Onyx Lorenzoni, deputado do DEM do RS
No seu
pronunciamento na Câmara, o senhor viu cumplicidade entre a Gol e o governo
neste caso da eliminação da Webjet. Como foi isto?
Foram demitidos 850
trabalhadores, mas a Gol reajustou suas tarifas em 200% depois disto. O
governo e os órgãos reguladores falharam quando aprovaram a compra da Webjet por
parte da Gol.
Por quê?
São cúmplices nas práticas nocivas aos
trabalhadores, aos consumidores e à livre concorrência.
Como?
Faltou
transparência. A Gol comprou a concorrente para tirá-la da frente.
Com
que objetivo?
A ação da Gol inflacionou o mercado. Com a oferta de bilhetes
restrita, as demais empresas reajustaram de forma estratosférica os preços. Um
exemplo disso é que uma viagem de Brasília para Fortaleza ou Natal entre os dias
26 de dezembro e 2 de janeiro próximo, trechos de ida e volta, pode passar de R$
5 mil por passageiro, sem incluir as taxas aeroportuárias, superando os valores
de bilhetes internacionais da capital federal para Londres e Paris, entre R$ 4,3
mil e R$ 4,7 mil, e são quase o dobro da média cobrada no trajeto para Buenos
Aires, algo que não pode ser creditado ao início da alta temporada de férias,
mas sim à exclusão de um concorrente do mercado, no caso a Webjet”.
Foi
tudo combinado?
A Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, expôs o
envolvimento de servidores federais na emissão fraudulenta de pareceres técnicos
para beneficiar empresas e empresários, e nos permite perguntar se isso pode
explicar a conivência do governo Dilma com a aquisição predatória da Webjet pela
Gol.
Um comentário:
Convém que se investigue a eliminação da VARIG,cuja empresa favorecida na época foi a TAM, que contou com empurrão do condenado José Dirceu.
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