornalista Marcelo Nepomuceno, ex-secretário de Comunicação de Tarso Genro, foi escolhido pelo deputado Edegar Preto para substituir o jornalista Flávio Dutra no comando de área igual da Assembléia do RS.

Parabéns a você de Luciana Genro é declaração de guerra ao presidente Trump

Madonna também declarou guerra ao presidente Trump. 

Ao comemorar seus 46 anos na Praça Brigadeiro Sampaio, sábado, a ex-deputada Luciana Genro concitou o Psol a decretar guerra sem treguas ao presidente.

Ao presidente dos Estados Unidos.

Nos EUA, 250 guerreiros que saíram do discurso para quebra-quebras de rua, foram presos, terão que pagar fiança de US$ 5 mil cada um para sair da cadeia e ao final do processo poderão pegar xadrez de 10 anos.

Isto inclui a cantora Madonna, que defendeu a "explosão" de Trump.

Porto Algre suja e desleixada neste verão tucano

Na mão inversa do que faz o prefeito João Dória em São Paulo, o prefeito de Porto Alegre, Marchezan Júnior deixa a cidade ainda mais suja e desleixada do que era.

Ou é boicote do Dmlu, ou má gestão do tucano.

Sol e possibilidades de pancadas de chuva nesta segunda-feira

Segunda-feira com sol e aumento de nuvens de manhã. O site Climatempo  prevê, ao longo do dia, possibilidades de pancadas de chuva à tarde e a noite. As temperaturas vão variar entre 21º e 31º. No Litoral Norte, mínimas de 23º e máximas de 29º.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/