A mídia amiga tenta desconstruir manifestações pacíficas de Porto Alegre

A manifestação ao lado foi absolutamente pacífica. No passado, o PT nunca poupou familiares e famílias de ex-governadores.

A mídia amiga dos cofres das estatais federais e dos petistas não gostou dos protestos feitos em Porto Alegre nas portas do Hospital Moinhos de Vento, quando manifestantes esperaram pela presidente Dilma Roussef para ressaltar as contradições entre a retórica dilmopetista e a sua prática, porque no discurso a nomenklatura saúda o sistema oficial de saúde como o melhor do mundo e no dia a dia prefere hospitais de luxo.

O PT e seu governo não acharam que houve invasão de privacidade e falta de compostura quando seus agentes no Cpers tentaram invadir a casa da ex-governadora Yeda Crusius e espancaram o carro no qual seus netos foram para a escola, escapando dos agressores.

No vale-tudo petista, só seus discursos e práticas ferozes são provas de boa democracia.

Lobista que roubou para os petistas foi expulso de restaurante no Rio

O lobista Júlio Camargo, Toyo Setal, que faturou R$ 73 milhões com a corrupção na Petrobrás, preso e solto depois de delatar meio mundo, inclusive Eduardo cunha, foi reconhecido e expulso de um restaurante em Angra dos Reis, Rio.

Os bandidos do Petrolão e líderes do PT, seus patronos, são hostilizados em todos os locais públicos que frequentem.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo postado por Valéria Andrade.


Jaques Wagner poderia negar que é ladrão, mas preferiu "aguardar mais notícias"

Depois de escolher o ministro Jaques Wagner como o "Cara de Pau da Semana", Guga Noblat escreve hoje no blog do Noblat:

Jaques Wagner até agora segue calado e a desculpa para não falar nada lhe garantiu o prêmio de cara de pau da semana. A assessoria da Casa Civil informou que o ministro não irá se manifestar sobre o assunto, pois não conhece a íntegra do depoimento. Ele só precisava negar que fosse ladrão, mas preferiu se esquivar de uma resposta.  

PDT poderá apoiar Melo em Porto Alegre

O PDT quer o  PMDB na sua aliança para reeleger o prefeito Barbosa Velho em Caxias do Sul, e por isto inclina-se a apoiar a candidatura de Sebastião Melo em Porto Alegre.

Melo é vice de José Fortunati, sem Partido, mas eleito como filiado do PDT.

É palavra do presidente estadual pedetista, deputado Pompeo de Matos.

Artigo, Igor Morais - Tem agenda para 2016?

Ao entrar o ano me pergunto se há uma agenda na mesa da presidência do Palácio do Planalto, dessas tradicionais, em papel. Não precisa ser muito sofisticada, pode ser uma com a logo do BNDES ou de alguma outra empresa estatal. Mas eu fico mais curioso ainda em imaginar o que estaria escrito ali, e quais seriam as propostas econômicas para 2016. Ou então essa agenda está marcada apenas com as festividades nacionais previstas, como carnaval, páscoa, olimpíadas e natal? 

É bem provável que a “possível” agenda econômica do ano de 2016 esteja vazia, não apenas ali, mas também no Ministério da Fazenda, no Banco Central, no Ministério do Planejamento e de repente até no BNDES (se é que sobrou dinheiro para fazerem agenda). Porém, analisando o que aconteceu nos últimos anos, o fato de não termos uma agenda econômica pode até ser, de certa forma, reconfortante. Vejamos se te convenço disso e, para tanto, vou recorrer apenas a questões centrais, que norteiam o debate político no Brasil há tempos.

CLIQUE AQUI para ler mais.[

- Igor Morais é economista, Porto Alegre, RS. 
Seu site é www.igoracmorais.com.b

Além de Battisti, o governo do PT admitiu outro terrorista, o argelino Adlène Hicheur

Os jornalistas Filipe Coutinho, Ana Clara Costa e Hudson Corrêa mostram em reportagem exclusiva da revista Época deste final de semana, que os governos petistas não deram abrigo a apenas um condenado por terrorismo, Cesare Battisti. É que condenado por planejar atentados terroristas na França, Adlène Hicheur hoje vive como professor no Brasil, para onde veio com bolsa do governo federal e é investigado pela PF

Leia tudo:

De sandálias de couro, instalado numa sala pequena no 3º andar do departamento de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o físico Adlène Hicheur, 39 anos, tem o physique du rôle atribuído aos cientistas. É magro, tem olheiras profundas e trabalha em uma pequena escrivaninha aboletada de livros. Disciplinado, Hicheur, toda sexta-feira, se desloca para fazer suas orações numa mesquita na zona norte do Rio de Janeiro. Argelino de nascimento e naturalizado francês, Hicheur tem um segredo em sua biografia que o pôs sob investigação da Polícia Federal brasileira. Em 2009, ele foi preso e condenado na França a cinco anos de detenção pela acusação de planejar atentados terroristas.

(...)

De sandálias de couro, instalado numa sala pequena no 3º andar do departamento de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o físico Adlène Hicheur, 39 anos, tem o physique du rôle atribuído aos cientistas. É magro, tem olheiras profundas e trabalha em uma pequena escrivaninha aboletada de livros. Disciplinado, Hicheur, toda sexta-feira, se desloca para fazer suas orações numa mesquita na zona norte do Rio de Janeiro. Argelino de nascimento e naturalizado francês, Hicheur tem um segredo em sua biografia que o pôs sob investigação da Polícia Federal brasileira. Em 2009, ele foi preso e condenado na França a cinco anos de detenção pela acusação de planejar atentados terroristas.
(...)

Até ser preso, Hicheur era considerado um cientista brilhante, especialista em física das partículas elementares. Ele integrava a equipe da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês) que mantém em Genebra, na Suíça, o maior laboratório de aceleração de partículas do mundo, uma espécie de santuário para os PhDs da área. Em 2009, ele teve uma crise de dores na coluna, tirou uma licença médica e foi para a casa dos pais, na França. Lá, passou a frequentar um fórum na internet usado por jihadistas e a trocar mensagens com um interlocutor apelidado de “Phenix Shadow” (fênix da sombra, numa tradução literal). Sob essa alcunha, escondia-se a identidade de Mustapha Debchi, apontado pelo governo francês como um membro da Al Qaeda na Argélia.

O site já era investigado pela polícia francesa, que identificou potencial de risco nas mensagens enviadas por Adlène Hicheur e passou a monitorá-lo. ÉPOCA obteve os 35 e-mails trocados
por ele e decriptografados pela inteligência francesa. Eles usavam um programa de criptografia chamado Asrar, criado pela Al-Qaeda para trocar informações e armazenar conversas sigilosas.
As mensagens entre “Phenix Shadow” e Hicheur começaram genéricas. “Phenix Shadow” menciona o governo do então presidente francês Nicolas Sarkozy, para quem, diz ele, a sua hora chegaria “em breve”. Na sequência, “Phenix” pergunta a Hicheur se ele estaria disposto a fazer um ataque suicida. Recebe uma negativa como resposta. Ao longo da conversa, “Phenix” fez uma abordagem sem rodeios a Hicheur: “Caro irmão, vamos direto ao ponto: você está disposto a trabalhar em uma unidade de ativação na França? Que tipo de ajuda poderíamos te dar para que isso seja feito? Quais são suas sugestões?”.

(...)

A resposta de Hicheur veio cinco dias depois. “Sim, claro”. Ele esclarece ainda que planejava deixar a Europa nos próximos anos, mas que poderia rever o plano. Para permanecer, Adlène Hicheur colocou uma condição: a criação de uma estratégia precisa: “Trabalhar no seio da casa do inimigo central e esvaziar o sangue de suas forças”. Para o plano da “unidade de ativação” na França, Hicheur sugere diversos alvos. “Precisamos trabalhar para acelerar a recessão econômica, ou seja, atingir as indústrias vitais do inimigo e as grandes empresas, como Total, British Petroleum, Suez”, escreveu Hicheur, que também menciona também ataques a embaixadas. Os alvos seriam os governos que ele classificou de “incrédulos”: “Executar assassinatos com objetivos bem estudados: personalidades europeias ou personalidades bem definidas que pertençam aos regimes incrédulos (em embaixadas e consulados, por exemplo)”.

(...)

Com mensagens tão claras, a polícia francesa decidiu prender Hicheur. Afastou-se a possibilidade de que a conversa seria apenas uma postura crítica ao governo - ou o exercício da liberdade de expressão. A polícia ainda encontrou em seu computador um arquivo criptografado no qual se discutia o envio de € 8.000 euros para a Al Qaeda. Ao ser preso, ele disse que era um “bode expiatório”. Muitos de seus colegas ficaram ao seu lado. Em uma carta enviada em 2011 para Sarkozy, um grupo de cientistas questionou a prisão de Hicheur. Imaginavam que o franco-argelino era apenas um usuário a mais navegando em fóruns na internet. Naquele momento, contudo, a polícia francesa ainda não tinha divulgado os e-mails sobre os ataques, que nunca foram desmentidos por Hicheur e revelaram-se decisivos para que a Justiça francesa o condenasse como terrorista.

(...)

Em 2012, o caso de Hicheur foi citado num estudo da ONU sobre o uso da internet em atentados terroristas. Virou exemplo das “diferentes formas em que a internet pode ser usada para facilitar a preparação de atos de terrorismo, incluindo comunicações entre organizações que promovem o extremismo violento”. Depois de obter a liberdade condicional, em 2012, Hicheur dedicou-se a duas coisas: mudar informações na Wikipedia a seu respeito, que mencionam  o caso de terrorismo, e a tentar recuperar o emprego no CERN. Ele foi barrado, porém, pela polícia suíça. Em abril de 2015, ao julgar um recurso de Hicheur, a Justiça suíça manteve a proibição da presença do cientista no país até abril de 2018. “A gravidade dos fatos leva o tribunal a considerar que a manutenção da interdição de entrada se justifica por motivos ligados à segurança interior e exterior da Suíça. As atividades executadas pelo recorrente são, com efeito, objetivamente de uma gravidade suficiente para justificar a decisão de afastamento”, diz a decisão da Justiça.

(...)

O que a Suíça considerou grave não foi impedimento para que Hicheur viesse para o Brasil, onde ele entrou em 2013 depois de obter uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq). O órgão diz que, ao contratar, faz “análise baseada no mérito científico da proposta e no currículo do candidato”. Desde então, Hicheur vive no Rio e tem visto de trabalho  garantido pela Universidade Federal do Rio Janeiro até julho deste ano. Entre 2013 e 2014, Hicheur recebeu R$ 56 mil como bolsista do CNPq. Depois, tornou-se professor visitante da UFRJ, com salário de R$ 11 mil por mês.

No Brasil, Hicheur leva uma vida discreta. Mas isso não impediu que ele virasse alvo de uma operação secreta do grupo antiterrorismo da PF, em outubro. Sua casa e seu laboratório na UFRJ sofreram uma busca e apreensão, com autorização da Justiça. A investigação da PF começou quase por acaso - depois de uma reportagem da CNN em espanhol, que entrevistou frequentadores de uma mesquita no Rio de Janeiro sobre o atentado ao semanário Charlie Hedbo, em Paris, em janeiro de 2015, que deixou 12 mortos. Durante a reportagem, um dos entrevistados defendeu o ataque e tirou a camisa. Por baixo, ele estampava outra roupa com o símbolo do Estado Islâmico. Na tentativa de identificar o autor da mensagem pró-terrorismo, a PF descobriu que Hicheur frequentava a mesquita.

CLIQUE AQUI para ler tudo. É uma longa e documentada reportagem. 

Gramado superlotada na penúltima semana do Natal Luz. Interrupção da RS-115 prejudica os turistas.

Gramado está superlotada nesta penúltima semana do Natal Luz. Os hotéis lotaram, inclusive o Varanda das Bromélias, de onde fala o editor neste sábado.

O problema maior para quem visita a cidade é a interrupção da RS-115, o melhor acesso a Gramado.
R-116, cujo trecho desde Novo Hamburgo é o mais belo da região.

As opções para a RS-115 interrompida:

1 – Rota Romântica – siga pela BR-116 até Nova Petrópolis, pegue a ERS-235, que liga Nova Petrópolis a Gramado. O trajeto é todo asfaltado e tem pedágio na entrada de Gramado, com tarifa única de R$ 5,90 nos dois sentidos.
Distância de Porto Alegre a Gramado: 132 quilômetros (a Exclusive Turismo está utilizando essa rota em seus transfers).
2 – Via BR-116/ERS-239/ERS-115/Estrada de Serra Grande – siga pela BR-116, pegue o acesso para a ERS-239, em Novo Hamburgo e siga até o acesso da ERS-115. Nessa rodovia, siga até Três Coroas e pegue o acesso à esquerda, em direção à Estrada de Serra Grande.
Distância de Porto Alegre a Gramado: 136 quilômetros
3 – Via ERS-020/ERS-235 – siga pela BR-116, pegue o acesso para a ERS-239, em Novo Hamburgo e siga até o acesso da ERS-020, em Taquara. Siga até São Francisco de Paula e pegue o acesso à ERS-235 em direção a Canela. O trajeto é todo asfaltado e tem pedágio entre São Francisco de Paula e Canela, com tarifa única de R$ 5,90 nos dois sentidos.
Distância de Porto Alegre a Gramado: 166 quilômetros
4 – Via BR-116/VRS 873 – siga pela BR-116 passando por Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter e pegue o acesso a Santa Maria do Herval, pela VRS-873. A rodovia chegará na ERS-235, na entrada de Gramado. A ligação entre Santa Maria do Herval e Gramado tem 14 quilômetros de estrada de chão.
Distância de Porto Alegre a Gramado: 106 quilômetros
5 – Via BR-116/ERS-239/ERS-115/Linha Moreira – siga pela BR-116, pegue o acesso para a ERS-239, em Novo Hamburgo e siga até o acesso da ERS-115. Nessa rodovia, siga até Três Coroas, passe o posto do pedágio e pegue o desvio à esquerda. O acesso está sinalizado e tem 12,5 quilômetros de estrada de chão. Não é permitido o tráfego de ônibus e caminhões.
Distância de Porto Alegre a Gramado: 137 quilômetros
6 – Via BR-116/ERS-239/ERS-115/Carahá – siga pela BR-116, pegue o acesso para a ERS-239, em Novo Hamburgo e siga até o acesso da ERS-115. Nessa rodovia, siga até Três Coroas e entre no acesso à direita em direção à linha Carahá. O acesso está sinalizado e tem 12 quilômetros de estrada de chão. Há um túnel com 3 metros de largura por 3,2 metros de altura, que impede a passagem de alguns veículos. Não é permitido o tráfego de ônibus e caminhões.

Distância de Porto Alegre a Gramado: 137 quilômetros

Flávio Dutra será o novo homem de comunicação da Assembléia do RS

O jornalista Flávio Dutra, ex-secretário de Comunicação do prefeito José Fortunati, será o novo superintendente de Comunicação da Assembléia do RS. Ele substituirá Mário Petek. Dutra foi convidado pela nova presidente, Silvana Covatti, PP.

PT é o partido que mais perdeu deputados federais em 2015

No RS, apenas um deputado federal de qualquer Partido trocou de legenda. João Derly abandonou o PCdoB e foi para a Rede.

De olho nas eleições municipais de 2016 ou em busca de maior espaço de atuação política, 30 deputados federais trocaram de partido em 2015. As legendas que mais sofreram com a saída de filiados são PT e o PROS, que perderam quatro deputados cada e não filiaram parlamentares de outros partidos.

A sigla que mais lucrou com as trocas foi o recem criado Partido da Mulher Brasileira, com 22 novos filiados. O PMB teve o registro autorizado em setembro.

Mais trocas partidárias devem ocorrer em fevereiro, já que o Senado aprovou no final do ano passado proposta de emenda à Constituição (PEC) que dará 30 dias, após a promulgação do texto, para que os parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato.

PT já gastou mais de R$ 656 milhões em cartões corporativos

Desde que o PT assumiu o governo federal, em 2003, as faturas dos cartões corporativos somaram R$ 655,9 milhões. Criados no fim do governo FHC, os Cartões de Pagamentos do Governo Federal têm sido usados indiscriminadamente nas gestões do PT, fazendo o gasto saltar de R$ 3 milhões em 2002, último ano de mandato de FHC, para o recorde absoluto de R$ 80 milhões em 2010, último do governo Lula.

Segundo a coluna de Claudio Humberto, sem nenhum constrangimento, Lula triplicou o gasto logo no primeiro ano do mandato. As faturas fecharam em R$ 9 milhões em 2003.

Se mantiver a média de R$ 60 milhões por ano, o governo Dilma vai gastar, em seis anos, mais que os R$ 354 milhões de Lula, em oito. 

E adivinha quem vai pagar essa conta?

Supremo e TSE mudam de mãos em 2016

A Corte máxima do Judiciário brasileiro troca de comando em 2016. Em setembro, chega ao fim a gestão do ministro Ricardo Lewandowski na principal cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). Por antiguidade, Carmén Lúcia deve assumir o posto e provavelmente conduzir os primeiros julgamentos das ações penais da Lava Jato envolvendo políticos com mandato.

Antes disso, em maio, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde também há o rodízio de presidentes a partir do critério de antiguidade, Dias Toffoli deixa o posto para Gilmar Mendes, que, no STF, defendeu a permanência do financiamento privado de campanha eleitoral. Curiosamente, ele agora vai conduzir o primeiro processo eleitoral sem o “patrocínio” das empresas aos candidatos.

Lewandowski e Carmén Lúcia chegaram à Corte do STF em 2006, indicados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e não raramente convergem em votos e posições sobre matérias apreciadas pela Corte. Em 2007, mensagens trocadas pela dupla durante uma sessão, com comentários sobre o julgamento do mensalão e considerações sobre os colegas, foram fotografadas pela imprensa, gerando o primeiro desconforto dos recém-nomeados. Desde então, outros episódios marcaram a trajetória dos ministros.

Brasil tem a maior inflação em 13 anos

O objetivo da presidente Dilma Rousseff (PT) de voltar a inflação em 2016 ao teto da meta de 6,45% ao ano está cada dia mais distante. O Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fechou em 10,67% no acumulado do ano de 2015. 

O índice é o maior desde 2002. O que mais pesou para a alta de dois dígitos foram os preços administrados, como a energia elétrica, que teve um aumento de 51% no país em relação a 2014.

Na quarta-feira, a presidente Dilma disse que seu objetivo para 2016 é a inflação não ultrapassar o teto da meta de 6,5%. Ontem, com os índices divulgados, especialistas reconhecem que essa promessa de Dilma será um grande desafio. De acordo com o IBGE, o índice de 2015 é reflexo das altas do primeiro trimestre.

Porto Alegre tem a cesta básica mais cara do País em 2015

Porto Alegre registrou, em 2015, a cesta básica mais cara dentre as capitais pesquisadas no País. O custo do conjunto de alimentos na capital gaúcha teve alta de 20,16%. Em um ano, o valor passou de R$ 348,56, em dezembro de 2014, para os atuais R$ 418,82. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em dezembro, o valor da cesta também subiu em todas as cidades pesquisadas pelo Dieese. As maiores altas foram registradas em Belém (7,89%), Florianópolis (5,68%) e Fortaleza (5,58%).

Depois de Porto Alegre, o maior custo do conjunto de bens alimentícios foi registrado em Florianópolis (R$ 414,12) e São Paulo (R$ 412,12). Os menores valores médios foram observados em Aracaju (R$ 296,82) e Natal (R$ 309,92).

Joaquim Levy será diretor financeiro do Banco Mundial

O ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy será nomeado diretor financeiro do Banco Mundial.
O anúncio oficial deve ser feito na próxima segunda-feira, mas não há data definida para Levy assumir o posto. 
Trata-se do principal cargo financeiro da instituição, sediada em Washington.

Veja conta como é a rotina dos internos do pavilhão 6

Na edição que já está nas bancas, a revista Veja conta como é o cotidiano de grandes empreiteiros, políticos e outros presos por envolvimento no maior escândalo de corrupção da história, o Petrolão.

A rotina inclui resenhar livros, limpar as celas, dar aula de ginástica para os companheiros e até fazer provas do Enem. 

São estratégias para passar o tempo e tentar, no futuro, reduzir as penas.

As duas estrelas mais reluzentes da cadeia são o ex-ministro, fundador e ex-presidente nacional do PT, José Dirceu, condenado como protagonista principal do maior escândalo anterior, o Mensalão, e o empreiteiro Marcelo Odebrecht. 

Ministério Público exige afastamento imediato do diretor geral da Câmara de Porto Alegre

O diretor alega que nada transitou em julgado no seu caso e que por isto não pode ser impedido de exercer função pública, mas o caso complica a situação do próprio presidente da Câmara, Cássio Trogildo, que foi condenado em segunda instância, depois de inocentado pelo juiz singular, mas ainda recorre. 

O Ministério Público Estadual quer o afastamento imediato do recém-nomeado diretor-geral da Câmara Municipal de Porto Alegre, Atidor da Silva Cruz (PTB), investigado por suposto envolvimento em esquema de extração ilegal de areia quando ocupava o cargo de vice-prefeito de Viamão. De acordo com a promotoria do município, ele estaria impedido de exercer funções públicas.


O novo diretor da Câmara começou a ser investigado em 2011, tudo no âmbito de suposto esquema em Viamão envolvendo corrupção e pegamento de propina para liberação de licenças ambientais.

Gaúchos voltam a fugir em massa para as praias

Na capa de hoje, o Correio do Povo destaca a fuga dos gaúchos para as praias. 


Os gaúchos de Porto Alegre e das cidades vizinhas que usam a freeway, deslocam-se em massa para as praias do Litoral Norte e para Santa Catarina.

Há fuga em massa para as praias.

A Concepa, administradora da rodovia, estima que 90 mil carros trafegarão até o final de hoje para a região.

A estimativa da concessionária para ontem era de 50 mil carros. Até a meia noite, foram contabilizados 49.817 veículos.

Milhares de outros moradores da região metropolitana também deslocam-se para outras praias e para a Serra.

Sábado será de sol, mas na Capital e praias do Norte dia terá nuvens e chuvas isoladas

Este sábado será de sol na maior parte do RS,com período de Nebulosidade e até chuvas isoladas, estas na região Norte, onde se encontra a capital e as principais praias do RS.

Será um dia de calor.

Em Porto Alegre, o dia terá sol e nuvens com períodos de céu nublado e calor à tarde. Não se afasta chuva isolada e passageira na Capital. 

As mínimas rondarão os 17°C em Santana do Livramento e Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 31°C. Em Capão e Torres, as temperaturas vão de 20°C a 26°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/