Greve dos professores: plebiscito sobre os dias parados

OPINIÃO DO LEITOR

Plebiscito sobre os dias parados

Nao seria interessante fazer uma consulta popular sobre se a populacao aceita ou recusa o pagamento dos dias parados nas greves do funcionalismo publico? O PT provaria do seu proprio veneno...Quais seriam os argumentos petistas para evitar a consulta... Creio que o resultado seria igual ao plebiscito do desarmamento. Encerraria a questão. Érico Cardoso Mello, Porto Alegre, RS.

Bovespa fecha em queda de 2,02%; dólar é vendido a R$ 2,387

O Ibovespa, indicador de referência da Bovespa, fechou esta quarta-feira (19) em queda de 2,02%, aos 33.404,55 pontos. Foi a quarta queda seguida, e, nesses quatro dias, a Bolsa perdeu 7,19%. No mês, o prejuízo acumulado passa de 10% (o percentual exato é 10,34%).

. Já o dólar comercial subiu 2,67%, negociado a R$ 2,387 na venda. É a terceira alta seguida da moeda, que acumula elevação de 10,51% só em novembro.

Aracruz avisa que continuará com StoraEnso na Veracel

A Aracruz informou nesta quarta-feira a tarde que não vai vender a sua parte na Veracel, a mega-indústria de celulose que constrói na Bahia em sociedade com a StoraEnso.

. A StoraEnso tinha manifestado o desejo de comprar a parte da Aracruz do negócio, o que a levaria a desistir do seu projeto no RS.

- Nesta quarta-feira, a prefeitura de Guaíba, sede da Aracruz no RS, informou que a suspensão das obras de duplicação da fábrica de celulose já produziu a demissão de 700 trabalhadores.

Construção: paulistas que ocuparam o RS, batem em retirada

A queda das cotações das principais empresas do mercado imobiliário paulista que fizeram IPOs milionários nos últimos dois anos e desembarcaram em massa em Porto Alegre, é apenas um sinal da crise geral. Grandes players, como Cyrella, demitem, suspendem lançamentos, recuam. A Cyrella desembarcou com grande gula no RS e agora refaz seus planos, batendo em retirada.

. O que mais importa é que o mercado
de imóveis está virtualmente estagnado.

. Não há condições de sustentação sequer para os lançamentos voltados pasra a classe média alta e rica.

. A crise já começa a ter impacto social no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. As demissões começaram.

- De pouco adianta o governo querer suprir as empresas imobiliárias de liquidez, que de nada vai adiantar, por duas razões: 1) quem foi para a área para manter reserva de valor, procura suprir outras necessidades. 2) a classe média alta está assustada e se retraiu por segurança. - É uma boa hora para comprar, forçando deságios.

Venda de automóveis continua deprimida

Apesar da pesada campanha de mídia que fábricas e revendedores fazem para provar que o mercado de automóveis continua oferecendo doces para os consumidores, na hora de sentar na frente dos vendedores tudo muda de figura.

1) Os juros estão mais altos.
2) os prazos continuam longos.
3) as entradas ficaram maiores.
4) são interpostas dificuldades infinitas para aceitar carros usados na troca, com ofertas indecentes para o comprador.

- Apesar disto, quem tiver dinheiro fácil fará um bom negócio ao comprar um carro novo e mais ainda se comprar um carro usado, porque os deságios neste caso já chegam a 10%.

Lojas Renner criam banco próprio

As Lojas Renner confirmaram nesta quarta-feira que vão mesmo implantar um banco.

CEEE aplica calote nos seus fornecedores

A CEEE está dando calote nos seus fornecedores. A CEEE Geração suspendeu pagamentos no dia 14 e a CEEE Distribuição fez o mesmo no dia 8 de outubro.

. Não há previsão de nada pela frente.


. Claro que os salários da turma continuam sendo pagos rigorosamente em dia na CEEE.

. LIGUE para 3382.4870 se você tiver dúvida. É o telefone do Financeiro da CEEE.

Onda de fábricas fechando e demissões em massa na indústria calçadista do RS

Recrudesceu a crise nas indústrias gaúchas de calçados, que passa pela sua terceira onda de fechamento de fábricas e demissões em massa em apenas dez anos. Em apenas dois dias, dois dos maiores grupos calçadistas gaúchos fecharam fábricas no RS.

. Na terça-feira, a Dakota fechou sua fábrica em Bom Princípio.

. Nesta quarta-feira, a Azaléia fechou sua fábrica em Portão.

. Não é o começo, como também não é o meio e nem será o fim da história.

- Na próxima terça-feira, em Novo Hamburgo, Apex e Abicalçados assinarão novo convênio para acelerar o Brazilian Footwear, voltado a promover as exportações brasileiras de calçados.

Conheça os novos investimentos da AGCO em Canoas e Ibirubá

A AGCO, de Canoas, RS, começará a produzir pulverizadores de defensivos agrícolas em 2010. O projeto está nas pranchetas dos Cad-Cam de Canoas.

. A empresa só vende pulverizadores importados das marcas Valtra e Massey.

. No RS, o grupo AGCO também implementa outro investimento pesado, mas este em Ibirubá, onde adquiriu a fábrica de implementos Sfil. A Sfil será duplicada. A fábrica produz plataformas e plantadeiras para colheitadeiras de milho.

- A empresa de Canoas aposta em melhores dias para 2009 em diante, por duas razões: 1) os preços das commodities agrícolas permanecerão nos atuais níveis ou melhorarão, mas não cairão mais. 2) o novos preços do petróleo forçarão recuo nos preços dos fertilizantes.

BarraShoppingSul abre para público popular nos primeiros dias

Se o que o editor viu terça e quarta-feira no BarraShoppingSul é o que será o novo shopping de Porto Alegre, Iguatemi, Praia de Belas, os Bourbon e o Total não terão o que temer.

. O pessoal abonado da zona Sul que não vai ao aeroporto para ver avião levantar vôo, mas para embarcar de verdade, não deu as caras no BarraShoppingSul.

CLIQUE no endereço a seguir para saber tudo sobre o novo shopping, inclusive endereço e relação completa de lojas: www.barrashoppingsul.com.br

Zuanazzi, Abreu e mais 8 são indiciados pelo acidente da TAM

A Polícia Civil divulgou na tarde desta quarta-feira (18) o nome dos dez indiciados na investigação que apura as causas do desastre com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho de 2007. Segundo a polícia, cinco funcionários e ex-representantes da Anac foram indiciados, além de três da Infraero e dois da TAM. A polícia aponta ainda a responsabilidade da Airbus, fabricante da aeronave, no acidente.

. Foram indiciados o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, ex-presidente da Anac, Luiz Kazumi Myada, superintendente de infra-estrutura aeroportuária da Anac, Marcos Tarcísio Marques dos Santos, responsável pela superintendência de segurança operacional da agência, Jorge Luiz Brito Velozo, também responsável pela superintendência de segurança operacional da Anac, os cinco intimados por carta precatória.

. Outros cinco foram intimados para indiciamento, são eles Denise Maria Ayres Abreu, ex-diretora da Anac, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, diretor de segurança de vôo da TAM, Abdel Salam Abdel el Salam Rishk, ex-gerente de engenharia de operações da TAM, Agnaldo Molina Esteves, funcionário da Infraero que liberou a pista para o pouso, Esdras Ramos, funcionário da Infraero que fez a avaliação para a pista ser liberada.

. Pelas informações preliminares, o laudo apontou como principais responsáveis pela tragédia a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero, a TAM e a Airbus, fabricante da aeronave. Para Sarrubo, as análises técnicas comprovaram que essas empresas "erraram culposamente".

Novo PSDB, com 10 deputados, poderá presidir Assembléia em 2010

Se tudo acontecer como prevê o deputado gaúcho Nelson Proença, a fusão do PPS e PSDB ocorrerá nos próximos meses, a tempo de que surja um PSDB muito forte para garantir a eleição de Serra.

. No RS, a principal conseqüência será a formação de uma bancada de 10 deputados do PSDB, a maior da Assembléia (só o PT tem também 10 deputados). É que o PSDB conta com 5 deputados atualmente, terá mais um com a vaga que será aberta pelo PDT para Coffy Rodrigues, e o PPS possui quatro deputados. Neste caso, pela ordem, caberá ao PSDB e não o PDT a presidência da Assembléia no ano da eleição para governador.

. O PDT, para quem irá a presidência da Assembléia em 2010, tem apenas sete deputados.

. O acordo que entregou cada ano do comando da Assembléia para PP (9 deputados), PMDB (9 deputados), PT (10 deputados) e PDT (sete deputados em 2009) terá que ser revisto. Neste caso, o PDT terá que esperar para crescer, o que só acontecerá nas próximas eleições, em 2010.

Assembléia do RS adota a desgovernança corporativa

A Assembléia Legislativa do RS, da mesma forma que a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, introduziram há alguns anos o fisiológico procedimento de repartir o comando das casas ao arrepio do que manda seus regimentos internos.

. Esta prática de desgoverno corporativo fisiológico de cara nordestina, só tem paralelo no BRDE, que a cada ano também elege novo presidente, sendo que o anterior, para cumprir os estatutos, é obrigado a renunciar.

. Câmara e Senado não fazem nada disto.

. Parlamentos que se prezam não funcionam deste modo.

. Isto tudo é muito recente e envergonha o Rio Grande.

Só em 2009 Yeda mexerá no secretariado

Só no ano que vem o governo estadual trabalhará mudanças no secretariado, mas apenas para os casos das secretarias do Meio Ambiente e de Obras.

. O secretário do Meio Ambiente, Francisco Luís Pires, ocupa a vaga interinamente, enquanto Coffy Rodrigues deixará Obras para assumir como deputado do PSDB.

Brasil atinge 144,8 mi de celulares em 2008

O mercado de telefonia móvel registrou em outubro 4,007 milhões de novas habilitações, o que representa o terceiro melhor desempenho desde a implementação da telefonia celular no Brasil, em 1990.

. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o resultado só perde para os meses de dezembro de 2007 (4,666 milhões de novas linhas) e dezembro de 2004 (4,416 milhões). Com isso, o Brasil atingiu, no mês passado, 144,795 milhões de assinantes do Serviço Móvel Pessoal (SMP), dos quais 81,24% usam o sistema pré-pago, conforme dados consolidados divulgados hoje.

. De acordo com a Anatel, no acumulado do ano de janeiro a outubro, foram registradas 23,815 milhões de novas adesões do SMP, o que levou a carteira total de clientes a crescer 19,68% no período. O número de novas adesões nestes dez meses de 2008 é 13,08% superior aos novos acessos habilitados em todo o ano de 2007, "o que torna 2008 o melhor ano na telefonia celular", conforme a Anatel.

. Considerando apenas outubro, comparativamente a setembro, a base de clientes de telefonia móvel ficou 2,8% maior no mês passado. Já em relação a outubro do ano passado, quando os usuários de telefonia celular somavam 116,313 milhões, o crescimento é de 26,24%.

O PT, enfim, elege seu primeiro e único caudilho, Lula

Ao ungir Dilma Linhares como sua canditata in pectore e impô-la aos companheiros, Lula desmoralizou os ataques que o PT construiu ao longo da sua história contra os caudilhos do Sul e os coronéis do Nordeste.

. O PT tem agora o seu próprio caudilho e coronel. Seus diktakts têm força de lei.

. Era o que faltava para costurar o quadro eleitoral das últimas eleições, que confirmaram a nova condição do PT como o Partido das grotas.

Nesta quinta, 12h, tem Tarso no Clube de Opinião de Porto Alegre

Nesta quinta, 12h, o Clube de Opinião de Porto Alegre receberá o ministro Tarso Genro no Plaza São Rafael.

Alvo de tiroteio do Cpers, Yeda manda Casa Civil receber o Cpergs


CLIQUE AQUI para examinar o comercial que o Cpers veiculou ontem a noite, as 20h, horário extremamente nobre, na RBS TV, a emissora de maior índice de audiência do RS. O Cpers não se constrange em usar uma menina, uma escolar, para fazer politicagem barata, algo que só foi possível antes na antiga União Soviética, quando crianças eram usadas pelos comunistas para dedurar os próprios pais (Pavel Morozov* foi o nome de um desses pequenos "heróis" que denunciaram seus pais). É a mesma técnica do MST, que enfia crianças e mulheres diante dos "bravos" confrontos que seus homens tentam contra a Brigada.

. O Cpers usou nesta quarta-feira um dos seus melhores argumentos para convencer a governadora Yeda Crusius a receber sua direção em audiência: jogou-lhe três ovos durante a cerimônia da bandeira.

. Os ovos não atingiram o alvo.

. Apesar da fraqueza da argumentação, da má pontaria e da evidente má educação dos mestres gaúchos, Yeda mandou seu secretário do Planejamento, Mateus B andeira, receber as agressoras do Cpers no final da tarde. O encontro foi marcado para o 9o andar do Centro Administrativo.

. Yeda só não receberá pessoalmente a comitiva, porque teme virar omelete.


. Este é o tipo de magistério que educa as crianças do RS.

* CLIQUE AQUI para saber quem foi o pequeno Pavel Morozov, que denunciou seus próprios pais ao regime soviético.

Bovespa em queda de 0,73%; dólar é vendido a R$ 2,37

O Ibovespa, indicador de referência da Bovespa não sustentou o desempenho positivo e caía 0,73% por volta das 14h20, a 33.847,18 pontos.

. Já o dólar comercial avançava 1,94%, a R$ 2,37 na venda.

Brasília define novos marcos regulatórios para florestas e mineração

Neste momento ocorrem duas discussões vitais para os interesses econômicos futuros do RS, ambas em Brasília:

1) O novo Código Florestal, com ênfase para a redifinição das áreas de preservação permanente e a reserva legal. O código vigente é de 1965.


2) O novo Código de Mineração, cujo ponto nevrálgico será a liberação da faixa de fronteira para que estrangeiros as ocupem com finalidade de exploração industrial e comercial.


. O RS tem prometidos três mega-empreendimentos na área de atividade de base florestal (StoraEnso, Aracruz e VCP) e para que tudo aconteça de verdade será preciso marcos regulatórios modificados e mais claros.

CLIQUE AQUI para ler “Reserva Legal”, de Xico Grazziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo, no Estadão desta terça-feira, página A2.

CLIQUE AQUI para ler a importantíssima reportagem do jornal Valor, também desta terça, página A13, sob o título “União propõe liberar faixa de fronteira a estrangeiros”. O link é do site do Senado.

Serra vende Nossa Caixa, esta tarde, ao Banco do Brasil

Lula e o governador José Serra agendaram reunião para as 16h, esta tarde, para bater o martelo da venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil.

. Serra exigiu R$ 6,4 bilhões, cash, dinheiro vivo, para fechar o negócio. Ele quer o dinheiro para somar aos R$ 20 bilhões que já apartou para investir no ano que vem em São Paulo, tornando o Estado um canteiro de obras com vistas a 2010. Serra já investe mais do que o total investido pelo PAC de Lula.

Conheça o que querem os Estados na Reforma Tributária

O secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, continua retido em Brasília, porque em companhia de outros colegas coloca as demandas estaduais sobre a reforma tributária. Aod cancelou o compromisso que tinha na CIC de Caxias para falar sobre o Déficit Zero.

. A pauta que Aod e os colegas estão colocando é a seguinte:

Reivindicações dos secretários estaduais de Fazenda

Os secretários apresentaram à comissão uma lista com sete itens que gostariam ver atendidos no relatório de Mabel:

- ampliação da base de incidência do ICMS;
- anulação dos créditos fiscais nas operações isentas e não-incidentes;
- discussão de valores do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR);
- manutenção dos fundos constitucionais existentes;
- não-creditamento do ICMS nas operações para uso e consumo;
- delegação ao Confaz da isenção nos regimes aduaneiros e tratados internacionais; e
- um grupo de ajustes no Fundo de Equalização das Receitas (FER): no caso de o fundo vir a ser insuficiente, que haja dedução da dívida dos estados com a União; que o fundo seja permanente; que seja atualizado pelo PIB real ou pela variação da receita da União; e que o FER seja a base para comparação da apuração das perdas.

Morgan Stanley vê risco de recessão no Brasil

O Brasil corre o risco de entrar em recessão no 1º trimestre de 2009, disse o economista-chefe do Morgan Stanley, Marcelo Carvalho. "O Brasil está mais sensível ao quadro internacional do que se pensava. O País deve crescer 2% em 2009 ou menos e o risco de recessão existe", disse ao AE Broadcast Ao Vivo. Segundo ele, o PIB brasileiro pode ficar negativo no 4º trimestre deste ano e 1º trimestre de 2009.

. Para Carvalho, está clara que a percepção de que os emergentes sofrerão bem menos também não existe e ninguém, muito menos o Brasil, ficará "imune", e outros países, além do Brasil, poderão enfrentar recessão, como os do leste europeu. "A crise global será mais profunda e mais extensa do que se imaginava", afirmou.

. Segundo o economista, o Morgan Stanley revisou para baixo o crescimento da economia mundial em 2009 de 2,5% para 1,7%, com contração de 1% do PIB na zona do euro, Estados Unidos e Japão. "Pela primeira vez em décadas teremos recessão sincronizada de vários países", comentou Carvalho.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa.

Lula descarta reforma ministerial

O presidente Lula jogou um balde de água fria na pretensão dos aliados de ocupar mais espaço na Esplanada. Ele afirmou que não mudará ministros até abril de 2010, prazo para que os candidatos às eleições deixem o governo.

. Boa parte dos aliados apostava numa reforma no início do próximo ano para acomodar prefeitos que concluirão o mandato em dezembro, derrotados nas eleições municipais e insatisfeitos com a composição das presidências da Câmara e do Senado.

. A declaração põe fim às pretensões do PT de ver Marta Suplicy de volta ao governo ou de compensar Tião Viana (PT-AC), caso não seja escolhido presidente do Senado. O PMDB gostaria de substituir Tarso Genro (PT) no Ministério da Justiça. Outro que trabalha por um cargo é o prefeito de Recife, João Paulo, que elegeu seu sucessor no primeiro turno. E há o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que sai do cargo em fevereiro.

IBGE: desemprego em outubro é o 2ª menor da história

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,5% outubro, praticamente estável nas seis regiões pesquisadas em relação ao mês anterior (7,6%), segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. A taxa de desocupação de outubro é a segunda menor da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2002.

. Na comparação com outubro do ano passado houve queda de 1,2 ponto percentual, já que a taxa de desocupação era de 8,7%.

. Na análise regional, o rendimento médio recuou nas regiões metropolitanas de No enfoque regional, em relação ao mês anterior, houve recuo no rendimento em Recife (0,9%), Salvador (1,2%), Rio de Janeiro (1,4%) e São Paulo (2,1%).nas Regiões Metropolitanas de Recife (0,9%), Salvador (1,2%), Rio de Janeiro (1,4%) e São Paulo (2,1%).

. Na comparação anual, o rendimento aumentou em Salvador (11,1%), Belo Horizonte (7,4%), Rio de Janeiro (8,5%), São Paulo (2,0%) e Porto Alegre (2,9%). Foi registrada queda no rendimento em Recife na mesma comparação (3,6%).

Lula e Serra acertam venda da Nossa Caixa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador José Serra (SP) se encontram nesta quarta-feira (19), no Palácio do Planalto, para bater o martelo na compra da Nossa Caixa paulista pelo Banco do Brasil.

. Na mesa do encontro, os dados revelam que o governo de São Paulo pede pela instituição pouco mais de R$ 7 bilhões e quer que o pagamento seja feito em dinheiro, com um prazo máximo de um ano para a quitação total. Mas, na conversa com o governador paulista, Lula pensa baixar um pouco o preço.

. O governo vai insistir no parcelamento do valor. A maior preocupação é com a possibilidade de descapitalizar o BB. "O pagamento não pode significar a descapitalização do banco e a capitalização do governo de São Paulo", segundo uma fonte.

. Desde o anúncio da união do Itaú com o Unibanco, o BB perdeu o posto de maior banco brasileiro e isso se transformou numa obsessão para o presidente Lula. A compra da Nossa Caixa não devolverá o primeiro posto ao BB, mas o deixará perto.

CEEE atrasa fornecedores, avisa leitor.


OPINIÃO DO LEITOR

Fique de olho na CEEE está atrasando os pagamentos de fornecedores e alguns vão falir, tudo tem a ver com a nova presidencia. A CEEE está no caminho da velha CEEE que não pagava ninguém.

Carlos Britto Nascimento, Caxias do Sul, RS.

Paim encerra vigilia dos senadores pelo fim do arrocho aos aposentados

Discurso do senador Paulo Paim (PT-RS) encerrou, às 6h02 desta quarta-feira (19) a vigília de senadores, no Plenário, em defesa de uma política de recuperação dos benefícios dos aposentados e pensionistas. A vigília teve início às 19h40 da noite anterior.

. Aposentados da iniciativa privada percebem a média de R$ 500 por mês de aposentadoria, contra R$ 4 mil do governo federal, R$ 7 mil do legislativo federal e R$ 9.500 do judiciário federal. Quem paga os salários dos servidores do governo, legislativo e judiciário são os aposentados que ganham R$ 500 por mês.

. Após agradecer ao Senado e aos senadores o empenho na realização da mobilização, Paulo Paim explicou resumidamente as reivindicações, que correspondem ao teor de três projetos aprovados pelo Senado e que agora precisam passar pela Câmara dos Deputados: o Projeto de Lei do Senado 296/03 acaba com o chamado fator previdenciário, redutor que leva em conta idade, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida; o Projeto de Lei da Câmara 42/07 determina que os benefícios devem acompanhar o reajuste do salário mínimo; e Projeto de Lei do Senado 58/03 estabelece a recomposição do valor das aposentadorias, em cinco anos, pelo número de salários mínimos da época da concessão do benefício.

- Os três projetos têm um papel fundamental na vida dos trabalhadores - enfatizou Paim, que anunciou a possibilidade de realização de outras vigílias pela aprovação das matérias.

. O senador também afirmou que, na próxima quarta-feira (26), o governo deve apresentar uma proposta para negociação. Ele disse esperar que a política de recuperação do valor dos benefícios seja aprovada até o final do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/