Dilma sanciona lei dos royalties, mas veta alteração nos atuais contratos

A presidente Dilma fez o veto parcial, nesta sexta-feira, ao projeto que muda as regras de distribuição do petróleo. Ela sancionou o projeto aprovado pelo Congresso, mas vetou o artigo terceiro que citava os contratos já estabelecidos e corrigiu o total da distribuição dos rendimentos dos royalties, antes totalizando 101% em 2017. As novas regras na partilha dos royalties, portanto, valerão para os contratos assinados a partir desta data.

. A presidente também editou uma medida provisória que destina 100% dos recursos provenientes de contratos futuros de exploração do petróleo para a educação. O anúncio foi feito pelo ministro o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva, no Palácio do Planalto.

. O projeto sancionado nesta sexta-feira por Dilma determina que a União terá a participação nos royalties de 20%, frente a 30% anteriores, a partir do próximo ano. Os estados produtores receberão 20%, cifra que era de 26,25% antes do novo projeto. Já os municípios produtores os recebimentos caem de 26,25% de hoje para 15% em 2013 e 4% em 2020. No caso dos municípios afetados pela produção sairá de 8,75% para 3% a partir de 2013 e 2% em 2020.

. Em relação à Participação Especial, o novo texto diz que a União reduzirá seus recebimentos de 50% para 43% em 2013 e para 46% em 2020. Os estados produtores passam de 40% para 32% e depois 20% em 2020. Os municípios produtores caem de 10% para 5% em 2013 e 4% em 2020.

Sai dia 10 o livro de Villa, “Mensalão”

Já saiu o primeiro livro sobre a organização criminosa montada pelo PT e pelo governo Lula para roubar dinheiro público e privado com o objetivo de corromper eleitores e parlamentares, visando perpetuar-se no Poder.

. O livro “Mensalão”, Editora Leya, de Marco Antônio Villa, será lançado dia 10 em São Paulo, na Livraria Cultura.

- A reprodução ao lado é do convite. 

Erechim terá nova eleição. Prefeito impugnado do PT não poderá ser candidato.

Caso não consiga liminar junto ao TSE, o prefeito de Erechim, RS, Paulo Polis, do PT, não será diplomado no dia 18 e nem tomará posse no dia 1º de janeiro, assumindo o presidente da Câmara de Vereadores até que o Tribunal Superior Eleitoral julgue o recurso especial que será protocolado em Brasília.

. Foi o que disse nesta sexta-feira a tarde o advogado Décio Itiberê, especialista em Direito Eleitoral.

. Polis e sua vice, Ana de Oliveira, PMDB, tiveram suas candidaturas impugnadas por unanimidade, quinta-feira, pelo TRE do RS. O resultado: 7 x O. Até o presidente votou. A chapa conseguiu 36.524 votos (64,8% do total).

 . Haverá nova eleição porque o segundo colocado, José Rodolfo Mantovani, PP, não conseguiu mais de 50% dos votos.

 - O fato que levou à cassação foi a publicação de um anuário por um jornal local, em Erechim, contendo uma manifestação do prefeito. Polis e Ana foram condenados por abuso de poder econômico e de autoridade e uso indevido de meio de comunicação social.

Maior prêmio do jornalismo gaúcho será entregue nesta segunda pela revista Press Advertising

Será nesta 2ª feira, dia 03, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone, a grande festa do Prêmio Press 2012, quando serão conhecidos os vencedores nas 16 categorias de premiação.

. Esta 13 edição registrou a histórica marca de 658 mil indicações, no Voto Popular e Voto Profissional, o que torna o Prêmio Press o maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro.

. A jornalista e comunicadora Tânia Carvalho será a grande homenageada da noite, recebendo o Troféu Sistema Fiergs – Homenagem Especial.

. O jornalismo especializado, também, terá destaque com a entrega dos troféus Sicredi de Comunicação em Economia e Comunicação em Agrobusiness às jornalistas Maria Isabel Hammes (Zero Hora) e Lizemara Prates (Band), respectivamente.

. O Prêmio Press 2012 tem o apoio de Nestlé, Sistema Fecomércio-RS), CIEE-RS, Sicredi, Sistema Fiergs, GM Chevrolet, SindiRádios, Krim Bureau, Banrisul e Assembleia Legislativa do RS.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Greve inesperada da Carris deixa 300 mil portoalegrenses sem ônibus

A greve exitosa dos trabalhadores da estatal municipal Carris, Porto Alegre, deixou 300 mil pessoas sem transporte e causou confusão no trânsito.

. O prefeito José Fortunati resolveu recorrer à Justiça, porque não houve comunicação prévia de 72 horas. Eis o que ele disse para a Rágio Gaúcha, esta tarde:
 - Fomos surpreendidos. Iam fazer uma manifestação e decidiram paralisar agora de manhã — afirmou Fortunati em entrevista à Rádio Gaúcha após deixar a reunião que definiu a decisão da administração municipal.

Sobre o bônus de R$ 800, o qual é uma das principais reivindicações da categoria, Fortunati explicou que o pagamento da gratificação depende do atingimento de metas coletivas e individuais da companhia. Eis o que diz a nota da prefeitura sobre as demandas dos trabalhadores:
(...)3) Em relação aos pleitos dos servidores, a Prefeitura realiza grande esforço de qualificação da gestão, das condições de trabalho dos funcionários da companhia e, consequentemente, dos serviços prestados à população. Tanto é assim, que grande parte da pauta dos trabalhadores já foi atendida e o restante das demandas está sendo encaminhada;4) Além disso, outros esforços administrativos estão sendo implantados, tais como a readequação do quadro de servidores, com a redução de cargos de confiança, e a contratação de consultoria especializada, com vistas a tornar mais eficientes os processos gerenciais;5) Dentre os avanços já conquistados, está a questão da bonificação dos servidores, que até este ano era concedida sem base em critérios técnicos. Em 2012, a direção da companhia estabeleceu, em acordo com a categoria, o Programa de Participação nos Resultados Carris (PPRC), que determina metas coletivas e individuais para obtenção do benefício. Em sua cláusula 13ª, o acordo estabelece que as metas serão medidas até o dia 31 de dezembro deste ano, sendo, portanto, irregular o pagamento da gratificação sem que o período de análise das metas esteja concluído;6) A Prefeitura reafirma o seu compromisso com o pagamento dos valores estabelecidos no PPRC, destacando a adesão e parceria dos servidores até o momento.7) A retomada das negociações entre a direção da Carris e a representação da categoria para o estabelecimento da data de pagamento do PPRC só ocorrerá com imediata regularização dos serviços prestados à população de Porto Alegre.

Governo e oposição não sabem o impacto financeiro do Pacotarso III

Nem o governo e muito menos a oposição consegue calcular o impacto financeiro dos 37 projetos do Pacotarso III, encaminhados em regime de urgência para a Assembleia do RS. PMDB, PP, PSDB, PPS e DEM ignoram o tamanho do rombo.

. Os deputados votarão no escuro.

. 22 dos 37 projetos, segundo avaliação do editor, geram mais despesas, enquanto que os demais são anódinos.

Históricos ficam de fora do novo comando do PMDB do RS

Se nada acontecer de novo até o dia 15, as lideranças mais históricas e tradicionais do PMDB ficarão de fora do novo comando do Partido no RS.

. Isto inclui nomes como Pedro Simon, Germano Rigotto, José Fogaça, Ibsen Pinheiro, Cesar Schirmer e Mendes Filho.

. É que eles não são candidatos e nem apoiam os dois únicos candidatos que entraram na disputa, no caso os deputados Alceu Moreira (Osório) e Edson Brum (Rio Pardo).

- Na terça-feira, Brum e Alceu falarão para a atual Executiva do PMDB, um dia depois da apresentação da sede própria do Partido, obra do presidente Ibsen Pinheiro. 

Simon é candidatíssimo à reeleição

O senador Pedro Simon é candidatíssimo à reeleição. Quem o vê em ação, não acredita que ele esteja com 85 anos.

Marco Maia quer disputar pelo PT a cadeira de Simon no Senado

O presidente da Câmara, Marco Maia, é candidatíssimo ao Senado em 2014.

Oi TV sobe para a terceira posição do ranking de TV por assinatura

A Oi TV apresentou o melhor desempenho entre as concorrentes do mercado de TV por assinatura, no mês de outubro, e já é terceira do ranking, segundo dados divulgados hoje pela Anatel. A companhia aumentou 7,9% a sua base de clientes, em relação ao mês anterior, chegando a 651.382 clientes no Brasil (60 mil no RS).

. O desempenho foi acima da média do mercado, de 1,95%. A boa performance se deve ao sucesso do reposicionamento do produto, ocorrido em novembro de 2011, com uma grade de programação completa, oferta com 11 canais pagos em HD (high definition) já no pacote de entrada (R$ 39,90), campanhas de marketing inovadoras e trabalho de uma força de vendas e de instalação comprometidas com o sucesso do produto.

. A Oi TV é um serviço 100% digital e está presente em todo o Brasil, menos no Estado de São Paulo. São ao todo oito pacotes, que podem ser contratados pelo telefone 4002-2286 ou nas lojas da Oi.

PIB só cresceu 0,6% no terceiro trimestre. Economia está em marcha lentíssima.

O PIB do Brasil, índice que representa a soma de todas as riquezas produzidas pela economia, registrou crescimento de 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre, na série com ajuste sazonal, de acordo com o que informou o IBGE nesta sexta-feira.

. O número é decepcionante.

. O resultado ficou muito abaixo do que esperava o mercado, que trabalhava com números que iam de 0,9% a 1,3%.

. O ministro da Fazenda, há apenas uma semana, previa “crescimento espetacular” de 1,3%.

 . No acumulado do ano, o PIB cresce 0,7% ante igual período do ano anterior. Já no acumulado em quatro trimestres, o PIB cresce 0,9%.

 . Este ano, por trimestres, o PIB cresceu desta maneira: 0,1%, 0,2% e 0,6%.

 . Mesmo que no último trimestre a economia avance muito mais, dificilmente os números do ano superará a casa do 1%, pouco além do desastre, que seria a recessão.

 . A economia vai em marcha lentíssima.

CLIQUE ao lado para examinar gráfico de hoje do site do jornal VALOR.


BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Luiz Felipe pensou no Banco do Mensalão quando falou no Banco do Brasil

Num ato falho do qual se arrependeu depois e até fez um pedido público de desculpas (noblese obligé), o treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, verbalizou aquilo que boa parte das pessoas esclarecidas percebem neste momento:
- Se não quer pressão, ficar numa boa, vá trabalhar no Banco do Brasil.

. O Banco do Brasil já foi respeitadíssimo. Ser funcionário do banco era sinal claro de ascensão social. Em municípios pequenos, gerente do Banco do Brasil era autoridade, junto com o prefeito, o delegado e o padre.

. Acontece que os governos do PT e o PT aparelharam o banco, desmoralizaram a instituição e a enfiaram como membro proeminente da organização criminosa do Mensalão.

. Eis os fatos mais recentes que transformaram o Banco do Brasil no Banco do Mensalão, título também em poder do BMG e Banco Rural. São os bancos que patrocinaram as patifarias patrocinadas por dignitários dos governos Lula e Dilma – e do PT:
Henrique Pizzolato, diretor de Marketing do Banco do Brasil – Condenado a 12 anos e 7 meses de cadeia, por usar dinheiro do BB para irrigar os crimes do Mensalão e melhorar de vida.
Marcos Valério, dono da agência que atendia a conta do BB – 40 anos de cadeia.
Visanet, do qual o BB possui 32% do controle – Por ordem do Banco do Brasil, passou R$ 32 milhões para Marcos Valério ajudar a organização criminosa do Mensalão, conforme constatado pela PF, PGR e STF. CLIQUE AQUI para verificar o voto do relator, ministro Joaquim Barbosa, sobre o caso.
O PT de Rosemary – José Claudio de Noronha, nomeado pela direção do Banco do Brasil para o Conselho da Previ, o bilionário Fundo de Pensão dos Funcionários, foi para a função porque sua ex-esposa, Rosemary, chefe de gabinete da presidência, frequentava a cama do presidente Lula. Ele acaba de ser demitido. José Claudio, antes de ir para a titularidade do Conselho do Previ, foi suplente do conselheiro titular Luís Adams, atual Advogado Geral da União. Uma coincidência, claro. Adams também está às voltas com o Caso Rosemary, porque seu Adjunto foi apanhado como membro da organização criminosa.

O PT de Rosemary - O Poder de Rosemary

Foto

* A reprodução acima é da capa da Veja desta semana.

Clipping Rogério Gentille, secretário de redação da Folha

SÃO PAULO - Não é da tradição do jornalismo brasileiro tratar da vida privada dos políticos. Diferentemente do que ocorre nos EUA e em outros países, opção sexual, amantes, bebedeiras e uso de drogas não são normalmente considerados como assuntos para reportagens.
O entendimento muda se o sujeito mistura sua vida particular com a profissional. Um prefeito, por exemplo, que nomeie a sobrinha para um cargo público pode acabar virando notícia. O mesmo ocorre com um secretário de Segurança que frequente a casa de um chefe de quadrilha.
Na sexta passada, a PF indiciou, por suspeita de corrupção e tráfico de influência, a assessora Rosemary Noronha. Ex-secretária do PT, foi nomeada no governo Lula para o cargo de chefe de gabinete do escritório da Presidência em SP e rodou o mundo a serviço do Planalto, viajando com o então presidente para 23 países.
Acumulou tanto poder que conseguiu, inclusive, emplacar diretores em agências reguladoras mesmo quando havia resistência no Congresso. Em situação incomum, o Senado aprovou um nome indicado por Rose que vetara quatro meses antes.
Há anos especula-se nos corredores do governo sobre a origem do seu poder, zum-zum-zum que cresceu agora com a ação da PF. Em editorial, o jornal "O Estado de S. Paulo" disse que sua influência "derivava diretamente de sua intimidade com Lula".
Diante da gravidade das acusações da PF, Lula deveria dar explicações sobre sua antiga assessora. Ela tem qualificações para o cargo que ocupava? Quais eram suas atribuições nas viagens e por que ganhou passaporte diplomático? E como conseguiu dobrar o Senado?
Dilma, que a deixou no cargo até sábado, também deveria prestar esclarecimentos. Se a função de Rose era tão importante, por qual razão a presidente simplesmente extinguiu o seu cargo após as revelações da PF?
Sem explicações convincentes, resta uma questão: Lula misturou sua vida privada com a pública?
É muito difícil se estabelecer um valor padrão no mercado internacional de.chifres, dado à alta volatilidade dessa commoditty. No caso do ex-marido da nossa Marquesa de São Bernardo, no entanto, valeu uma assessoria na Infraero e duas sinecuras no Banco do Brasil (Dataprev) e BB Seguros. Justificáveis nesse caso, como a maior autoridade do hemisfério ocidental em chifrelologia logística. Só falta agora o P@ulo Ok@moto aparecer e dizer que quem comia era ele.

OPINIÕES
 Okamoto defenderá Lula: “Fui eu quem comeu”
É muito difícil se estabelecer um valor padrão no mercado internacional de.chifres, dado à alta volatilidade dessa commoditty. No caso do ex-marido da nossa Marquesa de São Bernardo, no entanto, valeu uma assessoria na Infraero e duas sinecuras no Banco do Brasil (Dataprev) e BB Seguros. Justificáveis nesse caso, como a maior autoridade do hemisfério ocidental em chifrelologia logística. Só falta agora o P@ulo Okamoto aparecer e dizer que quem comia era ele.

Falta de transparência
Tem outra diferença em relação a outros países. Aqui os presidentes não têm que prestar contas de nada, pois o sistema possui transparência zero. Por isso tanta corrupção, pois o que a corrupção governamental mais teme e a transparência. Certa vez o finado Pres. Reagan teve que devolver um relógio que ganhara de presente porque o valor excedia o estipulado por lei. Quando Luis Inácio saiu do governo encheu vários caminhões com os carinhos que ele e a esposa receberam enquanto presidente.

ENTREVISTA - Frederico Antunes, deputado do PP do RS

Sobre os precatórios gaúchos, qual é a sua principal reivindicação?
Claro que é reclamar o pagamento de tudo, mas neste momento, queremos o envio do projeto que cria a Junta de Conciliação de Precatórios. 

Mas as RPVs são pagas dentro do prazo?
Até mesmo as RPVs (Requisições de Pequenos Valores), que obrigam o administrador a pagar rapidamente os precatórios, sob pena de prisão imediata, também só são concedidas depois que o crédito é reconhecido em decisão lenta na Justiça. 

A própria RPV parece uma penalização.
É este o caso. O direito é líquido e certo, mas lamentavelmente se transformou em motivo de uma espera que parece infindável’, concluiu o progressista.

Qual o objetivo da Junta?
Negociar diretamente com o governo algum tipo de deságio que permita que o credor receba de imediato, não só os casos de RPVs.

Novo comando da Assembleia do RS ficará com o PP

Está tudo afivelado para que o deputado Pedro Westphalen, PP, assuma a presidência da Assembléia do RS a partir do final de janeiro.

A partir do dia 1º de janeiro, saem estes deputados da Assembleia do RS:

Alceu Barbosa (PDT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Luciano Azevedo (PPS), Luis Fernando Schmidt (PT), Marco Alba (PMDB) e Paulo Azeredo (PDT).

. Serão chamados dois suplentes do PT, dois suplentes da coligação PDT/PTN, um suplente da coligação PRB/PSL/PSC/PPS/PHS/PSDB/PtdoB e um suplente do PMDB.

Assumirão os seguintes suplentes:
PDT – Décio Franzen, Feliz, e Vinicius Ribeiro, Caxias
PSDB – Elizabete Felice, Uruguaiana
PT – Marcos Daneluz, caxias, e Zilmar Rocha, Viamão.
PMDB – Nelson Harter, Pelotas

Socialistas não assinam convocação do diretor do Daer que atacou seu líder

Os três deputados estaduais do PSB não quiseram assinar o requerimento da oposição que resultou na convocação do diretor Geral do Daer, que saiu atirando contra Beto Albuquerque.

Ex-diretor do Daer foi convocado a dar explicações na Assembleia

Será na Assembleia Legislativa, quinta-feira da semana que vem, o depoimento do ex-diretor Geral do Daer, Francisco Thormann. A deputada Maria Helena Sartori, presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, disse ao editor que recebeu requerimento com 20 assinaturas.

. O governo não quer saber do depoimento do ex-diretor, que saiu atirando do governo, com denúncias sobre seu ex-chefe, o deputado Beto Albuquerque. O que ele terá que dizer:
Viagens pagas por empresas privadas - Ambos – Thormann e Beto – fizeram viagens pagas por empresas e entidades privadas para a Suiça e para os EUA. 

Consultoria privada – Thormann exerceu o cargo público no Daer, ao mesmo tempo em que possuía procuração com plenos poderes para oferecer consultoria privada ao próprio Daer.  

-  A oposição tem documentos que comprovam a acusação de Beto Albuquerque, segundo as quais a empresa Globalmate, da qual o ex-diretor possui procuração, é laranja dele mesmo. Dependendo do que disser Francisco Thormann na Assembléia, a oposição poderá pedir a convocação de CPI para o Daer.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Site Polícia&Política revela fracassos na área da segurança do governo do RS

- O editor do site é brigadiano. Embora ele não coloque isto no texto, o fato é que a lista de fracassos que aponta têm tudo a ver com o aparelhamento partidário que o PT tenta fazer na Brigada. Eis os pontos:
O último mês não tem sido nenhum pouco favorável com as questões que envolvem a Brigada Militar, senão vejamos:
- Criminalidade em franca ascensão, inclusive dando de rebenque nos índices de São Paulo, os quais, mesmo sem serem apavorantes, vem dando o que falar na grande mídia;

- Conflitos tem aflorado na mídia, no que tange a lei de promoção dos oficiais, onde se observa  franco favorecimento àqueles ligados ao partido do governo;

- Excesso de cedências de oficias nunca visto para órgãos estranhos à BM, gerando repercussão negativa junto a mídia local;

- Questionamentos expressivos acerca da repercussão financeira representada pelas diárias pagas aos componentes da Força Tarefa das casas prisionais, o que de fato é um grande descalabro, pois o provisório se tornou permanente e a lei que rege o pagamento de diárias está sendo flagrantemente desrespeitada;

- Os praças, parece que estão querendo chegar a Major, e pasmem. Sem concurso para ingresso na carreira de nível superior, inclusive com o beneplácito de alguns conhecidos políticos que não entendem patavina das carreiras dos servidores militares, tudo sem uma ação visível e concreta do Comando com repúdio concreto a essa barbaridade.

Iboty Ioschpe pensa em novos shopping centers depois do empreendimento de Rio Grande

A investida de Iboty Ioschpe no Parque Shopping Rio Grande, R$ 200 milhões, não será caso único na área.

. Em Rio Grande, Iboty tem como sócio os donos do Laboratório Aché, São Paulo.

. O novo shopping, que será entregue em 2014, foi apresentado nesta quarta-feira à noite ao mercado de Porto Alegre.

M.Grupo dará a Gravataí o seu segundo MCDonald’s

Gravataí receberá seu segundo McDonald’s com o shopping center que o m.grupo constrói.

São Leopoldo ganhará nova fábrica de semicondutores

A Tecnosinos poderá anunciar até o final do ano a atração de uma nova fábrica de semicondutores para o RS.

. Um investimento inicial de R$ 200 milhões.

. O editor já tinha antecipado a informação neste espaço.

. Não é nada parecido com o que a novíssima mineira Six, de Eike Batista, ou Ceitec, estatal federal de Porto Alegre, já estão fazendo, até porque os dois empreendimentos envolverão e envolvem recursos da ordem de R$ 1 bilhão.

- Na Tecnosinos já funciona a fábrica de semicondutores da HT Micron, joint fechada entre a coreana HT e a gaúcha Altus.

Saiba como Fortunati faz sua reforma administrativa. Ênfase é desate da burocracia na Smov e Planejamento.

O projeto de reforma administrativa da prefeitura de Porto Alegre contemplará estas mudanças, cuja ênfase, como será possível examinar, é toda em cima do desate dos nós burocráticos ligados ao cenário urbano:
- É criada a secretaria de Urbanismo, herdando as funções da secretaria do Planejamento, que será extinta, e também as áreas de licenciamento e fiscalização de edificações, fracionadas da SMOV.
- É criada a Secretaria de Segurança Urbana
- A SMOV  só tocará questões viárias, conservação e manutenção de vias públicas.
- O governo criará o  Gabinete de Licenciamento e Regularização Fundiária, para agilizar os processos de urbanização de áreas não regularizadas, e do Escritório do Metrô.
- Os 16 Centros Administrativos Regionais ganharão novas funções.


. As duas novas secretarias poderão ser entregues ao vereador Idenir Cecchin, PMDB, (Urbanismo) e ao advogado Adão Paiani, DEM,  (Segurança)

.  O prefeito destacou que o rearranjo criará 331 cargos, mas extinguirá 336. O impacto nos cofres públicos deve chegar a R$ 8,5 milhões, um aumento de 0,41% na folha de pagamento do município, informou Fortunati, que frisou que a medida é necessária para qualificar a gestão.

Médicos indicam que saúde de Luiz Fernando Veríssimo melhorou

 Boletim Médico 11
 29.11.2012
14h40min

 O tratamento para o quadro infeccioso do escritor Luis Fernando Verissimo foi finalizado. Segue com monitorização contínua e em hemodiálise. Ontem à tarde, apresentou angina e foi submetido a cinecoronariografia (cateterismo cardíaco). Os resultados não indicaram tratamento adicional nas artérias coronárias. Seu quadro clínico continua apresentando evolução favorável, porém ainda necessita permanecer no Centro de Tratamento Intensivo.

Dr. Alberto Augusto Rosa
Dr. Sandro Cadaval
Dr. Eubrando Silvestre Oliveira

A farsa da taxa de desemprego no Brasil: 5,3% ou 22,1%

Análise do ex-deputado e ex-secretário da Fazenda, Cesar Maia, Rio.      

1. Em qualquer lugar do mundo o emprego precário não é considerado emprego, mas se soma à taxa de desemprego. Menos no Brasil. Pelo menos o IBGE poderia divulgar duas taxas: a de desemprego por sua metodologia (pessoas que procuram emprego) e a de desemprego total, agregando o emprego precário, como se faz na Europa.

2. O IBGE divulgou a taxa de desemprego no Brasil em outubro (agregando as Regiões Metropolitanas que pesquisa). A População Economicamente Ativa alcançou 24 milhões e 679 mil pessoas. Os Desocupados somaram 1 milhão e 314 mil pessoas, ou uma Taxa de Desemprego de 5,3%. Um número quase de desemprego friccional ou quase de pleno emprego. Ilusão de quem só acredita nos números divulgados pelo governo.

3. Mas a própria tabela apresentada pelo IBGE dá as informações sobre o Emprego Precário. As "marginalmente ligadas a PEA" e as “desalentadas” somaram 663 mil pessoas. As “subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas” alcançaram 454 mil pessoas em outubro. E as que tiveram “renda por hora menor que o salário mínimo por hora” foram 3 milhões e 201 mil pessoas. Emprego Precário é a soma dessas, ou 4 milhões e 318 mil pessoas.

4. A proporção de Emprego Precário sobre a População Economicamente Ativa (PEA)  são 17,8%. E, dessa forma, a Taxa de Desemprego Total são 5,3% + 17,8%, ou 22,1%. Isso mesmo: mais de um quinto da PEA. Um número espanhol, um número grego.

5. O IBGE oferece mais dados que permitem analisar essa situação. Em outubro de 2011, a PEA foi de 24 milhões e 66 mil pessoas. Em outubro de 2012 foram 24 milhões e 679 mil pessoas. Um crescimento da PEA de 2,54%.

6. Destacando apenas as pessoas com renda por hora menor que salário mínimo por hora, eram 2 milhões e 937 mil pessoas e, agora, 3 milhões e 201 mil pessoas. Um crescimento de 9%. Vale dizer, mesmo esquecendo o estoque anterior de emprego precário e apenas focalizando o último ano, se vê que a taxa de desemprego divulgada só se manteve em função do emprego precário encontrado pelos desesperados que são, efetivamente, desempregados.7. Vamos racionar com números absolutos. A PEA cresceu, em um ano, 613 mil pessoas. Mas aqueles que ganham menos que o salário mínimo aumentaram 264 mil pessoas, ou 43% do aumento da PEA.

CLIQUE AQUI para examinar a página do IBGE

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

O publicitário gaúcho Petrônio Corrêa (MPM) conta sua trajetória no livro "No Centro do Poder". Ele concederá autógrafos esta noite, na Cultura.

Foi agendado para esta quinta-feira, 18h30min, o lançamento do livro “No Centro do Poder”, que conta a trajetória de Petrônio Corrêa, o fundador da MPM, agência publicitária fundada em Porto Alegre e que durante duas décadas foi a maior empresa do gênero no Brasil, pelo menos até ser vendida para a Lintas em 1991. “Foi uma oferta agressiva”, disse Petrônio Corrêa ao editor, nesta quinta de manhã, num café da manhã a seis (Petrônio, a família e o assessor de imprensa, mais o editor) realizado no Novotel. Petrônio é o P da MPM. Seus sócios, Luiz Macedo e Antonio Mahfuz, formam os dois emes. Mahfuz já morreu. Depois que saiu da MPM, onde continuou por dez anos como integrante ativo do Conselho da MPM/Lintas, o publicitário, nascido em São Sepé, prosseguiu na atividade, ajudando e presidindo o Conar e o Cenp. Ainda hoje, dirige o Instituto de Acompanhamento de Publicidade, apesar dos 90 anos e três sessões semanais de hemodiálise. Os melhores capítulos do livro  escrito pela jornalista Regina Augusto – politicamente – são as revelações sobre as intimidades da MPM com o regime militar (a MPM teve relações politicamente íntimas com todos os governos, inclusive do PT). O editor começou a ler a primeira edição nesta quinta e recomenda vivamente.

Novas denúncias de malfeitorias envolvem o Hospital Centenário, administrado pelo governo petista do prefeito Vannazi

- A RBS TV prometeu mostrar videos comprometedores e entrevistas devastadoras contra a administração municipal de São Leopoldo, hoje, 19h20min

Novos escândalos no Hospital Centenário, o hospital público municipal de São Leopoldo, RS, tornarão inevitável a abertura dos autos do inquérito policial e do processo judicial resultante da Operação Cosa Nostra, aberta no início do ano para investigar malfeitorias na administração petista do prefeito Ary Vannazi.

. A 4ª. Câmara Criminal foi instada há meio ano para autorizar investigações contra o prefeito Vannazi e sua cunhada, a deputada Ana Affonso, mas até agora nada disse. O mesmo ocorre no STJ em relação ao deputado Ronaldo Zulke. São todos do PT.

. O caso que já está com o Ministério Público é de venda de consultas médicas.

. O Hospital Centenário é um dos cinco locais devassados pela Polícia Civil. 

Ministro de Dilma diz que passagens aéreas subiram de preço por culpa dos próprios consumidores. "Viajem menos", pareceu dizer o ministro.

* Clipping Correio Braziliense

 Não adianta reclamar. Foi esse o recado enviado ontem aos consumidores pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e pelo presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff. Segundo eles, quem deixou para comprar passagens aéreas das viagens de fim de ano terá de arcar com preços elevadíssimos. Por ser um período muito concorrido, em que a procura supera a oferta de assentos nos aviões, as empresas se sentem confortáveis para cobrar o que quiserem.

. Como mostrou ontem o Correio, os bilhetes de ida e volta de Brasília para Fortaleza e Recife custam mais de R$ 5 mil, mais que para Londres, Paris e Nova York.

. Logo depois de deixar o encontro com Bittencourt, ao qual explicou os motivos que levaram a Gol a tirar a Webjet do mercado, aumentando a concentração no setor aéreo, Kakinoff foi taxativo e assegurou que o sistema de tarifas em vigor não apresenta problemas e os preços não são abusivos. “Esse modelo é o mesmo estabelecido no mundo inteiro e nós oferecemos ao consumidor a possibilidade de encontrar passagens em patamares extremamente acessíveis, desde que compradas com muita antecedência. À medida que a procura cresce e a data se aproxima, obviamente as tarifas são reajustadas”, afirmou.

Brizola Neto em Porto Alegre: "Precisamos fortalecer o PT, ops... , o PDT"

- O ministro do Trabalho aproveita a semana para contatos políticos importantes em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, ele foi até a casa do ex-deputado Carlos Araújo, ex-marido de Dilma, com quem costura seu retorno ao PDT e posterior tomada de controle do Partido. Na casa de Araújo, esteve também o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, passou a quarta-feira em Porto Alegre. À noite, foi a um jantar do PDT no CTG Estância da Azenha. Foi um evento só com aliados, porque o ministro disputa espaço com a direção local, estadual  e nacional do Partido.

. O ministro fez um discurso longo e encerrou com uma conclamação que deixou todo mundo contrangido:

- Precisamos fortalecer o PT, digo, o PDT.

. Brizola Neto foi escolhido por Dilma Roussef dentro da sua quota pessoal, já que o PDT não o indicou e não o apóia no ministério. No RS, ele tem o apoio da irmã, a deputada Juliana Brizola, e do ex-deputado Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma Roussef, do PT. 

O PT de Rosemary - Artigo, Ricardo Noblat: Saiu o Mensalão. Entra o Rosegate.

Curioso. Líderes do PT dizem não ser "adequado" ligar Lula a Rosemary Nóvoa de Noronha, indiciada na semana passada pela Polícia Federal por crime de corrupção ativa, e ameaçada de ser presa a qualquer momento.

Ora, pois. Por que não seria adequado?
Foi Lula que escolheu a moça para ser sua secretária depois de ela ter secretariado durante 12 anos o ex-ministro José Dirceu. Rosemary era reconhecidamente uma moça prendada.

Foi Lula que mais tarde nomeou a moça para a chefia do gabinete da presidência da República, em São Paulo. Ali quem desejava vê-lo tinha de passar antes pelo crivo de Rosemary, a dona da maçaneta da porta presidencial.

Foi Lula, apesar de dispor de gente habilitada para isso em Brasília, quem incumbiu Rosemary de acompanhá-lo em viagens a 24 países entre 2008 e 2009 - em média uma por mês.

Foi Lula que forçou o Senado a desrespeitar o seu próprio regimento interno para que Paulo Vieira, indicado por Rosemary, ganhasse uma das diretorias da Agência Nacional de Águas (ANA).

Foi Lula, mais uma vez acionado por Rosemary, que também empregou Rubens, irmão de Paulo, como diretor da Agência Nacional de Avião Civil.

Paulo está preso desde a semana passada, apontado pela Polícia Federal como chefe de uma quadrilha que fraudava pareceres técnicos de agências reguladoras e de órgãos federais.

Rubens também está preso por fazer parte da quadrilha, assim como outro irmão dele, o empresário Marcelo Rodrigues.

Foi Lula que interferiu junto a Dilma para que Rosemary permanecesse como chefe do gabinete da presidência, em São Paulo.

A Polícia Federal gravou 122 telefonemas trocados entre Lula e Rosemary de março do ano passado a outubro deste ano. Uma média de cinco ligações por dia. Fora e-mails passados por Rosemary com referências a Lula.

Sabe como Rosemary chamava Lula? De presidente? Não. José Dirceu chamava Lula de presidente. Antonio Palocci chamava Lula de presidente. Gilberto Carvalho, idem. Rosemary chamava Lula de "Luiz Inácio". E ainda chama.

Quem reclamava da sua falta de cerimônia no tratamento conferido ao presidente da República, ouvia dela muitas vezes: "Tenho intimidade com ele. Trato como quero. E daí?".
Não exagerava.

VÁ no site www.noblat.com.br para ler tudo. 

O PT de Rosemary - Agora PF diz que não grampeou Rosemary e o PT. Você acredita nisto?

- Assim que começaram a encorpar as informações de que a Polícia Federal possui 122 gravações de grampos entre Rosemary e Lula, a superintendência do órgão em SP apressou-se a dizer que não houve interceptação alguma dos telefones da mulher. Isto é totalmente inverossímel, porque se isto fosse verdade, a Polícia Federal não teria cumprido o seu papel e nem os protocolos mais simples de investigações policiais. Aparentemente, as declarações da PF visam proteger Lula ou apenas lançar cortinas de fumaça. Os grampos existem, sim, e vão dar muita dor de cabeça em Lula e no PT.

A superintendência de São Paulo da Polícia Federal informou ontem que a Operação Porto Seguro, que investiga a venda de pareceres públicos a empresários, não fez grampos em telefones que pertencem ou pertenceram a Rosemary Noronha, a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo.
Sua voz, porém, aparece em algumas gravações feitas em aparelhos de outras pessoas investigadas e grampeadas pela PF. São ligações atendidas por Rose, como é conhecida, ao longo da apuração.
A extensão da participação de Rose no esquema será apurada a partir da análise do material apreendido em sua casa e em seu escritório: papéis e computadores.

Na segunda-feira passada, Rose perdeu o cargo que ocupava desde o governo Lula. Ainda ontem, o Banco do Brasil (BB) decidiu exonerar o ex-marido de Rose, José Claudio de Noronha, do conselho de administração da Brasilprev, empresa de previdência privada que tem o BB como sócio. José Cláudio, que não é investigado pela PF, participa do conselho da Brasilprev desde agosto de 2009.

O PT de Rosemary - No governo do PT, ex-chefe de gabinete de Lula e de Dilma usava até diploma falso para nomear marido para sinecuras no governo federal

- No link (CLIQUE AQUI) você pode examinar os fac similes dos e-mails que revelam a falsidade. Rosemary é apontada claramente ou obliquamen te por boa parte da mídia e dos políticos como velha amante de Lula, que não sabe mais onde se esconder. E-mails são vazados a conta gotas pela Polícia Federal, que tem grampos corrosivos de conversas entre Lula e Rosemary. Ele nem veio a Porto Alegre para a reunião do Conselhão, dia 27, onde seria o convidado de honra de Tarso Genro. Em Brasília, petistas felpudos pedem compreensão para a oposição, a mesma que nunca demonstraram com os adversásrios. A matéria a seguir é de www.veja.com.br

As trocas de favores entre a ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha, a Rose, e o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, foram muito além das indicações de cargos. Ela costumava usar os serviços de seus afilhados políticos para resolver problemas pessoais, como o divórcio e a pensão do atual marido e o diploma de curso superior para o ex-marido, José Cláudio Noronha, de quem ela ainda herda o sobrenome.

Segundo trechos obtidos por VEJA da investigação que deflagrou a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, Rose e Vieira trocaram dezenas de e-mails em 2009 sobre o tema identificado como "diploma para o JCN" – sigla que ela usava para se referir ao ex nas mensagens. A ex-chefe de gabinete queria indicar o pai de suas duas filhas a uma vaga na Aliança do Brasil Seguros – a seguradora do Banco do Brasil, posteriormente rebatizada como BB Seguros. Noronha, que trabalha como assessor especial na Superintendência da Infraero em São Paulo, não cursou faculdade e, por proibição regimental, não poderia assumir cargo na empresa. Ciente do obstáculo, Rose não se intimidou. Procurou Vieira para conseguir um certificado falso que permitisse ao marido abocanhar a vaga de suplente no conselho de administração da Aliança, o que já lhe garantiria uma polpuda remuneração.

- "Graças a Deus saiu o que eu esperava. Preciso do diploma urgente. Para adiantar, tenho que colocar no currículo a formação. Qual é o nome?”, questionou a ex-chefe de gabinete do governo petista em e-mail enviado a Paulo em 4 de maio de 2009. Segundo o inquérito, o que Rose tanto esperava era a vaga para seu ex-marido. Ela, aparentemente, demonstrava total desconhecimento do título que Claudio receberia – afinal o que lhe interessava era apenas o papel que lhe permitiria dar prosseguimento à negociação para sacramentar a indicação. No passo seguinte, coube ao ex-diretor da ANA não apenas forjar o diploma como também obter o reconhecimento oficial do Ministério da Educação (MEC).

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Morreu Joelmir Beting

* Clipping www.uol.com.br

Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte. O corpo está sendo velado desde às 8h no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. Às 14h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16h  o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.

Araújo-Carvalhoi-Giles: a troika que manda no ministério do Trabalho enquanto Brizola Neto curte Copacabana

Cada vez fica mais claro para quem transita pelos corredores do ministério do Trabalho e adjacências que quem menos manda lá é o Ministro Brizola Neto, cuja autonomia na pasta que ocupa é tão verdadeira quanto o nome que usa.  Seu nome verdadeiro é Carlos Daudt Brizola. O Brizola Neto verdadeiro é seu irmão, vereador no Rio de Janeiro. Brizola Neto não manda nada. Mas não tem do que reclamar. Sua condição e autonomia fazem parte da contratualidade estabelecida com Dilma. O acordo era simples. Um cargo pelo sobrenome. E nada mais.

. Os verdadeiros manda-chuvas do MTE estão na cabeceira da Esplanada dos Ministérios, na antessala da “Presidenta” e até mesmo em uma confortável residência da zona sul de Porto Alegre. Estes mandam mesmo, e com porteira fechada.
. O Ministério do Trabalho transformou-se em uma verdadeira joint-venture de Gilberto Carvalho, o todo poderoso ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, o geólogo gaúcho Giles Carriconde Azevedo, vulgo “Brizolinha”, velho companheiro de Dilma desde os tempos em que esta militava no PDT, hoje um onipresente chefe do gabinete pessoal da presidente da República, e o primeiro ex-marido, Carlos Araújo. O trio Gilberto, Giles e Carlinhos (como Dilma chama carinhosamente o avô de Gabriel) dão as cartas, jogam de mão, mandam e desmandam, indicam nomes e loteiam cobiçados CC’s entre si, mas tal liberdade e desenvoltura são apenas um meio para a exploração do grande negócio que é o Ministério, principalmente em suas relações com os sindicatos e centrais sindicais. Quem é do meio, sabe do que se está falando.
Enquanto isso o “ministro” Brizola Neto curte as praias cariocas. Qualquer um que se disponha a dar plantão no ministério vai perceber que o irmão de Juliana fica em Brasília, quando muito, um dia por semana. Menos do que quando era deputado federal. 

Artigo, João Batista Araújo e Oliveira - Corporativismo, de novo, contra a edução

* João Batista Araújo e Oliveira, Folha, terça

Cláudia Costin é secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e foi ministra da Administração no governo FHC. Como gestora experiente, ama falar em resultados.

Aloizio Mercadante, ministro da Educação e economista, sabe disso e ama Cláudia Costin. Ele a convidou para assumir a Secretaria de Educação Básica da sua pasta.

Mas, nessa história de amores, há quem não ame resultados nem, claro, Cláudia Costin.
Um grupo de professores universitários organizou um abaixo-assinado protestando contra o convite feito a ela feito por Mercadante. Foram seguidos por milhares de adeptos e por entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).O texto do abaixo-assinado traduz o atraso da educação no Brasil: repete surrados jargões anti-imperialistas, defende as fracassadas ideias dos seus autores, que tiram do baú a velha cantilena da esquerda ultrapassada.Cláudia Costin é secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e foi ministra da Administração no governo FHC. Como gestora experiente, ama falar em resultados.Aloizio Mercadante, ministro da Educação e economista, sabe disso e ama Cláudia Costin. Ele a convidou para assumir a Secretaria de Educação Básica da sua pasta.
Mas, nessa história de amores, há quem não ame resultados nem, claro, Cláudia Costin.

Licenças para novas construções estão paralisadas em Porto Alegre

As concessões de novas licenças de construção e os leilões de índices construtivos estão virtualmente paralisados em Porto Alegre.

Beto Albuquerque diz que esta procuração ao petista Thormann é “coisa de laranja”

O ex-secretário de Infraestrutura e Logística, o deputado Beto Albuquerque, disparou  a sua mais devastadora denúncia contra o diretor-Geral do Daer, o petista Francisco Thormann, nomeado para o cargo pelo próprio governador Tarso Genro, contra a vontade do socialista, ao dizer claramente que o caso cheira muito mal:
  Bastou um dia para ver que a empresa é dele! Feita por laranjas. Confiram!

. A acusação de que a empresa da qual Thormann possui procuração é na verdade dele mesmo, e que portanto ele usa laranjas para mascarar sua atuação, põe em xeque todo o governo estadual. 

. A acusação é grave e somou-se a outra, vazada para a imprensa no dia anterior, acusando Thormann de ter viajado para a Suiça com despesas pagas para uma subempreiteira do próprio Daer, a Geobrugg AG.

. O jornal Zero Hora foi atrás da nova denúncia de Beto Albuquerque e constatou que a empresa da qual o diretor-Geral do Daer possui procuração com plenos poderes, a Globalmeta, não existe no endereço que consta do seu registro na Receita Federal, e que o endereço de um dos sócios fica numa oficina do bairro Camaquã, onde ele não mora e nem trabalha.

- O escândalo no governo Tarso Genro inflou muito nas últimas horas e azedou as relações entre o PT e o PSB. O ex-secretário saiu magoado do governo, depois de ter sido humilhado e desautorizado pelos principais colaboradores de Tarso, como foram os casos do próprio Thormann e dos secretários João Vitor, João Mota e Carlos Pestana, que chegaram a chamar coletivas de imprensa para anunciar medidas das quais Beto Albuquerque discordava publicamente, entre as quais os casos dos pedágios e da Rodovia do Progresso. O deputado Jorge Pozzobom começou a recolher assinaturas para ouvir Thormann na Assembleia do RS.

Clique abaixo para examinar a procuração de que trata Beto nas suas acusações. 

DIA inaugurará 19º supermercado no RS, desta vez em Bento

Será nesta sexta-feira a inauguração da loja dos supermercados DIA em Bento Gonçalves, RS. A rede é espanhola.

. No RS, DIA terá 19 lojas.

Nomes dos operadores do Projeto Cais Mauá serão conhecidos em dezembro

Os espanhóis que controlam com o grupo brasileiro Bertim o Projeto Cais Mauá, Porto Alegre, que exigirá investimentos de R$ 500 milhões, já conseguiram partilhar os interesses entre os investidores que erguerão operações na área.

. Os nomes de cada operador – hotéis, shopping, restaurantes – serão anunciados logo no início de dezembro.

. A ideia dos espanhóis e da Bertim é iniciar as obras físicas em março.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Mendes Filho anuncia fim do embargo russo às carnes do Sul do Brasil

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, confirmou nesta quarta-feira que depois de um ano e cinco meses depois da decretação do embargo às carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, a Rússia acabará com a suspensão das exportações dos frigoríficos dos três Estados. As 85 plantas industriais que foram afetadas, conforme lista do Serviço Sanitário Russo, poderão retomar os embarques para o país do leste europeu. O embargo russo às carnes brasileiras dos três Estados afetou principalmente as exportações de suínos. O prejuízo para o Rio Grande do Sul no período foi de US$ 454,3 milhões, dados da FEE. Apesar do crescimento de mercados compradores como a Ucrânia, o valor pago pelo produto ainda não compensou a perda de arrecadação dos russos. De janeiro a setembro, o setor de suínos gaúcho teve receita de US$ 283,32 milhões ante US$ 378,93 milhões do mesmo período de 2011.

Situação de Joelmir Betting é irreversível

Internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein, o jornalista Joelmir Beting, 75, está clinicamente estável em estado de coma, porém o quadro é grave e irreversível, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira.

. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico na noite de domingo e respira com auxílio de aparelhos.

O CEO da Harley no Brasil é um gaúcho de Erechim

O Tá na Mesa desta quarta-feira na Federasul, Porto Alegre, foi com o diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil, Longino Morawski que falou sobre o tema “A Experiência Harley-Davidson no Brasil”.
. Muita gente não sabe, mas Longino Morawski é gaúcho de Erechim.

. Em Porto Alegre, a Iesa constrói a nova loja da marca na avenida Sertório, Porto Alegre. Ali já vende as motos mais desejadas por quarentões de sucesso e que possuem entre R$ 29 mil a R$ 80 mil para comprar um dos modelos.

. Na fila do gargarejo esteve até mesmo o vereador Valter Nagelstein, ex-secretário da Smic e próximo presidente municipal do PT, que pilota uma flamante Heritage, o modelo mais clássico dos anos 60.

Onyx denuncia explosão de preços depois da vampirização da Webjet

Preços de passagens aéreas (26/12 a 2/01/2013)
Brasília-Fortaleza – R$ 5 mil
Brasília-Paris – R$ 4,3 mil

. Os trechos e valores acima foram pesquisados arbitrariamente pelo deputado Onyx Lorenzoni, que quis mostrar ao editor de que modo a compra e posterior liquidação da Webjet por parte da Gol foi uma jogada ensaiada com o mercado e com o governo, destinada a reduzir a concorrência e com isto permitir aumentos abusivos de preços.

. O deputado do DEM do RS fez a denúncia nesta quarta-feira e exigiu a convocação do ministro da Aviação Civil e do presidente da Anac. Ele também relacionou tudo com o atual escândalo da Operação Porto Seguro.

- Leia a seguir a entrevista de Onyx Lorenzoni ao editor. 

Copom, quarta, manterá taxa básica em 7,25%

O Copom manterá em 7,25% a taxa básica de juros na sua reunião desta quarta-feira.

Governo diz que detestável Conselho Estadual de Comunicação irá para a Assembléia

Nesta segunda-feira o governo voltou a reunir representantes da mídia chapa branca para rediscutir o projeto que cria o Conselho Estadual de Comunicação.

. O governo avisou que o “projeto está maduro”. Na linguagem cifrada do Piratini, isto significa que Tarso Genro está na iminência de propor o monstrengo aos deputados.

. O PT insiste em patrulhar e aparelhar a imprensa do RS.

. Não vai levar.

Lula deu bolo na última reunião do ano do Conselhão

O Piratini não deu explicação oficial para o bolo que Lula deu na última reunião do Conselhão do Tarso.

. O fato é que também ninguém pediu explicação.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Entrevista - Gol comprou e liquidou a Webjet para reduzir a oferta e aumentar os preços das passagens aéreas

Onyx Lorenzoni, deputado do DEM do RS

No seu pronunciamento na Câmara, o senhor viu cumplicidade entre a Gol e o governo neste caso da eliminação da Webjet. Como foi isto?
Foram demitidos 850 trabalhadores, mas a Gol reajustou suas tarifas em 200% depois disto. O governo e os órgãos reguladores falharam quando aprovaram a compra da Webjet por parte da Gol.

Por quê?
São cúmplices nas práticas nocivas aos trabalhadores, aos consumidores e à livre concorrência.

Como?
Faltou transparência. A Gol comprou a concorrente para tirá-la da frente.

Com que objetivo?
 A ação da Gol inflacionou o mercado. Com a oferta de bilhetes restrita, as demais empresas reajustaram de forma estratosférica os preços. Um exemplo disso é que uma viagem de Brasília para Fortaleza ou Natal entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro próximo, trechos de ida e volta, pode passar de R$ 5 mil por passageiro, sem incluir as taxas aeroportuárias, superando os valores de bilhetes internacionais da capital federal para Londres e Paris, entre R$ 4,3 mil e R$ 4,7 mil, e são quase o dobro da média cobrada no trajeto para Buenos Aires, algo que não pode ser creditado ao início da alta temporada de férias, mas sim à exclusão de um concorrente do mercado, no caso a Webjet”.

Foi tudo combinado?
A Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, expôs o envolvimento de servidores federais na emissão fraudulenta de pareceres técnicos para beneficiar empresas e empresários, e nos permite perguntar se isso pode explicar a conivência do governo Dilma com a aquisição predatória da Webjet pela Gol.

Escritório e Instituto esvaziarão poderes da Smov e da secretaria do Planejamento

As secretarias de Obras e do Planejamento de Porto Alegre perderão boa parte das suas funções para duas novidades que o prefeito criará no projeto de reforma administrativa que enviará na semana que vem para a Câmara de Vereadores e que quer ver aprovada até o dia 21:
Escritório de Licenciamento de Obras
Instituto de Planejamento Urbano

. O problema de José Fortunati será convencer os dois candidatos mais prováveis para a Smov e Planejamento, Mauro Zaccher, PDT, e Idenir Cecchin, PMDB, de que será bom negócio dirigir secretarias esvaziadas.

Projeto que cria a Porto Alegre Tech City pode ser votado esta tarde na Câmara

Até o início da tarde desta quarta-feira estava tudo agendado para a votação do projeto-de-lei 004/2012, que permitirá a Porto Alegre receber o equivalente ao que é London Tech City em Londres. O projeto institui o conceito de Regiões de Potencial Tecnológico, os Repots, que serão parcelas do território destinadas a incentivar empreendimentos industriais, comerciais ou de serviços ligados ao desenvolvimento tecnológico.

. O projeto esbarrou em três nós:
- 2/3 da cidade ficariam na mancha da Área de Interesse Tecnológico, a Aitec.
- O índice construtivo na mancha, subiria para 2,5
- A ênfase da nova lei diz respeito a aspectos meramente imobiliários

. As três principais restrições são relevantes.

Thormann não quer depor na Assembleia e ameaça contar tudo o que sabe sobre as renovações das concessões de rodoviárias

O ex-diretor do Daer, Francisco Thormann, PT, demitido pelo governador Tarso Genro depois de uma disputa com seu ex-chefe, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, vem repetindo para amigos e companheiros do Partido que espera ser blindado pela base governista da Assembléia.
. Ele não quer depor na Comissão de Serviço Público, mas o deputado Jorge Pozzobom já conseguiu as assinaturas que precisava para obrigá-lo a falar.

. Não se trata apenas da denúncia que o ex-secretário Beto Albuquerque  viajou aos EUA a convite da Associação Nacional de Infraestrutura Terrestre, Andit. O ex-diretor do Daer tinha revelado que uma empresa privada tinha pago tudo.

- Francisco Thormann sabe segredos nunca revelados sobre a interminável licitação para a concessão de novas rodoviárias no RS, com ênfase para o caso de Porto Alegre, que irritou muito a família Veppo. 

PSB só fumará o cachimbo da paz se receber porteira fechada no Daer

Só o retorno ao sistema de porteira fechada (todos os cargos para o Partido) apaziguará os interesses do PSB na secretaria de Infraestrutura e Logística.

. O PSB quer o Daer sob seu controle.

. O PSB também não aceita a proposta de desmembramento da secretaria em duas pastas, no caso Minas e Energia e Transportes.

Novas licenças de construção e vendas de índices construtivos estão paralisadas em Porto Alegre

As concessões de novas licenças de construção e os leilões de índices construtivos estão virtualmente paralisados em Porto Alegre.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Rose, a valete de Lula e chefe de gabinete de Dilma em SP, ajudou senador num negócio de R$ 2 bilhões

- O advogado Geral da União, Luís Adams, está a cada momento com o cargo mais a perigo. É consequência dos vazamentos das investigações da PF, que também começam a incriminar – de novo – o ministro Fernando Pimentel. A nota a seguir é da Folha de São Paulo.

No cargo de advogado-geral-adjunto da União, José Weber Holanda ajudou o ex-senador Gilberto Miranda na aprovação do projeto de um complexo portuário de R$ 2 bilhões na ilha de Bagres, uma área de proteção permanente ao lado do porto de Santos.

A obra, que ocuparia 1,2 milhão de m² - área similar a do parque Ibirapuera--, dependia de autorização do Ibama, da Secretaria de Portos e da Secretaria de Patrimônio da União. Todos aprovaram.
Weber atuava com Paulo Rodrigues Vieira, preso na última sexta pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal sob acusação de comandar um grupo que fazia tráfico de influência em órgãos federais.

O empreendimento na ilha de Bagres, cuja construção começaria em 2013, é o maior negócio flagrado na operação.

Weber era o braço direito do ministro Luís Inácio Adams na AGU (Advocacia Geral da União), órgão que defende os interesses do governo. Indiciado pela PF, ele foi afastado do cargo.

STF conclui, hoje, penas dos réus do Mensalão. João Paulo, PT, e Jefferson, PTB, estão na lista.

As três últimas penas do processo do Mensalão devem ser fixadas nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) — as do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) e do ex-tesoureiro informal do PTB Emerson Palmieri. Com isso,a dosimetria (cálculo das penas) para os 25 condenados no processo deverá ser concluída à tarde.

Relator fica assustado e tira repórter de Veja e Gurgel do relatório final da CPI do Cachoeira. Só falta tirar também Cachoeira.

* Clipping Estado Eugênia Lopes

Na tentativa de aprovar o relatório final da CPI do Cachoeira, o deputado Odair Cunha (PT-MG, foto abaixo à direita) recuou e apresentou nesta terça-feira, 27, formalmente à bancada governista proposta para retirar do texto o pedido de indiciamento de cinco jornalistas - entre eles, Policarpo Júnior, redator-chefe da revista Veja - e a sugestão para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, seja investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Cunha classificou esses dois itens de “secundários” e “acessórios” e, por isso, passíveis de saírem do relatório.

. “Se os partidos se comprometeram a aprovar o essencial, estou disposto a retirar o secundário. O encaminhamento do procurador-geral para o conselho e o indiciamento dos jornalistas é irrelevante; não é uma questão central. Se o procurador e os jornalistas são elementos que criam obstáculos à aprovação do relatório, abro mão deles”, afirmou.

Delator diz no Jornal Nacional que Zé Dirceu está envolvido no Caso Rosemery

* Clipping Veja

O delator do esquema de corrupção desarticulado pela Operação Porto Seguro afirmou nesta terça-feira ter recebido oferta de suborno de 300 000 reais para beneficiar o ex-ministro José Dirceu. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil da Cunha Borges afirmou que o pedido de Dirceu foi feito por intermédio de Paulo Vieira, diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Vieira, que está preso, é apontado pela Polícia Federal como chefe da quadrilha que se infiltrou em órgãos públicos federais para obter pareceres técnicos fraudulentos, em nome de interesses privados.

 Cyonil disse ter conhecido Vieira em 2002 e se tornado próximo dele em 2008, quando foi convidado a fazer uma palestra na Advocacia-Geral da União (AGU) sobre portos, sua área de especialização. Em 2010, Vieira convidou Cyonil a participar da festa de aniversário de José Dirceu. O auditor declinou o convite. Segundo Cyonil, o ex-ministro tinha interesse em um processo no TCU sobre a empresa Tecondi, no Porto de Santos (SP).

O auditor diz ter recebido, durante um almoço, uma oferta de propina de Vieira, em uma folha de papel. “Ele escreveu que o processo era de interesse de José Dirceu, escreveu 300 000 reais e passou para mim”, disse Cyonil.

- Nesta terça-feira, o governo barrou a convocação de Rosemery pelo Congresso e a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria ao Peru. O Planalto não sabe o que virá pela frente. 

Artigo, Carlos Brickmann - O PT de Rosemary

* Clipping www.carlosbrickmann.com.br

 Certos candidatos a certas nomeações, ao que parece, precisam apresentar entre seus documentos um atestado de antecedentes incompleto. Só o completarão, como folha corrida, como capivara, no exercício do cargo.

Mas esta não é uma novidade. Novidade seria explicar o motivo que levou a Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, a investigar assuntos do Governo e gente influente do Governo anterior. Há alguns palpites, que podem até ser verdadeiros, mas que neste momento não passam de palpites:

a) há pouco tempo o Governo negou o aumento reivindicado pela Polícia Federal (só que essa investigação não começou há pouco tempo);

b) a Polícia Federal é dividida em várias alas (mas seria estranho que alguma delas agisse num nível tão alto sem que o ministro da Justiça fosse informado);

c) o advogado geral da União, Luís Inácio Adams, era apontado como um dos preferidos de Dilma para o Supremo (e sua indicação ficou difícil pelo envolvimento no caso de seu adjunto e homem de confiança, cuja escolha para o cargo defendeu com todo o empenho). Outra possibilidade de escolha da presidente Dilma seria o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - que vem a ser, por coincidência, o chefe da Polícia Federal. O afastamento do nome de Adams reforça, sem dúvida, o nome de Cardozo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Beto amplia crise no governo Tarso. Agora acusa Thormann por usar empresa laranja para seus negócios com os governos.

O ex-secretário de Infraestrutura e Logística, o deputado Beto Albuquerque, disparou nesta terça-feira a sua mais devastadora denúncia contra o diretor-Geral do Daer, o petista Francisco Thormann, nomeado para o cargo pelo próprio governador Tarso Genro, contra a vontade do socialista:
  Bastou um dia para ver que a empresa é dele! Feita por laranjas. Confiram!

. A acusação de que a empresa da qual Thormann possui procuração é na verdade dele mesmo, e que portanto ele usa laranjas para mascarar sua atuação, põe em xeque todo o governo estadual.

. A acusação é grave e somou-se a outra, vazada para a imprensa no dia anterior, acusando Thormann de ter viajado para a Suiça com despesas pagas para uma subempreiteira do próprio Daer, a Geobrugg AG.

. O jornal Zero Hora foi atrás da nova denúncia de Beto Albuquerque e constatou que a empresa da qual o diretor-Geral do Daer possui procuração com plenos poderes, a Globalmeta, não existe no endereço que consta do seu registro na Receita Federal, e que o endereço de um dos sócios fica numa oficina do bairro Camaquã, onde ele não mora e nem trabalha.

- O escândalo no governo Tarso Genro inflou muito nas últimas horas e azedou as relações entre o PT e o PSB. O ex-secretário saiu magoado do governo, depois de ter sido humilhado e desautorizado pelos principais colaboradores de Tarso, como foram os casos do próprio Thormann e dos secretários João Vitor, João Mota e Carlos Pestana, que chegaram a chamar coletivas de imprensa para anunciar medidas das quais Beto Albuquerque discordava publicamente, entre as quais os casos dos pedágios e da Rodovia do Progresso. O deputado Jorge Pozzobom começou a recolher assinaturas para ouvir Thormann na Assembleia do RS.

Lula deu até passaporte diplomático para Rose. Saiba como ela extraía boquinhas para a família durante as viagens.

- Rosemary Nóvoa Noronha tinha o seu passaporte vermelho, como informam Matheus Leitão e Rubens Valente na Folhade hoje. Não por acaso. A apenas chefe do escritório da Presidência em São Paulo acompanhou Lula a 30 compromissos no exterior, totalizando 23 países

* Clipping www.veja.com.br
Por Carolina Freitas, na VEJA.com:

Em novembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Moçambique e Coreia do Sul. Entre os dias 8 e 10, cumpriu agenda oficial em Maputo, capital do país africano. Deu aula magna em uma universidade, encontrou empresários brasileiros e foi recebido pelo colega Armando Guebuza. No dia 11, desembarcou em Seul, para, ao lado da sucessora recém-eleita Dilma Rousseff, participar da reunião do G-20. Durante o giro internacional, Lula teve em sua comitiva uma ajudante próxima, Rosemary Nóvoa de Noronha, a Rose, que até este fim de semana ocupou o cargo de chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo. Embora seja um requisito legal que funcionários em viagem internacional tenham seu nome registrado no Diário Oficial, Rose embarcou sem que essa formalidade fosse cumprida. Ela também aproveitou para tratar de um assunto de interesse próprio com o chefe: a nomeação de uma de suas filhas, Mirelle, para um cargo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Tanto a viagem não oficializada quanto a negociação do cargo para a filha estão registrados em e-mails interceptados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, deflagrada na sexta-feira. A operação derrubou Rosemary e Mirelle de seus cargos na administração pública. A filha pediu exoneração nesta segunda-feira. Rosemary foi demitida no sábado, depois de ser indiciada pelo seu envolvimento com os irmãos Paulo e Rubens Vieira, presos provisoriamente e indiciados por utilizar seus cargos de hierarquia elevada em agências reguladoras para fraudar procedimentos e promover negócios escusos.  

Foi em troca de mensagens com Paulo Vieira que Rosemary tratou da nomeação da filha. “A Mirelle já te enviou os documentos? Peço a gentileza de só nomeá-la depois de eu confirmar com o PR. Estou em Maputo. Embarco para Seul na 4ª-feira com ele, aí após conversar te aviso.” Nesse e em outros e-mails da dupla, Lula é tratado como PR, abreviação para presidente da República.

Paulo respondeu ao e-mail dizendo que Mirelle tinha esquecido de assinar o currículo, sem..

CLIQUE AQUI para ler tudo 

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Pedro Simon ataca em entrevista: "Tarso Genro, Beto Richa e Raimundo Colombo são um zero à esquerda"

Os atuais governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT); do Paraná, Beto Richa (PSDB), e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), são “um zero à esquerda”. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, é outro “zero à esquerda, uma pataca”. Quem dispara é o senador Pedro Simon (PMDB-RS), uma das vozes mais experientes da política brasileira. E dono, também, de uma das línguas mais afiadas.

. Em entrevista publicada na recém-lançada quarta edição da Revista Congresso em Foco, Simon não poupa praticamente ninguém. É implacável com a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT): “O único título que conheço dela é o de ex-esposa do Suplicy”. Também não perdoa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele não tinha direito de fazer o que fez. No Brasil, grande nação em grande momento, comprar a reeleição como ele comprou? Foi vexatório.”

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa.

Artigo, Marco Villa - Para o PT a história sempre se repete

* Clipping O Globo

Uma nova operação da Polícia Federal atingiu o Partido dos Trabalhadores. Não é a primeira vez. Mesmo com todo o estardalhaço causado pelo julgamento do mensalão, parece que nada detém a ânsia de saquear o Erário. Agora, uma das acusadas é a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, que teria negociado pareceres técnicos fraudulentos. Os agentes da PF foram ao escritório chefiado por Rosemary para a devida busca e apreensão de documentos. Indignada, a funcionária não fez o que seria considerado plausível: entrar em contato com seu advogado. Não. Buscou algo superior: o sentenciado José Dirceu. Isto mesmo, leitor. E veja como o Brasil continua de ponta-cabeça. A funcionária petista ligou para Dirceu, com quem tinha trabalhado durante 12 anos, em busca de proteção. O amigo, que, como é sabido, está condenado a dez anos e dez meses de prisão, nada pode fazer. Em seguida, ela tentou falar com o ex-presidente Lula, de quem é amiga. Mas o antigo mandatário está fora do país. Restou Gilberto Carvalho, o onipresente para assuntos deste jaez, mas que também não pode ajudá-la. A sequência dos contatos e a naturalidade são indicativas de como os petistas pouco estão se importando com o clamor popular em defesa da moralização. Continuam se considerando acima do bem e do mal. E, principalmente, acima da lei.

Para piorar — e reafirmar o desprezo pela ética na política e na administração pública — o segundo homem na hierarquia da Advocacia Geral da União, José Weber Holanda, está sendo acusado de fazer parte deste grupo (a expressão correta, claro, deveria ser outra). Fica a impressão de que na administração petista tudo pode, que o governo está à venda.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Desta vez, viagens da AGDI são viagens do bem

Tem tudo a ver as três missões internacionais que começará na semana que vem a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, AGDI , todas em busca de novas oportunidades de negócio para o Rio Grande do Sul. No roteiro, Dubai, Cingapura e Reino Unido.

. O governador, que programou e acompanhou uma viagem inútil a Cuba, desta vez preferiu viajar pelo interior gaúcho (leia nota a seguir).

Nardes assumirá dia 12 a presidência do TCU

O ex-deputado gaúcho Augusto Nardes, PP, assumirá dia 12 a presidência do Tribunal de Contas da União.

Este ano, mata-se três vezes mais na Grande Porto Alegre do que em São Paulo. Confira os números.

* Clipping Diário Gaúcho

A sequência de assassinatos e atentados em São Paulo ganhou destaque nacional. A ação do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que controla os presídios paulistas, escancarou a criminalidade que coloca policiais e bandidos em constante duelo. E a Grande Porto Alegre, incluindo Vale do Sinos? Mesmo sem PCC, a violência, proporcionalmente, é 2,5 vezes maior do que na capital paulista. A diferença nunca esteve tão grande na comparação com a maior metrópole brasileira. Ou seja, a guerra aqui não tem atentados, mas uma constância alarmante: média de um homicídio a cada oito horas em 2012. A comparação vem do índice de mortes por grupos de 100 mil habitantes. Em São Paulo, a média é de 11, contra 27 da Região Metropolitana de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

Entrevista - Assembleia do RS precisa rejeitar a proposta orçamentária estadual

Darcisio Perondi, deputado Federal, PMDB do RS

O senhor fez um apelo para que os deputados estaduais gaúchos rejeitem a proposta orçamentária para 2014, que deve ser votada a qualquer momento.
Sim, porque os valores previstos para a saúde afrontam a Constituição e a Lei Complementar 141.

O que dizem as leis?
Que o governo precisa aplicar 12% da sua receita própria na área da saúde, expurgados valores como aplicações em saneamento da Corsan, contribuição para o IPE ou despesas do Hospital da Brigada, por exemplo.

A lei é clara?
A Lei Complementar 141, assinada por Dilma, é claríssima. Por ela, o governo federal fica autorizado a não repassar  dos seus Fundos, as diferenças que constatarem na aplicação, retendo o dinheiro.

E?
A Assembleia tem que rejeitar essa proposta orçamentária. 

Sociedade gaúcha não aceita diktakt do governo estadual contra a Rodovia do Progresso

Sem baixar a cabeça diante do diktakt do governo gaúcho, ganha corpo a luta pela construção da RS-010, a Rodovia do Progresso, que ligará Porto Alegre a Sapiranga, 70 kms, correndo paralelo à superlotada BR-116.

Comitê em Novo Hamburgo – A ACI decidiu criar um comitê e ir a Tarso para apoiar o projeto.

Frente Parlamentar – 20 deputados já assinaram o pedido de criação da Frente Parlamentar Pró RS-010, para acompanhar as discussões sobre a construção da estrada. A instalação será dia 4, 13h30min, na Assembléia.

.  Nesta terça-feira o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, PT, voltou a defender o projeto. Ele lidera a resistência aos setores do governo que não querem a estrada.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Deputados querem chamar Thormann (Daer) para depor na Assembléia do RS

Desde esta terça-feira a tarde, o deputado Jorge Pozzobom, líder do PSDB na Assembléia do RS, recolhe assinaturas para convocar o diretor Geral do Daer, Francisco Thormann.

. Ele falará na Comissão de Serviço Público.

. Os deputados  querem que Thormann conte tudo o que sabe sobre os escândalos do Daer e da secretaria de Infraestrutura e Logística.

Schiffino, presidente da CDL de Porto Alegre, é agora vice da ABF (franchising)

O empresário Gustavo Schifino, da Trópico, acaba de ser eleito diretor vice-presidente da ABF (Associação Brasileira do Franchising). É a primeira vez que um gaúcho ocupa esse cargo na ABF Nacional – que possui mais de 1 mil associados no Brasil, ocupando a segunda posição mundial em número de membros, atrás apenas de organizações dos Estados Unidos. Schifino é presidente da CDL Porto Alegre.

20 prefeituras fecharam as portas nesta terça para pressionar Dilma pelos royalties

Mobilização inédita paralisou nesta terça-feira  20 prefeituras na região Sul do RS. O objetivo foi chamar a atenção para a crise enfrentada em razão da diminuição de repasses dos governos federal e estadual neste ano.

. A data da mobilização foi escolhida para pressionar a presidente Dilma Rousseff a aprovar o projeto encaminhado para redistribuição de royalties do petróleo.  Vence quinta-feira o prazo para que ela emita um parecer, e a expectativa é pela aprovação. Estudo da Confederação Nacional dos Municípios mostra que, com a mudança da partilha, o volume destinado ao Estado com royalties pode subir de R$ 140 milhões para R$ 400 milhões ao ano.

. Mesmo que o Estado tenha admitido antecipar metade da parcela de janeiro do ICMS para 28 de dezembro, a medida não é suficiente. Entre as 20 cidades que aderiram a paralisação estão Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Chuí.

Conflito de interesses pode sombrear presença de Jorge Gerdau no governo Dilma

Nas últimas semanas o editor postou várias notas alertando para conflitos de interesse que podem contaminar a onipresença do empresário gaúcho Jorge Gerdau junto ao gabinete da presidente Dilma Rousseff.

. O caso mais emblemático é o entrevero armado entre o governo e as empresas do setor elétrico.

. Ao forçar a renovação de concessões em troca de benefícios, o governo derrubou as ações do setor elétrico na Bolsa e afugentou os investidores. Os acionistas já carregam prejuízo grande para casa – e carregarão muito mais no caso de sucesso da empreitada do governo.

. Os consumidores sairiam ganhando depois da nova configuração.

. Entre os principais favorecidos estarão as siderúrgicas do grupo Gerdau.

- As empresas do setor elétrico não possuem gabinete no Palácio do Planalto.

Conflito de interesses abre escândalo no governo Tarso Genro

Ao se defender das acusações verdadeiras de que aceitou passagens, hospedagens e alimentos pagos pela suíça Geobrugg, o diretor agora demitido do Daer, Francisco Thormann, acabou revelando que este não foi seu único pecadilho do gênero.

. Eis o que disse o líder petista:
- O secretário Beto Albuquerque, que agora me acusa, fez viagem do mesmo tipo, comigo, para os Estados Unidos. 

. O governador Tarso Genro não instaurou sindicância, o procurador Geraldo Da Camino nada falou e a Assembleia nem piou, aparentemente porque não querem saber se estas foram as únicas viagens pagas por fornecedores do governo do PT e que tipo de relação permissiva Thormann e Beto Albuquerque estabeleceram antes e depois delas.

PF gravou 122 conversas entre Lula e Rose. Oposição quer saber o teor das conversas e se as relações eram permissivas.

* Clipping Bruno Boghossian e Eugênia Lopes/Agência Estado

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo indiciada por corrupção na Operação Porto Seguro, Rosemary Nóvoa de Noronha, afirmou, em e-mail interceptado pela Polícia Federal em março deste ano, que conversava "todos os dias" com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.A mensagem foi enviada por Rose a Paulo Vieira, diretor afastado da Agência Nacional de Águas (ANA), apontado por investigadores como chefe de uma quadrilha que comprava pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar empresas."Mandei uma notícia de ultima hora sobre a alta do PR (presidente da República) e vc nao falou nada... Tenho falado com ele todos os dias, agora ele já está voltando a política e logo vou resolver se fico no Gabinete", escreveu Rose a Paulo Vieira. A sigla PR é usada no Palácio do Planalto para identificar presidentes.O e-mail foi enviado em 29 de março, um dia depois que a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês confirmou a remissão total de um tumor na laringe do ex-presidente. Na ocasião, Lula divulgou um vídeo em que dizia "voltar à vida política".A operação da Polícia Federal também teria gravado 122 telefonemas entre o ex-presidente e Rose entre março de 2011 e outubro deste ano, segundo reportagem publicada pelo jornal Metro. A média seria de cinco ligações por dia.

A oposição cobrou explicações de Lula sobre a nomeação de Rose, e sobre os contatos entre ela e o ex-presidente. "Qual o motivo desses contatos, uma vez que ele não estava mais na Presidência?", indagou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).A assessoria do Instituto Lula, que representa o ex-presidente, não se manifestou sobre o caso.

- Os partidos também querem ouvir explicações dos diretores de agências nomeados por Rose. Os parlamentares ainda pedirão esclarecimentos ao advogado-geral da União, Luís Adams, sobre o envolvimento de seu subordinado José Weber Holanda, advogado-geral adjunto, no esquema. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Governo gaúcho caloteia prefeitos em medicamentos e transporte escolar

Os prefeitos que falaram nesta terça-feira com o editor sobre a recente sequência de calotes aplicados pelo governo estadual, listaram dois outros casos graves:

Medicamentos – Não desembarcam como devem os medicamentos fornecidos obrigatoriamente pelo governo estadual. Com isto, pacientes inconformados recorrem ao juiz local e estes obrigam a imediata compra do medicamento, sob ameaça de prisão do prefeito.

Transporte escolar – A secretaria da Educação repassa o dinheiro com perna de anão, o que obriga o município a bancar os gastos das diferenças com seus próprios recursos.

. O editor procurou um casos exemplares sobre o assunto e constatou pelo exame das contas públicas estaduais o seguinte, apenas para o caso de valores devidos em relação a um só município, São Gabriel:
Medicamentos – R$ 4,5 milhões
Transporte escolar – R$ 1,5 milhão

. Os prefeitos também reclamam da redução das transferências dos 25% do ICMS, já que a arrecadação estadual não para de crescer como o rabo do cavalo.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Apesar da crise, Tarso Genro programa nova viagem e deixa o governo à deriva

Não dá para entender como é que o governador Tarso Genro consegue manter o sangue frio e embarcar numa espécie de “caravana da cidadania” para 14 municípios, abandonando mais uma vez a gestão do governo estadual para viajar.

. O governador embarcará segunda-feira, depois de abrir em Porto Alegre o detestável Fórum Social Mundial Palestina Livre.

Crise política entre PT e PSB ameaça base aliada do Piratini

A guerra de bugio que coloca de um lado o PT e do outro o PSB, poderá custar caro ao governador Tarso Genro.

. Por trás do PT está não apenas o ex-diretor do Daer, Francisco Thorman, mas também líderes que o sustentaram no Piratini, João Vitor e João Motta, mas por trás do PSB está o próprio deputado Beto Albuquerque.

- Caso desembarque da base aliada, o PSB levará seus três deputados para a oposição, que pularia de 23 para 26 deputados, ameaçando a maioria do governo na Assembléia de 55 deputados.

Câmara de Carazinho saúda "Cabo de Guerra"

CABO DE GUERRA

O livro Cabo de Guerra, R$ 75,00, pode ser adquirido via e-mail polibio.braga@uol.com.br A entrega é imediata e grátis.

A manifestação a seguir é da Câmara de Vereadores de Carazinho, 56 mil habitantes, RS.

Atendendo a proposição de autoria do Vereador Elbio Esteve, aprovado por unanimidade, pelo Plenário, reunião ordinária realizada em 12/11/12. O reconhecimento e o incentivo do Poder Legislativo Municipal de Carazinho/RS, parabenizando ao Jornalista Polibio Braga pelo lançamento do livro" Cabo de Guerra". 

Podemos afirmar que Políbio Braga, escreveu muito mais que um livro, escreveu aquilo que a justiça não foi capaz de escrever, e que a grande imprensa não foi capaz de divulgar.Justiça que Yeda merecia, mas nunca teve. De uma mulher que teve a ousadia de remar contra a maré da corrupção e dos desmandos, e que foi aniquilada por uma oposição raivosa, uma imprensa tendenciosa, e até mesmo por aqueles que estavam ao seu lado. 

Uma mulher que foi fulminada pelas mentiras daqueles que durante mais de 40 anos, viam no estado uma torneira de dinheiro fácil, e que fora fechado e lacrada pela então governadora Yeda Crusius, causando revolta em quem vivia de corrupção e falcatruas. A ex governadora Yeda, a quem se faz justiça.

Vereador Erlei Vieira/Presidente.

Artigo, Miriam Leitão - Saiba por que o setor de petróleo está travado

* Clipping O Sul, Miriam Leitão

O setor de petróleo está travado desde o anúncio do pré-sal. Há quatro anos não há rodada de licitação para novos campos, a última foi em dezembro de 2008. A área de exploração, onde petróleo novo pode ser descoberto, caiu de 341 mil km² para 115 mil, no período. O governo deixou de arrecadar cerca de US$ 4 bi em bônus de assinatura, e as ações das petrolíferas caíram muito.

A indústria do petróleo tem três preocupações básicas, que se complementam: fazer descobertas, comprovar reservas, extrair o óleo. Esse ciclo é contínuo, porque à medida em que a exploração começa as reservas caem. É preciso sempre procurar novas áreas para explorar. A falta de leilões significa que o setor está paralisado, desde 2008, no início da cadeia de produção.

Tudo começa com os leilões. A ANP faz licitações de áreas em terra e mar, dando permissão às petrolíferas para procurar petróleo. Elas começam a perfurar poços; muitos não têm nada, outros, sim. Mesmo depois da descoberta, é preciso saber se a retirada é economicamente viável, e é preciso também fazer medições para saber o volume de cada campo. Todo esse processo leva anos.

- Se as grandes petrolíferas não têm novos campos para explorar no Brasil, elas vão redirecionar equipes e investimentos para outros países. A interrupção dos leilões quer dizer que quatro anos de futuro foram comprometidos - explicou Adriano Pires, do CBIE.

Isso ajuda a compreender a performance na bolsa de algumas petrolíferas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Banco paraguaio compra o desconhecido banco gaúcho NBC

O Banco Continental, do Paraguai, anunciou nesta terça-feira de manhã que comprou o NBC Bank Brasil - Banco Múltiplo, do Rio Grande do Sul.

. Os funcionários do NBC receberam este comunicado:
"Temos o prazer de informá-los de que hoje o BANCO CONTINENTAL S.A.E.C.A do PARAGUAI fechou a compra de 100% das ações do NBC BANK BRASIL S/A - Banco Múltiplo. Esta operação significa a concretização da primeira venda direta da nossa Instituição no Brasil."

. O Banco Continental informou em Assunção que projeta expansão dos negócios no Sul do Brasil. A operação precisa ser aprovada pelo Banco Central do Brasil. O NBC tem sede em Porto Alegre, mas unidades em Caxias do Sul, Joinville (SC) e Londrina (PR). Atua no mercado financeiro desde 1997.

Cachoeira é internado. Família não fala sobre queima de arquivo.

- A família ainda não se pronunciou sobre as suspeitas de que Cachoeira pode ter sido envenenado, numa ação que alguns amigos consideram queima de arquivo. 

O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi internado no domingo (25), às 22h 45, no Hospital Neurológico de Goiânia. Ainda não se sabe o motivo da internação, mas o hospital informou que um boletim médico será divulgado nas próximas horas.Segundo o hospital, ele está acompanhado da mulher, Andressa Mendonça, e se encontra em um dos apartamentos da unidade. À rádio CBN, Andressa não quis dizer o motivo da internação do marido. Ele teria sido internado com sintomas de insônia e estresse.

. Cachoeira passou nove meses preso e foi solto na semana passada, depois que a juíza Ana Claudia Costa Barreto, da 5º vara criminal de Brasília, condenou o contraventor a cinco anos de prisão em regime semiaberto. Por conta dessa decisão, foi determinada a soltura de Cachoeira.

. Após soltura, o Ministério Público Federal pediu a prisão preventiva de Carlinhos Cachoeira.